Ver Versão Completa : "SNORKEL" DO ESCAPAMENTO TRAZEIRO
ANDRÉ PEIXOTO
24/08/2005, 23:06
camaradas Niveiros. Estou estreiando aqui neste forum. Acabei de comprar uma Niva. Estou naquela fase viciosa das adaptações... Queria muito adaptar um snorkel no escapamento trazeiro. Nem sei se o nome adequado é este. Mas seria uma especie de prolongamento do cano de descarga, que vai subindo até o teto trazeiro do carro (pela lateral). Já vi algumas fotos, mas eu queria mesmo uma dica de como fazer aquilo. Abraços a todos,
André
Cavalcante
24/08/2005, 23:24
É relativamente fácil. Basta emendar um cano com o desenho adequado. Mas eu vi em alguns carros e a pintura acabou danificada próximo ao cano, acho que pelo calor. No meu não tem, e não sinto falta. Se vou entrar na água, puxo o afogador e tá tudo resolvido. Já que você está pensando em por o carro na água, deve pensar mesmo é em snorkel pros diferenciais, câmbio e transferência. É mais fácil, rápido e muito, muito mais importante.
ANDRÉ PEIXOTO
24/08/2005, 23:37
valeu a dica Cavalcante ! Acho que é melhor mesmo não entrar na água... Eu pensei que havia algum prototipo que poderia ser comercializado.
Cavalcante
25/08/2005, 08:31
Eu não disse isso.
Eu não deixo de entrar na água por causa do escapamento. Só não dá ainda pra usar o carro como veículo anfíbio :D :D . É só fazer os snorkels de diferenciais câmbio e transferência e dá pra ir tranquilo (até uns 60, 70 cm, acho que dá, desde que você torça para que o carro não morra :roll: :roll: )
Eu não disse isso.
Eu não deixo de entrar na água por causa do escapamento. Só não dá ainda pra usar o carro como veículo anfíbio :D :D . É só fazer os snorkels de diferenciais câmbio e transferência e dá pra ir tranquilo (até uns 60, 70 cm, acho que dá, desde que você torça para que o carro não morra :roll: :roll: )
Amigo Cavalcante, poderia dar maiores detalhes sobre como instalar/adaptar estes snorkels de diferencial, cambio e transferencia ??
obrigado
Escapamento com saida elevada só tem desvantagem.
Deixa lé embaixo que é melhor e mais seguro para seu motor.
Quem eleva o escape não sabe o que esta fazendo.
Cavalcante
25/08/2005, 17:16
Amigo Cavalcante, poderia dar maiores detalhes sobre como instalar/adaptar estes snorkels de diferencial, cambio e transferencia ??
Rogerio, é o seguinte: olhando por trás o seu Niva, no diferencial traseiro, mais ou menos na posição de 1 hora dos ponteiros do relógio, você vai encontrar um copinho de uns 10 mm de diâmetro, um pouco amassado. Esta é a tampa do respiro do diferencial traseiro. Retire esta tampa e o respiro aparece (é um bico). Encaixe uma mangueira neste bico e aproveite o encaminhamento das tubulações de freio para levar até a caixa de transferência, a de câmbio e o diferencial dianteiro. Na caixa de transferência e na de câmbio é mais difícil de chegar, mas não impossível. Se você soltar os coxims do câmbio (apoiado em um macaco), e baixar as caixas uns 5 centímetros já dá pra alcançar. Você pode usar uma mangueira para cada um ou utilizar derivações em T, para que as saídas de cada respiro se conectem a uma só mangueira. Aí é só levar a(s) ponta(s) até um local alto no carro. No meu eu prendi (com cuidado para não esmagar a mangueira) na travessa onde se encaixa a vareta que sustenta o capô quando aberto. Depois disso, se entrar água nos seus diferenciais só aquelas equipes de socorro para submarinos russos é que vão poder te ajudar :wink: :wink:
Cavalcante
25/08/2005, 23:58
Ah, esqueci de dizer: ao retirar a tampa cuidado!!!! Você pode quebrar o respiro :cry: :cry:
BRADOCK4.6
05/02/2009, 19:41
Escapamento com saida elevada só tem desvantagem.
Deixa lé embaixo que é melhor e mais seguro para seu motor.
Quem eleva o escape não sabe o que esta fazendo.
OBRIGADO AMIGO WALLACE,PELA DICA VALIOSA,EU MESMO ESTAVA PENSANDO EM COLOCAR ESSE PROLONGADOR DE ESCAPAMENTO,SÓ PORQUE ELE DÁ UMA ÓTIMA ESTETICA AO NIVA,MAS ESTAVA NA DUVIDA EGRAÇAS A VC RESOLVI ABANDONAR ESSA IDEIA MALUCA...MUITO GRATO PELA DICA MADO...AH EU ESQUECI DE ME APRESENTAR: EU TAMBEM SOU NOVO COMO MEMBRO SOCIO DO FORUM 4X4 BRASIL,E ME CHAO: BRADOCK4.6/AMANTE DO JEEP NIVA......E ELE É CARINHOSAMENTE CHAMADO DE BRUTO.:lol::lol::lol::lol:......DETALHE,O MEU NAO FAÇO TRILHA DEJEITO NENHUM,LAMA SÓ A DA ESTRADA E NADA MAIS.....ABRAÇO....GRAÇA E PAZ....FUUUI.....
ATT:BRADOCK4.6/AMANTE DO JEEP NIVA
Alexandre Banana
08/02/2009, 14:54
OBRIGADO AMIGO WALLACE,PELA DICA VALIOSA,EU MESMO ESTAVA PENSANDO EM COLOCAR ESSE PROLONGADOR DE ESCAPAMENTO,SÓ PORQUE ELE DÁ UMA ÓTIMA ESTETICA AO NIVA,MAS ESTAVA NA DUVIDA EGRAÇAS A VC RESOLVI ABANDONAR ESSA IDEIA MALUCA...MUITO GRATO PELA DICA MADO...AH EU ESQUECI DE ME APRESENTAR: EU TAMBEM SOU NOVO COMO MEMBRO SOCIO DO FORUM 4X4 BRASIL,E ME CHAO: BRADOCK4.6/AMANTE DO JEEP NIVA......E ELE É CARINHOSAMENTE CHAMADO DE BRUTO.:lol::lol::lol::lol:......DETALHE,O MEU NAO FAÇO TRILHA DEJEITO NENHUM,LAMA SÓ A DA ESTRADA E NADA MAIS.....ABRAÇO....GRAÇA E PAZ....FUUUI.....
ATT:BRADOCK4.6/AMANTE DO JEEP NIVA
Se você não tem interesse em fazer trilhas, não precisa gastar seu tempo ( $$$ ) fazendo esses tipos de preparações.
Otávio Luiz
09/02/2009, 11:24
Se querem jogar dinheiro fora passo o número da minha conta corrente...:mrgreen:
Snorkel no escapamento é besteira, tira potência do motor e não serve pra nada, pois pra entrar água no motor ela tem que chegar no coletor de saída, e se chegou água até aí provavelmente a vaca já foi pro brejo (ou morreu afogada).
Mandando o dinheiro pra minha conta pelo menos vocês economizam a grana pra voltar pro escape normal...:concordo:
Marcio Rossetto
09/02/2009, 13:04
As coisas também não são bem assim :
O escape mais alto evita que o excesso de barro estrangule os gases na hora de passar numa poça , onde erque-se a dianteira e mete a traseira na poça , não pode existir essa situação ?
Com certeza se bem feito deixa o jipe mais bonito .
Para não queimar a pintura , deve ter uma grelha em volta e algum isolante de amianto em volta do tubo.
Quanto à perder potencia , acho que não, desde que curva de subida do escape não seja 90 graus e abrupta .
Quantos cavalos vai perder ?
Otávio Luiz
09/02/2009, 16:20
Como a água vai chegar até o motor se ele está lá em cima?
E os gases continuam saindo, certo? Eles se encarregam de não deixar a água-barro entrar também.
Nunca vi barro fechar escape, só vi em desenhos colocarem banana...:mrgreen::mrgreen:... brincadeirinha, eu tinha no meu ex-Niva e no ex-CJ estes escapes elevados, e eles tiram sim potência. Dá pra sentir no pé, mas não sei te dizer quanto.
Tanto que no CJ fiz e depois de ler um tópico aqui no fórum desfiz.
PS: Depois de responder reli sua msg, e a sua dúvida é sobre o barro estrangular a saída dos gases. Acho muito difícil, pois se a frente está levantada e o escape na lama, você deve estar acelerando forte certo? Vai ter que ser um barro danado de grudento.
Certa vez numa trilha um Niva ficou na poça e enquanto preparávamos o resgate ele ficou na lenta bonitinho, e o escape em baixo d'água fazendo bolhinhas, quenem soltar pum na banheira...
Gustavo Niva
09/02/2009, 23:43
Uns tempos atrás, depois de ler uma lenda urbana sobre botarem uma bola de tenis no escapamento pro carro parar, tentei tampar o meu com o pé... impossível fechar e o pouco que eu conseguia impedir a saída dos gases, o motor nem notava...
Acho que não tem a menor chance de lama estrangular o escapamento...
Galera, Essa História De Agua Entrar No Escape E Dar Calço Hidráulico é Lenda Da Carochinha...
Quando O Calço Ocorre, Sem Dúvida é Por Que A água Entrou Pelo Filtro De Ar. Para A água Entrar No Silencioso, Correr Pelo Corpo Do Escape, Invadir O Coletor De Escapamento E Entrar Na Camara De Combustão Dos Cilindros é Por Que O Carro Está No Fundo Do Oceano E O Motor Já Parou Faz Tempo...
Minha Dica é...preocupe-se Com A Entrada De Ar Do Motor, Que Apser De Vir Bem Posicionada No Bloco Do Motor Pode Ser Melhorada Com Um Snorkell Próximo Do Para Brisa Ou Uma Mangueira Simplesque Encaixa Na Caixa Do Filtro De Ar E Vai Pra Tras Da Bateria. Uma Adaptação Simples Que Não Fura A Lataria (no Caso Do Snorkell) E Aumenta Bem A Capacidade De Afundar O Veículo Na água.
shuther4x4
10/02/2009, 19:49
Galera, Essa História De Agua Entrar No Escape E Dar Calço Hidráulico é Lenda Da Carochinha...
Quando O Calço Ocorre, Sem Dúvida é Por Que A água Entrou Pelo Filtro De Ar. Para A água Entrar No Silencioso, Correr Pelo Corpo Do Escape, Invadir O Coletor De Escapamento E Entrar Na Camara De Combustão Dos Cilindros é Por Que O Carro Está No Fundo Do Oceano E O Motor Já Parou Faz Tempo...
Minha Dica é...preocupe-se Com A Entrada De Ar Do Motor, Que Apser De Vir Bem Posicionada No Bloco Do Motor Pode Ser Melhorada Com Um Snorkell Próximo Do Para Brisa Ou Uma Mangueira Simplesque Encaixa Na Caixa Do Filtro De Ar E Vai Pra Tras Da Bateria. Uma Adaptação Simples Que Não Fura A Lataria (no Caso Do Snorkell) E Aumenta Bem A Capacidade De Afundar O Veículo Na água.
Mesmo a altura da água não sendo suficiente para entrar no cilindro pela válvula de escape, vc já tentou dar a partida em um carro parcialmente submerso? Escape totalmente cheio?
Então, calço hidráulico pode até não dar, mas dali você também não sai!!!:pipoca:
Realmente deve se preocupar mais com a puxada da água (admissão), mas acho que muito preocupante também é com a parte elétrica. Pelo menos eu não quero ver o meu morrer no meio!!!
Abraços.
alexandre roveri
10/02/2009, 19:58
Então, calço hidráulico pode até não dar, mas dali você também não sai!!!:pipoca:
Abraços.
Só se o seu motor de partida for muito dos fraquinho !!! :shock:
shuther4x4
10/02/2009, 20:14
Só se o seu motor de partida for muito dos fraquinho !!! :shock:
Só se sair no motor de partida mesmo (primeirinha engatada!!!). Mas se não conseguir nem passar sem apagar, o motor de partida "mesmo fortinho" também não vai conseguir te tirar do barro.
JuniorScartezini
10/02/2009, 20:51
Minha dica é comprar um barde grande pra mode colocar a sogra ou o zequinha para secar a poça antes de entrar...
:twisted::twisted::twisted::twisted::twisted:
Concordo, é muito mais importante preocupar-se com a entrada diretamente pelo motor, agora se vc já tiver isolado o motor e instalado um DIS, por exemplo, e tiver mais $$$ pra torrar, manda ver.
[ ]'s:concordo::concordo:
Marcio Rossetto
11/02/2009, 08:25
Pois é Camara , me lembro uma vez que fiz o Pinheirinho de dia e o retorno à noite .
Acontece que chega uma hora tudo fica úmido , cabo de vela , o distribuidor com luva soa por dentro , o platinado .... então a marcha lenta que antes era 1000 giros passou a se 200 rpm então o motor fica Tok .... Tok.....TOk .....
Vc usa o guincho toda hora, farol, varias partidas e a bateria fica fraca , Nhoc , Nhoc, NHoc ....me lembro muitas vezes que fizemos o Niva pegar pela manivela.
Isso é muito comum nas trilhas .
Numa situação dessas é muito comum vc afundar o jipe de novo na próxima poça .
Nessa hora o escape alto faz a diferença , pois se tiver coberto de lama , a pressão dos gases dificulta muito pegar o motor .
Não estamos falando de calço hidraulico e sim estrangulamento dos gases .
Como a água vai chegar até o motor se ele está lá em cima?
E os gases continuam saindo, certo? Eles se encarregam de não deixar a água-barro entrar também.
Nunca vi barro fechar escape, só vi em desenhos colocarem banana...:mrgreen::mrgreen:... brincadeirinha, eu tinha no meu ex-Niva e no ex-CJ estes escapes elevados, e eles tiram sim potência. Dá pra sentir no pé, mas não sei te dizer quanto.
Tanto que no CJ fiz e depois de ler um tópico aqui no fórum desfiz.
PS: Depois de responder reli sua msg, e a sua dúvida é sobre o barro estrangular a saída dos gases. Acho muito difícil, pois se a frente está levantada e o escape na lama, você deve estar acelerando forte certo? Vai ter que ser um barro danado de grudento.
Certa vez numa trilha um Niva ficou na poça e enquanto preparávamos o resgate ele ficou na lenta bonitinho, e o escape em baixo d'água fazendo bolhinhas, quenem soltar pum na banheira...
RafaelPata
07/04/2009, 11:24
O que tem para isolar no motor para não afogar, tipo como isolar o cabo de vela e o distribuidor para não molhar??
Paulo Ivan
07/04/2009, 20:07
Elevar o escapamento do niva é jogar dinheiro fora... quase caí nessa furada, ia gastar 120 dinheiros para comprar o tal do prolongamento e mais a grana pro cara instalar. Ainda bem que me alertaram antes...
Paulo Ivan
07/04/2009, 20:09
O que tem para isolar no motor para não afogar, tipo como isolar o cabo de vela e o distribuidor para não molhar??
Ouvi dizer que dá pra colocar a bobina para dentro do carro, usando Os cabos de vela do Tempra carburado. o DISTRIBUIDOR VC PODE FAZER AQUELE ESQUEMA COM UMA LUVA DE PVC E UMA FITA SILVERTAPE, ONDE DE CADA DEDO SAI UM CABO E O PUNHO FICA NA BASE DO DISTRIBUÍDOR, COM A FITA VEDANDO TUDO...:concordo::concordo::concordo:
Otávio Luiz
08/04/2009, 11:21
Já vi isolarem velas com silicone e graxa. Prefiro graxa, mais fácil de por e tirar.
O distribuidor também dá pra vedar com graxa ou silicone, ou luva como já indicaram.
Mas não tem milagre, se queres brincar de submergir o Niva prefira um motor diesel.
Já vi isolarem velas com silicone e graxa. Prefiro graxa, mais fácil de por e tirar.
O distribuidor também dá pra vedar com graxa ou silicone, ou luva como já indicaram.
Mas não tem milagre, se queres brincar de submergir o Niva prefira um motor diesel.
realmente pra afundar o melhor mesmo é o mtr a diesel, mas as dicas acima também são muito boas e funcionam bem! existem também cabos de velas especiais como das motos xlx que isolam melhor as velas, procure no forúm que verá as dicas !:idea::concordo:
ESQUECI DE DIZER QUE O ESCAPE DO TUMATIN :concordo: ESTA ELEVADO ATÉ O PARA CHOQUE TRASEIRO, FICOU ESTETICAMENTE LEGAL, A MEU GOSTO, UM POUCO MAIS ELEVADO QUE O NORMAL E AINDA EVITA FICAR AFUNDADO EM DEMASIA NAS SAÍDAS DE ALAGADOS!
SERGIO MOLLO
16/04/2009, 12:26
Quando comprei meu NIVA, vulgo Chernobyl, ele veio com esse snorkel, por sinal muito bem feito, está nele até hoje, não queima a pintura e não estrangula o motor como disseram.
shuther4x4
21/04/2009, 23:21
Elevar o escapamento do niva é jogar dinheiro fora... quase caí nessa furada, ia gastar 120 dinheiros para comprar o tal do prolongamento e mais a grana pro cara instalar. Ainda bem que me alertaram antes...
Espero que seu motor nunca pare num local que a água chegue no nível do coletor de escape, pois dessa forma vc só sai daí rebocado, pois se der a partida os seus 120,00 economizados não vão dar nem pra pagar o guincho!!!!
Agora se não tem intenção de ralar o Nivinha, esqueça o prolongamento.
Abraços e boa sorte.
Só por curiosidade, se mesmo com o escape original, o motor não apagar quando estivermos cruzando um alagado, não entra agua no motor não é???
shuther4x4
22/04/2009, 19:54
Só por curiosidade, se mesmo com o escape original, o motor não apagar quando estivermos cruzando um alagado, não entra agua no motor não é???
Nesse caso pode ficar tranquilo que não entra. E mesmo que o motor apague o maior problema é quando o nível chega ou passa do coletor de escape (para isso abra o capô e veja, onde estiver água por fora vai estar por dentro).
Abraços.
alexandre roveri
22/04/2009, 20:24
Espero que seu motor nunca pare num local que a água chegue no nível do coletor de escape, pois dessa forma vc só sai daí rebocado, pois se der a partida os seus 120,00 economizados não vão dar nem pra pagar o guincho!!!!
Agora se não tem intenção de ralar o Nivinha, esqueça o prolongamento.
Abraços e boa sorte.
Oh Shuther, pelas fotos seu Niva engoliu agua foi pelo carburador :lol:
Relata com mais detalhes o acontecido :pipoca:
shuther4x4
22/04/2009, 22:59
Oh Shuther, pelas fotos seu Niva engoliu agua foi pelo carburador :lol:
Relata com mais detalhes o acontecido :pipoca:
A água chegou próxima da base do carbura, ou seja, cobriu o coletor de escape, ou seja, esse era o nível dela lá dentro.
Ele engoliu água mesmo sem dar a partida, pois logo que apagou abri o capô pra ver o nível. Aí teve de rebocar e retirar a água dos cilindros via partida.
Mas a merda foi que colocamos 2 cabos invertidos na hora de montar e vim forçando ele:parede::parede::parede:.
Se tivesse o escape elevado, a água não teria entrado e era só dar outra partida e começar tudo de novo.
Abraços.
emtsuhako
23/04/2009, 21:40
Escape e escapamento são a mesma coisa? Se sim, o meu era inclinado para baixo. Com essa configuração nunca morreu nos alagados pelos quais passei. Atualmente está reto... qdo passei por um alagado, ameaçou apagar o motor... logo que sai do alagado, vi que entrou água no último silenciador. Antes, com a ponta inclinada, não acontecia isso.
Otávio Luiz
24/04/2009, 10:35
Fábio, p/ a água não chegar até o coletor de escape o snorkel traseiro tem que ser mais alto que este, então não adianta fazer aquelas ponteiras elevadas até o parachoque, vais ter que elevar a dita até +/- o vidro traseiro.
Posta aqui as fotos do seu "mergulho", ou indica aonde estão. :concordo:
shuther4x4
24/04/2009, 20:43
Fábio, p/ a água não chegar até o coletor de escape o snorkel traseiro tem que ser mais alto que este, então não adianta fazer aquelas ponteiras elevadas até o parachoque, vais ter que elevar a dita até +/- o vidro traseiro.
Posta aqui as fotos do seu "mergulho", ou indica aonde estão. :concordo:
Nem vira mesmo. A intenção e buscar a altura do coletor pelo menos.
O mergulho nem foi tão assim, mas chegou no coletor!!!
abraços.
As fotos estão: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41552&page=224
Bruno Adriano
23/05/2009, 11:40
Galera tenho um JPX e fuçando na internet atrás de como fazer os snorkels das caixas e diferenciais descobri isto alguem já viu ..usou..etc...
Bruno Adriano
23/05/2009, 11:41
site
http://www.trail-gear.com/diff-breather.html
alexandre roveri
23/05/2009, 14:31
Tem empressas nacionais que fazem isso tb !
Não passa de um reservatório de expansão para o ar dentro do diferencial! Quando o eixo está quente por expanssão dos gases o ar é mais "rarefeito" dentro do diferencial, quado vc passa por uma poça d'água o choque termico faz com que o ar seja sugado pelo respiro, se está dentro d'água vai sugar a agua !