PDA

Ver Versão Completa : Reboque com cinta



Eduardo Velo
05/11/2003, 13:04
Galera da lama , lá vou eu de novo com assunto de reboque .
Em 1º lugar sei que é proibido rebocar com cinta , mas nesse ultimo passeio que estive , ninguém tinha cambão nem towbar , só cinta ...
Tivemos que rebocar um Toyotassauro , com problemas de alimentação de OD , desde a Terra Preta (Atibaia) até Guarulhos , trecho com 2 descidas fortes , principalmente depois do tunel da Mata Fria .

O pessoal que estava sendo rebocado estranhou qdo pedimos via rádio pra ajudar a segurar o puxador na descida , engatando uma marcha compatível com a velocidade e controlando na embreagem , ele relutou um pouco até que engatou e achou uma solução muito boa , pra quem não sabe taí a dica , a compressão do motor é que segura , e a lubrificação geral vai continuar acontecendo pq tudo vai estar em movimento . Lógico que tem situações que isso não é possível , cx de cambio quebrada , ou calço hid. por folga de anéis , entre outras ...

[]s rebocados com cinta ...

Edu

Eduardo Chaves
05/11/2003, 16:48
E ae Xará...

Boa Idéia de engrenar nas descidas :idea: , já que o freio num tem... hehehe...

Vc não foi com a Jabiraca no "passeio" ???

Pelo menos não vi fotos suas entre as que o Ernesto postou...

[]'s...

Eduardo Velo
05/11/2003, 18:37
Ae Xará , fui com um colega de Samuca , pula-pula , mas foi legal ...
Pena que passaram a máquina na trilha e estragou a brincadeira .

[]s ...

Giovani
05/11/2003, 20:55
... pra quem não sabe taí a dica , a compressão do motor é que segura...

:D Grande Eduardo!!!

:D Bela dica! Nessas horas nem lembramos dessas coisas "lógicas"... :lol:
:D Já reboquei com cinta outro CJ, que estava com a embreagem entupida de barro! Foram 120 quilômetros de aventura! :lol: Não teve jeito, estávamos sós e sem cambão! O meu Jeep puxava e o que vinha atrás freiava... O difícil é acertar essa sincronia... Eu acelerando e ele freando, ao mesmo tempo! :lol: :lol: Meu Jeep fez média 2,5 Km/l!!! :lol: :lol:
[]'s

Eduardo Velo
06/11/2003, 21:47
Giovani , tá me dando coceira , vou ter que perguntar .
Era só embreagem ruim que o CJ rebocado tinha ?? pq não veio mudando marcha no tempo ?
Rapaz , já quebrei cabo de acelerador e embreagem juntos no centro de Sampa ás 7:30 da noite com tudo fechado e vim com um transito fdp por 25 km , deixei acelerado , engatava 1º ligava o carro e ia embora , qdo dava o tempo colocava 2º , até ter que parar , aí desengatava , desligava e freava , esperava o transito andar e repitia tudo de novo ...

[]s curiosos ...

Giovani
06/11/2003, 22:07
Giovani , tá me dando coceira , vou ter que perguntar .
Era só embreagem ruim que o CJ rebocado tinha ?? pq não veio mudando marcha no tempo ?

:D Grande Eduardo!!!

:D Dãããã... A burrice não é tanta... :lol: :lol: :lol:
:D O barro travou as molas do platô, deixando a embreagem pressionada. O "piloto" percebeu que o jeep não tinha força, mas só viu o que tinha acontecido quando o disco estava pegando fogo! :o Ele pisou mais umas vezes na embreagem, que acabou trancando de vez, acionada! Ou seja, em 2ª marcha ele nem andava! :wink:
:D Já me aconteceu 3 vezes, de ficar sem embreagem, quando ainda tinha aquelas M* de varetas do acionamento original. Voltei pra casa na boa, trocando as marchas no tempo certo... E sem raspar! :wink:
[]'s

Eduardo Velo
09/11/2003, 21:00
Giovani , aproveitando o gancho que vc deixou , qdo era novo de trilha fiz uma dessas tbm , fiquei trocando marcha no meio do atoleiro , adivinha :?: fiquei exatamente na mesma situação do teu amigo , o barro secou com a caloria e travou com o pedal no fundo , tivemos que abrir a cx seca e cutucar jogando água .
Fica tbm essa dica , tentar não trocar marcha em atoleiro , vc afasta o disco do plato e acaba enchendo de barro .

[]s ...

Giovani
09/11/2003, 22:12
Fica tbm essa dica , tentar não trocar marcha em atoleiro , vc afasta o disco do plato e acaba enchendo de barro .


:D Grande Eduardo!!!

:D Acho que a melhor dica é vedar a capa-seca!!! :o Se entrar água já prejudica, o que dizer se entra barro?? :roll: Olha só, o meu companheiro de trilha, que tive que rebocar, simplesmente tinha "esquecido" de pôr a tampa inferior da capa-seca! :shock: :roll: Ele usa o motor do Opala 4 cil, que tem uma das piores capa-seca para se vedar! Assim como o GM 6 cil... :wink:
:D Tem que se vedar totalmante, usando silicone em todas as junções, e no furo que existe na parte mais baixa, colocar um parafuso, para abrir só depois da trilha! A coifa de borracha que existe na abertura do garfo, também deve estar perfeita, e com uma boa dose de silicone! :wink:
:D Além do problema de trancar as molas do platô, há desgaste prematuro do disco, o rolamento engripa, e se entrar só água, vc perde força, pois o disco vai patinar... :wink: Por isso é melhor vedar!
[]'s

Tatão
28/04/2005, 15:34
Já me aconteceu 3 vezes, de ficar sem embreagem, quando ainda tinha aquelas M* de varetas do acionamento original. Voltei pra casa na boa, trocando as marchas no tempo certo... E sem raspar!
[]'s



meu cj3 é quase todo original, inclusive essas m#@!erdas de varetinhas da embreagem. o que o senhor modificou no seu sistema???? motor, cambio, ou só mudou o sistema das varetas e o resto é original?????

Giovani
28/04/2005, 16:20
o que o senhor modificou no seu sistema???? motor, cambio, ou só mudou o sistema das varetas e o resto é original?????

:D Fala Tatão!!!

:o Pô, tô tão véio assim?? :lol: Senhor tá no céu... :D

:D Mudei só as ditas. Hoje eu recomendaria um sistema hidráulico. Custa menos do que se pensa e vale mais do que se imagina! :wink:
:) Mas se quiser trocar só por um sistema diferente, retire as tralhas. Faça uma haste, com um rolamento no meio. Parafuse esse rolamento na caixa, onde tem aquela bolinha do manejo original. Nessa haste, faça um furo em cada ponta. Na ponta de cima vc põe o cabo que vem do pedal, e na ponta de baixo vc põe o cabo que prende ao garfo da embreagem.
Ah sim, isso com pedaleiras suspensas (do Opala ou qualquer outro)... Aquelas nhacas originais joguei fora! :wink:

[]'s


PS.: Isso sim é tirar um tópico das cinzas.... :lol:

Tatão
16/05/2005, 18:46
muito obrigado pela resposta senhor, (ops!)
matou minha curiosidade, mas por enquanto vou ficar só na vontade, pois minha pedaleira tá original no chassi......


falow