Conectar

Ver Versão Completa : Dúvidas sobre o acionamento da borboleta - Vitara 90'

fgerlach
20/10/2012, 12:56
Caros, muito boa tarde.

Estou com uma dúvida de "new guy" novamente sobre o acionamento da borboleta no TBI do meu Vitara 93.
Vi que há duas calhas na meia lua onde fica preso o cabo do acelerador no corpo do TBI. Nessas meias luas, tem dois cabos de aço, sendo um do acelerador e outro que eu não tenho a mínima ideia do que se trata - poderiam me ajudar no que se trata?

Abaixo está a foto que explica minha dúvida:

376317376318

Na foto da esqueda, o carro não está acelerado. Na segunda está com o pedal do acelerador pressionado.

Minha segunda dúvida é baseada na primeira. Qual é a função desse cabo?

Questiono isso porque ele está solto. Não está puxando nada, visto que o conector dele está solto, então está sem efeito.
Se eu o prender, talvez por falta de lubrificação, ele trava o acionador da borboleta e o carro fica super acelerado.

Poderiam me ajudar com essas explicações?

Obrigado a todos pela ajuda!!

Ricardo S. Souza
20/10/2012, 15:23
É o cabo do Kick off (acho que é este o nome). É responsável por forçar a redução de marcha do câmbio automático quando se pisa fundo no acelerador.

fgerlach
20/10/2012, 15:34
Obrigado pelo auxilio, Ricardo.

Esse cabo está bem frouxo. Sabe se devo regular prendendo-o rente ao acionador da borboleta ou ele é puxado sutilmente no fim de curso desse acionador?

Segue a foto de como está desacelerado:

376404

Mais uma vez, MUITO obrigado pela ajuda!

fgerlach
24/10/2012, 17:47
Alguém mais...

:D

nanito
26/10/2012, 10:38
Esse cabo deve ser o kickdown do câmbio.

Teste o funcionamento dele apertando o acelerador até tocar o assoalho, andando em D. Se o carro reduzir a marcha, está funcionando. Do contrário, tem que regular o cabo.

Não mexa se não sabe o que é e como se regula, este é o meu conselho (esse cabinho aí custa R$ 140,00).

Abraços!

Alguém mais...

:D

mairo
26/10/2012, 11:14
exatamente como nanito falou, se seu vitara é automático é o kickdown (vai na caixa), serve para quando se acelerar ao fundo (ultrapassagem por exemplo) ele faz o cambio reduzir uma marcha para ganhar desempenho, depois volta ao normal! normalmente ele é meio solto para acionar o cambio somente quando for uma aceleração brusca! faça o teste, andando com o carro em "D", pise no fundo mesmo e veja se ele vai baixar uma marcha, caso positivo, está ok! se não, deve fazer um ajuste!

Se seu vitara é cambio mecânico, esta peça deve ter sido adaptada de outro!

Abraço!

fgerlach
26/10/2012, 18:43
obrigado MESMO pela ajuda, nanito e mairo.

quando preciso de resposta (quando piso mesmo no acelerador), ele reduz sim uma marcha e arranca.
só para constar, é automático mesmo. haha.

Acredito que não necessite de ajuste, já que ele faz como vocês disseram.

Mataram minhas dúvidas!
obrigado mais uma vez e um grande abraço!!