Conectar

Ver Versão Completa : Filtro Esportivo em Jeep Willys 1954 - Motor Hurricane 4cc

RafaelSC
16/10/2012, 16:32
Boa tarde pessoal. Sou novo no Forum e este é o meu primeiro Topico.
A minha duvida é o que o proprio título já diz:
O que vocês me falam sobre colocar um Filtro Esportivo Cônico em um Motor Hurricane 4cc do meu Willys 1954?
Como pode ser feita a adaptação?
Obs: O Jeep não é utilizado para trilhas. Apenas ando com ele na cidade.

Abraços.

Rafael.

Jacimar
17/10/2012, 04:48
O que vocês me falam sobre colocar um Filtro Esportivo Cônico em um Motor Hurricane 4cc do meu Willys 1954?

Abraços.

Rafael.

Bom dia prezado ! na minha modesta opinião não acho que ficará bom, esses fitlros esportivos não filtram bem e ficará um pouco incoerente com o motor do Jeep ( motor antigo com filtro moderno ) , mas, por incrível que pareça, eu já instalei um filtro desses no CJ58 da minha exposa ! o filtro de ar a à óleo dela já estava tão ruim que a opção mais rápida foi essa mesmo, comprei o filtro cônico de fluxo duplo em uma loja aqui da cidade e levei junto um carburador DFV228 velho que tenho a uma loja de borrachas, escolhi uma mangueira rígida de 90º cortando o excesso, prendi no carburador com abraçadeiras e pronto ! o filtro é leve e não precisa de suporte, deixei ele virado para o lado da ignição para pegar ar menos quente, gastamos cerca de R$100,00 nessa brincadeira, era para ser temporário mas está lá até hoje que eu saiba . . .
Não tenho fotos da empreitada mas não tem erro, boa sorte e um abraço !

Em tempo : vi outro dia no Mercado Livre um filtro desses que alegava ser para off-road, dê uma pesquisada !

Em tempo 2 : O som do motor com o filtro cônico é muito legal !

Em tempo 3 : A mangueira que utilizei, se não me falha a memória, era de turbina do caminhão MB 1318.

RafaelSC
17/10/2012, 11:50
Bom dia prezado ! na minha modesta opinião não acho que ficará bom, esses fitlros esportivos não filtram bem e ficará um pouco incoerente com o motor do Jeep ( motor antigo com filtro moderno ) , mas, por incrível que pareça, eu já instalei um filtro desses no CJ58 da minha exposa ! o filtro de ar a à óleo dela já estava tão ruim que a opção mais rápida foi essa mesmo, comprei o filtro cônico de fluxo duplo em uma loja aqui da cidade e levei junto um carburador DFV228 velho que tenho a uma loja de borrachas, escolhi uma mangueira rígida de 90º cortando o excesso, prendi no carburador com abraçadeiras e pronto ! o filtro é leve e não precisa de suporte, deixei ele virado para o lado da ignição para pegar ar menos quente, gastamos cerca de R$100,00 nessa brincadeira, era para ser temporário mas está lá até hoje que eu saiba . . .
Não tenho fotos da empreitada mas não tem erro, boa sorte e um abraço !

Em tempo : vi outro dia no Mercado Livre um filtro desses que alegava ser para off-road, dê uma pesquisada !

Em tempo 2 : O som do motor com o filtro cônico é muito legal !

Em tempo 3 : A mangueira que utilizei, se não me falha a memória, era de turbina do caminhão MB 1318.

Bom dia. Obrigado pela resposta... Eu estava precisando de ajuda...
Já li muito sobre isso e o que você diz é verdade. O filtro esportivo não tem uma grande capacidade de filtragem, porem, como o meu filtro e principalmente a mangueira não estão la essas coisas, o filtro esportivo vai até melhorar... Rsrsrs.
O único problema que estou tendo, é de achar a mangueira para adaptar o filtro...
Para colocar o filtro no seu jeep, você só tirou o original e colocou o conico? Não causa problemas? Não tem que ligar mais nada?
Abração e obrigado pela ajuda.

Rafael.

Jacimar
17/10/2012, 14:15
Boa tarde prezado ! o meu CJ64 aida está com o filtro original, aquele que é montado direto no carburador 228, meu motor é o BF-161, a instalação que fiz foi no da minha ex-esposa ( BF-161 também ), por isso não tenho como tirar foto no momento.
Mas não tem como errar, é só ir a uma loja de borrachas e mangotes ( deve ser mais fácil em SP ) e escolher uma que faça o trajeto que você quer e que seja compatível em diâmetro com o carburador, como esses motores antigos não possuem VPC ( ventilação positiva do cárter ) não tem como ser mais simples, como disse antes, no caso do Jeep da minha exposa, o mangote ficou com cerca de 25cm de comprimento total em um ângulo de 90º, virado para o lado do distribuidor, quando se pisa fundo no acelerador você escuta os 6 canecos pedindo gasolina, fica muito gostoso de dirigir . . . boa sorte e um abraço !

RafaelSC
17/10/2012, 14:30
Boa tarde prezado ! o meu CJ64 aida está com o filtro original, aquele que é montado direto no carburador 228, meu motor é o BF-161, a instalação que fiz foi no da minha ex-esposa ( BF-161 também ), por isso não tenho como tirar foto no momento.
Mas não tem como errar, é só ir a uma loja de borrachas e mangotes ( deve ser mais fácil em SP ) e escolher uma que faça o trajeto que você quer e que seja compatível em diâmetro com o carburador, como esses motores antigos não possuem VPC ( ventilação positiva do cárter ) não tem como ser mais simples, como disse antes, no caso do Jeep da minha exposa, o mangote ficou com cerca de 25cm de comprimento total em um ângulo de 90º, virado para o lado do distribuidor, quando se pisa fundo no acelerador você escuta os 6 canecos pedindo gasolina, fica muito gostoso de dirigir . . . boa sorte e um abraço !

Então é só tirar um e encaixar o outro né?
Obrigado pela ajuda...
Assim que puder, vou colocar fotos do meu cj.
Um abração!

Jacimar
17/10/2012, 15:19
Então é só tirar um e encaixar o outro né?
Obrigado pela ajuda...
Assim que puder, vou colocar fotos do meu cj.
Um abração!

Exato ! não há mais nada para conectar . . . as fotos serão bem vindas ! um abraço !

RafaelSC
18/10/2012, 14:04
Exato ! não há mais nada para conectar . . . as fotos serão bem vindas ! um abraço !

Eu esqueci de perguntar a parte mais importante...
Será que o filtro não causa nenhum problema no motor? Levando em consideração o fato de que o esportivo faz entrar muito mais ar que o original.
Obrigado pela paciencia e também pela ajuda.
Eu ainda vou precisar de mais ajuda, pois faltam uma capota e o painel do meu cj3b e não faço ideia de onde conseguir...
Um abração.

Rafael.

Paulo Limão
18/10/2012, 14:44
se for usar esse filtros esportivos cônicos, usa a mangueira de ar da belina/corcel, da certinho no carburador DFV228.

O problema maior desse tipo de filtro seria se vc fizesse trilha, andasse muito em estrada de chão, fora isso, andando só na cidade, não deve dá problemas no motor não.

[]'s

Jacimar
18/10/2012, 20:11
Eu esqueci de perguntar a parte mais importante...
Será que o filtro não causa nenhum problema no motor? Levando em consideração o fato de que o esportivo faz entrar muito mais ar que o original.
Obrigado pela paciencia e também pela ajuda.
Eu ainda vou precisar de mais ajuda, pois faltam uma capota e o painel do meu cj3b e não faço ideia de onde conseguir...
Um abração.

Rafael.

Boa noite prezado ! não há problema algum além do que já foi falado, a filtragem dele é deficiente, quanto a quantidade de ar/combustível não se preocupe, pois o DFV228 é do tipo "cuba ventilada" que resumidamente implica em mais ar = mais combustível, menos ar = menos combustível ! um abraço !

neudo
30/12/2012, 23:09

Abraços.

Rafael.

Rafael, saí fora destes filtros esportivos, a maioria são de péssima qualidade, depois de 2 a 3 lavadas o papel filtrante desmancha-se e adivinha para onde vão os espúrios, vou lhe dar uma dica, compre o filtro de ar completo da kombi nova, na concessionária está em torno de R$ 160,00 e o elemento filtrante é comum a vários veículos inclusive à S-10.
O meu jeep é à diesel, eu quase tive um problema sério com esse filtro esportivo, estava ralo e sugou respingos d'água foi por pouco um calço hidráulico. Outra coisa, o fluxo de ar forma um turbilhão concentrado quando conduzido por um tubo, no filtro esportivo a sucção é dispersa, serve para carros de arrancada onde o próprio motor com entradas individuais e mais combustível dosado exige que o ar seja aspirado dessa forma, livremente e em quantidades não controladas.
NEUDO

juleymar73
31/12/2012, 01:42
Rafael, saí fora destes filtros esportivos, a maioria são de péssima qualidade, depois de 2 a 3 lavadas o papel filtrante desmancha-se e adivinha para onde vão os espúrios, vou lhe dar uma dica, compre o filtro de ar completo da kombi nova, na concessionária está em torno de R$ 160,00 e o elemento filtrante é comum a vários veículos inclusive à S-10.
O meu jeep é à diesel, eu quase tive um problema sério com esse filtro esportivo, estava ralo e sugou respingos d'água foi por pouco um calço hidráulico. Outra coisa, o fluxo de ar forma um turbilhão concentrado quando conduzido por um tubo, no filtro esportivo a sucção é dispersa, serve para carros de arrancada onde o próprio motor com entradas individuais e mais combustível dosado exige que o ar seja aspirado dessa forma, livremente e em quantidades não controladas.
NEUDO
Ola amigo Neudo , vc disse que seu jeep e a diesel ? vc ja comprou assim ? ou adaptou ? pois vejo que mora aqui em Minas e se aqui e possivel essa adaptação?

Gilvan.BA
01/01/2013, 10:47
RafaelSC!
No meu jeep cara de cavalo que está com motor diesel e uso o filtro de ar da Kambi diesel que comprei baratinho num desmanche.
Veja fotos da adaptação que eu mesmo fiz.

387578387579

juleymar73
02/01/2013, 00:29
Gilvan , que motor e esse ??

Jacimar
02/01/2013, 05:18

Parece um Termoking . . .

juleymar73
02/01/2013, 23:50
Parece um Termoking . . .

Fala Jacimar, como esta as coisas ? e o que imaginei tambem, se eu tivesse um desses no meu verdão eu não saia de cima dele, era pro trabalho, roça que eu gosto muinto de ir, meu sonho hehehe.

Jacimar
03/01/2013, 06:46
Por aqui está tudo bem ! tá precisando chover na nossa região pra fazer pelo menos um passeio, não é ? se você está querendo colocar um diesel no seu Jeep, uma opção é o AP 1.9, um amigo adaptou um em uma saveiro e ficou muito bom, há alguma coisa no fórum sobre ele . . . não sei como fica o desempenho, mas tudo tem um compromisso não é ? um abraço !

Em tempo : quando eu for a Valadares te mando uma MP, se tiver disponibilidade podemos beber umas brejas . . . outro abraço !

Gilvan.BA
03/01/2013, 19:55
è um Thermo King sim. Eu tenho um motor de opala 4 CC guardado, pensei em substituir pelo motivo de despenho ser melhor, mas desistir por que eu adoro esse barulho do motor diesel mesmo com baixo desempenho