Ver Versão Completa : Semi eixo + tulipa... qual é a lógica?
rodrigoboscardin
19/10/2012, 09:29
Olá amigos.
Alguém sabe qual é a lógica de se usar o semi eixo com tulipa separada que roda relativamente pouco e começam os trancos e tem que trocar?
Porque não fazer uma peça só como é na maioria dos caminhões e nunca dá problema??
Alguma explicação, ou será que é pra vender mais peças?
Abraços
Rodrigo
Pois é, isso é uma grande incógnita. Os 90s tem semi-eixos singelos.
O que muitos fazem lá fora, é substituir o retentor do cubo de roda pelo modelo antigo. Depois removem a graxa dos rolamentos e também o retentor que segura o óleo do diferencial para o cubo.
Deste modo os rolamentos e o estriado do eixo traseiro voltam a ser banhados por óleo do diferencial, resolvendo de uma vez por todas este problema de desgaste das tulipas.
Para fazer isso também é importante substituir as tulipas por modelos com tampa + o'ring evitando assim que o óleo vaze pelas capinhas de borracha das tulipas originais.
Fato é, em off-road pesado os rolamentos de roda permitem um certo movimento do cubo, fazendo com que um semi-eixo singelo impedisse tal movimento, terminando por sacrificar os prisioneiros/parafusos que os une ao cubo, algo MUITO comum nos Troller e Bands e Landcruisers.
No 90, os semi-eixos singelos são bastante flexíveis, porém nos 110-130 eles são mais fortes, impedindo assim qualquer tipo de trabalho na eventualidade de movimentos laterais do cubo, razão pela qual acredito terem optado pela saída semi-eixos + tulipas.
Fato é, tenho em meu 110 um semi-eixo original LR soldado junto a suas tulipas em um torno, 100% centralizados. Até hoje está tudo ok e já tive que rebocar coisas bastante pesadas, como uma enorme Árvore na Patagônia que fechou nosso caminho e alguns jipes para fora do sítio.
Dica, se manter o estriado das tulipas constantemente lubrificado com boa graxa, sua vida passa a ser infinita. para tal finalidade usa uma velha lata de graxa Molycote ressecada, deste modo a camada de graxa é mais forte. No caso fasso isso apenas na tulipa dianteira, onde geralmente não costuma-se ter problemas...
Abraços
Clemente
Olá amigos.
Alguém sabe qual é a lógica de se usar o semi eixo com tulipa separada que roda relativamente pouco e começam os trancos e tem que trocar?
Porque não fazer uma peça só como é na maioria dos caminhões e nunca dá problema??
Alguma explicação, ou será que é pra vender mais peças?
Abraços
Rodrigo
O que muitos fazem lá fora, é substituir o retentor do cubo de roda pelo modelo antigo. Depois removem a graxa dos rolamentos e também o retentor que segura o óleo do diferencial para o cubo.
Deste modo os rolamentos e o estriado do eixo traseiro voltam a ser banhados por óleo do diferencial, resolvendo de uma vez por todas este problema de desgaste das tulipas.
Para fazer isso também é importante substituir as tulipas por modelos com tampa + o'ring evitando assim que o óleo vaze pelas capinhas de borracha das tulipas originais.
Fato é, em off-road pesado os rolamentos de roda permitem um certo movimento do cubo, fazendo com que um semi-eixo singelo impedisse tal movimento, terminando por sacrificar os prisioneiros/parafusos que os une ao cubo, algo MUITO comum nos Troller e Bands e Landcruisers.
No 90, os semi-eixos singelos são bastante flexíveis, porém nos 110-130 eles são mais fortes, impedindo assim qualquer tipo de trabalho na eventualidade de movimentos laterais do cubo, razão pela qual acredito terem optado pela saída semi-eixos + tulipas.
Fato é, tenho em meu 110 um semi-eixo original LR soldado junto a suas tulipas em um torno, 100% centralizados. Até hoje está tudo ok e já tive que rebocar coisas bastante pesadas, como uma enorme Árvore na Patagônia que fechou nosso caminho e alguns jipes para fora do sítio.
Dica, se manter o estriado das tulipas constantemente lubrificado com boa graxa, sua vida passa a ser infinita. para tal finalidade usa uma velha lata de graxa Molycote ressecada, deste modo a camada de graxa é mais forte. No caso fasso isso apenas na tulipa dianteira, onde geralmente não costuma-se ter problemas...
Abraços
Clemente
Esse asunto dá pano para manga...
Clemente, também uso as minhas tulibas soldadas pois se tem uma coisa que me irrita é tranco na transmissão. Não faço off road pesado. até agora tudo bem no meu sallysbury. Antes de solda-los fiz uma pesquisa aqui e no CLR perguntando se alguém teve alguum problema com a solda e não achei nenhum caso concreto. Porém existe mecânicos sérios que afirmam terem encontrado problemas em diferenciais após andarem alta quilometragem com os eixos soldados, apesar de não saberem exatamente o porque. Será que os probelmas relatados podem estar ligados a falta de centralização dos eixos-tulipas?
Outra dúvida que tenho, será que o desgaste é somente por causa da falta de lubrificação (como pregam o pessoal da Aschcroft) ou tem haver também com torque e qualidade do material dos semi-eixos e tulipas?
Por enquanto vou mantendo os meus soldados .
Abs
Sergio
rodrigoboscardin
19/10/2012, 14:49
Eu só fiz o questionamento, pq parece não ter muita lógica fazer em 2 peças...
Parece que a idéia do Clemente de ser banhado pelo oleo do diferencial é bem interessante, porém dá medo de rasgar, ou começar a vazar pela capa e ficar sem óleo no diferencial.
Na parte da frente, realmente aguenta bastante, sem problemas...
Vou continuar com elas soldadas na 130!
Abraços
Rodrigo
A lógica de fazer duas peças é desgastar as tulipas/semi-eixo protengendo os diferenciais ...
A lógica de fazer duas peças é desgastar as tulipas/semi-eixo protengendo os diferenciais ...
Não fico convencido. E no caso das 90 que são em peça única?
E nos casos de outros "jipes" ? Será que o diferencial sallysbury por exemplo é tão fraco assim?
Acho que talvez seja por questão de flexão mesmo em caso extremos.
Será qeu se a gente perguntar a LR responde? hehe.
Abs
Sergio
Uso o meu 90 para trilhas pesadas com pneus recapados 150% off road, e tenho muita insegurança ao passar por atoleiros fortes com pé no fundo, pois já ouvi muitos relatos de quebra de homocinéticas e até caixa satélite dianteira em trilhas.
Qual é a melhor solução para esse problema, colocar kit Ensimec?
Quando vou embaixo do meu defender sem freio de mao e em ponto morto, se girar o eixo dianteiro com a mao, ele dá quase meia volta de folga, não sei se é caixa satélite, na arrancada sente-se um tranco, e é incomodo, pois se passar a marcha muito rápido isso também acontece.
Abrass.
isaianet
20/10/2012, 14:41
Abraços
Clemente
A falta de lubrificação com certeza é um ponto que pode ser explorado e que deve trazer alguma diferença, mas eu acho que o problema não é este.
Se pegarmos um semi-eixo e uma tulipa nova, 0km e originais Land Rover, acoplarmos uma na outra, dá pra perceber que já existe uma micro-folga entre os estriados. Qualquer folga que exista com o tempo e o uso acaba aumentando e, por melhor que seja o material, os famosos "clanks" acabam aparecendo.
A nossa 110 já rodou 230mil kms, neste tempo já usou tulipas originais, tulipas paralelas, tulipas reforçadas da Ashcroft e por fim tulipas soldadas (que não duraram 1 mês). Todas elas nos semi-eixos originais.
Pesquisei um pouco na internet sobre folga de peças cilíndricas e estriadas e vi que no mundo todo se usa um produto químico para eliminar folgas neste tipo de peças, então resolvi testar.
Comprei um par semi-eixos e tulipas novas, mais o produto Trabasil VA2 (indicado para folgas cilíndricas de até 0,25mm), colei as peças com ele no último final de semana e instalei na 110.
O tempo vai dizer se esse procedimento vai funcionar ou não, mas eu particularmente estou apostando alto.
Cabe lembrar que esse tipo de produto já vem de fábrica nas nossas Land Rovers no estriado das flanges dos diferenciais. Inclusive aqueles manuais militares do Brasil indicam aplicar o mesmo nas peças após montagem/desmontagem.
Abs!
Luke Schrauwers
28/10/2012, 02:44
Exacto....
Uma corrente sempre quebra na ponto mas fracco
No caso da Defender esse ponto e a tampa (tulipa) depois a fresado da semi eixo
Assim, na caso da sobrecarregamento da trassao vc só vai quebra um tampinha barato e facil de trocar e nao um differencial.
Infelizmente pra quem faz trilha regularamento a tampinha e um pouco fraco demais, porem muitos pessoas escolaram para soldar as tulipas / semi-eixos traseiros
Algumas tipos de landies tinhasemi-eixos muito fracos. por exampulo as series III - 109 e 88 Lightweight das forcas armadas. que quebraram como palitos
Algumas tipos das modellos 110 (antes o 110 defender) tinha semi-eixo com tulipa como 1 conjunto
Luke
Luke Schrauwers
28/10/2012, 03:02
A falta de lubrificação com certeza é um ponto que pode ser explorado e que deve trazer alguma diferença, mas eu acho que o problema não é este.
Se pegarmos um semi-eixo e uma tulipa nova, 0km e originais Land Rover, acoplarmos uma na outra, dá pra perceber que já existe uma micro-folga entre os estriados. Qualquer folga que exista com o tempo e o uso acaba aumentando e, por melhor que seja o material, os famosos "clanks" acabam aparecendo.
A nossa 110 já rodou 230mil kms, neste tempo já usou tulipas originais, tulipas paralelas, tulipas reforçadas da Ashcroft e por fim tulipas soldadas (que não duraram 1 mês). Todas elas nos semi-eixos originais.
Pesquisei um pouco na internet sobre folga de peças cilíndricas e estriadas e vi que no mundo todo se usa um produto químico para eliminar folgas neste tipo de peças, então resolvi testar.
Comprei um par semi-eixos e tulipas novas, mais o produto Trabasil VA2 (indicado para folgas cilíndricas de até 0,25mm), colei as peças com ele no último final de semana e instalei na 110.
O tempo vai dizer se esse procedimento vai funcionar ou não, mas eu particularmente estou apostando alto.
Cabe lembrar que esse tipo de produto já vem de fábrica nas nossas Land Rovers no estriado das flanges dos diferenciais. Inclusive aqueles manuais militares do Brasil indicam aplicar o mesmo nas peças após montagem/desmontagem.
Abs!
Carlo,
A conjunto Semi eixo & tulipa realmente e um problem, especialmente pra quem use a land um jeito profissional, como vc e eu.
Eu resolve em soldar as tulipas traseiras, mas foram soldados com aco inox reinforcado, e ja dura mais de 100.000 km sem problemos.
As puntos das eixas dianteiras na minha deslisou de jeito nai tinha mais tracao.....comeio a fresado nai eixo e desliso a tulipa.
Resolvir pra encheiar as eixo e mandar fazer novo fresado, e comprei tulipas typo reinforcados!
Acabou com as problemas !
Luke
PS Outro produto muito bem e additivo para oleo chamado: militech
Camilo JR
26/03/2013, 08:02
Os semi eixos e tulipas Ensimec, ja resolveram o problema de tempera errada ? será que estao realmente mais fortes que os originais ? Tenho cotado os semi e tulipa Bearmach, e tb os da ensimec, os dois tem o mesmo preço.
O vendedor da ensimec me falou que eles sao feitos em duas peças ( semi + tulipa ) mas sao prensados na fabrica, pra evitar a folga... nao seria a mesma coisa que soldar os que ja tenho ?
FabioDefender
26/03/2013, 08:48
Os semi eixos e tulipas Ensimec, ja resolveram o problema de tempera errada ? será que estao realmente mais fortes que os originais ? Tenho cotado os semi e tulipa Bearmach, e tb os da ensimec, os dois tem o mesmo preço.
O vendedor da ensimec me falou que eles sao feitos em duas peças ( semi + tulipa ) mas sao prensados na fabrica, pra evitar a folga... nao seria a mesma coisa que soldar os que ja tenho ?
eu vou soldar a minha e não to nem aí, esses trancos do dia a dia é muito mais prejudicial para o diferencial/tranferencia/cambio
Pessoal, a minha esta dando o tranco. Mas meu conhecimento de mecânica é quase zero. rsss
Podem postar a foto para Defender 90, onde soldar? e o de alguém pronto com solda?
Os trancos parecem estar aumentando.
Também não entendi direito. Os trancos podem quebrar algo? Perguntei para uma amigo que já teve Land e informou que neste caso é um Pino que fica dentro da bola do diferencial e que vai gastando, tendo que trocar de tempos em tempos. A minha esta com 174.000 km
abç.
Camilo JR
16/10/2013, 07:41
primeiro, antes de soldar tens q ver onde esta a folga..
O melhor é levar num mecanico e pedir pra ver como ta a folga do semieixo com a tulipa, se tiver folga, tem q arrumar, dai vc escolhe se vai por peças novas ou soldar. Qdo deu folga na minha (traseiras) eu pus peças novas, e tb troquei as borrachas/buchas da suspensão, isso eliminou 90% dos trancos. Na revisao do diferencial central ( nao o dif dos eixos ok ) foi visto umas pequenas folgas tb, e trocado as peças e calços, e isto eliminou mais uns 5% dos trancos... tem mais 5% pra achar só... mas nem to procurando :screwy: ja q praticamente nao da pra sentir nada.
Pede pro meca ver tb a Ball joint que fica sobre o diferencial traseiro na ponta da barra A da suspensão.
Cara, e agora q vi na sua msg, a sua é uma def 90 né. Dai nao sei se todas ou só ate um determinado ano nao usa tulipas separadas, e sim uma peça só tulipa + semi eixo. Acho q o ideal é vc colocar ai o ano da sua viatura e esperar um mais entendido aparecer por aqui.. ahahhahahaha
abraços
primeiro, antes de soldar tens q ver onde esta a folga..
O melhor é levar num mecanico e pedir pra ver como ta a folga do semieixo com a tulipa, se tiver folga, tem q arrumar, dai vc escolhe se vai por peças novas ou soldar. Qdo deu folga na minha (traseiras) eu pus peças novas, e tb troquei as borrachas/buchas da suspensão, isso eliminou 90% dos trancos. Na revisao do diferencial central ( nao o dif dos eixos ok ) foi visto umas pequenas folgas tb, e trocado as peças e calços, e isto eliminou mais uns 5% dos trancos... tem mais 5% pra achar só... mas nem to procurando :screwy: ja q praticamente nao da pra sentir nada.
Pede pro meca ver tb a Ball joint que fica sobre o diferencial traseiro na ponta da barra A da suspensão.
Cara, e agora q vi na sua msg, a sua é uma def 90 né. Dai nao sei se todas ou só ate um determinado ano nao usa tulipas separadas, e sim uma peça só tulipa + semi eixo. Acho q o ideal é vc colocar ai o ano da sua viatura e esperar um mais entendido aparecer por aqui.. ahahhahahaha
abraços
Camilo, a minha é Defender 90 ano 2003.. Também não sei se tem Tulipa. rsss
Não entendo nada de mecânica.
Fiz a revisão a uns 2 meses nos diferencias e caixas tudo 100%, perguntei da folga e eles informaram que estava tudo ok. Mas ela vem aumentando e estou com receio de quebrar algo sério. Pq o barulho é grande, se tiver alguém no carro ao lado, escuta. rss
Camilo JR
16/10/2013, 09:43
revisao suspensão ... o braço A tem um terminal q pode apresentar folga tb.
rodrigoboscardin
16/10/2013, 15:41
Minha 130 estava fazendo um barulho muito forte qdo desaceleradava rapidamente, trocas de marchas, etc.
Tive que abrir a caixa esses dias e vimos que as arroelas de encosto do diferencial central estavam muito gastas.. comprei arroelas novas mais espessas e acabou o barulho...
Abraço
Rodrigo
Camilo, a minha é Defender 90 ano 2003.. Também não sei se tem Tulipa. rsss
Não entendo nada de mecânica.
Fiz a revisão a uns 2 meses nos diferencias e caixas tudo 100%, perguntei da folga e eles informaram que estava tudo ok. Mas ela vem aumentando e estou com receio de quebrar algo sério. Pq o barulho é grande, se tiver alguém no carro ao lado, escuta. rss
Defender 90 tem semieixo/tulipa singelos, ou seja em uma única peça. Não tem que se falar em solda.
Abs
Sergio
roberto.cardoso@ig.com.br
02/01/2014, 21:44
Galera, primeiramente Feliz 2014 para todos!
Meu semi-eixo traseiro está apresentando essa folga que ocorre aos 16 segundos do vídeo (Land Rover Defender half shaft - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=_w0BV-oXJXo)). A folga ocorre apenas em uma das rodas traseiras. Minha dúvida é, o que prende o semi-eixo? Apenas a tulipa? A folga ocorre com a tulipa no lugar.
Já tenho uma lista de coisas que vou importar agora em janeiro e estou pensando em incluir duas tulipas (pois as que estão no carro estão apresentando uma folga considerável, vale à pena comprar uma marca que não seja original? A diferença de preço é gigantesca!
Abraços,
scadufax
04/01/2014, 19:40
Roberto,
apenas a tulipa que prende o semi-eixo ... retirada a tulipa é só puxar que sai, a outra ponta do semi-eixo encaixa no diferencial, em uma engrenagem.
Comigo a tulipa foi pro saco, quando tirei fora vi que ambas as pontas do semi-eixo (lado motorista) estavam comidas!!! o normal é apenas a ponta da tulipa estar comida, então aproveitei e abri o diferencial pois a ponta de dentro do semi-eixo deve estar intacta. A engrenagem também estava comida, também troquei (para diferencial Salisbury - peça 607166). Não verifiquei se havia esta folga mencionada no video, mas aconselho tirar o semi-eixo e examiná-lo.
Defender até 2002 o diferencial é o Salisbury, de 2002 em diante é o Wolf - em 2002 temos os 2 modelos.
Segue abaixo imagem da engrenagem que troquei (peça nro 3, são duas, uma de cada lado).
445679445680
Luciano Valois
05/01/2014, 00:32
Show essa explodida!!!!
Roberto tulipa nova e tem que dar uma olhada ai no diferencial para ver essa engrenagem que o Scadufax alertou.
Depois dá um feedback para a galera.
Boa sorte.
05/01/2014, 20:04
Valeu Scadufax,
Minha dúvida era se tinha alguma peça que prendia o semi-eixo à tulipa, mas pelo que você mencionou não tem. Analisei no microcat a visão explodida das peças e não achei nenhum tipo de trava, encontrei apenas aquela trava externa.
Como a folga da tulipa está um pouco fora do comum (está com trancos fortes na saída), optei por comprar duas tulipas novas, originais da Land Rover (mais de 100 libras cada... essa compra doeu). Agora é só esperar chegar e trocar.
O meu eixo é o Wolf.
Quando realizar o procedimento, vou fotografar e postar aqui no fórum.
Abraços e obrigado pela ajuda!
Roberto,
apenas a tulipa que prende o semi-eixo ... retirada a tulipa é só puxar que sai, a outra ponta do semi-eixo encaixa no diferencial, em uma engrenagem.
Comigo a tulipa foi pro saco, quando tirei fora vi que ambas as pontas do semi-eixo (lado motorista) estavam comidas!!! o normal é apenas a ponta da tulipa estar comida, então aproveitei e abri o diferencial pois a ponta de dentro do semi-eixo deve estar intacta. A engrenagem também estava comida, também troquei (para diferencial Salisbury - peça 607166). Não verifiquei se havia esta folga mencionada no video, mas aconselho tirar o semi-eixo e examiná-lo.
Defender até 2002 o diferencial é o Salisbury, de 2002 em diante é o Wolf - em 2002 temos os 2 modelos.
Segue abaixo imagem da engrenagem que troquei (peça nro 3, são duas, uma de cada lado).
445679445680
05/01/2014, 20:08
Luciano,
Prometo documentar e publicar aqui no fórum a troca das tulipas e inspeção do semi-eixo.
Abraços,
Show essa explodida!!!!
Roberto tulipa nova e tem que dar uma olhada ai no diferencial para ver essa engrenagem que o Scadufax alertou.
Depois dá um feedback para a galera.
Boa sorte.
Código das peças no link abaixo.
445801
Crownwheel And Pinion - 4 Pinion ??? LandRover Defender 1987-2006, Axles & Suspension (http://www.numcat.ru/landrover/p/31/52624/)
Este não tem as peça nº 11 e 14 do Salisbury do post anterior.
paulo.serejo
06/01/2014, 20:20
Caros,
minha Defender 110 dava esse tranco nas saídas e trocas de marcha. Troquei as satélites e planetária e soldei o semi-eixo esquerdo na tulipa. Isso foi há 50 mkm atrás. Guardei as satélites antigas. Me parecem perfeitas. O fato é que os trancos acabaram. Gostaria de comparar essas satélites antigas com as novas, para ver a diferença.
Mas até agora tudo certo.
abs.