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Ver Versão Completa : Bucha 1,5" do Samurai



Caveira
25/08/2005, 10:11
Amigos Suzukeiros, estou querendo colocar no meu samuca aquelas buchas de poliuretano de 1,5 polegadas.
Aí eu pergunto:

- precisa mexer em alguma coisa a mais, como os amortecedores ?
- fica bom o resultado ?

Obrigado

billj
25/08/2005, 11:11
Sim, tem que mexer nos amortecedores.

O volante vai ficar mais bobo, por ter mexido com o caster.

Abraços,

Caveira
25/08/2005, 11:42
Mas o que teria que fazer para ficar bom mesmo ?

Fábio
25/08/2005, 12:31
1° - Aumentar os amortecedores
2° - Reposicionar a barra longitudinal para corrigir o caster

Mas se for fazer isso, é porque está querendo evitar gambiarras (que são os calços) então parte logo para molas maiores e faz tudo direito desde o começo.

[]´s

Caveira
25/08/2005, 12:38
Então colocando só molas maiores e aumentando os amortecedores já fica bom ?!

Fábio
25/08/2005, 12:40
Não.....

Se não quiser o caster, tem que reposicionar as barras.

[]´s

Fábio
25/08/2005, 12:42
Ou conviver com o carro "passarinhando"....

Muita gente se acostuma com isso, veja o pessoal dos Engesa: Muito dificil ver alguém que coloca as molas maiores da Rota4x4 e corrige esse angulo.

[]´s

Caveira
25/08/2005, 12:43
Vc pode me passar uma relação do que fazer ?

Fabil
25/08/2005, 20:29
Caveira...
ao invez de colocar calco de 1,5 na frente, ponha no maximo 1 pol, senao o caster vai pro saco e seu samurai vai virar passarinho nas estradas..

atras ponha calco de 1,5 e coloque amortecedores dianteiros de Kombi clipper..

agora se quiser fazer corrijindo o caster, precisa mandar fazer novas barras longitudinais sob medida p/ o quanto quer levantar , coisa que nao sai barato, entao só vale a pena se for jogar a suspensao nas alturas ... dai muda-se tb molas, faz sob medida e amortecedor...

T+

Caveira
26/08/2005, 10:43
Então só mandando fazer a bucha de 1 polegada para a dianteira, 1,5 para a traseira com amortecedores da Kombi Clipper já resolve ?
Eu só quero levantar um pouco o jipe e estou estudando de comprar pneus 235/75 (isso qdo conseguir uns $$$, claro !).

E trocando somente as molas por maiores ?

Fabil
26/08/2005, 15:44
exatemente... aumenta e pouco e nao prejudica tanto o caster.
se vc colocar molas maiores, tb resolve e nao precisa de fazer os calcos de pu
T+

Caveira
26/08/2005, 15:48
Gostei da idéia das molas maiores, o que vc me recomenda ?
É só colocar as molas ? Precisa mexer nos amortecedores ?

Mais uma vez obrigado Fabil !

Helio Oliveira
26/08/2005, 18:52
Fala Caveira

Troque uma ideia com o Jeanilson e Samukanvas aqui do forum eles tem Samuka 97/98 com pneu 31"

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7745

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11306

[]´s

ricardo sabóia
26/08/2005, 23:23
Pneus 235/75 no samurai? Ele vai ficar muito "preguiçoso" ! Se for botar esses pneus, pense em trocar também a cx.trasnf. pela do samurai feixe e colocar o kit de redução.Quanto aos calços, e não colocaria!!! Quando tinha o meu samurai, coloquei e realmente além dele ficar instável, esses calços causaram shime, causando muito desconforto em estradas com ondulações.Siga o conselho da moçada aqui do fórum, procure evitar gambiarras e tente fazer tudo na boa p/ não se arrepender depois.

Abraços, Ricardo - Jimny/2001.

Caveira
02/09/2005, 17:36
Putz, já não sei mais o que faço, vejam só os conselhos que pedi e com as respostas :


Caveira para Samukanvas, Jeanilson e Bill:

Estou com um dilema quanto ao meu Samuca, e me indicaram falar com você.
Tenho um 97 helicoidal, e não faço trilha, e se fizer vai ser pouca, na realidade comprei o carro em abril. Mas seu uso é quase que totalmente na cidade, e quero de vez em quando pegar uma terra.
Gostaria de colocar uns pneus mais largos, para ficar mais envocado, e pesquisei os 235/75 - 15, e aí pensei em dar uma levantada nele, mas queria fazer uma coisa certa, e sem comprometer muito a instabilidade, conforto, etc.
Já me indicaram os calços de 1,5 pol., depois me disseram para colocar 1,0 na frente e 1,5 atrás com amortecedores de kombi, trocar só as molas por maiores, disseram que tem que mexer no caster, nas barras, enfim, falaram muitas coisas...
O que quero mesmo é saber o que posso fazer, que medida de pneu fica legal para ficar mais envocado, mas sem mexer em outras coisas, uma solução econômica e rápida, sem comprometer também a agilidade do carro, nada de trocar a cx de transferência, etc...
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Resposta do Samukanvas:

Pra samurai é difícil arrumar um pneu misto porque os mistos são geralmente grandes.... eu acho que um 235 é bom e não vai atrapalhar muito. O meu estepe é um misto 265/70 15, então a roda aguenta.

Dependendo da altura que vc quiser, não precisa mexer em caster. Meu carro tem calço e suspensão alta (+- 4 Pol no total) e não foi feito caster. Se colocar calços de 2 polegadas é capaz de precisar mexer nos amortecedores, nunca fiz essa experiência.... Eu, se fosse vc, colocaria os pneus mistos 235 e um calço de carroceria ou de molas de 1 ou 1,5 pol. Vai dar um visual mais agressivo e vai ajudar a suspensão a trabalhar mais um pouco nas trilhas sem comprometer o uso diário. Os amortecedores podem sentir essa diferença dos calços, mas só se fizer trilhas com erosões mais fundas. De qualquer forma, o melhor cara de suzuki no fórum é o bill.... esse é bom! Dá uma confirmada com ele

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Resposta do Jeanilson:

Se você não quer mexer muito na viatura, aconselho o seguinte: primeiramente fique com pneus 215/75-15, no máximo, pois com pneus 235/75-15, sem mexer na transmissão, o jipinho vai ficar muito "xoxo", sem força.

Á respeito da suspensão, uma boa fórmula é na traseira calços de 1,5" com amortecedores da Kombi Clipper e na frente calços de 1,5" (ou as molas traseiras do Voyage, que são 1" maiores do que as originais do Samuca) e extensores nos amortecedores originais.

Qualquer dúvida à mais é só procurar!
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Caveira ainda para Bill:

Me indicaram você para me dar uns conselhos, se não for incômodo...
Escrevi uma mensagem para o Jeanilson e o Samukanvas, sobre umas dúvidas quanto a uns pneus que fiquei interessado em colocar, mas queria saber se tem que alterar a suspensão pra isso.
Segue abaixo minha mensagem para eles, e em seguida a resposta de cada um.

Resposta do Bill:

Dá para subir com a suspensão do carro até 1,5", mais que isso terá problemas com caster.

Caveira de novo para Bill:

Então posso colocar os 235/75, e calços de 1,5 somente, e vai ficar legal, sem ter que mexer em cáster, barras, cx de transferência, amortecedores ???

Resposta do Bill:

Não sei, nunca usei pneu tão pequeno.........

Caveira
08/09/2005, 17:11
Puxa vida, ngg fala mais nada pra mim ???? :cry:

Fabil
08/09/2005, 18:22
Caveira..

receita de bolo p/ vc..

atras: calcos de 1,5 + mola original ou molas traseiras de verona/apollo com kit gas ( obvio, sem calcos) + amortecedores dianteiros de Kombi clipper

frete: calcos de 1 ou 1,5 + molas originais ou molas traseiras de Voyage ( para 1pol) ou molas de voyage + calcos de 0,5 pol. amortecedor original.

pronto... fazendo isso vc NAO terá problemas de caster ou shimmy ( exceto se sua suspencao estiver com outros problemas, como buchas, rolamentos, etc,... já gastos e que elevando irá potencializar o shimmy)

T+

Caveira
09/09/2005, 11:03
Grande Fabil !!!

Nesta receita de bolo posso colocar os 235/75 - 15 também ?


Valeu !

Fabil
10/09/2005, 10:16
pode.... só que os 235 como a galerá ja disse o desenpenho vai ficar pior... 5 marcha vc vai usar somente em descidas...hheheehehhe mas dá p/ usar.. vc acostuma,,

T+

Caveira
10/09/2005, 11:51
Valeu brother !!!