PDA

Ver Versão Completa : Como trocar lampada de cortesia interna?



paulorl
14/10/2012, 19:02
Pessoal, estou precisando de um help. Deve ser algo tonto, mas não estou conseguindo remover a capa da luz de cortesia interna da ranger 2008 para trocar lampada queimada! Já procurei no manual (em pdf, não tenho em papel) e não achei como desmontar essa peça! Alguém me dá uma dica antes que eu a quebre? hehehe!

Abraços!!

paulorl
15/10/2012, 20:13
Nobody? :neutral:

Pedro Eduardo Patussi
15/10/2012, 20:21
por acaso a luz de cortesia do teto da 2008 é igual o das 1998~~~2004?? senão me engano no forum Ford Ranger Forum - Forums for Ford Ranger enthusiasts! (http://www.fordrangerforum.com) na area how to tem um tutorial...

paulorl
16/10/2012, 12:35
por acaso a luz de cortesia do teto da 2008 é igual o das 1998~~~2004?? senão me engano no forum Ford Ranger Forum - Forums for Ford Ranger enthusiasts! (http://www.fordrangerforum.com) na area how to tem um tutorial...


Fala Pedro! Cara, que site legal, tem bastante how to bem ilustrados!! Mas confesso que não achei esse ai que vc citou.... :(

paulorl
16/10/2012, 12:39
Achei esse que até dá pra ter uma idéia, só queria saber melhor que ferramenta usar e em que pontos eu devo fazer pressão, e em que sentido: Want to Buy: Need a domelight - Ford Ranger Forum (http://www.fordrangerforum.com/interior-parts/6547-need-domelight.html)

Pedro Eduardo Patussi
16/10/2012, 12:46
Fala Pedro! Cara, que site legal, tem bastante how to bem ilustrados!! Mas confesso que não achei esse ai que vc citou.... :(
pois é eu procurei la tbm e num achei....kkkkkkkkkkkkkkkk agora não lembro aonde q eu vi.....
sei q ja vi um tutorial como retirar a luz de cortesia da ranger mas agora a memoria me falha aonde q foi....kkkkkk
talvez tenha sido em algum forum argentino... ou talvez até aqui no proprio 4x4brasil....

Marcos Onofre
16/10/2012, 12:48
LUz de cortesia seria aquela que fica no meio do teto e liga ao abrir a porta ?

paulorl
16/10/2012, 16:42
LUz de cortesia seria aquela que fica no meio do teto e liga ao abrir a porta ?

Essa mesma! Estou com receio de forçar com a chave de fenda e quebrar a cúpula dela. Eu acho que tem que ser algum gancho que "puxe" a borda da cúpula para fora. Na chave de fenda não dá pra fazer isso...

Pedro Eduardo Patussi
16/10/2012, 17:53
ai paulo vo quebrar teu galho hein...kkkkkkk

Remove Ford Ranger Dome/Map light - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=TPZG_FpiJmQ)
http://www.youtube.com/watch?v=TPZG_FpiJmQ

Marcos Onofre
16/10/2012, 23:20
Cara na minha eu tiro com a chave de fenda normal, dos lados nos buracos. Sempre que tirei nunca quebrou, inclusive ja tirei ate com a propria chave do carro.

paulorl
17/10/2012, 08:33
Pedro, cara, ótimo vídeo, vou tentar hoje mesmo! :D

Marcos, valeu pela dica, o único porém é que só tem um buraco, que é bem no meio, exatamente onde o cara enfia a chave de fenda no vídeo que o Pedro passou. Tem as 4 travinhas que seguram a capa, mas não tem buraco nelas não! De qualquer forma me encorajou a "enfiar a chave no buraco", no bom sentido, claro!! :concordo:

Valeu pelas dicas pessoal, depois digo o resultado! Abraços!!

Marcos Onofre
17/10/2012, 09:12
Pedro, cara, ótimo vídeo, vou tentar hoje mesmo! :D

Marcos, valeu pela dica, o único porém é que só tem um buraco, que é bem no meio, exatamente onde o cara enfia a chave de fenda no vídeo que o Pedro passou. Tem as 4 travinhas que seguram a capa, mas não tem buraco nelas não! De qualquer forma me encorajou a "enfiar a chave no buraco", no bom sentido, claro!! :concordo:

Valeu pelas dicas pessoal, depois digo o resultado! Abraços!!
Enfiar a chave no buraco né? kkkkkkkkkk Aqui meu amigo, tenta la, não sei se a sua luz é igual a minha, pq os nossos modelos de ranger são diferentes, mas tente la com cuidado, qualquer coisa se nao der eu faço um video na minha e posto aqui, vlw?

paulorl
17/10/2012, 12:39
Claaaaaaro que eu consegui fazer arte! :parede:

Enfiei a chave e fui tentar arrancar... arranquei! só que não foi a capa, foi a capa e a parte prateada junto, rsrs! Tem quatro pinos com solda plástica que ligam a parte prateada com o resto da armação, e eu consegui estourar as quatro soldas plásticas! Ah, e a parte onde coloquei a chave de fenda eu também detonei, arranquei um pedaço dela, hehe!

Pelo menos consegui tirar! :chorandoderir: Agora vou dar um trato nas conexões (mau funcionamento das lampadas laterais) e depois tiro a armação, colo novamente os pinos nela e depois encaixo a capa, que aliás até agora não tirei ela da parte plástica, rsrs! E depois disso não tiro nunca mais!! :lol:

Mas a dica pra quem quer tirar é tentar usar algum ganchinho para desencaixar a capa puxando ela para fora, ai sim remover ela.

Abraços e valeu a todos pelas dicas, pena que não deu certo comigo, hehe!

Marcos Onofre
17/10/2012, 13:00
Cara mal's ae, é pq na minha Ranger deve ser diferente ou vc de ter colocado a chave pra regaçar mesmo.

cassiouru
17/10/2012, 13:08
Claaaaaaro que eu consegui fazer arte! :parede:

Enfiei a chave e fui tentar arrancar... arranquei! só que não foi a capa, foi a capa e a parte prateada junto, rsrs! Tem quatro pinos com solda plástica que ligam a parte prateada com o resto da armação, e eu consegui estourar as quatro soldas plásticas! Ah, e a parte onde coloquei a chave de fenda eu também detonei, arranquei um pedaço dela, hehe!

Pelo menos consegui tirar! :chorandoderir: Agora vou dar um trato nas conexões (mau funcionamento das lampadas laterais) e depois tiro a armação, colo novamente os pinos nela e depois encaixo a capa, que aliás até agora não tirei ela da parte plástica, rsrs! E depois disso não tiro nunca mais!! :lol:

Mas a dica pra quem quer tirar é tentar usar algum ganchinho para desencaixar a capa puxando ela para fora, ai sim remover ela.

Abraços e valeu a todos pelas dicas, pena que não deu certo comigo, hehe!

A minha tem super-bonder segurando a capinha justamente por isso euaheuaehau, o antigo dono deve ter tentado tirar e quebrou.
É complicado demais tirar essa cúpula, a ford não pensou direito no projeto disso ai não.

Pedro Eduardo Patussi
17/10/2012, 15:55
é zica assim msm essa capinha...ja vi varias ranger's com ela quebrada... ou pendurada pq tinha gancho quebrado......
por isso num to muito afim de trocar a lampada queimada da minha não.... kkkkk
mas é desse jeito ai q tira...nunca vi outra maneira....kkkkk o problema deve ser q deve tar ressecado ja aquela capinha...dai acaba quebrando...

Pedro Eduardo Patussi
18/10/2012, 11:05
Paulo....eu tirei minha capinha hj...numa boa somente com a mão...e ela tem as 4 travinhas....

empurrei pra tras...desencaixou as travinhas de tras...puxei pra frente... desencaixou a capinha da frente...e dps pra baixo...e boa...4 travinhas intactas....
tinha 1 lampada pingo solta batendo pra la e pra ca dentro da capinha...só tinha caido...não tava queimada....
e lampada central tava queimada....
é torpedo 17314....vo procurar no dealextreme se acho alguma de led...

Costalonga
18/10/2012, 11:07
Paulo....eu tirei minha capinha hj...numa boa somente com a mão...e ela tem as 4 travinhas....

empurrei pra tras...desencaixou as travinhas de tras...puxei pra frente... desencaixou a capinha da frente...e dps pra baixo...e boa...4 travinhas intactas....
tinha 1 lampada pingo solta batendo pra la e pra ca dentro da capinha...só tinha caido...não tava queimada....
e lampada central tava queimada....
é torpedo 17314....vo procurar no dealextreme se acho alguma de led...

Dá uma olhada na Loja On Line da Wurth, eles tem bastante coisa.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Pedro Eduardo Patussi
18/10/2012, 11:17
Dá uma olhada na Loja On Line da Wurth, eles tem bastante coisa.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

é pelo preço...direto de hong kong é muito mais barato....

retificando...a lampada torpedo não acha pelo numero dela...é por mm....a da ranger é 41mm...

paulorl
18/10/2012, 14:37
Fala pessoal! Tirei umas fotos da "cagada" que eu fiz, rsrs! Vou dizer uma coisa, apanhei pra cachorro pra tirar a capa, mesmo estando com o conjunto todo na "mão". Tirei umas fotos, depois posto aqui para o pessoal ter uma idéia de como são as travinhas. No meu caso estava duro pra caramba! Agora já limpei os contatos, estava bem sujo logo abaixo do interruptor! Quanto as lâmpadas, a torpedo dá pra usar uma de LED que tem pra vender, só tem que apertar os contatos ou fazer alguma outra gambiarra porque ela fica meio solta. As laterais são as pingos normais, também tem de LED pra vender! Eu testei a minha só com a central de led, ficou muito show a iluminação, ficou legal pra valer, vou ver se meu irmão tem as de led laterais sobrando, ele tinha comprado no dealextreme e tinha sobrando, se tiver vou colocar led em todas!!

As de LED laterais que eu já tive funcionando em outro carro e que são ótimas: T10 0.2W*2 20-Lumen 1*5050 SMD LED Car White Light Bulbs (Pair/DC 12V) - Worldwide Free Shipping - DX (http://dx.com/p/t10-0-2w-2-20-lumen-1-5050-smd-led-car-festoon-white-light-bulbs-pair-dc-12v-46045)

A de LED central que eu testei e ficou ótima, só precisa dar um jeito de prender melhor: 31mm 1W 50-Lumen 6500K 12x3528 SMD LED Car White Light Bulb (12V) - Worldwide Free Shipping - DX (http://dx.com/p/31mm-1w-50-lumen-6500k-12x3528-smd-led-car-white-light-bulb-12v-81164)

Abraços!

uvantuil
18/10/2012, 15:41
não mexi com o plafon da ranger.. mas no corsa... é so um encaixe.. sem chave... so com a mao já puxei e saiu.... troquei inclusive ela mesmo sem ta queimada por uma led. Tenho a torpedo incandescente guardada (OSRAM original de fabrica). Pus led e devo trocar as plafon do porta luva e porta mala para led tb. além de uma plafon extra do banco traseiro que devo instalar em breve tb

avenger
19/10/2012, 22:29
É, tou nessa de abrir a lampaiada do carro também. Tenho um fiestinha 95, e coloquei luz de freio, ré, pingo (ultrabranco e megaclaro), cortesia (ultrabranco e megaclaro idêntica à de ré); e só não mudei a taillight nem instrumentos porque usam base BA7S e não achei nada em LED comprável pra essa base. Tou esperando chegar um pingo u/m como do farol pra colocar nos indicadores do ventilador.

A idéia é usar na nova ranginha linda
- pingos ultrabranco/megaclaro (http://dx.com/p/5w-12v-408-lumen-68x3020-smd-led-car-white-light-bulb-pair-48178)
- ré ultrabranco/megaclaro (http://dx.com/p/1156-3-5w-68-smd-led-310-lumen-6500k-brake-backup-white-light-bulbs-pair-dc-12v-48999) (conferir se o encaixe é esse mesmo)
- tentar o relê de LED (http://dx.com/p/car-led-indicator-flasher-relay-pair-44625) que já tenho (não serviu pro fiesta por um ser base invertida)
- freio ultrarápido (http://dx.com/p/d1209-1-5w-48-lumen-9-led-car-red-light-bulbs-pair-dc-12-24v-37590) (LED acende mais rápido do que incandescente)
- se relê funcionando, setas que serviram como cortesia do fiesta um tempo (coloquei no lugar da luz de cortesia pois precisava inverter os polos da lampada se quisesse usar a luz de ré ultrabranca/megaclara ali

E daí levantar várias argumentações:
- pingos u/m vão caber nos lados do dome light?
- achar um u/m 41mm (pra caber certinho) no dome light. Talvez dome u/m (http://dx.com/p/sencart-41mm-4-5w-6500k-405lm-9-smd-5060-led-white-light-license-plate-lamp-dc-12v-152372) sirva.
- pingos u/m vão caber na taillight (luz de freio que fica lá em cima -- ela tá escondida pelo sto antonio, então talvez seja melhor tirar as luzes de lá, deixar incandescente, não; sou chato)
- leds no painel, bem como indicadores do ar, vidro elétrico...
(isso tudo feito a longo prazo, é claro...)

Espero que as referências a LEDs que já uso sirvam. O meu feedback deles é:
- freio ultrarápido: é perfeito, não precisa de nada melhor que isso, nunca. É sutilmente mais fraco do que as incandescentes, mas ainda assim é perfeitamente visível e o tempo de resposta deixa mais contente. A lanterna antes esquentava com incandescente!
- pingo u/m: me dá de vez em quando a impressão de estar 'piscando' rapidamente (flicker), mas é pouco perceptivel.
- ré u/m: perfeito, uma claridade superior, ultrabranca, e não tem efeito flicker nenhum. Ficou uma ré mais confortável do que a original, nunca iluminação insuficiente, e como dome light, o carro fica "de dia" quando se acende! Triste foi o tempo que usei o LED de pisca na dome light (pura paranóia, eu tou com lampada halogênea original sobrando aqui agora).
- relê: os vendidos no DX (até quando comprei) só tinha versão com base invertida com o que tem original do fiesta, então não pude avaliar -- não sei se da ranger é o mesmo relê também ainda... heheh

e é isso aí! :)

Marcelo.CJ5
14/08/2014, 21:09
Tenho uma Ranger XLS 2008. A luz interna só acende quando abro as portas.

Alguém já trocou por algum outro modelo que tenha chave para acender a luz mesmo com as portas fechadas?

Abraço!!!

klemba
15/08/2014, 23:13
Tenho uma Ranger XLS 2008. A luz interna só acende quando abro as portas.

Alguém já trocou por algum outro modelo que tenha chave para acender a luz mesmo com as portas fechadas?

Abraço!!!

gira o dimmer que regula a intensidade de luz do painel pra cima que acende

Marcelo.CJ5
19/08/2014, 10:56
gira o dimmer que regula a intensidade de luz do painel pra cima que acende

Fantástico! KKKK!!!
Show de bola! Estou a quase 3 meses com a Ranger e só agora fui descobrir esse detalhe.
Agradeço a ajuda!!

EDNALDOTERESINA
11/12/2016, 01:16
Eu ttenho uma ranger 2009/2010 e até agora não consegui ligar a luz interna por que eu simplesmente não achei o botão. Já tentei pelo botão do farol que fica do lado esquerdo e não deu certo. Me ajudem com este difícil enigma.