Ver Versão Completa : Picape a diesel ainda vale a pena?
Srs,
Tenho uma ranger 2.8 e sei de todas as vantagens do motor diesel sobre o gasolina mas ultimamente tenho encontrado o diesel acima de 2,00 o litro. Na verdade o aditivado a 2,10 e o S50 nessa faixa tb enquanto a gasolina a 2,39.
Como preciso de uma dupla ou SW estou pesquisando se vale a pena pegar uma diesel e pagar a mais por isso ou ir direto para um V6 ou coisa assim...
Aguardo comentários.
neilsonhenriques
16/10/2012, 18:45
Como preciso de uma dupla ou SW estou pesquisando se vale a pena pegar uma diesel e pagar a mais por isso ou ir direto para um V6 ou coisa assim...
Vai depender do seu uso (rebocar ou carregar) e quanto você roda por mês.
Rodo em torno de 15.000 a 20.000 km por ano e nas minhas contas, não compensa ter carro a diesel, mesmo o Discovery fazendo entre 6,5 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada). A diferença no preço do carro (R$ 30.000 no meu caso) + seguro + IPVA não se amortizam tão cedo.
Se estiver falando de um carro diesel novo, a diferença é ainda maior, porque a manutenção pode ser absurda se der algum defeito nesse monte de sensores e filtros que botaram nos novos motores.
Com meia dúzia de contas você se decide rapidinho. :concordo:
Neilson
dalmolin
16/10/2012, 21:11
O que falta eh uma opçao forte de motor a gasolina.
Um V6 turbinado , nem digo V8, porque em terra de 1.4 flex isso eh impossivel.
Pensa num sonho de consumo aquela F150 V6 ecoboost.
Policarpo
16/10/2012, 22:03
No meu pto de vista quando aparecer uma pick up flex com opção de câmbio manual e tração 4x4 (+red) na faixa de 80 mil (CD) e uns 65 mil (CS)...ai já era.
Mesmo que o caboclo rode muito o modelo à diesel não vai compensar...ai vai ser opção mesmo, tara por motores com mais torques, etc...
Imaginem a se tivésses a nova Ranger, flex, XLS, 4x4, manual...se 4x2 ela custa 67 mil...com a tração iria pra uns 77mil (+10k pela tração...nem deve chegar a isso td)...com esses preços do diesel frente à gasolina...ai já era!!!
Os fabricantes não fazem isso porque iriam deixar de faturar horrores que ganham nos modelos diesel...
Eu não ia me incomodar nem um pouco por escolher uma versão flex 4x4 a preços nesses patamares...desistiria dos modelos diesel no ato.
Hj a Hilux Flex 4x4...é automática e completa, dai pedem caro por ela...~100mil...ai fica complicado. Tinham que oferecer a SR 4x4 flex com cambio manual com preço inferior a atual SRV Flex 4x2 Automática...
Vai que alguma montadora sai na frente e morde a demanda visando market share...com o aumento da competição isso poderia ocorrer...
MaurícioBsb
16/10/2012, 22:39
Pior, mais se as fábricas oferecessem um bom 4 cilindros e traçao 4x4 acho eu que venderia muito bem, taí a S10 que não medeixa mentir, mesmo 4X2 vende igual pão quente as 17:00h
pilotothiago
16/10/2012, 22:56
Eu ando meio desiludido por Pickups a diesel, a Bruta 4x4 é beberrona que so ela... Temos uma Hilux 2012 AT 4x4 a diesel e vou te falar, na cidade esta fazendo 9,5 e na estrada 10,5 , acho ela bem economica, mas seguro, IPVA, e preço de aquisiçao muito alto, ja o sogro do meu irmao tem uma 2011 4x2 AT a Gasolina, e meu irmao anda muito nela e bate o pe que ela faz 6,5 na cidade e 7,5 na estrada, entao se for fazer contas, A diesel nao compensa em hipotese nenhuma, é mais o tesao de se ter um carro a diesel...
O que ainda pesava à favor do diesel era a confiabilidade mecânica. Há algum tempo já deixou de ser e com a nova safra eletrônica e cheia de frescura, perdeu de vez nesse quesito.
O preço do diesel está nas alturas e a manutenção continua sendo mais cara. Fora o custo de aquisição, seguro, etc.
Na minha opinião, não está mais valendo à pena. Mas ainda vai um bom tempo até quebrar os paradigmas e ter uma redução de vendas significativa.
Mesmo para uso na empresa, vamos apostar numa movida à gasola... Ou cachaça, já que gasolina também é um produto em extinção...
Um bom V6 faz falta mesmo, pois não sofre com a caçamba cheia e acaba sendo mais econômico que um 4 cil.
[]'s
dojao campeao
17/10/2012, 12:01
Mesmo uma Triton Flex como a minha que bebe que nem uma esponja (4,5 km/l gasolina e 3,7 alcool uso urbano com ar) compensa para quem roda pouco (800 km/mês em média no meu caso) e não carrega muito pêso com frequência, pois a diferença do seguro é grande e o IPVA/manutenção um pouco menor. Porém sugiro que se compre usada (já com a maior desvalorização sofrida pelo 1º dono) e ainda atentar para a liquidez, pois vender depois é bem mais difícil que as a diesel. Por outro lado, "acelerar o Vseisão não tem preço"!
Além dos pontos já levantados, em minha opinião tem de levar em conta o quanto você vai rodar com o carro. No meu caso que ando uns 30milKM/ano a desvalorização da vtr diesel é bem inferior a do equivalente a gasolina. Na hora de vender um carro diesel com 150-180mil Km é relativamente fácil, já um a gasolina com essa kilometragem é um mico na mão. Quis apenas colocar uma variavel a mais na discussão. Abs.
Concordo com todos os amigos!
Agora eu uso na faixa de 250km semana. Queria uma dupla ou SW.
Investimento: 30mil.
Opções: hilux 2.8 dupla ou SW4 diesel/gas depende ano/estado.
Alguma outra opção?
Não quero: cherokee, pathfinder, etc.
Paulo_CW
17/10/2012, 12:36
Dilmar...
Tudo que os motores a diesel tinham a seu favor ao longo dos anos tem desaparecido... confiabilidade, custo de manutenção, valor do diesel e somado a isso o seguro.... sem dúvida não vale a pena...
Alem das vtrs, já comentadas... lembre-se da Pajero...
Se fosse optar pela SW4... tbm iria na gasolina.... a diferença no custo da compra é mais de 10mil
Veja só o sucesso q a Mit fez em lançar a triton flex.... a procura pelas usadas é bem maior q pelas diesel...
Bem lembrado da Pajero Paulo...
Agora desses motores yoyota, pajero a gasolina....prestam?
E o 2.8 da hilux, presta?
Alagoano
31/10/2012, 12:59
Dilmar...
Tudo que os motores a diesel tinham a seu favor ao longo dos anos tem desaparecido... confiabilidade, custo de manutenção, valor do diesel e somado a isso o seguro.... sem dúvida não vale a pena...
Alem das vtrs, já comentadas... lembre-se da Pajero...
Se fosse optar pela SW4... tbm iria na gasolina.... a diferença no custo da compra é mais de 10mil
Veja só o sucesso q a Mit fez em lançar a triton flex.... a procura pelas usadas é bem maior q pelas diesel...
Concordo Paulo,
Atualmente está cada vez mais inviável manter uma Picape/SUV Diesel. Quando se coloca na ponta do lápis os custos de manutenção, seguro e combustível, percebe-se que o único motivo de permanecer é a tara no motor diesel mesmo, pq o custo x benefício simplesmente desapareceu.
Esses motores atuais mais modernos estão se mostrando muito frágeis e beberrões, o Diesel S-50 já está com preço bem acima do etanol e próximo da gasolina.
Qual a real vantagem hoje do motor Diesel? Acho que praticamente só o torque bem maior em baixa rotação......e se os novos motores a gasolina turbo de injeção direta chegassem nas Picapes, será que as Picapes Diesel estariam com os dias contatos?
Não sei....mas que o abismo de custos entre motor gasolina e diesel só iria aumentar, isso tenho certeza...
E olha que já defendi motor diesel com unhas e dentes, mas depois de ver a evolução e eficiência da injeção direta de gasolina aliada ao turbo....revi muitos conceitos...rsrsrs...
TCHEIGOR
31/10/2012, 13:58
Uma vantagem além do torque é a maior durabilidade do motor.
Alagoano
31/10/2012, 15:00
Será que os motores diesel eletrônicos serão tão duráveis qto os mecânicos? E se assim ainda for, irá atingir uma parcela mínima de usuários, pois o que mais vejo são picapes diesel 4x4 com menos de 4 anos de uso nos pátios de usados...
Paulo_CW
31/10/2012, 16:12
Essa vantagem não existe ou não compensa mais com os motores modernos... obviamente comparando com motores de porte neh
Imperador!
31/10/2012, 19:57
Economicamente falando, dificilmente vale a pena um motor diesel hoje em dia. Os cálculos estão aí pra provar. Detalhes importantes como durabilidade, confiabilidade dos motores diesel estão ficando pra trás, ainda mais em dias que você pode gastar facilmente mais de R$ 3.000 chegando ao absurdo de R$ 15.000 se o problema for no DPF da Amarok, por exemplo.
Agora uma coisa é comparar um motor diesel super potente e super moderno como o que estamos tendo por aqui com essas carroças a gasolina que insistem em colocar nas picapes (honrosa exceção para a Triton V6). Comparar um motor 2.5L, de 4 cilindros, com míseros 20 kgfm (não lembro os dados precisos) e 173cv com um 3.2 diesel, turbo TGV é simplesmente covardia.
Isso levado em conta, os motores diesel ainda valem a pena sim, desde que você possa pagar por eles e para mantê-los. Em geral, quando se analisa a compra diesel e gasolina, se analisa não só o preço de aquisição e combustível, mas também o conjunto de itens que a picape possui e nesse caso, na minha leitura, comprar picape flex 4x2 é simplesmente dar um tiro no pé.
Picape 4x2 nem é picape, nem é carro de pista nem é sedan. É o típico carro que num dia de chuva pode ficar atolado na GRAMA.
O aspecto final da minha análise se dá no prazer de dirigir. Não vou mentir: dirigir o 3.5 V6 da Triton e Pajero Sport antiga é muuuito mais prazeroso que dirigir qualquer motor diesel com uma vantagem, é silencioso. Claro que não são só vantagens: cavalo anda, cavalo come. O consumo ainda precisa melhorar bastante. O consumo dos motores a gasolina no Brasil ainda é pior por causa dessa viadagem (desculpem o termo) de motor flex (mesma coisa do 4x2: nem presta na gasolina, nem presta no álcool) e da nossa própria gasolina (alguma coisa misturada com água e álcool). E a pior parte dos motores a gasolina no Brasil (falo de motores regulares, não de carros de ponta de linha) é o atraso tecnológico em que um simples comando de válvula variável demorou mais de 15 anos pra aparecer no Brasil, sendo que nos Estados Unidos é praticamente de série há 10 anos.
E atraso tecnológico não se coaduna com eficiência de consumo. Taí o 4D56 pra provar isso.
Pra concluir mesmo: hoje, eu não adquiro nenhum carro "grande" que não seja a diesel. Preconceito mesmo. Prefiro a grosseria do motor diesel e o coice do turbo. Respeito quem prefere o motor flex, mas ele não me parece uma decisão muito racional, sobretudo se pensando numa revenda, por exemplo (no mercado cearense, falo). No fim, me parece que quem compra uma picape com motor flex (se não for um MOTORZÃO) compra um flex porque não tem bala n'agulha pra comprar um diesel ou porque simplesmente não se assusta com o consumo absurdo desses motores.
Não me referi a ninguém diretamente nesse post. Não tive intenção de denegrir ninguém.
Abraços
Waldir Carlos
31/10/2012, 21:56
Taí um tema que vale a pena discutir. Respeito as opiniões contrárias, mas particularmente, "acostumei-me" com os veículos a diesel. Ainda mais, considerando que a minha "velhota" F-1000 é um trator. Rs.
[]s
Alagoano
01/11/2012, 01:55
Economicamente falando, dificilmente vale a pena um motor diesel hoje em dia. Os cálculos estão aí pra provar. Detalhes importantes como durabilidade, confiabilidade dos motores diesel estão ficando pra trás, ainda mais em dias que você pode gastar facilmente mais de R$ 3.000 chegando ao absurdo de R$ 15.000 se o problema for no DPF da Amarok, por exemplo.
Agora uma coisa é comparar um motor diesel super potente e super moderno como o que estamos tendo por aqui com essas carroças a gasolina que insistem em colocar nas picapes (honrosa exceção para a Triton V6). Comparar um motor 2.5L, de 4 cilindros, com míseros 20 kgfm (não lembro os dados precisos) e 173cv com um 3.2 diesel, turbo TGV é simplesmente covardia.
Isso levado em conta, os motores diesel ainda valem a pena sim, desde que você possa pagar por eles e para mantê-los. Em geral, quando se analisa a compra diesel e gasolina, se analisa não só o preço de aquisição e combustível, mas também o conjunto de itens que a picape possui e nesse caso, na minha leitura, comprar picape flex 4x2 é simplesmente dar um tiro no pé.
Picape 4x2 nem é picape, nem é carro de pista nem é sedan. É o típico carro que num dia de chuva pode ficar atolado na GRAMA.
O aspecto final da minha análise se dá no prazer de dirigir. Não vou mentir: dirigir o 3.5 V6 da Triton e Pajero Sport antiga é muuuito mais prazeroso que dirigir qualquer motor diesel com uma vantagem, é silencioso. Claro que não são só vantagens: cavalo anda, cavalo come. O consumo ainda precisa melhorar bastante. O consumo dos motores a gasolina no Brasil ainda é pior por causa dessa viadagem (desculpem o termo) de motor flex (mesma coisa do 4x2: nem presta na gasolina, nem presta no álcool) e da nossa própria gasolina (alguma coisa misturada com água e álcool). E a pior parte dos motores a gasolina no Brasil (falo de motores regulares, não de carros de ponta de linha) é o atraso tecnológico em que um simples comando de válvula variável demorou mais de 15 anos pra aparecer no Brasil, sendo que nos Estados Unidos é praticamente de série há 10 anos.
E atraso tecnológico não se coaduna com eficiência de consumo. Taí o 4D56 pra provar isso.
Pra concluir mesmo: hoje, eu não adquiro nenhum carro "grande" que não seja a diesel. Preconceito mesmo. Prefiro a grosseria do motor diesel e o coice do turbo. Respeito quem prefere o motor flex, mas ele não me parece uma decisão muito racional, sobretudo se pensando numa revenda, por exemplo (no mercado cearense, falo). No fim, me parece que quem compra uma picape com motor flex (se não for um MOTORZÃO) compra um flex porque não tem bala n'agulha pra comprar um diesel ou porque simplesmente não se assusta com o consumo absurdo desses motores.
Não me referi a ninguém diretamente nesse post. Não tive intenção de denegrir ninguém.
Abraços
Fala Imperador!
Cara, tenho certeza que vc expressou sua opinião sem querer denegrir ninguém, e o meu raciocínio é praticamente idêntico ao seu. Mas como o colega logo abaixo citou, essa é, com certeza, uma boa discussão e vale a pena levar a frente, lógico que de maneira sadia e adulta.
Se vc ver posts antigos meus, verá como eu defendia ferrenhamente os motores diesel quando surgia a comparação com os motores otto, sobretudo essa desgraça de motor flex que nos empurram no Brasil...mas...o tempo passa e as coisas evoluem né?
Lembra quando começaram a surgir as primeiras informações sobre a Amarok 2.0 e o pessoal caiu de pau em cima desse motor? Que quem gosta de motorzinho pequeno é dentista? Pois é....o pequenino biturbo está ai com força de sobra e vendendo como os grandes...
Sei que tem mais entendidos que podem falar de todas as especificações técnicas dos motores diesel eletrônicos para justificar a sua superioridade em relação ao mecânico, mas pra mim, um leigo, senti muita falta do 2.8 PS quando parti para o 3.0 NGD, tanto em consumo como força, sem falar na impressão de fragilidade que esses motores novos passam....
Mas, saindo do diesel e partindo para a gasolina.....vc viu q eu fiz uma pergunta no meu último post aqui? E se fossem introduzidos os modernos motores turdo com injeção direta de gasolina nas picapes? Acho inegável o avanço em eficiência desse tecnologia downsizing nos motores a gasolina....vide os motores TSI com o câmbio DSG de dupla embreagem da VW, o THP Prince em parceria da Peugeot/BMW, a linha Ecoboost da Ford que hoje equipa até os Volvos S60 T4 e T5....o Fusion Ecoboost chegando aí pra revolucionar o segmento....
A Ford lançou a Picape F-150 com o 3.5 V6 Ecoboost (turbo + injeção direta de gasolina), o blovo V6 tem potência de V8 (356cv + 40kgfm de torque) e consumo de 4cc. Sinceramente, acho um avanço indiscutível que leva diretamente ao questionamento da "sustentabilidade" dos motores diesel e os seus custos.
E eu acabei de falar de V6...mas voltando à realidade do nosso mercado, o Fusion ta chegando com um 2.0 4cc Ecoboost com impressionantes 240cv + 34,5kgfm a partir de 1700rpm, mais forte e muito mais eficiente que o antigo bloco 3.0 V6 do Fusion. Imagine esse motor repaginado com algumas melhorias para a Nova Ranger....e ai? Como fundamentar o bloco 3.2 Diesel e os seus infelizes custos?
Quando se compara as picapes diesel com essas porcaria flex 4x2 que se vende por aqui e podem atolar até numa grama molhada, vc está coberto de razão, para quem pode, ainda é melhor arcar com os custos imorais do diesel, mas quando a comparação parte para essa nova linha dos motores a gasolina com injeção direta e turbo, acho que as picapes diesel perdem um pouco o seu sentido...
Há relatos do 408 THP travado no PA a 110km/h e seus 1530kg fazendo 16-17km/l na estrada em piso plano...Jetta TSI e seus 200cv + 28,5kgfm fazeno 10km/l em uso 100% urbano com AC...
Abs!
Imperador!
01/11/2012, 09:35
Alagoano, você tocou num ponto fundamental.
O principal problema que temos por aqui, como falei, é comparar motores diesel modernos - linha mundial, padrão em todos os países - com motores a gasolina defesados como os que temos aqui. Como falei, atraso tecnológico e consumo não andam juntos. SE tivéssemos esses motores a gasolina que temos fora aqui no Brasil, talvez a história fosse bem diferente nessa relação comparativa diesel x gasolina.
Da forma como está, é até covarde comparar diesel com gasolina (relembro a exceção para o V6 3.5 da Mitsubishi) - claro, falando do que existe no Brasil e não com o que existe no mundo.
A questão do downsizing do diesel é o futuro (razão pela qual o 3.2 da Ranger chamou tanto a atenção). Reduz custos de produção, aumenta eficiência energética, reduz consumo, e a tecnologia hoje permite um motor 2.0 biturbo (Amarok) andar praticamente o mesmo que um 3.0 da Hilux, por exemplo. A única questão contra o downsizing é a repotenciação (reprogramação ou chip), pois um dos fatores limitantes é justamente a cilindrada do motor, implicando que, sob pena de redução da vida útil do motor, é improvável que o 2.0 da Amarok com, por exemplo, 250cv, dure o mesmo que o 3.2 da Ranger na mesma potência.
Sinto que acabei divagando no assunto :P
é simples....
qto vc anda por mês? em km
qto é a média de consumo?
exemplo: ando 5 mil km por mês em média
custo do diesel 2,00/l
média 10km/l
valor gasto por mês
R$1000,00
se utilizasse gasolina...
custo gasolina 2,75/l
média 7km/l
valor gasto mês
R$1964,00
o dobro....
Sendo a manutenção de uma SUV ou Picape relativamente igual em termos de valores e a durabilidade do motor diesel maior... PONTO PARA O DIESEL.
Agora...se comparar com carros de passeio, a manutenção realmente é infinitamente menor, porém dependerá do seu uso.
Nenhuma opinião é 100%, cada carro tem seu uso e seu bolso.
adicionando ao pensamento....
em um ano:
economia de 12mil reais...tá aí o valor pago a mais pelo motor diesel...
se multiplicar por 3 anos (troco a cada 3 anos) economia de 36mil
é o dinheiro que uso na troca por uma mais nova...
Alagoano
01/11/2012, 12:41
A questão do downsizing do diesel é o futuro (razão pela qual o 3.2 da Ranger chamou tanto a atenção). Reduz custos de produção, aumenta eficiência energética, reduz consumo, e a tecnologia hoje permite um motor 2.0 biturbo (Amarok) andar praticamente o mesmo que um 3.0 da Hilux, por exemplo. A única questão contra o downsizing é a repotenciação (reprogramação ou chip), pois um dos fatores limitantes é justamente a cilindrada do motor, implicando que, sob pena de redução da vida útil do motor, é improvável que o 2.0 da Amarok com, por exemplo, 250cv, dure o mesmo que o 3.2 da Ranger na mesma potência.
Sinto que acabei divagando no assunto :P
Isso não poderia ser resolvido com uma câmbio automático ou automatizado moderno, de 7 ou 8 marchas ou até mais, que fizesse sempre o motor trabalhar folgado?
O 2.0 do Fusion terá 240cv num AT convencional de 6 marchas...
Alagoano
01/11/2012, 12:48
é simples....
qto vc anda por mês? em km
qto é a média de consumo?
exemplo: ando 5 mil km por mês em média
custo do diesel 2,00/l
média 10km/l
valor gasto por mês
R$1000,00
se utilizasse gasolina...
custo gasolina 2,75/l
média 7km/l
valor gasto mês
R$1964,00
o dobro....
Sendo a manutenção de uma SUV ou Picape relativamente igual em termos de valores e a durabilidade do motor diesel maior... PONTO PARA O DIESEL.
Agora...se comparar com carros de passeio, a manutenção realmente é infinitamente menor, porém dependerá do seu uso.
Nenhuma opinião é 100%, cada carro tem seu uso e seu bolso.
Diesel a R$ 2,00 é exceção, o S-50 já está em patamares muito próximos da gasolina. Acho que o custo com combustível, manutenção e principalmente o seguro, engolem boa parte das vantagens do diesel. E se for pensar na revenda, o mercado de usados, em geral, está sofrendo uma imensa depreciação...
Usei carros de passeio só para citar os motores atuais e sua eficiência com o intuito de imaginá-los nas picapes e SUVs, comparar carro de passeio com picape realmente não dá.
Com a gasolina mais limpa a partir de 2014, com 50ppm de enxofre, acho que os motores de injeção direta vão invadir o Brasil...
Diesel a R$ 2,00 é exceção, o S-50 já está em patamares muito próximos da gasolina. Acho que o custo com combustível, manutenção e principalmente o seguro, engolem boa parte das vantagens do diesel. E se for pensar na revenda, o mercado de usados, em geral, está sofrendo uma imensa depreciação...
Usei carros de passeio só para citar os motores atuais e sua eficiência com o intuito de imaginá-los nas picapes e SUVs, comparar carro de passeio com picape realmente não dá.
Com a gasolina mais limpa a partir de 2014, com 50ppm de enxofre, acho que os motores de injeção direta vão invadir o Brasil...
Alagoano, diesel a R$2,00 e até valores abaixo disso é regra, e não excessão, nos postos aqui da BR101-Sul.
Quero só ver a choradeira depois que o pessoal comprar as pickups a gasolina e desvalorizar R$20.000,00 no primeiro ano.
Quanto ao seguro, hoje, existem seguradoras que trabalham com valores FIXOS de seguro independente do carro, consideram apenas o porte, colocando um rastreador da propria cia por exemplo, o seguro vai lá embaixo...
abraços de quem perde R$1.000,00 por ano em depreciação e economiza outros R$12.000 em combustível, e deixa comendo poeira qualquer pickup 4cc a gasolina... (XTerra 2005).
FelipeHilux
01/11/2012, 19:56
Pois e, existem diferencas regionais, aqui em SP na cidade, S50 custa R$ 2,25 em diante, gasolina R$ 2,45 em diante.
Hilux flex por aqui esta vendendo demais, diesel so quem tem $ sobrando ou precisa de carro blindado, vez que blindar picape fica mais barato que sedan e o diesel(torque) ajuda a carregar a blindagem.
O usuario padrao, pelo menos aqui, esta ficando com a flex.
Sobre a desvalorizacao, me parece estar enorme, para qq coisa usada. Mas isso e so impressao.
Moro em Sampa e abasteço a 1.99 ou 2.00 mais que isso eu nao abasteço.
Pois e, existem diferencas regionais, aqui em SP na cidade, S50 custa R$ 2,25 em diante, gasolina R$ 2,45 em diante.
Hilux flex por aqui esta vendendo demais, diesel so quem tem $ sobrando ou precisa de carro blindado, vez que blindar picape fica mais barato que sedan e o diesel(torque) ajuda a carregar a blindagem.
O usuario padrao, pelo menos aqui, esta ficando com a flex.
Sobre a desvalorizacao, me parece estar enorme, para qq coisa usada. Mas isso e so impressao.
FelipeHilux
02/11/2012, 09:52
moro em sampa e abasteço a 1.99 ou 2.00 mais que isso eu nao abasteço.
s50 ??????
Imperador!
02/11/2012, 10:19
Aqui em Fortaleza, no início do ano se encontrava diesel S50 até por 1,89. Hoje o preço mais baixo é 2,10 e a média de preço é 2,14; Tá ficando complicado esse negócio de diesel...
A se a ford colocasse o ecoboost 2.0 do fusion numa ranger xlt 4 x 4 por menos de 90 mil....
não....
diesel comum....
s50 ??????
RoadRunner
03/11/2012, 12:43
Olá,
Nava, se pode bancar o consumo sem sobra de dúvidas compre um Suv V6. Estes motores duram tanto quanto um velho diesel LSD (229 / Q20B...) e conforto ao rodar é outro, sem vibração, o mesmo torque (ou maior) dos hsds, mas disponivel a qualquer hora (sem turbo lag...).
Com 30K, podes escolher entre Explorer (4x4 e auto!), blazer (idem, mas nao da pra mexer muito para off road), e as toyotas SW.
O Toyotinha 2.8 é um p#%A motor tambem, mas é MANCO!
[s]
A se a ford colocasse o ecoboost 2.0 do fusion numa ranger xlt 4 x 4 por menos de 90 mil....
Teria um entusiasta animado!!:)
É sr's..... ta cada dia mais dificil ter e MANTER uma pickup DIESEL, ainda mais as da "nova geração".... enquanto elas estiverem nas garantia.. ainda vai, imagina uma amarok, ou uma nova ranger..... com uns 5 anos de uso, e uns 250mil km???? qto vai valer esta viatura na hora de vender??? acho que NADA kkkkkk
O que me assusta tbm é o preço das revisoes e de algumas peças tipo 1200 reaus, pra trocar filtro e oleo???, caramba 1% da viatura em oleo e filtro?? imagina o filtro de particulas da amarok 15 mil dilmas!!! pra quem anda pouco, isto pesa pouco, mas pra quem anda muito..... mesmo na garantia as revisoes sao carissimas, isto aliado ao IPVA+ seguro+ pneus aro 17, 18, 19..... bl, bla , bla... acho que ta caro demais ter pickup, seja ela qual for!!!! Estou a procura de uma rangerhyndra ano 2012.. bem novinha... vou trocar minha 2010 que ja esta com 110mil km e ficar uns bons anos com uma mais nova..... bebe qq diesel, peças ta facil.... pode nao ser uma maravilha tecnologica, mas vai bem!!!
Imperador!
06/11/2012, 09:54
A Rangerhindra pra mim anda supervalorizada aqui no Ceará. Você encontra as 12/12 (últimas) e 11/12 pelo mesmo preço praticamente com que foram tiradas das concessionárias.
É VERDADE...esses motores euro 5 com esse filtro gigante vai sair caro na hora da manutenção...
a boa é comprar as usadas com ate 3 anos de uso...
ainda sem o euro 5 e com manutenções em dia...
Assim não ficamos refém do S50 e nem dos altos preços de manutenções
Li a pouco no tópico ranger flex 2012/13 que o consumo está alto.
Vejo que picape nova não vale mais a pena: Custo de Aquisição elevado com manutenção absurda.
Li a pouco no tópico ranger flex 2012/13 que o consumo está alto.
Vejo que picape nova não vale mais a pena: Custo de Aquisição elevado com manutenção absurda.
Acabou a mamata!!!!
da Safra nova, nao salva nada, nenhuma!!!! Até 2012 (antes) quem tinha camionete a diesel e 4x4 era classe média-alta.... agora tem que ter MUITA bala na agulha pra comprar e manter uma pickup diesel 4x4.... acabou o que ja nao era tao bom, afinal sempre fomos extorquidos com o preço deste tipo de veículo... agora MAIS ainda!!!
Cada dia que passa sinto-me mais longe de uma 0km, seja pelo preço extratosférico, seja pela manutençao absurdamente cara, seja pq ficamos refens de concessionaria, coisa que nunca gostei, sempre tirei meus autos 0km e disse adeus a CCS, NUNCA fiz mais do que 1 revisao ( a de 10mil) em css, e nunca tive problemas NUNCA mesmo, tive 8gol (1.0, 1.0 16v, 1.0 turbo, 1.6) 2 parati 1.6 e 1.0 turbo, 1 vectra, 1 palio, 1 montana sport, 1 troller, 3 rangers... e NUNCA precisei de CCS, a nao ser com a ranger hyndra, que precisou do scanner de ccs... pra descobrir que um sensor de agua nao deixa a mardita funcionar!!!! Nao me arrependo, com o lucro de nao pagar nada pra ccs, e afzer as revisoes fora, acho que ja economizei mais de um carro 0km....
Imagina a nova ranger.. ou a amarok, acho que nao se consegue um filtro de combustivel fora de ccs, OLEO entao.... só em ccs e a preço de ouro!!!
acho que logo logo a mascara desta nova geraçao vai cair, das duas uma... ou abaixam o preço BASTANTE, ou as semi novas serao valorizadas... e ai quem tem ranger, s10, hilux, frontier até 2012 vai dar risada a toa, pois nao tem cabimento uma ranger 2012 4x4 completona (mod antigo) valer 70 mil e uma zero km , de apenas 1 ano mais nova, valer 130 mil.... vai haver um degrau GRANDE DEMAIS entre quem quer trocar de pickup, antigamente, vc dava a sua semi nova com uns 2-3 anos de uso, e voltava uns 20 mil..... agora será 70 mil!!!!! EUUUUU nao troco DUAS rangerhyndra ano 2012 ou 2011, por UMA zero km, NAO SOU LOUCO, muito menos achei meu dinheiro no lixo, se fossemos unidos, estes preços cairiam BEMMMM, pois ninguem compraria 0km, Mas tem quem paga, entao tem quem vende.. simples!!!
RANGER FEDERAL
07/11/2012, 01:15
Acabou a mamata!!!!
da Safra nova, nao salva nada, nenhuma!!!! Até 2012 (antes) quem tinha camionete a diesel e 4x4 era classe média-alta.... agora tem que ter MUITA bala na agulha pra comprar e manter uma pickup diesel 4x4.... acabou o que ja nao era tao bom, afinal sempre fomos extorquidos com o preço deste tipo de veículo... agora MAIS ainda!!!
Cada dia que passa sinto-me mais longe de uma 0km, seja pelo preço extratosférico, seja pela manutençao absurdamente cara, seja pq ficamos refens de concessionaria, coisa que nunca gostei, sempre tirei meus autos 0km e disse adeus a CCS, NUNCA fiz mais do que 1 revisao ( a de 10mil) em css, e nunca tive problemas NUNCA mesmo, tive 8gol (1.0, 1.0 16v, 1.0 turbo, 1.6) 2 parati 1.6 e 1.0 turbo, 1 vectra, 1 palio, 1 montana sport, 1 troller, 3 rangers... e NUNCA precisei de CCS, a nao ser com a ranger hyndra, que precisou do scanner de ccs... pra descobrir que um sensor de agua nao deixa a mardita funcionar!!!! Nao me arrependo, com o lucro de nao pagar nada pra ccs, e afzer as revisoes fora, acho que ja economizei mais de um carro 0km....
Imagina a nova ranger.. ou a amarok, acho que nao se consegue um filtro de combustivel fora de ccs, OLEO entao.... só em ccs e a preço de ouro!!!
acho que logo logo a mascara desta nova geraçao vai cair, das duas uma... ou abaixam o preço BASTANTE, ou as semi novas serao valorizadas... e ai quem tem ranger, s10, hilux, frontier até 2012 vai dar risada a toa, pois nao tem cabimento uma ranger 2012 4x4 completona (mod antigo) valer 70 mil e uma zero km , de apenas 1 ano mais nova, valer 130 mil.... vai haver um degrau GRANDE DEMAIS entre quem quer trocar de pickup, antigamente, vc dava a sua semi nova com uns 2-3 anos de uso, e voltava uns 20 mil..... agora será 70 mil!!!!! EUUUUU nao troco DUAS rangerhyndra ano 2012 ou 2011, por UMA zero km, NAO SOU LOUCO, muito menos achei meu dinheiro no lixo, se fossemos unidos, estes preços cairiam BEMMMM, pois ninguem compraria 0km, Mas tem quem paga, entao tem quem vende.. simples!!!
gmilani,
Concordo com você em tudo. Não vou pagar o quase valor de 2x Ranger 2010 para ter uma 2012.
E se for para pegar uma gasolina 4x2 não tenho dúvida, não troco mesmo, fico com a diesel 4x4.
blnexplode
07/11/2012, 22:21
Bom pessoal, confesso que inicialmente comprei uma L200 Triton a gasolina visando o baixo custo de aquisição, pude adquirir a vista e inicialmente fiquei "feliz" com o feito.
Em outros tópicos defendi a minha com unhas e dentes, expressei todas as vantagens da gasolina sendo otimista até de mais com relação ao consumo, mas agora que estamos fechando o ano analisei vários gastos que tive, inclusive os gastos com combustível e levei um baita susto: nos últimos 10 meses gastei aproximadamente R$ 22 mil em GASOLINA.
SIM, eu rodo bastante, aproximadamente 4 mil km/mês e por isso o gasto foi expressivo, pois bem... fiz a simulação do que gastaria se tivesse utilizado uma picape diesel nesse mesmo período e o valor foi de aproximadamente 8 mil reais, ou seja, uma economia de R$ 14 mil ao final de 10 meses ou R$ 15,8 mil ao ano, dá pra pagar a diferença com a economia fácil e ainda perder menos na depreciação.
Acredito que quem faz esta escolha deve pesar bem o tempo que vai ficar com o veículo, quantos KM roda ao mês para saber em quanto tempo a diferença seria paga com a economia e por fim a depreciação e liquidez dos carros diesel que são BEM menores.
Conforme abordado anteriormente, com essa nova geração de motores Diesel frágeis e gastões não está valendo a pena se for pegar picape 0 Km, mas acredito que a triton 2012 (possui os mesmos econômicos 165 cv das versões anteriores ao invés da nova que possui 170 cv mas bebe muito diesel) seria uma boa?
blnexplode
07/11/2012, 22:37
Bom pessoal, confesso que inicialmente comprei uma L200 Triton a gasolina visando o baixo custo de aquisição, pude adquirir a vista e inicialmente fiquei "feliz" com o feito.
Em outros tópicos defendi a minha com unhas e dentes, expressei todas as vantagens da gasolina sendo otimista até de mais com relação ao consumo, mas agora que estamos fechando o ano analisei vários gastos que tive, inclusive os gastos com combustível e levei um baita susto: nos últimos 10 meses gastei aproximadamente R$ 22 mil em GASOLINA.
SIM, eu rodo bastante, aproximadamente 4 mil km/mês e por isso o gasto foi expressivo, pois bem... fiz a simulação do que gastaria se tivesse utilizado uma picape diesel nesse mesmo período e o valor foi de aproximadamente 8 mil reais, ou seja, uma economia de R$ 14 mil ao final de 10 meses ou R$ 15,8 mil ao ano, dá pra pagar a diferença com a economia fácil e ainda perder menos na depreciação.
Acredito que quem faz esta escolha deve pesar bem o tempo que vai ficar com o veículo, quantos KM roda ao mês para saber em quanto tempo a diferença seria paga com a economia e por fim a liquidez dos carros diesel que são BEM maiores.
Conforme abordado anteriormente, com essa nova geração de motores Diesel frágeis e gastões não está valendo a pena se for pegar picape 0 Km, mas acredito que a triton 2012 (possui os mesmos econômicos 165 cv das versões anteriores ao invés da nova que possui 170 cv mas bebe muito diesel) seria uma boa?
Correção a meu post anterior
Imperador!
07/11/2012, 22:51
Só uma correção: a Triton nunca foi "padrão" de economia. Aliás, da "safra antiga de picapes novas" só não tinha consumo pior que a Frontier AT. Ranger, Hilux e Amarok botavam o consumo da Triton no bolso e achando graça.
Ultimamente estou inclinado a pensar em ficar com minha Bruta que não me dá trabalho de nada. Mas se for trocar: se for usado, alguma coisa até 2010 - Outdoor, Triton, Hilux.... Se for novo, só se for Frontier ou Amarok. Mas, vocês sabem, o mundo dá voltas.
Sem ser bairrista e sabendo de todos os contras da marca, a mahindra faz 12 a 13 km/l até 110 km/h num tanque de 85 litros gerando uma autonomia de quase 1000km com um tanque por aproximadamente 140 reais.
Isso multiplicado por 5 (média de 4mil km/mês) tem-se a média de 720,00 reais por mês de diesel (custo do diesel de 2,00)
Não me vejo com uma picape a gasolina e nem uma zero km com motores novos...
Já usei gasolina com gás em uma ranger xlt 1998...resultado - trinca de cabeçote...nem quero saber se tem haver com o uso do gás...só sei q me deu um prejú de mais de 15 mil....
Portanto a combinação de um bom motor eletrônico diesel unidas a sua durabilidade me trás economia e segurança.
As novas picapes estão lindas, mas com esta historia de euro 5 com catalizador tipo panela de pressão a sua durabilidade fica questionável, seu custo elevado e sua manutenção proibitiva.
por outro lado....uma amarok zero com todas aquelas combinações de cambio, esp, airbag, abs, etc é tentadora né? mas não cabe no bolso heheheh
Alagoano
07/11/2012, 23:55
Era disso que eu tava falando....
Alagoano
07/11/2012, 23:57
Aqui em Fortaleza, no início do ano se encontrava diesel S50 até por 1,89. Hoje o preço mais baixo é 2,10 e a média de preço é 2,14; Tá ficando complicado esse negócio de diesel...
Em Maceió o Diesel Comum está na casa dos 2,10 e o S-50 não vejo por menos de 2,25 e já vi a 2,40.
Alagoano
08/11/2012, 00:05
Ah...pra completar, consigo gasolina aditivada a 2,58....a margem entre diesel e gasolina só diminui. E pode ter certeza que o consumo entre os motores gasolina que citei e os novos diesel teriam consumo semelhante...
Sem ser bairrista e sabendo de todos os contras da marca, a mahindra faz 12 a 13 km/l até 110 km/h num tanque de 85 litros gerando uma autonomia de quase 1000km com um tanque por aproximadamente 140 reais.
Isso multiplicado por 5 (média de 4mil km/mês) tem-se a média de 720,00 reais por mês de diesel (custo do diesel de 2,00)
Não me vejo com uma picape a gasolina e nem uma zero km com motores novos...
Já usei gasolina com gás em uma ranger xlt 1998...resultado - trinca de cabeçote...nem quero saber se tem haver com o uso do gás...só sei q me deu um prejú de mais de 15 mil....
Portanto a combinação de um bom motor eletrônico diesel unidas a sua durabilidade me trás economia e segurança.
As novas picapes estão lindas, mas com esta historia de euro 5 com catalizador tipo panela de pressão a sua durabilidade fica questionável, seu custo elevado e sua manutenção proibitiva.
por outro lado....uma amarok zero com todas aquelas combinações de cambio, esp, airbag, abs, etc é tentadora né? mas não cabe no bolso heheheh
EU, acho que o que mais vale a pena hj é isto mesmo, ter uma pickup de ano antes de 2012 (ou seja que aceite qq oleo diesel, e que nao tenha egr, dpf). Amigos CUIDEM bem das ranger's , S10, Hilux, frontier, etc, ainda é possivel utiliza-las por muitos anos, MESMO tendo manutençao, sai MUITO mais barato que qq zero km . Daqui uns 5 anos acredito que a tecnologia tenha chegado aos mecanicos (pelo menos a uma boa parte deles) e ai a coisa melhoraria (espero), ou virariamos uma cuba da vida.... andando em carros com 30 anos de idade pois pagar 130 mil reais (65 MIL DOLARES) numa camionete fraquinha?? cheia de frescuras?? delicada?? hummmm, fica dificil camionete tem que ser coisa MAIS BRUTA, que de menos dor de cabeça, que quebre menos, afinal é projetado pra andar com 1000kg, andando vazio deveria durar 800 mil km!!! na minha opiniao a camionete nao poderia quebrar NADA antes dos 150-200 mil km, eu disse NADAAAAAA (só itens como oleo, filtro pastilha de freio, pneus, coisas assim)
Queria saber como os caminhoes que sao obrigados a usar o s50 (da safra nova) estao se saindo na manutençao/custos/km/l, se alguem tiver experiencia por aqui, por favor comente, eles tbm sofreram mudanças de emissoes e rodam BEM mais que as pickup's!!
Imperador!
08/11/2012, 09:37
Queria saber como os caminhoes que sao obrigados a usar o s50 (da safra nova) estao se saindo na manutençao/custos/km/l, se alguem tiver experiencia por aqui, por favor comente, eles tbm sofreram mudanças de emissoes e rodam BEM mais que as pickup's!!
Estive em Teresina mês passado e, abastecendo, encontrei um carreteiro que parou do lado do meu carro: um Volvo FH 480cv com câmbio automático, 2012/2012. Perguntei ao dono como o carro estava se comportando e como andava a disponibilidade de S50 e ele respondeu:
Sobre o S50, você tem que planejar a viagem bem porque também precisa colocar o Arla32 de vez em quando. O caminhão é confortável, e até naquele momento não tinha dado manutenção, além de troca de óleo e itens de desgate normal. Já estava com 197.000km (vi no odômetro).
Aí eu fico pensando: se conseguem fazer isso num caminhão, porque não conseguem fazer o mesmo numa picape que, apesar da diferença de tamanho e capacidade, custa mais de 1/5 do preço do caminhão?
Estive em Teresina mês passado e, abastecendo, encontrei um carreteiro que parou do lado do meu carro: um Volvo FH 480cv com câmbio automático, 2012/2012. Perguntei ao dono como o carro estava se comportando e como andava a disponibilidade de S50 e ele respondeu:
Sobre o S50, você tem que planejar a viagem bem porque também precisa colocar o Arla32 de vez em quando. O caminhão é confortável, e até naquele momento não tinha dado manutenção, além de troca de óleo e itens de desgate normal. Já estava com 197.000km (vi no odômetro).
Aí eu fico pensando: se conseguem fazer isso num caminhão, porque não conseguem fazer o mesmo numa picape que, apesar da diferença de tamanho e capacidade, custa mais de 1/5 do preço do caminhão?
É exatamente este o ponto que quero chegar!!!!
Será que há má fé com as pickpu´s pequnas/medias?????
se um caminhao anda 200 mi km(e com certeza vai andar bem mais) e nao da nenhum tipo de problema, pq da tanto problema com as pickups??? As montadoras acham que somos endinheirados e fazem uma coisa pra durar pouco e dar muita manutençao??? sera que errraram em nao fazer os novos motores pequenos usarem UREIA em vez de recirculaçao de gases e filtro de particulas??? (eu sempre achei isto)!!!
Waldir Carlos
08/11/2012, 15:14
Enquanto isso...
https://lh6.googleusercontent.com/-qpeVwYhfhkI/UDlUsrS6E4I/AAAAAAAADGU/6C0B_wGrKSg/s720/KM_200000_EFE.jpg
... imagem capturada em 25/AGO passado. A minha "velhota" continua firme e forte. Motor original, lacrado. Manutenções básicas; em dia. Atualmente, 207.500 km. Rumo a Paranavaí. Mais estradão. Risos.
[]s
Desnickadu
08/11/2012, 15:32
É exatamente este o ponto que quero chegar!!!!
Será que há má fé com as pickpu´s pequnas/medias?????
se um caminhao anda 200 mi km(e com certeza vai andar bem mais) e nao da nenhum tipo de problema, pq da tanto problema com as pickups??? As montadoras acham que somos endinheirados e fazem uma coisa pra durar pouco e dar muita manutençao??? sera que errraram em nao fazer os novos motores pequenos usarem UREIA em vez de recirculaçao de gases e filtro de particulas??? (eu sempre achei isto)!!!
Lá fora motores pequenos [até 7litros] a diesel que usam urea tão dando pau direto. O sistema simplesmente não funciona!
Quanto ao caminhão X carro, temos de levar em consideração que a carreta roda na estrada em velocidade de cruzeiro a maior parte do tempo, ja a pickup pega transito, congestionamento, lombada, farol, etc... e tudo isso prejudica e muito a vida útil de todo o conjunto.
Claro que, isso não me leva a pensar que os dois são feitos com o mesmo esmero.
Falando em desvalorização, tirei uma L-200 sport em 2005/06 e hoje está com 65 mil km. paguei à época algo em torno de $92.000 e hj. talvez 50 ou 60; Nunca deu-me prejuízo algum, é econômica (+ou-) ótima em viagem enfim, trocar por uma nova? talvez no dia 32 de Fevereiro ; Se depender de mim estas montadoras fecham ou diminuem os preços; Quanto ao S-50 o governo quer incentivar o uso? com preços mais altos? Tchau e bença;
Angelo Jr
08/11/2012, 22:07
a verdade é que caminhões ainda são feitos para durar, ao contrário dos motores diesel q se encontram atualmente. Antigamente motor diesel era pensado só pra caminhão, por isso q eles pesavam tanto a mais, e possuiam tanto ferro. Era pra DURAR, independente do preço. Quer ter um motor diesel que dure hj em dia??? Compre um caminhão e tire o motor dele
Lá fora motores pequenos [até 7litros] a diesel que usam urea tão dando pau direto. O sistema simplesmente não funciona!
Quanto ao caminhão X carro, temos de levar em consideração que a carreta roda na estrada em velocidade de cruzeiro a maior parte do tempo, ja a pickup pega transito, congestionamento, lombada, farol, etc... e tudo isso prejudica e muito a vida útil de todo o conjunto.
Claro que, isso não me leva a pensar que os dois são feitos com o mesmo esmero.
Amigo, concordor e dicordo... em partes!!!
Ok, eu sei que os caminhoes pegam menos trafego, lombadas, semaforos....... ate ai tudo bem!!
Masssss.... os motores dos caminhoes andam quase TODO o tempo em carga maxima, pé embaixo, muitas vezes com excesso de peso... imagina uma pickup destas novas andando com carga maxima (ou um pouco mais, tipo 1300kg), e pé embaixo, 12-15horas todo dia??
O ponto que quero chegar, é o seguinte... Nossas pickups foram projetadas pra mais ou menos 1000kg, e ainda por cima pra andar em qq estrada, ou fora destas, ja que há traçao 4x4 e reduçao, entao nao é de enfeite, é pra usar e andar com 1ton!! Quanto tempo duraria nossa viatura nesta configuraçao????
Agora imagina ao contrario.... UMA VOLVO de 440CV, andando sem carreta (só o cavalo), em duas pessoas mais umas malas e coisinhas.... tipo andando a 100-110km/h,\..... Quantos km's duraria esta viatura???? o que daria de problemas????
acho que muito mau dimensionado as pickpus de hj, pensaram demais em tecnologia, mas sinceramente NAO dominam tecnologia, a NASA manda uma sonda espacial até marte, a coisa pousa Lá, e funciona, e devera funcionar por pelo menos 10 anos!!! e sem nenhum tipo de manutençao!!! Acho inadmissível qq pickup dar qq tipo de problema antes de uns 200 mil km's ( e ainda é pouco)
Estamos no sec 21... a coisa tem que evoluir, e nao piorar!!! E esta piorando, pois as maquinas nao sao mais confiaveis como eram. Imaginem uma volta ao mundo com uma ranger/amarok/s10 NOVAS... eu nao tenho coragem!!! estao desenvolvendo as pickpus para os usuarios de sedãn, e nao para os usuarios de pickp's!!! EU QUERO UM CAMINHAOZINHO PEQUENO, E NAO UM CARRO COM CAÇAMBA!!!!
Imperador!
08/11/2012, 23:35
gmilani, assino embaixo em relação à tudo!
Exatamente essas são minhas preocupações.
Paulo_CW
09/11/2012, 07:23
EU QUERO UM CAMINHAOZINHO PEQUENO, E NAO UM CARRO COM CAÇAMBA!!!!
Essa foi a melhor....
Mas infelismente a realidade é bem diferente... veja os usuários das pickups de hj.... compare com quem usava a 10 anos atraz.... estamos americanizados... agora pickup... serve só pra carregar CARGA de shopping....
MaurícioBsb
09/11/2012, 11:02
Essa foi a melhor....
Mas infelismente a realidade é bem diferente... veja os usuários das pickups de hj.... compare com quem usava a 10 anos atraz.... estamos americanizados... agora pickup... serve só pra carregar CARGA de shopping....
falou e disse, a minha só não é assim porque meus vizinhos direto me chamam para carregar sofás, colchões e geladeiras kkkkkk!
falou e disse, a minha só não é assim porque meus vizinhos direto me chamam para carregar sofás, colchões e geladeiras kkkkkk!
Quase morri de rir!!!!! kkkkkkkkkk
Verdade nua e crua.....hhhhhhhh!
Desnickadu
09/11/2012, 21:04
Ok, eu sei que os caminhoes pegam menos trafego, lombadas, semaforos....... ate ai tudo bem!!
Masssss.... os motores dos caminhoes andam quase TODO o tempo em carga maxima, pé embaixo, muitas vezes com excesso de peso... imagina uma pickup destas novas andando com carga maxima (ou um pouco mais, tipo 1300kg), e pé embaixo, 12-15horas todo dia??
O ponto que quero chegar, é o seguinte... Nossas pickups foram projetadas pra mais ou menos 1000kg, e ainda por cima pra andar em qq estrada, ou fora destas, ja que há traçao 4x4 e reduçao, entao nao é de enfeite, é pra usar e andar com 1ton!! Quanto tempo duraria nossa viatura nesta configuraçao????
Agora imagina ao contrario.... UMA VOLVO de 440CV, andando sem carreta (só o cavalo), em duas pessoas mais umas malas e coisinhas.... tipo andando a 100-110km/h,\..... Quantos km's duraria esta viatura???? o que daria de problemas????
acho que muito mau dimensionado as pickpus de hj, pensaram demais em tecnologia, mas sinceramente NAO dominam tecnologia, a NASA manda uma sonda espacial até marte, a coisa pousa Lá, e funciona, e devera funcionar por pelo menos 10 anos!!! e sem nenhum tipo de manutençao!!! Acho inadmissível qq pickup dar qq tipo de problema antes de uns 200 mil km's ( e ainda é pouco)
Estamos no sec 21... a coisa tem que evoluir, e nao piorar!!! E esta piorando, pois as maquinas nao sao mais confiaveis como eram. Imaginem uma volta ao mundo com uma ranger/amarok/s10 NOVAS... eu nao tenho coragem!!! estao desenvolvendo as pickpus para os usuarios de sedãn, e nao para os usuarios de pickp's!!! EU QUERO UM CAMINHAOZINHO PEQUENO, E NAO UM CARRO COM CAÇAMBA!!!!
Caminhões novos não andam full time com pé embaixo pra manter velocidade de cruzeiro, não precisa disso. Andam o tempo todo em rotação de potencia maxima, só isso.
Agora, concordo plenamente contigo, foi isso que quis dizer ali com "isso não me leva a pensar que os dois são feitos com o mesmo esmero", quer dizer... os caminhões são feitos para rodar indefinidamente enquanto as pickup já fazem parte da obsolescência programada.
Ademas, tb quero um caminhãozinho :(
FelipeHilux
09/11/2012, 21:16
EU QUERO UM CAMINHAOZINHO PEQUENO, E NAO UM CARRO COM CAÇAMBA!!!!
x2...........................
FelipeHilux
09/11/2012, 21:32
gmilani,
Cara, a sua frase "EU QUERO UM CAMINHAOZINHO PEQUENO, E NAO UM CARRO COM CAÇAMBA!!!!" foi a melhor que li ultimamente no forum.
Sabe que qdo troquei minha ultima Ranger pela Hilux, amigos me perguntavam e eu respondia sem concluir -"A Hilux e' um carro grande, a Ranger era uma especie de caminhaozinho" mas nunca finalizei esse raciocinio, , nao entendia pq gostava tanto daquela Ranger, e era isso, a resposta e' simples,,,,, oq eu gosto mesmo e' de caminhaozinho.
Marcelo-HPE
10/11/2012, 18:39
Meu amigo, este foi o melhor comentário que ví neste forum nos ultimos meses !!!
Não exitem mais picapes 4x4 , e sim sedãs de caçamba a preço de ouro, baixinhos da atura de uma strada locker e cheios de traquinagens eletrônicas ,para os bobos correrem no asfalto , desfilarem no shopping e mostrar para o vizinho.
Aí eles andam 16.000 km e gritam!! "minha picape é maravilhosa cheia de tecnologia , rodei 10.000 km e não deu defeitos "!!!
hehehehe , na verdade não há como saber se a picape é ruim ou boa antes dos 100.000 km.
Só no Brasil que picape é sinônimo de status !!! Na Italia é mais facil achar uma nota de 100 euros na rua do que ver uma picape 4x4 pelos centros urbanos e até nas rodovias. lá picape para eles é um veículo comum de trabalho e díficil de ver por lá
Infelizmente as fábricas não fabricam mais picapes de verdade !!!!!
Quem é fã de picape , tem que fazer que nem eu !!! comprar o sedã para tranformar em picape depois !!!!
Angelo Jr
11/11/2012, 14:39
Enquanto isso, nos EUA, também conhecida como a terra prometida dos automóveis (a gasolina), 10% do mercado de automóveis pertencem as picapes, sendo as mais populares as full-size RAM 2500 Laramie: somente para iniciados - Carros - iG (http://carros.ig.com.br/lancamentos/ram+2500+laramie+somente+para+iniciados/4522.html)
a informação está no primeiro e segundo parágrafo
NGDaniel
11/11/2012, 20:49
Enquanto isso, nos EUA, também conhecida como a terra prometida dos automóveis (a gasolina), 10% do mercado de automóveis pertencem as picapes, sendo as mais populares as full-size RAM 2500 Laramie: somente para iniciados - Carros - iG (http://carros.ig.com.br/lancamentos/ram+2500+laramie+somente+para+iniciados/4522.html)
a informação está no primeiro e segundo parágrafo
Pois é.. o VEICULO mais vendido por lá, a decadas, é, simplesmente, a FORD F-150...
Jon_offroad
11/11/2012, 21:06
Te falar que comprei minha primeira camioneta à diesel, no caso uma savana 2010 121 cv que tá fazendo 8/9 NA CIDADE!!!!
Apesar de rodar no máximo 10 mil km ao ano penso em uma futura troca, optei na compra na diesel e estou satisfeito, poderia ter comprado a nova S10 ou Ranger com motor movido a pinga, mas ainda assim prefiro andar com diesel com um motor menos potente.
Se vc ver atualmente os motores diesel ganharam muita potência porém o consumo aumentou demais.
blnexplode
12/11/2012, 03:40
Te falar que comprei minha primeira camioneta à diesel, no caso uma savana 2010 121 cv que tá fazendo 8/9 NA CIDADE!!!!
Apesar de rodar no máximo 10 mil km ao ano penso em uma futura troca, optei na compra na diesel e estou satisfeito, poderia ter comprado a nova S10 ou Ranger com motor movido a pinga, mas ainda assim prefiro andar com diesel com um motor menos potente.
Se vc ver atualmente os motores diesel ganharam muita potência porém o consumo aumentou demais.
Na minha opinião só não está valendo a pena essas pickups amarradas com o S50. Sobre essa questão da potência x consumo... a Triton por exemplo, é mais potente que a Savana, motor maior 3.2 Lts e tem uma média de consumo menor, isto creio que deve-se a eficiência do motor que converte a energia do combustível em energia cinética com mais eficiência do que o antigo 2.5 que convertia boa parte desta mesma energia em calor, dando às L200 antigas fama de chaleiras sob condições extremas de uso.
O negócio é pesquisar, usufruir de fóruns e analizar as vantagens e desvantagens de cada veículo e não comprar por impulso...
Fazer contas é fundamental, falam que a manutenção do Diesel é mais cara... bom, de fato as peças do motor diesel são mais caras, porém dão defeito com muito menos frequência se o motor for bem cuidado... sobre o Seguro e IPVA, a diferença pode ser compensada com a economia de 2 meses (no meu caso).
Bateu a dúvida entre pkp diesel ou gas?
1 - Analise sua necessidade: Faça as contas se vai rodar mais de 1500 km/mês o motor a diesel pagará a diferença com a economia em um prazo de 6 anos em média;
2 - Esteja preparado psicológicamente: Escolher uma pkp de médio porte movida a diesel é ter um consumo similar ao de um carro de passeio 1.0 e uma a gasolina possui um consumo maior do que um sedan luxuoso, então se for comprar mesmo uma pkp gasolina ficará evidente em poucos meses que não é um carro para uso diário intenso, salvo para pessoas que não precisam se preocupar com dinheiro, pois eu me preocupei muito ao gastar até 2500/mês com GASOLINA sabendo que não gastaria nem 1000 se minha caminhonete fosse DIESEL e nessa hora bate um arrependimento grande;
3 - Seu gosto também conta: Motores com ciclo Otto (gasolina ou álcool) são mais sileciosos, gostosos de "brincar", podem elevar o mais giro e apresentam uma resposta mais rápida por não possuirem o lag do turbo, já os motores Diesel são mais fortes em baixa rotação, entregam mais potência por mais tempo sem "sofrer" e por isso são ideais para viagens longas com cargas ou com a sogra, tia, papagaio & família na pkp sem aumentar significativamente o consumo ou perder o desempenho;
4 - Pkp Diesel é dinheiro em caixa: Nunca vi alguém com grandes dificuldades para vender uma pkp ou SUV diesel, a procura é muito maior, portanto a liquidez é maior e a desvalorização ao longo dos anos é menor. Já uma pkp a gasolina é um mico na mão, todo mundo que ofereci a minha dizia "CREINDEUSPAI!! isso deve beber mais que nóis tudo" e não é mentira, bebe mesmo por isso só quem roda pouco compra intencionalmente uma a gasolina ou um bobo afobado (como eu fui) :rolleyes: quando comprei a minha e no meu caso não compensou, pois rodo muito e justamente por isso agora tem a Diesel na área.
AGORA É COM VOCÊ: Não existem carros dogmáticamente ruins, existem carros e donos incompatíveis, os motores otto tem seu lugar e os diesel também para públicos totalmente diferentes, cabe a você analisar em qual público se encaixa com base nos fatores acima e fazer sua escolha de acordo com seu gosto necessidade.
Minha conclusão: PKP diesel vale a pena e PKP otto também, porém para donos totalmente diferentes.
4 - Pkp Diesel é dinheiro em caixa: Nunca vi alguém com grandes dificuldades para vender uma pkp ou SUV diesel, a procura é muito maior, portanto a liquidez é maior e a desvalorização ao longo dos anos é menor. Já uma pkp a gasolina é um mico na mão, todo mundo que ofereci a minha dizia "CREINDEUSPAI!! isso deve beber mais que nóis tudo" e não é mentira, bebe mesmo por isso só quem roda pouco compra intencionalmente uma a gasolina ou um bobo afobado (como eu fui) :rolleyes: quando comprei a minha e no meu caso não compensou, pois rodo muito e justamente por isso agora tem a Diesel na área.
AGORA É COM VOCÊ: Não existem carros dogmáticamente ruins, existem carros e donos incompatíveis, os motores otto tem seu lugar e os diesel também para públicos totalmente diferentes, cabe a você analisar em qual público se encaixa com base nos fatores acima e fazer sua escolha de acordo com seu gosto necessidade.
Minha conclusão: PKP diesel vale a pena e PKP otto também, porém para donos totalmente diferentes.
Falou tudo e ainda fez piada de primeira qualidade.:concordo:
FelipeHilux
13/11/2012, 21:11
Falou tudo e ainda fez piada de primeira qualidade.:concordo:
Ainda bem que vc nao e avaliador de piadas......
Samir Matheus
14/11/2012, 07:34
"EU QUERO UM CAMINHAOZINHO PEQUENO, E NAO UM CARRO COM CAÇAMBA!!!!"
compra um agrale marruá...
Marruá AM200 CD/AM200 CDCC | Agrale Marruá Utilitário Civil (http://www.agrale.com.br/pt/utilitarios-civil/am200-cd)
"EU QUERO UM CAMINHAOZINHO PEQUENO, E NAO UM CARRO COM CAÇAMBA!!!!"
compra um agrale marruá...
Marruá AM200 CD/AM200 CDCC | Agrale Marruá Utilitário Civil (http://www.agrale.com.br/pt/utilitarios-civil/am200-cd)
Seria perfeito se nao usasse diesel s50.... 1500kg de carga, tanque de diesel de 100l (2 de 50), motor cummins, Dana 44 na frente e DANA 70 atras!!!!! da pra montar um monstro com um destes!!!!
Alguem sabe quanto custa??
Qdo me referi a um caminhaozinho, quiz dizer que nao preciso/nao quero um veiculo que precise de manutencao a cada 10mil km, que seja cheio de frescura, cheio de eletronica que fique precisando de atualizaçoes, sensores pra tudo que é lado....
Caminhonete tem que durar MUITO mais que um sedã, e dar muito menos manutençao, afinal usa um motor diesel, que historicamente dura muito (ou durava)....
Pra min abs+air bag+ ar condicionado ja ta otimo!!!! aliado ao baixo custo de manutençao!!!
Se os proprietarios de pickups da nova safra calcularem quanto custa o km rodado com suas novas maquinas, vao se surpreender como as pickups mais antigas eram economicas!!!
Imperador!
14/11/2012, 13:06
Um Marruá custa por baixo 140 mil...
Samir Matheus
14/11/2012, 13:53
É caro pra kct, pois só vende para governo, exército... Pena, pois se trata de fábrica nacional, e comprovadamente resistente, se o nosso amigo governo quisesse mesmo, poderia subsidiar pelo fato de ser nacional e baixar legal o preço, aí, que sabe, eu poderia ter uma na empresa para o dia a dia (temos um supermercado) eu iria brigar com o entregador para poder me divertir um pouco em dias de chuva...
Seria perfeito se nao usasse diesel s50.... 1500kg de carga, tanque de diesel de 100l (2 de 50), motor cummins, Dana 44 na frente e DANA 70 atras!!!!! da pra montar um monstro com um destes!!!!
Alguem sabe quanto custa??
Qdo me referi a um caminhaozinho, quiz dizer que nao preciso/nao quero um veiculo que precise de manutencao a cada 10mil km, que seja cheio de frescura, cheio de eletronica que fique precisando de atualizaçoes, sensores pra tudo que é lado....
Caminhonete tem que durar MUITO mais que um sedã, e dar muito menos manutençao, afinal usa um motor diesel, que historicamente dura muito (ou durava)....
Pra min abs+air bag+ ar condicionado ja ta otimo!!!! aliado ao baixo custo de manutençao!!!
Se os proprietarios de pickups da nova safra calcularem quanto custa o km rodado com suas novas maquinas, vao se surpreender como as pickups mais antigas eram economicas!!!
AM 100 cs R$148.000
AM 100 cd R$158.000
ambos so com ar e dh esses valores sem frete !
Meu amigo, este foi o melhor comentário que ví neste forum nos ultimos meses !!!
Não exitem mais picapes 4x4 , e sim sedãs de caçamba a preço de ouro, baixinhos da atura de uma strada locker e cheios de traquinagens eletrônicas ,para os bobos correrem no asfalto , desfilarem no shopping e mostrar para o vizinho.
Aí eles andam 16.000 km e gritam!! "minha picape é maravilhosa cheia de tecnologia , rodei 10.000 km e não deu defeitos "!!!
hehehehe , na verdade não há como saber se a picape é ruim ou boa antes dos 100.000 km.
Só no Brasil que picape é sinônimo de status !!! Na Italia é mais facil achar uma nota de 100 euros na rua do que ver uma picape 4x4 pelos centros urbanos e até nas rodovias. lá picape para eles é um veículo comum de trabalho e díficil de ver por lá
Infelizmente as fábricas não fabricam mais picapes de verdade !!!!!
Quem é fã de picape , tem que fazer que nem eu !!! comprar o sedã para tranformar em picape depois !!!!
ontem e hoje na estrada cruzei com 3 hilux e 1 triton capotadas em cima de plataforma, sem falar nas barbaridades que esses "pilotos" fazem, quando vejo uma sw4, triton ou hilux ja vou diminuindo e dando passagem Deus me livre...
TCHEIGOR
15/11/2012, 20:25
ontem e hoje na estrada cruzei com 3 hilux e 1 triton capotadas em cima de plataforma, sem falar nas barbaridades que esses "pilotos" fazem, quando vejo uma sw4, triton ou hilux ja vou diminuindo e dando passagem Deus me livre...
Concordo Dudu, me dá até arrepios os caras comparando qual pkp consome mais a 140Km/h ou reclamando que a camionete não passa de 160Km/h... tá loco.
Cada um cada um, mas tem certas atitudes que acabam por colocar a vida dos outros em risco, e o pior é que o cara que extrapola sempre acha que está no total controle. Pura ilusão.
abraço
Igor
MaurícioBsb
15/11/2012, 21:39
Hilux capotada chega a ser rotina, aqui em Bsb tem um local onde a maioria dos ferro velhos ficam famoso Setor "H" norte, e impressionante o numero de sucatas de hilux por la, algumas ate com sangue e couro cabeludo de vitimas no teto aff!
Walter da Camper
15/11/2012, 22:12
Hilux capotada chega a ser rotina, aqui em Bsb tem um local onde a maioria dos ferro velhos ficam famoso Setor "H" norte, e impressionante o numero de sucatas de hilux por la, ...
Quem tem jeep de trilha adora ver caminhonete batida em ferro-felho, para comprar motor e transmissão (é enorme a quantidade de 4x4 adaptados com MWM 2.8 ou câmbio e caixa de transferência de hilux).
O problema é que essas caminhonetes mais novas nem para isso estão prestando, porque os motores estão empesteados de lixo eletrônico para dar defeito, assim como os câmbios automáticos cheios de sensores, ECUs, e outras coisas imprestáveis para um jeep de trilha.
Jon_offroad
15/11/2012, 22:23
Concordo Dudu, me dá até arrepios os caras comparando qual pkp consome mais a 140Km/h ou reclamando que a camionete não passa de 160Km/h... tá loco.
Cada um cada um, mas tem certas atitudes que acabam por colocar a vida dos outros em risco, e o pior é que o cara que extrapola sempre acha que está no total controle. Pura ilusão.
abraço
Igor
Pura verdade
FelipeHilux
20/11/2012, 10:35
Na minha opinião só não está valendo a pena essas pickups amarradas com o S50. Sobre essa questão da potência x consumo... a Triton por exemplo, é mais potente que a Savana, motor maior 3.2 Lts e tem uma média de consumo menor, isto creio que deve-se a eficiência do motor que converte a energia do combustível em energia cinética com mais eficiência do que o antigo 2.5 que convertia boa parte desta mesma energia em calor, dando às L200 antigas fama de chaleiras sob condições extremas de uso.
O negócio é pesquisar, usufruir de fóruns e analizar as vantagens e desvantagens de cada veículo e não comprar por impulso...
Fazer contas é fundamental, falam que a manutenção do Diesel é mais cara... bom, de fato as peças do motor diesel são mais caras, porém dão defeito com muito menos frequência se o motor for bem cuidado... sobre o Seguro e IPVA, a diferença pode ser compensada com a economia de 2 meses (no meu caso).
Bateu a dúvida entre pkp diesel ou gas?
1 - Analise sua necessidade: Faça as contas se vai rodar mais de 1500 km/mês o motor a diesel pagará a diferença com a economia em um prazo de 6 anos em média;
2 - Esteja preparado psicológicamente: Escolher uma pkp de médio porte movida a diesel é ter um consumo similar ao de um carro de passeio 1.0 e uma a gasolina possui um consumo maior do que um sedan luxuoso, então se for comprar mesmo uma pkp gasolina ficará evidente em poucos meses que não é um carro para uso diário intenso, salvo para pessoas que não precisam se preocupar com dinheiro, pois eu me preocupei muito ao gastar até 2500/mês com GASOLINA sabendo que não gastaria nem 1000 se minha caminhonete fosse DIESEL e nessa hora bate um arrependimento grande;
3 - Seu gosto também conta: Motores com ciclo Otto (gasolina ou álcool) são mais sileciosos, gostosos de "brincar", podem elevar o mais giro e apresentam uma resposta mais rápida por não possuirem o lag do turbo, já os motores Diesel são mais fortes em baixa rotação, entregam mais potência por mais tempo sem "sofrer" e por isso são ideais para viagens longas com cargas ou com a sogra, tia, papagaio & família na pkp sem aumentar significativamente o consumo ou perder o desempenho;
Crer em Deus Pai, ficar por 6 longos anos, sem trocar de carro pq tem de esperar ele se pagar ???? Haja paciencia ! ! ! !
$ em caixa ????? Ahã,,,,,, sei,,,,,,,,,vai nessa. Usado e' usado, o comprador sempre vai por defeito no usado.
Eu vou consertar a transmissão da Natasha e botar para vender. Próxima aquisição: Focus Sedan 2.0 Automático.
Alagoano
20/11/2012, 12:39
Eu vou consertar a transmissão da Natasha e botar para vender. Próxima aquisição: Focus Sedan 2.0 Automático.
Ihh Raposo!! Foi exatamente oq fizemos aqui em casa, depois que nos mudamos e a Ranger ficou grande pra garagem + o custo absurdo para manter a viatura, ela se foi! Trocanos num Focus Sedan GLX AT, mais nunca volto pra carro MT.
E o próximo com certeza será turbo de injeção direta de gasolina com AT de 6 marchas....esses modelos (Jetta, 408, 320i etc) estão dando show em desempenho e baixo consumo de gasolina.
sandersondf
20/11/2012, 17:02
eu fico encantado toda vez que ando em uma picape diesel
se eu tivesse dinheiro certamente teria uma, mas nao por essa papagaiada de dinheiro em caixa e bla bla.. por gosto mesmo, por escutar o barulho de caminhaozinho
por enquanto vou me virando com minha V6 que não é nenhum absurdo como pintam
bebe, ok, mas tá quitada, não quebra (motor) e me leva onde quero
"ah mas nao vende" carro é pra usar, a menos que você seja lojista deve se preocupar com isso
se bem que esse é o meu pensamento, e eu sei que penso diferente de 90% das pessoas nesse país
Rapaz a coisa aqui ta boa...
Acabei de ter o tempo de ler tudo e são muitas opinões.
Bem, meu perfil sem duvida era para uma sw4 2.8 tdi e boa...na sorte uma 3.0...até 2000 devido a nao ter $$$.
Agora comparar os motores mecanicos bons que temos com os novos eletronicos é covardia. Comprar novo? Faça-me rir...
Só um ultimo detalhe: o amigo fez a conta por cima de consumo diesel x gasolina e ponto para o diesel, ok. MAs que carro e que ano vc compara?
Faz uma manutenção corretiva num bico injetor do NGD na concessionaria pra ver onde fica o $$ em caixa no final do ano...risos...comparar direto assim não dá. Outra coisa: diesel hoje bom é 2,10. Gasolina 2,89...TEm posto e não são poucos com diesel S500 a 2,35, 2,20 por ai...caro pacas.
"ah mas nao vende" carro é pra usar, a menos que você seja lojista deve se preocupar com isso
se bem que esse é o meu pensamento, e eu sei que penso diferente de 90% das pessoas nesse país
Concordo 100% com vc
se for pensar só em revender, valorizar ou desvalorizar....................compra gol 1.0
Angelo Jr
20/11/2012, 18:24
o diesel tá tão caro q na minha cidade (não florianópolis, mas uma aki na região) que pra diminuir o preço os postos tão parando de aceitar cartão de crédito, agora só cheque ou débito
sergio takada
20/11/2012, 19:18
Hoje deu para ler todos os tópicos , debate quente e democrático , realmente quase tudo foi falado , mas ainda acho que o barulho do turbo diesel vicia , gosto do torque , mas também gosto do silencioso a gasosa e pinga , enfim para ficar contente somente com os dois mesmo? heheheh
MaurícioBsb
20/11/2012, 21:48
o diesel tá tão caro q na minha cidade (não florianópolis, mas uma aki na região) que pra diminuir o preço os postos tão parando de aceitar cartão de crédito, agora só cheque ou débito
Isso é verdade, a minha faz quase 11Km/l mas o peso do diesel ta aumentando, no começo do ano abastecia a R$1,98l, hoje o S50 R$2,23, com a chegada do S10 e o S50 substituindo o S500 em todo Brasil, a tendência e do diesel encarecer mais ainda!
No meu pto de vista quando aparecer uma pick up flex com opção de câmbio manual e tração 4x4 (+red) na faixa de 80 mil (CD) e uns 65 mil (CS)...ai já era.
Hilux Flex 4x4 STD Manual - com o bom e confiável 2.7
Feriado passado voltamos de Maringá.
Abasteci no posto G10, com grande movimento de caminhões e diesel de qualidade.
R$ 2,09 o litro. Média de 11 Km/l.
Resultado: R$ 0,19 o Km rodado.
Para o tamanho e conforto de uma SW4, diesel vale muito à pena.:concordo:
Isso é verdade, a minha faz quase 11Km/l mas o peso do diesel ta aumentando, no começo do ano abastecia a R$1,98l, hoje o S50 R$2,23, com a chegada do S10 e o S50 substituindo o S500 em todo Brasil, a tendência e do diesel encarecer mais ainda!
É exatamente o ponto, as pickups NOVAS, que necessitam de S-50, e tem as manuteçoes mais caras e somente em CCS, NÃO SÃO INTERESSANTES (só para os bem abonados!!) As semi novas (pré 2012), sao as que tem o melhor custo beneficio, bebem qq diesel, sem reclamar, as peças são encontradas fora das CCS, e tem manutençao mais em conta, ou seja o que realmente importa é o custo KM/REAL$$$$$$
Lógico que os mais abonados vao achar lindo pagar 130mil latas numa ranger nova, numa amarok auto, ou em uma S10, Massssss calcule qto custa manter uma viatura destas ao longo de 200mil km, quilometragem que eu acho ser razoavel pra manter um pickup diesel, afinal um motor que atende ao P6(ou seria P7)( s50, ano 2012 pra frente) é HOMOLOGADO pra durar pelo menos 500.000 km.
Esse negocio de neguinho andar 10 mil km por ano NAO pode ser referencia pra nada, nao é o foco de pickup, pickup DEVERIA ser feita pra durar, pra trabalho, pois pode andar com 1000kg, é feita pra isso!!!! andando com carga de shopping, deveria durar 3 vezes mais!!! E NAO DURA!!! EU GARANTO!!!
Particularmente, tenho pickup 4x4, nao pq preciso 100% do tempo, uso no dia a dia, e algumas vezes por ano faço expediçoes, gosto de lugares de dificil acesso (nao é trilha), cachoeiras, praia, etc. Nao me vejo em uma pickup flex, nao tem a força, a autonomia e nem a confiabilidade de uma a diesel, claro, há espaço pra elas, sao bem vindas, e as vezes otimas opçoes pra um publico menos exigente/com necessidades particulares!
Eu quero ver uma pickup da nova safra aguentar maus tratos, andar com 1 tonelada em cima direto, aguentar o dono lavando-a 1 vez ao ano, trocando filtro quando para de funcionar, coisas NAO recomendadas, mas que uma grande maioria das pickups antigas passa ou ja passou, e continuam andando por ai!!!
Quem tem um f 1000 4x4 inteira, nao vende, nao troca, mesma coisa as f 250... tem muita f 250 ano 2000 interona, e ja passou facil de 200mil km, sem encher o saco do dono!!!!! tive 3 ranger´s uma 2.5 CE 4x4, andei por volta de 230 mil km, tive tbm uma 2.8 PS 4x4 CD, tbm andei uns 250 milkm, e agora com uma 3.0 4x4 CD, que ja esta com 110 mil km, e acreditem nenhuma deu dor de cabeça, nada a reclamar (claro que peças gastam, freio, correias, oleos etc) agora quero ver qto custa $$$ andar 250 mil km com uma pickup MODERNA!!!! acabou o almoço gratis, ja disse a dona dilma!!!
acabou o almoço gratis, ja disse a dona dilma!!!
Sinceramente, sem querer ofender nenhum proprietário, apenas minha opinião - vi e andei com as picapes novas Amarok, S10 e Ranger - e ainda acho a Hilux melhor, bem melhor - me passa a impressão de ser melhor construída, mas principalmente, mais resistente.
E lá nos Eua, a Ford sequer irá vender Ranger - lá na terra aonde picape é chamada de "truck", a picape de entrada é F150... os americanos entendem picape como "caminhão pequeno", e não como "carro com caçamba".
Angelo Jr
21/11/2012, 18:14
esses dias eu vi um artigo de num site de automóveis americano, mostrando por que a F-150 é um ótimo carro para quem é pai de crianças até uns 10 anos.....
o cara dizendo como é ótimo para o guri brincar com akelas bolas de plástico na caçamba me matou de rir hsauhsuahs
edit: tá aki, riam um pouco, afinal, não é só aki que o pessoal tá comprando picape para um propósito q não é o próprio dela http://jalopnik.com/5960871/2013-ford-f+150-raptor-svt-will-it-baby
Marcelo-HPE
21/11/2012, 19:16
Se eu for parar para calcular o gasto que tenho com minha picape, eu vou acabar vendendo a minha barriguda , e procurar um 4x4 mais barato .
O negócio , é que no verão eu viajo muito para o litoral do nordeste , onde tenho que fazer 800km por dia ,e preciso da autonomia do diesel para isso, agora quem compra para uso urbano e viagens pequenas , realmente não vale a pena mais . pelo menos as picapes novas
As picapes diesel mais antigas ainda valem muito a pena, porque tem a seu favor , um IPVA mais en conta, o diesel comun mais barato e a manutenção mais simples e barata, esse 3 fatores ainda deixam as brutas atrativas , agora com as picapes novas cheias de porcarias eletrônicas e tudo ao contrário.
abs
Fer.1201
21/11/2012, 21:47
Esse topico é massa. É como discutir sobre sexo ou religiao. As caminhonetes nao sao carros de passeio, se alguem olhar tb como investimento, esqueça. Nova ou classica, nunca velha, automovel é diversao. O perfil de quem usa ira definir o combustivel, uso severo diesel, ou moderado gasolina.
Como aprendi com um rico, nao é meu caso, diesel foi feito para tratorista ou motorista de caminhao, o maluco coleciona jeep, quem sabe um dia deixo de ser proletariado (diesel) e passo a burgues (gasolina) aqui nao vale GNV.
FelipeHilux
21/11/2012, 22:09
Se eu for parar para calcular o gasto que tenho com minha picape, eu vou acabar vendendo a minha barriguda , e procurar um 4x4 mais barato .
O negócio , é que no verão eu viajo muito para o litoral do nordeste , onde tenho que fazer 800km por dia ,e preciso da autonomia do diesel para isso, agora quem compra para uso urbano e viagens pequenas , realmente não vale a pena mais . pelo menos as picapes novas
As picapes diesel mais antigas ainda valem muito a pena, porque tem a seu favor , um IPVA mais en conta, o diesel comun mais barato e a manutenção mais simples e barata, esse 3 fatores ainda deixam as brutas atrativas , agora com as picapes novas cheias de porcarias eletrônicas e tudo ao contrário.
abs
x2............................
Angelo Jr
21/11/2012, 22:15
Nova ou classica, nunca velha, automovel é diversao.
a diferença entre um carro velho e um clássico é o dono :curtir:
NGDaniel
22/11/2012, 06:42
abs
Pelo menos no quesito diesel isso vai desaparecer, a partir de 2013 não existirá mais diesel comum..
Pelo menos no quesito diesel isso vai desaparecer, a partir de 2013 não existirá mais diesel comum..
É isso aí. Aqui é o Brasil. Foda-se o povo.
Ihh Raposo!! Foi exatamente oq fizemos aqui em casa, depois que nos mudamos e a Ranger ficou grande pra garagem + o custo absurdo para manter a viatura, ela se foi! Trocanos num Focus Sedan GLX AT, mais nunca volto pra carro MT.
E o próximo com certeza será turbo de injeção direta de gasolina com AT de 6 marchas....esses modelos (Jetta, 408, 320i etc) estão dando show em desempenho e baixo consumo de gasolina.
É bem por aí. Já estou de saco cheio de ficar trocando marcha no trânsito caótico do RJ. O único senão é que a filha quer um hatch.
FelipeHilux
22/11/2012, 16:54
Sera ???? Vc tem certeza sobre isso??? Pergunto pq dizem que o S50 nao lubrifica a B.I. Assim, se houver so S50 como vai ser com os motores antigos ????
VOVÔ DO TROLLER
22/11/2012, 17:07
Sera ???? Vc tem certeza sobre isso??? Pergunto pq dizem que o S50 nao lubrifica a B.I. Assim, se houver so S50 como vai ser com os motores antigos ????
Que vai desaparecer vai, mas não em 2013. Com toda esta competência do governo brasileiro e da Petrobrás, acredito que vai demorar até 2014 , talvez 2015. Prá variar, quem tem motor antigo que se exploda. Abs. Válter
Esse topico é massa. É como discutir sobre sexo ou religiao. As caminhonetes nao sao carros de passeio, se alguem olhar tb como investimento, esqueça. Nova ou classica, nunca velha, automovel é diversao. O perfil de quem usa ira definir o combustivel, uso severo diesel, ou moderado gasolina.
Como aprendi com um rico, nao é meu caso, diesel foi feito para tratorista ou motorista de caminhao, o maluco coleciona jeep, quem sabe um dia deixo de ser proletariado (diesel) e passo a burgues (gasolina) aqui nao vale GNV.
Concordo..... porem no brasil nao temos opçoes de pickup's a gasolina com motores de verdade!!!! imagina uma F250 4x4 com um motor V10 de uns 400cv movido a gasosa!!!!!! deve ser um demonio!!!! Isto é um exemplo de veículo de classe média nos EUA, veículo barato, combustivel barato (lá) Aqui acho impraticavel, mesmo pra uma pessoa BEM abonada, fica dificil pela autonomia, peças, etc
Mas seria LINDOOOOO um truck destes, automatico, com 400CV, potencia e torque de sobra!!!!! e sem toc toc toc!!!!
Walter da Camper
22/11/2012, 18:01
Para quem tem motor mecânico a alternativa para preservar a BI é adicionar óleo lubrificante comum no tanque de diesel.
Lendo alguns tópicos no forum vi que já tem gente fazendo isso na proporção de meio litro por tanque.
Se acabarem com o diesel S500 sob o pretexto de reduzir poluentes, o tiro vai sair pela culatra, pois haverá poluição com a queima do óleo adicionado ao diesel.
heliosilva77
27/11/2012, 14:36
Assinando o tópico, desse eu gostei mesmo!
Vlw,
Hélio.
Concordo Paulo,
Atualmente está cada vez mais inviável manter uma Picape/SUV Diesel. Quando se coloca na ponta do lápis os custos de manutenção, seguro e combustível, percebe-se que o único motivo de permanecer é a tara no motor diesel mesmo, pq o custo x benefício simplesmente desapareceu.
Esses motores atuais mais modernos estão se mostrando muito frágeis e beberrões, o Diesel S-50 já está com preço bem acima do etanol e próximo da gasolina.
Qual a real vantagem hoje do motor Diesel? Acho que praticamente só o torque bem maior em baixa rotação......e se os novos motores a gasolina turbo de injeção direta chegassem nas Picapes, será que as Picapes Diesel estariam com os dias contatos?
Não sei....mas que o abismo de custos entre motor gasolina e diesel só iria aumentar, isso tenho certeza...
E olha que já defendi motor diesel com unhas e dentes, mas depois de ver a evolução e eficiência da injeção direta de gasolina aliada ao turbo....revi muitos conceitos...rsrsrs...
Para quem tem pkp usada como eu:
- rodo 12.000/ano
- a Natasha faz 9 km/l (diesel) a R$ 2,00. Assim, R$ 2.666,66/ano
- um Tucson 2008 faz 9 km/l na gasosa a R$ 2,80. Assim, R$ 3.733,33
- Diferença pró-diesel: R$ 1.067,00
- preço da Natasha (Fipe) : R$ 35.462,00
- preço do Tucson 2008/AT (Fipe): 43.115,00
Destarte, além de gastar mais com gasolina, terei que desembolsar mais $$$$ para comprar um SUV dos mais econômicos.
Creio que cada caso seja um caso. Para mim, no momento, é mais vantagem continuar com a pkp a diesel.
Abs.
heliosilva77
27/11/2012, 18:00
Pois é Raposo, a contabilidade é essa mesmo, assim como vc tem a sua Natasha, eu tenho o meu possante (GIII 11/12 com 20 k, acabei de fazer a segunda revisão) e penso muito nisso. O meu faz na estrada 11 km/litro de gasolina. E Embora rode cerca de 1200 km por mês, constumo pegar a estrada até o RN pelo menos uma vez por ano, então comprar um bruta, a diesel ou flex, requer muito planejamento financeiro, colocar na ponta do lápis. No momento, ainda não vale a pena.
Abs.
Hélio.
- rodo 12.000/ano
Destarte, além de gastar mais com gasolina, terei que desembolsar mais $$$$ para comprar um SUV dos mais econômicos.
Creio que cada caso seja um caso. Para mim, no momento, é mais vantagem continuar com a pkp a diesel.
Abs.
Moipessoa
27/11/2012, 19:18
Pois é Raposo, a contabilidade é essa mesmo, assim como vc tem a sua Natasha, eu tenho o meu possante (GIII 11/12 com 20 k, acabei de fazer a segunda revisão) e penso muito nisso. O meu faz na estrada 11 km/litro de gasolina. E Embora rode cerca de 1200 km por mês, constumo pegar a estrada até o RN pelo menos uma vez por ano, então comprar um bruta, a diesel ou flex, requer muito planejamento financeiro, colocar na ponta do lápis. No momento, ainda não vale a pena.
Abs.
Hélio.
conversando com um conhecido sobre o assunto a um tempo atrás... ele falou das vantagens da gasolina para o diesel, no caso da ranger sport. e me citou que no verão, vai subir a BR-101 puxando uma lancha de quase 1 ton, e que iria gastar demais. pérguntei a ele quantas vezes ele iria fazer esse trajeto no ano? me falou 2x, uma pra ir e outra pra voltar... pra ele, pro perfil dele nao faz o menor sentido ele pagar mais caro pra pegar a pick up a diesel, sendo que o carro fica 80% do dia dele, parado no estacionamento enquanto ele está no consultorio, rodando no final do mês proximo de 1000 km. assim, gastar R$300,00 / R$400,00 de combustivel no mês é moleza.
o perfil tem que ser avaliado, quanto anda por mes, precisa de carro forte? etc...
heliosilva77
28/11/2012, 08:01
Verdade MoiPessoa, a análise tá correta. E essas caminhonetes flex quem tem e não usa mais de 1500 km mensal tá valendo a pena. Pelo q andei vendo, 4x4 flex só tem a L200 na 100 k e hilux na faixa de 90 k. O estudo de caso prossegue.
conversando com um conhecido sobre o assunto a um tempo atrás... ele falou das vantagens da gasolina para o diesel, no caso da ranger sport. e me citou que no verão, vai subir a BR-101 puxando uma lancha de quase 1 ton, e que iria gastar demais. pérguntei a ele quantas vezes ele iria fazer esse trajeto no ano? me falou 2x, uma pra ir e outra pra voltar... pra ele, pro perfil dele nao faz o menor sentido ele pagar mais caro pra pegar a pick up a diesel, sendo que o carro fica 80% do dia dele, parado no estacionamento enquanto ele está no consultorio, rodando no final do mês proximo de 1000 km. assim, gastar R$300,00 / R$400,00 de combustivel no mês é moleza.
o perfil tem que ser avaliado, quanto anda por mes, precisa de carro forte? etc...
Walter da Camper
28/11/2012, 08:09
Raposo, se incluir nessas contas as diferenças de preço do IPVA e seguro (contra roubo/acidente), o carro a gasolina passa a ter menor custo anual.
- rodo 12.000/ano
Abs.
Raposo, se incluir nessas contas as diferenças de preço do IPVA e seguro (contra roubo/acidente), o carro a gasolina passa a ter menor custo anual.
Discordo. A Natasha não tem seguro e, se tivesse, seria praticamente o mesmo do Tucson. IPVA idem.
Em tempo: descobri que o Tucson faz 7 km/l na cidade.
Alagoano
29/11/2012, 10:02
Concordo..... porem no brasil nao temos opçoes de pickup's a gasolina com motores de verdade!!!! imagina uma F250 4x4 com um motor V10 de uns 400cv movido a gasosa!!!!!! deve ser um demonio!!!! Isto é um exemplo de veículo de classe média nos EUA, veículo barato, combustivel barato (lá) Aqui acho impraticavel, mesmo pra uma pessoa BEM abonada, fica dificil pela autonomia, peças, etc
Mas seria LINDOOOOO um truck destes, automatico, com 400CV, potencia e torque de sobra!!!!! e sem toc toc toc!!!!
Amigo,
Como já havia dito no início do tópico, a Ford lançou a F-150 V6 Ecoboost (turbo + injeção direta de gasolina) com potência de V8 e consumo de 4cc.
Acredito que essa picape no Brasil beberia a mesma quantidade de gasolina, ou até menos, que a RAM bebe de diesel, com potências parecidas....
O Novo Fusion Ecoboost vai andar mais que o antigo V6 e beber menos que o 2.5 4cc flex de entrada...
thyagovieira
29/11/2012, 17:56
Amigo,
Como já havia dito no início do tópico, a Ford lançou a F-150 V6 Ecoboost (turbo + injeção direta de gasolina) com potência de V8 e consumo de 4cc.
Acredito que essa picape no Brasil beberia a mesma quantidade de gasolina, ou até menos, que a RAM bebe de diesel, com potências parecidas....
O Novo Fusion Ecoboost vai andar mais que o antigo V6 e beber menos que o 2.5 4cc flex de entrada...
Na comparação com os motores V8 com aspiração natural, o V6 EcoBoost entrega consumo 20% menor. As emissões de gases poluentes diminuem cerca de 15%. O preço do bloco é US$ 1.750 maior que o motor 3.7 litros V6 convencional e apenas US$ 750 mais caro que o 5.0 litros V8, valor que rapidamente é revertido graças ao desempenho mais eficiente.
http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2011/12/22/ford-ja-vendeu-100-mil-picapes-com-v6-ecoboost
Prestem atenção na pequena diferença de preço entre um motor e outro.
Mesmo incluindo: "injeção direta de combustível, turbocompressores duplos refrigerados a água com controle eletrônico, alta taxa de compressão, comando variável e ligas de aço especiais".
Alagoano
30/11/2012, 10:12
Na comparação com os motores V8 com aspiração natural, o V6 EcoBoost entrega consumo 20% menor. As emissões de gases poluentes diminuem cerca de 15%. O preço do bloco é US$ 1.750 maior que o motor 3.7 litros V6 convencional e apenas US$ 750 mais caro que o 5.0 litros V8, valor que rapidamente é revertido graças ao desempenho mais eficiente.
http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2011/12/22/ford-ja-vendeu-100-mil-picapes-com-v6-ecoboost
Prestem atenção na pequena diferença de preço entre um motor e outro.
Mesmo incluindo: "injeção direta de combustível, turbocompressores duplos refrigerados a água com controle eletrônico, alta taxa de compressão, comando variável e ligas de aço especiais".
Exato!!
Um motor desses no Brasil, sobretudo a partir de 2014 quando nossa gasolina seguirá o caminho do Diesel e terá 50 ppm de enxofre (injeção direta e alto teor de enxofre não combinam) acabaria com qualquer argumento que defendesse o Diesel (autonomia, robustez etc).
Sem querer ofender ninguém...mas pra quem já teve Ranger 2.8 PS, acho que a nova geração de picapes diesel virou "carro de Barbie". Conforto e itens de segurança são sempre bem vidos, mas sacrificar a robustez e o custo x benefício é inaceitável.
Acho que não há pra onde correr, o dowsizing + injeção direta é um caminho sem volta. Meu próximo carro com certeza será um Jetta 2.0 TSI + DSG de dupla embreagem (caso não surja um opção mais interessante à época), esse 2.0T deixa o Novo Azera V6 parecendo uma banheira pesada com um 2.0 aspirado, de tão decepcionante que é o seu desempenho para um V6, o antigo tem desempenho significativamente superior, e a Hyundai sempre "supervalorizando" o desempenho pífio dos seus motores atuais...
Desnickadu
30/11/2012, 10:56
Exato!!
Um motor desses no Brasil, sobretudo a partir de 2014 quando nossa gasolina seguirá o caminho do Diesel e terá 50 ppm de enxofre (injeção direta e alto teor de enxofre não combinam) acabaria com qualquer argumento que defendesse o Diesel (autonomia, robustez etc).
Eu dei muita risada quando li isso :torcendo:
Um motor a Diesel, mesmo moderno, tem algo que um motor a gasolina ainda não consegue: Torque em baixas rotações.
Quando vc move cargas pesadas isso é muito necessario e é por isso que o motor a gasolina NUNCA irá tomar o lugar de um Diesel.
O proprio Ecoboost 3.7l não é indicado pra trabalho pesado continuo por algum motivo, certo? Comando variavel, turbinas de geometria variavel, coletores variaveis, injeção direta, etc, etc, etc nunca irão fazer um motor a gasolina deixar de ser um motor a gasolina.
Você pode socar a pressão que for num sistema desses, a taxa de compressão dinamica não vai chegar perto da taxa de um motor a diesel, a gasolina não deixa isso acontecer sem detonar antes.
O que limita o poder desses motores hoje é o combustivel. A menos que se faça uma gasolina com trocentas octanas, o diesel vai continuar com seu lugar garantido na prateleira.....
A menos é claro que as montadoras não queiram dessa forma :semideia
Alagoano
30/11/2012, 12:58
Eu dei muita risada quando li isso :torcendo:
Um motor a Diesel, mesmo moderno, tem algo que um motor a gasolina ainda não consegue: Torque em baixas rotações.
Quando vc move cargas pesadas isso é muito necessario e é por isso que o motor a gasolina NUNCA irá tomar o lugar de um Diesel.
O proprio Ecoboost 3.7l não é indicado pra trabalho pesado continuo por algum motivo, certo? Comando variavel, turbinas de geometria variavel, coletores variaveis, injeção direta, etc, etc, etc nunca irão fazer um motor a gasolina deixar de ser um motor a gasolina.
Você pode socar a pressão que for num sistema desses, a taxa de compressão dinamica não vai chegar perto da taxa de um motor a diesel, a gasolina não deixa isso acontecer sem detonar antes.
O que limita o poder desses motores hoje é o combustivel. A menos que se faça uma gasolina com trocentas octanas, o diesel vai continuar com seu lugar garantido na prateleira.....
A menos é claro que as montadoras não queiram dessa forma :semideia
Tubo bem....mas para justificar o Diesel tem que ser um trabalho EXTRAMAMENTE pesado, como o trabalho feito por Caminhões e Tratores. Não é a toa que Picape Diesel nos EUA é exceção, a regra é gasolina (com motor forte) e que faz muito trabalho pesado sim, não me refiro ao EXTREMO que citei, feito por caminhões e tratores.
Se vc fizer uma breve pesquisa, perceberá que o torque em baixa rotação, repito, torque em baixa rotação (e não maior torque), não é privilégio só dos motores diesel, mas de qualquer motor a combustão turboalimentado (é só andar em motor diesel aspirado pra ver a lástima que é). 99% do torque do 408 THP é despejado a partir de 1400rpm, no caso do Jetta TSI em 1700rpm e, salvo engano, a BMW 320i 2013 despeja tudo a partir de absurdos 1250rpm (a BMW praticamente fez sumir o turbolag nessa nova geração de motores), já li em algum comentário aqui (acho que do Walter) que o torque da Triton 3.2 Diesel aparece a partir de 2000rpm, então acredito que o seu argumento de "torque em baixas rotações" é vencido.
Vc tem todo o direito de dar gargalhadas, pode até criar um tópico de "humor", mas aqui o ponto central é a discussão da viabilidade ECONÔMICA do Diesel para as Picapes, somente isso, nem de longe se discute se um é melhor que o outro, até pq o Diesel é muito eficiente sim, mas essa eficiência hoje em dia está esbarrando no custo x benefício.
Por fim, em termos de tecnologia, NUNCA diga NUNCA, tudo está sempre em processo de evolução...
Um abraço.
acredito que em breve, com os argumentos ecologicos, e restriçoes de emissao, os motores a gasolina MODERNOS E POTENTES, poderao sim substituir os diesel de baixa cilindrada..
Ai teremos duas opções pras montadoras: ou abaixam o preço dos veiculos movidos a diesel, pois nao há motivos para um mesmo modelo de pickup custra 25000 a mais, só por ser a diesel!!!
ou melhoram os motores a gasosa, pra oferecer mais TORQUE em baixa, e melhores consumo e fazem versoes 4x4 com reduzida pra pickups!!!!
pra quem roda pouco e gosta de veiculo bem novo, acredito que vale a pena a gasosa, MASSSSS o 4x4 com reduzida acaba jogando o pessoal pro lado do diesel, e tem ainda UM BOM percentual que usa a pickup pra trabalhar, carregar coisas, estes precisam de autonomia, força, 4x4 com reduçao, economia no km rodado.... gasosa nao serve pra este grupo (no brasil ok)!!
Desnickadu
30/11/2012, 15:18
Tubo bem....mas para justificar o Diesel tem que ser um trabalho EXTRAMAMENTE pesado, como o trabalho feito por Caminhões e Tratores. Não é a toa que Picape Diesel nos EUA é exceção, a regra é gasolina (com motor forte) e que faz muito trabalho pesado sim, não me refiro ao EXTREMO que citei, feito por caminhões e tratores.
Se vc fizer uma breve pesquisa, perceberá que o torque em baixa rotação, repito, torque em baixa rotação (e não maior torque), não é privilégio só dos motores diesel, mas de qualquer motor a combustão turboalimentado (é só andar em motor diesel aspirado pra ver a lástima que é). 99% do torque do 408 THP é despejado a partir de 1400rpm, no caso do Jetta TSI em 1700rpm e, salvo engano, a BMW 320i 2013 despeja tudo a partir de absurdos 1250rpm (a BMW praticamente fez sumir o turbolag nessa nova geração de motores), já li em algum comentário aqui (acho que do Walter) que o torque da Triton 3.2 Diesel aparece a partir de 2000rpm, então acredito que o seu argumento de "torque em baixas rotações" é vencido.
Vc tem todo o direito de dar gargalhadas, pode até criar um tópico de "humor", mas aqui o ponto central é a discussão da viabilidade ECONÔMICA do Diesel para as Picapes, somente isso, nem de longe se discute se um é melhor que o outro, até pq o Diesel é muito eficiente sim, mas essa eficiência hoje em dia está esbarrando no custo x benefício.
Por fim, em termos de tecnologia, NUNCA diga NUNCA, tudo está sempre em processo de evolução...
Um abraço.
Muita calma nessa hora hehehe
Não precisa ser um trabalho extremamente pesado não, algo em torno de 70% da capacidade de tração total do veiculo numa viagem de ponta a ponta no país ja justifica :D
Se vc vai andar pesado, andar muito e em estradinhas ruins, não tem porque não ir de Diesel.
Se vc vai fazer com uma pickup o que ela foi criada pra fazer [carregar coisas pesadas], então vc precisa de um motor diesel. É simples assim.
A eficiencia de um motor, ao menos no meu ver, não se mede em R$/km.
Alagoano
30/11/2012, 16:05
Muita calma nessa hora hehehe
Não precisa ser um trabalho extremamente pesado não, algo em torno de 70% da capacidade de tração total do veiculo numa viagem de ponta a ponta no país ja justifica :D
Se vc vai andar pesado, andar muito e em estradinhas ruins, não tem porque não ir de Diesel.
Se vc vai fazer com uma pickup o que ela foi criada pra fazer [carregar coisas pesadas], então vc precisa de um motor diesel. É simples assim.
A eficiencia de um motor, ao menos no meu ver, não se mede em R$/km.
Ah ta...realmente, vc deve estar certo. Acho que os trailers imensos puxados pelas monstruosas picapes a gasolina que eu vi cortando os EUA eram de isopor...
Sua simplicidade mostra todo o seu conhecimento sobre o assunto tratato aqui, pra vc é diesel e ponto final com ótimos argumentos técnicos, podemos até fechar o tópico, já foi resolvido.
Desnickadu
30/11/2012, 18:56
Ah ta...realmente, vc deve estar certo. Acho que os trailers imensos puxados pelas monstruosas picapes a gasolina que eu vi cortando os EUA eram de isopor...
Sua simplicidade mostra todo o seu conhecimento sobre o assunto tratato aqui, pra vc é diesel e ponto final com ótimos argumentos técnicos, podemos até fechar o tópico, já foi resolvido.
Não fique nervoso colega forista.
Não adianta discutirmos aqui siglas e numeros, isso não é do entendimento de todas as pessoas, por esse motivo eu simplifico minha escrita. Para que todos que leem o forum entendam.
Não sei quanto vc conhece do mundo de motores e trailers, mas eu acompanho a pouco tempo, cerca de dois anos. Nesse tempo já pude ver muita coisa e vou te mostrar [e pra quem mais quiser ver] que tamanho não influencia no peso do trailer diretamente. Alem disso, o tamanho do motor e a relação do diferencial também influenciam em quanto peso o auto pode carregar. Aí temos outra questão, existes relações que somente são ofertadas em motores a gasolina [gasers] e algumas que somente são ofertadas em motores a diesel.
Um gaser pode fazer o trabalho de um diesel? pode! mas ele vai precisar de um motor com uma cilindrada maior e de uma relação de diferencial e/ou caixa de marchas menor, com isso ele perde em automomia tanto no consumo quanto na movimentação [relação de rpm de motor e rpm de roda/pneu].
Só pra efeito de comparação, uma Ford Super Duty com um gaser 6.2 V8 tem 22.500 libras de GVWR com relação de 4.3 e 19.000 libras com relação de 3.73. Ja com o Power Stroke 6.7l V8 tem 23.500libras com 3.31 de relação [relação não ofertada no gaser] e 33.000 libras com relação de 4.3.
Você pode puxar um fifth wheel de 36 pes com qualquer uma das duas, mas a gaser vai ter uma autonomia menor e vai carregar menos peso.
Desça do pedestal colega, vc não é melhor do que ninguem. Se vc sabe, compartilhe. Chega de ironias em respostas, por favor. :stop:
Desnickadu
01/12/2012, 01:23
Não é a toa que Picape Diesel nos EUA é exceção, a regra é gasolina (com motor forte) e que faz muito trabalho pesado sim, não me refiro ao EXTREMO que citei, feito por caminhões e tratores.
Um abraço.
LEADING THE NORTH AMERICAN DIESEL REVOLUTION | Ford Motor Company Newsroom (http://media.ford.com/article_display.cfm?article_id=24077)
" Ford Motor Company sold nearly as many diesel Super Duty’s in 2005 (242,545) as the combined total of diesel trucks sold by the competition (296,682)."
"Ford Motor Company vendeu aproximadamente tantas Super Duty Diesel em 2005 (242.545) quanto o total combinado de pickups diesel da concorrencia (296.682)."
http://media.ford.com/press_files/image_files/SD_Charts2.jpg
Olhando aí na figura vc ve que foram vendidas 810.199 pickups.
O resto deixo pra vc fazer a conta ;)
Algumas explicações sobre veículos Flex.
Palestra Técnica sobre Motores Flex. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FDTAmRK3kmU)
VOVÔ DO TROLLER
12/02/2013, 21:14
Com o diesel S 10 a R$ 2,52 e o álcool a R$ 1,67 (aqui na minha região) acho que carro diesel já era. A única vantagem a favor do diesel é a autonomia .Abs. Válter.
Imperador!
13/02/2013, 08:42
Com o diesel S 10 a R$ 2,52 e o álcool a R$ 1,67 (aqui na minha região) acho que carro diesel já era. A única vantagem a favor do diesel é a autonomia .Abs. Válter.
Parece que essa será a tônica no futuro mesmo.
Estão perdendo a noção de preço no diesel (já perderam a noção na gasolina há muito tempo). E nós consumidores que nos preparemos porque 80% do transporte de cargas e mercadorias no Brasil é rodoviário. Ou seja, vem aumento de preço por aí...
Troller-a-vista
13/02/2013, 20:10
alcool em ribeirao 2.00 e subindo...
LoucoPoeta
14/02/2013, 12:24
Será que com uma amarok 2.0 gasolina como essa no mercado brasileiro ainda valeria apena a camioneta a diesel? Motor de 158 cv e 30 de torque!! Qual seria o consumo?
site: Volkswagen lança Amarok a gasolina na Argentina - MotorDream (http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2011/08/17/volkswagen-lanca-amarok-a-gasolina-na-argentina)
GSilveira
22/02/2013, 12:49
Galera, já vi alguns comentários aqui no fórum falando que os motores diesel eletrônicos não são tão bons quanto os antigos, mas ninguém que eu tenha lido se aprofundou bastante ao assunto, por isso revolvi perguntar aqui já q achei o tópico pertinente a minha dúvida!
Isso é verdade? Por que?
heliosilva77
22/02/2013, 13:31
GSilveira, de forma resumida, pelo q tenho lido aqui, são motores com maior parte elétrica que os antigos, e assim com maior quantidades de sensores mais sensívei as variações na qualidade do diesel.
Alguns com maior expertise darão maiores esclarecimentos.
Hélio.
Galera, já vi alguns comentários aqui no fórum falando que os motores diesel eletrônicos não são tão bons quanto os antigos, mas ninguém que eu tenha lido se aprofundou bastante ao assunto, por isso revolvi perguntar aqui já q achei o tópico pertinente a minha dúvida!
Isso é verdade? Por que?
Walter da Camper
22/02/2013, 13:50
GSilveira,
Na minha opinião, essa questão segue a mesma regra que vale para qualquer máquina (carro, trator, moto, maq. agrícola, aeronave...):
Quanto maior a tecnologia aplicada melhor é o rendimento da máquina quando nova e pior será a manutenção quando velha.
Ou seja, a partir de certo momento de sua vida útil quando começarem a surgir os defeitos, esses serão mais dificeis de diagnosticar e mais carros de reparar, quando comparado a máquinas de pouca tecnologia.
Qual é melhor e qual é pior? A resposta é: depende.
Se vc mora nos grandes centros e troca de carro a cada 2 ou 3 anos, quanto mais tecnologia melhor, afinal sempre tem concessionária e guincho da seguradora ao alcance do celular.
Se vc anda longe dos grandes centros e não pode contar com disponibilidade de peças e mão-de-obra especializada e ainda utiliza a máquina em condiçõe severas de uso, é melhor que seja uma mecânica mais bruta, sem muitos sistemas complexos, que são frágeis e desconhecidos pelos mecânicos, que sequer tem aparelhamento para diagnosticar falhas.
No quesito durabilidade, existem duas Lei da Fisica que estabelecem o seguinte:
1-A durabilidade é inversamente proporcional à rotação de trabalho.
2-A durabilidade é diretamente proporcional ao tamanho (cilindrada).
Logo, um motor de D20, F1000 ou Band, que tem 4 litros de cilindrada e desenvolve apenas 80~90 cavalos (2800 RPM) durará proporcionalmente mais que um motor de 2 litros do qual se extrai 200 cavalos (4500 RPM).
O assunto é muito polêmico e logo aparecerão opiniões de todos os lados para vc tirar suas conclusões.
Isso é verdade? Por que?
Imperador!
22/02/2013, 21:37
GSilveira, de forma resumida, pelo q tenho lido aqui, são motores com maior parte elétrica que os antigos, e assim com maior quantidades de sensores mais sensívei as variações na qualidade do diesel.
Alguns com maior expertise darão maiores esclarecimentos.
Hélio.
Resumidamente é isso sim.
Mas levemos em conta também que os primeiros veículos eletrônicos já estão rodando a 8 anos e "sem problemas graves". Ou seja, os problemas surgidos ou foram resolvidos ou surgiram por questões especiais de desatenção do proprietário.
Toda mudança de tecnologia traz esse tipo de questão.
Por exemplo, antes todos os motores eram LSD; agora, quase todos são HSD;
Antes, havia a injeção mecânica; hoje, há a eletrônica;
Antes, o carro rodava até com óleo de cozinha; hoje, se não for S10, corre-se o risco de parar no meio da estrada...
E por aí vai...
Meu ponto é que dada a manutenção correta e seguindo-se as indicações de uso, tanto os antigos como os novos não darão dor de cabeça. Agora ninguém aqui pode deixar de concordar que uma F1000 é muito mais durável que uma Ranger, por exemplo. Mas aí passamos a analisar outras questões como conforto, prazer ao dirigir, consumo, etc.
É uma questão bem complexa.
GSilveira
27/02/2013, 12:46
Obrigado pessoal!
Acho que agora já estou entendendo melhor sobre esta questão.
GSilveira
07/03/2013, 16:37
Galera, mesmo sendo UM POUCO OUT OFF TOPIC (mas, só um pouco pois tem relação com o assunto de carros modernos e carros mais velhos à diesel) qual o ganho de um carro com eixo rígido em relação a um com suspensão independente?
Já ouvi alguns comentários a respeito aqui no fórum mas nunca consegui chegar a uma conclusão que me fosse satisfatória.
roberto_nascimento
07/03/2013, 19:13
Isso é verdade? Por que?
GSilveira, poucas pessoas acreditam nisso. O número de vendas de veículos a diesel se multiplicou ao longo dos anos, com isso surgiram mais problemas devido ao maior número de carros na rua. Porém a incidência de problemas de um motor eletrônico é menor e a durabilidade é maior. Agora, a complexidade de se diagnosticar um defeito, obviamente é maior também, e essa é a única desvantagem, além é claro para alguns poucos, o custo de manutenção (que vem barateando desde 2004) e hoje não é mais desvantagem. Um exemplo:
:curtir:
Esses medos não procedem mesmo.
O NGD 9.3E, Euro III, na minha opinião, o melhor motor diesel da linha pesada da atualidade, 24 válvulas, 367 cv a 2.000 rpm e torque máximo de 1.600Nm a 1100-1400 rpm, passou por testes de durabilidade de 16,5 mil horas em dinamômetro e 3,5 milhões de km em campo. Dura muito mais que os motores antigos, também de baixa rotação, justamente pelas novas tecnologias.
Esses motores funcionam sem errar, não se desgastam, na menor possibilidade de prejuízos ou funcionamento impróprio, se protegem. Vibram menos, poluem menos e se desgastam menos. Além disso, se protegem de situações adversas como aquecimentos ou falhas internas evitando enormes prejuízos. Resumindo, são uma grande evolução frente aos antigos.
roberto_nascimento
07/03/2013, 19:20
Galera, mesmo sendo UM POUCO OUT OFF TOPIC (mas, só um pouco pois tem relação com o assunto de carros modernos e carros mais velhos à diesel) qual o ganho de um carro com eixo rígido em relação a um com suspensão independente?
Já ouvi alguns comentários a respeito aqui no fórum mas nunca consegui chegar a uma conclusão que me fosse satisfatória.
Depende da aplicação. Supondo uma aplicação equivalente, a grosso modo eu diria:
Suspensão independente dá estabilidade, conforto e encarece a manutenção. É a principal opção de veículos de alto desempenho.
O eixo rígido dá durabilidade, resistência e barateia a manutenção. É a principal opção para veículos de trabalho.
GSilveira
12/03/2013, 10:55
Depende da aplicação. Supondo uma aplicação equivalente, a grosso modo eu diria:
Suspensão independente dá estabilidade, conforto e encarece a manutenção. É a principal opção de veículos de alto desempenho.
O eixo rígido dá durabilidade, resistência e barateia a manutenção. É a principal opção para veículos de trabalho.
Entendi, roberto nascimento!
Obrigado pelas respostas nos dois posts.
Grande abraço
Gleison Prieto
11/06/2013, 01:25
Fala galera ...
Mesmo sendo novato por aqui e não entendendo praticamente nada de mecanica (em geral), o tópico ta show de bola ... parabens pela opinião deixada por todos, esclarecendo um pouco da evolução e desenvolvimento dos motores a diesel principalmente diante da "nova safra".
To querendo adquirir minha primeira viatura a diesel ... to partindo de um popular ... aqui na cidade e região parece que ta tendo um domínio dos flex.
O tópico vai ser mais um subsidio para utilizar na escolha da pckp.
A grana não é lá essas coisas pra pegar algo mais recente, mas provavelmente um 2.5 (ou ranger ou s10) na casa de 2000/2002, quiça um 2.8 ... to procurando ter cautela para "acertar na escolha" ... o uso será praticamente só para cidade (provavelmente uma e outra vez no ano pegar terra), mas gostaria de colocar a 4x4 pra funcionar, nem que seja pra esperar uma garoa, botar tudo os parente na carroceria e andar na terra pra sentir a força do motor diesel.
Nesse aspecto, levando em consideração o que os colegas ja colocaram no tópico e a experiencia pessoal com suas viaturas, o que me dizem sobre uma pick a diesel (ou 4x4 ou 4x2) para uso na cidade rodando pouco (+/- 10000/ano)? Seria viável no cenário atual com predomínio de flex nas cidades?
Embora as despesas em relação a um popular sejam evidentemente superiores, estou ponderando os regulares cuidados para manter a pckp por uns 3 anos ou mais, o que me faz acreditar que a durabilidade (e outros fatores) do diesel sejam mais vantajosos em relação a um flex.
Caso o post seja considerada impertinente para o tópico, desconsiderar as colocações de um novato rsrs.
Valeu
christian hackbarth
15/06/2013, 00:58
pela quilometragem que tu rodas, não vejo vantagem nenhuma em uma camionete diesel maxion 2.5 frente a uma similar a gasolina. esses motores 2.5, pela idade, já tão tudo em fim de vida, quando já não foram feitos. toda economia que tu faz no combustivel vai embora na primeira parada na oficina.
se quer uma camionete, vai de v6, que com 300 mil km ta recém amaciando. eu to muito feliz com minha ranger stx v6 ha 2 anos, faz media de 7 por litro e nunca estragou nada, nunca foi pra oficina, só manutenção de rotina em casa.
Walter da Camper
15/06/2013, 21:27
Concordo. A maioria das pick-ups diesel com mais de 10 anos de idade já rodou elevada km e/ou foi bastante surrada, ou fuçada por mexânicos. Já ví muita gente quebrar a cara achando que ia ecomomizar combustível e teve que gastar muito mais mexendo em turbina, BI e cabeçote. É uma loteria encontrar uma que tenha sido bem cuidada a ponto de estar confiável mecanicamente. Eu só compraria uma se conhecesse o histórico de uso e manutenção (nunca ferveu, não passou por retíficas porcas, ... etc), caso contrário iria de gasolina.
pela quilometragem que tu rodas, não vejo vantagem nenhuma em uma camionete diesel maxion 2.5 frente a uma similar a gasolina. esses motores 2.5, pela idade, já tão tudo em fim de vida, quando já não foram feitos. toda economia que tu faz no combustivel vai embora na primeira parada na oficina.
se quer uma camionete, vai de v6, que com 300 mil km ta recém amaciando. eu to muito feliz com minha ranger stx v6 ha 2 anos, faz media de 7 por litro e nunca estragou nada, nunca foi pra oficina, só manutenção de rotina em casa.
Gleison Prieto
16/06/2013, 16:27
Entao christian hackbarth e Walter da Camper ... essas colocações que voces apontaram eu tbm ja to pesando na avaliação que to fazendo pra comprar a pckp ... e um dos meus medos é justamente o fato de ser veículo com mais de 10 anos de uso apresentando problemas ... e, como mencionado, logo na primeira mecanica que der, toda economia ir por agua abaixo =/ (ja vi aqui no forum algumas cifras pra desembolsar com eventuais problemas mecanicos e, pesando por esse lado, as vezes até desanima).
Como bem mencionado Walter, pode ser uma loteria ... por isso que tbm to procurando boas referencias dos vendedores sobre o historico de uso e manutenção ...
Christian, até agora não tinha ponderado v6 ... vou dar uma pesquisada e colocar essa opcao dentre as minhas escolhas.
É galera ... mesmo com tantos pontos a serem avaliados, espero ainda ter minha 1ª pckp =D rs ... obrigado pelas dicas
Entao christian hackbarth e Walter da Camper ... essas colocações que voces apontaram eu tbm ja to pesando na avaliação que to fazendo pra comprar a pckp ... e um dos meus medos é justamente o fato de ser veículo com mais de 10 anos de uso apresentando problemas ... e, como mencionado, logo na primeira mecanica que der, toda economia ir por agua abaixo =/ (ja vi aqui no forum algumas cifras pra desembolsar com eventuais problemas mecanicos e, pesando por esse lado, as vezes até desanima).
Como bem mencionado Walter, pode ser uma loteria ... por isso que tbm to procurando boas referencias dos vendedores sobre o historico de uso e manutenção ...
Christian, até agora não tinha ponderado v6 ... vou dar uma pesquisada e colocar essa opcao dentre as minhas escolhas.
É galera ... mesmo com tantos pontos a serem avaliados, espero ainda ter minha 1ª pckp =D rs ... obrigado pelas dicas
um amigo tem uma s10 2001 gasolina, e vendeu para outro amigo o carro deve beirar os 300.000 km os acabamentos estao meio caidinhos, mais por desleixo, o carro em sim da uns probleminhas mas e sempre barato concertar e qualquer um mexe, a vantagem dela e que por ser apenas gasolina e bem masi económica que uma flex, se procurar bem encontra na faixa de 15~20 mil uma dessas e com uns R$2000 coloca os acessorios das mais modernas, a dele esta assim.. picape velha a diesel e dor de cabeca, esquece isso, qualquer coisinha vai R$5000,00 fácil...
VOVÔ DO TROLLER
17/06/2013, 00:01
um amigo tem uma s10 2001 gasolina, e vendeu para outro amigo o carro deve beirar os 300.000 km os acabamentos estao meio caidinhos, mais por desleixo, o carro em sim da uns probleminhas mas e sempre barato concertar e qualquer um mexe, a vantagem dela e que por ser apenas gasolina e bem masi económica que uma flex, se procurar bem encontra na faixa de 15~20 mil uma dessas e com uns R$2000 coloca os acessorios das mais modernas, a dele esta assim.. picape velha a diesel e dor de cabeca, esquece isso, qualquer coisinha vai R$5000,00 fácil...
Bem lembrado Duduoitentaetrês. Os carros flex são gastões tanto no álcool quanto na gasolina. Com certeza, os que utilizam apenas um combustível, são bem mais econômicos, quer sejam somente a gasolina ou somente a álcool. O antigo Corcel a álcool e o Fiat a álcool carburados , por exemplo, eram bem econômicos. Rendiam no álcool (km/l) praticamente o que rendiam na gasolina. Com estes flex, mais uma vez, o governo só ferrou a galera. Hoje há tecnologia para fazer os carros a álcool (desde que sejam projetados apenas para o álcool) renderem tanto quanto os a gasolina. Mas quem se importa ? O governo quer mais é que os consumidores se explodam , pois ele leva vantagem em qualquer situação .E salve a Petrobrás e os usineiros. Abs. Válter.
berthold
28/09/2014, 08:36
essa foi a melhor....
Mas infelismente a realidade é bem diferente... Veja os usuários das pickups de hj.... Compare com quem usava a 10 anos atraz.... Estamos americanizados... Agora pickup... Serve só pra carregar carga de shopping.... americanizado e chinezado!!!
brasil.gilson
02/01/2015, 14:39
PRA MIM, NAO VALE!
Tenho uma s10 14/15 4x4.. Com 2 semanas de uso, portanto ainda nao amaciada... creio que essas medias vao melhorar conforme for amaciando..
Minhas medias no alcool sao (so uso alcool):
7.5-8.3 km/l - andando a 90-100 aproveitando as descidas.
6.8-7.0km/l - andando a 120 km/h com picos de 140 e 160..
6.3 andando a 140-160km.h
Na cidade faco 4.5- 5 km/l com paradas e retomadas..
Com esses consumos nao acho que vale a pena picap a diesel.. (minha opiniao)..
Considerando que a diferenca de preço no meu caso era de mais de 40 mil para o mesmo modelo... a minha foi 98 e a diesel era 143...
Uma conta simples e rapida com base nos postos da minha regiao:
1l diesel - 2.58 reais - rodo 10km/l (cidade) entao cada km rodado eu gastaria 26 centavos
1l de alcool - 1.80 reais - rodo 5 km/l entao cada km rodado eu gasto 36 centavos
Entao a diferença a cada km percorrido da flex em relacao a diesel é de 10 centavos (na minha regiao).
Considerando que a diferenca entre uma e outra, na minha regiao era de cerca de 45 mil... logo, pra compensar eu ter uma picap a diesel eu teria que rodar nela no minimo 450.000 km... como eu rodo geralmente cerca de 100.000 e passo pra frente... no meu caso nao compensa picap a diesel...
Ate agora nao tive nenhum problema com ela, se tiver esterei postando no forum... só estranhei um pouco o barulho do cardan nas trocas de marcha.. mas pelo que andei pesquisando todas apresentam esse ponto negativo... *O consumo da s10 a diesel eu me tirei como base a antiga s10 a diesel 2013 que eu tive...
*Neste calculos nao coloquei o ipva, que no meu caso, aumentaria 1.700 reais e o seguro que aumentaria 3.500 reais...
xibiu!!!
02/08/2022, 20:52
Ainda compensa ter um carro a diesel: vantagens e desvantagens (https://garagem360.com.br/ainda-compensa-ter-um-carro-a-diesel-vantagens-e-desvantagens/)
Brasil tem o 82o diesel mais barato em ranking com 167 paises; veja comparacoes - InfoMoney (https://www.infomoney.com.br/consumo/brasil-tem-o-82o-diesel-mais-barato-em-ranking-com-167-paises-veja-comparacoes/)
579461
Em resumo
Vantagens:
Menor consumo
Maior força
Durabilidade
Desvantagens:
Preço do veículo
Preço do combustível
Manutenção
Em resumo
Vantagens:
Menor consumo
Maior força
Durabilidade
Desvantagens:
Preço do veículo
Preço do combustível
Manutenção
rsrsrs..Amigo, você esquece de incluir uma das maiores vantagens nesta lista, pick up a diesel, principalmente toyota é melhor que dinheiro na poupança, porque rende mais e você ainda tem nas mãos um p.. de um carro que te leva em qualquer lugar...rsrsrs...
A minha primeira hilux 2002, eu comprei por 32 k e vendi por 45 k, agora, a segunda 2011, comprei por 82 k e está 135 k na Fipe.....
xibiu!!!
24/09/2022, 17:39
Por que nunca teremos caminhonetes grandes diesel no Brasil? (https://www.automaistv.com.br/caminhonetes-grandes-diesel-brasil/)
Legislação brasileira torna impossível que caminhonetes grandes diesel sejam vendidas aqui, fora linha Heavy Duty.
579681