PDA

Ver Versão Completa : Controlar Descontrolada



CGAUER
11/10/2012, 12:37
Caros,

finalmente posso contar minha estória. Ontem concluí minha suspeita. A Controlar é uma vergonha.

Resumindo, meu Suzuki Jimny 2010 foi reprovado na Controlar do Jaguaré, este praticamente zero com manutenção 100% em dia.

No momento da reprovação, achei estranho o fato de o "técnico" da Controlar não segurar a rotação nos 2500 RPM estipulados para este teste. Assim foi feito durante mais de 2 minutos, oscilando a rotação ao invés de manter em 2500 RPM.

Como era de se esperar, o carro foi grotescamente reprovado.

Vale ressaltar que sempre abasteci em postos BR de grande rotatividade e com preços normais. O Jimny também possui dois catalisadores em linha bem como duas sondas lambdas. De acordo com a norma Euro 5, se apresentar qualquer desvio dos padrões de emissão do Euro 5, estes veículos devem acender a luz check engine. Coisa que jamais aconteceu.

Agora vem o pedaço interessante:

Estacionei o carro na garagem, remarquei a inspeção em outro posto, desta vez o da Barra Funda e com a mesma gasolina do tanque, óleo, filtros e sem sequer abrir o capô do motor, fui novamente realizar a inspeção.

Bingo; desta vez fui aprovando com exatamente os mesmos valores do ano interior.

Conclusão, acredito que agindo desta maneira, a Controlar consegue justificar sua importância, afirmando que 20% dos carros são reprovados. Segundo a Controlar, os carros reprovados tem suas falhas corrigidas, garantindo assim a tão marqueteada idéia de que salva x vidas ao ano e poupa os cofres públicos de x milhões em despesas no setor da saúde.

Abram o olho! Encaminhei ao MP meus comprovantes e relato do acontecido.

Seguem as fotos dos comprovantes e uma foto com o estado do cabo do equipamento que usaram para aferir meu veículo.

Abraços

Clemente

374774374775

EvandroES
11/10/2012, 16:43
É uma vergonha, parabéns pela iniciativa de levar ao conhecimento do MP. Só uma dica se for possível entre em contato com a Suzuki, quem sabe vc não encontra um aliado de peso nesta briga.

Abraços.

VOVÔ DO TROLLER
11/10/2012, 18:41
Caros,

finalmente posso contar minha estória. Ontem concluí minha suspeita. A Controlar é uma vergonha.

Resumindo, meu Suzuki Jimny 2010 foi reprovado na Controlar do Jaguaré, este praticamente zero com manutenção 100% em dia.

No momento da reprovação, achei estranho o fato de o "técnico" da Controlar não segurar a rotação nos 2500 RPM estipulados para este teste. Assim foi feito durante mais de 2 minutos, oscilando a rotação ao invés de manter em 2500 RPM.

Como era de se esperar, o carro foi grotescamente reprovado.

Vale ressaltar que sempre abasteci em postos BR de grande rotatividade e com preços normais. O Jimny também possui dois catalisadores em linha bem como duas sondas lambdas. De acordo com a norma Euro 5, se apresentar qualquer desvio dos padrões de emissão do Euro 5, estes veículos devem acender a luz check engine. Coisa que jamais aconteceu.

Agora vem o pedaço interessante:

Estacionei o carro na garagem, remarquei a inspeção em outro posto, desta vez o da Barra Funda e com a mesma gasolina do tanque, óleo, filtros e sem sequer abrir o capô do motor, fui novamente realizar a inspeção.

Bingo; desta vez fui aprovando com exatamente os mesmos valores do ano interior.

Conclusão, acredito que agindo desta maneira, a Controlar consegue justificar sua importância, afirmando que 20% dos carros são reprovados. Segundo a Controlar, os carros reprovados tem suas falhas corrigidas, garantindo assim a tão marqueteada idéia de que salva x vidas ao ano e poupa os cofres públicos de x milhões em despesas no setor da saúde.

Abram o olho! Encaminhei ao MP meus comprovantes e relato do acontecido.

Seguem as fotos dos comprovantes e uma foto com o estado do cabo do equipamento que usaram para aferir meu veículo.

Abraços

Clemente

374774374775


Parabéns pela iniciativa. Tomara que o MP faça a parte dele. Coloque-nos informados. Abs. Válter.

Edsontroller
11/10/2012, 19:39
Parabens por ser objetivo e ter atitude, mas infelismente já tô vendo que os "caras" vão dizer que voce deve ter mexido no carro, feito manutenção e trocado peças entre uma analise e a outra, por isso que no segundo teste passou....

é um buraco sem fundo...infelismente revoltante

CGAUER
11/10/2012, 20:01
Valeu Válter!

Fiz hoje a denúncia via Web e e-mail. Vamos ver no que vai dar. Se não tiver resposta vou fazer presencialmente no próprio MPSP da Rua Riachuelo.

Vou manter vocês informados.

Abraços

Clemente


Parabéns pela iniciativa. Tomara que o MP faça a parte dele. Coloque-nos informados. Abs. Válter.

Cotrim
11/10/2012, 21:59
Manda pras TVs

VOVÔ DO TROLLER
11/10/2012, 22:30
Valeu Válter!

Fiz hoje a denúncia via Web e e-mail. Vamos ver no que vai dar. Se não tiver resposta vou fazer presencialmente no próprio MPSP da Rua Riachuelo.

Vou manter vocês informados.

Abraços

Clemente


Muito bom Clemente. Estou com você, aliás, todo o forum4x4 está com você. Se alguém do forum tiver acesso a qualquer meio de comunicação (desde que autorizado pelo Clemente) seria bastante interessante nesta empreeitada. Abs. Válter.

Kim
11/10/2012, 23:12
O Fecebook também, postei o linck lá!!

CGAUER
13/10/2012, 20:18
Valeu Kim!

Coloquei no meu FB também...

É punk!

O pior é que tem gente ganhando grana com a Controlar. É uma empresa de capital aberto na bolsa. Ou seja aberto a especulação.

Abs e valeu

Clemente


O Fecebook também, postei o linck lá!!

Juliano Nitsch
14/10/2012, 19:42
Com certeza saiu fora da especificacao pq o cara ficou variando a aceleracao.

Cambada de safados... o pior é que o cara segue ordens...

Newton Guerra
16/10/2012, 16:28
Excelente iniciativa, Clemente.

Você deu sorte na Barra Funda, me ferrei lá algumas vezes com minha Honda XL-250R 83. Isso até a última reprovação por emissão de fumaça. O atendente acelerou até mais de 6000 giros, eu estava quase pulando no pescoço dele. Eu não faço isso com minha moto de 29 anos e não fico feliz que um estranho faça. Realmente saiu uma fumaçinha, bem de leve mas saiu. Então nem realizou o teste.

Fui chateado até o mecânico achando que teria que mexer no motor. Ele me chamou de louco por ir na Barra Funda e mandou fazer a inspeção na Aliperti. Nem mexi na moto e fui lá. O cara acelerou como devia, devagar até chegar nuns 4000 giros, fez a inspeção normalmente e fui aprovado com louvor. Fiquei muito p. com a falta de critério ou má fé mesmo. A inspeção não pode depender da sorte de pegar um atendente ou outro.

Abraços

Andrezão4x4
17/10/2012, 08:39
Parabéns pela iniciativa :concordo:.
BRASIL + IMPOSTOS + DEVERES - DIREITOS = INJUSTIÇA.

CGAUER
19/10/2012, 13:28
Caros recebi a resposta do MP:




ouvidoria <ouvidoria@mp.sp.gov.br>
Oct 18, 2012 at 3:53 PM


To: cgauer@gmail.com




Prezado(a) Senhor(a),

De ordem do Dr. Fernando José Marques, Ouvidor do Ministério Público do Estado de São Paulo, informamos que o(a) senhor(a) deve procurar o PROCON para fazer sua reclamação. De qualquer forma estamos encaminhando, em anexo, um formulário disponibilizado pela Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital, que deverá ser preenchido e encaminhado para pjconscap@mp.sp.gov.br.

Atenciosamente,

Ouvidoria – MPSP

vfl








Segue também o arquivo que recebi.376180

Bom, vou proceder conforme sugerido pelo MP.

A Controlar por sua vez, apenas pediu as imagens e RENAVAM. Nenhuma resposta.


Abraços

Clemente

Walter da Camper
19/10/2012, 16:11
PROCON ???? A relação cidadão x Controlar não tem nada a ver com relação de consumo.
Trata-se de atividade pública administrativa de fiscalização. O fato de ter sido delegada a uma (maldita) empresa particular não afasta o caráter público da coisa.
A Controlar não presta serviço para o cidadão e sim para a Prefeitura.
Acho difícil uma reclamação no Procon surtir algum efeito prático.
Essa prefeitura é tão FDP que terceirizando a coisa dificulta o exercício do direito de defesa do cidadão.
Se fosse um fiscal da Prefeitura caberia um processo administrativo por abuso de autoridade.
Contra o Zé-Ruela terceirizado cabe o que... reclamar no Procon...

CGAUER
22/10/2012, 01:34
Concordo plenamente Walter!

Este é o preço que pagamos por eleger a privataria. Pior é o fato de a Controlar ser uma empresa da CCR, cujo capital é aberto. Como alguns poucos ricos (1%) podem lucrar nas costas dos outros 99% em assunto de obrigação pública?! Errado não...

Isso me deixa enfurecido.

Abs



PROCON ???? A relação cidadão x Controlar não tem nada a ver com relação de consumo.
Trata-se de atividade pública administrativa de fiscalização. O fato de ter sido delegada a uma (maldita) empresa particular não afasta o caráter público da coisa.
A Controlar não presta serviço para o cidadão e sim para a Prefeitura.
Acho difícil uma reclamação no Procon surtir algum efeito prático.
Essa prefeitura é tão FDP que terceirizando a coisa dificulta o exercício do direito de defesa do cidadão.
Se fosse um fiscal da Prefeitura caberia um processo administrativo por abuso de autoridade.
Contra o Zé-Ruela terceirizado cabe o que... reclamar no Procon...

Renato Fraga
22/10/2012, 02:45
Clemente, você não precisa necessariamente seguir a orientação recebida de procurar o PROCOM.

Apesar de existir sim uma relação de consumo entre Proprietário do veículo X controlar, o PROCOM só pode te amparar referente ao valor pago pelo serviço falho recebido em troca...

Como o buraco é bem mais embaixo, o que você precisa mesmo é entrar com uma ação judicial, para comprovar que o serviço é falho, e não revela o verdadeiro estado de conservação do veículo.

Se todo mundo que passar pelo o que você passou fizer o mesmo, logo o volume de ações vai chamar a atenção do ministério público para tomar uma providência.

Os precedentes, com os mais diversos relatos, tornarão cada vez mais fácil uma causa ganha contra a Controlar.

Procure um advogado, mostre os documentos que você tem em mãos.

Abraços

CGAUER
22/10/2012, 22:25
Pensei nisso!

Problema vai ser eu conseguir provar que não fiz nada no carro. Eles ainda podem alegar que pode-se tratar de falha aleatória, bicos entupidos, etc...

Imagina a canseira. E se eu perder, ainda fico com a conta do processo...

Abs

Clemente


Clemente, você não precisa necessariamente seguir a orientação recebida de procurar o PROCOM.

Apesar de existir sim uma relação de consumo entre Proprietário do veículo X controlar, o PROCOM só pode te amparar referente ao valor pago pelo serviço falho recebido em troca...

Como o buraco é bem mais embaixo, o que você precisa mesmo é entrar com uma ação judicial, para comprovar que o serviço é falho, e não revela o verdadeiro estado de conservação do veículo.

Se todo mundo que passar pelo o que você passou fizer o mesmo, logo o volume de ações vai chamar a atenção do ministério público para tomar uma providência.

Os precedentes, com os mais diversos relatos, tornarão cada vez mais fácil uma causa ganha contra a Controlar.

Procure um advogado, mostre os documentos que você tem em mãos.

Abraços

Ricardo Passoni
22/10/2012, 23:07
Clemente ja passei por isso com o Samurai 93 meu , reprovaram por uma mangueira original e não estava rachada , vai entender , remarquei no dia seguinte e passou !!! em outro posto ,realmente tem algo de podre por la e faz tempo , so nossos queridos politicos e MP não enxergam isso, ou fazem questão de não ver e fazer nada mesmo sabendo do que ocorre por la ....
Abraço

Renato Fraga
23/10/2012, 02:26
Pensei nisso!

Problema vai ser eu conseguir provar que não fiz nada no carro. Eles ainda podem alegar que pode-se tratar de falha aleatória, bicos entupidos, etc...

Imagina a canseira. E se eu perder, ainda fico com a conta do processo...

Abs

Clemente


Pode entrar pelo Juizado de Pequenas Causas...

Não sei bem ai certo, mas acredito que nessa situação, quem tem o ônus da prova, são eles !!!!

Abraços

Walter da Camper
23/10/2012, 07:58
Quanto ao ônus da prova, é bem provável que o Juiz irá exigir que eles comprovem a aferição dos equipamentos de medição e o treinamento dos vistoriadores (certificados) e nada mais.

No Brasil, se uma pessoa pretende ter suas justas reclamações atendidas, não adianta procurar MP, Judiciário, Delegacia, Procom...
Procure uma emissora de TV daquelas que gosta de fazer denúncias e proponha emprestar seu carro para fazerem um teste, levando-o para vistoriar em várias filiais da Controlar e deixando claro a falta de critério. Tudo filmado e documentado.
Com a repercussão, aí sim o caso vai ganhar atenção daqueles orgãos oficiais que citei acima.

Renato Fraga
23/10/2012, 09:07
X2 !!!!

Abraços

VOVÔ DO TROLLER
23/10/2012, 14:36
X2 !!!!

Abraços

Acho que o único jeito é votar num certo candidato em Sampa, rsrs. Ele prometeu acabar com o Controlar, ou melhor,acabar com a cobrança do Controlar. Outro jeito seria procurar este candidato e ver se ele topa fazer estas medições e lançar o resultado na imprensa, já que ele é inimigo político do adversário e do atual alcaide. Abs. Válter

Amatinho
24/10/2012, 13:07
Olá a Todos


já ouvi muitos reclamarem , já vi muita sacanagem . Quem tem carro com carburador ou diesel , sofre mais ainda. Já fiquei sabendo de conhecidos que só saíram de lá no GUINCHO pq eles fundiram um motor que havia sido feito recentemente.

são constantemente investigados e sempre encontram sacanagem.


nosso GRANDÍSSIMO prefeito , KASSAB PICACARETA VEADO ENRUSTIDO deve ganhar uma boa grana com isso e não fiquem esperançosos que vá acabar com um novo prefeito.

CGAUER
25/10/2012, 01:39
TV e jornais?

Há!

Tenho MUITOS contatos no ramo e todos se interessaram bastante, inclusive um repórter da Globo na época que o índice para o Defender estava errado, 1,63 de opacidade sendo que o carro era para ser aferido com 1,93, como é feito hoje.

Não é de agora que a Controlar me inferniza a vida.

Infelizmente as emissoras e periódicos não podem colocar em pauta este assunto. A CCR e Controlar são anunciantes premium.

Sim, alguma coisa sempre sai, mas muito tímida e curta, inclusive o meu caso do Defender foi um deles em 2008 sem citarem meu nome.

Vou ver a linha do pequenas causas ou um vídeo viral para Youtube...

Cansei!

Abs

Clemente




Quanto ao ônus da prova, é bem provável que o Juiz irá exigir que eles comprovem a aferição dos equipamentos de medição e o treinamento dos vistoriadores (certificados) e nada mais.

No Brasil, se uma pessoa pretende ter suas justas reclamações atendidas, não adianta procurar MP, Judiciário, Delegacia, Procom...
Procure uma emissora de TV daquelas que gosta de fazer denúncias e proponha emprestar seu carro para fazerem um teste, levando-o para vistoriar em várias filiais da Controlar e deixando claro a falta de critério. Tudo filmado e documentado.
Com a repercussão, aí sim o caso vai ganhar atenção daqueles orgãos oficiais que citei acima.

Walter da Camper
25/10/2012, 11:19
O melhor castigo para esse município seria a perda de arrecadação do IPVA com a transferência de endereço para a casa da tia, do avô, do compadre... que mora em outra cidade... Há quem diga que esse caça-níqueis de inspeção veicular vai ser implantado no estado todo. Mas isso provavelmente deve demorar bastante tempo ainda.
Igual no caso da compensação de multas entre estados, em que ficaram por mais de dez anos anunciando que iria ser implantado e só há pouco tempo começou a funcionar efetivamente. Nesse tempo, aqui em SP muita gente abusou das placas do Paraná para se livrar de multas, principalmente as locadoras de veículos.

Toninho
25/10/2012, 13:41
Este assunto já está sendo discutido a muito tempo, e neste tempo nada de melhor aconteceu, pelo contrário só piorou cada ano que passa eles (CONTROLAR) inventam novas pegadinhas, e olha que não são as do Sergio Malandro, ali os MALLANDROS são outros. Veja como nós estamos discutindo este assunto. Uma cambada de moleques mal informados.



http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/40368-inspecao-veicular-e-agora-3.html



Valeww.

VOVÔ DO TROLLER
29/10/2012, 20:50
Boa noite ao Clemente e aos amigos foristas. Descobri um site : " PETIÇÃO PÚBLICA, ABAIXO ASSINADO MORALIZAÇÃO NA INSPEÇÃO VEICULAR". Peço aos amigos que assinem tal petição, bem como divulguem a mesma. Abs. Válter.

www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N24400 (http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N24400)

VOVÔ DO TROLLER
30/10/2012, 12:56
Boa noite ao Clemente e aos amigos foristas. Descobri um site : " PETIÇÃO PÚBLICA, ABAIXO ASSINADO MORALIZAÇÃO NA INSPEÇÃO VEICULAR". Peço aos amigos que assinem tal petição, bem como divulguem a mesma. Abs. Válter.

www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N24400 (http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N24400)


só assinando o tópico

VOVÔ DO TROLLER
31/10/2012, 16:52
só assinando o tópico

só passando pelo tópico

fabionivaguerreiro
03/11/2012, 21:48
O melhor castigo para esse município seria a perda de arrecadação do IPVA com a transferência de endereço para a casa da tia, do avô, do compadre... que mora em outra cidade... Há quem diga que esse caça-níqueis de inspeção veicular vai ser implantado no estado todo. Mas isso provavelmente deve demorar bastante tempo ainda.
Igual no caso da compensação de multas entre estados, em que ficaram por mais de dez anos anunciando que iria ser implantado e só há pouco tempo começou a funcionar efetivamente. Nesse tempo, aqui em SP muita gente abusou das placas do Paraná para se livrar de multas, principalmente as locadoras de veículos.
O ipva é um imposto do estado e nao da prefeitura, mas quando comprei meu carro, mandei para outra cidade, para nao pagar esse pato todo ano;

Newton Guerra
04/11/2012, 17:14
O ipva é um imposto do estado e nao da prefeitura, mas quando comprei meu carro, mandei para outra cidade, para nao pagar esse pato todo ano;

50% do IPVA vai para o município.

Abraços

Decio Arruda
04/11/2012, 21:46
só assinando o tópico

assinei, galera vamos ajudar a moralizar este Pais

VOVÔ DO TROLLER
04/11/2012, 22:48
assinei, galera vamos ajudar a moralizar este Pais

Valeu Décio. Pelo jeito, o pessoal está satisfeito com a CONTROLAR,...rsrs. Abs. Válter.

VOVÔ DO TROLLER
26/11/2012, 23:54
"SACANAGEM" NA CONTROLAR SP. Não é a toa que vemos em S.Paulo muitos veículos transitando na rua, que não teriam qualquer condição de passar no Controlar. Agora sabemos a razão. Bando de f.d.p. Abs.
p.s. atentem que era só para veículos diesel (porquê será?)

http://www.estadao.com.br/estadao/novo/img/blank.gifPresos 4 suspeitos de fraudar inspeção veicular

Dois são funcionários da Controlar; grupo cobrava propina para aprovar veículos que seriam reprovados no teste

23 de novembro de 2012 | 2h 19

Notícia (http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,presos-4-suspeitos-de-fraudar-inspecao-veicular,963933,0.htm#bb-md-noticia-tabs-1)
http://www.estadao.com.br/estadao/novo/img/ic-email.jpg (http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,presos-4-suspeitos-de-fraudar-inspecao-veicular,963933,0.htm#)
http://www.estadao.com.br/estadao/novo/img/ic-print.jpg (http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,presos-4-suspeitos-de-fraudar-inspecao-veicular,963933,0.htm#)
A+ (http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,presos-4-suspeitos-de-fraudar-inspecao-veicular,963933,0.htm#) A- (http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,presos-4-suspeitos-de-fraudar-inspecao-veicular,963933,0.htm#)
Assine a Newsletter (http://www.estadao.com.br/newsletter/)



Camila Brunelli - O Estado de S.Paulo
A Polícia Civil prendeu em flagrante quatro suspeitos de burlar a inspeção veicular de São Paulo. Dois são funcionários da Controlar, empresa responsável pelo serviço. Com a ajuda de um intermediário, Avilmar Pereira, de 34 anos, os inspetores Adilson Jorge de Morais, de 33, e Pedro Phillipe Polatto, de 22, aprovavam veículos inaptos em troca de propina, segundo o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC).
O quarto suspeito é o empresário Francisco Almeida dos Santos, de 56 anos, que tentava regularizar sua frota ontem de manhã. Ele vai responder pelo crime de corrupção ativa. Os outros serão enquadrados por corrupção passiva e formação de quadrilha. Pereira já tem passagem pela Justiça por estelionato.
O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público recebeu denúncia anônima sobre o esquema há cerca de três meses. O delegado responsável pelo caso, Anderson Giampaol, disse que cerca de 30 veículos passaram pelo esquema durante a investigação.
Os proprietários dos veículos aprovados irregularmente serão chamados para prestar depoimento e devem ser indiciados por formação de quadrilha e corrupção passiva. Outros dois intermediários foram identificados. "O objeto da fraude é caminhão a diesel. Não vimos carros ou motos", disse Giampaoli.
Para ter o veículo aprovado, o "cliente" do esquema agendava a inspeção normalmente pela internet, mas escolhia o posto do Jaguaré, no turno da manhã. Esse era o local e período de trabalho dos inspetores Morais e Polatto. Segundo a polícia, eles faziam a pré inspeção manual e, na segunda fase, burlavam o sistema automatizado.
Investigação. A Controlar informou que "repudia qualquer prática fraudulenta e está colaborando com as investigações, para que o fato seja esclarecido". A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente afirmou que dois técnicos foram destacados para fazer uma auditoria extraordinária no posto do Jaguaré.
A promotora Sandra Rodrigues, do Gaeco, ressalta que o caso não tem nada a ver com a suposta irregularidade na renovação do contrato com a Controlar em 2008, que resultou em denúncia por fraude à Lei de Licitações do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e do ex-presidente da empresa Ivan Pio de Azevedo. "Esse caso é algo episódico que envolve apenas dois funcionários da Controlar desse posto. Não tem nenhuma relação com a investigação de improbidade."
A inspeção veicular é obrigatória em São Paulo desde 2008. A Controlar, empresa responsável pelo serviço, já esteve envolvida em problemas com a Justiça, quando, em novembro de 2011, o Ministério Público contestou a prorrogação do contrato por dez anos. Em outubro deste ano, o MPE denunciou o prefeito Gilberto Kassab por crime de responsabilidade na contratação da empresa.