Conectar

Ver Versão Completa : Ranger fraca no morro

Marcos Onofre
11/10/2012, 11:49
Alguma Ranger de vocês está meio fraca para morro? Tenho uma ranger xl 2003 a diesel 2.5, ela esta andando normal, quando eu acelero ela das uns trancos fortes, ate ai tudo bem, só que quando vou para um morro acentuado( mas que qualquer carro normal sobe), se eu parar ela não aguentar subir, não sei se estou acelerando pouco ou se tem algum problema. Para subir tenho que ligar o 4x4 low. O que poderá ser isso?

Guto Machado
11/10/2012, 17:04
Fala capixaba, eu fico aqui no km9O em frente a colapneus (..::Espao nico Mveis e Decoraes::.. (http://www.espacounicoes.com.br)), cara sobre a sua ranger acho que é normal, acredito que ela suba sem ser em 4x4low, dando uma queimadinha de embreagem depedendo da inclinação ela sai trankilo, mas em trilha quando é muito inclinado e muito para e vai tipo comboio de carros geralmente eu já coloco a reduzida, tenta drenar o filtro p saber se não tem agua, agora se sua ranger é 2003 acredito que ela seja 2.8powerstroke e não o maxion 2.5, da uma olhada nisso, e sobre essa sua dúvida logo quando peguei o carro eu fiquei encucado, da uma olhada nesse tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/86405-problema-na-aceleracao-da-ranger-2.html) vai t esclarecer as dúvidas..

Alguma Ranger de vocês está meio fraca para morro? Tenho uma ranger xl 2003 a diesel 2.5, ela esta andando normal, quando eu acelero ela das uns trancos fortes, ate ai tudo bem, só que quando vou para um morro acentuado( mas que qualquer carro normal sobe), se eu parar ela não aguentar subir, não sei se estou acelerando pouco ou se tem algum problema. Para subir tenho que ligar o 4x4 low. O que poderá ser isso?

Tio Eddie
11/10/2012, 18:50

Filtros de combustivel e de ar estão em ordem?
E a turbina, a quantas anda?

[]s

BRAVOECONOVEMBER
11/10/2012, 20:03
Tudo isso aí acima, mais a observação de que o motor vai ter torque mesmo quando a turbina encher, então, precisa levantar o giro um pouco mesmo pra ter força, aí pelos 1500 RPM ela reage se estiver tudo bem.

Pedro Eduardo Patussi
12/10/2012, 08:54
eu digo q se for 2.5... é isso ai msm.... kkkkkkkkkk (pelo menos as q ja andei sofrem pra sair em 2º de lombadas...kkkkkkkk)

mas leva num bombista e pede pra abrir 1 pouco a bomba injetora...ja vai dar uma melhorada se tiver original....

mas 2003...não tem 2.5 original...só tem 2.8....dai leva num mecanico pra dar uma geral...pq a 2.8 é um canhão...anda bem viu...
peguei uma 2.8 agora pra min...e te digo q ela anda quase igual a ranger 4.0 v6... (tem arrancada boa as 2... mas pra esticar marcha.. e ver qual chega mais rapido em certa velocidade...a ranger v6 é mais ligeira...pq tem o motor com mais rpm da pra esticar tranquilo (normal ...gasolina X diesel..)...)

Marcos Onofre
12/10/2012, 11:36
Fala capixaba, eu fico aqui no km9O em frente a colapneus (..::Espao nico Mveis e Decoraes::.. (http://www.espacounicoes.com.br)), cara sobre a sua ranger acho que é normal, acredito que ela suba sem ser em 4x4low, dando uma queimadinha de embreagem depedendo da inclinação ela sai trankilo, mas em trilha quando é muito inclinado e muito para e vai tipo comboio de carros geralmente eu já coloco a reduzida, tenta drenar o filtro p saber se não tem agua, agora se sua ranger é 2003 acredito que ela seja 2.8powerstroke e não o maxion 2.5, da uma olhada nisso, e sobre essa sua dúvida logo quando peguei o carro eu fiquei encucado, da uma olhada nesse tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/86405-problema-na-aceleracao-da-ranger-2.html) vai t esclarecer as dúvidas..

kkkk eu passei do teu lado ante ontem cara, eu vi a tua ranger com o nome do site no vidro de tras ali no trevo do shopping sul.

Marcos Onofre
12/10/2012, 11:40
Obrigado a todos pelas respostas, eu estou estudando um meio aqui, ver como faço com ela.

Guto Machado
12/10/2012, 16:29
Ih cheio de adesivos na tampa traseira sou eu mesmo,po podia ter me fechado hahahhahah.... qual a cor da sua??? depois coloca a foto dela aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/77422-fotos-de-ranger-coloque-sua-aqui-42.html) e se vc quiser da uma olhada no carro eu tenho um mecanico de confiança,pelo menos os meus probs ele sempre resolveu..embora acho que essa questão da ladeira seja normal, qualquer coisa estamos ai abraçoss

kkkk eu passei do teu lado ante ontem cara, eu vi a tua ranger com o nome do site no vidro de tras ali no trevo do shopping sul.

Marcos Onofre
12/10/2012, 20:46
Ih cheio de adesivos na tampa traseira sou eu mesmo,po podia ter me fechado hahahhahah.... qual a cor da sua??? depois coloca a foto dela aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/77422-fotos-de-ranger-coloque-sua-aqui-42.html) e se vc quiser da uma olhada no carro eu tenho um mecanico de confiança,pelo menos os meus probs ele sempre resolveu..embora acho que essa questão da ladeira seja normal, qualquer coisa estamos ai abraçoss
Ok meu caro, eu vou querer saber desse mecânico sim. A minha ranger é prata, só que eu estava num audi a3. Eu vo pegar meu celular na assistencia, tem umas fotos dele e colocar no link, ou até eu arrumar uma câmera digital. Tem face ?

Marcos Onofre
16/10/2012, 10:31
A todos obrigado pela ajuda, mas era um probleminha na embreagem que estava deixado ela fraca

CHUNINHO
29/12/2012, 02:11
Estou com Problema parecido na minha ranger 2002 2.8 diesel sinto ela muito fraca em baixa
Quando estou carregando algo tenho que sair de lombadas em 1 marcha pra ela não ficar muito mole.
Estou pensando em mandar abrir um pouco a bomba pra ver se melhora.
Fiz revisão essa semana troquei filtros e óleos achei que ia melhorar masta a mesma coisa.

Edintruder
29/12/2012, 12:57
Problema na embreagem deixando fraca? Impossível! No caso se a embreagem patinar, o motor irá subir o giro e ela não andará, mas a força do motor está lá. Tens que ser mais claro nos detalhes para podermos te ajudar de longe. Outra coisa, a tua Ranger é 2.8, correto?

Edintruder
29/12/2012, 12:58
Chuninho, mete a chave e abre 2 voltas na BI de cara. Vais gostar do resultado.

CHUNINHO
04/01/2013, 22:30

Me explica como fazer então pq to na região dos lagos com a pick up cheia que já fasso isso e testo ela na volta pra casa. Aguardo

mosselin
04/01/2013, 22:56
Fala Edin,manda o desenho pra nóis de como mecher na bomba,domingo quase passei vergonha quando fui rebocar uma s10 4x2 atolada na praia lá em torres,ñ podemo faze feio pra esses caras eheheheheheheh.valeu.

CHUNINHO
05/01/2013, 02:37
Estamos esperando o esquema de como e qual parafuso soltar.

CHUNINHO
05/01/2013, 14:29

Edintruder parceiro, estamos esperando o esquema de qual parte onde abro 2 voltas.

miguelcps
06/01/2013, 17:47
Edintruder parceiro, estamos esperando o esquema de qual parte onde abro 2 voltas.

Enquanto o Ed nao vem aqui explicar melhor, achei esta explicaçao do Kim sobre o assunto,

da uma lida e vê se da pra tirar algum proveito.
abraço.

Sobre a BI.
Geralmente, na BI existem 3 regulagens, sendo duas lacradas.
A primeira, não lacrada, e a que regula a marcha lenta, soltando a rosca, desacelera, o processo inverso, acelera.
A segunda regulagem, é lacrada, é a do batente do acelerador, quando solta, pode aumentar o giro do motor, para andar mais (diferente de subir mais), se um motor vai no máximo a 3.500rpm, pode deixar com 4.000rpm, mais sua durabilidade...
A terceira regulagem, também é lacrada, é a MARVADA!!!!!
Essa regulagem é o cara!!!!
Ela quem regula o débito do combustível, se mecher no WG, tem que mexer aqui!!
Se mexer no "ar", para aumentar o rpm, tem que mexer aqui!!!!

Para regular o débito da BI.
1 - Retire o lacre e afrouxe a contra porca, mantendo a chave na porca;
2 - Com uma chave de fenda, ou uma chave 6mm (dependendo do modelo), aperte 1/4 de volta;
3 - Aperte a contra porca, observando se o parafuso não foi junto, alterando a regulagem.

Teste!

No meu caso, só mexi no débito de combustível.
1/2 volta!!

Ficou um canhão para andar, os 38 urram nas curvas!

Abraços.

Kim.

CHUNINHO
08/01/2013, 15:43
Obrigado pela dica. Então recapitulando ali é meio difícil ora mecher na bomba pois tem muitas coisas por cima vc conseguiu soltar sem precisar desmontar nada do motor? Como fasso pra saber que estou na regulagem certa se tem duas lacradas?No seu caso vc apertou meia volta foi isso? O consumo almentou muito?Aguardo

Pedro Eduardo Patussi
08/01/2013, 18:56
se quer uma dica...senão sabe oq ta fazendo...não mexe...leva num bombista...q ele abre pra vc e nem cobra nada....

se vc abrir de mais...alem do consumo aumentar extremamente...a caminhonete ficar com o msm desempenho...e muitas vezes pior doq antes... se vc abrir de mais...ainda corre o risco de danificar o motor...o motor da ranger sendo um franguinho....de tão fragil...deixa original do jeito q ta...q te garanto q é menos dor de cabeça futura..

PauloLimited
08/01/2013, 21:09
se quer uma dica...senão sabe oq ta fazendo...não mexe...leva num bombista...q ele abre pra vc e nem cobra nada....

se vc abrir de mais...alem do consumo aumentar extremamente...a caminhonete ficar com o msm desempenho...e muitas vezes pior doq antes... se vc abrir de mais...ainda corre o risco de danificar o motor...o motor da ranger sendo um franguinho....de tão fragil...deixa original do jeito q ta...q te garanto q é menos dor de cabeça futura..
Da onde vc tirou que o motor da Ranger é frágil ?

Pedro Eduardo Patussi
08/01/2013, 21:33
simples...da umas volta nas garagem,... ou até msm em caminhonetes particulares... Ranger's 2.5... e 2.8... com KM de 200mil km pra cima...e da uma olhada em outras caminhonete com a msm km pra cima...e vai ver a quantidade...de Ranger 2.5 e 2.8 com motor ruim...td fudido precisando retifica...e com DESEMPENHO IGUAL DE UMA CARROÇA 1.0.... claroooo...q isso é falta de manutenção...mas ja é um otimo indicio pra dizer q é um motor fragil... pega um mwm sprint 6cil...um maxion s4...s4t...s4tplus...um mwm229...um perkins... um mwm sprint 2.8...q vai ver...q rodam muitooooooooo mais tempo...com manutenção minima sem abrir o bico...em comparação com o international/maxion 2.5 e 2.8... só tenho ranger..pq é a unica 4x4 "razoavel" q meu bolso aguenta mante... hehe

PauloLimited
08/01/2013, 21:50
Vc comparo com motores de outra categoria o único da mesma foi o sprint 2.8, que num acredito ser melhor nem pior que o da Ranger.
Com 260 mil rodados numa 3.0 e até agora 210 numa 2.8, vo usar a frase do Edin, "o melhor da Ranger é o motor".
Esse negocio do motor rodar com manutenção mínima e num da prego e a mesma coisa de acreditar que uma Hilux 94 com 300,400 mil e só troco oleo e pastilhas até hj. Meio forçado.
Porém realmente tem muita Ranger fudida por ai, que passa a impressão da camionete(motor) ser ruim.
Mas vc vai ver que depois da guariba que vc deu na sua Ranger ela vai rodar muito tempo sem da problema.
Final desse més, a Ranger vai ser internada, a suspensão e pneus dela estão pedindo, mas no motor ninguém poem a mão hehehe:boxing:

Pedro Eduardo Patussi
08/01/2013, 22:42
Vc comparo com motores de outra categoria o único da mesma foi o sprint 2.8, que num acredito ser melhor nem pior que o da Ranger.
Com 260 mil rodados numa 3.0 e até agora 210 numa 2.8, vo usar a frase do Edin, "o melhor da Ranger é o motor".
Esse negocio do motor rodar com manutenção mínima e num da prego e a mesma coisa de acreditar que uma Hilux 94 com 300,400 mil e só troco oleo e pastilhas até hj. Meio forçado.
Porém realmente tem muita Ranger fudida por ai, que passa a impressão da camionete(motor) ser ruim.
Mas vc vai ver que depois da guariba que vc deu na sua Ranger ela vai rodar muito tempo sem da problema.
Final desse més, a Ranger vai ser internada, a suspensão e pneus dela estão pedindo, mas no motor ninguém poem a mão hehehe:boxing:

tomara q vc esteje certo....pq o tanto de ranger ruim q eu vi aqui na minha região...embora a minha esteje boa...e a manutenção q eu fiz qnd comprei foi geral...sempre fico com um pé atras com esse motor...tinha muito mais confiança com o motor v6....
embora o 2.8 não apresente nenhum sinal de cansaço ainda...e nem nenhum vazamento...os varios relatos de conhecidos q dizem q o motor foi pro pau numa simples fervida...e nunca mais foi o msm...msm retificando....me assusta muito kkkk

CHUNINHO
09/01/2013, 00:24
Estou com a ranger a 7 meses já andei 25 mil km econômica e muito boa ainda não me deu nenhuma manutenção mas como eu disse lá em cima apenas esta um pouco mole pra arrancar e olha que eu ando com ela carregada.
O antigo dono era de SP e não passou no controlar de 2012 então ele foi em um bombista e acho que o cara fechou demais pra diminuir a emoção de gases . Estou no rio não conheço nenhum bombista por aqui e me desculpem a cinseridade não confio em mecânicos por aqui acho que de cada 10 um é onesto e olhe lá.

CHUNINHO
09/01/2013, 00:24
Estou com a ranger a 7 meses já andei 25 mil km econômica e muito boa ainda não me deu nenhuma manutenção mas como eu disse lá em cima apenas esta um pouco mole pra arrancar e olha que eu ando com ela carregada.
O antigo dono era de SP e não passou no controlar de 2012 então ele foi em um bombista e acho que o cara fechou demais pra diminuir a emoção de gases . Estou no rio não conheço nenhum bombista por aqui e me desculpem a cinseridade não confio em mecânicos por aqui acho que de cada 10 um é onesto e olhe lá.

miguelcps
14/01/2013, 19:54
Fala Edin,manda o desenho pra nóis de como mecher na bomba,domingo quase passei vergonha quando fui rebocar uma s10 4x2 atolada na praia lá em torres,ñ podemo faze feio pra esses caras eheheheheheheh.valeu.

O Ed, manda o esquema aí pro pessoal.

rennansatiro
18/06/2014, 11:42
Bom Dia! tenho uma ford Ranger 2011, troquei os pneus e agora ela esta fazendo um barulho estranho quando estou em alta. alguem pode me ajuda?

LUCIOBH57
15/11/2018, 21:39
problema na embreagem deixando fraca? Impossível! No caso se a embreagem patinar, o motor irá subir o giro e ela não andará, mas a força do motor está lá. Tens que ser mais claro nos detalhes para podermos te ajudar de longe. Outra coisa, a tua ranger é 2.8, correto?

estou com este problema ai eu pergunto posso na entrada do morro colocar a traçao