PDA

Ver Versão Completa : Body Lift para F-1000



Páginas : [1] 2

Juneca
24/08/2005, 00:46
Fala galera!! Sou novo aki no forum e dessa vez espero que consiga mandar essa mensagem pro lugar certo.........Seguinte: tenho uma F-1000 H]SD 98 com BF33 (paralamas dianteiros sofrendo) e gostaria de saber se alguem conhece ou tem body lift na criança...Valeu!!! :palmas:

Edintruder
24/08/2005, 22:02
Conheces calços para molas??? Acredito que seja mais econômico e fácil de encontrar. Na dianteira coloca calços em cima e embaixo das molas e na traseira coloca espaçadores entre o eixo e o feixe ou ainda coloca uns jumelos maiores.

Juneca
24/08/2005, 22:19
Boa..será q rola pôr esses calços??? vc já viu alguma assim??? :pensativo:

Engels Kbça
26/08/2005, 00:51
Soneka

Ou calço ou mola da F1000 4x4.

Dieselboy
12/06/2006, 00:51
Juneca, pelo que consta no seu perfil você mora nos USA não é mesmo??? Ora bolas os gringos ADORAM pick-ups ao estilo big foot e já vi inúmeros kits para F-150 Light Duty (F-1000 brasileira) do tipo plug & play, ou seja é comprar e instalar sem ter que furar ou fazer gambiarras, vem tudo pronto!!! Se informa aí com os gringos que com certeza esse kit está no jeito só te esperando, ok???

Caso você queira fazer seu próprio body-lift posso te passar algumas dicas de como fiz o meu, mas sem querer "cortar o teu barato" você já andou em uma caminhonete levantada??? Se a resposta for não, te digo que ela fica bem mais dura e desconfortável que a original!!

Caso queira maiores detalhes é só perguntar, falou?

xxxtripod
15/05/2009, 12:17
Olá amigos do fórum!
Eu quero saber onde conseguir lift kits de suspensão para a f1000 4x4 96-98. Eu ja achei da procomp 4" nu garra4x4 uma vez, acho que se encomendar com eles eu posso conseguir, mais queria saber outros modelos e lojas que posso compra-los. Vocês sabem outra marca e onde posso comprar outros kits??

Sabem se esses kits são bons? Pelo menos pelo que vejo nos eua são muitos famosos.


Estou interessado em um kit de 6", mais 4" serve se não achar.

Muito orbigado!!
Abraço!!

Tio Eddie
15/05/2009, 15:04
Lift de suspensão é mais trabalhoso do que body lift.

A milona tem calços nas molas dianteiras de 4,75cm e as traseiras bem arqueadas mais os calços originais da F-1000 4x4, e a cambagem deu um super trabalho para acertar, e digo que sem mexer nas panhard e afins não é fácil levantar a suspensão mais que isso. Já os BL....

My 2 cents

Abraços

Eddie

xxxtripod
15/05/2009, 15:18
Então tio eddie pelos contatos que tive, a garra4x4 disse q instala e alinha tudo! Só q fica meio salgado entendeu! Porém, vc já viu akela f1000 pantanl né, ela, antes daqueles pneus de trator era assim, é ela nessas foto, a mesma, e tá da altura que eu quero!!! O jeito vai ser tentar entrar em contato com o dono e descobrir se foi muita gambiarra e onde ele mecheu aqui em campo grande, abraçoss!!!

Bartinikosky
15/05/2009, 16:31
Colega não sei se te interessa instalei bl de 3" na minha explorer ficou show de bola agora vou colocar pneus 33, se interessar passo o contato, BLZ.

Edintruder
15/05/2009, 17:55
Olhando para a suspensão original da F-1000, quais as possíveis alterações? Se rebaixar os suportes das balanças inferiores e calçar as molas já ajudaria? Dessa maneira é muito simples de ser feito. O problema é a qualidade do serviço. Acredito que o mais complicado seja o ajuste de cambagem que pode ser realizado com um suporte proportcional à altura dos calços das molas. Na traseira, jumelos mais longos e calços já ajudam.
Acho que consegue-se elevar sem problemas a frente e a traseira. Fora isso, um BL também ajuda a levantar. Eu pretendo colocar um BL de 10 cm na minha futura F1000.

adams
15/05/2009, 18:01
Daria para fazer assim:

xxxtripod
15/05/2009, 18:03
Daria para fazer assim:

daria??
como assim, tem como detalhar melhor??
A primeira foto é bem copativel, Já as outras duas axo mais dificil!!

Edintruder
15/05/2009, 22:35
O problema é que como a suspensão da F1000 é composta por dois braços oscilantes, eles trabalham com limites determinados pelo próprio desenho. Pra baixar mais os braços deve fazer os suportes novos mais baixos, dessa forma se levanta também o proporcional na mola. Se mexer apenas nas molas fica assim \ / . Tem ajuste, mas é pouca angulação, insuficiente para grandes mudanças com a suspensão original.

O problema é estudar a fixação dos suportes novos sem perder resistência, e o mesmo deve ser estudado nos tirantes traseiros do ajuste de cáster da suspensão dianteira.

Não é difícil de fazer, só estudar bem como fazer e o material usado. As soldas deverão ser perfeitas.

Por último, deve ser notado o novo ângulo de trabalho do cardam dianteiro.

offroad
15/05/2009, 22:54
daria??
como assim, tem como detalhar melhor??
A primeira foto é bem copativel, Já as outras duas axo mais dificil!!

Nao tem nada a ver, sao fotos da F-250 com eixo rigido na dianteira.
seu carro eh I-Beam do tipo F-150 ou F-250 as antigas. Todas gasolina.

offroad
15/05/2009, 22:56
sei q precisa de uns copinhos para alinhar, concessionaria deve ter.

abs

xxxtripod
15/05/2009, 23:00
A minha é a mesma da F150 90-96 4wd!! "Twen Traction beam"
Eu sei, entendo um pouco, eu achei o kit 6" pra vender, sem ter q fazer alterações, más só nos EUA, e 4" aqui no BRASIL, que o SAC da procomp me falou que tem, e que u Garra4x4 poderia me disponibilizar, por 4000 reais, mais mão de obra, que sairia 900 reais para alinhar carroceria e todo o resto, porém acho que prefiro juntar a grana e manda bala, e também talvez um BL!
E sabe acho q vou estudar bem o caso e ainda quero ver a F1000 que tem aqui qhe já postei as fotos!!
Abraços!

Renato Fraga
16/05/2009, 01:05
Meu amigo, como já foi dito por aqui, fazer um lift de suspensão para sua F1000 não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Basta ter critério e capricho.

Observe os kits que você já pesquisou e verás que é composto por peças bem simples. Isso eu me refiro ao kit de lift. Veja que existe um kit mais complexo onde os braços longitudinais ou radiais são substituidos por outros mais longos, o que oferece um curso maior na suspensão.

MAs falando em lift de suspensão, veja que existem apenas 4 pontos de fixação. 2 dos braços longitudinais (radiais), e outros 2 dos braços tranversais.

Se você puder criar novos suportes, trazendo esses braços mais para baixo, conseguirá o lift desejado. Tranferindo a medida desse lift para amortecedores, molas e sistema de direção, você terá o mesmo resultado que um kit importado.

De acordo com essa ilustração:

http://www.supermotors.net/getfile/531059/fullsize/effect-of-longer-springs.jpg

Vejam que não basta apenas aumentar a mola, ou mesmo calçá-la para obter o lift desejado. As consequencias são geometria desfavorável, tendo os ângulos de caster e cambagem invertidos.

Agora observando essas fotos:

http://www.roughcountry.com/images_large/ford_470h.jpg

http://www.rockymountainsusp.com/HK_430H.jpg

http://www.extremesuspensions.com/store/images/P/ford4and6inchseries1.JPG

http://images.marketplaceadvisor.channeladvisor.com/hi/67/66933/465BS.jpg

Vejam que apesar de serem de marcas e fabricantes diferentes, basicamente oferecem a mesma solução para o lift, sendo compostos basicamente pelas mesma peças. Novos suportes para fixação dos braços, molas e amortecedores, calços e grampos para a trazeira, e braço pitman mais longo.

Detalhe importante: este tipo de solução não incrementa curso da suspensão. Portanto essas molas mais longas podem ser substituidas perfeitamente por calços de tamanho compatível ao lift nas molas originais, bem como extenções aos amortecedores originais também.

IMAGEM EXCLUIDA POR SE TRATAR DE SITE COM VIRU. (POR FAVOR QUANDO FOR COLOCAR FOTOS FAÇA UPLOAD E NÃO SIMPLEMENTE COPIE DE UM SITE)

Nesta foto, a visualização do novo suporte dos braços tranversais, mais precisamente o do lado direito do veículo.


Agora, observando essa imagem, apesar de aparentar um serviço de qualidade duvidosa, observem que existe ainda o suporte original do braço longitudinal (radial), e vejam que foi instalado um braço mais longo. Esse recurso permite que a suspensão ganhe amplitude, tendo seu curso aumentado, pois permite movimentos excursivos mais amplos mudando pouco a geometria da suspensão durante seu trabalho.

http://www.supermotors.net/getfile/575275/fullsize/photo0018.jpg

Nesta foto, vemos uma solução eficiente para ajustar a geometria, sem que o braço longitudinal fique muito saliente. Vejam que sua fixação está junto ao chassi, e o mesmo foi construído especificamente para tal utilidade. Assim pode ser dado uma angulação favorável ao caster, tendo um braço menos saliente.

IMAGEM EXCLUIDA POR SE TRATAR DE SITE COM VIRUS (POR FAVOR QUANDO FOR COLOCAR FOTOS FAÇA UPLOAD E NÃO SIMPLEMENTE COPIE DE UM SITE)


E finalmente um kit mais complexo, composto por mais ítens, porém com objetivo de oferecer maior curso. Vejam que a fixação do braço longitudinal é diferente do sistema original, usando um sistema de buchas diferente.
http://tuffcountry.com/Images/24814_lg.gif

Com essas imagens, espero poder ter inspirado quem tenha vontade de incrementar eficiência à suspensão de sua F1000, e digo ainda que as Explorers até 97 usam suspensão idêntica em termos de sistema, o que pode ser aplicado exatamente os mesmos princípios para a obtenção do lift desejado.



Serviço parecido porém bem mais complexo fiz na minha Dakota, quando ainda usava suspensão original. De custo de material e mão de obra ficou menos da metade do custo de um kit importado.


Para quem ainda não captou bem a idéia, dê uma pesquisada no Google, vai encontrar referências pra perder semanas pesquisando. Vejam que o sistema de suspensão dianteira da F1000 é idêntica a vários modelos fabricados em larga escala nos EUA, o que então justifica a larga fonte de informações. Basta usar TTB como "KeyWord", iniciais de "Twin Traction Bean", nome desse sistema de suspensão.


Abraços a todos.

Tio Eddie
16/05/2009, 01:06
Ainda acho que a receita que eu coloquei mais um BL de 3 ou 4 polegadas deixaria a pkp ignorantemente alta! (ainda não fiz o BL na Milona e nem sei se vou fazer(.....sai duende, sai !!!)

Precisas ver o uso que você vai dar a pkp e ver se precisa disso tudo.

Ah, as F-1000 4x4 originais calçam pneus 33" sem alteração nenhuma!

Abraços

Walter L. L. Casitta
16/05/2009, 09:04
Caro Renato Fraga, o lift de suspensão pode não ser bicho de sete e fácil de construir para você. Pra maioria aqui essa solução fica a milhões de ano luz de distância. De qualquer forma foi bom você postar tudo isso, pois agora ninguém tem dúvidas que o melhor caminho para 99,99% é o Body Lift que até o meca mais sem vergonha instala...

xxxtripod
16/05/2009, 09:19
Renato Fraga, eu entendi oque você disse e passou!!
Que os Kits resumem se abaixar os fixadores da suspensão, assim você mantém o caster e a cambagem muito próximos do original e ainda por cima aumenta o curso já você, através de novos fixadores mais longos como an sexta foto, é muito interessante mesmo, eu ainda vo procura mais coisas, mais essa solução já seria quase perfeita, se não fosse o cuidado que deve se ter para furar, fixar ou soldar algo no chassi, mais creio ques os originais vão ter q ser arrancados fora né!!
Mais eu ainda vo procur alguma oficina boa, nem que eu tenha que levar pra SP, mais esse sonho vai ser adiado, to sem pressa!!! Prefiro pensa bem antes!!
Muito Obrigado awe, tem amis fotos da suspenção da sexta foto??
Valew!

adams
16/05/2009, 10:33
Sem muito estudo deste caso chequei uma primeira opinião.
Cclaro que é bastante basica. A de se estudar outras formas.

A) Fixação dos semi braços central.

O mais barato seria encontrar um chassis de f1000 detonado, que possuisse do meio para a frente, em bom estado.
Retirar os suportes dos braços da suspenção.
Copia-los na sua fixação no chassis (furação) e é claro alongando a peça para receber os braços mais abaixo (4").
(pode ser feita a facão mesmo ou redesenhados e cortados no plasma ou lazer).

B) Fixação tirantes trazeiros.

O suporte da fixação trazeira da suspenção poderia passar pelo mesmo processo citado acima.

c) Fixação da Mola e amortecedores.

Esta peça poderia ser recontruida e fixada baixo da peça original.
Esquentar e esticar a mola(***).
Se alguem fabricar, comprar duas mais longas.
Usar da f250 gasolina etc...
Amortecedores alongados em torno.
Amortecedores Pro comp, Rancho

Espero ter contribuido,
OBS; As fotos acima foram apenas para animar o pessoal.
Sandro

Renato Fraga
16/05/2009, 12:38
Ainda acho que a receita que eu coloquei mais um BL de 3 ou 4 polegadas deixaria a pkp ignorantemente alta! (ainda não fiz o BL na Milona e nem sei se vou fazer(.....sai duende, sai !!!)

Precisas ver o uso que você vai dar a pkp e ver se precisa disso tudo.

Ah, as F-1000 4x4 originais calçam pneus 33" sem alteração nenhuma!

Abraços



Caro Renato Fraga, o lift de suspensão pode não ser bicho de sete e fácil de construir para você. Pra maioria aqui essa solução fica a milhões de ano luz de distância. De qualquer forma foi bom você postar tudo isso, pois agora ninguém tem dúvidas que o melhor caminho para 99,99% é o Body Lift que até o meca mais sem vergonha instala...

Pois bem se me recordo o título deste tópico é sobre Lift de Suspensão, e não Body Lift para F1000.

Body lift tem suas indicações mas na prática o único benefício que traz para o off road é permitir o uso de pneus maiores basicamente.

Como gosto muito do assunto (suspensão), e humildemente falando já pesquisei bastante, eu tenho o intusiasmos de relatar que esse 0,01% que correspondo (tal como o Walter contabilizou) poderia ser maior se houvesse menos temores e maiores compreensões a respeito do assunto, e trocas de informações tal como é o intuito aqui deste fórum, podendo então permitir que um Cirurgião Dentista, tal como eu que nem ofinina em casa possui, consigua realizar 2 projetos exclusivos no Brasil (pelo menos até onde eu consigo saber), tal como o Lift Kit de 6 pol que construí para minha Dakota, e finalmente a tranformação da mesma pick up em 4x4 utilizando o sistema S.A.S. Basta contar com um pouco de conhecimento e uma mão de obra de confiança. Se não tiver isso, fique receoso até mesmo de fazer serviços mais simples no seu veículo, até mesmo aqueles preventivos de rotina.

Assim, de acordo com o questionamento feito no título do tópico, acho válido qualquer discussão a respeito do assunto. Vejam que a algum tempo atraz, body lift podia ser algo difícil de ser idealizado. Mas de tanto ser discutido por aqui, já se encontraram todas as alternativas para solucionar os detalhes e até kits prontos a exemplo dos que o Adams comercializa. Quem sabe, se partirmos para outras soluções (não as que já existem prontas), consigamos concretizar projetos mais eficientes futuramente.

Não que eu queira me gabar, mas basta ter cabeça, paciencia e humildade que se constroi o que desejar.


se não fosse o cuidado que deve se ter para furar, fixar ou soldar algo no chassi....

E vejam ainda, que para um sistema de Lift como esses exemplificados, não chega a ser necessário fazer soldas, pois originalmente os suportes são rebitados, e podem perfeitamente ser parafusados e se houver a necessidade de reforços, alguns cordões de solda apenas para segurança. E uma longarina de chassi não é tão sensível assim a ponto de não suportar nenhuma alteração.

Concluindo minha tese, eu só não gostaria de constatar que eu sou o 0,01% que realmente pensa em off road, e não os 99,99% que preferem passear no shopping e outros roteiros do tipo.

Abraços a todos

Edintruder
16/05/2009, 12:54
É justamente isso que me referia quando disse em baixar os suportes.

Nem sempre fica bonito ou bem acabado, mas com certeza fica bem funcional.

Eu acho que o SL é muito útil para quem roda muito por terrenos difíceis e alagados. O BL é mais para efeito estético do que funcional... A funcionalidade do BL é pneus maiores, para uma preparação leve, por exemplo, aonde os pneus fazem a maior diferença na maioria das trilhas.

adams
16/05/2009, 14:08
Botando lenha na fogueira olha o que a Ford pen sou para apimentar o dia dia dos americanos.
Amortecedores Fox e Pneus BF originais.



[/URL]

http://www.fordvehicles.com/f150raptor/ (http://www.fordvehicles.com/f150raptor/)

lcparts
16/05/2009, 15:04
Acho complicado, tem que ter alguém com experiência e que use materiais de qualidade, normalmente os kits são feitos de cromo-molibdênio. O que torna carro o projeto. Nesse caso acho complicado, mais do que um eixo rigido na dianteira. Marquei uns pontos que acredito que sejam cruciais para desenvolver por aqui.
1o. Onde achar um pitman maior ?
2o. Qual o ângulo dos suportes? Olhando pode até ser fácil, na foto repare o eixo passando dentro dos braços dianteiros, com uma modificação, vai mudar esse ângulo, então pode raspar, encostar, até quebrar.
3o. Mola, Onde achar uma maior que suporte o peso do veículo e tenha qualidade para não quebrar ou ceder rapidamente ?
4o. Um pouco fora algum dos componentes vai comprometer o alinhamento.

Não acho impossível, mas acho bem dificil.

lcparts
16/05/2009, 15:10
Esqueci da foto com os pontos que marquei.

lcparts
16/05/2009, 15:13
Botando lenha na fogueira olha o que a Ford pen sou para apimentar o dia dia dos americanos.
Amortecedores Fox e Pneus BF originais.



[/URL]

[/URL][url]http://www.fordvehicles.com/f150raptor/ (http://www.fordvehicles.com/f150raptor/)

Eu criei ontem um tópico sobre essa pickup. Realmente é de babar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56505

xxxtripod
16/05/2009, 20:04
Pois bem se me recordo o título deste tópico é sobre Lift de Suspensão, e não Body Lift para F1000.

Body lift tem suas indicações mas na prática o único benefício que traz para o off road é permitir o uso de pneus maiores basicamente.

Como gosto muito do assunto (suspensão), e humildemente falando já pesquisei bastante, eu tenho o intusiasmos de relatar que esse 0,01% que correspondo (tal como o Walter contabilizou) poderia ser maior se houvesse menos temores e maiores compreensões a respeito do assunto, e trocas de informações tal como é o intuito aqui deste fórum, podendo então permitir que um Cirurgião Dentista, tal como eu que nem ofinina em casa possui, consigua realizar 2 projetos exclusivos no Brasil (pelo menos até onde eu consigo saber), tal como o Lift Kit de 6 pol que construí para minha Dakota, e finalmente a tranformação da mesma pick up em 4x4 utilizando o sistema S.A.S. Basta contar com um pouco de conhecimento e uma mão de obra de confiança. Se não tiver isso, fique receoso até mesmo de fazer serviços mais simples no seu veículo, até mesmo aqueles preventivos de rotina.

Assim, de acordo com o questionamento feito no título do tópico, acho válido qualquer discussão a respeito do assunto. Vejam que a algum tempo atraz, body lift podia ser algo difícil de ser idealizado. Mas de tanto ser discutido por aqui, já se encontraram todas as alternativas para solucionar os detalhes e até kits prontos a exemplo dos que o Adams comercializa. Quem sabe, se partirmos para outras soluções (não as que já existem prontas), consigamos concretizar projetos mais eficientes futuramente.

Não que eu queira me gabar, mas basta ter cabeça, paciencia e humildade que se constroi o que desejar.



E vejam ainda, que para um sistema de Lift como esses exemplificados, não chega a ser necessário fazer soldas, pois originalmente os suportes são rebitados, e podem perfeitamente ser parafusados e se houver a necessidade de reforços, alguns cordões de solda apenas para segurança. E uma longarina de chassi não é tão sensível assim a ponto de não suportar nenhuma alteração.

Concluindo minha tese, eu só não gostaria de constatar que eu sou o 0,01% que realmente pensa em off road, e não os 99,99% que preferem passear no shopping e outros roteiros do tipo.

Abraços a todos

Renato, o tópico quem pediu foi eu, e eu vejo mesmo o medo em fazer as alterações e tudo mais, porém oque me interessa é uma caminhonete com um visual mais alto, off road, mais além disso usual e com uma suspensão confiavel, por isso pode ser modificada!! E é também meu interesse achar ajuda em quem gosta du mesmo, BL é legal, mais não é essa resposta que eu estou procurando, e sim um SL, e claro, seu conseguir, talvez até importe mais pra frente um kit, ou desenvolva...


Mais ficam duvidas, sobre os cardans dianteiro e traseiro, vou ter q aumentar??? o braço pitman também??? e oque amis vou ter que redimensionar. Aqui na região sei de um cara q se dependendo faz peças de cardans, a FORD memso quando não acha peças, indica ele pra fazer uma igual, e é claro , que se você concorda comigo, um projeto desses não é pra se pegar e fazer du dia pra noite! por isso to cum calma, ouvindoi, lendo!
So estudante de engenharia e aficcionado, por isso acho bem mais envolvente uma suspensão alta e usual, que apenas os calços de Carroceria, por isso até pretendo em aprofundar nessa parte demecanica futuramente!
Sinto que o brasil peca muito ainda nas questões de oficinas, peças eacessórios mais extremos e de qualidade!!
Abraço!!!

Renato Fraga
17/05/2009, 21:35
Acho complicado, tem que ter alguém com experiência e que use materiais de qualidade, normalmente os kits são feitos de cromo-molibdênio. O que torna carro o projeto. Nesse caso acho complicado, mais do que um eixo rigido na dianteira. Marquei uns pontos que acredito que sejam cruciais para desenvolver por aqui.
1o. Onde achar um pitman maior ?
2o. Qual o ângulo dos suportes? Olhando pode até ser fácil, na foto repare o eixo passando dentro dos braços dianteiros, com uma modificação, vai mudar esse ângulo, então pode raspar, encostar, até quebrar.
3o. Mola, Onde achar uma maior que suporte o peso do veículo e tenha qualidade para não quebrar ou ceder rapidamente ?
4o. Um pouco fora algum dos componentes vai comprometer o alinhamento.

Não acho impossível, mas acho bem dificil.

Bom, primeiramente experiência e qualidade, devem ser requisitos básicos até para os serviços mais simples e corriqueiros.
Referente ao uso de cromo-molibidênio, realmente é mais caro, porém desconheço a utilização deste material em kits de suspensão, uma vez que sua maior propriedade é ter resistência porém não rigidês absoluta, oferecendo uma certa flexibilidade, além de reduzir o peso do componente. Por isso muito utilizado em gaiolas internas de proteção, e estruturas mais complexas tal como chassis tubulares de dragsters, e stock cars entre outros.

Portanto o material a ser utilizado pode ser perfeitamente aço 1020, com espessura de 1/4. Essa foi a receita que utilizei na confecção do meu kit.

Referente à instalação de um eixo rígido, te felo que é a altermativa mais fácil de todas, mas em primeiro lugar precisa de um eixo, e ixos dianteiros são meio que raridades pra nós brasieliros.

Agora respondendo suas perguntas:

1- Não vai achar. Basta fezer um ou adequar o original.

2- Não haverá ângulo nenhum. Basta transferir as mesmas medidas originais, às polegadas desejadas pra baixo. Lógico que se na nova posição houver alguma discrepância tal como peças se tocando, raspando etc etc, é porque tem coisa errada.

3- Em relação à mola, como dito anteriormente pode até ser dispensada uma de comprimento maior, podendo usar a original com um calço da medida do lift obtido. Mas se desejado uma mola mais longa existem várias empresas capazes de fabricar o produto, e já foi discutido bastante a esse respeito aqui no fórum.

4- Lógico que se estiver alguma coisa fora, o alinhamento focará comprometido. Por isso, é nessa hora que poderá ser comprovado se seu serviço foi bem feito ou não, e dependendo da discrepância observada, é possível saber onde e quanto deve haver ajuste.

Finalizando, BASTA TER CAPRICHO E USAR A INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE.



Renato, o tópico quem pediu foi eu, e eu vejo mesmo o medo em fazer as alterações e tudo mais, porém oque me interessa é uma caminhonete com um visual mais alto, off road, mais além disso usual e com uma suspensão confiavel, por isso pode ser modificada!! E é também meu interesse achar ajuda em quem gosta du mesmo, BL é legal, mais não é essa resposta que eu estou procurando, e sim um SL, e claro, seu conseguir, talvez até importe mais pra frente um kit, ou desenvolva...


Mais ficam duvidas, sobre os cardans dianteiro e traseiro, vou ter q aumentar??? o braço pitman também??? e oque amis vou ter que redimensionar. Aqui na região sei de um cara q se dependendo faz peças de cardans, a FORD memso quando não acha peças, indica ele pra fazer uma igual, e é claro , que se você concorda comigo, um projeto desses não é pra se pegar e fazer du dia pra noite! por isso to cum calma, ouvindoi, lendo!
So estudante de engenharia e aficcionado, por isso acho bem mais envolvente uma suspensão alta e usual, que apenas os calços de Carroceria, por isso até pretendo em aprofundar nessa parte demecanica futuramente!
Sinto que o brasil peca muito ainda nas questões de oficinas, peças eacessórios mais extremos e de qualidade!!
Abraço!!!

Cardã não é problema nenhum. Na minha Dakota por exemplo, tive que fazer 3 cardãs. O dianteiro, trazeiro, e o que liga a Tcase ao câmbio. Basta contar com o serviço de qualquer profissional que trabalhe com reparos de eixos cardã que seu problema estará resolvido.

Pitman, vai ter que fazer outro ou adequar o seu original.

Finalizando, se você é estudante de engenharia, poxa, você está alguns passo à minha frente e de muitos outros daqui.

Basta por a cabeça pra trabalhar.



Abraços

LopeS4x4
17/05/2009, 23:36
Finalizando, se você é estudante de engenharia, poxa, você está alguns passo à minha frente e de muitos outros daqui.

Basta por a cabeça pra trabalhar.

Abraços

:palmas: :palmas:

quem nao correr atras fica c/ o carro original mesmo..!!

ainda bem que temos o forum..!!

MACORIN
18/05/2009, 09:18
Renato tenho um F1000 4.9i Super CAB e tenho o mesmo SONHO que você!
Alterar a suspensão colocar uns BF 33 de R$ 400,00 com nossos
Ai o problema vai ser controlar o DUENDE falando na nossa cabeço "Passa em cima de gol turbo rs rs rs .

MACORIN
18/05/2009, 09:32
Aqui segue alguns arquivos

MACORIN
18/05/2009, 09:39
Aqui segue mais arquivos. Eu vi kit no ebay mas acho que o frete fica caro por ser bem pesado

MACORIN
18/05/2009, 09:44
Veja essa f1000 da prá subir na calçada sem problema

Renato Fraga
18/05/2009, 11:31
Ai o problema vai ser controlar o DUENDE falando na nossa cabeço "Passa em cima de gol turbo rs rs rs .

Sofro com esse DUENDE todo santo dia, hehehehehehe!!!!!!!!!!!!!

xxxtripod
18/05/2009, 17:46
Veja essa f1000 da prá subir na calçada sem problema

Essa não tme nada haver com a suspenção da F1000 4x4 por causa que a minha não é eixo rigido an dianteira, essa deve ser uma F250 ou F350 americanas do ano 90-96 por awe, abraço!

xxxtripod
18/05/2009, 17:48
Renato tenho um F1000 4.9i Super CAB e tenho o mesmo SONHO que você!
Alterar a suspensão colocar uns BF 33 de R$ 400,00 com nossos
Ai o problema vai ser controlar o DUENDE falando na nossa cabeço "Passa em cima de gol turbo rs rs rs .

Hhehehehe! U Renato já tem a dele (dakota), sou eu que to querendo pra minha F1000 4x4, abraço!

xxxtripod
18/05/2009, 19:42
Ve se da pra ver o detalhes da suspa nas dua sprimeiras fotos, a outras são só exemplo do que eu desejo de altura, abraço

geezer
18/05/2009, 23:23
Vai ficar show de bola, acho que você vai ter que fazer uma combinação kit de suspensão com Body lift:pensativo:

Edintruder
19/05/2009, 00:51
As lanternas no teto não ficaram tão feias por causa da altura da picape, mas se fosse uma super cab com certeza ficaria muito legal.

Edintruder
19/05/2009, 22:03
Como os suportes dianteiros desse kit é preso no veículo? Necessita soldas?

Renato Fraga
19/05/2009, 22:23
Hehe, vou responder de inchirido!!!!!!!!!!

Mas a exemplo dos suportes originais, que são apenas rebitados, os "novos" provavelmente serão parafusados !!!!!!!!!!

Ou rebitados se o instalador tiver recursos para o tal.

Abraços

MXV Tecnologia Off Road
20/05/2009, 09:24
Como os suportes dianteiros desse kit é preso no veículo? Necessita soldas?


Os rebites são removidos e substituidos por parafusos (inclusos no kit).

xxxtripod
20/05/2009, 17:46
YouTube - Ford Mud

YouTube - muddin.

é pra isso que quero heheheh

LopeS4x4
20/05/2009, 23:40
raça forte..!!!!

up F1000...!!!:mrgreen:

Miranda
21/05/2009, 00:39
cara, pq aqi nao tem as famosas "long bed" muito mais bonta!

Walter L. L. Casitta
21/05/2009, 08:09
cara, pq aqi nao tem as famosas "long bed" muito mais bonta!

Porque o mercado brasileiro pra esse tipo de picape é muito ruim...

MACORIN
21/05/2009, 09:06
Marcelo, o kit referido serve também para a F1000 4.9i SUPERCAB. ?
Quanto fica instalado aqui em Sampa?

Ai vai uma foto da minha caminhonte !

CHEGA DE EMPURRAR GOL TURBO, AGORA VOU PASSAR POR CIMA !!!
Imagina então se tentar passar pela DIREITA rs rs rs

lcparts
12/06/2009, 14:58
Muitos kits são de Cromo-molibdênio. Principalmente braços de suspensão.
Também acho fundamental experiência e qualidade, mas quem aqui no Brasil têm experiência em fazer kit de F-1000 ?
Ainda mais sobre o Pitman. Para fabricar um novo seria muito caro e "adequar" acho perigoso.

att



Bom, primeiramente experiência e qualidade, devem ser requisitos básicos até para os serviços mais simples e corriqueiros.
Referente ao uso de cromo-molibidênio, realmente é mais caro, porém desconheço a utilização deste material em kits de suspensão, uma vez que sua maior propriedade é ter resistência porém não rigidês absoluta, oferecendo uma certa flexibilidade, além de reduzir o peso do componente. Por isso muito utilizado em gaiolas internas de proteção, e estruturas mais complexas tal como chassis tubulares de dragsters, e stock cars entre outros.

Portanto o material a ser utilizado pode ser perfeitamente aço 1020, com espessura de 1/4. Essa foi a receita que utilizei na confecção do meu kit.

Referente à instalação de um eixo rígido, te felo que é a altermativa mais fácil de todas, mas em primeiro lugar precisa de um eixo, e ixos dianteiros são meio que raridades pra nós brasieliros.

Agora respondendo suas perguntas:

1- Não vai achar. Basta fezer um ou adequar o original.

2- Não haverá ângulo nenhum. Basta transferir as mesmas medidas originais, às polegadas desejadas pra baixo. Lógico que se na nova posição houver alguma discrepância tal como peças se tocando, raspando etc etc, é porque tem coisa errada.

3- Em relação à mola, como dito anteriormente pode até ser dispensada uma de comprimento maior, podendo usar a original com um calço da medida do lift obtido. Mas se desejado uma mola mais longa existem várias empresas capazes de fabricar o produto, e já foi discutido bastante a esse respeito aqui no fórum.

4- Lógico que se estiver alguma coisa fora, o alinhamento focará comprometido. Por isso, é nessa hora que poderá ser comprovado se seu serviço foi bem feito ou não, e dependendo da discrepância observada, é possível saber onde e quanto deve haver ajuste.

Finalizando, BASTA TER CAPRICHO E USAR A INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE.




Cardã não é problema nenhum. Na minha Dakota por exemplo, tive que fazer 3 cardãs. O dianteiro, trazeiro, e o que liga a Tcase ao câmbio. Basta contar com o serviço de qualquer profissional que trabalhe com reparos de eixos cardã que seu problema estará resolvido.

Pitman, vai ter que fazer outro ou adequar o seu original.

Finalizando, se você é estudante de engenharia, poxa, você está alguns passo à minha frente e de muitos outros daqui.

Basta por a cabeça pra trabalhar.



Abraços

offroad
13/06/2009, 19:03
........ "adequar" acho perigoso.....

att

o pitman ?

eh porco ou burrice :parede:

xxxtripod
14/06/2009, 15:44
Muitos kits são de Cromo-molibdênio. Principalmente braços de suspensão.
Também acho fundamental experiência e qualidade, mas quem aqui no Brasil têm experiência em fazer kit de F-1000 ?
Ainda mais sobre o Pitman. Para fabricar um novo seria muito caro e "adequar" acho perigoso.

attMuito dificil? Adequar?


Acho que aqui já tivemos exemplos de que não é bem assim, e se pensar desse jeito ta perdido! Bom vai entende esse comentário!!!
Afinal o kit que foi a resposta mais satisfatória até agora, vem com tudo isso! Pitman, braços, suportes, mola, amortecedores, e ainda tem o manual de instalação!!! Heheheh!! Mais relaxa to fazendo caixa dois, e vo mostra como vai fika!!! Ai eu respondo na integra!!!

xxxtripod
19/09/2009, 16:37
É assim que tem que ser!!!

http://lh4.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SrUySiPwwdI/AAAAAAAAAQY/wEKTOOFJo8Q/s640/OgAAADDv_xy9PnBz7k-E5985GN-azBiOVPxDXn4c53py2vL-xMuO8XBCCuUf-rN8TdhMxKztM5pVTHytRX59QOQmLMkAm1T1UBm4srx4w6Af4rB pLb9cURHDgYxT.jpghttp://lh6.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SrUyS4-lKhI/AAAAAAAAAQc/BWJKzoRUXjo/s640/OgAAAMJt4USGc9fFto8BOGmZTezWVsSgSuATOo4fzXJCVe6dKy K3AN0xi_iXPr-NN2f3k0NTpmcJvdctOT71l1p8EPYAm1T1UItR_dlNH2r1II3ad hodnV93L5WZ.jpghttp://lh3.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SrUyS8GWctI/AAAAAAAAAQg/E5hA7yOeQWo/s640/OgAAADtfEbXK360OHUhMnH5ZX90kTnRxOPIfMmI6Yesl8AODg7 xN4kRZU6R_xmhQfSbFC7uXtCuDpQPyX4qcOl8I13gAm1T1UNH7 wGGhXXbEXRIsI7aqEZIBTbPm.jpg

Edintruder
19/09/2009, 19:47
Essa preta tá muito linda, pena ser 4x2...

xxxtripod
19/09/2009, 20:20
Essa preta tá muito linda, pena ser 4x2...

nem tudo é perfeito né Edin, eu vi mesmo pela foto frontal, daew quando olhei, cade o cubo??? uhauiahia num tinha, eu mesmo num gostei da rodas e dos protetores laterais, colocaria umas rodas mais bonitas e deixava sem os protetores, e o parachoque traseiro embutido, daew era bem mais top!

Edintruder
19/09/2009, 20:55
Eu gosto das BBS. Mas ainda prefiro a tua por ser 4x4 de verdade.

adams
19/09/2009, 21:09
A preta:

Parece estar com um bl de pelo menos 6".
Pneus 37 ou 38 e rodas 15x10.
Pena que não é extendida ou long Bed.

Edintruder
19/09/2009, 21:32
Adams, repara na foto frontal que tem SL. Os suportes estão bem mais baixos que o chassis.

xxxtripod
20/09/2009, 16:59
Pneus 38 maxxis
um Body por awe mesmo, agora tem sl mesmo, os braços da TB tão bem pra baixo mesmo como disse o EDIN, a 4x4 da mais trabalho e preocupações pra se fazer isso msmo!

xxxtripod
29/11/2009, 21:48
É assim que tem que ser!!!

http://lh4.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SrUySiPwwdI/AAAAAAAAAQY/wEKTOOFJo8Q/s640/OgAAADDv_xy9PnBz7k-E5985GN-azBiOVPxDXn4c53py2vL-xMuO8XBCCuUf-rN8TdhMxKztM5pVTHytRX59QOQmLMkAm1T1UBm4srx4w6Af4rB pLb9cURHDgYxT.jpghttp://lh6.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SrUyS4-lKhI/AAAAAAAAAQc/BWJKzoRUXjo/s640/OgAAAMJt4USGc9fFto8BOGmZTezWVsSgSuATOo4fzXJCVe6dKy K3AN0xi_iXPr-NN2f3k0NTpmcJvdctOT71l1p8EPYAm1T1UItR_dlNH2r1II3ad hodnV93L5WZ.jpghttp://lh3.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SrUyS8GWctI/AAAAAAAAAQg/E5hA7yOeQWo/s640/OgAAADtfEbXK360OHUhMnH5ZX90kTnRxOPIfMmI6Yesl8AODg7 xN4kRZU6R_xmhQfSbFC7uXtCuDpQPyX4qcOl8I13gAm1T1UNH7 wGGhXXbEXRIsI7aqEZIBTbPm.jpg


http://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SxMH65GKtlI/AAAAAAAAAi4/3yWEgzJFN7U/s640/Ford%20%2896%29.jpghttp://lh4.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SxMH7PPEqZI/AAAAAAAAAi8/zdXVO13wm4E/s640/Ford%20%2897%29.jpg

tinha excluido as fotos

xxxtripod
29/11/2009, 21:56
Umas apelação,http://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SxMIkFKVuBI/AAAAAAAAAjE/lOxEFi_WEKw/s640/Ford%20%2854%29.jpg versão flareside.

Uma de competição:
http://lh3.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SxMJnw_QV7I/AAAAAAAAAjI/e_6bzcmCuzA/Ford%20%28122%29.jpeg

E uma com pintura bem exótica:

http://lh3.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SxMJoJQvMdI/AAAAAAAAAjM/VAl34yrla10/s640/Ford%20%28121%29.jpg

http://lh4.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SxMJoItkE_I/AAAAAAAAAjQ/6wlO6jZaIT8/s640/Ford%20%28120%29.jpg

http://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SxMJoDxFJ_I/AAAAAAAAAjU/jfrnV10gBpg/s640/Ford%20%28119%29.jpg

EuryH
14/01/2010, 12:23
ja tentei comprar um kit de lift mas tah complicado, ninguem faz e quando faz e acima de 4000,00 axo que eu mesmo vou desmontar e fazer!

ao q andei estudando, vou manter todos os suportes originais e somente colocar calços nele, creio eu que n vai ser preciso alongar a cardan nem mesmo a parte da direção, pois vou tentar algo em torno de 5"

Edintruder
14/01/2010, 15:39
Pra erguer uns 5cm basta usar as molas da F250 como o Eddie fez. Ficou muito legal. Acima disso tem que mudar os suportes sim, pois não terá como corrigir a cambagem das rodas.

EuryH
14/01/2010, 19:22
sei que tem q alterar os suportes, mas axo q a parde da direção, tipo os braços... e tambem a parte da cardan n será nessecario alterar, penso eu que somento deslocar o facão e seus suportes e afins.

Tio Eddie
14/01/2010, 19:49
ao q andei estudando, vou manter todos os suportes originais e somente colocar calços nele, creio eu que n vai ser preciso alongar a cardan nem mesmo a parte da direção, pois vou tentar algo em torno de 5"

Eury,

Você pretende levantar 5cm ou 5 polegadas?

Uma boa opção é dividir o lift, fazendo uma parte (pequena) na suspensão e o restante no Body Lift.

A tua pkp é 4x2 ou 4x4?

Ah, por experiência própria mexer na suspensão dianteira dá uma caca pra acertar a direção, portanto tenha isso em mente :concordo:

Abraços

EuryH
14/01/2010, 20:14
serio! minha "jabiraca" e uma f-1000 97/98 4x4 cab dupla, e da familha desde 99.

então vc compreendeu minha ideia, tava pensando em deslocar toda a suspensão para baixo sem alterar em tese nada, pois vou colocar molas e amortecedor original, com um calço bem como os suportes do tirande e outros, por isso q axo n vai mudar nada !

bem como disse "eu axo" estou a estudar isso ainda

TADEUBRANCO
14/01/2010, 20:57
ja tentei comprar um kit de lift mas tah complicado, ninguem faz e quando faz e acima de 4000,00 axo que eu mesmo vou desmontar e fazer!

ao q andei estudando, vou manter todos os suportes originais e somente colocar calços nele, creio eu que n vai ser preciso alongar a cardan nem mesmo a parte da direção, pois vou tentar algo em torno de 5"

CARO AMIGO, NA PRIMEIRA FOTO, VC. VÊ O KIT QUE EU COLOQUEI NA MINHA F1000/97.

COMO DIZ NOSSOS AMIGOS, ACERTAR A CAMBAGEM É FORDA,,,O CARRO FICA MUITO INSTÁVEL..VC. PERDE A CONFIANÇA NA F1:(.

EU GASTEI EXATAMENTE NA MINHA...

kit procomp 4" $ 4.000,00
m.o. 2.000,00

kit lata de 3". 1500,00..

total 7".

ela ficou parecendo um "LANDAU",,,RSRS QUERO DIZER...FICOU HIPERCONFORTÁVEL E SEGURA NA CURVAS....
ESTOU COM PNEU 33" Mas quero colocar 35"...


o que vc. gastar com outros equipamentos paralelos.:stop:..vai ser dinheiro jogado fora....

se vc. quizer vender sua f1 amanhã, vão comprar ou não......

a última foto, el ela hoje...

abs...

EuryH
14/01/2010, 21:14
amigo show de bola!!!! mas pelo que vi esse kit q vc colocou e o mesmo q eu pretento, no caso deslocou a suspensão para baixo! qual a altura dos calços?

EuryH
15/01/2010, 19:18
alguem ai poderia me falar a temperatura que a f-1000 anda qndo o ar ligado e ou em alto giro? :?

adams
15/01/2010, 20:23
Tadeu:

O lift do tadeu esta dentro da linha americana.
Mas la o maximo que se eleva uma f150 é 5/6".
Penso que não ficou como ele desejava a estrutura usada me parece fragil.
Gerando flexibilidade durante o uso.

Sigo a linha do Tio Eddi
No maximo 1.5" na suspenção, bucha exentrica customizada. Pads sob as molas, amortcedores mais longos.
Aliados a um bl de 4".

Como ja falei aqui ou em outros tópicos, acessórios em carro e coisa cara. Em f1000, carro fora de linha, gera baixa demanda.
O que deixa tudo mais caro ainda.

Um abraço

xxxtripod
15/01/2010, 23:07
Tadeu:

O lift do tadeu esta dentro da linha americana.
Mas la o maximo que se eleva uma f150 é 5/6".
Penso que não ficou como ele desejava a estrutura usada me parece fragil.
Gerando flexibilidade durante o uso.

Sigo a linha do Tio Eddi
No maximo 1.5" na suspenção, bucha exentrica customizada. Pads sob as molas, amortcedores mais longos.
Aliados a um bl de 4".

Como ja falei aqui ou em outros tópicos, acessórios em carro e coisa cara. Em f1000, carro fora de linha, gera baixa demanda.
O que deixa tudo mais caro ainda.

Um abraço


O Adams, o Tadeu tirou aquele versão caseira dele, agora ele está com um Procomp de 4", muito chique e confortavel, disse ele sobre a viatura,confiavel em curvas e tudo mais, mais é um kit de SL da marca considerada melhor do mundo, eles acabaram de quebrar um record de salto em distancia com uam hilux prepara com a suspa da procomp e amortecedores fox racing. Nos EUA é barato um KIT de SL pra f1000 de 1000 a 2000 dólares dependendo da complexidade e curso. É oque eu sonho pra minha, aliado aos seu BL, que são muito bem feitos!!!

Se pudesse, era bom entra em contato com ele, da uma olhada no kit.

Abração

adams
15/01/2010, 23:22
Vamos esperar as fotos dele..

Edintruder
16/01/2010, 18:27
CARO AMIGO, NA PRIMEIRA FOTO, VC. VÊ O KIT QUE EU COLOQUEI NA MINHA F1000/97.

total 7".

ela ficou parecendo um "LANDAU",,,RSRS QUERO DIZER...FICOU HIPERCONFORTÁVEL E SEGURA NA CURVAS....
ESTOU COM PNEU 33" Mas quero colocar 35"...
abs...

Acho legal o kit em preto. No amarelo fica muito estranho.

Um detalhe estético, é a chapa quadrada que forma um bloco vazado para baixar o suporte dos tirantes, achei muito grosseiro. Se fizesse em cantoneiras ou tubos, formando uma estrutura vazada ficaria com um ar mais clean.

geezer
18/01/2010, 23:55
Acho legal o kit em preto. No amarelo fica muito estranho.


:concordo: Tem que ser cores neutras, harmonia no conjunto estetico:concordo:

EuryH
20/01/2010, 16:45
como disse desmontei a fmil e tah no torneiro, o cara e super afixionado por pick-ups e afins e adora um desafio! vamo ver no que da! :stop:

EuryH
20/01/2010, 17:07
O torneiro falou que pra facilitar e n arriscar nada "inovador" vamos apenas deslocar a suspensão original para baixo completa!:concordo: Creio eu que o que deslocar vai ser o que aumentar real! Tava pensando em torno de 12 a 15 cm :twisted: o que acham? :pensativo:

Renato Fraga
20/01/2010, 22:54
Opa a idéia é essa mesmo......

Baixa todos os suportes, que na verdade são só 4 a medida que você quer de lift.

6 pol, ou 15 cm é ideal pra poder usar até pneus 35.

Uma dica seria também jogar a suspensão um pouco pra frente, coisa de 1 ou 2 pol. Ou seja, fazer os suportes pra baixo e pra frente. O objetivo disso seria minimizar o risco do pneu encontrar a parte trazeira do para lamas, regiao essa que é mais difícil de ser ajustada em comparação com o para choques por exemplo.

Quando fiz o kit de suspensão pra minha Dakota foi esse o detalhe que permitiu que eu colocasse os 35 e mesmo com a roda totalmente esterçada não esbarrava em nada.

Abraços

EuryH
20/01/2010, 23:45
otima dica, mas sera que n vi dar problema na questão da cardan ou da barra de direção?



ha e outra coisa, alguem ai arrisca a me falar que pneus esse cara estaria usando! a roda n era grande, axo 15, e altura do pneu n era grande n

EuryH
20/01/2010, 23:58
a parte dianteira no chão!

logo logo , fotos do kit, mandamos dobrar as chapas para fazer os suportes = os originais mas porem mais compridos!!!:evil:

Renato Fraga
21/01/2010, 00:49
otima dica, mas sera que n vi dar problema na questão da cardan ou da barra de direção?



ha e outra coisa, alguem ai arrisca a me falar que pneus esse cara estaria usando! a roda n era grande, axo 15, e altura do pneu n era grande n

POis é amigo, certamente o cardâ ficará um pouco defasado com esse deslocamento, mas é caso de ver se a luva é capaz de compensar essa diferença. CAso negativo, seria então necessário alongar um pouco o tubo do cardã.

Já com relação ao sistema de direção, acredito não haver problemas.....


Mas querendo colocar um pouco de lenha na fogueira, saiba que você está na maldita fase do Jaque.

Jaque está mexendo......

Pois bem, apesar de aumentar um pouco o custo, entenda que se você tiver condição de elaborar um braço radial mais longo, bem como um novo suporte numa posição mais deslocada para traz que não necessáriamente deve ser tão baixo quanto será o que você está desenvolvendo (pode até ser o original preso mais atraz no chassi), você terá uma suspensão bem mais eficente e um resultado inclusive estético mais satisfatório.

Trocando em miudos, haverá um vão livre maior tendo a parte de baixo da dua pick up mais limpa. Com o braço radial mais longo, você consegue aumentar o curso da sua suspensão e mesmo assim não provocar grandes distorções na geometria.
Fazendo da forma inicial, você terá apenas a sua suspensão realocada, e não necessariamente com curso maior.

Acredito que você esteja acompanhando o tópico desde o começo, mas dê uma recapitulada, em especial na página 2, onde postei fotos de mais de um modelo de kit de suspensão para F1000.

Falando da Dakota com os pneus enormes da foto, se não for nenhum da linha agrícola, pode ser um Mudzila 35/13,5.....mas é só um palpite.


Abraços

EuryH
21/01/2010, 01:27
eu ja vi pneus grande e largos mas aqueles ali foi pra kaba!!! creio que eles devem ser algo em torno de 355/50-15 se existir !! n sei


sobre a suspensão vou trocar ideia com o torneiro, mas creio eu que inicialmente, sera feito de forma mais simpre e eficiente o possivel, que no caso o objetivo e somente levanter ela na casa dos 15 cm real!

base tirada na foto da pick-up de um companheiro nosso do sit, que pesso perdão como sou novo n me lembro o nome!

EuryH
22/01/2010, 23:22
estamos a dar os primeiros passos! não tirei mais fotos pq a POHA do tel acabo a bateria aff!

1° suporte original

2° criado um "chassi" de 15 cm de altura deslocando assim a suspensão original para baixo e o suporte original foi parafusado nele!:dance:

3° instalação do suporte e no fundo o ferro que usei como marcador de deslocamento e esquadramento, bem como posição do original!

Edintruder
23/01/2010, 00:07
Esse está ficando mil vezes melhor que o amarelo das fotos anteriores.
Eu faria igualzinho.

Tio Eddie
23/01/2010, 01:06
Estou acompanhando atentamente e esperando os resultados....(ver estas coisas dá uma coceira......rsrsrs)

Muito bacana o serviço até agora !

[]s

adams
23/01/2010, 13:06
Cardã

Melhor não alongar, usar um calço atraz da luva da cruzeta.

EuryH
23/01/2010, 14:35
estava pensando realmente no calço atras da luva, mas tambem pensado que esta luva e dificil de achar e o medo de danificar ou resolver retirar o kit e ai n encontra-la, e a cardan e + facil de mecher pensando neste ponto! oque acham?:?:

EuryH
23/01/2010, 14:53
suporte do amortecedor, +- = o original so que em escala maior!:-o

suporte do braço do lado do passageiro, ainda em construção e desenho!:stop:

EuryH
23/01/2010, 15:02
ha só pra reforçar fiz tudo com chapa 5/16 q e a mesma bitola do chassis, por que fiquei com medo de as peças entortarem por causa do comprimento!

Miranda
23/01/2010, 16:33
..essa vai ficar altinha..

TADEUBRANCO
23/01/2010, 18:10
eu ja vi pneus grande e largos mas aqueles ali foi pra kaba!!! Creio que eles devem ser algo em torno de 355/50-15 se existir !! N sei


sobre a suspensão vou trocar ideia com o torneiro, mas creio eu que inicialmente, sera feito de forma mais simpre e eficiente o possivel, que no caso o objetivo e somente levanter ela na casa dos 15 cm real!

Base tirada na foto da pick-up de um companheiro nosso do sit, que pesso perdão como sou novo n me lembro o nome!

esse foi meu primeiro kit, que eu fiz!!!!!!

Vou tirar umas fotos com o kit procomp...e vou postar para vcs. Verem...
Se necessário...tiro as medidas para vcs. Copiarem.....

adams
26/01/2010, 00:16
suporte do amortecedor, +- = o original so que em escala maior!:-o

suporte do braço do lado do passageiro, ainda em construção e desenho!:stop:


Primeiro Problema

Sem amortecedores duplos não vai.
Voce subiu muito, sem melhorar a torção lateral não vai fazer curva.
Aproveita os suportes e ja faz a furação para dupla.

Edintruder
26/01/2010, 02:25
A barra de torção não é suficiente? Quer dizer, agora estou pensando que nunca vi a barra de torção da F1000!!! kkk

Tio Eddie
26/01/2010, 09:21
A barra de torção não é suficiente? Quer dizer, agora estou pensando que nunca vi a barra de torção da F1000!!! kkk

Edin,

A suspensão dianteira das F-1000, especialmente a das 4x4 é composta por panhard ligada nos braços da tesoura do diferencial dana ifs 44 mais molas helicoidais e amortecedores.

abraços

Walter L. L. Casitta
26/01/2010, 09:38
Edin,

A suspensão dianteira das F-1000, especialmente a das 4x4 é composta por panhard ligada nos braços da tesoura do diferencial dana ifs 44 mais molas helicoidais e amortecedores.

abraços

Barra panhard é outra coisa. Não é usada em suspensões independentes...

Edintruder
26/01/2010, 12:56
Em vez de dois amortecedores, não seria melhor a instalação de uma barra de torção pra evitar a rolagem nas curvas então?

Renato Fraga
26/01/2010, 13:30
Poxa, tão confundindo as bolas por aqui.....

Na suspensão TTB da F1000 não existe barra panhard tal como já foi lembrado... Essa é composta por braços transversais e longitudinais(braço radial) apoiados sobre molas helicoidais.

A barra estabilizadora e não de torção, está presente sim e existem dois modelos, um que fica pela frente da suspensão e outro que fica voltado para trás da suspensão, depende do ano de fabricação.

Agora experiência de quem já teve caminhonete levantada de tudo quanto foi jeito, o amortecedor duplo não é de todo necessário.
MAs a barra estabilizadora sim, e se possível reforçada.

A dica é montar e testar com cautela, e verificar o resultado.

Amortecedores não contribuem para eliminar o rolling da carroceria durante as curvas. Eles podem atenuar diminuindo o "bound" e "reboound" mas não eliminar. Quem tem essa virtude é a barra estabilizadora como bem lembrou o Edin que constantemente estará tentando nivelar a suspensão.

Sempre que levantei minha PickUp, mantendo a suspensão original, não adicionei nenhum outro dispositivo e nem por isso notei perda significativa da estabilidade.

Abraços a todos

adams
26/01/2010, 18:19
Lembrando que enquanto um lado fecha...
Outro lado abre o amortecedor.
Por isso dupla ação.
Logo nas curvas o importante é que os amortecedores que abrem segurarem o maximo a força da massa despejada para fora da curva.

Barra estabilizadora F1000
Tem mais ou menos 18/20mm.
São fixados aos "semi braços oscilantes", por dentro, com 02 parafusos 12mm de cada lado.
Dificil mexer com este trem.
Material durissimo.
Mais facil usar duas barras então.

Minha receita seria subir no maximo 10 cms.

inte

EuryH
26/01/2010, 19:03
minha Fimil desde q eu intendo por gente n tem isso n! axo q qndo meu pai compro em 99 ja n tinha e nunka colocamos!! sempre confio nela e faço curvas pergado e nada de errado "axo q tenho sorte":grin: !!!!


ha, vc notaram q os amortecedores original da Fimil qnse n tem curso, e que original eles com o carro parado ficam qse q todo esticado!!

adams
26/01/2010, 21:10
lembrando que enquanto um lado fecha...
Outro lado abre o amortecedor.
Por isso dupla ação.
Logo nas curvas o importante é que os amortecedores que abrem segurarem o maximo a força da massa despejada para fora da curva.

Barra estabilizadora f1000
tem mais ou menos 18/20mm.
São fixados aos "semi braços oscilantes", por dentro, com 02 parafusos 12mm de cada lado.
Dificil mexer com este trem.
Material durissimo.
Mais facil usar duas barras então.

Minha receita seria subir no maximo 10 cms.

Inte

f1000 93 98

EuryH
26/01/2010, 21:17
ta indo... de vagaaaarr mas ta indo, mas algumas coisas sendo feitas e estudadas! to usando o metodo da tentativa e erro!kkkkk :parede:

Edintruder
26/01/2010, 21:17
Isso! Barra estabilizadora!!! Nunca reparei nelas na F1000.

Walter L. L. Casitta
26/01/2010, 21:41
Tem a barra estabilizadora sim. Exatamente como o Adams descreveu...

Tio Eddie
26/01/2010, 21:48
Corrigindo as asneiras e me desculpando com os colegas.

Segue o que está escrito no Manual da F-1000 (4x2 e 4x4)

"suspensão dianteira: dois eixos independentes, sistema de barras duplas com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora.

suspensão traseira: feixe de molas semi-elípticas progressivas e amortecedores telescópicos hifráulicos de dupla ação - eixo semi-flutuante"

Abraços

xxxtripod
26/01/2010, 22:34
otima dica, mas sera que n vi dar problema na questão da cardan ou da barra de direção?



ha e outra coisa, alguem ai arrisca a me falar que pneus esse cara estaria usando! a roda n era grande, axo 15, e altura do pneu n era grande n



eu vi essa bomba aqui em Campo Grande, rapaiz q pneus monstro

xxxtripod
26/01/2010, 22:52
ta indo... de vagaaaarr mas ta indo, mas algumas coisas sendo feitas e estudadas! to usando o metodo da tentativa e erro!kkkkk :parede:

To gostando, que bom que meu tópico apareceu mais um louco, mais eu ainda sou fã de fazer igual o tadeu, manda vir o procomp, mais desse projeto to gostando!!!!

vo mostra umas fotos que tenho de um kit procomp bruto!!!

http://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/Svsrn07KGZI/AAAAAAAAAVA/CfbBHXNPx_Q/%21cid_487.jpghttp://lh6.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/Svsrn4XDcrI/AAAAAAAAAVE/1fChv1QUAdo/%21cid_322.jpghttp://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SvsroC8J82I/AAAAAAAAAVI/xKblFDKEmkQ/%21cid_222.jpg


e essas são algumas fotos de projetos que eu achei!!

http://lh4.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S1-N_qtK7eI/AAAAAAAAA2Y/2axR0PWxWSo/Detalhes%20%281%29.jpg


http://lh3.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S1-OATtKs5I/AAAAAAAAA2c/Bp7msscWcYo/Detalhes%20%282%29.JPG


http://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S1-OAWqUBNI/AAAAAAAAA2g/3Z4Z9S1nVs0/s512/Detalhes%20%283%29.jpg

o eixo original!!!

http://lh4.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S1-OAjgyHQI/AAAAAAAAA2o/mOBJIHfd5Io/wmrear.jpg

ta ai, se der pra ajudar um pouco

EuryH
27/01/2010, 20:24
:-Dmais algumas fotos, agora uma previa do resultado final!:-D


na dianteira esta parcialmente pronta e montada, falta fazer o principal que e o alinhamento+cambagem+caster i tals,.... ai se tudo correr bem desmontar para pintar e da alguns retoques!

Renato Fraga
28/01/2010, 02:32
Poxa Euri, parabéns pela iniciaiva e coragem......


A propósito, gostei do calço que você utilizou na trazeira, hahahahahhaha

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=209570&d=1264631075

Abração e continua reportando !!!!!

Miranda
28/01/2010, 08:29
podia ter deixado a caçamba normal quando duplou a caminhonete
o corpo de bombeiros da minha cidade tem uma assim, é linda!

EuryH
28/01/2010, 09:59
aff... tirem o olho da suspensão trazeira, ja foi patentiada!!!! hauhauah:concordo:

guiavelar
28/01/2010, 14:14
que linda tua f-1000!
meu sonho é uma assim. quando fez a duplagem?
abraços

Walter L. L. Casitta
28/01/2010, 14:35
podia ter deixado a caçamba normal quando duplou a caminhonete
o corpo de bombeiros da minha cidade tem uma assim, é linda!

Os bombeiros daqui de BH também tinham só que F350 cabinada igual a essa mil aí até na cor. Show! Pelo ruido do motor diesel deviam ser importadas. Não sei o fim que levaram. Hoje são F350 novas nacionais e bonitonas do mesmo jeito...

offroad
28/01/2010, 17:46
noossaa .....

devia ter colocado, molaxamortecedores maiores.
alem de melhor esteticamente, ficaria + seguro.

:parede::parede::parede::parede:

xxxtripod
28/01/2010, 19:05
Poxa Euri, parabéns pela iniciaiva e coragem......


A propósito, gostei do calço que você utilizou na trazeira, hahahahahhaha

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=209570&d=1264631075

Abração e continua reportando !!!!!


agora só encomenda uns pneuzãoo!!! e manda balaaa

adams
28/01/2010, 19:22
Bombeiros

Eram importadas, tinham motor v8 diesel, 6.8, 6.5 e ate 7.3 internacional.
So não sei se eram turbo ou bi turbo original.
Cambio zf 6, algumas auto, T case Born wagner com acionamento mecanico.
Tinha dupla, caçamba extendida e longa, 4x4, Tem uma no interior de são paulo com um conhecido mas esta é v8 gasolina.

Fotos a ultima não tem referencia com a primeira.


http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAB_QfdGdvn4_NK33v4m61TPJ5zqrd2RXeOybEoeDJ-hJStOoNQIOTHkpJbIGMuuL5YVSbUZ4JdSX0rubkwKHXN0Am1T1 UAfoq6-kfZ_9fNOcF0fJeBrCVBCZ.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHahrTFwB-ZlWxXpjIFctEZVUmba_AD6eh4qt0PxEqQcxRteLsSurEW6A0w1 yWRlkOJRn0mYWnGspWTrcZCVuFAAm1T1UDq_FItxgPLC3ktk-kN3G1t7lCjw.jpg


http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAANVaBVToF-McnHnAxJ-CeqmfLAwXNaDyOGa6L7BSZU3YUV3uR-myt62HP-tW7BugnkLkqMqV0t5zb4UnVpPCERoAm1T1UENkFc4HKkw1YM5X GpiV4cm-eb3g.jpg

EuryH
28/01/2010, 21:19
amigo foi na tropical cabines em santa catarina !

dah uma olhadinha nos modelos que ela faz em qualquer carro!!!http://www.tropicalcabines.com.br/listaProdutos.php:concordo:

EuryH
28/01/2010, 21:38
não sei qnto a vcs mas meus pés são bem no chão, e por isso n investi muito no meu "kit" por isso algo mais humilde, porem sem gambiaras! como eu tava comversando com o torneiro "isso n pode ser um kit magaiver" hauhaua falando em gambiaras eu n consegui granpos de molas no tamanho q eu precisava aff!!! 5/8 X 82 X 380 C, ai sim tive que usar a criatividade hauhauahauh :twisted: mas tah indo bem ate aki o ruim e q tah faltando tempo!!!



Mals pelo livro acima!!!

adams
28/01/2010, 22:01
Tropical fica no Parana.

EuryH
30/01/2010, 18:20
segue mais algumas fotos... a primeira imagem que tive da nova suspenção foi que esta muito maçia, chega a estar ate parecendo estar sem amortecedor...:? vou ter que conferir apesar dos amortecedores serem novos, outra coisa e a barra de direção que ficou meio "/\" parece esta forçando muito de alguma forma vou ter que reguiar ela!

*obs. na foto parece estar tortos os pneus, mas n estão foi a posição da foto! apesar que qndo em marcha ré ela meio que deita os pneus!

xxxtripod
30/01/2010, 18:24
segue mais algumas fotos... a primeira imagem que tive da nova suspenção foi que esta muito maçia, chega a estar ate parecendo estar sem amortecedor...:? vou ter que conferir apesar dos amortecedores serem novos, outra coisa e a barra de direção que ficou meio "/\" parece esta forçando muito de alguma forma vou ter que reguiar ela!

*obs. na foto parece estar tortos os pneus, mas n estão foi a posição da foto! apesar que qndo em marcha ré ela meio que deita os pneus!


Não deita os pneus, mais é isso mesmo, abaixa a suspensão mesmo, a minha faz isso, e dependendo dop jeito que vc estaciona ficam meio pra dentro também, coisas da susp. TTB, fico fera heim, coitado do frentista agora tem q entra de baixo pra olha o óleo iuhaiuahiuahiaa!!!!

Agora faz favor, coloque quanto foi o gasto de tudo pra chegar onde chegou!!!! Abraço!!! Parabéns!!!

Tio Eddie
30/01/2010, 19:26
EuryH,

Muito show o serviço!

Você poderia medir a altura da cabine? você está usando pneus 31" certo? apenas para matar a curiosidade mesmo!

Abraços

EuryH
30/01/2010, 20:59
vou somar a papelada, pq peguei chapas em local, parafusos em outros e a tornearia em outro e assim vai.... vou fechar as notas i tals... ai hehe volto correndo para o forum... mas ja vi algums errinhos... :parede:como por ex os calços trazeiros tem que ter um leve gral para corrigir o alinhamento do diferencial e deixa-lo reto!!!!:parede: e senti a suspensão dianteira balançando lateralmente parece.... qndo passa por um quebra molas rapido...como se os pneus fossem um para cada lado... alguem ai sera que me compreendeu?

EuryH
30/01/2010, 21:01
ha preciso de um favor de alguem que tenha fimil de preferencia com molas q n esteja cansada, e meça o amortecedor com o carro parado e depois macaquear e medir o amortecedor pra eu poder saber o curso dele pq axo que eu levantei muito o amortecedor e pode ser isso q ta fazendo ela balançar! se alguem puder ajudar!!!!! valeu:concordo:

Tio Eddie
30/01/2010, 21:26
PUTZ...

Adoraria ajudar, mas a minha está calçada com molas e amortecedores de F-250...
E pra piorar no Manual não tem a especificação dos amortecedores...

Abraços

adams
30/01/2010, 21:45
Aqui tem as medidas aberto e fechado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3764

adams
30/01/2010, 21:46
Sem pneus mais largos e dois amortecedores, vai ser isso mesmo.
Minha f1000 com Bl de 4 e pneus originais ficou instavel.
Primeiro os pneus depois o resto.

xxxtripod
31/01/2010, 12:04
http://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SxMH65GKtlI/AAAAAAAAAi4/3yWEgzJFN7U/s640/Ford%20%2896%29.jpghttp://lh4.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SxMH7PPEqZI/AAAAAAAAAi8/zdXVO13wm4E/s640/Ford%20%2897%29.jpg

Euhry agora arranja uns pneu assim, hehehee

Maxxis creep crowly, 38x13,5

BRIANEZI
31/01/2010, 15:42
Salve salve moçada!!!

Tem um tempo que vinha acompanhando o tópico e confesso, com o passar dos dias fui criando coragem e entusiasmo..
Nisso semana passada, cheguei bem cedo na oficina onde costumos levar os serviços da empresa e lá estava aquela turma de mecânico reunida e com a maior cara de tédio, devido a falta de trabalho.. Não pensei duas vezes, pedi para me deixarem na empresa e levarem a minha "morena" de volta para oficina e colocarem ela na mesa de cirurgia..
São ainda os primeiros passos, mas o resultado, além de uma boa revisão na suspensão, freios, diferencial e direção.. calços de tecnil nas molas dianteiras e na parte traseira, cortamos as molas mestras que estavam quebradas, que agora passaram a calçar o feixe, acrescemos mais uma mola e arqueamos o feixe completo, inclusive a mola de apoio (aquela que serve de base, quando se transporta mais peso)..
Eu não vejo muito resultado, pois fiquei junto quase o tempo todo, daí já viu.. de qualquer maneira, dei um pouco de bobeira, deveria ter tirado a altura dela na trena antes e depois ou caprichado nas fotos, para aparecer bem a diferença, mas nem deu.. de qualquer maneira, acredito que consegui aproximadamente de 2,5 a 3 polegadas nela..
A idéia agora é organizar um final de semana e usar o macaco hidraúlico de uma auto elétrica aqui, para levantar cabine e carroceria para calçalas..
Quem sabe, nesta com os pneus 31 que estou usando, consigo colocar a cabeça entre o paralama e pneu..
hehehehe

Outra idéia que tenho em mente, é conseguir umas rodas de ferro aro 16", com isso consigo mais opções de pneus aqui na região e a custos mais acessiveis..
No aro 15" é praticamente fora de mão.. me pediram R$ 860 nos BF 33, teria que esperar ainda uns 20 ou 30 dias, até que viessem..
:?

Me empolguei, o que fiquei calado só lendo estes meses, quase desconto tudo agora..

Em breve retorno e dou relatos de custo e como foram as mudanças..

Ficha técnica da "morena":
F 1000 - Ano 97/98
MWM Série 10
4 x 2
Escapamento em baixo da cabine, direto e com 2" (como diria um frentista do posto aqui perto.. "daniel, mas esta caminhoneta, canta lindimaisssssss")

É mais ou menos por ai.. saudações!!!

Tio Eddie
31/01/2010, 16:26
Salve Daniel !

Pelo visto o troço é contagioso mesmo !

Coloca mais umas fotos da Morena....que só por ser F-1000 já mexe com nossos corações..rsrs

[]s

EuryH
31/01/2010, 19:19
sobre os amortecedores e o seguinte, antees de eu intalar os kits meus amortecedores ficavam inforcados pela mola tipo...hummm qndo eu os soltava eles n deciam na verdade as molas subiam tinha ate q fazer uma forçinha para baixo na fimil para colocar de volta agora n, eu almentei os cursos dele tanto e que outro dia a tração dianteira a ponta de eixo do lado direito ate saiu de dentro da luva de tanto curso que minha suspensão deu !!!! axo q e isso o erro!

ex: em carro pequeno os amortecedores que prendem as molas creio q na fimil seja algo assim!!!! outra coisa são as barras de direção vou ter que deixalas retas hj eu coloquei um amigo para olhar os pneus enquanto eu andava e os pneus ficavam abrindo e fechando, como se os terminais estivesem qbrados

Renato Fraga
31/01/2010, 20:41
Eury, em relação aos amortecedores e molas veja o seguinte:

Todo o trabalho que está sendo feito na sua suspensão não visa aumentar o curso e sim a altura apenas.

Quando se calça as molas, você aumenta a altura mas diminui o curso pois o amortecedor não vai acompanhar o trabalho.

O correto é repassar o lift para todos os componentes. Assim se você confeccionou os novos suportes com 4 pol de deslocamento, é necessário colocar extensão de 4 pol nos amortecedores, e calços de 4 pol nas molas. Se for utilizar molas maiores, o resultado fica numa estética mais limpa.
MAs entenda que se sua suspensão tinha 15cm de curso, deve continuar assim, afim de manter a harmonia de toda a geometria. Assim, os batentes que limitam o curso, tanto para abertuda quanto para o fechamento, devem ser deslocados na mesma proporção do lift.

Portanto, o lance de o semi eixo desacoplar é sinal de que sua suspensão está passando do limite.

Já em relação às rodas estarem se movendo com o trabalho da suspensão, tem a ver com a configuração dos braços da direção. É necessário fazer um ajuste afim de que a barra trabalhe da mesma forma que na condição original. É possível fazer esse ajuste alterando o braço pitman,fazendo um "drop" nele também, mas é uma tarefa um tanto difícil e crítica.

De modo geral, deve ser observado a relação das barras de direção em relação aos braços tranversais da sua suspensão. Se esses foram abaixados, a direção deve baixar também.

Pra tentar explicar com um pouco mais de propriedades, imagine uma linha entre os dois pontos de fixação desses braços transversais e entenda que aquele olhal onde articula a barra de direção deve ficar na mesma altura daquela linha imaginária. Se tiver oportunidade de verificar tudo sem as molas, observe esse princípio em todas as posições do eixo, seja todo aberto, ou todo fechado, mesmo alternando um lado aberto e o outro fechado.
Em qualquer cituação essa articulação deve ficar sempre naquela linha entre as fixações dos braços tranversais.

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/Rangerwithd44ttb1.JPG

http://image.fourwheeler.com/f/27451317/129_0909_18_z+ford_bronco_ttb+swing_arm.jpg

De acordo com essas imagens, vejam que o lift foi obtido por conta de um eixo com ângulos diferentes o que permite o uso de molas mais longas e usando nada ou muito pouco de alteração nos suportes originais. Essa solução visa obter um curso de suspensão bem maior. MAs nessa cituação, o sistema de direção necessita de menores alterações.

PAra os lifts onde se faz a relocação das fixações tal como o método que você utilizou, o mais adequado é a adoção de um sistema como esse postado logo abaixo. É a maneira mais eficaz de manter a geometria inalterada.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=210077&d=1264976906


Abraços

leobnaval
31/01/2010, 20:50
EuryH, não quero desmerecer seu trabalho e projeto mas da medo só de ver as fotos imagine dirigir...

Walter L. L. Casitta
31/01/2010, 21:04
EuryH, não quero desmerecer seu trabalho e projeto mas da medo só de ver as fotos imagine dirigir...

X2, eu tive a mesma sensação. Achei os pontos de fixação muito instáveis. Eu teria colocado também uns tirantes e mãos francesas em vários pontos. Do jeito que esta, acredito que mesmo que não chegue a quebrar as peças podem deformar e perder o alinhamento.

adams
31/01/2010, 21:09
X3

os suportes estão se mexendo quando em uso. faltam tirantes.
Vai ter que achar e colocar uma barra estabilizadora nela. ja que voce disse que esta sem.

Renato Fraga
31/01/2010, 21:15
Poxa e desculpa a persistência, mas isso aqui me deu arrepios.....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=209897&d=1264882560

Esse calço deve ser maciço ou pelo menos fechado nas laterais com chapa grossa.....

Da forma com está fica sugeito a sofrer deformações, tipo, modificando-se de um quadrado para um losango. Se isso ocorrer, além de desalinhar su eixo trazeiro, pode ocorrer a soltura dos grampos de molas.

E através dessa foto dá pra ver o tal desajuste da barra de direção que tentei te explicar anteriormente.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=209898&d=1264882636


Abraços

Walter L. L. Casitta
31/01/2010, 21:16
X3

os suportes estão se mexendo quando em uso. faltam tirantes.
Vai ter que achar e colocar uma barra estabilizadora nela. ja que voce disse que esta sem.

Isso mesmo, com lift as barras são indispensáveis, deveriam ser mais grossas até...

adams
31/01/2010, 21:20
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=209897&d=1264882560


Cruzes amigo.

Uma peça como esta macisa, ja furada para receber o pino de centro custa R$ 120,00 cada, isso ai é risco eminente de vida.

Renato Fraga
31/01/2010, 21:21
BArra estabilizadora:

Vale a pena testar a da F4000 !!!!!

Em teoria, é a mesma suspensão, porém mais reforçada.

Rodrigo Baratti
31/01/2010, 21:40
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=209897&d=1264882560

Não seria melhor reduzir a altura desse calço aumentando um pouco o suporte das molas e rebaixando todo o conjunto.
Um calço dessa altura favorece o rompimento do parafuso de fixação nas aceleradas e desaceleradas ("axle wrap").
Não é isso?

Walter L. L. Casitta
31/01/2010, 21:58
Não seria melhor reduzir a altura desse calço aumentando um pouco o suporte das molas e rebaixando todo o conjunto.
Um calço dessa altura favorece o rompimento do parafuso de fixação nas aceleradas e desaceleradas ("axle wrap").
Não é isso?

Além disso faltou a correção do ângulo do pinhão. Sem essa correção o eixo cardam pode vibrar e causar outros problemas...

adams
31/01/2010, 22:06
x2
Além disso faltou a correção do ângulo do pinhão. Sem essa correção o eixo cardam pode vibrar e causar outros problemas...

Teria que soltar as sapatas do eixo traseiro e angular para que o cardã fique numa posição melhor.

offroad
31/01/2010, 22:11
EuryH, não quero desmerecer seu trabalho e projeto mas da medo só de ver as fotos imagine dirigir...

x2 8)8)8)

tem q ver o angulo das barras/pitman...

xxxtripod
31/01/2010, 22:13
http://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S1-OAoZvoGI/AAAAAAAAA2k/iRSQf-R0t1o/Detalhes%20%284%29.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=210077&d=1264976906

Renato Fraga
31/01/2010, 22:23
x2
Além disso faltou a correção do ângulo do pinhão. Sem essa correção o eixo cardam pode vibrar e causar outros problemas...

Teria que soltar as sapatas do eixo traseiro e angular para que o cardã fique numa posição melhor.

Opa, aqui eu discordo de vocês...

Cardã só vibra se sua inclinação for alterada. Exatamente se girar o eixo tal como sugerido.

Geralmente esse trabalho é feito para favorecer o trabalho da cruzeta, mas se aplica mais a eixos cardâs curtos tal como no Jeep.

Nesse caso, o cardã é enorme de comprido e não chega sofrer com essa angulação.


O correto para cardã não vibrar é que a saída do câmbio e o pinhão estejam no mesmo eixo sem importar o desalinhamento.

Quando levantei em 6 pol minha Dakota, fiz o calço trapezoidal afim de dar uma angulada e o resultado ficou péssimo. Ao trocar por um calço quadrado, mantendo o eixo na inclinação original as coisas voltaram ao normal.

Portanto não é bem assim esse ajuste.

Nos casos em que é necessário essa rotação do eixo, é necessário a adoção de uma junta CV ou mesmo homocinética para eliminar as vibrações.


Abraços

offroad
31/01/2010, 22:32
certeza q vc eh dentista ?


............
Cardã só vibra se sua inclinação for alterada. Exatamente se girar o eixo tal como sugerido..............
Nesse caso, o cardã é enorme de comprido e não chega sofrer com essa angulação.............
O correto para cardã não vibrar é que a saída do câmbio e o pinhão estejam no mesmo eixo sem importar o desalinhamento..........

.......
Nos casos em que é necessário essa rotação do eixo, é necessário a adoção de uma junta CV ou mesmo homocinética para eliminar as vibrações..........

x2 :mrgreen::mrgreen:

Walter L. L. Casitta
31/01/2010, 22:34
Opa, aqui eu discordo de vocês...

Cardã só vibra se sua inclinação for alterada. Exatamente se girar o eixo tal como sugerido.

Geralmente esse trabalho é feito para favorecer o trabalho da cruzeta, mas se aplica mais a eixos cardâs curtos tal como no Jeep.

Nesse caso, o cardã é enorme de comprido e não chega sofrer com essa angulação.


O correto para cardã não vibrar é que a saída do câmbio e o pinhão estejam no mesmo eixo sem importar o desalinhamento.

Quando levantei em 6 pol minha Dakota, fiz o calço trapezoidal afim de dar uma angulada e o resultado ficou péssimo. Ao trocar por um calço quadrado, mantendo o eixo na inclinação original as coisas voltaram ao normal.

Portanto não é bem assim esse ajuste.

Nos casos em que é necessário essa rotação do eixo, é necessário a adoção de uma junta CV ou mesmo homocinética para eliminar as vibrações.


Abraços

O problema é que não dá para perceber a vibração se ela acontecer no lado do diferencial. Se for no lado da caixa então fica insuportável. Tive esse problema numa Cherokee. Tive que colocar não só um caço trapezoidal com também abaixar o suporte da caixa...

Renato Fraga
31/01/2010, 22:37
certeza q vc eh dentista ?
HEheheheehe, por acaso, heheheheheheheh




O problema é que não dá para perceber a vibração se ela acontecer no lado do diferencial. Se for no lado da caixa então fica insuportável. Tive esse problema numa Cherokee. Tive que colocar não só um caço trapezoidal com também abaixar o suporte da caixa...

Percebe sim, hehehehe e como!!!!!!!!!!! Você acha que essa vibração não será transmitida pelo próprio cardã aos demais componentes?????

MAs aí tem um lance, se você baixou a trazeira do câmbio, você mudou a inclinação e lá no eixo tem que mudar também.

Em fim, um ajuste compensou o outro.

Em se tratando de Cherokee, realmente qualquer lift provoca um ângulo acentuado no cardã. É bem comum esse procedimento de baixar a caixa bem como a remoção do "slip yoke".

Mas de modo geral vale a regra de acordo como expliquei.

Abraços

Tio Eddie
31/01/2010, 23:18
Muito bons os comentários sobre os ajustes num lift grande....:concordo:

Achei bacana o trabalho do menino, apesar de concordar que alguns ajustes sejam necessários, mas de qualquer forma, ele foi mais um dos que teve peito para o projeto homemade.

Continuo acompanhando o desenrolar

Abraços

adams
31/01/2010, 23:39
Muito bons os comentários sobre os ajustes num lift grande....:concordo:

Achei bacana o trabalho do menino, apesar de concordar que alguns ajustes sejam necessários, mas de qualquer forma, ele foi mais um dos que teve peito para o projeto homemade.

Continuo acompanhando o desenrolar

Abraços

(x 2)

SANDRO ADAMS

Edintruder
01/02/2010, 00:02
X3!
Tá ficando muito legal! Não perco nenhum capítulo!

samukanvas
01/02/2010, 00:34
O correto para cardã não vibrar é que a saída do câmbio e o pinhão estejam no mesmo eixo sem importar o desalinhamento.



Desalinhamento importa sim. E como... com 15 graus pode tirar 1/4 da vida útil da cruzeta. Em 30 graus a cruzeta vibraria pela sua concepção "quadrada" e poderia retirar mais 1/4 ou até mais da vida útil...

A CV não elimina a vibração, apenas divide por 2 a inclinação e aí ajuda no controle da vibração. Então se vc tem uma inclinação de 20 graus de cardan com a cv, cada cruzeta pegaria 10 ficando dentro de uso aceitável e quase sem vibração (pouco perceptível ou não perceptível). Com cv seria mais indicado a inclinação do eixo pra aliviar ainda mais o ângulo do conjunto.

Homo a mesma coisa, mas aceitam ângulos maiores e por sua concepção, vibrariam menos :concordo:

Abs

xxxtripod
01/02/2010, 01:11
X3!
Tá ficando muito legal! Não perco nenhum capítulo!


X4 hehehehee!!!

cara eu nunca imaginei algo tão breve quanto foi esse, pensei q ia ficar pra mim estreiar e estudar esse caso, mais to adorando, assim aprendo com erros e acertos, e quando chega na minha, e só manda bala hehehe!!!

Edin tenhu novidades, ranquei tudo fora ehehehhe!!
Olha ai umas fotinhos, esse ano sai um body lift ou SLift, to vendo onde chego heheheh!! E se vai ajuda montar heim!!! Abraçaõ

http://lh3.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S2ZFzL78YvI/AAAAAAAAA4A/Iym77MMSew8/s640/F1000%20%2881%29.jpg


http://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S2ZFPTcNOGI/AAAAAAAAA3g/cx6nbgcPotw/s640/F1000%20%2876%29.jpghttp://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S2ZFPUGd5CI/AAAAAAAAA3k/okuDBxNDP9Y/s512/F1000%20%2877%29.jpghttp://lh6.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S2ZFP7Gcx2I/AAAAAAAAA3o/_JuIs-spUxE/s640/F1000%20%2878%29.jpg


http://lh6.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S2ZGHauWkpI/AAAAAAAAA4Y/w3bBBdpNNzY/s640/F1000%20%2887%29.jpg

Renato Fraga
01/02/2010, 01:49
Bom, o que eu sei e pesquisei é que cardâs com cruzetas funcionam de forma muito diferente quando compostos por junta CV e homocinéticas.

ME lembro de ter lido um artigo extremamente complexo sobre o assunto e demorei pra entender o que se dizia lá. Não vou conseguir explicar com as mesmas propriedades, mas o conceito é basicamente como citei anteriormente. As cruzetas devem trabalhar sempre fazendo o mesmo ângulo porque cada uma descreverá a mesma oscilação e na mesma velocidade, sem assim gerar qualquer choque entre as frequencias desse movimento. Resumindo, na configuração correta, a vibração de uma cruzeta anula a da outra. Se o eixo cardã estiver numa configuração incorreta, essa harmonização não vai acontecer.

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/Geometry.jpg

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/degree.jpg

As juntas cv (constant velocity) em particular, faz nela mesma a tal harmonização pelo fato de a angulação ser igual entre suas duas "U-Joints". Assim, para um trabalho harmonioso, um detalhe ainda deve ser observado de acordo com esse esquema:

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/degreecv.jpg

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/angle%20between.jpg

A cruzeta lá no pinhão deve estar em ângulo zero.


Já nas homocinéticas, não existe oscilação, vejam que o colar que alinha as esferas está sempre num mesmo ângulo em relação aos demais componentes de sua estrutura.
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/Rzeppa%20CV%20joint.jpg
Por isso que trabalham em qualquer angulação sem oferecer vibrações.


Mas é lógico que quanto maior for a angulação nessas articulações, maior será seu trabalho e maior o desgaste tendo a vida útil diminuída. Porém um cardã vibrando diminui a vida útil das cruzetas e de muitos outros componentes envolvido no movimento.....

Bom , acho que é isso.

Abraços

Edintruder
01/02/2010, 12:00
Um cardã vibrando pode quebrar inclusive a carcaça da caixa, sem contar os vazamentos de óleos nos retentores que a vibração provoca...

Renato Fraga
01/02/2010, 12:03
Conseguiu visualizar as imagens que postei????

Geist
01/02/2010, 13:14
http://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SxMH65GKtlI/AAAAAAAAAi4/3yWEgzJFN7U/s640/Ford%20%2896%29.jpghttp://lh4.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/SxMH7PPEqZI/AAAAAAAAAi8/zdXVO13wm4E/s640/Ford%20%2897%29.jpg

Euhry agora arranja uns pneu assim, hehehee

Maxxis creep crowly, 38x13,5
quanto gasta pra fazer isso ai numa ranger?
com estes mesmos pneus, alguem sabe?
abraços...

xxxtripod
01/02/2010, 13:16
quanto gasta pra fazer isso ai numa ranger?
com estes mesmos pneus, alguem sabe?
abraços...

você compra os Body Lift, que os calço de carroceria, mais esses pneus num vaum dar numa ranger naum!!!

Muito grandesss

Geist
01/02/2010, 13:26
você compra os Body Lift, que os calço de carroceria, mais esses pneus num vaum dar numa ranger naum!!!

Muito grandesss
sempre sonhei com algo assim, mas então vo indo devagar com minha ranjola, vo coloca uns 33, BL e deu!!! ja fica bonito tb!! hehe

xxxtripod
01/02/2010, 13:56
sempre sonhei com algo assim, mas então vo indo devagar com minha ranjola, vo coloca uns 33, BL e deu!!! ja fica bonito tb!! hehe

conversa com o Adams ele já fez rangers, eu sei que tem um tópico d euma cum bl e pneuzaum, mais naum lembro o titulo!!!

abraço

Geist
01/02/2010, 14:01
conversa com o Adams ele já fez rangers, eu sei que tem um tópico d euma cum bl e pneuzaum, mais naum lembro o titulo!!!

abraço
vo esperar pra ver se alguem sabe o nome do tópico pra mim da uma olhada...
abraço.

samukanvas
01/02/2010, 15:18
Bom, o que eu sei e pesquisei é que cardâs com cruzetas funcionam de forma muito diferente quando compostos por junta CV e homocinéticas.

ME lembro de ter lido um artigo extremamente complexo sobre o assunto e demorei pra entender o que se dizia lá. Não vou conseguir explicar com as mesmas propriedades, mas o conceito é basicamente como citei anteriormente. As cruzetas devem trabalhar sempre fazendo o mesmo ângulo porque cada uma descreverá a mesma oscilação e na mesma velocidade, sem assim gerar qualquer choque entre as frequencias desse movimento. Resumindo, na configuração correta, a vibração de uma cruzeta anula a da outra. Se o eixo cardã estiver numa configuração incorreta, essa harmonização não vai acontecer.

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/Geometry.jpg

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/degree.jpg

As juntas cv (constant velocity) em particular, faz nela mesma a tal harmonização pelo fato de a angulação ser igual entre suas duas "U-Joints". Assim, para um trabalho harmonioso, um detalhe ainda deve ser observado de acordo com esse esquema:

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/degreecv.jpg

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/angle%20between.jpg

A cruzeta lá no pinhão deve estar em ângulo zero.


Já nas homocinéticas, não existe oscilação, vejam que o colar que alinha as esferas está sempre num mesmo ângulo em relação aos demais componentes de sua estrutura.
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/Rzeppa%20CV%20joint.jpg
Por isso que trabalham em qualquer angulação sem oferecer vibrações.


Mas é lógico que quanto maior for a angulação nessas articulações, maior será seu trabalho e maior o desgaste tendo a vida útil diminuída. Porém um cardã vibrando diminui a vida útil das cruzetas e de muitos outros componentes envolvido no movimento.....

Bom , acho que é isso.

Abraços

Renato, não sei se vc entendeu minha colocação, mas eu disse que os ângulos importam sim na condição que descreveu, ct e eixo no "mesmo plano" e não que devam estar em planos separados.

Um exemplo: Se vc tem um cardan de 30cm alinhado (Ct e eixo um de frente pro outro) e levanta o carro em 10", mesmo eixo e ct alinhados (paralelos), a cruzeta tem suas limitações de uso como descrevi acima.

Vc falou que não importa o ângulo da cruzeta desde que ct e eixo estejam no mesmo plano...

Abs

Renato Fraga
01/02/2010, 15:31
Renato, não sei se vc entendeu minha colocação, mas eu disse que os ângulos importam sim na condição que descreveu, ct e eixo no "mesmo plano" e não que devam estar em planos separados.

Um exemplo: Se vc tem um cardan de 30cm alinhado (Ct e eixo um de frente pro outro) e levanta o carro em 10", mesmo eixo e ct alinhados (paralelos), a cruzeta tem suas limitações de uso como descrevi acima.

Vc falou que não importa o ângulo da cruzeta desde que ct e eixo estejam no mesmo plano...

Abs

Verdade, Feu fiz um comentário específico em termos genéricos....

Pois é, não importa no sentido de gerar vibrações. Foi o que eu quiz dizer.....

MAs importa nos termos de funcionalidade e durabilidade tal como você disse. Se os ângulos já estiverem perto da limitação das articulações certamente ocorrerá problemas necessitando outro tipo de ajuste.

Entra aí portanto, uma questão de avaliação do projeto.

Eu questionei a sugestão dada por outro colega simplesmente por achar desnecessária em vista do comprimento do cardã da F1000 que dificilmente trabalhará em cituação limítrofe na modificação que foi feita.

Mas me surgiu uma dúvida e fiquei meio sinucado em relação ao seu comentário, fui procurar onde tinha estudado a respeito de eixos cardã, e postei aqui porque sei que é uma dúvida comum e que muita gente não recebe a orientação correta.

Grande abraço

ps.: Conseguiu visualizar as imagens????????? Pra mim não estão abrindo....

EuryH
01/02/2010, 18:48
agradeço as criticas, e como vc muito criticos devem ter olhado n foram nem pintados e n estão pronto ainda por isso ainda estou postando sobre dicas e duvidas!!!!

quanto a questão do calço da trazeira as chapas são de um material e ate + - se n me engano n entendo muito 2,5 cm axo que se converte em 1/2 ceto? sera que e fraco? parece-me que 2,5 X maior que uma mola ou mesmo o chassis!! bem como a chapas que foram feito os suportes que são de 5/16 que creio tmb n serem fracas, e a questão de dar medo de andar, creio eu que n e por ai, pois os suporte foram feitos com materiais de qualidade com chapas pre dorbradas = a pouca solda, e as soldas ainda foram feitas em mig, basedos nos originais e em algumas fotos que peguei no sitio muito legal n sei se vcs conhece o 4x4brasil... tem muita gente boa lah hauauahu portanto creio que esta faltando ajustes e tempo pois alem do que não posso passar o dia todo na tornearia mas espero que continuem me ajudando com dicas e criticas! tankss :concordo:

EuryH
01/02/2010, 18:53
http://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S1-OAoZvoGI/AAAAAAAAA2k/iRSQf-R0t1o/Detalhes%20%284%29.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=210077&d=1264976906


muito fera esse sistema de direção estava pensando em algo, mas esse ai supero!!! axo q vou usar como base!!! valeu

EuryH
01/02/2010, 18:56
Eury, em relação aos amortecedores e molas veja o seguinte:

Todo o trabalho que está sendo feito na sua suspensão não visa aumentar o curso e sim a altura apenas.

Quando se calça as molas, você aumenta a altura mas diminui o curso pois o amortecedor não vai acompanhar o trabalho.

O correto é repassar o lift para todos os componentes. Assim se você confeccionou os novos suportes com 4 pol de deslocamento, é necessário colocar extensão de 4 pol nos amortecedores, e calços de 4 pol nas molas. Se for utilizar molas maiores, o resultado fica numa estética mais limpa.
MAs entenda que se sua suspensão tinha 15cm de curso, deve continuar assim, afim de manter a harmonia de toda a geometria. Assim, os batentes que limitam o curso, tanto para abertuda quanto para o fechamento, devem ser deslocados na mesma proporção do lift.

Portanto, o lance de o semi eixo desacoplar é sinal de que sua suspensão está passando do limite.

Já em relação às rodas estarem se movendo com o trabalho da suspensão, tem a ver com a configuração dos braços da direção. É necessário fazer um ajuste afim de que a barra trabalhe da mesma forma que na condição original. É possível fazer esse ajuste alterando o braço pitman,fazendo um "drop" nele também, mas é uma tarefa um tanto difícil e crítica.

De modo geral, deve ser observado a relação das barras de direção em relação aos braços tranversais da sua suspensão. Se esses foram abaixados, a direção deve baixar também.

Pra tentar explicar com um pouco mais de propriedades, imagine uma linha entre os dois pontos de fixação desses braços transversais e entenda que aquele olhal onde articula a barra de direção deve ficar na mesma altura daquela linha imaginária. Se tiver oportunidade de verificar tudo sem as molas, observe esse princípio em todas as posições do eixo, seja todo aberto, ou todo fechado, mesmo alternando um lado aberto e o outro fechado.
Em qualquer cituação essa articulação deve ficar sempre naquela linha entre as fixações dos braços tranversais.

http://www.therangerstation.com/tech_library/images/Rangerwithd44ttb1.JPG

http://image.fourwheeler.com/f/27451317/129_0909_18_z+ford_bronco_ttb+swing_arm.jpg

De acordo com essas imagens, vejam que o lift foi obtido por conta de um eixo com ângulos diferentes o que permite o uso de molas mais longas e usando nada ou muito pouco de alteração nos suportes originais. Essa solução visa obter um curso de suspensão bem maior. MAs nessa cituação, o sistema de direção necessita de menores alterações.

PAra os lifts onde se faz a relocação das fixações tal como o método que você utilizou, o mais adequado é a adoção de um sistema como esse postado logo abaixo. É a maneira mais eficaz de manter a geometria inalterada.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=210077&d=1264976906


Abraços

o que eu estou querendo saber sobre os amortecedores e que se eles teria que enforcar as molas, tipo, se eles ficam esticados quando parado ou se ficam no meio do curso??

EuryH
01/02/2010, 19:08
meus gasto por enquanto foram:
molas dianteira......................................... ......................265,00
amortecedores dianteiros turbogas monroe "se n engano".......207,06
pivo inf............................................... ...........................53,00
terminal dir esq............................................... .................81,00
terminal dir esq curto............................................. ...........59,00
porcas, parafusos, arruelas tudo em aço marca ciser..............60,00
bucha tirante........................................... .......................24,68
buchas braço ocilantes......................................... ............103,70
chapa 5/16 e 1/2 corte e dobra 45 kg..................................215,00
mão de obra mecanica " auxiliar na desmontagem"..................130,00
mão de obra torno e solda .................................................? ??
total............................................. .................................1.198,44


se acaso n der certo meus prejuizos vão ser de 405,00

Renato Fraga
02/02/2010, 00:16
o que eu estou querendo saber sobre os amortecedores e que se eles teria que enforcar as molas, tipo, se eles ficam esticados quando parado ou se ficam no meio do curso??

Tá certo, então vou tentar te responder de uma forma mais simples:

A mola da F1000 geralmente é presa em suas 2 extremidades. Sendo assim não corre o risco dela se soltar se o amortecedor oferecer um curso maior.

A maneira mais fácil de ajustar o amortecedor então seria você fechar a suspensão até encostar no batende e verificar se seu amortecedor cabe no seu respectivo lugar.

O maior risco é o amortecedor bater no fim de seu curso...isso danifica suas válvulas e faz com que ele fique inoperante e oferecendo correndo o risco à segurança.

Portanto certifique-se de que o batente da suspensão oferece limite antes do amortecedor bater em seu fim de curso.

De resto, o que abrir é lucro, a menos se houver problemas como desacoplamento do semi eixo ou qualquer outro que obrige você a criar uma limitação.


Como o tipo de lift que você fez não altera muito as virtudes da suspensão, acredito que não terá maires problemas.


Na minha Dakota quando fiz meu kit, eu simplesmente fiz uma extenção à haste do amortecedor na mesma medida do lift, 15 cm no caso, mas não mexi em nada nos suportes originais ao contrário do que você fez.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=143037&d=1225990017

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=143038&d=1225990170

Repare no amortecedor, e observe sua haste cromada que tem uma extenção que está com aspecto de ferrugem. Pois bem, a ponta desse amortecedor é igual ao da F1000. Basta você fazer uma extenção com rosca interna de modo que se fixe à ponta do amortecedor e copiar na outra ponta da extenção a ponta do amortecedor.

Foi assim que eu fiz.

Espero ter te ajudado, apesar de ter prometido que explicaria de uma forma mais simples, heheheh!!!!!

Abraços

leobnaval
02/02/2010, 22:07
EuryH a questão não é a espessura das chapas (claro que isso influência) mas a questão é simples Força = carregamento x distância e isso que aparenta estar "frágil" no seu lift, por mais grossas que sejam as chapas as forças atuantes são inúmeras vezes maiores que no sistema original devido a distância (altura) que você modificou e aparenta faltar link e barras de ligações nos próprios eixos que sofrem as forças e não apenas abaixar os suportes e erguer a camionete e nesse e em outro pontos que as adptações de suspensão começam a complicar pois tem inúmeros fatores envolvidos.

Erguer uma camionete é fácil, dificil é torna-lá segura e com uma boa dirigibilidade.

Parabéns por fazer seu próprio lift, o pessoal aqui entende muito e vai te ajudar com dicas valiosas.

Abraços, Leo

leobnaval
02/02/2010, 22:09
Depois vão falar que eu sou chato mas olha outra foto aí:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=143038&d=1225990170

Olha este prolongador da manga de eixo e no amortecedor então (sem comentários).

Renato Fraga
03/02/2010, 02:21
Qual o problema observado ?????

adams
03/02/2010, 07:51
Natão

Como foi feito esta torre, ela e parafusada a antiga e a ponta de eixo????

Rodrigo Baratti
03/02/2010, 08:19
:pipoca::pipoca::pipoca:

leobnaval
03/02/2010, 23:02
Qual o problema observado ?????

De principio a força exercida no pivô superior é muito maior, fora que fiquei muito curioso pra saber como foi feito este prolongador pelo que me parece ele possui um parafuso allen. Aposto que não foi calculado nem o parafuso desta peça.
O peso deste prolongador na parte não suspensa interfere e muito na suspensão.

Amortecedor com haste prolongada nunca vi isto 1ª vez (no minino uma gambiarra) o correto seria colocar amortecedores que condizem com a nova configuração da suspensão ou no minimo modificar seus suportes, a altura extra da haste colobora para uma flambagem na mesma.

Posta mais detalhes dessa peça que eu digo o que esta errado. Se tiver mais fotos de todo o conjunto com sistema de direção, bandejas, etc. pode ser que tenha mais alguma coisa errada.


Pessoal suspensão é coisa séria qualquer peça modificada pode trazer consequência graves:concordo:.

Abraços, Leo

Edintruder
03/02/2010, 23:19
Leo, sem querer ser chato, mas pela bitola do prolongador do pivô superior, essa peça podia ser usada em caminhão, pois parece ser SUPERdimensionanda para o peso da picape. Pra confirmar, basta saber se alguma vez sofreu empenamento...
Em relação ao prolongador da haste, se for aço e com boa bitola, com certeza resiste muito bem. Pela foto, se imagina ser uma barra de quase 20mm de diâmetro.

Renato Fraga
04/02/2010, 01:56
Desculpe-me o autor do tópico, mas essa eu tenho que responder com toda a propriedade !!!!

E vai ser uma longa história.......Quem tem tempo caga longe né, heheheh!!!!!!!

Antes, valeu Edin, sua observação foi também bem pertinente, e correta.


De principio a força exercida no pivô superior é muito maior, fora que fiquei muito curioso pra saber como foi feito este prolongador pelo que me parece ele possui um parafuso allen. Aposto que não foi calculado nem o parafuso desta peça.
O peso deste prolongador na parte não suspensa interfere e muito na suspensão.

Amortecedor com haste prolongada nunca vi isto 1ª vez (no minino uma gambiarra) o correto seria colocar amortecedores que condizem com a nova configuração da suspensão ou no minimo modificar seus suportes, a altura extra da haste colobora para uma flambagem na mesma.

Posta mais detalhes dessa peça que eu digo o que esta errado. Se tiver mais fotos de todo o conjunto com sistema de direção, bandejas, etc. pode ser que tenha mais alguma coisa errada.


Pessoal suspensão é coisa séria qualquer peça modificada pode trazer consequência graves:concordo:.

Abraços, Leo

Bom Leo, te falo que tudo o que você viu fui EU que idealizei e confeccionei e te afirmo que fui humilde o suficiente para consultar várias pessoas com capacidade suficiente para avaliar o trabalho feito.
Infelismente tenho poucas fotos....As que fiz na época da montagem do kit perdí no hd danificado do meu pc.

Vou começar a falar da tal extenção presa ao pivô que você criticou:
Essa peça foi inspirada numa que compõe um kit americano e te digo que tentei fazer com algumas melhorias. http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=8338

Em primeiro lugar tente entender bem o princípio das alavancas pra você compreender que a observação que fez em relação à tal força exercida ao pivô superior não é maior e sim menor, pois aumentou-se o segmento da resistência e não da potência da tal alavanca. Te confesso que esse foi o primeiro questionamento que fiz aos meus "consultores" e demorei bastante para me convencer...
Pois bem , dentro do cônico onde o pivô ficava originalmente, foi feita uma bucha cônica por fora e cilindrica por dentro. Serviu simplesmente para deixar o furo do tal pivô cilindrico. Isso permitiu que o parafuso aplicado ali ficasse bem acomodado.
Dessa forma você pode reparar bem que a peça é partida em sua base e possiu um encaixe de modo que minimize qualquer deformação.
A fixação foi feita com 5 parafusos alem, 1 em cada vértice da base da peça e um central.
Esses 4 parafusos eram de medidas 8mm de diâmetro se não me engano com 40mm de comprimento. Tinham a função apenas de manter as duas partes unidas. Na foto você não os vê porque suas "cabeças" ficavam estojadas, rente à superfície.
O parafuso central, tinha algo em torno de 16mm de diâmetro (medida igual ao menor diâmetro do cônico do pivô) e 100mm de comprimento. Sua função era a de prender efetivamente a peça ao munhão mantendo também ambas as partes do prolongador unidas.
Foi usinada em aço sae 1045. Te confesso que esses detalhes já não me lembro bem, portanto não leve muito em consideração essas medidas. Atente-se no princípio funcional da peça.
Em relação ao seu peso, não tenho uma medida precisa para te passar, mas em vista de quem adotou rodas de aço e pneus 35, não seria essa a interferência que faria diferença.

Em relação ao prolongador do amortecedor:

Como já citei várias veses em posts que fiz comentários a respeito de lift de suspensão, essa preparação não otimiza o curso da mesma. Se ela tem 150mm de curso originalmente, terá os mesmos 15mm de curso com o lift que for aplicado. Por isso deve ser dado uma atenção toda especial para esses limites afim de garantir a integridade das articulações. Os batentes devem ser deslocados na mesma medida do lift.
Com os amortecedores, não é diferente. Fazer uma nova fixação para ele só traria mais dificuldades e empecílios, dificultando a posterior reversão da preparação ou ainda aumentando a dificuldade na hora da montagem. Assim, se o curso continua original, eu simplesmente coloquei um prolongamento na ponta do amortecedor com a mesma medida do lift. Como se tratava de um amortecedor onde a ponta superior é de rosca, peguei uma haste de aço pouco mais calibrosa que a haste do amortecedor(a idéia era de fazer com uma haste de um outro amortecedor, porém como é de um aço muito duro, dificultaria a usinagem, e foi concluído que não carecia de tanta resistência assim uma vez que tal peça só recebe forças de compressão e tração no sentido axial apenas) e nela usinei uma ponta igual ao do amortecedor e uma rosca interna, em negativo a tal ponta do amortecedor na outra extremidade. Dessa forma as peças foram rosqueadas no amortecedor utilizando uma trava química de baixo torque.

Agora não sei o que você se referiu com o termo "flambagem".

Fato é que até mesmo um amortecedor mais longo não seria necessário. Confesso que num segundo momento, quando esses amortecedores originais já se apresentavam "cansados" adaptei os trazeiros originais (mais fortes e mais longos), cortando a bucha de sua extremidade e usinando uma ponta igual à do original como já descreví, dispensando então as extenções. O único pesar dessa conduta é ter que fazer todo esse serviço quando for trocar novamente o amortecedor, ou mesmo caçar um que sirva e que seja aprovado em sua tarefa. O original, é só comprar outro e instalar a haste prolongarora sem maiores problemas.....

Como te disse anteriormente, não tenho mais fotos detalhadas......Gostaria sim de uma avaliação sua, apesar de não saber de suas qualificações para se prontificar assim em opinar de forma tão decisiva, mas opinião nunca é demais, seja positiva ou negativa.


Usando suas próprias palavras, "suspensão é coisa séria" sim e baseado nessa premissa, estudei muito, pesquisei muito, analizei todos os kits disponíveis no mercado e cheguei ao meu projeto confeccionando-o com o máximo de capricho sem economizar em nada usando o que tinha de melhor em cada um deles em termos de solução.

As peças mostradas anteriormente são usinadas porém a maioria das outras peças foram confeccionadas em chapas em espessura de 1/4. Os Kit americanos usam 3/16.
As peças que eu fiz maciça e usinada, nos kits são fundidos ou estampados. É lógico que em linha de produção tem métodos de obtenção que aceleram o processo, mas alguns colocam em detrimento a resistência e a qualidade em determinados casos.

Falando agora de resultados, usei esse kit em minha Dakota por mais de 2 anos, tempo esse em que fiz de tudo com ela (viagens, trilhas, eventos), pois é ainda hoje o meu veículo de uso diário. Nunca passei por cituações de risco ou mesmo insegurança por conta da modificação que fiz. O desempenho do carro era realmente satisfatório, nitidamente observado por qualquer pessoa que tivesse o prazer de andar em minha PickUp.
Esse Kit acabei vendendo para uma pessoa que tornou-se amigo, o Sr Cláudio Maggione, forista aqui também, e instalamos o mesmo em sua Dakota V8.http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=8339
Sei que ele usou esse kit por bastante tempo também com muita satisfação até ser vítimado por um acidente de trânsito que resultou em perda total da sua PickUp. Segundo o que o Cláudio me relatou, num cruzamento, levou uma batida lateral de um carro pequeno que entrou em baixo da Dakota e quando a roda trazeira passou sobre o capo do "adversário" provocou o capotamento da sua PickUp.
Com o impacto e o capotamento, houveram muitos danos à estrutura do carro inclusive à suspensão dianteira, mas sem danificar nehuma das peças apontadas aqui como críticas.
Fato é que hoje esse kit equipa uma 3ª Dakota que circula pelo Rio de Janeiro conforme ele me relatou.
E o objetivo de um Kit desses é ser instalado sem a necessidade de cortar nada, soldar nada, e pode ser feito por qualquer pessoa que saiba empunhar uma ferramenta e ler uma trena, podendo também ser removido do veículo sem sequela alguma, resultando num processo totalmente reversível. Acho que esse também é o princípio da maioria dos Kit comercializados por aí a fora.

Portanto leia e releia tudo o que escreví, interprete bem todas as postagens que faço em relação ao assunto "SUSPENSÃO" e se observar em minha assinatura tem um link do tópico que montei contando a historinha da minha Dakota desde original. Lá tem todas as fotos que possuo desse kit.


Abraços a todos e de disponho a dar mais esclarecimentos....

xxxtripod
04/02/2010, 13:06
Desculpe-me o autor do tópico, mas essa eu tenho que responder com toda a propriedade !!!!

E vai ser uma longa história.......Quem tem tempo caga longe né, heheheh!!!!!!!

Antes, valeu Edin, sua observação foi também bem pertinente, e correta.



Bom Leo, te falo que tudo o que você viu fui EU que idealizei e confeccionei e te afirmo que fui humilde o suficiente para consultar várias pessoas com capacidade suficiente para avaliar o trabalho feito.
Infelismente tenho poucas fotos....As que fiz na época da montagem do kit perdí no hd danificado do meu pc.

Vou começar a falar da tal extenção presa ao pivô que você criticou:
Essa peça foi inspirada numa que compõe um kit americano e te digo que tentei fazer com algumas melhorias. http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=8338

Em primeiro lugar tente entender bem o princípio das alavancas pra você compreender que a observação que fez em relação à tal força exercida ao pivô superior não é maior e sim menor, pois aumentou-se o segmento da resistência e não da potência da tal alavanca. Te confesso que esse foi o primeiro questionamento que fiz aos meus "consultores" e demorei bastante para me convencer...
Pois bem , dentro do cônico onde o pivô ficava originalmente, foi feita uma bucha cônica por fora e cilindrica por dentro. Serviu simplesmente para deixar o furo do tal pivô cilindrico. Isso permitiu que o parafuso aplicado ali ficasse bem acomodado.
Dessa forma você pode reparar bem que a peça é partida em sua base e possiu um encaixe de modo que minimize qualquer deformação.
A fixação foi feita com 5 parafusos alem, 1 em cada vértice da base da peça e um central.
Esses 4 parafusos eram de medidas 8mm de diâmetro se não me engano com 40mm de comprimento. Tinham a função apenas de manter as duas partes unidas. Na foto você não os vê porque suas "cabeças" ficavam estojadas, rente à superfície.
O parafuso central, tinha algo em torno de 16mm de diâmetro (medida igual ao menor diâmetro do cônico do pivô) e 100mm de comprimento. Sua função era a de prender efetivamente a peça ao munhão mantendo também ambas as partes do prolongador unidas.
Foi usinada em aço sae 1045. Te confesso que esses detalhes já não me lembro bem, portanto não leve muito em consideração essas medidas. Atente-se no princípio funcional da peça.
Em relação ao seu peso, não tenho uma medida precisa para te passar, mas em vista de quem adotou rodas de aço e pneus 35, não seria essa a interferência que faria diferença.

Em relação ao prolongador do amortecedor:

Como já citei várias veses em posts que fiz comentários a respeito de lift de suspensão, essa preparação não otimiza o curso da mesma. Se ela tem 150mm de curso originalmente, terá os mesmos 15mm de curso com o lift que for aplicado. Por isso deve ser dado uma atenção toda especial para esses limites afim de garantir a integridade das articulações. Os batentes devem ser deslocados na mesma medida do lift.
Com os amortecedores, não é diferente. Fazer uma nova fixação para ele só traria mais dificuldades e empecílios, dificultando a posterior reversão da preparação ou ainda aumentando a dificuldade na hora da montagem. Assim, se o curso continua original, eu simplesmente coloquei um prolongamento na ponta do amortecedor com a mesma medida do lift. Como se tratava de um amortecedor onde a ponta superior é de rosca, peguei uma haste de aço pouco mais calibrosa que a haste do amortecedor(a idéia era de fazer com uma haste de um outro amortecedor, porém como é de um aço muito duro, dificultaria a usinagem, e foi concluído que não carecia de tanta resistência assim uma vez que tal peça só recebe forças de compressão e tração no sentido axial apenas) e nela usinei uma ponta igual ao do amortecedor e uma rosca interna, em negativo a tal ponta do amortecedor na outra extremidade. Dessa forma as peças foram rosqueadas no amortecedor utilizando uma trava química de baixo torque.

Agora não sei o que você se referiu com o termo "flambagem".

Fato é que até mesmo um amortecedor mais longo não seria necessário. Confesso que num segundo momento, quando esses amortecedores originais já se apresentavam "cansados" adaptei os trazeiros originais (mais fortes e mais longos), cortando a bucha de sua extremidade e usinando uma ponta igual à do original como já descreví, dispensando então as extenções. O único pesar dessa conduta é ter que fazer todo esse serviço quando for trocar novamente o amortecedor, ou mesmo caçar um que sirva e que seja aprovado em sua tarefa. O original, é só comprar outro e instalar a haste prolongarora sem maiores problemas.....

Como te disse anteriormente, não tenho mais fotos detalhadas......Gostaria sim de uma avaliação sua, apesar de não saber de suas qualificações para se prontificar assim em opinar de forma tão decisiva, mas opinião nunca é demais, seja positiva ou negativa.


Usando suas próprias palavras, "suspensão é coisa séria" sim e baseado nessa premissa, estudei muito, pesquisei muito, analizei todos os kits disponíveis no mercado e cheguei ao meu projeto confeccionando-o com o máximo de capricho sem economizar em nada usando o que tinha de melhor em cada um deles em termos de solução.

As peças mostradas anteriormente são usinadas porém a maioria das outras peças foram confeccionadas em chapas em espessura de 1/4. Os Kit americanos usam 3/16.
As peças que eu fiz maciça e usinada, nos kits são fundidos ou estampados. É lógico que em linha de produção tem métodos de obtenção que aceleram o processo, mas alguns colocam em detrimento a resistência e a qualidade em determinados casos.

Falando agora de resultados, usei esse kit em minha Dakota por mais de 2 anos, tempo esse em que fiz de tudo com ela (viagens, trilhas, eventos), pois é ainda hoje o meu veículo de uso diário. Nunca passei por cituações de risco ou mesmo insegurança por conta da modificação que fiz. O desempenho do carro era realmente satisfatório, nitidamente observado por qualquer pessoa que tivesse o prazer de andar em minha PickUp.
Esse Kit acabei vendendo para uma pessoa que tornou-se amigo, o Sr Cláudio Maggione, forista aqui também, e instalamos o mesmo em sua Dakota V8.http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=8339
Sei que ele usou esse kit por bastante tempo também com muita satisfação até ser vítimado por um acidente de trânsito que resultou em perda total da sua PickUp. Segundo o que o Cláudio me relatou, num cruzamento, levou uma batida lateral de um carro pequeno que entrou em baixo da Dakota e quando a roda trazeira passou sobre o capo do "adversário" provocou o capotamento da sua PickUp.
Com o impacto e o capotamento, houveram muitos danos à estrutura do carro inclusive à suspensão dianteira, mas sem danificar nehuma das peças apontadas aqui como críticas.
Fato é que hoje esse kit equipa uma 3ª Dakota que circula pelo Rio de Janeiro conforme ele me relatou.
E o objetivo de um Kit desses é ser instalado sem a necessidade de cortar nada, soldar nada, e pode ser feito por qualquer pessoa que saiba empunhar uma ferramenta e ler uma trena, podendo também ser removido do veículo sem sequela alguma, resultando num processo totalmente reversível. Acho que esse também é o princípio da maioria dos Kit comercializados por aí a fora.

Portanto leia e releia tudo o que escreví, interprete bem todas as postagens que faço em relação ao assunto "SUSPENSÃO" e se observar em minha assinatura tem um link do tópico que montei contando a historinha da minha Dakota desde original. Lá tem todas as fotos que possuo desse kit.


Abraços a todos e de disponho a dar mais esclarecimentos....



Ta desculpado!!! ehehhehe!!

E hoje em dia então você não tem mais o Lift em sua Dakota, é isso???

Abraço

Renato Fraga
04/02/2010, 14:05
Sim, quando resolví instalar o eixo dianteiro para fazê-la 4x4 preferí usar um eixo rígido (S.A.S.) do que usar o eixo fixo com os semi-eixos articulados. Por isso coloquei à venda e com o dinheiro realizei toda a adaptação.

NA confecção do kit eu já previ as fizações do eixo e tudo mais.....o cubo original dela já tem até o entalhado para a homocinética. Mas sairia quase o mesmo custo para continuar com uma suspensão limitada para o off road e relativamente sensível em comparação com a configuração atual.

No tópico Dakota Deep Purple (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48227) tem um pouco mais da historinha!!!!!!!!!!!

Abraços

leobnaval
04/02/2010, 23:34
Leo, sem querer ser chato, mas pela bitola do prolongador do pivô superior, essa peça podia ser usada em caminhão, pois parece ser SUPERdimensionanda para o peso da picape. Pra confirmar, basta saber se alguma vez sofreu empenamento...
Em relação ao prolongador da haste, se for aço e com boa bitola, com certeza resiste muito bem. Pela foto, se imagina ser uma barra de quase 20mm de diâmetro.

Edin é exatamente isso que eu questiono fazer lift sem aumenos saber dimensionar as peças (não que devam saber porque é bem complicado fazer isso) mas super dimensionar as coisas é fácil, quero ver fazer de acordo com a necessidade, por isso kits de suspensão aparentemente simples são tão caros pois demandam muitos teste, cálculos, dimensionamentos, reações do veiculo que deve ser próximas das configurações originais e isso não se consegue jogando tudo pra baixo mantendo a mesma calibração de mola e amortecedores e outro componentes.

leobnaval
04/02/2010, 23:55
Renato li tudo (eita texto grande) comprendi tudo o que fez e da forma que fez e a resposta acima relata isso que eu penso.

Sei do embasamento técnico que você possui pelas respostas que você posta aqui no fórum, mas realmente sua Dakota esta muito mais bem configurada da forma que esta atualmente.

A peça que prolonga a fix. do pivô no momento que foi extendida altera o ângulo que os pivôs trabalham alterando a resposta da suspensão, a não ser que você tenha corrigido isso com uma refixação da bandejas, você mudou os pontos de fixação das bandejas (aparentemente a inf. foi modificada mas você corrigiu este ângulo)?

Traduzindo é quase que impossível alterar a suspensão sem obter pontos positivos e negativos, mas o que eu gostaria de frisar é que muitos veem fotos e tentam copiar e erguer suas camionetes sem aumenos saber o que esta alterando e fazendo. (o que não é o seu caso Renato) e na maioria das vezes copiando até mesmo o que estava errado.

Abraços, Leo

Edintruder
05/02/2010, 10:05
Leo, no kit que ele fez, as bandejas inferiores apenas foram relocadas mais pra baixo, e o alongador superior compensou esse afastamento das balanças. Porém toda a suspensão continua com os ângulos originais. Esse tipo de lift é muito comum.

Renato Fraga
05/02/2010, 12:03
Valeu Edin, obrigado mais uma vez pela observação correta....
Pois bem, Leo;

O objetivo desse lift é justamente permitir que a suspensão trabalhe dentro de sua amplitude original, portanto não tem nenhum pivô enforcado ou mesmo trabalhando em ângulo desfavorável.

Pra te responder na questão da geometria, veja que ao ser feito esse trabalho não pode ser esquecido das angulações às quais o munhão é submetido.

Você sabe que existe o cáster, a cambagem e a inclinação do pino mestre....

Portanto ao instalar a tal extenssão onde o pivo superior é preso, se não observar esse detalhe, todos esses ângulos serão alterados.

Assim, para que esse procedimento não resulte em desajuste da geometria da suspensão, a realocação das fixações das balanças devem sofrer algumas alterações.

No caso a bandeija superior permaneceu no lugar original e eu desloquei a fixação da balança inferior para baixo, para frente e para o lado...
Para baixo foi o que eu desejava em termos de lift.
Para frente para compensar o cáster
Para o lado para compensar a cambagem e a inclinação do pino mestre.

O resultado foi tão satisfatório que depois que eu montei o kit, precisei apenas acertar a convergência das rodas, pois todos os outros ângulos não sofreram alterações conforme foi observado no momento do alinhamento.

Alguns kits fornecem novas balanças supeiores, com comprimento alterado para fazer essa compensação. Avaliando assim, é provável ocorrer mais alterações geométricas do que da forma como solucionei uma vez que a alteração do comprimento dessa balança altera o arco que ela descreverá durante o seu trabalho.


Finalizando, te digo mais uma vez, que ao ver aquele monte de ferro em baixo da caminhonete, não dá pra imaginar o raciocínio que foi dispensado para a obtenção de tal resultado. Foi tudo milimetricamente calculado e pensado.

Suspensões com balanças superiores e inferiores requer todo esse cálculo, mas a discussão aqui é de LIFT PARA F1000.

Pois bem, pela configuração dessa suspensão TIB ou TTB, passando as fixações para baixo não ocorrem alterações em nenhum dos ângulos importantes da geometria da suspensão. O cáster e a cambagem estão "fixos" ao eixo.
É uma suspensão que adimite incremento no curso desde que o braço radial seja aumentado bem como molas e amortecedores.
De resto, fazendo ela trabalhar dentro da amplitude original, o resultado é bem mais fácil de ser obtido. É só cuidar da questão estrutural, oferecendo resistência suficiente aos suportes para que tudo se permaceça.

Em relação ao cálculo estrutural, você questionou acima, o lance do dimencionamento correto das peças coisa e tal.
Verdade, quando se espera um desempenho otimizado, visando melhorias dinâmicas como é o caso de competições, concordo que qualquer grama a mais , qualquer "mm" a mais pode fazer a diferença, mas não é o caso de quem quer um carro mais alto para poder usar pneus maiores, aumentar o vão livre, ângulo de ataque e saida etc etc etc. Nessa hora é bom pecar pelo excesso.
E os kits oferecidos por aí a fora de maneira comercial, são confeccionado da forma que são simplesmente por questão de produção. Um kit nos moldes do que eu fiz, não é viável para produção de larga escala.

Aos observadores que se metem a copiar algo simplesmente, digo que ignorando os princípios básicos dessa alteração o cara não consegue nem por o carro "de pé". Se alguém já fez algo semelhante ao que eu fiz, obrigatoriamente deve ter tomado esse cuidado.

Assim, finalizo dizendo ao amigo Euri, que teve a iniciativa de fazer tal serviço em sua F1000, que a diferença entre o dar certo e errado num procedimento desses é a atenção aos detalhes.

Já alertei em relação ao sistema de direção que está em desacordo. Foi postado aqui a alternativa para a solução, e alerto também o colega proprietário daquela outra F1000 cujas peças do lift estão pintadas em amarelo, que sua barra de direção está também numa configuração imprópria para a boa dinâmica e consequentemente segurança.


Abraços e vamos em diante com a discussão

xxxtripod
05/02/2010, 14:13
Já alertei em relação ao sistema de direção que está em desacordo. Foi postado aqui a alternativa para a solução, e alerto também o colega proprietário daquela outra F1000 cujas peças do lift estão pintadas em amarelo, que sua barra de direção está também numa configuração imprópria para a boa dinâmica e consequentemente segurança.


Abraços e vamos em diante com a discussão


Esse é meu amigo Renato, ele não tem mais esse kit amarelo, ele comprou um Kit Importado da procomp de 4", a dele ta muito bem segura heheheh!!! Braço pitman novo e tudo mais!!! A Procomp é a melhor do mercado, direto vejos noticias sobre ela!!!

Abraçoo!!

leobnaval
05/02/2010, 16:44
Leo, no kit que ele fez, as bandejas inferiores apenas foram relocadas mais pra baixo, e o alongador superior compensou esse afastamento das balanças. Porém toda a suspensão continua com os ângulos originais. Esse tipo de lift é muito comum.

Sim Edin mas quando se compra um kit ele já vem com as angulações todas corrigidas e o que a grande maioria adepta do home made faz é copiar as peças do kit sem aumenos saber que para a fabricação do kit teve alterações em medidas e ângulos.

Abraços, Leo

leobnaval
05/02/2010, 16:49
Valeu Edin, obrigado mais uma vez pela observação correta....
Pois bem, Leo;

O objetivo desse lift é justamente permitir que a suspensão trabalhe dentro de sua amplitude original, portanto não tem nenhum pivô enforcado ou mesmo trabalhando em ângulo desfavorável.

Pra te responder na questão da geometria, veja que ao ser feito esse trabalho não pode ser esquecido das angulações às quais o munhão é submetido.

Você sabe que existe o cáster, a cambagem e a inclinação do pino mestre....

Portanto ao instalar a tal extenssão onde o pivo superior é preso, se não observar esse detalhe, todos esses ângulos serão alterados.

Assim, para que esse procedimento não resulte em desajuste da geometria da suspensão, a realocação das fixações das balanças devem sofrer algumas alterações.

No caso a bandeija superior permaneceu no lugar original e eu desloquei a fixação da balança inferior para baixo, para frente e para o lado...
Para baixo foi o que eu desejava em termos de lift.
Para frente para compensar o cáster
Para o lado para compensar a cambagem e a inclinação do pino mestre.

O resultado foi tão satisfatório que depois que eu montei o kit, precisei apenas acertar a convergência das rodas, pois todos os outros ângulos não sofreram alterações conforme foi observado no momento do alinhamento.

Alguns kits fornecem novas balanças supeiores, com comprimento alterado para fazer essa compensação. Avaliando assim, é provável ocorrer mais alterações geométricas do que da forma como solucionei uma vez que a alteração do comprimento dessa balança altera o arco que ela descreverá durante o seu trabalho.


Finalizando, te digo mais uma vez, que ao ver aquele monte de ferro em baixo da caminhonete, não dá pra imaginar o raciocínio que foi dispensado para a obtenção de tal resultado. Foi tudo milimetricamente calculado e pensado.

Suspensões com balanças superiores e inferiores requer todo esse cálculo, mas a discussão aqui é de LIFT PARA F1000.

Pois bem, pela configuração dessa suspensão TIB ou TTB, passando as fixações para baixo não ocorrem alterações em nenhum dos ângulos importantes da geometria da suspensão. O cáster e a cambagem estão "fixos" ao eixo.
É uma suspensão que adimite incremento no curso desde que o braço radial seja aumentado bem como molas e amortecedores.
De resto, fazendo ela trabalhar dentro da amplitude original, o resultado é bem mais fácil de ser obtido. É só cuidar da questão estrutural, oferecendo resistência suficiente aos suportes para que tudo se permaceça.

Em relação ao cálculo estrutural, você questionou acima, o lance do dimencionamento correto das peças coisa e tal.
Verdade, quando se espera um desempenho otimizado, visando melhorias dinâmicas como é o caso de competições, concordo que qualquer grama a mais , qualquer "mm" a mais pode fazer a diferença, mas não é o caso de quem quer um carro mais alto para poder usar pneus maiores, aumentar o vão livre, ângulo de ataque e saida etc etc etc. Nessa hora é bom pecar pelo excesso.
E os kits oferecidos por aí a fora de maneira comercial, são confeccionado da forma que são simplesmente por questão de produção. Um kit nos moldes do que eu fiz, não é viável para produção de larga escala.

Aos observadores que se metem a copiar algo simplesmente, digo que ignorando os princípios básicos dessa alteração o cara não consegue nem por o carro "de pé". Se alguém já fez algo semelhante ao que eu fiz, obrigatoriamente deve ter tomado esse cuidado.

Assim, finalizo dizendo ao amigo Euri, que teve a iniciativa de fazer tal serviço em sua F1000, que a diferença entre o dar certo e errado num procedimento desses é a atenção aos detalhes.

Já alertei em relação ao sistema de direção que está em desacordo. Foi postado aqui a alternativa para a solução, e alerto também o colega proprietário daquela outra F1000 cujas peças do lift estão pintadas em amarelo, que sua barra de direção está também numa configuração imprópria para a boa dinâmica e consequentemente segurança.


Abraços e vamos em diante com a discussão

X2 em tudo que esta escrito acima (assino embaixo), Renato agora sei que aquele lift que você tinha estava realmente era bem feito, afinal você fez o que a maioria não faz que é justamente recalcular toda suspensão e a deixar com ângulos e funcionamento digamos muito próximos do original, faltou uma recalibração de molas e amortecedores para ficar perfeito, mas digamos que isso seria uma algo a mais no seu caso.

Abraços, Leo

EuryH
06/02/2010, 19:55
Desculpe a total ignorância mas o que vem a ser " axle wrap "??:pipoca:

Rodrigo Baratti
06/02/2010, 20:52
Desculpe a total ignorância mas o que vem a ser " axle wrap "??:pipoca:

Amigo,

Use a pesquisa, no fórum e na net tem muita coisa sobre isso

[]

Renato Fraga
07/02/2010, 04:27
Desculpe a total ignorância mas o que vem a ser " axle wrap "??:pipoca:

Eu te respondo Eury.

Axle Wrap nada mais é do que a tendência do eixo tentar girar sobre o seu próprio eixo.

Isso ocorre mais severamente nas suspensões compostas por feixes de molas.

Ao se instalar um calço entre eixo e molejo, cria-se uma alavenca maior favorecendo esse efeito.

É prejudicil por que pode fraturar uma mola ou ainda danificr severamente as cruzetas do cardã.


Abraços e vai perguntando aí....

leobnaval
07/02/2010, 11:45
Axle Wrap nada mais é do que a tendência do eixo tentar girar sobre o seu próprio eixo.

Isso ocorre mais severamente nas suspensões compostas por feixes de molas.

Ao se instalar um calço entre eixo e molejo, cria-se uma alavenca maior favorecendo esse efeito.

É prejudicil por que pode fraturar uma mola ou ainda danificr severamente as cruzetas do cardã.


EuryH isso pode ocorrer no seu eixo tras. que você esta usando aquele prolongador e causar sérios danos, como disse o Renato.
Pode ser que você tenha que usar Ladder Bar para evitar o Axle Wrap.

Abraços, Leo

EuryH
13/02/2010, 21:15
algumas fotinhas tiradas em minha casa!!! nah foto 3 aparece ao fundo meu outro brinquedinho :evil:

Geist
14/02/2010, 09:47
algumas fotinhas tiradas em minha casa!!! nah foto 3 aparece ao fundo meu outro brinquedinho :evil:
agora troca os sapatinhos..... soca um 35 ai que vai ficar muito showww.....

leobnaval
15/02/2010, 16:25
agora troca os sapatinhos..... soca um 35 ai que vai ficar muito showww.....

X2 :evil: ...

edubasile
17/02/2010, 20:53
Parabens pelo projeto, realmente agora precisa desembolsar algum nos pneus. Ficou muito bom mesmo.

EuryH
18/02/2010, 00:10
pois é..... jah estou organizando para ir visitar uns vizinhos que falammmm enrrolado.... heheh (paraguasss)


pessoal, alguem tem algo a comentar ou relatar sobre os lift e os butinas??? (:odedo:policia:odedo:) muitos me assustaram dizendo que eu vo ter problemas!!! pois e +- = a rebaixar!!! pois altera a suspensão!! :putz:

Geist
18/02/2010, 08:19
pois é..... jah estou organizando para ir visitar uns vizinhos que falammmm enrrolado.... heheh (paraguasss)


pessoal, alguem tem algo a comentar ou relatar sobre os lift e os butinas??? (:odedo:policia:odedo:) muitos me assustaram dizendo que eu vo ter problemas!!! pois e +- = a rebaixar!!! pois altera a suspensão!! :putz:
melhor ir fazer uma vistoria e andar legal....

Renato Fraga
18/02/2010, 09:35
Regulariza a modifcação

Eu fiz isso na minha.

Consulta um despachante e veja o que ele te fala.

O fato de ser home made pode te obrigar a comprar uma nota fscal de serviço, mas nada muito complicado.

Os caras querem que conste um kit de suspensão basicamente composto por molas e amortecedores.

Dá uma especulada e dependendo eu te dou maiores informações

Abraços

EuryH
18/02/2010, 23:12
NF e facil, mas passar em uma vistoria q e foda.... tem que estar tudo 100% e insufilme, escape direto, e algumas outras coisinhas vão me dar uma dor de cabeça......:parede:..... kaka mas nem da nada isso e = a trair e cossar vicia kkkk

EuryH
15/04/2010, 14:58
após 11.000 kms ainda de pé....:twisted:


do dia dia dela ate q n e bruto 30X25kg:???:

passando para agradecer as dicas e paciencia do pessoal:concordo:

xxxtripod
15/04/2010, 19:48
após 11.000 kms ainda de pé....:twisted:


do dia dia dela ate q n e bruto 30X25kg:???:

passando para agradecer as dicas e paciencia do pessoal:concordo:

Mandando brasa companheiro de milona, só os sapatinhus que estão faltando, pq ela ta parecendo akelas dodge de fabrica!! O visual fica afetado!!!

Abraçooo

EuryH
25/04/2010, 23:40
então estive ate em uma loja com para comprar mais conversa vai conversa vem desisti o cara me falo q os meus ainda duram de 10 a 15 mil de acordo o pé!! acabeidexando pra gastar meus qse 4000 mais pra frente!!!!:concordo:

Edintruder
26/04/2010, 00:32
Euryh, já medisses a altura do teto da tua F1000?

offroad
21/05/2010, 14:50
melhor ir fazer uma vistoria e andar legal....


x2 :concordo:

EuryH
25/06/2010, 20:04
ate que emfim media a pick-up la vai!!

opala66joao@hotmail.com
19/10/2010, 08:03
Coisa linda.... Adorei.... Putz,to quebrando a cabeça pra ergue a minha,coloquei uns 33'' nela e todo mundo me zoa que é "caminhonete tunada" por que parece rebaixada,inclusive o "Tio eddie" eehehehheehhhehe.... Mas brincadeiras a parte,gostei do feito do amigo ai,eu tenho uma F-1000 4x2 ano 94 será que por não ser traçada é mais fácil de fazer essa alteração na frente? Alguem pode me dar um help ai?... Por enquanto estou bolando só os calço de molas,ver o maximo que ela aguenta e pregar o pau... Abraços.

Edintruder
19/10/2010, 15:08
O trabalho pra 4x4 e pra 4x2 é o mesmo. Pode fazer que fica bom!

opala66joao@hotmail.com
28/10/2010, 09:13
Troquei ideia com o tio eddie... Acho que até enchi o saco de tanto que liguei e perguntei....:p:p:p:p

Mas o cara é gente fina me ajudou baastante e hoje to com a caminhonete alta,satisfeito... :palmas:

Coloquei o calço de tecnil 4cm,na mola e amortecedor,troquei a mola e o amortecedor a frente já ficou parruda,a traseira não preciso mexer,já está alta,sempre foi assim,não sei o motivo mas agora igualou a frente... Já bateu 1,86m.

Essa semana mandei fazer os calços do BL,tambem de tecnil só estou vendo o formato para poder levar peso na carroceria,vou fazer de 5cm... já é uma medida 'estudada' pra não ter que alterar muitas partes da mecanica,acho que daqui uns 15 dias está tudo pronto e instalado,só aguardo o suporte para o parachoque ficar como original bem proximo a lata.

Acho legal o pessoal aqui do forum,vou agradecer a todos,que postam as opniões e o que foi realizado de novo,é bom essa troca de experiência,não pelo motivo de outros copiarem,mas de ajuda e companherismo. :concordo:

Edintruder
28/10/2010, 21:57
Beleza! Bota umas fotos da bicha pra gente ver como ela ficou!

opala66joao@hotmail.com
09/12/2010, 12:37
Pra mim tá bão demais... Tá da altura de F-250,o único problema que não posso ergue mais,falta 3 cm pra bater no portão de casa.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAO15SLymn3UN-rvdBe5ctjoSTEDW5j_o2i7rt7FxjebhQULSBHGQMh9XZ1bcjXE Jxf1d4UftoeNoQvAdgBD8-SsAm1T1UEanh81hF6dSeQi8f3jMDmwZ952q.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAGRxG9e5BgkNVwm5J_8pwXZJFQ8w3yxMDLeBqgkclLfCkX xDl-8ymVT5or-mWyxXrEIPzSzeuiqgScBXCLdx5jAAm1T1UHP6eWMyswV_6tOox uswrZRKBMkE.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOIIe0TfCD5XXnhqURb82AotOPAv3vTQjj90GCFuNMy8uV 5GArd2ONs41GsYy8dJuz4NKdwPRENQNWXL6zGC8TIAm1T1UN8Y 6vMgsyI-taGrVlLjeyDsOBtp.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAB4lNXSbShYDaPICEP9aViZKx6hTSrJUiy0zmkgBy-U6BL6BF1wQFuFV2DYtcMGx9-XJhugmGHx9Cqdc1hBdT9MAm1T1UPmlYgvf1TUlTWQJ48vkWoFg sp9Z.jpg


http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAB2rBBUVszV5a-p6KtkeQ_oZ6Ihj0b447k-8QJ6V62WGwROAWHSQ9I8_OdaOmx3Y0ngNNrW3AGRTLk2oRn5KR VIAm1T1UKRQHf62S-MmbmZ-snSuTye4P-_z.jpg



FORD F-1000 :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

edubasile
09/12/2010, 13:21
Ficou bem legal!! Tenho uma F1000 94 4x4 com BL 3" e pneus 33, so falta fazer o SL, que esta nos planos pra 2011, se tudo der certo....

opala66joao@hotmail.com
09/12/2010, 16:16
Eu to resolvendo o esquema do portão de casa,vou rebaixar um pouco a calçada pra ele entrar,ai dou um tapa de +5cm na altura,porém preciso descobrir o esquema da barra de direção... Pq ai vai ficar tudo muito mais alto,o cambio é simples demais... Lembrando que tem que ser feito MUITO BEM FEITO,pois vai andar a familia dentro,então segurança total.

Edintruder
09/12/2010, 20:46
Agora reconheci essa F1000! Eu fiz uns comentários nos vídeos do youtube! Está muito inteira! Ela está merecendo uma tração 4x4!
Parabéns pelo capricho!

Tio Eddie
09/12/2010, 22:27
Agora reconheci essa F1000! Eu fiz uns comentários nos vídeos do youtube! Está muito inteira! Ela está merecendo uma tração 4x4!
Parabéns pelo capricho!

Edin,

Num dá idéia.....O João é gente boa mas beeem obstinado!
Até imagino as perguntas via MSN e fone...:twisted::twisted::twisted:

De todo jeito ficou show e o dono feliz...:dance:

[]s

opala66joao@hotmail.com
10/12/2010, 08:57
Edintruder ... Hehehe,exatamente a do video que você postou. Já pensei nessa de 4x4,até já fui encher o saco do TIO Eddie mas é caro pra mim,por enquanto vou de 4x2 mesmo!

A sua tu não tem video na net? pra nois vê as acelerada?

Abraço.

edubasile
10/12/2010, 09:04
João, a proxima vez que eu for comprar umas pingas no Paccola queria conhecer tua F1000, vamos combinar!! Tb vou aumentar a minha mas vou trocar as molas pela F250 e por calço. Em Marilia tem uma F1000 4x2 preta 97 com pneus 37'', acho até que colocaram umas fotos aqui, ta com rodas BBS 10'', que se não me engano foi erguida la na Brabus Pneus, posso ver se tenho o tel e te passo da vc tira as duvidas, o dono é gente boa ja conversei com ele mas infelizmente esqueci o nome dele.

xxxtripod
10/12/2010, 09:18
João, a proxima vez que eu for comprar umas pingas no Paccola queria conhecer tua F1000, vamos combinar!! Tb vou aumentar a minha mas vou trocar as molas pela F250 e por calço. Em Marilia tem uma F1000 4x2 preta 97 com pneus 37'', acho até que colocaram umas fotos aqui, ta com rodas BBS 10'', que se não me engano foi erguida la na Brabus Pneus, posso ver se tenho o tel e te passo da vc tira as duvidas, o dono é gente boa ja conversei com ele mas infelizmente esqueci o nome dele.

eis a máquina!!!
http://lh6.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S524uVOP5-I/AAAAAAAABG4/-n_xAVCAL7Y/s640/Ford_Truck%20%2847%29.jpg

http://lh6.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S524ukCiHZI/AAAAAAAABG8/QUdK7FivxdU/s640/Ford_Truck%20%2848%29.jpghttp://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S524uvnlkYI/AAAAAAAABHA/3FLRFF_8FUI/s640/Ford_Truck%20%2849%29.jpg

axo que são creep crawler 38"

Abraço

Edintruder
10/12/2010, 11:21
Edintruder ... Hehehe,exatamente a do video que você postou. Já pensei nessa de 4x4,até já fui encher o saco do TIO Eddie mas é caro pra mim,por enquanto vou de 4x2 mesmo!

A sua tu não tem video na net? pra nois vê as acelerada?

Abraço.

Ainda não fiz nenhum vídeo dela. Mas agora com o 4x4 funcionando já posso pensar no assunto!

DieselPower
11/12/2010, 15:39
João, posta os vídeos da Milona aqui neste tópico.

leobnaval
11/12/2010, 15:58
Edin ta devendo fotos e vídeos heim, por um acaso ja postou algumas fotos dela depois das alterações?

[]s

Edintruder
12/12/2010, 00:37
Algumas poucas... O saco é que não encontro a câmera, e fotos do celular me recuso a postar. hoje mesmo corrigi o assoalho da cabine em cima da CT que estava pegando e não consegui tirar nenhuma foto. Fiz uma tampa de fibra com 3 cm de altura, recortei o assoalho e coloquei a tampa. Agora não encosta mais a CT na cabine, ficou muito mais silenciosa de novo.

opala66joao@hotmail.com
13/12/2010, 23:17
Edu... pode me ligar cara (14) 3263-1522 horario comercial... a gente dá um role com ela pra canta a turbina bem alto... ahhahahaha!... Me passa o telefone do cara de Marilia-SP,to querendo saber de umas coisinhas,pra deixala com 2metro cravado,abraço.

edubasile
14/12/2010, 06:57
João, o tel da Bradus é (014) 3432-3030, acho que é só ligar la e perguntar sobre a F1000 preta, acho que o serviço foi feito lá e se não foi feito eles tem o tel do dono dela. Eu inclusive ja conversei com ele la na Bradus. Alias amanha tenho que ir em Marilia e posso tentar arrumar o tel do dono da F1000. Boa Sorte .

FOGO
26/01/2011, 10:29
Tenho uma f1000 89, e coloquei pneus 31x10,5 aro 15, até coloquei um calço na frente de aproximadamente 1,5 centímetros e calços na traseira, fiko legal mais quero levantar mais a frente e colocar uns pneus 33x12,5 aro 15, será que cabe pq ja pega um pouquinho quando vira? e quanto aos calços na dianteira até onde posso calçar? agradeço quem puder me ajudar, pq cada um fala uma coisa aqui na minha região...

Walter L. L. Casitta
26/01/2011, 11:28
O melhor seria você pesquisar no fórum que assim você encontra as resposta que procura bem mais rápido.

Além disso, aqui também cada um fala um coisa. Eu por exemplo vou te sugerir deixar a suspensão original e instalar um body lift. De preferência instalar um kit do mercado como o do Adams. Ele deve ter algum pra F1000...

Edintruder
26/01/2011, 11:37
X2!
Pesquisa!
Olha esses três tópicos. Tem fotos, muitas fotos e explicações.
Tem tanto kit de suspensão como body lift pra F1000.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49112&page=123
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56230&page=186
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56504&page=22&highlight=f1000+lift

Tio Eddie
26/01/2011, 11:57
X3 !

Tem muita coisa mesmo, e como disse o Walter, BL é um bom caminho, pois mecher com suspensão pode alterar completamente a geomertria da mesma, e dai...:parede::parede::parede:

[]s

FOGO
26/01/2011, 14:19
Agradeço a atenção de vcs e logo postarei as fotos da caminhoneta para verem!! na verdade comprei os 31 pq ao transformar a medida de polegadas para centímetros fika um tamanho bom, para f1000 89, mas quando chegou os pneus falei pro kara será que são esses??? hehehheh.... faze o que tive que encara, alguém pode me fornecer a largura e altura dessa medida na reguá mesmo rsrrs desse pneu pq dependendo vo ter que pega 33x10,5 apesar de achar estreito.....tem um video dela no you tube digita "f1000 bruta 2" ela é cinza...vlw abraççç

RGamaJr_4x4
26/01/2011, 14:40
A altura total do 31x10.50R15 é de 786.63mm e largura de 267mm.

Agora se vc acha o 33x10.50 estreito, então parte para o 33x12.50.

Também acho que uma F1000 merece um pneu maior que o 31".

Aguardando fotos.

FOGO
26/01/2011, 15:52
Então Rogério, eu também tinha essa idéia de medida quando pedi os pneus, mas o meu, ao medir não da os 26 de largura, da +- 23 cm de largura..... e altura não lembro, mais da uns 60 e poucos centimetros... enfim tinha 4 pireli 255/75 aro 15 scorpion r/t pneu "cravudo filé", que era mais largo que os 31 acredita... abração Rogério.

opala66joao@hotmail.com
26/01/2011, 17:20
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas: AGORA TO FELIZ,MAIS UM FORDEIRO QUERENDO ESBARRAR NO CÉU...


Na parte de suspensão: Coloquei calços (3cm) embaixo da mola e embaixo do amortecedor. Ambos são de tecnil,um é redondo com o mesmo desenho 'bicudo' pra encixar a mola com o furo do parafuso no meio,o outro é meio que oval,conforme é a peça do suporte que prende o amortecedor. Lembrando que vai parafuso maior nas mola.

Alinhando a suspensão: O pneu ficou /---\ nesse formato,precisei mandar fazer a peça da regulagem,buxa ecentrica mais fora do centro possivel o furo ficou bem mais fora,aí consegui ajustar agorta tá perfeito,come o pneu por igual,ficou show... Se tiver nego capacitado pra mexer na sua região recomendo ela fica alinhadinha traseira e frente,a minha traseira ja era mais alto 13cm,agora tá show.

O KIT BL: Levantei a caminhonete no elevador da oficina,caçamba e gabina,depois de soltar todos os parafuso é claro... :-D
Os calços da caçamba foi feito de ferro em formato quadrado e os da gabina + radiador foram de tecnil,tive que trocar todos os parafusos por modelos mais comprido. É só descer a lataria e prender tudo que fica filé...

* ATENÇÃO: Verifica o bocal do tanque de combustivel,a embreagem tem que dar um talento por que ela fica estrangulada,e a vareta do cambio pra nao ficar muito baixa. Eu fiz na minha calços de 7cm e não precisei alterar nada,só regulou a embreagem e boa... :concordo:

* REGULANDO OS PARACHOQUES: O parachoque traseiro no meu caso foi só mudar a furação... você solta ele na raiz e verifica uns furos que tem mais a frente do tanque,é ali que vai,fica show de bola,filézinho. O parachoque da frente é necessario fazer duas peças de ferro,no meu caso só fica para essa altura,se vc quiser fazer uma peça pra sempre (reversivel) faça diversos furos para o encaixe ou um risco só vazado e faça arroela com porca,tbm dá certo.

:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo: BOA SORTE!

Se tiver duvidas pode entrar em contato,meu msn é meu nome aqui do forum (opala66joao@hotmail.com) vou mandar um video pra vc ver a altura:

http://www.youtube.com/watch?v=p5PGSal-hfU

opala66joao@hotmail.com
26/01/2011, 17:21
Aqui tá certinho: Ela parada em detalhes...

http://www.youtube.com/watch?v=MZusmlbyJko



:concordo::concordo::concordo: BOA SORTE FORDEIRO :dance::dance::dance:

FOGO
26/01/2011, 19:56
O pessoal vlw a atenção... muito legal suas caminhonetes, João parabéns pela pick up... ta muito filé...e ja vinha acompanhando seus videos no you tube...


Assim como da Milona muito fera... tbem parabéns Tio Eddie...hehe


Meus videos no you tube, segue o link abaixo:

F1000 bruta 1
F1000 bruta 2


Video 1: http://www.youtube.com/watch?v=6vdKrzMAMWY

Video 2: http://www.youtube.com/watch?v=ewlcQ61l0dQ&feature=related


Abração pessoal.....:dance:

jardelrs
09/02/2011, 16:19
Colega não sei se te interessa instalei bl de 3" na minha explorer ficou show de bola agora vou colocar pneus 33, se interessar passo o contato, BLZ.

Opa tem como passa o contato pra mim??:concordo:

RGamaJr_4x4
09/02/2011, 16:30
eis a máquina!!!
http://lh6.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S524uVOP5-I/AAAAAAAABG4/-n_xAVCAL7Y/s640/Ford_Truck%20%2847%29.jpg

http://lh6.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S524ukCiHZI/AAAAAAAABG8/QUdK7FivxdU/s640/Ford_Truck%20%2848%29.jpghttp://lh5.ggpht.com/_CTPpsB9K51g/S524uvnlkYI/AAAAAAAABHA/3FLRFF_8FUI/s640/Ford_Truck%20%2849%29.jpg

axo que são creep crawler 38"

Abraço

Linda picape. O que matou foi o escapamento de Fiat 147.

jardelrs
09/02/2011, 16:47
PUTZ...

Adoraria ajudar, mas a minha está calçada com molas e amortecedores de F-250...
E pra piorar no Manual não tem a especificação dos amortecedores...

Abraços

Tio Eddie, quanto ficou em media as molas e amortecedores da F250 e subiu quantos centimetros?

fchain
09/02/2011, 19:13
opala66joao@hotmail.com, FOGO
Tenho uma D20 e gostaria de fazer o mesmo, mas tenho dúvidas se dá pra fezer pois a bandeja de D20 é bem diferente das fmil.
Poderia me dar umas dicas?
Abraço.

RoadRunner
09/02/2011, 19:36
Olá fchain,

Posta fotos da D20, e fala quanto tu gostaria de levantar pois as vezes é coisa simples de fazer


[]'s D20teiros :concordo:

Tio Eddie
09/02/2011, 20:44
Putz,

Comprei as molas de uma F250 batida (PT) paguei R$ 100,00 o par seminovo (uns 20 mil km) os amortecedores, confesso que não lembro!

A frente subiu uns 5 cm com as molas.

Abraços

Milton C.
09/02/2011, 21:37
Muito bonita essa F da foto.

Sensacional.

Abraços!

adams
10/02/2011, 08:13
Existem BLs para d20.

caique_
10/02/2011, 09:20
Senhores bom dia... aproveitando o topico... gostaria de tirar uma duvida.... a suspenção da f1000 4.3 4x4 aguenta o moto 6cc mwm da f250??? pergunto isso pq ja vi f1000 rodando com esse motor... agora não sei se realmente conjunto de suspensão , diferencial. aguentam a bronca do motorzão 6cc...caso seja feita essa troca ou até mesmo comprar uma f1000 com esse motor.. teria que reforça ou verificar algo antes da compra ou da alteração??? gostaria da ajuda de vcs abraço.

Tio Eddie
10/02/2011, 11:03
Caique,

A suspensão da F-1000 aguenta com folga o MWM Sprint 6cc, mesmo porque ele é mais leve que o MWM 229 e que o MWM X10.

A ínica coisa seria adaptar o motor em função de coxins e outros detalhes comuns a troca de motores.

[]s

caique_
10/02/2011, 11:28
Tio eddie valeu pela resp... eu pergunteii ref a essa camionete que fui da uma olhada

http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=246364&cp=0

só a bixona ai ta pra 47mil... mais o cara aceita proposta... achei puxadoo o valor... sera isso mesmo??? vale a pena.. ou melhor encarar uma original com motor x10???

Off: Tio eddie vira e mexe estou ai em bonito e vejo suia camionete.. linda por sinall.... meu sogro e sogra são de bonito.. então vivo ai por essas banda......caso venha adquirir uma f1000 ajuda do senhor e de todos os amigos sera de grande valia... abraço...

RoadRunner
10/02/2011, 13:15
Existem BLs para d20.

X2

Esta é a primeira etapa tanto por aparencia quanto para instalar pneumáticos maiores com o "bonus " do resultado final facilitar um bocado boa parte das manutenções em baixo da D20.

Edintruder
10/02/2011, 13:18
O cuidado maior com esse motor é ver se instalaram o solenóide de bloqueio da LDA. A caixa de marchas CL2625b que equipam as F1000 com o MWM X-10 possuem um interruptor de 1a e ré, pois em qualquer uma dessas marchas o solenóide citado inibe o funcionamento da válvula LDA e evita que a BI aumente o débito de diesel e exerça a sua força máxima o que pode acabar moendo a CT e diferenciais quando está em reduzida.
Se não tiver essa válvula basta ter cuidado nas arrancadas (meu caso com o X-10 e BI aberta sem o bendito solenóide de bloqueio)

A maior vantagem desse motor é a rotação de trabalho, pois permite que viajes em velocidades mais altas sem forçar o motor por rpms elevadas. Eu procuro andar sempre na faixa verde, mas a velocidade fica sempre entre 100 e 110km/h. Se quiser andar mais o motor sai do verde e o consumo sobe bastante. No série 7 essa faixa de rpm é mais alta, então tens uma margem maior de velocidade, mas ainda assim vais sentir a bicha pedindo marcha.

Edintruder
10/02/2011, 13:31
Na dianteira, a D20 tem como reposicionar o trem dianteiro? Bastaria rebaixar o trem dianteiro inteiro que a picape sobe. É serviço simples mas tem que sujar as mãos e planejar bastante antes de começar a fazer. A traseira é só calçar as molas traseiras.

caique_
10/02/2011, 14:41
Edintruder... você que esteve aqui por campo grande um tempo... e ando a procura de f1000 ...vc viu +/- como é a situação... o preço que ele pede é salgado???? penso eu que uqanto mais original possivel melhor... ja achei umas x10 4x4 só que até agora nehu,ma inteira como essa prata que postei ai encima... problema que ela tem o motor trocado ja... e 47 birubiru achei salgado...gostaria da tanto da sua opnião que esteve por aqui e ando rodando a procura da sua f1000 quanto aos demais colegas.. abraço a todos....


Ps: Edintruder.. vc chego a mexer sua f1000 em alguma mecaninca aqui de campo grande??? se sim quall?? caso não tenha mexido.. indicaria alguma de confiança que possa fazer um trabalho bacana pra levantar a bixona.. visto que pretendo calçar elas com pneus 35 caso venha adquirir uma...

Edintruder
10/02/2011, 17:31
Mecânico que eu vi em Campo Grande é um perto do lago do amor. o pior é que eu não lembro nem mais o nome dele, mas ele só mexe em picapes.
Bem, F1000 em estado de novo realmente é difícil de achar, e quando encontra é nesse preço aí mesmo. Mas tem muita F1000 boa em CG, o que ocorre é que em todas elas vai ter que ajustar alguma coisa. Por exemplo, na Ernesto Geisel, tem uma revenda perto da saída do Detran, que tinha uma F1000 97 4x4 preta. Estava muito linda, mas quando eu comecei a olhar os detalhes, tinha bastante coisa mascarada. Será que compensava? Com certeza sim, pois o cara queria 38.000,00 nela na época. Tinha outra bem suspeita na Pantanal, perto do Nacional na Eduardo Zahram que ficou uns 6 meses à venda. Uma XLT branca por 35.000,00. Estava barata e aparentemente inteira, mas cheio de coisa mascarada também. O caso é que essas duas estava melhores que a minha que comprei aqui no RS, e mesmo assim a minha foi muito fácil de melhorar e deixar como se deve. A minha está, digamos, nota 9. Precisa de um banho de tinta na cabine e uns detalhes de acabamento interno. O resto tudo funciona direitinho (exceto o AC).
Eu não teria medo de comprar uma F1000 de trabalho ou que esteja aparentemente feia.
Essas mais caras são CE com motor diesel, são 6 cilindros ou estão realmente muito novas.
A minha F1000 aqui no RS eu venderia por R$50.000,00, pelo menos o anúncio seria nesse valor para fechar nos R$48.000,00, mesmo sendo XL.

xxxtripod
10/02/2011, 18:00
essa aqui parece um bom comeco!! pelo preco!!!

http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=263002&cp=0

essa aqui parece bem interia, nada que uns pneus num de uam levantada!!!

http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=262363&cp=0

essa aqui devia ir conferir, vai q ta boa!!!

http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=259018&cp=0


abracos!!!

a minha tb so entrego por R$50.000!!!

Edintruder
10/02/2011, 18:30
Pelo preço pegava a azul e dava um baita tapa nela.

leobnaval
10/02/2011, 18:35
Senhores bom dia... aproveitando o topico... gostaria de tirar uma duvida.... a suspenção da f1000 4.3 4x4 aguenta o moto 6cc mwm da f250??? pergunto isso pq ja vi f1000 rodando com esse motor... agora não sei se realmente conjunto de suspensão , diferencial. aguentam a bronca do motorzão 6cc...caso seja feita essa troca ou até mesmo comprar uma f1000 com esse motor.. teria que reforça ou verificar algo antes da compra ou da alteração??? gostaria da ajuda de vcs abraço.

É melhor comprar uma F-250 então, do que adaptar este motor numa F-1000 ou comprar uma já adaptada. E eu acho melhor ficar com o X10 4.3 do que trocar pelo 6 cil. 4.2, vai muito dinheiro e dor de cabeça para as vezes não atingir o resultado esperado.

[]s

caique_
10/02/2011, 21:09
camaradas.. seguinte... eu trabalho com construção civil..... a principioo estava namorando uma f250 4x4.. mais acabeii que investi a granaa.. então por isso estou com opção da f1000 novamente pq as vezez tenho que atender a obra que tenho e acabo tento que levar algumas sacas de cimento para obra...alguns caibros... coisa do tipo.. quando tem algum contra tempo ou urgencia para tal ocasião... então por isso li muito a respeito da f1000 que é pau pra toda obra.... a 4.3 4x4 seria até que luxo para colocar para esse tipo de trabalho... vi que não preciso de um 4x4 para esse fim... tudo bem 4x4 nunca é demais.. mais vou dixar isso para mais tarde..então pensei nas boas e valentes f1000 dois farois como essa aqui.

http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=263989&cp=0

Agora perguntoo essa criança é mwm 229 turbo correto??? quantos kg da pra colocar na caçamba e ir embora..??? ela daria conta do serviço??? referente a manutenção andei lendo que é muito em conta e durabilidade é otima... é isso mesmo??? ela tem 122cv?? caso queira deixar ela um pouco mais forte tipo algo em torno de uma x10 é possivel?? e vi que ela não tem ar condicionado... tem como adaptar???


obrigado até então galera abraçoo

RoadRunner
10/02/2011, 23:05
Esta Fmils 4 farois são um sussego, uma dessa apenas c/bba aberta é capaz de manter 140 kph com folga (vc sacrifica a vida util do motor, mas que ela anda ela anda)

O que vc pode fazer se comprar uma F1000 destas (82..92)

Turbinar (as antingas são aspiradas)
Intercoolar
Converter para eixo flutuante o eixo traseiro
Vidros, travas e A/c (existem kits para adptar)
Revisar o cambio que um pouco fragil na mao de cupins de ferro, mas confiavel se usado civilizadademente e uma delicia de cambiar
5 Bfs all terrain ou mud

E o resto e do teu gosto....

O eixo traseiro para cargas de 500 kg é tranquilo, acima disso requer atenção e manutenção mais breves para evitar que caia a roda

Se vc precisa de puxar 1 ton tem que partir para uma D10 ou D20 ou F1000 das modernas

RoadRunner
10/02/2011, 23:20
Edin,

Aquela travessa gigante que tem nas GMs serve de tudo um pouco, fixação das bandeijas inferiores, travessade chassis, O motor é fixado nela...

Receio que jogar ela para baixo deva criar uma efeito alavanca "Duka". Levando em conta que esta regiao do chassis ja sofre pra kct não vejo com bons olhos mecher diretamente ali com a tecnologia que nós meros mortais temos disponivel.

Ja matutei um pouco sobre SL na D20, se fosse fazer criaria espaçadores/mini travessas entre a travessa e o suporte das bandejas inferiores. Seria uma especie de braço inteiriço fixado no travessão
e no chassis (+- em baixo da porta onde o chassis fica plaino ).

E colocaria espaçadores com mesma altura entre a manga de eixo e o pivo da bandeja superior.

Na parte da direção nao cheguei a um plano ainda, mas é coisa simples de ajustar depois da arte feita.

Se for para colocar pneus maiores partiria para um BL primeiro, é so comprar o kit pronto ou fazer em casa é mais simples e rápido