Conectar

Ver Versão Completa : troller 3.0 estoura motor por estar sem agua

AMGOLDONI
18/10/2012, 10:27
dae pessoal

tenho um amigo meu , que por ventura estorou o motor do troller 3.0 dele , mas ai vem a explicacao

o troller tem sensor de temperatura de agua somente ,

o troller do rapaz , numa trilha , quebrou a ventuinha , e acabou furando o radiador , assim vazando toda a agua , depois vindo pra casa na rodovia , fodeu o motor , mas o marcador de temperatura estava zerado , pois nao tinha agua pra marcar a temperatura

q q da de ser feito nesse caso , colocar um sensor de temperatura no cabeçote ? aqueles de ferro ? , pois isso pode acontecer com qualquer um

e o estrago no bolso é graudo , alguem ja aconteceu algo do genero , ou alguem ja fez algo pra melhorar essa parte ?

Spike
18/10/2012, 10:57
Sempre fico com receio de todo o sistema de arrefecimento, até porque o 2.8 não tem nada de eletrônico.
Um amigo instalou o kit de motitoramento para a Defender dele, entre os sensores, o que mais chamou a minha atenção foi a instalação de uma bóia no reservatório de água. Vi relatos no fórum tbm que o pessoa instala um sensor para avisar se está tudo ok com o nível de água

Esquema de monitoramento - Ver o Watchdog
SUKYS - Tecnologia Eletrônica (http://www.sukys.com.br/produtos/produtos.html)

Descrição da instalação
http://mylandroverdefender.blogspot.com.br/2009/10/sistema-de-monitoracao-do-motor.html

Sensor com alerta sonoro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html

Acredito que seja simples a adaptação para Trollers

Frederico Mendes
19/10/2012, 19:39
Sempre fico com receio de todo o sistema de arrefecimento, até porque o 2.8 não tem nada de eletrônico.
Um amigo instalou o kit de motitoramento para a Defender dele, entre os sensores, o que mais chamou a minha atenção foi a instalação de uma bóia no reservatório de água. Vi relatos no fórum tbm que o pessoa instala um sensor para avisar se está tudo ok com o nível de água
Esquema de monitoramento - Ver o Watchdog
Descrição da instalação
My Defender: Sistema de Monitoração do Motor (Watchdog) (http://mylandroverdefender.blogspot.com.br/2009/10/sistema-de-monitoracao-do-motor.html)
Sensor com alerta sonoro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html
Acredito que seja simples a adaptação para Trollers

Spike ta aí uma boa ideia...
Pretende fazer algo parecido com a sua viatura???
Acabei de enviar uma mensagem para a 'Surkys' pedindo maiores informações.

rsc
19/10/2012, 20:48
qual seria a tampa adequada?
acredito que o sistema seja fácil de fazer!

AMGOLDONI
22/10/2012, 09:31
hmmmmmm otima ideia mesmo , pois gastar 10 mil em um motor por nao fazer uma precaucao é cagada enorme, vou me informar sobre isso

Spike
22/10/2012, 09:46
Spike ta aí uma boa ideia...
Pretende fazer algo parecido com a sua viatura???
Acabei de enviar uma mensagem para a 'Surkys' pedindo maiores informações.

Concerteza irei pensar pelo menos em algum tipo de sensor para o reservatório de água, talvez o pessoal da SUKYS diga que dá para adpatar para o Troller.
Se não me engano o kit custa em torno de R$300,00.

AMGOLDONI
23/10/2012, 11:31
eu vi esses tempos atras em algum site 4x4 , um sensor que mede a temperatura do ferro
mas ja pesquisei por todos os sites que me lembro e nao consegui achar

ele tinha um suportinho de ferro que ia preso em qualquer parafuso do cabeçote , e ia dentro do veiculo um mostrador digital , bem interessante , se nao me engano era uns 250,00 , mas como n omeu 2.8 nao precisava , que ja era no bloco , nao dei bola , agora no 3.0 vou precisar e nao consigo mais achar .

alguem mais ja viu ????

Frederico Mendes
23/10/2012, 11:51
eu vi esses tempos atras em algum site 4x4 , um sensor que mede a temperatura do ferro
mas ja pesquisei por todos os sites que me lembro e nao consegui achar

ele tinha um suportinho de ferro que ia preso em qualquer parafuso do cabeçote , e ia dentro do veiculo um mostrador digital , bem interessante , se nao me engano era uns 250,00 , mas como n omeu 2.8 nao precisava , que ja era no bloco , nao dei bola , agora no 3.0 vou precisar e nao consigo mais achar .

alguem mais ja viu ????

Amgoldani, seria este pessoal??

Descrição da instalação
My Defender: Sistema de Monitoração do Motor (Watchdog) (http://mylandroverdefender.blogspot.com.br/2009/10/sistema-de-monitoracao-do-motor.html)
Sensor com alerta sonoro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...a-de-agua.html (Alarme de falta de água) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html)

abreu
23/10/2012, 11:51
Quem tem Troller deveria saber que o sensor de água fica após a bomba dágua.
Logo, em caso do marcador de temperatura baixar, deve-se parar o carro imediatamente e chegar a água do radiador.

Caso tenha água no reservatório, pode ter sido a bomba dágua que foi para o espaço.

Eu sempre digo isso a todos os proprietários de Troller: Se a temperatura baixar no painel, pare o carro imediatamente, pois não é normal.

Abraços.

AMGOLDONI
23/10/2012, 13:55
Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=1227620)

ta ai o produto rapaziada , show de bola isso , sem muita gambiarra , e da uma nocao exata de tudo , acho que é esse mesmo que vou comprar ,

sem cortes , emendas , e nada que prejudique a originalidade do veiculo

rsc
13/12/2012, 17:59
Alguem ja fez este "alarme" para a falta de aguá??

rsc
15/02/2013, 10:07
Bom pessoal é o seguinte comprei um sensor de temperatura para colocar no bloco do motor! ai me surgiu um grande problema em qual parafuso colocar o sensor??? para obter uma leitura mais precisa!!

AMGOLDONI
16/02/2013, 09:14
eu na minha opniao amigo , tem que ser em algum parafuso do bloco do motor , aonde trabalha os pistoes para voce ter uma temperatura mais exata , pois se colocar no cabeçote ( parte de cima do motor ) este espaço é muito vago , e geralmente a tampa do 3.0 é de plastico e do 2.8 aluminio o que nao vai lhe dar uma temperatura precisa

ache qualquer um parafuso no bloco , que seja uma rosca pra dentro assim do bloco que vai pegar mais facil o calor do bloco

rsc
21/02/2013, 15:32
eu tinha pensado exatamente isto, a minha ideia era parafusar perto da bomba de óleo, algum lugar em que tenha uma melhor leitura. Eu acho que o bloco nao tem uma temperatura uniforme então quero colocar no local em que a temperatura seja a mais alta possível.

Aguem sabe em qual parafuso colocar?? se possível fotos. Pois nao sei quase nada deste motor.

brunopalmas
07/03/2013, 10:40
Coloquei no meu troller 2.8 2003 a SPIA ELETRONICA DO DONATTI 4X4 e ficou perfeito, foi parafusado no cabeçote mesmo onde o manual indica e foram feitos varios teste na oficina e a temperatura indica com perfeição.

Quanto ao sensor de nivel dagua, o omega 92-97 possui esse sensor e se eu não me engano e o mesmo reservatorio de agua da S10 e dos trollers. o sensor fica na tampa do reservatorio. Vou da uma olhada nisso tambem.

AMGOLDONI
08/03/2013, 09:46
se voce olhar embaixo nas especificacoes, ele saiu aonde deve ser posto amigo

claro que seu lugar tbm da certo ,

mas vale a dica do donatti , pois eles fabricam o produto

segue abaixo

Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idProduto=1601999)

SPIA ELETRÔNICO EVO - MODELO 2013

Produto nacional desenvolvido pela Donatti Adventure.

Garantia de 1 ano contra defeito de fabricação.

A garantia não cobre danos por instalação incorreta, mal uso, ou danos no sensor.

Novidades do modelo EVO:

- Acionamento do alarme sonoro: acima ou abaixo da temperatura pré-ajustada.

- Com alarme sonoro incluso.

- Permite o ajuste da temperatura de monitoramento.

- Memoriza automaticamente o maior valor de temperatura.

- Ajuste do Tempo de atualização do display.

- Quando ligar o farol a Intensidade luminosa pode ser ajustável em 10 níveis de intensidade.

- Faixa útil de operação: (0 ~ 125)°C.

- Possui um alarme visual com LED vermelho que pisca quanto atinge a temperatura programada.

- Possui um alarme sonoro que é acionado quanto atinge a temperatura programada.

- Diâmetro nominal de 52 mm.

- Já acompanha o copo de plástico com fita dupla face para facilitar a fixação no painel.(NÃO PRECISA FAZER NEHUM FURO)

- Uso em tensão de 12V.

- Instalação interna.

- Resistente a água.

Medidor de temperatura do BLOCO OU CABEÇOTE DO MOTOR DO CARRO.

A principal função do SPIA ELETRÔNICO DIGITAL EVO é indicar o valor da temperatura (em C°) do bloco ou cabeçote do motor do veículo.

O medidor de temperatura SPIA ELETRÔNICO DIGITAL EVO registra automaticamente o maior valor de temperatura atingido pelo sistema.

É possível também configurar SPIA ELETRÔNICO DIGITAL EVO para que o mesmo acione o alarme sonoro acima ou abaixo da temperatura pré-ajustada pelo usuário.

A maioria dos veículos tem um medidor de temperatura, mas não tem capacidade para emitir um aviso sonoro quando existe um problema de aquecimento do motor.

O sensor original do carro monitora a temperatura da água dentro do motor, uma vez que o liquido de arrefecimento é perdido, o sensor para de marcar, e é neste momento que ocorrem os danos ao motor.

O sensor do SPIA ELETRÔNICO EVO, mantém a precisão até ao último grau, pois monitora com precisão a temperatura do metal do motor, com isso todas as causas de superaquecimento do motor são instantaneamente detectadas.

Este sistema, o SPIA ELETRÔNICO EVO, irá informar a temperatura externa do motor em tempo real.

Se o motor superaquecer alem da temperatura pré-ajustada pelo usuário, o SPIA ELETRÔNICO EVO vai começar a apitar continuamente, e o Alarme visual de led piscará para alertar o condutor.

O principal objetivo deste dispositivo é proteger o motor do carro contra superaquecimento.

Normalmente, a temperatura do motor vai aumentar alem da temperatura normal de funcionamento antes que sérios danos sejam causados ao motor.

Quando o SPIA ELETRÔNICO EVO detectar que a temperatura do motor ultrapassou o valor pré-ajustado, o equipamento acionará um bip contínuo e piscará o display, alertando o motorista que será capaz de julgar e tomar a decisão para reduzir a temperatura do motor (retardar ou parar o carro por um tempo).

Isto irá reduzir a possibilidade de que algum dano atinja o motor.

Benefícios:
• Prevenir reparação de motores caros devido a super aquecimento..
• Monitoramento em tempo real da temperatura do motor (independente do sensor de temperatura original do carro)
• Reduzir a probabilidade de aquecimento do motor .
• Pode ajudar a evitar o superaquecimento devido a:
• Perda de liquido do sistema do radiador.
• Vazamentos de agua nos tubos e mangueiras do motor.
• Termostato com defeito.
• Obstrução no radiador ou mangueira .
• Bomba de água com defeito.

andredeveras
08/03/2013, 13:49
Sou só eu que tenho a impressão que, até a temperatura externa do bloco variar em um valor significativo, a parte interna já pode ter ido pro brejo? Será que não existem muitos fatores que podem fazer variar a temperatura externa do bloco? Lógico que precaução em excesso não vai atrapalhar, mas tenho dúvidas se um sensor de temperatura para o bloco ajudaria muito. Já um medidor para o nível da água, aí sim parece interessante. Em todo caso, como já foi citado aqui, se a temperatura baixou do nada, com o carro funcionando, já dá pra entender que a água vazou ou a bomba parou.

MARCELO T4
19/06/2013, 12:08
Pessoal comprei esse SPIA da Donati 4x4.

Alguém já instalou ? Funciona bem ? Em qual parafuso do bloco do motor colocar ?

Valeu

AMGOLDONI
20/06/2013, 11:35
Pessoal comprei esse SPIA da Donati 4x4.

Alguém já instalou ? Funciona bem ? Em qual parafuso do bloco do motor colocar ?

Valeu
dai marcelo blz , eu tenho tambem faz um tempao

funciona exatamente certo isso marcelo , é muito bom e confiavel , acho que vale o investimento

vou tirar uma foto

segue lugar que coloquei , e o lugar aonde esta no bloco , bem na parte da frente tem um parafuso no bloco , ali fou o melhor lugar sem nada para mudar a temperatura , antes tinha tentado em outros lugares sem êxito , esse deu certo

MARCELO T4
20/06/2013, 11:51

funciona exatamente certo isso marcelo , é muito bom e confiavel , acho que vale o investimento

vou tirar uma foto

segue lugar que coloquei , e o lugar aonde esta no bloco , bem na parte da frente tem um parafuso no bloco , ali fou o melhor lugar sem nada para mudar a temperatura , antes tinha tentado em outros lugares sem êxito , esse deu certo

Valeu AMGOLDONI.

O meu deve estar chegando nesse fim de semana.

jrmotta
23/06/2013, 22:45

vou tirar uma foto

AMGOLDONI,

A ligação foi feita através desse cabo mais claro, que aparece na foto 1?

Obrigado.

AMGOLDONI
24/06/2013, 11:17
AMGOLDONI,

A ligação foi feita através desse cabo mais claro, que aparece na foto 1?

Obrigado.
isso , aquele cabo branco é o cabo do spia

jrmotta
24/06/2013, 15:50
isso , aquele cabo branco é o cabo do spia

Obrigado, AMGOLDONI.

MARCELO T4
09/07/2013, 21:48

vou tirar uma foto

Boa noite AMGOLDONI.Poderia tirar uma foto com detalhe daonde fixou o sensor se nao for incomodar muito ? Meu mecanico fixou no parafuso da válvula termostática e a temperatura esta marcando 10 graus a menos que o relógio da temperatura normal chegando no máximo a 80 graus.Grato

AMGOLDONI
10/07/2013, 09:11
Boa noite AMGOLDONI.Poderia tirar uma foto com detalhe daonde fixou o sensor se nao for incomodar muito ? Meu mecanico fixou no parafuso da válvula termostática e a temperatura esta marcando 10 graus a menos que o relógio da temperatura normal chegando no máximo a 80 graus.Grato
tive esse problema tambem de colocar no mesmo parafuso

ai esta a foto do parafuso onde fixei que esta marcando certinho

É NUM PARAFUSO QUE TEM AO LADO DO NEGOCIO DA AGUA , ELE É DIRETO NO BLOCO

MARCELO T4
10/07/2013, 09:40
tive esse problema tambem de colocar no mesmo parafuso

ai esta a foto do parafuso onde fixei que esta marcando certinho

É NUM PARAFUSO QUE TEM AO LADO DO NEGOCIO DA AGUA , ELE É DIRETO NO BLOCO

Muito obrigado.

Off topic.E aí está gostando da geladeira/freezer da Arb ?

Abraço.

AMGOLDONI
10/07/2013, 10:27
Muito obrigado.

Off topic.E aí está gostando da geladeira/freezer da Arb ?

Abraço.

cara , tu leu meus pensamentos kkkk vou abrir um topico nesse momento para mostrar umas coisas absurdas dessa geladeira

de uma olhada ali no forum troller mesmo

jrmotta
30/09/2013, 01:31
Pessoal, alguém já conseguiu desenvolver um sensor de nível d'água para o Troller? Abs.

ivancgbsb
09/07/2014, 16:32
Tô na "briga" adaptando um.
https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller

Martin427
10/07/2014, 08:28
Tô na "briga" adaptando um.

Ivan, sem querer te desanimar, mas eu já vi reservatório de Defender expolodir por que o cara furou para colocar sensor.
Por segurança, ande com um reservatório novo no porta-malas por um tempo, até ter certeza que o furo que você fez não prejudicou a "estrutura" do plástico.

Pelas fotos, acho que você usou um vaso novo e ainda tem o antigo, mas, caso não tenha, é o mesmo da Courier zetec rocam pós-2007 e custa por volta de 100 reais na Ford.

Abraço,
Martin

ivancgbsb
11/07/2014, 15:56
Certo. Vou ficar de olho.
Comprei o reservatório na Tor Offroad via mercado livre. Aqui em Brasilia, nenhuma concessionaria Ford tinha, e custava uns R$ 135,00.

jrmotta
11/07/2014, 16:13
Certo. Vou ficar de olho.
Comprei o reservatório na Tor Offroad via mercado livre. Aqui em Brasilia, nenhuma concessionaria Ford tinha, e custava uns R$ 135,00.
Ivan,
Depois que intalar, envia umas fotos e posta os resultados.
Obrigado.

ivancgbsb
11/07/2014, 16:18
Já instalei.
Ainda não dei "calor" no Troller, mas está funcionando com um pequeno problema: nas curvas para a esquerda o Led acende.
Estou trabalhando no circuito de retardo, mas ainda não decidi se vou usar ou não.

jrmotta
11/07/2014, 16:24
Já instalei.
Ainda não dei "calor" no Troller, mas está funcionando com um pequeno problema: nas curvas para a esquerda o Led acende.
Estou trabalhando no circuito de retardo, mas ainda não decidi se vou usar ou não.
Beleza, Ivan.
Não tinha como colocar o sensor um pouco mais para baixo ou instalar na parte superior do reservatório, para evitar esse problema?

ivancgbsb
11/07/2014, 16:47
Pensei em colocar mais em baixo mas fiquei com medo de não conseguir colocar a abraçadeira no lugar. Depois vi que poderia ter sido mais em baixo. Vai ficar para a versão 2.0. kkkkk
E para usar um sensor de nível na parte superior tipo esse: Chave de Nível LC26M-40: R$26,00 - Chave Vertical c/ Cabo 40cm (http://icos.com.br/ChaveVerticalDeNivel/LC26M40/) não achei um local adequado. E também tem o problema do comprimento da haste do sensor.

jrmotta
11/07/2014, 21:59
Pensei em colocar mais em baixo mas fiquei com medo de não conseguir colocar a abraçadeira no lugar. Depois vi que poderia ter sido mais em baixo. Vai ficar para a versão 2.0. kkkkk
E para usar um sensor de nível na parte superior tipo esse: Chave de Nível LC26M-40: R$26,00 - Chave Vertical c/ Cabo 40cm (http://icos.com.br/ChaveVerticalDeNivel/LC26M40/) não achei um local adequado. E também tem o problema do comprimento da haste do sensor.
O ideal seria encontrar (se existir) uma tampa com sensor de nível que encaixe no vaso de expansão do Troller e que trabalhe com a mesma pressão.
Abs

guilhermeabreu
13/07/2014, 00:34
Eu coloquei em meu ENGESA ( MWM 2.8 )o sensor de nível do TEMPRA , comprei o reservatório do TEMPRA com sensor de nível e pronto , instalei tb , o RACETRONIX com sinal de alerta sonoro , já fui salvo por duas vezes e tem este SPIA ELETRÔNICO da DONATTI tb que é preso no motor , DAÍ NÃO TEM ERRO DE PERDER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO .

jrmotta
14/07/2014, 13:41
Eu coloquei em meu ENGESA ( MWM 2.8 )o sensor de nível do TEMPRA , comprei o reservatório do TEMPRA com sensor de nível e pronto , instalei tb , o RACETRONIX com sinal de alerta sonoro , já fui salvo por duas vezes e tem este SPIA ELETRÔNICO da DONATTI tb que é preso no motor , DAÍ NÃO TEM ERRO DE PERDER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO .

Boa dica, Guilherme.
Quantos psi de pressão tem a tampa do reservatório do Tempra?
Obrigado.

BACANÃO
04/12/2016, 11:38
Adquiri o sensor de temperatura do bloco (Donatti), apesar de ter lido na pagina 2 desse Post onde deve ser fixado o sensor no bloco, fiquei em duvida se la seria o melhor lugar pois ficaria logo atrás da ventoinha do radiador. Algum dos amigos poderia me orientar a respeito do melhor lugar para fixar esse sensor? Att

Troller Negão 2010 3.0.

fabrostim
05/07/2018, 15:17
Reativando o tópico. Acabo de adquirir este sensor aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753148155-medidor-temperatura-bloco-motor-cabecote-carro-digital-tb10-_JM. Ainda vou instalar mas desde já queria saber qual o melhor lugar para instalar o sensor no bloco e qual a temperatura ideal de trabalho do mesmo. Abraços.

Walter da Camper
05/07/2018, 16:19
O sensor deve ser instalado no cabeçote, que é a parte mais quente do motor e a primeira a receber o esforço térmico nas situações que levam ao superaquecimento.

Dê preferência a um ponto onde não receba ar direto da ventoinha ou muito próximo ao coletor de escape, de modo a eliminar as influências externas na medição.

A temperatura ideal vai depender do ponto onde for instalado. Isso vc vai descobrir pela experiência nas primeiras viagens após a instalação. E não se assuste com a amplitude das variações. O meu ia de 93°C na marcha lenta, até 118°C subindo serra. Enquanto isso aquele ponteiro safado do painel mal saia do lugar.

Com esse termômetro vc vai conhecer uma verdade que os antigos caminhoneiros já sabiam há décadas, mas que os painéis de carros vem escondendo da gente nos últimos anos: a temperatura do motor diesel é diretamente proporcional ao esforço momentâneo do motor: é só pegar uma subidinha que a temperatura aumenta imediatamente e basta aliviar o pé e ver os dígitos caírem.

Reativando o tópico. Acabo de adquirir este sensor aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753148155-medidor-temperatura-bloco-motor-cabecote-carro-digital-tb10-_JM. Ainda vou instalar mas desde já queria saber qual o melhor lugar para instalar o sensor no bloco e qual a temperatura ideal de trabalho do mesmo. Abraços.

fabrostim
05/07/2018, 19:02
O sensor deve ser instalado no cabeçote, que é a parte mais quente do motor e a primeira a receber o esforço térmico nas situações que levam ao superaquecimento.

Dê preferência a um ponto onde não receba ar direto da ventoinha ou muito próximo ao coletor de escape, de modo a eliminar as influências externas na medição.

A temperatura ideal vai depender do ponto onde for instalado. Isso vc vai descobrir pela experiência nas primeiras viagens após a instalação. E não se assuste com a amplitude das variações. O meu ia de 93°C na marcha lenta, até 118°C subindo serra. Enquanto isso aquele ponteiro safado do painel mal saia do lugar.

Com esse termômetro vc vai conhecer uma verdade que os antigos caminhoneiros já sabiam há décadas, mas que os painéis de carros vem escondendo da gente nos últimos anos: a temperatura do motor diesel é diretamente proporcional ao esforço momentâneo do motor: é só pegar uma subidinha que a temperatura aumenta imediatamente e basta aliviar o pé e ver os dígitos caírem.

Muito obrigado Walter, foi de extrema competência e de grande esclarecimento. Abusando, vou lhe perguntar algo mais: se a temperatura pode ir próxima de 120°, e o mostrador do sensor adquirido marca no máximo 125°, qual o valor ideal que você configuraria para o alarme soar?
Grato desde já, mais uma vez.

Walter da Camper
05/07/2018, 20:26
Essa configuração vai depender da experiência prática, porque cada local em que se fixa o sensor terá um comportamento térmico diferente.
Na primeira viagem que fizer depois de instalado, vc observa até que temperatura ele vai chegar depois que passar por um longo trecho de aclive. Por exemplo, se chegar a 113 e ao final começar a cair, vc configura para alarmar com 115.
Vai chegar o dia que ao pegar longos trechos de serra ele vai encher o saco alarmando e vc terá que elevar a temperatura de alarme. É tudo determinado pela experiência prática.

No meu Troller, que também era 2010, eu acabei escolhendo um ponto muito perto do coletor de escape. Meu sensor era um pequeno bastão, pouco mais fino do que uma caneta e foi possível inseri-lo num furo de rosca vago e ele ficou todo para dentro da massa metálica do cabeçote, sem contato com o ar externo. A precisão e a velocidade de resposta ficaram excelentes, mas a temperatura ficou muito próxima do limite do instrumento. No final estava configurado para alarmar com 122.

O sensor está na primeira foto, dentro do buraco coberto com silicone vermelho.
Tem a opção de instalar do lado oposto, num dos parafusos que segura o coletor de admissão, mas nesse caso a variação será bem mais lenta. O ideal é achar um ponto no topo do cabeçote, perto dos bicos.

559679559680

Muito obrigado Walter, foi de extrema competência e de grande esclarecimento. Abusando, vou lhe perguntar algo mais: se a temperatura pode ir próxima de 120°, e o mostrador do sensor adquirido marca no máximo 125°, qual o valor ideal que você configuraria para o alarme soar?
Grato desde já, mais uma vez.

fabrostim
05/07/2018, 22:01
Essa configuração vai depender da experiência prática, porque cada local em que se fixa o sensor terá um comportamento térmico diferente.
Na primeira viagem que fizer depois de instalado, vc observa até que temperatura ele vai chegar depois que passar por um longo trecho de aclive. Por exemplo, se chegar a 113 e ao final começar a cair, vc configura para alarmar com 115.
Vai chegar o dia que ao pegar longos trechos de serra ele vai encher o saco alarmando e vc terá que elevar a temperatura de alarme. É tudo determinado pela experiência prática.

No meu Troller, que também era 2010, eu acabei escolhendo um ponto muito perto do coletor de escape. Meu sensor era um pequeno bastão, pouco mais fino do que uma caneta e foi possível inseri-lo num furo de rosca vago e ele ficou todo para dentro da massa metálica do cabeçote, sem contato com o ar externo. A precisão e a velocidade de resposta ficaram excelentes, mas a temperatura ficou muito próxima do limite do instrumento. No final estava configurado para alarmar com 122.

O sensor está na primeira foto, dentro do buraco coberto com silicone vermelho.
Tem a opção de instalar do lado oposto, num dos parafusos que segura o coletor de admissão, mas nesse caso a variação será bem mais lenta. O ideal é achar um ponto no topo do cabeçote, perto dos bicos.

559679559680

Entendido. Meu muito obrigado.