PDA

Ver Versão Completa : Dificuldade na partida pela manhã



filipezanrosso
15/10/2012, 09:26
Bom dia,
Sei que já existem tópicos com o mesmo assunto, já li boa parte deles mas ainda não encontrei nada semelhante ao meu caso. Se o local do tópico não for aqui peço desculpas a pesar de acompanhar o fórum a quase 2 anos ainda não havia postado.
Ainda não apresentei a SPTG no fórum, mas para conhecimento geral é uma Sportage TDI 2001 curta.

Tenho o carro a pouco mais de um ano e desde então não tive nenhum problema sério.
A algumas semanas tenho notado certa dificuldade no primeiro arranque do dia, preciso esperar o sistema de aquecimento ligar duas ou três vezes e ainda assim o carro liga e fica falhando por uns 30 segundos,(Abaixo dos 800 rpm normais da lenta) depois normaliza.

Troquei recentemente as velas aquecedoras acreditando que resolveria o problema e na verdade não houve nenhuma alteração a pesar de estar com uma delas queimada. Junto com as velas aquecedoras também foi trocado o filtro de diesel.

Informações relevantes: Motor com aprox 120 mil KM, praticamente não baixa óleo, coisa de menos de 500 ml por troca, água também não baixa. Testes de compressão tb já foram feitos por mim e pelo mecânico, nada constatado.

Motor de partida foi reformado a menos de 6 meses, também acredito que o problema não seja dele.

Obrigado!

DouglasMac
15/10/2012, 10:30
Seja bem vindo filipe!
Tem puxado o botão do avanço para dar a partida? (debaixo do painel á esquerda junto ao abridor do capô).
É obrigatório principalmente aí no sul.
As velas novas são de que marca/origem?? Tem muita porcaria no mercado.
Também atenção a qualidade do filtro diesel e sua fixação.
Caso tenha a certeza de que as peças que colocou estão boas (velas novas com defeito/queimadas pode ocorrer), veja se não tem entrada de ar no sistema.
Se a viatura tem ficado enclinada durante a noite, pode haver retorno de diesel para o tanque e dá falta ao ligar de manhã até o sistema encher de novo.
Abraço.

filipezanrosso
15/10/2012, 10:47
Tenho utilizado o avanço mas não notei diferença também, nos ultimos dias tem feito calor, então creio que o problema de aquecimento não deva influenciar tanto. vou verificar o filtro de combustível pois depois da troca realmente piorou um pouco. Minha garagem é bem plana tanto em casa quanto no trabalho.

Quanto a origem das velas, não lembro a marca mas sei que são intermediárias, nem das mais baratas nem das mais caras. Achei muito caras as que o mecânico me ofereceu (60,00 cada bosh) e como estava sem tempo de pesquisar foram as paralelas mesmo, também vou verificar novamente as velas, a final hoje em dia até carro novo dá defeito...

Obrigado pelas dicas!

DouglasMac
15/10/2012, 11:11
OK, veja se o cabo do avanço esta ligado na bomba...velas originais são caras mas funcionam anos sem dar trabalho.
Filtro bom é Fram e Mann.
Abras.

gutors
15/10/2012, 22:04
eu coloquei velas "alternativas" e foi a mesma coisa que por dinheiro fora. pense no caso de comprar as originais na autorizada e não terá mais problemas. abraço, boa sorte.

filipezanrosso
16/10/2012, 10:49
Obrigado pelas dicas,
Vou verificar o avanço e o filtro e não tendo resultado vou ter q trocar mesmo as velas. Qual seria o melhor custo benefício? preço bom, qualidade e durabilidade? algum site que venda pq aqui é complicado encontrar mecânico e peças para sportage.

DouglasMac
16/10/2012, 10:54
Velas aquecimento só originais.

rpetrucci
09/01/2013, 13:56
Velas aquecimento só originais.

Olá amigos, acabei de ter problema com as velas de aquecimento, simplesmente não ligam. Alguém tem o manual elétrico da sportage turbo diesel 2002 ?

alexandrodorner
10/01/2013, 18:41
Olá amigos, acabei de ter problema com as velas de aquecimento, simplesmente não ligam. Alguém tem o manual elétrico da sportage turbo diesel 2002 ?
Ai amigo belesa?
Petrucci , nesses dias tive um problema paricido a brarnquinha simplesmente nao ligava o painel de istrumentos velocimetro , contajiros , ar-codicionado e etc... , cheguei em e fui da uma anlisada e bingo fusiveis .
Em resumo da uma olhada nos fusiveis , pode ser fusivel de comando ou de alimentaçao.
Valeu um abraço.
Alexandro Dorner

rpetrucci
14/01/2013, 10:54
Ai amigo belesa?
Petrucci , nesses dias tive um problema paricido a brarnquinha simplesmente nao ligava o painel de istrumentos velocimetro , contajiros , ar-codicionado e etc... , cheguei em e fui da uma anlisada e bingo fusiveis .
Em resumo da uma olhada nos fusiveis , pode ser fusivel de comando ou de alimentaçao.
Valeu um abraço.
Alexandro Dorner

Oi Alexandro ... pois é, ja revirei os fusiveis e estão tudo 100%

Na verdade coloquei um motor novo no meu carro, o antigo quebrou e consegui um zero na caixa por 10mil, então troquei ...
Acho que o cara que montou comeu bola na fiação, só que o problema é que não consigo conferir pois não tenho nenhum manual que mostre como deve ser feito.

O ar condicionando não funciona, antes não ligava dai arrumei, agora liga e não desliga mais chega a congelar, o cara do ar disse que é problema no termostato.
As velas de aquecimento funcionavam 100% depois que o indio montou o motor novo não funcionam mais...

Se alguem tiver o manual de oficina do motor 2.0 TD agradeço em muito.

Fastjack
27/05/2013, 09:08
Olá pessoal.

Recentemente troquei as velas de aquecimento por novas originais, e pela manhã cedo no frio o carro ligava logo nos primeiros giros. Passou alguns dias e voltou a demorar para ligar, verifiquei as velas e estão funcionando bem, um sintoma que noto é que quando consigo ligar (infelizmente geralmente no tranco) sai muita fumaça bem branca do escape uma névoa e depois para e não sai mais durante o resto do dia e ela liga rápido depois disso, mas é só parar ela por mais de 4 horas e acontece denovo mesmo em dias que não está tão frio. Isso é vapor d'água?

Poderia ser a válvula termostática que deixa passar água mesmo quando o motor tá frio? Água no óleo?
Se alguém já viu isso me dê uma luz.
Valeu galera.