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Ver Versão Completa : Ventoinha radiador & água sumindo



Antonio11
16/10/2012, 16:45
Olá amigos, esse é meu primeiro post, tenho a seguinte pergunta. Tehno um Pajero Sport diesel M/T 2002/2003. Ligando o motor, de manhã, com motor completamente frio e carro parado o ventilador do radiador entra em funcionamento e va logo em velocidade. Desculpe a pergunta trivial mas é normal isso? Parece não ter muito sentido... Também faz um tempo que o fluido de arrefecimento some do reservatório depois de rodar só 10/15km. As duas coisas podem ser ligadas? Muito obrigado.

Anderson07
17/10/2012, 08:55
Olá amigos, esse é meu primeiro post, tenho a seguinte pergunta. Tehno um Pajero Sport diesel M/T 2002/2003. Ligando o motor, de manhã, com motor completamente frio e carro parado o ventilador do radiador entra em funcionamento e va logo em velocidade. Desculpe a pergunta trivial mas é normal isso? Parece não ter muito sentido... Também faz um tempo que o fluido de arrefecimento some do reservatório depois de rodar só 10/15km. As duas coisas podem ser ligadas? Muito obrigado.

Não tem ligação uma com a outra, apesar de fazerem parte do sistema de arrefecimento, mas são itens isolados. a ventoinha (helice) ela deve funcionar somente quando atingi uma temperatura para a embreagem viscosa travar, para testa-la, basta estar com o carro frio e com ele DESLIGADO, e tente movimentar a hélice se ela mover com facilidade estar normal. No caso que você falou que ela quando você liga o carro ela ja esta rodando é normal, mas se você perceber ela não esta girando na rotação total (acompanhado o motor) ela gira, mas em rotação mais baixa, você ate consegue parar ela com a mão.

Em questão da água, tem que conferir se tem mangueira furada, ou se esta vazando em algum outro lugar, funcione o carro e va no radiador e abra a tampa do radiador, e confira se a água esta borbulhando mesmo com carro frio, ou se esta normal. Caso esteja borbulhando você esta com problema na junta de cabeçote, e isso pode esta fazendo baixar água.

Confira esses itens e poste para podermos acompanhar.

Abraços

Antonio11
22/10/2012, 22:26
Não tem ligação uma com a outra, apesar de fazerem parte do sistema de arrefecimento, mas são itens isolados. a ventoinha (helice) ela deve funcionar somente quando atingi uma temperatura para a embreagem viscosa travar, para testa-la, basta estar com o carro frio e com ele DESLIGADO, e tente movimentar a hélice se ela mover com facilidade estar normal. No caso que você falou que ela quando você liga o carro ela ja esta rodando é normal, mas se você perceber ela não esta girando na rotação total (acompanhado o motor) ela gira, mas em rotação mais baixa, você ate consegue parar ela com a mão.

Em questão da água, tem que conferir se tem mangueira furada, ou se esta vazando em algum outro lugar, funcione o carro e va no radiador e abra a tampa do radiador, e confira se a água esta borbulhando mesmo com carro frio, ou se esta normal. Caso esteja borbulhando você esta com problema na junta de cabeçote, e isso pode esta fazendo baixar água.

Confira esses itens e poste para podermos acompanhar.

Abraços

Olá, obrigado pela resposta e as dicas. Fiz todos esses testes. A hélice parece funcionar bem.

As mangueiras e as braçadeiras parecem estar em bom estado. A água não esta borbulhando mesmo com carro frio. Não tenho fumaça branca saindo do escapamento e o motor não super aquece. O ponteiro da temperatura fica bem um pouco abaixo do meio. Também troquei a tampa do radiador com uma nova original mas não resolveu... Todos o dias preciso completar com pelo menos 300/350ml de fluido no reservatório... Estou pensando na válvula termostatica... é possível? Obrigado

Anderson07
23/10/2012, 00:12
Olá, obrigado pela resposta e as dicas. Fiz todos esses testes. A hélice parece funcionar bem.

As mangueiras e as braçadeiras parecem estar em bom estado. A água não esta borbulhando mesmo com carro frio. Não tenho fumaça branca saindo do escapamento e o motor não super aquece. O ponteiro da temperatura fica bem um pouco abaixo do meio. Também troquei a tampa do radiador com uma nova original mas não resolveu... Todos o dias preciso completar com pelo menos 300/350ml de fluido no reservatório... Estou pensando na válvula termostatica... é possível? Obrigado







O mais provavel é que tenha um vazamento, olha faça um teste, compre corante acafrao,ou corante mesmo aquele vermelhinho coloque uns 3 a 5 pacotinhos e com carro quente, olha se tiver algum vazemento vai para, no outro dia verifique se ainda vai ser necessario completar. caso isso ocorra voce tera mais uma alternativa que sera colocar pressao no sistema de arrefecimento para poder descobrir onde esta vazando, tambem seria bom conferir o aperto do cabeçote, qual a KM que o carro se encontra

Antonio11
23/10/2012, 08:13
150.000 Km...

Anderson07
23/10/2012, 08:21
150.000 Km...

faz o que eu te falei e veja se vai te ajudar a resolver

Antonio11
03/11/2012, 01:27
faz o que eu te falei e veja se vai te ajudar a resolver

Bom, demorei algum tempo para fazer esses testes e não adiantou. Fiz três vezes o teste de pressão com três bombas diferentes sem resultado. Aí resolvi levar o carro para a concessionária e ficou ali três dias, fizeram vários testes e no final acabaram condenando o cabeçote. Porém o mesmo mecânico me aconselhou de tentar usar antes um bom selador de radiadores, tipo aquele da Wynn's, da STP ou da ACDelco. Ele me disse que um seu amigo teve o mesmo problema no cabeçote e usando este selador resolveu e ele conseguiu continuar por muito tempo.
Alguém já tentou usar um desses produtos para o cabeçote??? Obrigado!

Junior-L200Power
03/11/2012, 01:59
Parceiro, a tampa do seu radiador é nova ou já ta bem usada??
Pq já aconteceu comigo de a tampa do radiador de minha L200 ter perdido a pressão e a água tava evaporando por ela!!
Foi so trocar a tampa do radiador por uma nova de mesma pressão que é 0,9bar, que a agua parou de sumir!!

Abraço...

Antonio11
03/11/2012, 11:39
Parceiro, a tampa do seu radiador é nova ou já ta bem usada??
Pq já aconteceu comigo de a tampa do radiador de minha L200 ter perdido a pressão e a água tava evaporando por ela!!
Foi so trocar a tampa do radiador por uma nova de mesma pressão que é 0,9bar, que a agua parou de sumir!!

Abraço...

Foi a primeira coisa que troquei, uma nova original, mas não resolveu... Obrigado!

Junior-L200Power
03/11/2012, 21:50
Já verificou se não está vazando no reparo da bomba dágua??

Antonio11
05/11/2012, 23:39
Já verificou se não está vazando no reparo da bomba dágua??

Já foi verificada... infelizemente parece ser cabeçote mesmo...

Junior-L200Power
06/11/2012, 15:34
Já foi verificada... infelizemente parece ser cabeçote mesmo...

Poxa que pena, mas boa sorte aí amigo!!

Abraço!!

Antonio11
06/11/2012, 17:51
Poxa que pena, mas boa sorte aí amigo!!

Abraço!!

Obrigado pela ajuda! Abraço