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Ver Versão Completa : Como deixá-lo mais econômico



Alemão
05/11/2003, 15:51
E ae pessoal blz....

Meu Jeep é um CJ5 1975 com motor BF-161 6cc gasolina totalmente original, o motor foi feito em 2000. O que posso fazer para ficar mais economico? Na cidade ele faz 4,5Km/L e na estrada faz quase 9Km/L.
O carburador também é o original com o filtro que necessita de oleo.
Desde já agradeço pela ajuda de todos....

Marcio Vargas
05/11/2003, 17:08
Opa!!!

Meu BF 161 fazia ate menos que isso,,, Troquei velas, cabos, platinado, condensador, uma bela limpeza no carburador, filtro da gasolina, regulagem de ponto.
Na cidade esta perto dos 6Km/l e na estrada chega a 9,5Km/l em media. Claro, tudo isso andando bem na manha... sem exageros, uso ele no meu dia a dia, é meu unico carro, estou achando otimo,,, por ser um 6 bocas de 30 e pokos anos esta muito bom.

[]'s

du
05/11/2003, 21:19
Alemão,

Acho que tem que decidir o quanto gostaria de modernizá-lo, algumas sugestões são : ignição eletrônica, filtro de ar com moderno (com filtro de papel ou os K&N) e carburação.

Explique mais o que espera do Jeep. Gosta de originalidade ? Gosta de trilhas radicias ?

Abraços Du.

Cícero Franco
06/11/2003, 08:30
O BF é beberrão mesmo. Além de colocar toda a parte elétrica nova, o que é bom de fazer é colocar filtro de ar de papel (o do chevette serve direitinho) e ignição eletrônica (pode ser a da VW). Agora não espera muito não. Se fizer 6 km/l está super econômico. Fora isto, só trocando o motor.

[]s

Mauro B.
06/11/2003, 22:43
O que posso fazer para ficar mais economico?
Fala Alemão !!! :D

Bom, tem várias coisas a se fazer que podem melhorar o consumo...depende de quanto vc quer investir...!

:arrow: 1°: Primeiro vc deve trocar o filtro de ar a óleo por um de papel
:arrow: 2°: Depois, instale um desborbulhardor com retorno de combustível para o tanque.
:arrow: 3°: Se ainda não tem, coloque uma valvula termostática. Antes faça a limpeza do sistema de refrigeração.
:arrow: 4°: Troque a ventoinha mecânica por uma elétrica, com acionamento por cebolinha
:arrow: 5°: Vc instala então uma ignição eletrônica
:arrow: 6°: Depois de instalada a ignição, tente afastar os eletrôdos das velas o máximo que puder, até 2mm
:arrow: 7°: Aumente a taxa de compresão do motor através do rebaixamento do cabeçote. Rebaixe de 0,8mm a 1,6mm.
:arrow: 8°: Dininua então o giglê principal do carburador para #23 (numeração 23)
:arrow: 9°: Se não te incomodar ( e nem a polícia), pode retirar a surdina, ou deixe a que está sem nada dentro!
:arrow: 10°: Faça um snorkel com a captação direcionada para frente (como as Land). Não se esqueca de fazer um decantador!
:arrow: 11°: Tente uma relação de diferencial adequada
:arrow: 12°: A instalação de um tacômetro (conta-giros) pode ser uma boa, para controlar a faixa de rotação que andas, que deve ser a faixa de maior torque do motor.

Alemão, a ordem os itens 4° ao 8° estão em ordem restrita, ou seja, não 'pule' nenhum!

Estes itens são coisas que eu imagino e que pretendo fazer em meu jipe, por isso, duvidem deles! :wink:

Espero ter ajudado! :P

[]'s

Américo
07/11/2003, 07:40
Caramba, Alemão!!!

O teu Jeep faz 4,5 Km/l cidade e quase 9 Km/l estrada, preciso realmente ver o que tem com o meu pois não consigo passar dos 4 Km/l, e olha que já tenho o desborbulhador e o filtro do passat instalado nele.
Porém o velho BF já está com 44 aninhos, e acho que o outro dono dele nunca o reformou.

Estou com inveja (Bom sentido) do seu consumo.

Agora é você Mauro.
Se diminuir o gicle p/ 23 o motor não vai ficar falhando?

Valeu galera
Américo ( :twisted: do beberrão :x )

Mauro B.
07/11/2003, 14:04
Agora é você Mauro.
Se diminuir o gicle p/ 23 o motor não vai ficar falhando?
Fala Américo!!! :D

É que com uma taxa de compresão elevada, com uma boa ignição eletrônica e com as velas com maior espaçamento dos eletrodos, vc tem uma melhora significativa no aproveitamento do combustível, e poderá então, diminuir o despejo de gasolina, e obter a mesma potência. É por isso que eu disse que os itens estavam em ordem, pois se vc colocar um giglê 23 num BF-161 sem aquelas modificações, aí sim poderá ter falhas! Mas já falei por e-mail com uma cara que colocou o 23 sem nada dessas modificações....mas eu acho que é um caso raro! :D

[]'s

Américo
07/11/2003, 14:17
Diz aí Mauro?

Blz?
Cara, o problema é o seguinte: Eu pergunto é que tenho um mecânico muito meu amigo, só que ele não trabalha com jeep, mas o cara é bom e as idéias que tiro daqui levo pra ele fazer, aí se não der certo o cara fica meio bolado achando que ele só sabe de carro novo. Mas valeu e vou continuar, acompanhando as idéias.

Américo

Mauro B.
07/11/2003, 16:07
...mas o cara é bom e as idéias que tiro daqui levo pra ele fazer, aí se não der certo o cara fica meio bolado achando que ele só sabe de carro novo.
Fala Américo !!! :D

Se tens receio, exclua da listra os itens 7° e 8°...os resto não é novidade! :wink:

[]'s

monge
09/11/2003, 13:59
Fala Gente... :D

Economia e jeep não andam juntos. São quase inimigos. :D

Se quer economizar, troque o jeep por uma Honda Biz. :P :shock: :D

O meu faz arrebentadno 6km/l no asfalto e acho ótimo pro motor que tenho? Do jeito que ando? :D

[]'s

Eugênio

Mauro B.
09/11/2003, 15:29
Economia e jeep não andam juntos. São quase inimigos. :D
Se quer economizar, troque o jeep por uma Honda Biz. :P :shock: :D
Fala Monge !!!

Mas se vc puder fazer algumas coisinhas simples e baratas, como um desborbulhador com retorno para o tanque, que pode melhorar um pouco o consumo, vc não acha interessante??? O fato é que vc não vai fazer o jeep ficar "econômico" nunca, mas o que vc pode fazer é deixar de desperdiçar gasolina á toa...e é justamente o desperdício que não me agrada ! :wink:

[]'s

monge
09/11/2003, 20:12
Fala Gente... :D

Mauro, concordo com vc, desperdiçar gasolina é loucura mesmo, ainda mais aqui pro meu lado que ela tá em torno de R$ 2.35... :shock:

O que eu fico stressado é o pessoal querer que o jeep faça 10 km/l na cidade e 20 na estrada. :?

Aqui na minha cidade um conhecido colocou um carburador de fusca no jeep dele, e o motor é o do opala 4cc... já tá sabendo a m***** que deu. :x E era a primeira trilha dele no comando, já havia ido de zeca e adorou.

Mas foi bom, ele fez a trilha conosco ontem, e disse que nunca mais. :D

Pelo menos é um peso morto a menos nas trilhas, e olha que eu tava de gaiola, e ninguém precisou me arrastar em lugar nenhum. :shock: :D

[]'s nada economicos

Eugênio

Cotrim
10/11/2003, 12:17
Alguém tem o projeto de um desborbulhador? O meu tanque é original e não tem entrada para o retorno. Alguém sabe como devo fazer?

[]` não batizados

mattheus
10/11/2003, 13:58
Fala aí Escoria,

Como já postei, nãoé dificil colocar um desborbulhador.

Se você não quiser trabalhar com solda no tanque (meu caso), basta você fazer dois furos de 10 mm na própria tampa da bóia do tanque.
Você vai precisar comprar dois niples para a colocação nos furos que forem feitos, que vão ser ligados no retorno do desborbulhador, e o outro vai ficar como respiro do tanque. Não tem erro.

Para aproveitar o serviço, se você estiver usando o carburador original do BF, aproveita e compra também os niples do carburador e troca todo o sitema por mangueiras, fica jóia :lol: :lol: .

Aqui em Sampa você vai achar esses niples em qualquer casa de conexões metálicas (Conectron 3331-4742).

[]´s

Mattheus

Ian Moreira
10/11/2003, 14:02
Alguém tem o projeto de um desborbulhador? O meu tanque é original e não tem entrada para o retorno. Alguém sabe como devo fazer?

[]` não batizados

Acesse www.trilha4x4.com.br lá tem o esquema e o jeito de montar.

Abraços!


Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

Cotrim
10/11/2003, 14:14
Caraca, moçada que troço cavernoso. Alguém conhece um mecânico que faça isso? Este negócio de furar o tanque (ou mesmo a bóia) não me agrada muito, pois tenho um certo medo de tocar fogo no Escória Móvel.

Confesso que o meu forte não é mecânica construtiva, apenas destrutiva e corretiva! :D :D :D

[]' incendiários

Marcelo
10/11/2003, 19:19
Escória,

Arranca a bóia, lave-a bem e faça o serviço beeeemm longe do tanque. :wink: O máximo que vai acontecer é você furar o dedo (brincadeirinha :P :P )

[s] desborbulhados,

Melancia
11/11/2003, 00:05
Pessoal, instalei o desborbulhador no meu jeep e daí para frente foi só trajédia... é só pegar uma subidinha e o cara apaga ( subidinha me refiro a coisa de 0,5 graus de inclinação).... alguém tem alguma idéia de como resolver ??? Alguém conhece algum outro carburador que sirva no BF, pois o meu já passou na mão de 3 especialista e ninguém deu um jeito ..... :roll:


Abraços com bolhas, sem carburador e distribuidor desmontado .... estou ficando louco !!!!!!!!!!!! :x :x :x

Melância

fugger
11/11/2003, 00:21
:) Melância

:) O desborbulhador deve estar instalado acima do nível do carburador, caso contrário acontece isso mesmo, qualquer inclinação, falta combustivel e o jeep morre. :cry: :cry:

[]'s bem posicionados

mattheus
11/11/2003, 09:09
Fala aí pessoal,

Quanto ao risco de tocar fogo no tanque, pode ficar sossegado, se fizer os furos na tampa da bóia do marcador de combustível é moleza :lol: , é só tirar a tampa do tanque, botar em uma morsa e furar, não precisa nem lavar :!: :!:

Agora se fizer o trampo direto no tanque, aí aconselho levar em alguém que trabalhe com tanques, pois esse negócio de fogo perto do tanque tô fora :twisted: :twisted: .

Quanto a posição do desborbulhador, foi como o Fugger falow, eu instalei o meu na mesma altura do filtro (original), ficou um pouco acima do carburador, pouca coisa, e não falhava, usei o próprio parafuso que segura os guis dos cabos de vela, fiz um suporte de chapa e pronto :lol: :lol:

Só no início, quando instalei, que dava falta em velocidades acima dos 90KM :cry: , mas aí é só dar um tapinha na bóia do carburador e beleza :lol: :lol:

Quanto ao desborbulhador que usei, foi o do gol, que é um desborbulhador pequeno e de plástico (7 latinhas), mas se quiser usar outro de maior capacidade tudo bem, acho até melhor :lol: :lol:

[]´s

Mattheus

Ian Moreira
11/11/2003, 10:05
Fala aí pessoal,


Só no início, quando instalei, que dava falta em velocidades acima dos 90KM :cry: , mas aí é só dar um tapinha na bóia do carburador e beleza :lol: :lol:

[]´s

Mattheus

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :?: :?: :?: :?:

[]' impressionados....

Ian Moreira
Jeep 71 Laranjão

Green-go
10/01/2005, 18:07
qual é a melhor diferencia de altura (entrada de gasolina no carburador e saida do desborbulhador para o carburador) ??
Meu motor é BF 161 e carburador original Weber (1959).

Sergio Rocha
10/01/2005, 19:15
qual é a melhor diferencia de altura (entrada de gasolina no carburador e saida do desborbulhador para o carburador) ??
Meu motor é BF 161 e carburador original Weber (1959).

Fala meu amigo

acho q não existe uma altura especifica.Tem q ser mais alto só isso.

[]'

cristiano
11/01/2005, 08:24
Gente, bota um foto da instalação aê... gostei da instalação, e pelo que estou percebendo barata...

:arrow: Já viram a economia ?
:arrow: Desborbulhador de qual carro ? Gol ?

No site recomenda colocar o desborbulhador do lado da bateria...

Pelo que eu entendi o desborbulhador tem três "orificios"... um de retorno para o tanque, um para o carburador e outro que chega da bomba de combustível...

Outra pergunta, o filtro de combustível ficaria entre a bomba de combustível e o desborbulhador ?

cristiano
12/01/2005, 11:53
Eu tenho um sistema que é usado pelas concessionárias GM aqui instalado no meu computador e não encontrei nada com o nome de desborbulhador, será que eles chamam de outro nome ?

Green-go
12/01/2005, 12:07
Olha , ainda com vergonha :oops: , eu pergunto :D :

Esse desborbulhador e bom para motor com bomba mecanica ou eletrica?, as bombas mais evoluidas ja tem conceitos mais finos como caudal e presão, ...será que elas ja tem incorporado esse conceito de desborbulhador?... :roll:

Pergunto, pois na verdade, o desborbulhador (como eu entendo seu funçonamento), é um alimentador de combustivel por gravidade (diferença de altura), conceito muito antigo... Então, acredito que o "desborbulhador" so fiz parte de uma etapa da evolução, mais que é efetivo para motores de essa etapa (gol antigo, opala,...) ou anteriores. Estou certo ??? :roll:

Se estou certo, a utilidade e limitada ao motores como meu velho BF161, mais ai novamente a dubida... a "cuba e flotador" nao é carateristica de tudo carburador?, entao se é asim o desborbulhador vai ser util em tudo carro "carburado"...

Sería bom ter a opínião dos expertos, asim como saber se tem algum dado da economia (%) que pode-se conseguir... :wink:

Sumo-me ao Cristiano,... botem alguma foto da instalação... ainda seja para conhecer o famouso desborbulhador e ter uma idea do tamanho dele.

[]s,

Sergio

cristiano
12/01/2005, 14:03
Sergio,

Eu tentei achar o desborbulhador em lojas de auto peças mas não encontrei, ele se encontra com o nome de "Separador de Vapor".... 7 lts paralelo e 19 lts o original...

Eu também queria saber o tamanho, quando eu encontrar eu posto aqui...

megadeth
12/01/2005, 15:00
Aê pessoal, acho que esta figura já ajuda um pouco, afinal, nem eu tinha visto uma bagaça destas ainda...
Ví no site abaixo:
http://www.acessorioscar.com.br/produto_desc.asp?id=55

[]s esclarecedores (?)

Green-go
12/01/2005, 15:33
OPS !!!... desborbulhador Ford/Gm , Fiat/VW ... , e tudo a mesma coisa, so muda a direção do retorno... :shock:

Olhem esse : http://www.comercialkotobuki.com.br/produtos_cat.asp?id=11

Acredito que esse e o modelo universal... :roll:

AE cristiano e Megadeth , somos como um cego ajudando ao outro cego, mais esta valendo..., eu vou-me arrisgar..., vou procurar um (acredito que nao existe um outro modelo de desborbulhador)... 8) 8) 8)

Se alguem que sabe , tem a vontade de responder as vergonhosas perguntas postadas por mim antes, vai ajudar muuuito... :?

[]s desborbulhados,

Sergio

cristiano
12/01/2005, 15:34
Acabei de comprar, é esse aí que o Caio mostrou!!

Agora tenho algumas perguntas, como ele funciona ?

Qual vem da bomba de combustível ? Qual vai para o carburador ? e qual retorna para o tanque ??

Green-go
12/01/2005, 16:12
Um cego ao resgate de outro... :D

EU 8) , acredito que o bico de embaixo vai para entrada do carburador (olha que esse bico tem que ficar no minimo ao nivel da entrada ou mas para acima).
O bico do meio vai para a saida da bomba.
E finalmente o bico de acima vai para o tanque (retorno)..., ele teria que ser o de maior diametro...

Olha que tem que ter um bico para respiro respiro e um para retorno, prontos no tanque .. ou na tampa da boia segum algums recomendam.

[]s de um cego aguardando para ver que faz o outro... :D

Sergio

cristiano
12/01/2005, 17:17
Green-go, tem certeza ? :shock: :shock: Eu sei que você é bom de elétrica, agora dessas coisas eu não sei não... :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu quero ter certeza para eu fazer a ligação... vou instalar do lado da bateria...


Eu peguei um esquema mas não fala sobre essas saídas... mas dá para ver num carro não?!?! :roll: :roll:

megadeth
12/01/2005, 17:18
Amigos cegos... :lol:

Segundo o Scacca, o cano do desborbulhador inferior vai combustível, o superior, o retorno e o do meio, no carburador...

Qqr pedrada, favor direcionar à ele.

Elogios, podem ser recebidos por mim mesmo.... hehe :twisted:

[]s envergando 25% de uma vista... :D

Green-go
12/01/2005, 17:52
AE turminha cega... :D ,

Minha logica diz que Scacca (para nao culpar ao nosso parceiro :D ), esta errado, pois de esse jeito o volumen armacenado de combustivel nao teria nehuma funçao..., e é esse volumen que vai abastecer a cuba do carburador por gravedade quando precisar.

Cristiano, ... eu bom de eletricidade?... :shock: voce ta brincando.. So foi merito dos maestros, e me dei bem... :wink: :wink:

Agora faz de um jeito,... no maximo vai ter que mudar as posiçoes das mangueras de um bico para outro..., so que acredito que no metodo do Scacca o carro vai ficar engasgando as veces por falta de chegada de combustivel ao carburador ... na minha inexperta opiniao... :wink:

[]s engasgados,

Sergio

cristiano
12/01/2005, 19:20
Gente,

Descobri a funcionalidade, quando a cuba do carburador enche de gasolina ele fecha a entrada e a bomba continua tentando mandar gasolina (forçando), e o que acaba acontecendo é que essa gasolina em excesso acaba sendo jogada fora ou não aproveitada, por isso que com esse desborbulhador ele fica mais economico.

Ele fica exatamente na posição da foto, a saída de cima vai para o respiro do tanque, a do meio é a chegada da bomba de gasolina, e o último é a saída para o carburador.

Ele também aumenta a vida útil da bomba de gasolina.

Sergio Rocha
12/01/2005, 21:07
Cristiano

Sinto desaponta-lo, mas desborbulhador não altera o consumo.Conforme vc falou quando a boia da cuba do carburador veda a entrada de gasolina, passa a sair gasolina no desborbulhador para o retorno do tanque.Diminuindo assim a pressão na linha.
O nome desborbulhador, não te sugere nada ?








"

É para tirar as borbulhas (bolhas de ar) da gasolina.Tem grande utilidade quando o Jeep está muito inclinado, acaba com a falta de combustível, q são comuns nessas situações.
Olha o do meu Jeep.

[]'desborbulhados

Marcelo
12/01/2005, 22:44
Cambada de cegos (brincadeirinha :lol: :lol: ),

O Oscar vai para o.... Green-go. :mrgreen: :mrgreen:
É exatamente dessa forma que deve ser ligado o bendito desborbulhador. :wink:

E antes que me peçam fotos já digo,: não tenho máquina digital nem scanner, logo são presentes muito bem-vindos!! 8) 8) 8)

[s] desborbullhados,

Green-go
13/01/2005, 00:22
Olha...

Podem jogar pedras, mas vou falar...:

Quebrei minha cabeça pensando na utilidade do desborbulhador, e acredito que nem ajuda muito ao desborbulhar pois a cuba faz isso. :?

Acredito sim que ajuda na inclinaçao quando o tanque inclinado nao abastece a bomba, entao o desborbulhador faz de "cuba adicional", alimentando o carburador.

Ajuda na economia indiretamente ao trabalhar mais leve a bomba (so precisa empurrar uma coluna de combustivel nao superior aos 50 cm.), e disminuiem os vazamentos causados pela presão.

Ajuda no caso de erros no flotador e na agulha, que no caso de ter presao, vai afolgar ou lotar de combustivel o carburador. Sem presão, a quantidade vazada ao carburador vai ser bem menor, e o problema pode ate na ser detetado. Soluçao: boa manutençao.

Na verdade, as variavels do consumo direto ficam depois da cuba. Na cuba e antes dela, a variavel a controlar sao os vazamentos.

Então, ate nao demostrar o contrario, estou com Sergio Rocha, no sentido que a utilidade do desborbulhador nao vai pela economía de combustivel. :?

Tem gente que fala que depois da instalaçao, tem melhoras de ate 1,5 km/lt :shock: , alguem tem como explicar isso???

Agora Cristiano , voce tem que falar... 8) , faz control antes e depois, e logo posta os resultados.

[]s criticos,

Sergio

monge
13/01/2005, 01:38
Quer economizar? :?:

Desmontra o jeep, ou tranca ele na garagem. e Compra uma honda Bizz :shock:

Jeep e economia não são amigos. :?

[]'s

Eugênio

cristiano
13/01/2005, 07:37
A explicação que o mecânica havia me dado foi convincente, principalmente sobre o fato de aliviar a pressão e evitar o desperdício... Mas eu saí de lá para ver outra coisa e perguntei isso, não entrei em detalhes e vim logo contar para vocês...

Mas vocês sabem, todos algum dia podem ter comido merda quando era criança ou comido criança quando era merda... :roll: é sempre bom pedir uma segunda opinião...

Eu devo estar comprando as mangueiras essa semana e fazendo instalação, parece que o suspiro é de 6 e as outras é de 8... tenho que verificar nas mangueiras que já existem no meu jeep se vai precisar de algum adaptador...

cristiano
13/01/2005, 07:38
Mas essa foto foi oportuna porque eu tive certeza do lugar que vou colocar o desborbulhador... eu estava pensando exatamente nesse lugar, mas achava que poderia atrapalhar um futuro hidrovacuo, mas esse da foto já tem...

cristiano
13/01/2005, 08:06
Gente, achei uma discurssão aqui em que o Giovani fez o desborbulhador... dêem uma olhada...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=350

megadeth
13/01/2005, 11:21
A vantagem maior é "economizar" a bomba de combustível, sem dúvidas. Se existir alguma economia de combustível, seria mínima, na minha opinião, tanto que vc não sentiria na hora de abastecer.
Duas vantagens: evitar maior esforço da bomba, prolongando a vida da mesma e evitar que o jeep "esgasgue" quando muito inclinado.
Só isso, se quer economia, compra uma Bizz, como o Eugênio disse... :D

O grande valor de combustível ainda não paga o prazer de dirigir um JEEP, pensem nisso. Claro, q evitar desperdícios é muito bom, mas não pensem em milagres...

[]s felizes com o Gema fazendo 3km/l

Santoro
13/01/2005, 11:25
3km litros eu tinha um treco aki caio ... ontem cheguei a marca dos 7.3 km/l com meu cj :D
acho q n consigo tirar mais n ... agora so rebocando ele :D

cristiano
13/01/2005, 11:52
achei mais uma foto...

Green-go
28/01/2005, 19:09
OLA GALERA NA PROCURA DO MELHORA O REDIMENTO.... 8)

VOU CONTAR UMA HISTORIA QUE PODE SER DE AJUDA PARA ALGUEM...

MEU JEEP 1959 BF-161 3 MARCHAS PARABA DE TEMPO EM TEMPO...
COM 1 FILTRO ANTES DA BOMBA DE COMBUSTIVEL E OUTRO DEPOIS (ANTES DO CARBURADOR), AINDA ASIM O SITEMA ENTUPIA E DEIXABA DE ABASTECER COMBUSTIVEL . SOLUÇAO TEMPORAL, TIRAR A MANGUEIRA DO PRIMER FILTRO E SOPRAR COM FORZA NA DIREÇAO DO TANQUE ATE DESENTUPIR... :evil:
AI PEQGUEI CORAGEM E DESMONTEI TUDO, JOGUEI TANQUE FORA E SO COM AGUA ENCHEI MUITAS VEZES ATE JOGAR FORA TUDO UM MONTE DE PEQUENHAS BORRACHAS (FALAM QUE E UM SEDIMENTO PROPIO DA GASOLINA COMUN USADA COM CANO DE COBRE. AI QUEBREI UN CANINHO DA CONEÇAO DA MANGUEIRA DO TANQUE E ATE AGORA NAO ACHEI NA MINHA CIDADE UM CARA QUE FAZ A PONTA DO CANINHO (CONO). :evil: :evil: :evil:
PARA NAO FICAR CENTRO DE PIADAS, FIZ UMA ADAPTAÇAO NA CABINA COM UMA GARRAFA DE 2 LITROS E PELA TAMPA FURADA PASEI A MANGUEIRA QUE ABASTECE A BOMBA DE COMBUSTIVEL... AGORA ESTOU COM UM TANQUE DE 2 LITROS , UMA GARRAFA CHEIA DE RESERVA E UM GARRAFAO DE 5 LITROS COMO SEGUNDA RESERVA... FICOU SHOW... :lol:
ESSE NEGOCIO ME FEZ FAZER UM TESTE CERTINHO... (ESTOU SEM MARCADOR DE COMBUSTIVEL), NUMA DISTANCIA PRECISA. DE MINHA CASA ATE O TRABALHO DE MEU CUNHADO SAO 6 KM... COM UM VASO GRADUADO MARQUEI A GARRAFA E ENCHEI COM 2 LITROS PRECISOS...
DEPOIS DE UMA NOITE, ESQUENTEI O JEEP ACELERANDO VARIAS VEZES (NAO TEM AFOLGADOR NEM VALVULA TERMOSTATO), ATE ELE FICAR CERTO PARA RODAR , E PRIMEIRA SURPRESA: ESSA ESQUENTADA CHEVOU 350 ml :shock: , COM TUDO CHEGUEI ATE O TRABALHO DE MEU CUNHADO E VOLTEI E NAO SOBROU NADA DOS 2 LITROS... ACABOU JUSTO NA CHEGADA DE VOLTA A CASA... OLHA... 6 KM/LT :D COM TAMPA DE DITRIBUIDOR E ROTOR RUIN E CARBURADOR SO REGULADO COM CAPRICHO, MAIS SEM TER MECHIDO ATE AGORA... :lol:
AO OUTRO DIA ESQUENTEI O JEEP SEM "BOMBEAR" O ACELERADOR , SO MANTENDO ACELERAÇAO CONSTANTE E REGULADA, E O GASTO DISMINUIO PARA 200 ml DE COMBUSTIVEL PARA AQUECER O MOTOR...

RESUMO... OLHO COM O USO DO ACELERADOR...

ACREDITO QUE O USO DO AFOLGADOR E UMA VALVULA TERMOSTATICA DISMINUIRA AINDA MAIS ESSE CONSUMO INICIAL....

AAAH, E MEU JEEP ANDA BEM E TEM FORÇA... :D

OUTRO DADO... NA MINHA REGIAO AS TEMPERATURAS SAO MINIMA 20 E MAXIMA 38 EM PROMEDIO.... ESSE DADO VAI SER BEM MAIS IMPORTANTE PARA QUEM MORA EM REGIOES MAIS FRIA...

UM APORTE DE UM NOVATO PUCHADOR..... :lol:

[]S,

SERGIO

Roberto Fazollo
29/01/2005, 14:42
Boa tarde,

Será que alguém que já tenha instalado o desborbulhador poderia nos informar se realmente ele melhora o consumo.

sds

monge
29/01/2005, 15:11
já instalei, no começo vc assusta com o tanto de gasolina que retorna.

só que não vi diferença nenhuma, no meu caso começou a faltar gasolina no carburador...

rodei uns 2 meses com ele e arranquei tudo fora.

[]'s

Eugênio

Edintruder
29/01/2005, 16:29
Coloca um motor 2.5L e caixa do Opala que já melhora bastante.
Dá para fazer 8 Km/L na cidade.
Se rodares longe de autoridades dá para instalar um kit de Godogás, usado em empilhadeiras, mas usa GLP como combustível e te dá uma autonomia de 6 horas com o motor do opala usando botijão P 20 Kg.
Falow! :)

JIPEIROTAXISTA
29/01/2005, 18:33
Caras, gostei da ideia do desborbulhador. Porém, como não mexo muito com mec:anica (não tenho onde - moro em predio... :x ) gostaria de seber se alguem sabe quanto custa pra instalar isso (mangueiras, mão-de-obra. etc...).

Sergio Rocha
29/01/2005, 19:01
Boa tarde,

Será que alguém que já tenha instalado o desborbulhador poderia nos informar se realmente ele melhora o consumo.

sds

O desborbulhador não muda em nada o consumo. :shock:

[]'

cristiano
29/01/2005, 23:24
acabo de colocar o desborbulhador no lugar, e debaixo do prédio... achei um lugar atrás do motor... tentei achar um lugar que não atrapalhasse o hidrovacuo (se algum dia colocar um ali) e não fica perto da bobina, com medo de vazar alguma coisa...

Com relação aos preços:

- desborbulhador - 7lts
- 5m de mangueira de lona de 8mm - 5 lts
- 1m de mangueira de 6mm (respiro) - 1 lts
- 2 braçadeiras - 1,5lts
- um "T" para aproveitar o respiro da bomba de combustível - 1,5lts

Alexandre Magno
03/02/2005, 16:09
Olá amigos,

Meu CJ5, com motor BF161 estava com giglê de 0,25mm, e falhando muito. O mecânico trocou por 0,30mm e ficou bom. Deveria funcionar bem com o 0,25mm, ou pode existir outra anormalidade, como gasolina adulterada? Nunca medi o consumo do Jeep, mas agora pretendo fazê-lo.

O filtro de combustível está instalado entre o tanque e a bomba de gasolina. No fórum, já vi fotos em que o filtro está entre a bomba e o carburador. Qual é a melhor opção?

Um grande abraço, agradecendo antecipadamente a quem puder ajudar.

Alexandre Magno

Marcelo
03/02/2005, 17:18
O filtro de combustível está instalado entre o tanque e a bomba de gasolina. No fórum, já vi fotos em que o filtro está entre a bomba e o carburador. Qual é a melhor opção?
Nos dois lugares ao mesmo tempo!! 8) 8) :P
Antes da bomba serve para impedir que as impurezas do tanque e da gasolina cheguem até a bomba. O outro filtro - depois da bomba - serve para impedir que resíduos que possam se acumular na bomba cheguem até o carbura, principalmente nas bombas que possuem reparo. Com o tempo o diafragma se deteriora e manda sujeira pro carburador. :wink:

[s] filtrados,

cristiano
03/02/2005, 18:14
eu tinha somente entre a bomba e o carburador, decidi colocar entre a bomba e o tanque somente porque vem da bomba 6mm e chega na bomba 8mm... ficou como adaptador... to descobrindo agora que fiz uma boa coisa...

Tatão
08/02/2005, 11:58
alguem ai ja experimentou colocar um daqueles filtros usados na linha diesel??

eu sei que o sistema deisel é muitissimo mais sensivel a sujeira e agua que o sistema a gasolina, por isso o filtro é muito mais elaborado...


sera que um filtro desse iria funcionar num sistema gasolina carburado :?:

fugger
08/02/2005, 14:44
... no meu caso começou a faltar gasolina no carburador...

Isso ocorre em duas situações:

desborbulhador instalado em nível muito abaixo da cuba do carburador, acaba mandando mais para o retorno que para o carburador;

mangueira de entrada do carburador estrangulada ou subdimensionada.

[]'s

tavio_g
26/07/2005, 00:53
pessoal, lí e reli esse tópico e não cheguei a conclusão nenhuma.
Penso em colocar um desborbulhador no meu para o caso de não dar falta de combustivel.
blz, mas melhora a economia????
sou somente alivia a bomba.
outra pergunta, besta, mas entrei no site a brosol e não achei a resposta lá, o meu tanque tem 2 saídas e as duas vão para a bomba. uma daquelas é o retorno da bomba??? o que é?????
se sim, posso ligar o retorno do desborbulhador lá???
to com a impressão que falei besteira, mas tamo aí pra aprender né???
gostei da idéia do giovanni, muito interessante, agora só preciso colocar mais 1 filtro de gasolina antes da bomba.
valeu pessoal

cristiano
26/07/2005, 08:32
pessoal, lí e reli esse tópico e não cheguei a conclusão nenhuma.
Penso em colocar um desborbulhador no meu para o caso de não dar falta de combustivel.
blz, mas melhora a economia????
sou somente alivia a bomba.


Mais alivia a bomba do que economiza, mas economiza um pouco sim, porque evita o excesso... veja bem, pouco... se quiser ver mais economia, parta para uma ignição eletrônica...



outra pergunta, besta, mas entrei no site a brosol e não achei a resposta lá, o meu tanque tem 2 saídas e as duas vão para a bomba. uma daquelas é o retorno da bomba??? o que é?????
se sim, posso ligar o retorno do desborbulhador lá???
to com a impressão que falei besteira, mas tamo aí pra aprender né???


Não falou besteira, essa segunda é o retorno, você tem que seguir elas e descobrir qual das duas... Você pode aproveitar para o desborbulhador sim, é só comprar um "T" e fazer a ligação... mas não se esquecendo que tudo funciona na gravidade, então cuidado com muita curva em mangueira...

Esse é o esquema que utilizei no meu jeep...

tavio_g
26/07/2005, 08:40
ignição eu já tenho
mas acho que ele tá um pouco gastão na cidade(vo levá pedrada!) tá fazendo uns 5 km/l.
na estrada eu cheguei a fazer 9,5 também com a configuração original, mas antes não tinha os pneus de agora e mes passado qdo viajei ele fez na estrada 7.5 achei pouco(+ pedradas, ui, para!!! hehe), perto do que fazia.
e essa questão que a gasolina que está no desborbulhador, com o jeep parado por algum tempo cai dentro do carburador?????
acontece mesmo isso???? qto tempo ele tem q ficar parado pra isso acontecer???

obrigado
abraços

cristiano
26/07/2005, 08:50
Realmente com o jeep muito tempo parado a gasolina desce toda... mas o mesmo problema acontece com o filtro de gasolina... Eu já percebi isso de um final de semana para o outro, que é o tempo que o jeep fica parado...

Santoro
26/07/2005, 09:15
tavio se teu carro ta fazendo isso , ta bm de mais infelizmente essa e a media do cj ... eu so viajo a 80 km pra econimizar mais .... na cidade e isso msm , 5, 6 km por litro .

cristiano
26/07/2005, 12:13
tavio_g, Eu acho que 5 km/l tá bom... o seu é o BF ?? Não esqueça que os pneus influenciam no consumo, deixa os originais que fica bem mais leve....

William_NATAL
26/07/2005, 12:29
Se for realmente economia q vc quer instala um KIT GAS GNV (com dois tanques de 7,5 m3) , é mais facil de esconder pelo cj, . Um Kit usado sai por + - 1.500,00 pilas.


William

tavio_g
26/07/2005, 14:17
o meu motor é o OHC, antes tinha os 7.50 16 AT, agora to com 265 70 16, mas com desenho mais agressivo, e mais largo também.
é, pelo que eu vejo os relatos no fórum, vejo que ele está muito bem, mas sabe como é, a gente nunca ta contente com o que tá... :D :D :D :D
mas e aí??? saindo do assunto da economia, e voltando para os desborbulhador,
Cristiano, que agasolina desce do filtro isso eu já percebí tb, mas o problema é que do desborbulhador ela vai pro carburador, e a que está no reservatório do carburador, vai pra onde!???????? vaza pela junta e evapora????? pq aquela válvula(nao lembro o nome) do carburador qdo a boia tá cheia ela não libera a entrada...

abraços!

cristiano
26/07/2005, 16:09
tavio_g, No desborbulhador, um vai para o respiro, outro vem da bomba e o outro vai para o carburador... eu acredito que ele volte para a bomba... Eu tenho um filtro antes de depois da bomba...

Boa pergunta essa... :pensativo:

Os 265 70 16 devem ser a razão do seu consumo... Se você quer colocar pneuszões, esquece consumo... o pessoal aqui que quer o jeep só para trilhas, nem pensa muito em consumo...

tavio_g
26/07/2005, 22:37
então, no sei caso o combustivel pode voltar para o filtro, pq sempre sobra um pouco de espaço nele, mas pra onde vai eu tb não imagino!
sobre o pneu, realmente colabora, no meu caso coloquei um tipo o Guiane, sabe lembra o BF MUD.
qdo pego estrada(boa) coloco um pouco mais de pressão para aliviar, mas normalmente não ando com ele muito cheio(24 Lbs). no que eu tinha andava com 15 na cidade, mas ele era muito mais duro que este. na verdade penso no consumo dele, pois vou me desfazer do meu carro e portanto ele pode virar carro do dia a dia(nao de todos os dias) e também pq costumo viajar com ele.
Abraços

cristiano
27/07/2005, 08:28
tavio_g, Se pensar em ficar com o CJ para o dia a dia... então parta para o GNV ou coisa parecida... tornar mais econômico que isso é bem difícil...

megadeth
27/07/2005, 09:33
Olá amigos... meus R$ 0,05...

Eu estou utilizando o Gema no dia-a-dia e não tenho do que reclamar. Tudo bem que o motor é GM151 álcool e caixa de 4 marchas original e andando igual à "tiozinho", mas não tenho do que reclamar não. Comprei o kit de ignição ontem e estarei instalando qdo sobrar uma grana para tal serviço, e de quebra acho que instalarei o desborbulhador, apesar de não achar que ajuda em economia mas sim nos outros prós já citados anteriormente. Agora, usar o BF no dia-a-dia acho complicado e não me lembro de ninguém nesta situação...

[]s

Caio

Alcione
02/08/2005, 19:59
Por favor me digam, tenho motor OHC no meu CJ, segundo v. disseram e o que eu entendi ...........""" o desborbulhador tem três "orificios"... um de retorno para o tanque, um para o carburador e outro que chega da bomba de combustível """...... mas meu carburador e bomba de combustível não tem retorno para o tanque !!!! Como faço para instalat este desborbulhador ???? Alguém sabe como faço ???

Abraços
Alcione

Marcelo
02/08/2005, 22:29
Alcione,

Dá uma lida desde o início desse tópico (desde a 1ª página) e verás que tua dúvida já foi respondida, ok?! :concordo:

[s]

André-4WD
24/10/2005, 00:17
Salve:
Estou pensando em colocar um desborbulhador na viatura porem meu tanque é original e portanto nao tem entrada para o retorno do desborbulhador. Teria que furar como sugerido me outro topico do Forum.

Como estou pensando em colocar um filtro decantador antes da bomba de combustivel,pensei em colocar o retorno do desborbulhador para o filtro decantador, usando um " T" para fazer a referida conexão. Fiz um desenho no qual a linha em vermelho seria a nova conexao!

Seria uma ideia interessante ou ideia de louco???
Sds,
Andre

nino-ed
24/10/2005, 11:05
bom galera... eu estava vendo essa discussaodo desborbulhador....eu queria sabe se existe alguem que instalo esse treco num cj com motor d 4 cilindro???
serah que compensa???...pro meu cj??
como eu num tenho muito conhecimento sobre esse assunto.....queria que alguem que conheça, me desse opniao.......o pior, que o meu alem de ser 4 caneco.....eu achu q tah fazendo o mesmo q de 6 caneco.......6,5 ou 7 km/l na cidade e 9,5 por ai na estrada......serah que tah bebendo D+??
quem pode me ajunda..por favor...
a gasosa.... pesa um poko no bolso ....rsrsrs
valeww

Alexandre Targino
24/10/2005, 11:42
o que é bom de fazer é colocar filtro de ar de papel (o do chevette serve direitinho)


Pessoal, é só esvaziar e limpar o oléo do filtro original e colocar o filtro de ar de papel do chevette? :?
Ou é preciso trocar o filtro todo por um de chevette?

André-4WD
24/10/2005, 13:27
Pessoal, é só esvaziar e limpar o oléo do filtro original e colocar o filtro de ar de papel do chevette? Confuso
Ou é preciso trocar o filtro todo por um de chevette?

Alexandre:
O diametro do filtro original (a oleo) é diferente. Terás que trocar o filtro todo. O que o filtro do chevette tem de interessante é que é plug & play com o filtro a oleo do BF ( tem o mesmo diametro na boca onde vai preso no carburador). É só desapertar, retirar um, botar o outro e reapertar...
ok?
Sds,
Andre

André-4WD
24/10/2005, 13:36
Nino-ed:
Perfeitamente adaptavel em qq viatura, seja 4cc ou 6cc. Veja as discussoes sobre o uso dele inclusive ajudando a economizar um pouco de gasol.

Se o teu tá fazendo 6,5 a 7,0 km/l na cidade, já é motivo para festa, mesmo nao sabendo qual motor 4cc é o teu (Hurricane, Ford ou GM), que carburação, pneus, relação de diferencial, câmbio ( 4 marchas?) que tem..

via de regra, jipeiros tornam-se "socios" de postos de combustiveis.. :mrgreen:
Sds,
andre

Alexandre Targino
24/10/2005, 15:34
ratoruter, Beleza meu irmão!! :) Bem explicado! Será que vende o filtro de ar novo ou vou ter que garimpar em ferro-velho? :roll:
Encontar Chevette hoje em dia é complicado......e em ferro-velho....piorou, né? :?: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Mas só em ser plug and play acho que já compensa a procura :!: :!: :wink:

André-4WD
24/10/2005, 16:59
Alexandre:
O negocio é procurar no ferro-velho e desmanche. Acredito que nao sera tarefa dificil de encontrar, pois foram fabricados muitos chevettes e os desmanches tem bastante peças/carcaças..
Sds,
andre

Marcos ET
25/10/2005, 09:45
Estou pensando em colocar um desborbulhador na viatura porem meu tanque é original e portanto nao tem entrada para o retorno do desborbulhador.

Uai... pessoALL, nao entendo bem esta parte... também uso o tanque original do jeep (desde 79, quando comprei o jeep, o tanque jah era "antigo"... :shock: ) e mesmo assim ele tem um orifício (oops!) roscado que eu acho, seriva de dreno (será?) mas que agora serve para o retorno do desborbulhador...


...pensei em colocar o retorno do desborbulhador para o filtro decantador, usando um " T" para fazer a referida conexão...

Falae André, blza? cara, sinto mto em informar a vc que isso nao vai funcionar... sei disso pq foi assim que liguei o desborbulhador da primeira vz.! sabe oq acontece? a gasolina nao vai mais para o carburador, nao me pergunte o porque disso, mas simplesmente o jeep vai começar a falhar, falhar e falhar, chega so um pouco de gasolina, que só banca o motor funcionando em marcha lenta... pisou no acelerador, o motor morre..... arruma uma maneira de ligar o retorno no tanque, pois ligar o retorno na própria linha de alimentação nao rola.... depois vc vai ficar queném eu, tendo que ser rebocado para o mecanico no meio de uma trilha, pra depois pagar o mico do cara olhar para sua cara e falar q era só desligar o danado! :parede: :parede: :parede: :parede:

ah! depois q instalei o desborbulhador, a MAIOR E ECONOMIA que eu tive foi na durabilidade das agulhas do carburador!

grande abraço!

tavio_g
25/10/2005, 12:48
esse segundo orificio( :shock: ) no tanque nao é para o retorno!???
Pq a bomba de gasolina tem 3 saidas...
uma que chega a gasolina, outra q vai para o carburador e outra que retorna para o tanque.
o meu é diferente!???? uso o OHC!
abraços

André-4WD
25/10/2005, 13:29
Marcos:
Blz!!! Por isso sou fã deste forum, a troca de experiencias ( inclusive as mal-sucedidas) só contribui para aprimorar nossas viaturas.

Mesmo assim alguem tem experiencia no uso de filtro decantador antes da bomba de combustivel? É util? Pelo menos de facil llimpeza é... basta desenroscar o recipiente e lavar..

Só tenho receio de uma coisa: quebrar o copo de vidro.

Sds,
Andre

nino-ed
26/10/2005, 16:14
RATORUTER

MEU GUERREIRO EH TODO ORIGINAL 79, COM PNEU 7.50X16, 4CC...VCS DEVEM SABE O RESTO NEH?
EU QUERO SABE SE ADIANTA EU COLOCA O DESBORBULHADOR....EU TO INTERESSADO , PQ EM SUBIDAS MUITO INGRIME, O JIPE COMEÇA A FALHA ......
OQ VCS ACHAM SE EU COLOCAR ESSE DESBORBULHADOR??
COMO EU ENCONTRO ELE??
ABRAÇO

tavio_g
26/10/2005, 16:23
Muito tenho ouvido sobre esse desborbulador e sobre o jeep falhar em subidas.
Bom, no meu OHC 78 com carburação simples, nunca tive problemas.
Já ví jeeps de amigos que ao descer uma pequena ladeira o jeep já morre.
Não sei o que tem o meu que isto não acontece.
Td bem que fiz uma revisão no carburador a uns 6 meses atrás e ficou novo!
Será que não poder ser bóia ou alguma coisa do tipo!?

abraços

nino-ed
26/10/2005, 20:29
UM TEMPO ATRAZ, O MEU CJ TAVA ZERADO...TUDO REGULADINHO...NUM FALHAVA NEM NADA.....
SOH Q COMEÇO A ENGASGAR NA SUBIDA.....NUM SEI OQ HOUVE......
SE EU PEGA UMA SUBIDA COM O PEH EMBAIXO...AI Q PIPOCA MAIS.... TENHO QUE MANERA O PEH PRA ELE NUM ENGASGA MUITO...
E MESMO ASSIM DEPENDENDO DA SUBIDA ELE ENGASGA...PARECE QUE TAH FORA DO PONTO SABE......
EH ISSO Q ACONTECE NO DE VCS??
VCS SABEM COMO ACABA COM ESSE PROBLEMA .......
QUEM PUDE AJUDA POR FAVOR

ABRAÇO

alanjr
02/11/2005, 00:18
Allmigos, se me permitem meus 0,0001 cents :

Foram citados aqui diversos problemas, vejam, para conseguir um
funcionamento correto de seu jipe, você deve estar com todos os
itens de ignição e alimentação em dia, verifique falhas de alimentação
da bobina, centelha, cabos de velas com fugas, velas novas,
platinado limpo e direito, rotor limpo e novo, bateria ,
alternador, e tudo mais ! senão não se pode culpar falhas,
perda de potência e consumo elevado sem saber o porquê !

Sobre o borbulhador - é um avanço sim , para os motores
que usam caruradores que não tem retono de comustivel,
ou seja Carros Antigos.

O que ele faz ?

Simples, em um carro antigo, a bomba de combustivel puxa o
liquido do tanque, e bombeia através de seu DIAFRAGMA maleável
para o carburador, que possui uma CUBA e uma valvula abre-Fecha
de agulha, quando você acelera, o combustivel vem e enche a cuba,
junto com ar, bolhas, etc... mais quando a cuba enche, a valvula
se fecha, aumentando drasticamente a pressão na BOMBA de
combustivel, que aguenta pois seu DIAFRAGMA flexivel
cede, não bombeando a pressão para o carburador.

Com o Borbulhador a coisa muda, ele permite que a bomba de
gasolina trabalhe mais FRIA e com menos esforço em seu
diafrágma que é de borracha, e se gasta com o tempo, e ainda
livra a linha de combustivel de bolhas de ar, que diminuem o
volume de combustivel que deve encher a cuba do carburador.

Diminui o consumo ? PODE SER, veja, a maior parte dos carros
antigos tem sua válvula de agulha já desgastada e sem capacidade
total de VEDAÇÃO do fluxo e pressão , que aumenta quando ela se fecha,
unindo isto aos carburadores antigos e com falhas de vedação, e com
as entradas de ar e folgas, vocêm tem GOTEJAMENTO e vazamento
de gasolina para o interior do motor, que vai trabalhar levemente
afogado, aumentando o consumo !

O BORBULHADOR AJUDA SIM !

mais lembre-se que para obter menor consumo, seu jipe tem que
estar REVISADO, sem vazamentos, com kit de reparo de
carburador novo, valvula de agulha regulada, giglês corretos,
o ponto deve estar correto, filtros novos sem entupimento,
velas com o ponto de aquecimento correto, usar uma
válvula termostática para que o motor chegue logo a
temperatura ideal de trabalho, e por ai vai...

Qualquer dúvida me mande email !

Abração !

Alan Jr
bsb-df

victorleyton
10/01/2006, 22:52
Pessoal eu ja tenho a ignição eletronica no meu BF 161, com carburador Solex H 40. O que é mesmo um desborbulhador? O que faz?

Fabiano-SL
11/01/2006, 01:46
Victorleyton:

Leia todo o tópico :parede:

Está respondido!

[]'s

Duende Jipeiro
16/08/2006, 10:44
Bem , nem precisa falar que eu sou bebê neste fórum né.
Mas como estava lendo o tópico que muito me interessou, pois vou adquirir um jeep willys mas será pra passeio daí, quero ter o máximo de economia n combustível!!

E como a galera tava com dúvida nessa parada de Desborbulhador, achei na net a foto de um instalado numa rural willys.

Olhem aí...

Annibal
06/12/2006, 20:53
O que acontece se instalar o desborbulhador abaixo do nível da cuba do carburador?

Annibal
06/12/2006, 21:35
O que acontece se instalar o desborbulhador abaixo do nível da cuba do carburador?

Olá Pessoal,

Desculpe aparecer direto perguntando sem apresentar-me. Não sou proprietário de 4x4, talvez mais à frente, mas, se acontecer, com certeza não será com o intuito de fazer trilhas pesadas. Acompanho o fórum desde o iníco do ano e acabei de postar a minha primeira mensagem. Quero parabenizar a todos pela excelência das informação que aqui contém.

Valeu!!!

lucasnassif_offroader4x4
06/12/2006, 22:30
Se o tanque do meu jeep não tiver o lugar onde entra a gasolina do retorno, eu tenho que furar em cima do tanque e colocar um bico ali pra receber a mangueira???

Abss

Lobo dos Morros
21/02/2007, 13:36
Preciso de ajuda, estou entrando em desespero com o consumo de meu jeep.

Meu cj3a, 1951, está com motor de opala 4cc a alcool, caixa de opala de cinco marchas, diferencial original com relação 8/43 e pneus 700/16 (argentinos).

estava fazendo 1 km/l (isto mesmo, um quilômetro por litro de alcool). Todos os mecanicos que olhavam diziam que era carburador, mas ninguém dava certeza.

Pois bem, levei o carburador em uma oficina ESPECIALIZADA. Trocaram tudo, fizeram um grande serviço, ficou bonito, e cobraram 300 pilas por tudo.

Feliz da vida, foi instalar o carburador. O funcionamento melhorou, ficou mais potente com aceleração firme, etc, entretanto, o consumo está próximo a 1,5 km/l.

esperava que fosse fazer em torno de 5 km/l. Nenhum mecânico sabe dizer o que pode ser. Muitos culpam o diferencial reduzido.

A pergunta é: será mesmo o diferencial que está fazendo todo este consumo?

Alguém pode dar uma luz"

Lucas Nassif
21/02/2007, 14:27
PQP, fui medir o consumo do meu semana passada e assustei: 1,9 km/l!! Motor BF-161, com ign eletr.!!

HJ msm levei pro meca pra instalar o desb. e da uma geral no carburador! Estamos instalando o desb. no mesmo lugar do que nessa foto, postada antes! Espero que funcione. Jeep está com gigle 29!

[]'s esperançosos de um melhor consumo!! (ou menos pior)

Pedro Bachir
21/02/2007, 14:51
lobo dos morros,

não eh o diferencial não, ainda mais q o teu jeep tem a 5ª overdrive...

lucas,

se não me engano o gicleaur original eh 25 ou 24, no meu jeep tah 23 e tah tranquilasso...

[]'s bebendo 3 vezes menos e axando q o defeito d td mundo tah no odometro... :mrgreen:

joão k. chikui
21/02/2007, 15:14
Lobo
Será que não é o modo de andar? O meu com opala 4 e cambio de F-1000 , na boa, chega a fazer 6 km/L de alcool.
Será que esse teu motor não é gasolina mal adaptado para alcool?

Lobo dos Morros
21/02/2007, 15:33
Senhores,

Na verdade o veículo ainda está em reforma. Estou fazendo toda a parte mecânica para então fazer a funilaria.

O carro anda apenas pequenos trecho. Meu pai vai até o sítio, cerca de três quilômetros e meio. Ele ainda está com aquele sistema ultra moderno, já relatado aqui, de colocar uma garrafa de refrigerante com o combustível no interior da cabine, com uma mangueira até a bomba hehehe.

Meu pai tem mais de cinquenta anos, e anda como um senhor de 80 anos. acelera pouco.

Nao tenho certeza, mas acho que o motor é original à alcool.

O pior é que nenhum mecânico sabe dizer o que pode ser. Primeiro todos culpavam o carburador, agora todos querem culpar o diferencial, mas sinceramente acho que o problema nao é diferencial, pois, como disse o colega, tenho caixa de 5 marchas.

Se alguém tiver alguma experiência parecida por favor me ajudem

Lobão.

Lucas Nassif
21/02/2007, 16:03
lucas,

se não me engano o gicleaur original eh 25 ou 24, no meu jeep tah 23 e tah tranquilasso...

[]'s bebendo 3 vezes menos e axando q o defeito d td mundo tah no odometro... :mrgreen:

Bachir, qdo compramos o jeep ele tava com o gigle 25! E tava fazendo uns 2 a 2,5 km/l! O jeep tava xoxo, qlquer subidinha pedia troca de marchas e tal! Aí fui pesquisar e soube que qse todo mundo tinha gigle 29 ou 30! Aí resolvi comprar o 29 e coloquei! O jeep melhorou d++++ no desempenho, anda feito capeta, tem ótimas arrancadas, sobe morro que é uma beleza.......e o consumo diminuiu pouca coisa! Axo que o problema está no bura!! Vou esperar o jeep sair do meca, provavelmente na segunda feira, e ver o que que vai dar!!

Obs.: quem dera se o defeito divesse no odometro!!!! (Pior que pode tá viu..)

[]'s esperando pelo menos uns 4,5 km/l

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
23/02/2007, 12:41
Bachir, qdo compramos o jeep ele tava com o gigle 25! E tava fazendo uns 2 a 2,5 km/l! O jeep tava xoxo, qlquer subidinha pedia troca de marchas e tal! Aí fui pesquisar e soube que qse todo mundo tinha gigle 29 ou 30! Aí resolvi comprar o 29 e coloquei! O jeep melhorou d++++ no desempenho, anda feito capeta, tem ótimas arrancadas, sobe morro que é uma beleza.......e o consumo diminuiu pouca coisa! Axo que o problema está no bura!! Vou esperar o jeep sair do meca, provavelmente na segunda feira, e ver o que que vai dar!!

Obs.: quem dera se o defeito divesse no odometro!!!! (Pior que pode tá viu..)

[]'s esperando pelo menos uns 4,5 km/l

Jeep é quase igual a cachorro... cachorro não aguenta ver poste e Jeep não pode ver posto, que, aliás, é quase a única coisa capaz de parar um Jeep.

Nos BFs tudo é seis: 6 cilindros; 66 Km/l (lubrificante); 6 Km/l (gasolina); seis marchas (prà frente)...

Podem esperar num jeep (independente de ser 6 ou 4) bem regulado, um consumo médio de 6 Km/l (medindo de tanque cheio a tanque cheio) e com odômetro correto. Agora 1/1 é dose! Isso era o que faziam as Diamond da segunda guerra. Tive uma maria-gorda que fazia isso e era cliente VIP do posto.

Com o jeep funcionando na temperatura normal, coloque a mão atrás do escapamento (onde sai a fumaça) e depois cheire a mão. Vai perceber logo que algo está errado.

Alexandrino

José Augusto
23/02/2007, 18:38
O consumo medido deve ser médio, o problema do Lobo deve ser o caso de só botar combustível com o motor "seco", ou seja jeep parado, pega uma garrafa pet de 1.5 l e enche de gasolina, põem a manguerinha (só para encher a mangueirinha, bomba/filtro e carburador já perde 0.5 l), aí da uma esquentadinha e sai meio frio (gastando mais que o normal), aí como anda pouco e faz muitas manobras o consumo é bem maior, ou seja, normal.

Pelo que me informaram, motor GM 2.5 alcool no jeep faz entre 3 e 6 km/l na cidade e depende muito do tamanho médio do trajeto e da temperatura ambiente.

Sergio Rocha
23/02/2007, 18:47
O meu gm 4 cil a gasolina, quando usava relação 47x11 pneus 33 fazia 7 kml.Agora com relação 43x8 pneus 30,5 faz 5 kml.
Tudo isso na cidade. Em trilha não tenho a menor ideia.
Apesar de ter mais de 50 ando relativamente rápido.:mrgreen:

[]´:lol: :lol: :lol: :lol:

Lucas Nassif
23/02/2007, 19:10
Aeee, o meca ta dando uma revisada toda no bura! DIIIIIIZZZ ele que o JEEP tem que fazer no mínimo 4,5km/l!!

Outra coisa, ele disse que o carburador da C10, de corpo simples (aparentemente igual o original do BF) consome menos gasosa, ou seja, se eu tirar o original e por o da C10, que é plug & play com o coletor do BF, o consumo do jeep diminui. Ele me mostrou um da c10 na oficina, e é qse impossivel identificar ql é ql...o da c10 é mais economico, porque o difusor dele é menor e tambem por causa de outras mudanças lá em relação ao original! Esta informaçao procede?? Se a resposta for positiva, to no ferro velho já, procurando um pra por no cascão, pois quero um consumo de no minimo 5km/l ....

[]'s economicos (sabendo que esse economico é por volta dos 6km/l :D)

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
24/02/2007, 04:43
O consumo medido deve ser médio, o problema do Lobo deve ser o caso de só botar combustível com o motor "seco", ou seja jeep parado, pega uma garrafa pet de 1.5 l e enche de gasolina, põem a manguerinha (só para encher a mangueirinha, bomba/filtro e carburador já perde 0.5 l), aí da uma esquentadinha e sai meio frio (gastando mais que o normal), aí como anda pouco e faz muitas manobras o consumo é bem maior, ou seja, normal.

Pelo que me informaram, motor GM 2.5 alcool no jeep faz entre 3 e 6 km/l na cidade e depende muito do tamanho médio do trajeto e da temperatura ambiente.

O consumo não deve ser avaliado assim. Esqueçam a garrafa pet. Não se pode colocar apenas um litro, dirigir até acabar e transportar isso para uma média. No máximo, vai mostrar o consumo num pequeno trecho, sem levar em conta as perdas de combustível nos dutos, de arrasto, etc.

O consumo deve ser tomado com base nas condições de uso normais de um veículo: enche-se o tanque e anota-se a quilometragem; roda-se por um determinado tempo, quase até o fim do tanque; e volta-se a encher até ao mesmo nível registrando o valor do hodômetro. Não pode ser esquecida a aferição do velocímetro/hodômetro. Deste modo, as perdas citadas acima serão minimizadas em função do volume maior.
Se o carro for de uso constante, é assim que funciona. Porém, muitos dos nossos jeeps, só são usados para trilhas ou passeios de final de semana, ficando parados por longos períodos, onde as perdas por evaporação são consideráveis. Nas trilhas também o consumo não pode ser corretamente avaliado em razão das dificuldades maiores ou menores de cada trecho.

Regulem os vossos jeeps (o teste do cheiro na mão funciona), verifiquem se não há vazamentos, calibrem os pneus, encham o tanque e anotem os Km. Rodem, rodem, rodem... encham o tanque e vejam quantos Km foram rodados.

Acostumem-se a ter uma caderneta onde devem ser anotadas todas as 'abastecidas', óleos... tudo! Com data e quilometragem. Só assim poderão ter uma idéia do consumo médio e se, em determinada altura, algo 'degringolou' e precisa ser ajustado. Aliviem o pé direito, jeep não foi feito para competir com o Golf do vizinho.

Aí vão ver que o jeep faz cerca de 6 Km/l. Não há soluções milagrosas: carburadores de fusca, de Opala 4, gicleurs e difusores diferentes. Tudo isso não funciona se não for adequado ao motor e seu uso. O velho Chico Landi dizia: "Cavalo come, cavalo corre. Cavalo não come, cavalo não corre".

Sigam as especificações do manual, adequem as mesmas para as diferentes condições locais de uso, de combustíveis... e sejam felizes.

A propósito: não há carro nacional que faça 14 Km/l, seja ele um 1.0 ou um BR 800. Esse é aproximadamente o consumo de uma Bizz.
Beleza ?!...
Alexandrino

Lucas Nassif
25/02/2007, 08:56
Aeee, o meca ta dando uma revisada toda no bura! DIIIIIIZZZ ele que o JEEP tem que fazer no mínimo 4,5km/l!!

Outra coisa, ele disse que o carburador da C10, de corpo simples (aparentemente igual o original do BF) consome menos gasosa, ou seja, se eu tirar o original e por o da C10, que é plug & play com o coletor do BF, o consumo do jeep diminui. Ele me mostrou um da c10 na oficina, e é qse impossivel identificar ql é ql...o da c10 é mais economico, porque o difusor dele é menor e tambem por causa de outras mudanças lá em relação ao original! Esta informaçao procede?? Se a resposta for positiva, to no ferro velho já, procurando um pra por no cascão, pois quero um consumo de no minimo 5km/l ....

[]'s economicos (sabendo que esse economico é por volta dos 6km/l :D)

All,

na trilha de ontem, eu fui ver ql carburadores que os jeeps com o BF-161 uzavam!! Todos, exceto o meu, era de C10! E tem uma coisa, hora nenhuma esses jeeps falham ao inclinar...o motor continua redondinho! Já o meu, ao inclinar, dá umas rateadas, mas pára assim que sai da inclinação! Mas uma coisa eu gostei do meu: consumo na trilha, de 3,8 km/l APENAS na trilha, e metade dela usando reduzida!! Achei até baum, depois de ter colocado o desborbulhador, pois antes sem ele, eu nunca consegui nem 3km/l so na cidade!!!!!

[]'s querendo colocar um carburador de C10 no Cascão!

Ramone
26/02/2007, 20:34
Po, vcs reclamam de boca cheia.

Após a retifica do motor, o OHC à álcool tava fazendo 2 km/L no max 2,5km/L. Ia no posto todo dia.

Agora fiz um reparo no carbura e to fazendo uma mistura de álcool/gasolina. O desempenho mudo bruscamente, espero que o consumo também.

Mas de qualquer forma, além de colocar um carbura duplo, o que mais é sugerido pra dar uma melhoradinha?

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
27/02/2007, 10:53
All,

na trilha de ontem, eu fui ver ql carburadores que os jeeps com o BF-161 uzavam!! Todos, exceto o meu, era de C10! E tem uma coisa, hora nenhuma esses jeeps falham ao inclinar...o motor continua redondinho! Já o meu, ao inclinar, dá umas rateadas, mas pára assim que sai da inclinação! Mas uma coisa eu gostei do meu: consumo na trilha, de 3,8 km/l APENAS na trilha, e metade dela usando reduzida!! Achei até baum, depois de ter colocado o desborbulhador, pois antes sem ele, eu nunca consegui nem 3km/l so na cidade!!!!!

[]'s querendo colocar um carburador de C10 no Cascão!

Lucas...
primeiro tem de ver se o seu carburador está justo, sem folgas, sem entradas falsas de ar e se os componentes atendem às especificações da tabela abaixo, lembrando que: Esses valores/componentes eram para gasolina sem álcool (agora os mesmos têm de ser alterados). Não adianta colocar um "bura de fusca" para o carro ficar mais econômico sem sacrificar o desempenho.
Se o seu mecânico diz que o carburador de Opala é mais econômico por ter um difusor menor (E SE O SEU BURA ESTÁ BOM) troque apenas o difusor e faça a experiência. Trocar o bura só se justifica se ele estiver precisando de retífica e por um outro que não precise de retífica.
Não há milagres em mecânica. Há um consumo ideal versus desempenho.

Veja a tabela anexa (só para esses motores e a gasolina)

Lucas Nassif
27/02/2007, 11:56
Alexandrino, a minha intenção de colocar um carburador de C10 (dos motores 6cc antigos) é exatamente fazer um teste! Como?? Vou num ferro velho, compro um que nao esteja judiado, limpo ele todo e coloco no jeep e faço um teste!! Ou seja, tiro o meu do jeito que está, esvazio a gasosa da cuba dele e guardo!! Se o de C10 nao der certo, eu tiro ele e volto com o original, e depois revendo o de C10!! O que eu nao quero, é ter que abrir esse original, pois agora que o meca acertou ele, e ta funcionando perfeito, eu num quero mexer, pra evitar possiveis problemas!!
É só isso, pretendo mudar, pode ser que fique definitivo, depende do consumo e desempenho, e pode ser que eu nao goste e volto do jeito que está.

[]'s aceitando pedradas..

Eugenio Risovas Pirata
27/02/2007, 15:04
All !!!

To bem animado...andei lendo esse tópico todo....
Estou com meu Jeep a pouco tempo, entretanto venho medindo seu consumo conforme citado por um dos amigos, (encho o tanque, marco quatos litros e a quilometragem)....Estou fazendo na média, cerca de 7km/l em trechos mistos (cidade e estrada), um pouco mais de estrada....
Meu carburador é um solex duplo....não sei da relação ....Minhas Rodas sào de F1000, acho que o pneu é o 275x....R16"

Catzu....to economico praca's...

[ ]'s Com tanque cheio :lol:

José Augusto
27/02/2007, 17:21
All !!!

To bem animado...andei lendo esse tópico todo....
Estou com meu Jeep a pouco tempo, entretanto venho medindo seu consumo conforme citado por um dos amigos, (encho o tanque, marco quatos litros e a quilometragem)....Estou fazendo na média, cerca de 7km/l em trechos mistos (cidade e estrada), um pouco mais de estrada....
Meu carburador é um solex duplo....não sei da relação ....Minhas Rodas sào de F1000, acho que o pneu é o 275x....R16"

Catzu....to economico praca's...

[ ]'s Com tanque cheio :lol:

Eugenio, a média está certa é desse jeito que se faz, só após que após umas 4 enchidas.

A boa noticia é que o consumo pode ser ainda menor, pois os pneus que vc está usando são maiores que os originais e portanto a distância que o velocimentro marca é menor que a real.:dance:

Esse é um dos itens que a maioria esquece, altereções no diferêncial ou no tamanho do pneu alteram odômetro.

Eugenio Risovas Pirata
27/02/2007, 18:43
Eugenio, a média está certa é desse jeito que se faz, só após que após umas 4 enchidas.

A boa noticia é que o consumo pode ser ainda menor, pois os pneus que vc está usando são maiores que os originais e portanto a distância que o velocimentro marca é menor que a real.:dance:

Esse é um dos itens que a maioria esquece, altereções no diferêncial ou no tamanho do pneu alteram odômetro.


Olá José Augusto !

O que vai acontecer se eu mudar meus Pneus, mantendo essa roda e colocando um VP900, que segundo me informei teriam quase a altura de 33" ???

[ ]'s economicos :?:

José Augusto
28/02/2007, 00:44
Olá José Augusto !

O que vai acontecer se eu mudar meus Pneus, mantendo essa roda e colocando um VP900, que segundo me informei teriam quase a altura de 33" ???

[ ]'s economicos :?:

Eugenio, seu pneu atual já é grande, um 275x75x16 é equivalente a um 32" (16+275*0.75/25.4*2 = 32.2 ou aproximadamente 820 mm), o aumento no diâmetro/perimetro será de 33/32=1.03125 ou 3.125 %, o velocimetro/odômetro marcará aproximadamente 3 % a menos da condição atual.

O jeep original vinha com um pneu de diâmetro 730 mm (6.00-16), a diferença hoje já esta na casa dos 820/730 = 1.123 ou 12%, seu consumo já deve estar na faixa dos 7.7 km/l.

Eugenio Risovas Pirata
28/02/2007, 07:48
Eugenio, seu pneu atual já é grande, um 275x75x16 é equivalente a um 32" (16+275*0.75/25.4*2 = 32.2 ou aproximadamente 820 mm), o aumento no diâmetro/perimetro será de 33/32=1.03125 ou 3.125 %, o velocimetro/odômetro marcará aproximadamente 3 % a menos da condição atual.

O jeep original vinha com um pneu de diâmetro 730 mm (6.00-16), a diferença hoje já esta na casa dos 820/730 = 1.123 ou 12%, seu consumo já deve estar na faixa dos 7.7 km/l.


José Augusto,

O que vc está me dizendo é que se o "Jorjão" estive com rodas e pneus originais ele estaria consumindo 7,7l/km....É isso ? e que na condição suposta, ou seja, Pneus maiores de 33" ele aumentaria proporcinalmente em função dessa diferença de tamanho das rodas, mas que na realidade o consumo será o normal de projeto, conforme diz o manual do proprietário....

Ou é o inverso? Embora eu trabalhe na área de engenharia....meus neurônios são um tanto lerdos.....:putz: :mrgreen:

Meu interesse no assunto se deve principalmente por eu estar entrando no consórcio do Escória para Pneus PV900 que terão o tamanho dos de 33" e para tanto, terei que colocar um espaçador de 30mm...

O que lhe parece essa "audaciosa modificação" ? :lol:

José Augusto
28/02/2007, 12:12
José Augusto,

O que vc está me dizendo é que se o "Jorjão" estive com rodas e pneus originais ele estaria consumindo 7,7l/km....É isso ? e que na condição suposta, ou seja, Pneus maiores de 33" ele aumentaria proporcinalmente em função dessa diferença de tamanho das rodas, mas que na realidade o consumo será o normal de projeto, conforme diz o manual do proprietário....

Ou é o inverso? Embora eu trabalhe na área de engenharia....meus neurônios são um tanto lerdos.....:putz: :mrgreen:

Meu interesse no assunto se deve principalmente por eu estar entrando no consórcio do Escória para Pneus PV900 que terão o tamanho dos de 33" e para tanto, terei que colocar um espaçador de 30mm...

O que lhe parece essa "audaciosa modificação" ? :lol:

Eugenio, o que eu quiz dizer é que se vc aferir/corrigir o velocimetro/odômetro é provável que o consumo obtido seja da ordem de 7.7 km/l. O inverso (se vc trocar os pneus atuais pelos originais) talvez não funcione, pois vc terá um jeep mais reduzido e provavelmente menos econômico.

Todas as mudanças que fazemos tem um ponto onde chegamos ao ótimo (custoxbenefício), a relação dos diferenciais junto com o tamanho dos pneus juntos, é um desses pontos, talvez vc já tenha conseguido a melhor relação do ponto de vista de economia para o motor e cambio atuais.

Alterando o tamanho dos pneus vc pode, estar aumentando o consumo, mas terá um desempenho melhor na trilha, porem com torque um pouco menor.

É como dizem não tem almoço gratis, tudo é uma questão de troca e prioridade, pode-se trocar desempenho por economia e vice versa, depende do gosto e do bolso, as vezes o que é bom para um não é para outro.

Alewagnersbs
28/03/2016, 21:21
Comprei um tanque novo e mesmo nao veio com conexão de retorno. Vi o seu esquema gostaria de montar e saber se dá certo. Podes me ajudar??
No aguardo

Alewagnersbs
28/03/2016, 21:23
Ola Andre-4wd
Comprei um tanque novo e o mesmo veio sem a conexao de retorno. Vi o esquema acima, gostaria de montar e saber de dá certo, podes me ajudar???

canibal
29/11/2016, 00:57
Meu amigo, além do trivial, bota uma capota de fibra. tira uns 800kg dela. consumo vai para uns 9 na cidade!!!