Conectar

Ver Versão Completa : Hilux perdendo força.

fhm129
11/10/2012, 08:33
Olá amigos toyoteiros!
Tenho uma hilux SR5 1999, 4x4, aspirada e recentemente levei em um mecânico para vistoria de rotina e o mesmo falou que tava precisando descarbonizar o motor e esmerilhar as válvulas. Tudo bem mandei fazer. Quando ele desmontou o cabeçote ele disse que a junta do cabeçote não era a ideal pois ela era de uma espessura muito alta, a junta era de dois furos e a ideal era a junta stand (sem nenhum furo). Mandei ele trocar a junta pela recomendada por ele (stand). Depois disso fiz uma viagem e a viatura em qualquer ladeira mesmo pequena esquentava muito o motor, a ponto de ferver a água do radiador e o ponteiro da temperatura chegava facilmente na faixa vermelha. Agora vem a dúvida. Será que o mecânico fez uma mer... ao trocar essa junta, antes a viatura estava ótima e depois da troca dessa junta do cabeçote apresentou esse esquento demasiado do motor. Pergunto aos amigos mais experientes se tem alguma coisa haver com a troca da junta do cabeçote. Por favor me dê uma dica.

dorderf
11/10/2012, 09:56
Olá amigos toyoteiros!
Tenho uma hilux SR5 1999, 4x4, aspirada e recentemente levei em um mecânico para vistoria de rotina e o mesmo falou que tava precisando descarbonizar o motor e esmerilhar as válvulas. Tudo bem mandei fazer. Quando ele desmontou o cabeçote ele disse que a junta do cabeçote não era a ideal pois ela era de uma espessura muito alta, a junta era de dois furos e a ideal era a junta stand (sem nenhum furo). Mandei ele trocar a junta pela recomendada por ele (stand). Depois disso fiz uma viagem e a viatura em qualquer ladeira mesmo pequena esquentava muito o motor, a ponto de ferver a água do radiador e o ponteiro da temperatura chegava facilmente na faixa vermelha. Agora vem a dúvida. Será que o mecânico fez uma mer... ao trocar essa junta, antes a viatura estava ótima e depois da troca dessa junta do cabeçote apresentou esse esquento demasiado do motor. Pergunto aos amigos mais experientes se tem alguma coisa haver com a troca da junta do cabeçote. Por favor me dê uma dica.

Amigo, tô fazendo meu motor agora, uma 3.0 TD. A junta do cabeçote são de 5 furos, que aguenta mais rojão. E olhe que tô deixnaod todas as peças stand e é tudo original toyota.

fhm129
11/10/2012, 11:02
Ok amigo! Conversei com outro mecânico e ele me informou que o ideal seria colocar uma junta de cabeçote com três furos, que é de uma espessura um pouco mais alta.

dorderf
11/10/2012, 11:23
Ok amigo! Conversei com outro mecânico e ele me informou que o ideal seria colocar uma junta de cabeçote com três furos, que é de uma espessura um pouco mais alta.

Amigo, tô por Salgueiro... Essa terra quente daqui + junta de cabeçote fina é pedir pra o motor derreter! kkkkkkk

Outra coisa, como está a válvula termostática? É bom, pelo menos 1 x por ano, analisá-la (eu prefiro trocar), bem como o líquido de arrefecimento e a tampa do radiador. Lembrado que a válvua e a tampa são de grande valia se forem originais.

fhm129
11/10/2012, 11:42
Ok amigão! Eu também estou derretendo com o calor de 38º à sombra. Quanto aos itens válvula termostática tó rodando sem a mesma faz muito tempo e a tampinha do radiador foi testada e está ok, acho que o defeito realmente é a junta do cabeçote que está com a espessura minima, ou seja, sem furos (stand).

dorderf
11/10/2012, 13:33
Ok amigão! Eu também estou derretendo com o calor de 38º à sombra. Quanto aos itens válvula termostática tó rodando sem a mesma faz muito tempo e a tampinha do radiador foi testada e está ok, acho que o defeito realmente é a junta do cabeçote que está com a espessura minima, ou seja, sem furos (stand).

Quanto à válvula termostática, seria uma boa colocar. Ela mantém a temperatura ideal do motor, nem quente e nem frio. Muitos acham que rodar sem ela manterá o motor frio... é verdade, mas quem disse que o motor foi projetado pra rodar frio? Ele foi projetado pra rodar numa temperatura específica.

sandro_ventania
11/10/2012, 21:16
Se é stand, não vejo por que o motor aqueceria, pois "teoricamente" ela sai de fabrica assim. Mesmo que seu cabeçote já tenha sido retificado, não justifica, pois senão ela não poderia ser turbinada e muitas são.
Verifique a ventoinha do radiador, veja se a rotação tá legal, talvez tenha que trocar o viscoso.
Ou se a coinciencia atormenta, volte para a junta antiga...é a velha estoria do time que tá ganhando, não se muda...he he!

jorge.duarte
11/10/2012, 21:48
Olá amigos toyoteiros!

Se estava boa e agora ta ruim, tens duvida que o cara fez merda??? O problema, que esses mexânicos, ficam inventando história, para ganhar mais dinheiro de mão de obra...ou seja, inventou que estava carbonizado e agora arrumou um problema para você...com quais ferramentas ele detectou que estava carbonizado?? Enfim, sugiro voltar e exigir que faça o serviço direito, e se for o caso, leve seu cabeçote em uma retifica e verifique o empeno, pois se ferveu, provável tenha empenado cabeçote. Evite andar com o carro dessa forma, se passar agua para o oleo, o prejú só aumenta...esse história que tem feito calor de 40 graus, não justifica o problema, se fosse assim, aqui no Rio bate mais de 40 e não tenho problema de aquecimento.

Abs e boa sorte

toyotero sr5
14/10/2012, 01:38
Boa noite

Na minha opinião se o seu mecanico colocou uma junta um pouco mais "baixa" o motor fica taxado com muita compressão e é o que gera o aquecimento acontece bastante com os 1kzt esse é um detalhe importante valeu abraço

guilhermeabreu
15/10/2012, 00:06
Olá amigos toyoteiros!

CARA

Isto esta me cheirando malandragem , NÂO DUVIDO SE ELE NÃO TROCOU O SEU CABEÇOTE POR OUTRO , como pode vc estar com um carro OK e o meca falar que vc tem que descarbonizar o motor e sdepois do serviço feito o carro ficar uma bosta , não sei se este mecanico é de sua confiança , para mim ele é um picareta e fez merda no seu motor .

Mantiqueira
15/10/2012, 09:57
CARA

Isto esta me cheirando malandragem , NÂO DUVIDO SE ELE NÃO TROCOU O SEU CABEÇOTE POR OUTRO , como pode vc estar com um carro OK e o meca falar que vc tem que descarbonizar o motor e sdepois do serviço feito o carro ficar uma bosta , não sei se este mecanico é de sua confiança , para mim ele é um picareta e fez merda no seu motor .
Xxxxxxxxxxxxx 2

jorge.duarte
15/10/2012, 23:49
Boa noite

Na minha opinião se o seu mecanico colocou uma junta um pouco mais "baixa" o motor fica taxado com muita compressão e é o que gera o aquecimento acontece bastante com os 1kzt esse é um detalhe importante valeu abraço
Acho que o motor dele não é o 1kzt, não!!

ricardomaximiano
11/02/2014, 15:35
Prezado, boa tarde! Estou com um problema idêntico ao que você teve com a sua Hilux. Eu tenho uma 2.8, 4x4, CD, sem turbina e tive que retificar o motor por completo. Coloquei só peças nova, originais Toyota e medidas standart quando possível. Acontece que quando eu ando +/- 80 km ela perde água do radiador e esquenta. O mecânico falou que eu tinha que trocar a tampa do radiador, troquei por uma nova e não adiantou. Agora ele falou que pode ser o radiador que deve estar entupido, pode até ser, mas ainda não mandei reparar o radiador porque antes da retífica o motor não esquentava. Desconfio que seja outro problema. Como você passou por isso eu gostaria de saber se você resolveu o problema e o que estava causando tal aquecimento ou seja o que estava fazendo a água do radiador esquentar e sair pela válvula. Fico muito agradecido se puder me responder. Att. Ricardo Augusto.

dorderf
11/02/2014, 17:43
Prezado, boa tarde! Estou com um problema idêntico ao que você teve com a sua Hilux. Eu tenho uma 2.8, 4x4, CD, sem turbina e tive que retificar o motor por completo. Coloquei só peças nova, originais Toyota e medidas standart quando possível. Acontece que quando eu ando +/- 80 km ela perde água do radiador e esquenta. O mecânico falou que eu tinha que trocar a tampa do radiador, troquei por uma nova e não adiantou. Agora ele falou que pode ser o radiador que deve estar entupido, pode até ser, mas ainda não mandei reparar o radiador porque antes da retífica o motor não esquentava. Desconfio que seja outro problema. Como você passou por isso eu gostaria de saber se você resolveu o problema e o que estava causando tal aquecimento ou seja o que estava fazendo a água do radiador esquentar e sair pela válvula. Fico muito agradecido se puder me responder. Att. Ricardo Augusto.

Ricardo, no meu carro antes de fazer a retífica o motor não esquentava. Quando fiz começou a esquentar, principalmente quando arrumei a turbina. O motivo foi justamente o acréscimo de pressão exercido por um motor + turbina nova jogando calor pra ser diminuído num radiador sujo.

O radiador foi bem limpo, tinha lama dando na canela, e o carro ficou normal depois disso.

elmestizo
11/02/2014, 19:34
Ops...

ricardomaximiano, faça um teste. Sem a tampa do radiador, ligue o carro e acelere com a mão. Veja se a agua borbulha dentro do radiador.

dorderf, vc trocou o cabeçote ou deu um passe? Se trocou, não era para esquentar. Se deu um passe, o correto é usar uma junta mais grossa, para tirar pressão!!!

abrass

dorderf
11/02/2014, 20:04
Ops...

ricardomaximiano, faça um teste. Sem a tampa do radiador, ligue o carro e acelere com a mão. Veja se a agua borbulha dentro do radiador.

dorderf, vc trocou o cabeçote ou deu um passe? Se trocou, não era para esquentar. Se deu um passe, o correto é usar uma junta mais grossa, para tirar pressão!!!

abrass

Eu troquei tudo. Agora esquentou pq o motor começou a trabalhar com a pressão da turbina correta. A turbina antes estava muito ruim e o carro não rendia. Só foi lavar a lama do radiador e a temperatura voltou ao normal, medida com sensor de água.

guilhermeabreu
11/02/2014, 23:37
RICARDO

Pode até ser o radiador , mas minha impressão é de que o cabeçote do seu motor foi pro saco , ou seja ele empenou ou trincou e se não trocar vai ficar sempre perdendo água e esquentando .

Se vc teve que retificar o motor por inteiro é sinal de que levou esquente , pois este motor não estraga sem que tenha tido algum superaquecimento .

Elias_qf
12/02/2014, 08:29
bom dia ricardo isso é simples de detectar...

se seu carro trincou o cabeçote vai esquentar pq a pressão gerada pela queima do combustivel vai vazar e vai para algum lugar...

com o carro frio vc aperta a magueira do radiador e ve a pressão dela ela é mole certo... de partida acelera um pouco o carro coisa bem leve essa mangueira nao deve ficar dura ou inchada se isso acontecer esta vazando pressao para o radiador...

tire a vareta de oleo se ele tiver cor de cafe com leite sua junta do cabeçote foi para o espaço e esta vazando compressão e agua para dentro do motor...

tire a tampa de oleo é normal esse motor espirar oleo para fora pouca coisa, se estiver saindo muita fumaça e pressao do motor pode ser camisa trincada...

como vc fez o motor pode ser misturado oleo do motor com agua tmb na junta lateral onde tem parece um radiador de oleo que fica dentro do bloco do motor que é refrigerado com a propria agua do motor nesse caso vc vai ver oleo na tampa do radiador...

quando vc leva o carro para a retifica a propria retifica mede o cabeçote e ve se esta dentro da tolerancia ou nao... de acordo com isso vc tera ou nao de usar uma junta mais grossa...

neste caso se usar uma junta mais fina o carro vai esquentar e vc corre o risco de trinca o cabeçote...

Sonhador
10/08/2014, 07:36
Ao sair com a viatura depois de aproximadamente meia hora ela começa a demorar a responder , depois de passar um pouco mais ela vai ficando sem força piso no acelerador ela não deslancha , as vezes tenho de jogar marcha menor para ela pegar força ....
E desta vez que sai ela depois começou a morrer qdo eu reduzia velocidade para virar em alguma rua.
Chegou a um ponto que fiquei preocupado ...parei o carro e chamei o guincho ....e trouxe para porta de casa pq era sabado a tarde e não tinha mecanico disponivel .... liguei o carro depois de frio dei uma volta no quarteirão e parece normal de novo.

Estou desconfiado de bomba de Gasolina .

Alguem Ja passou por isso?

Meu motor e o 2.7 gasolina 3RZ-FE

Desde Ja Agradeço.

Rubens Linhalis
11/08/2014, 10:42
Bom dia Sonhador..

Conseguiu alguma coisa? Nao tenho bem ideia do que pode ser, mas a suspeita também cairia sobre a bomba de combustível, linha de combustível (entupida ou com vazamentos) ou o sistema de vacu. Sei lá.. estou chutando mesmo.

Existem aparelhos que medem a pressão de combustível, vc coloca na linha de combustível ele faz a medição. Um mecânico pode ir fazer o teste na porta de casa mesmo.

Acho que a bomba de combustível fica dentro do tanque. Se for desmontar, bate umas fotos fazendo favor. Isso é uma coisa que eu vou fazer no meu carro.

abraços e vai postando aqui o andamento da coisa.

Sonhador
11/08/2014, 11:18
Rubens
Ainda Não levei o veiculo no mecanico , Pretendo deixar o carro no mecanico na terça , e provavelmente não conseguirei acompanhar o serviço
pois trabalho de turno , pois tenho de descansar para depois regressar ao trabalho.
Senão tiraria as fotos , caso eu consiga ficar um tempo por la ...eu tiro algumas fotos.

Ate acho que não tem vazamentos pois fiz a troca dos filtros a pouco mais de uma semana , tive um outro probleminha no carro e parei para fazer a revisão basica , o veiculo antes ja estava com esse probleminha de perder força , mas como eu estava andando pouco, achava que qdo fosse feita a revisão isso se resolveria(achava que fosse alguma sujeira ou velas ,etc).

Quando comprei o veiculo a pouco mais de dois meses vim com ela do interior rodei 150km com ela na faixa dos 110km/h . e ela estava andando bem.

Acho que os outros companheiros do forum acho que não deram uma passada por aqui ... para dar alguma sugestão ...

Sonhador
12/08/2014, 10:26
Mudança de planos
Fui ate o mecanico que me indicaram , e marcamos para deixar o veiculo na quinta para fazer uma varredura na injeção.
Mas expliquei os sintomas para o mecanico ...a cara dele não foi muito animador .
Falou que poderia ser bomba de gasolina , bomba de oleo ou outro problema !!
Estou animado pois me disseram que esse mecanico ja foi preparador de motor ...então acredito que ele deve dar um bom diagnostico.

Rubens Linhalis
12/08/2014, 11:32
Mudança de planos
Fui ate o mecanico que me indicaram , e marcamos para deixar o veiculo na quinta para fazer uma varredura na injeção.
Mas expliquei os sintomas para o mecanico ...a cara dele não foi muito animador .
Falou que poderia ser bomba de gasolina , bomba de oleo ou outro problema !!
Estou animado pois me disseram que esse mecanico ja foi preparador de motor ...então acredito que ele deve dar um bom diagnostico.

Sonhador,

Vai postando as coisas aqui! Acho que não deve ser coisa complicada não.

abraço!

Sonhador
12/08/2014, 12:08
andei fazendo uma pesquisa na net mas isso e generalizado ...não e caso expecifico hilux :

Pode ser: desgaste considerável no bronzinamento, no virabrequim e em todos os componentes móveis do motor.
Para verificar :O correto seria retirar o cárter para diagnosticar este desgaste, retirando uma das capas do mancal e bielas.

Também pode ser somente problemas no interruptor do óleo, pescador da bomba de óleo obstruindo a sucção do óleo pela bomba de óleo. Nível do óleo muito baixo, válvula de pressão da bomba de óleo travada, etc.

kenjimkm
12/08/2014, 19:34
Boa noite.
Isso tem cara de bomba de combustivel ou de filtro entupido. Quando for testar a bomba o ideal seria testar a pressao e o volume. Pois pressao qqr bomba tem mas se nao tiver volume nao adianta pois nao tem combustivel suficiente no motor.
Bomba de oleo acho dificil pois se fosse o motor ja teria ido pro saco.

Sonhador
12/08/2014, 19:54
Minha torcida e que realmente seja algo simples , mas tenho de ser realista nas possibilidades , mas com certeza não e filtro pois troquei recentemente os filtros (gasolina , oleo e ar) e ja estava assim antes.

kenjimkm
12/08/2014, 20:43
Lembrei pode ser regulador de pressao de combustivel tbm.

Sonhador
12/08/2014, 21:23
Como disse antes na quinta o mecanico vai passar o scan ...e imagino que seja competente pois foi bem recomendado ...inclusive ele ja foi preparador de motores ...

Lucas.PantaleaoGLS
14/08/2014, 08:49
Motor a Gasolina não tem tanto mistério, qual a reação dela a subir ladeiras?

Sonhador
14/08/2014, 12:32
Voltei do mecanico , ainda to na mesma ou melhor quase na mesma , verificado a pressão da bomba de gasolina esta OK
mas não conseguiu verificar a injeção , o mecanico viu que a sonda no escapamento esta fora de operação , pela avaliação dele o carro ja foi a gas , então inicialmente ele falou em providenciar as sondas , para depois tentarmos fazer a leitura com o scan ,
mas ele ja avisou que seria bom levar em um eletricista para fazer uma verificação pois a parte eletrica esta meio mexida por ja ter tido gas.

Rubens Linhalis
14/08/2014, 14:21
Voltei do mecanico , ainda to na mesma ou melhor quase na mesma , verificado a pressão da bomba de gasolina esta OK
mas não conseguiu verificar a injeção , o mecanico viu que a sonda no escapamento esta fora de operação , pela avaliação dele o carro ja foi a gas , então inicialmente ele falou em providenciar as sondas , para depois tentarmos fazer a leitura com o scan ,
mas ele ja avisou que seria bom levar em um eletricista para fazer uma verificação pois a parte eletrica esta meio mexida por ja ter tido gas.

Sonhador , pq esse cara nao levou logo o scaner pra passar? Como ele sabe que as sonda lambda esta fora de operação? Se elas estiverem só desconectadas, é só conectar o plug.

Sonhador
14/08/2014, 19:34
ele tentou passar o scanner , mas o scanner não estava lendo ....
ele enquanto isso testou a pressão da bomba ....
sobre a questão da sonda eles foram verificar a sonda e as duas estavam com o cabo cortado , segundo o mecanico eles devem ter cortado na epoca que instalaram o gas.
Não senti firmeza nesse mecanico ... não senti muito empenho , apesar de ser uma indicaçao ,
Ja falei com o meu mecanico que ja faz manutenção no carro do dia a dia e que estava meio sobrecarregado para ele fazer a verificacao , ele ja vai se programar para testar a hilux , ele mesmo disse ... se o carro ja estava funcionando antes sem a sonda , o problema deve ser outro.

Sonhador
14/08/2014, 19:44
Bom dia Sonhador..

Acho que a bomba de combustível fica dentro do tanque. Se for desmontar, bate umas fotos fazendo favor. Isso é uma coisa que eu vou fazer no meu carro.

.

Rubens

Eles para fazer a medição da bomba de gasolina , procuraram um ponto , abrimos a porta de visita atras do banco traseiro atrs do motorista , mas não tinha acesso para bomba , ele examinou embaixo do tanque , mas acabou achando um ponto de conexão no cofre do motor abaixo da caixa de fusivel .

Acompanhei o tempo todo o serviço , pois alem de ficar olhando para aprender , vou avaliando o serviço do mecanico , e vendo outras coisas que vão aparecendo.

Rubens Linhalis
14/08/2014, 20:48
ele tentou passar o scanner , mas o scanner não estava lendo ....
ele enquanto isso testou a pressão da bomba ....
sobre a questão da sonda eles foram verificar a sonda e as duas estavam com o cabo cortado , segundo o mecanico eles devem ter cortado na epoca que instalaram o gas.
Não senti firmeza nesse mecanico ... não senti muito empenho , apesar de ser uma indicaçao ,
Ja falei com o meu mecanico que ja faz manutenção no carro do dia a dia e que estava meio sobrecarregado para ele fazer a verificacao , ele ja vai se programar para testar a hilux , ele mesmo disse ... se o carro ja estava funcionando antes sem a sonda , o problema deve ser outro.

Estranho o scaner não esta lendo.

E concordo com o seu mecânico, se o carro estava 100% antes com a sonda lambda cortada, o problema não deve ser esse.

Sonhador
14/08/2014, 22:19
o Mecanico chegou ate a ligar para o Fabricante do aparelho pedindo instruções , mas não leu ...
Fiquei o tempo todo acompanhando o serviço .... primeiro foi o funcionario ... depois o dono ...ele tentou ...tentou ...ligou para o fabricante e nada....
depois disso eu percebi que ele ficou desconcertado e ficou procurando alguma desculpa para me dispensar , ai foi ver a sonda ai qdo viu que as duas estavam desativadas ....ja falou que sem elas fica dificil o funcionamento da injeção ....

Rubens Linhalis
06/09/2014, 10:13
E ai Sonhador..

Qual o desfecho?

Sonhador
06/09/2014, 15:11
Ainda sem desfecho ,
O carro agora esta em meu mecanico que e de confiança , ele tambem tentou passar o scanner e não leu , mas segundo ele , deve ser por causa do programa so para os motores mais modernos , ele tem outro scanner mas o conector dele para a hilux esta emprestado.
Mas ele acredita que o problema deve ser borra de oleo no carter , que qdo o motor aquece as borras se soltam e prendem na peneira do pescador de oleo entupindo e diminuindo a lubrificação do motor. ele vai fazer um teste para medir a pressão do oleo , dependendo do resultado ele vai abrir o carter para verificar.
Não apresso meu mecanico pq ele trabalha direito , e eu ja atormento muito ele passo de dois em dois dias na oficina.
Ele ja mexe nos carros da familia toda (meus , do pai , da irmã , do irmão e de alguns amigos que indicamos)

TCHEIGOR
06/09/2014, 16:27
Não tenho competência pra discordar do mecânico, mas posso questioná-lo? Se tivesse algum problema com a lubrificação vc ia perder o motor e não perder força! Claro que sem lubrificação o motor fica mais preso e falta força, mas até chegar a ao ponto de vc sentir isso o atrito entre metais já teria danificado o motor, e ele superaqueceria tbem por conta do atrito. Se por acaso essa má lubrificação já venha a bastante tempo, aí acredito que possa mesmo ocorrer isso, mas com certeza vem junto danos nas bronzinas/partes móveis internas. Torça pra ele estar errado!
A luz do check acende normalmente quando vira a chave, apagando depois?

guilhermeabreu
07/09/2014, 00:27
TCHEIGOR

Concordo com vc planamente , pra mim perder força é por causa de 1 - Má alimentação ( pouca comida ) ,2- Pouco ar e 3- motor sem compressão , o resto é o resto , é ficar elocubrando o sexo dos anjos .

Sonhador
07/09/2014, 14:20
Ele falou alguns outros possiveis problemas , inclusive talvez ter problema com medidor de fluxo de ar , se ele conseguir ler com o scanner tera uma informação melhor.
mas a bomba de gasolina ja foi medida e esta OK , filtros novos ....
Aguardar e ver o que ele vai apurar ....
a luz check que se refere e a do oleo ou da injeção? a do oleo acende e apaga normal , a da injeção acho que esta desabilitada.

TCHEIGOR
07/09/2014, 19:00
É do check da injeção que perguntei, se ela está desabilitada é melhor passar o scanner mesmo, pode realmente ser um simples sensor! Se vc não usa mais gás, seria bom habilitar a luz do check engine, e dar uma conferida na parte elétrica, pois depende de como ela foi desabilitada pode estar até interferindo na leitura do scanner.

Ele falou alguns outros possiveis problemas , inclusive talvez ter problema com medidor de fluxo de ar , se ele conseguir ler com o scanner tera uma informação melhor.
mas a bomba de gasolina ja foi medida e esta OK , filtros novos ....
Aguardar e ver o que ele vai apurar ....
a luz check que se refere e a do oleo ou da injeção? a do oleo acende e apaga normal , a da injeção acho que esta desabilitada.

Sonhador
07/09/2014, 20:50
imagino que sim , que tenham desabilitado qdo usaram gas , devagar vou ajeitando e deixando ela como tem de ser !!
O antigo dono tbem não sabia que tinham usado gas , e pelo que descobri tbem não conhecia sobre a manutenção desses veiculos , eu tbem estou aprendendo.
Sei o que todos falam , que hilux boa e hilux com historico de boa manutenção , mas qdo comprei acredito que paguei um bom preço ,
ja imaginando que o carro com essa idade sempre tem alguma coisa para fazer , e em meu planos esta ficar com esse carro um bom tempo. deixar ele em ordem acabara sendo meu hobby.

Sonhador
10/09/2014, 18:03
Passado no mecanico , ele informou que mediu a pressão de oleo e esta baixa ,
resultado ele vai abrir o carter para examinar , mas ja me informou que se o carter estiver limpo o motor tera de ser retificado.

Alguem ja abriu o carter da hilux? pois o mecanico disse que talvez tenha ate de levantar o motor da hilux , pois ele falou que embaixo tem duas travessa que ele falou ser facil remover , mas acha que não da para tirar o carter mesmo assim.

Sonhador
10/10/2014, 23:03
Vamos a atualização:
O mecanico Conversou com a Retifica sobre a questão do carter , pois se ele fosse abrir o carter e estivesse limpo seria me cobrado om serviço do mecanico (em torno de 2k) e ainda mais a retifica , se mandasse direto para retifica o Custo estimado entre(6k e 9K) dependendo do estado do motor.
Mas o pessoal da retifica sugeriu usar um limpa Borrano oleo e na sequencia a troca do oleo e filtro , e colocar um oleo para motores mais cansados .
Feito esse serviço ja deu uma melhora , pois não acendeu mais a luz do oleo .
Antes o mecanico não estava conseguindo ler o modulo , foi descoberto mal contato no pente que fica no motor , então ele desconectou dentro da cabine e conseguiu ler o modulo que acusava a falta das sondas lambdas.
Comprado as duas sondas e instaladas , feito nova leitura e acusa que meu catalisador não esta funcionando.
Estou avaliando a compra de um catalisador.
Durante as leituras estava acusando falha no sensor de detonação , verificado que estava solto o conector (esta quebrado) foi conectado.
proximos passos tentar comprar sensor de detonação , valvula termostatica , catalisador , e o duto de ar que fica entre a tbi e sensor de passagem de ar.
O mecanico deixou o carro comigo para ir testando.

Sonhador
25/10/2014, 21:12
O mecanico disse que esta com folga na corrente da hilux , e meu motor ja esta um pouco cansado , ando pensando seriamente em fazer a retifica dele , estou procurando uma retifica com um preço melhor , ai ja faz o motor e ja troco o kit da corrente , pois assim alem de deixar o motor confiavel , economizo na troca da corrente.pois jaque o motor sera desmontado , na remontagem ja poem o kit novo da corrente , economizando na mão de obra.

sandro_ventania
25/10/2014, 22:39
Kit da corrente?? Pensei que fosse correia dentada.

Seu motor está com quantos km? Não gaste dinheiro atoa!!
Tem um usuario aqui do forum que rodou 1.600.000km em uma 97.

Sonhador
25/10/2014, 23:09

O motor 3rz-fe usa uma corrente de comando , meu motor esta em 130.000km , mas andou tendo alguns problemas e não sinto confiança nele , tem um barulho de valvula , que talvez não seja nada , barulho de corrente ...que deve estar um pouco frouxa .
Se der uma leitura no restante do topico , vera que ja tive de usar um oleo para motor um pouco mais cansado , não tenho o historico do veiculo do antigo dono , mas como penso em ter o carro por um bons anos , penso em deixar ele confiavel , que adianta ficar o carro se tenho de andar 70 km ? e talvez eu fazendo esse trabalho agora evite um dano maior e um gasto maior.

Sonhador
25/10/2014, 23:18

Os mecanicos que sempre mexeram em meus carros sempre disseram que qdo eu fosse vender meus carros, para eu avisar eles que eles compravam de olhos fechados , pois sempre fui cuidadoso com meus carros e as manutenções , acredito se eu tivesse comprado esse carro novo ou semi novo eu poderia chegar a uma kilometragem alta.
Mas devagar vou pondo meu brinquedo em dia e quem sabe no futuro chegar a uma kilometragem alta.

Jsantos
25/10/2014, 23:33
Vamos a atualização: O mecanico Conversou com a Retifica sobre a questão do carter , pois se ele fosse abrir o carter e estivesse limpo seria me cobrado om serviço do mecanico (em torno de 2k) e ainda mais a retifica , se mandasse direto para retifica o Custo estimado entre(6k e 9K) dependendo do estado do motor. Mas o pessoal da retifica sugeriu usar um limpa Borrano oleo e na sequencia a troca do oleo e filtro , e colocar um oleo para motores mais cansados . Feito esse serviço ja deu uma melhora , pois não acendeu mais a luz do oleo . Antes o mecanico não estava conseguindo ler o modulo , foi descoberto mal contato no pente que fica no motor , então ele desconectou dentro da cabine e conseguiu ler o modulo que acusava a falta das sondas lambdas. Comprado as duas sondas e instaladas , feito nova leitura e acusa que meu catalisador não esta funcionando. Estou avaliando a compra de um catalisador. Durante as leituras estava acusando falha no sensor de detonação , verificado que estava solto o conector (esta quebrado) foi conectado. proximos passos tentar comprar sensor de detonação , valvula termostatica , catalisador , e o duto de ar que fica entre a tbi e sensor de passagem de ar. O mecanico deixou o carro comigo para ir testando. Não está muito caro esse serviço? paguei 3k na retífica e mão de obra para montagem do motor da chalana, haja visto ser um motor a gasolina a mão de obra deveria ser mais barata!

Sonhador
25/10/2014, 23:46
Não está muito caro esse serviço? paguei 3k na retífica e mão de obra para montagem do motor da chalana, haja visto ser um motor a gasolina a mão de obra deveria ser mais barata!

Esse preço que postei e uma retifica de primeira linha aqui na cidade , eles pegam o carro desmontam , retificam e entregam o carro montado.
Outras de primeira linha e pouca a variação de preço.
Mas estou vendo outras boas retificas e fazendo orçamentos.

Rubens Linhalis
26/10/2014, 10:33
Esse preço que postei e uma retifica de primeira linha aqui na cidade , eles pegam o carro desmontam , retificam e entregam o carro montado.
Outras de primeira linha e pouca a variação de preço.
Mas estou vendo outras boas retificas e fazendo orçamentos.

Sonhador,

O Oliver fez o motor dele, lembra? Ele gastou bem menos, não sei se trocou o kit de corrente. Manda uma MP para ele, ele já tem o caminho das pedras...

boa sorte e vai postando!

sandro_ventania
26/10/2014, 14:43
O motor 3rz-fe usa uma corrente de comando , meu motor esta em 130.000km , mas andou tendo alguns problemas e não sinto confiança nele , tem um barulho de valvula , que talvez não seja nada , barulho de corrente ...que deve estar um pouco frouxa .
Se der uma leitura no restante do topico , vera que ja tive de usar um oleo para motor um pouco mais cansado , não tenho o historico do veiculo do antigo dono , mas como penso em ter o carro por um bons anos , penso em deixar ele confiavel , que adianta ficar o carro se tenho de andar 70 km ? e talvez eu fazendo esse trabalho agora evite um dano maior e um gasto maior.

Ok Sonhador...seu carro é a gasolina...o que rodou 1.600.000km é diesel.
Mesmo assim, 130.000km é muito pouco! O antigo dono tem que ter feito muita barbeiragem na manutenção para arruinar um motor desses, que deveria rodar pelo menos uns 400.000km.
Mas como sabemos que tudo é possivel...que tem gente que nunca troca óleo, só completa, não dá pra confiar!
Então se voce pretende ficar com a Ambulância por um bom tempo...vai fundo, deixa ela 100% confiável!
Nesse caso é melhor não economizar...faça o serviço na melhor oficina que voce possa pagar! Use peças originais e troque tudo que puder, aproveitando o motor aberto! Inclusive a embreagem se já tem muito tempo de uso...embreagem não precisa ser original...pode ser LUK que é de 1ª.
Ahhh...quando fizer o motor, mande regular as válvulas, deixando com as folgas padrão.
Leve sempre que puder os valores de folgas e torques que consta do manual, pois por melhor que seja a oficina, eles tem vícios, e acabam usando sempre uma receita "genérica" para a maioria dos carros!
Isso é a causa principal de muitos motores toyota não ficarem bons depois de retificados!

Jsantos
26/10/2014, 18:34
Esse preço que postei e uma retifica de primeira linha aqui na cidade , eles pegam o carro desmontam , retificam e entregam o carro montado. Outras de primeira linha e pouca a variação de preço. Mas estou vendo outras boas retificas e fazendo orçamentos. o motor da chalana pronto ficou em 10.800, lembrando que só aproveitei o comando de válvulas, bloco e 3 bielas, as peças originais comprei com o Anderson e a mão de obra foi no meca de confiança, por isso digo que de 6 a 9 mil para te entregar ele montado ta caro. como o Rubens falou entre em contato com o Oliver.

Sonhador
26/10/2014, 22:36
Quando me informava sobre hilux a gasolina inclusive vi preços de manutenção e li o topico do Oliver e os preços da retifica do motor da hilux dele, foi o que me ajudou na compra da hilux , pois não achei um preço absurdo para retifica de um motor desse porte , pois ja ouvia falar de retifica de motor de carro importado que custava mais de 20k.

Conversei com Oliver no topico dele e por e-mail , estou fazendo varias avaliações ,ate pensado em levar o veiculo na oficina em que ele fez o serviço do veiculo dele , como ja fizeram a hilux dele , ja tem algum conhecimento sobre hilux.

Antes disso ainda avalio as empresas locais , outras empresas que meu mecanico diz que trabalha direito.

Ja cheguei ate a pensar em comprar outro motor ou mandar adaptar , mas vejo que o custo seria maior e talvez tivesse de fazer muitas adaptações sem muitas garantias , e talvez esse outro motor ainda tivesse de retificar , então essa possibilidade somente se meu motor não tivesse mais jeito.

Sonhador
26/10/2014, 22:50
Ok Sonhador...seu carro é a gasolina...o que rodou 1.600.000km é diesel.
Mesmo assim, 130.000km é muito pouco! O antigo dono tem que ter feito muita barbeiragem na manutenção para arruinar um motor desses, que deveria rodar pelo menos uns 400.000km.
Mas como sabemos que tudo é possivel...que tem gente que nunca troca óleo, só completa, não dá pra confiar!
Então se voce pretende ficar com a Ambulância por um bom tempo...vai fundo, deixa ela 100% confiável!
Nesse caso é melhor não economizar...faça o serviço na melhor oficina que voce possa pagar! Use peças originais e troque tudo que puder, aproveitando o motor aberto! Inclusive a embreagem se já tem muito tempo de uso...embreagem não precisa ser original...pode ser LUK que é de 1ª.
Ahhh...quando fizer o motor, mande regular as válvulas, deixando com as folgas padrão.
Leve sempre que puder os valores de folgas e torques que consta do manual, pois por melhor que seja a oficina, eles tem vícios, e acabam usando sempre uma receita "genérica" para a maioria dos carros!
Isso é a causa principal de muitos motores toyota não ficarem bons depois de retificados!

Sandro

Não tenho manual dela , e para vc ter uma ideia o filtro de gasolina do carro ainda era o original que saiu da fabrica , e o filtro de oleo o mecanico desconfiou que tbem era fabrica , o fluido de freio estava quase uma pasta .
Descobri que ela ja teve gas , e estava muito mexida , então estou colocando ela em ordem . estava sem sondas lambdas , catalizador desconfio estar oco , estava com problemas na sonda de detonação ,etc...
Sou o quarto dono do veiculo , quando comprei o veiculo vi que o antigo dono alem de não conhecer muito sobre esse tipo de veiculo , ja estava com um pouco de problemas de memoria (idade avançada).

Ate queria achar uma oficina de retifica que fosse especializada em motor Hilux , mas isso alem de caro e dificil de encontrar , pois como sempre leio esses motores toyotas são meio manhosos.

Rubens Linhalis
26/10/2014, 23:43
Sandro

Não tenho manual dela , e para vc ter uma ideia o filtro de gasolina do carro ainda era o original que saiu da fabrica , e o filtro de oleo o mecanico desconfiou que tbem era fabrica , o fluido de freio estava quase uma pasta .
Descobri que ela ja teve gas , e estava muito mexida , então estou colocando ela em ordem . estava sem sondas lambdas , catalizador desconfio estar oco , estava com problemas na sonda de detonação ,etc...
Sou o quarto dono do veiculo , quando comprei o veiculo vi que o antigo dono alem de não conhecer muito sobre esse tipo de veiculo , ja estava com um pouco de problemas de memoria (idade avançada).

Ate queria achar uma oficina de retifica que fosse especializada em motor Hilux , mas isso alem de caro e dificil de encontrar , pois como sempre leio esses motores toyotas são meio manhosos.

Sonhador.. vc esta no estado de SP.. ai tem o "guru" das Toyotas (em SP cidade). Acho que é o Joao Sollo.. liga pra ele.. conversa, pede opniao e pede indicação de retifica (ou ate mesmo ele).

Sonhador
27/10/2014, 08:51
Isso eu ja tinha conversado com o Oliver e ele disse que o Joao Sollo so manja dos motores da diesel, inclusive isso esta no topico do Oliver.

Sonhador
13/01/2015, 18:07
Como ja havia comentado vi que teria de fazer a retifica do meu motor escolhi uma oficina referencia , ja que vou investir no motor ...vou fazer com uma boa .
Deixei minha Hilux na retifica para fazer o motor que estava sem força , ainda estão esperando o motor sair do banho quimico para terminar de fazer o levantamento do motor , mas o dono da retifica , ja falou que o que estragou o motor ,foi o balanceiro que travou e girou e foi gastando o balanceiro e o bloco , dando passagem de oleo e diminuindo a pressão do oleo e a lubrificação no motor.

Comentei com o pessoal da retifica em eliminar o Balanceiro , eles não gostaram muito da ideia , pelo que comentaram so fizeram isso em L200 diesel , mas somente desligaram , não eliminaram....
Recomendaram retificar o bloco onde gastou e colocar um tipo de rolamento no balanceiro ....

Alguem sabe algum site onde mostre esse procedimento detalhadamente ?

RICARDO KAORU
08/04/2015, 21:14
Pessoal, peço ajuda dos senhores pois ja fiz busca e não achei. Comprei uma mecanica da hilux 2011 3.0 TDI e botei na rural... a mecanica veio faltando bicos, turbina,arranque,radiador e alguns detalhes. Fui montando tudo e fiz a parte eletrica... Fato é que a lenta ta boa porem com um barulho um pouco mais alto que observei comparando a outras hilux e o motor ta bem fraco, muito fraco mesmo...tanto que pra subir alguns elevados tenho que reduzir... a turbina foi entregue a parte e não é nova como o motor( apenas 29 mil km) ai troquei o miolo da turbina pois tinha folga e tava passando oleo. Não sei, mas acho que a turbina não esta abrindo bem e um amigo meu acha que a junta do cabeçote ta queimada, mas não ta misturando agua e oleo. O que acham? Alguem ja teve problema assim? Se alguem puder ajudar tenho também zap 32 88057057. obrigado

guilhermeabreu
09/04/2015, 00:29
Ricardo

Boa noite , não entendo muito mas um carro 2011 com junta do cabeçote queimada , não existe cabimento nisto tem coisa errada aí , outra vc comprar um motor deste que não vem completo de onde ele saiu foi uma furada , outra se vc não comprou todo o chicote elétrico deste motor com todos os sensores que tem nele vc vai gastar rios de dinheiro e o motor não irá corresponder .

Acho que vc entrou numa furada , mas para quem já esta cagado um peido é pouca coisa .

Sugestão :
Se vc não tem como devolver sugiro a vc procurar um cara que entenda deste motor para fazer uma inspeção geral de preferencia um mecânico que trabalha ou já trabalhou em uma CCS , pq tem que ter aparelhos para detectar qual e onde esta o problema .

Me desculpe pela minha sinceridade .

Abraço e boa sorte na solução do seu problema .

LEONELO FORTINI
09/04/2015, 02:14
Pessoal, peço ajuda dos senhores pois ja fiz busca e não achei. Comprei uma mecanica da hilux 2011 3.0 TDI e botei na rural... a mecanica veio faltando bicos, turbina,arranque,radiador e alguns detalhes. Fui montando tudo e fiz a parte eletrica... Fato é que a lenta ta boa porem com um barulho um pouco mais alto que observei comparando a outras hilux e o motor ta bem fraco, muito fraco mesmo...tanto que pra subir alguns elevados tenho que reduzir... a turbina foi entregue a parte e não é nova como o motor( apenas 29 mil km) ai troquei o miolo da turbina pois tinha folga e tava passando oleo. Não sei, mas acho que a turbina não esta abrindo bem e um amigo meu acha que a junta do cabeçote ta queimada, mas não ta misturando agua e oleo. O que acham? Alguem ja teve problema assim? Se alguem puder ajudar tenho também zap 32 88057057. obrigado

Boa noite Ricardo,

Não pude falar abertamente com vc hoje, pois o nosso amigo quando falou que era cabeçote eu fiquei quieto e acho que o problema gira em torno de outras coisas, como sensores. Caso vc queira tenho um conhecido que trabalha na área de informática na concessionária Imperial de nossa cidade e talvez ele possa auxiliar vc, indicando algum profissional que faça serviços extras. Caso queira, posso fazer contato. Entendo que o seu motor com apenas 29 mil KM não esteja com sérios problemas, acho que é uma questão de ajuste e alguma substituição de sensor.

Eu sou aquele proprietário da Band branca que está na oficina do Dudu e o meu tel. para contato 8876-4004.

Abraços- Leonelo

Rafael_Pitangui
09/04/2015, 09:40
Bom dia pessoal, também sou de JF. Aqui quem concerta os carros da INFRA Engenharia (hilux's brancas e pratas que estão prestando serviço para Cemig!!!) é uma empresa que fica pra frente do Makro! A hilux 07 da minha empresa esta la no momento!
Outra empresa que tem bastante experiencia em Hilux e conserta carros de mineração (que são bastante problemáticos e se ve de tudo!) é a Alpenrose la de Caeté, grande BH. Também trabalham com meus carros e acho o serviço deles show de bola! Se animar posso passar o telefone deles e ve se da jogo! O meu Wsp é 8833-8870.

RICARDO KAORU
09/04/2015, 16:37
Guilherme, o carro ja ta todo montado...foi comprado tudo, mas como estava em leilão foram feitos alguns vales... ( somente peças de facil venda como bicos, arranque...)kkk mas o chicote é original. Quanto a junta, teria uma pequena possibilidade pois qdo ligamos pra testar, o radiador tava fora, ai ficou ligado uns 7 minutos... quanto a sensores pode ser...mas to pensando mais em turbina... leonelo, rafael, obrigado Valeu.

Gustavo_Barreto
09/04/2015, 21:59
7 minutos sem água???
Tomara que tenha sido muito barato.

Se fosse eu, procurava arrancar tudo de eletrônico dele. Sensores, sondas e etc.
Mas posso estar falando besteira....

RICARDO KAORU
10/04/2015, 17:43
sera q uns 6 a 7 minutos sem agua poderia queimar a junta? A lenta ta boa e liga de primeira...não mistura agua e oleo, não baixa agua... Barato...kkkk 15 mil so a mecanica...fora as peças que comprei a parte!

Sonhador
27/05/2015, 07:48
Sei que estou devendo atualizações , mas vai um comentario sobre a embreagem que achei que havia comentado:

No ML tem dois anuncios de embreagem uma luk e uma valeo que serviria na hilux 2.7 1997 gasolina inclusive diz que daria certo na hilux de 96 ate 2008 . entrei ate em contato com a loja(site) e falou que o catalogo da luk estava errado.

Entrei em contato com o sac da LUK e Da Valeo ...em ambos fui informado que não fabricam para as mais antigas , so para as mais modernas.
pois teria alguma diferença de encaixe e pressão de molas...

Então fiquem espertos com possiveis ofertas.

Acabei fazendo o investimento e comprando na CSS , pq o anderson da stratus tbem so tinha da nammco que nas pesquisas que fiz o pessoal reclama e diz que e fraca.

li alguns topicos, fiz algumas pesquisas antes de comprar , e li que a fornecedora era a Aisin para a Toyota , mas tbem li em alguns dos topicos que a embreagem AISIN que e vendida no comercio não e tão resistente quanto a vendida para Toyota pela fabrica.

Mas minha dica e que quando eu estava pesquisando e verificando os preços , achei em uma CCS de são paulo chamada Sorana desconto de 20% nas peças para toyotas , meu mecanico havia visto embreagem nannco a 1450 reais , na CCS a embreagem estava 1801 reais com o descontos paguei 1440 reais para meu motor 3rzfe.

As vezes e melhor investir um pouco mais e comprar original.

Como alertei cuidado com certas ofertas que tem na net , pois algumas tem informações erradas , o que podera dar dor de cabeça para trocar as peças .

se alguem quiser tentar fazer orçamento pode escrever um e-mail para Julio: julio.toyota@sorana.com.br

Mas procure nas CCS toyota pode achar alguma com desconto de tambem 20%.

Rubens Linhalis
27/05/2015, 15:36
Sei que estou devendo atualizações , mas vai um comentario sobre a embreagem que achei que havia comentado:

No ML tem dois anuncios de embreagem uma luk e uma valeo que serviria na hilux 2.7 1997 gasolina inclusive diz que daria certo na hilux de 96 ate 2008 . entrei ate em contato com a loja(site) e falou que o catalogo da luk estava errado.

Entrei em contato com o sac da LUK e Da Valeo ...em ambos fui informado que não fabricam para as mais antigas , so para as mais modernas.

Acabei fazendo o investimento e comprando na CSS , pq o anderson da stratus tbem so tinha da nammco que nas pesquisas que fiz o pessoal reclama e diz que e fraca.

li alguns topicos, fiz algumas pesquisas antes de comprar , e li que a fornecedora era a Aisin para a Toyota , mas tbem li em alguns dos topicos que a embreagem AISIN que e vendida no comercio não e tão resistente quanto a vendida para Toyota pela fabrica.

Mas minha dica e que quando eu estava pesquisando e verificando os preços , achei em uma CCS de são paulo chamada Sorana desconto de 20% nas peças para toyotas , meu mecanico havia visto embreagem nannco a 1450 reais , na CCS a embreagem estava 1801 reais com o descontos paguei 1440 reais para meu motor 3rzfe.

Como alertei cuidado com certas ofertas que tem na net , pois algumas tem informações erradas , o que podera dar dor de cabeça para trocar as peças .

se alguem quiser tentar fazer orçamento pode escrever um e-mail para Julio: julio.toyota@sorana.com.br

Bom saber o preço Sonhador... e os cilindros de acionamento da embreagem (sao dois), vai deixar como esta? trocar kit reparo ou trocar completo?
abraços

Sonhador
27/05/2015, 23:07
não precisou , troquei a embreagem preventivamente na epoca em que fiz o motor , pois a mão de obra foi de graça.

estou tendo as vezes alguma dificuldade em engatar a 1 e 2 marchas , li que poderia ser alguma regulagem no acionador da embreagem , mais ainda não consegui marcar a parada com o mecanico.

EduQxQ
28/05/2015, 12:07
Comentei com o pessoal da retifica em eliminar o Balanceiro , eles não gostaram muito da ideia , pelo que comentaram so fizeram isso em L200 diesel , mas somente desligaram , não eliminaram....
Recomendaram retificar o bloco onde gastou e colocar um tipo de rolamento no balanceiro ....

Olá Sonhador,
E como ficou a questão do balanceiro? Foi eliminado?

Um abraço,
Edu

Sonhador
04/06/2015, 12:38
Sim , balanceiro eliminado ...
Apos mostrar sites americanos sobre isso , na retifica entenderam que isso e so dor de cabeça , e possibilidade de problemas futuros , inclusive enquanto estiver na garantia .

Estou ja rodando com o veiculo desde o final de março , por enquanto so rodando na cidade , na cidade esta rodando bem , de vez em qdo dou umas puxadas mais forte e o motor tem boa resposta.

Tenho ainda algumas coisa para resolver , mas foi um gasto grande , pois como disse foi feito em uma retifica referencia de santos , para não ter dor de cabeça (nem com peças , nem com garantia , nem com a qualidade do serviço), então tenho de aguardar para me capitalizar , para acertar as coisas , poder parar no mecanico e ir revisando e acertando algumas coisas que estavam desativadas antes da retifica.

A retifica trocou alguns perifericos assim , como bomba d'agua , mandou revisar radiador , etc , ainda por sugestão da retifica trocamos a embreagem que estava bem menos de meia vida , e como com motor retificado ficaria mais pesado ate o motor amaciar , investi em uma embreagem nova ja que não ia gastar com a mão de obra da troca da embreagem.

sandro_ventania
05/06/2015, 13:31

Isso é muito curioso...me venderam LUK como sendo pra minha, que é das antigas. Instalei sem problema algum, não houve nenhum problema de encaixe ou medida diferente. Está uma maravilha, todas as marchas entrando como manteiga.
Quanto a durabilidade...só o tempo vai dizer.

jorge.duarte
05/06/2015, 18:44
Isso é muito curioso...me venderam LUK como sendo pra minha, que é das antigas. Instalei sem problema algum, não houve nenhum problema de encaixe ou medida diferente. Está uma maravilha, todas as marchas entrando como manteiga.
Quanto a durabilidade...só o tempo vai dizer.

Sandro,
A LUK equipa as SW4 mais novas com cambio manual, não duvide da durabilidade. Afirmo isso pois a minha 2006 toda original estava com a embreagem pesada e resolvi trocar...quando o mecânico desmontou era LUK, comprei a LUK na Ferraço e coloquei...ficou ótima!!!
Abs

RICARDO KAORU
17/06/2015, 23:58
Senhores muito obrigado! Problema resolvido! Fica a dica o sensor MAP que regula a pressão da turbina! O D4D fica fraco quando esta defeituoso!

Paulo Couto Andrew
18/06/2015, 18:28
Estou com um problema em minha sw4 2007, após uma limpeza da valvúla egr e troca de anéis de vedação dos bicos minha sw4 ficou sem potência e o mecanico não esta conseguindo descobrir o problema, já passou o scanner nela várias vezes mas não detecta nada de errado e está com um consumo muito alto também

AroldoMoreira
18/06/2015, 20:56
Paulo,
esse carro tem muita eletrônica envolvida, sugiro levá-lo em uma concessionária mais próxima para fazer um diagnóstico preciso. Você não precisa fazer o serviço com eles.
abs

guilhermeabreu
19/06/2015, 16:47
Senhores muito obrigado! Problema resolvido! Fica a dica o sensor MAP que regula a pressão da turbina! O D4D fica fraco quando esta defeituoso!

RICARDO

Fico feliz por vc , como falei , junta de cabeçote num motor novo como este é muito difícil de acontecer e tb como falei , este motor tem muitos sensores e não deu outra , achou o problema do sensor esta tudo certo , uuuuufa , ainda bem que foi só isto , parabéns pela compra .

Palmieri
18/09/2015, 22:51
SONHADOR, a Minha Hilux 1997 gasolina também perde potencia depois de alguns minutos em funcionamento, tinha as sondas desligadas, instalei um catalisador, pois estava sem; já troquei a bomba de gasolina, sensor MAF e de temperatura do ar de entrada, velas e cabos originais toyota, mas o problema continua, você conhece alguem aqui em Santos para me indicar, pois o mecânico que esta mexendo na minha parece que esgotou a quota de tentativas......o scan não acusa mais nada!!!!

SW4 1997 GASOLINA

Elias_qf
20/09/2015, 12:00
seu mecânico verificou se a pressão da linha de combustível não esta caindo??

não sei se a bomba da sua hilux é interna, mas é muito comum ao instalar a bomba o o'ring sai do lugar vazando o combustível dentro do tanque

outra coisa pode ser regulador de pressão de combustivel

bem simples de verificar ao instalar o manometro na linha de combustivel ele ja testa pressão da linha e a pressão da bomba com a linha estrangulada

Sonhador
20/09/2015, 22:46
SONHADOR, a Minha Hilux 1997 gasolina também perde potencia depois de alguns minutos em funcionamento, tinha as sondas desligadas, instalei um catalisador, pois estava sem; já troquei a bomba de gasolina, sensor MAF e de temperatura do ar de entrada, velas e cabos originais toyota, mas o problema continua, você conhece alguem aqui em Santos para me indicar, pois o mecânico que esta mexendo na minha parece que esgotou a quota de tentativas......o scan não acusa mais nada!!!!

SW4 1997 GASOLINA

Palmieri

O meu mecanico fez alguns dos mesmos passos que vc fez , estava sem as sondas , verificou pressão da bomba de gasolina , e mais algumas verificaçoes como pressão de oleo , ate chegar na incognita que poderia ser problema do motor ou no pescador de oleo , usamos um limpa carter , fazendo a troca do oleo em seguida , mas o motor continuava na mesma situação , então pela avaliação dele seria questão de retifica . mas ele não faz retifica , indicou a retifica santista , mas acredito que se tiver um mecanico que faça a montagem e desmontagem do motor saira mais barato.

meu mecanico e na afonso pena proximo ao canal 5 pista sentido canal 1 . O Mecanico e o Robson- RM reparo automotivo.

Moro proximo ao canal 6 e Ricardo pinto. Se tiver face estou nos grupos da hilux ....forum 4x4 brasil.
archanjo1970@hotmail.com me escreva e conversamos melhor.

Elias_qf
21/09/2015, 10:49
para saber se o motor precisa de retifica so instalar o manometro no lugar da vela e verificar a compressão do motor apenas isso poderia justificar a falta de força no motor se a compressão estiver abaixo do mínimo para este motor, se tiver dentro dos parâmetros eu particularmente nao abriria o motor...

Palmieri
06/10/2015, 17:22
Sonhador,

hoje depois de quase dois meses de tentativas retirei a minha viatura do mecânico, ele jogou a toalha, me garantiu que o motor está com boa compressão, notei que assim que ligo o motor ele parece normal, logo após depois de um aquecimento mínimo, assim que começo a acelerar ela falha de forma intermitente, dá uns estouros, daí prá sair em movimento preciso elevar o giro do motor, porém se eu pegar uma ladeira qualquer ela engasga até parar, os bicos foram limpados também, agora vou dar um tempinho de mecânico até me recompor do trauma que foi, vou ver se compro um scanner básico e farei algumas tentativas, eu moro perto do curvão do canal 1, agente se fala ainda.
abs,

Sonhador
06/10/2015, 19:50
Palmieri

Como citei o meu problema e que o veiculo perdia força quando aquecia .... mas meu caso era devido a baixa pressão , tinha baixa lubrificação , ela não falhava , mas chegava ao ponto de desligar e fazer barulho de metal ,
Mas no seu caso esta parecendo mais na parte de alimentação ou eletrica ,
Quando falou de estouro lembrei do tempo que eu tinha fusca e quando tive problema assim era um condensador , mas em outros carros acho que outra coisa que fazia estourar era o ponto , mas na nossa que o motor 3rzfe e por corrente , mais dificil de sair do ponto.
Mas se quiser passar no meu mecanico para pelo menos trocar uma ideia ...ele e muito honesto e franco ...
então se resolver fazer uma verificação, ele vai marcar uma data para entrar na oficina , e bom combinar pq em carro grande e que talvez demore um diagnostico , pode demorar a data para ele dar entrada pois depende de ter espaço.

Sonhador
07/10/2015, 18:39
Palmieri

Lembrei que tive problema semelhante mas foi com uma meriva , e o problema era a Bobina , estourava , falhava , foi feita uma geral como vc fez , limpeza dos bicos , troca de cabos , filtros e depois chegou a conclusão que era fuga pela bobina.

enasor
07/10/2015, 20:49
Sonhador,

hoje depois de quase dois meses de tentativas retirei a minha viatura do mecânico, ele jogou a toalha, me garantiu que o motor está com boa compressão, notei que assim que ligo o motor ele parece normal, logo após depois de um aquecimento mínimo, assim que começo a acelerar ela falha de forma intermitente, dá uns estouros, daí prá sair em movimento preciso elevar o giro do motor, porém se eu pegar uma ladeira qualquer ela engasga até parar, os bicos foram limpados também, agora vou dar um tempinho de mecânico até me recompor do trauma que foi, vou ver se compro um scanner básico e farei algumas tentativas, eu moro perto do curvão do canal 1, agente se fala ainda.
abs,

Caro Palmieri ...

A sua é uma SW4 1997 a gasolina, né? Não sei se vai ajudá-lo em alguma coisa, mas, no "link" abaixo, para uma hilux diesel, veja que o mecânico resolveu o problema com uma limpeza do coletor de admissão ...

http://oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/69850-dica-hilux-defeito-que-virou-oportunidade-de-negocio#69850

Abs.

E.T.:
Não sei se aplica ao caso do problema do colega, mas achei interessante este vídeo que vi na internet:

https://www.youtube.com/watch?v=Hhd_Yj69zRU

Palmieri
15/10/2015, 08:43
Caro Enasor, obrigado pela ajuda, cheguei a assistir este vídeo também, inclusive ví alguns vídeos americanos no youtube que eles mostram sujeira no atuador da borboleta; acho que vou procurar o mecânico que o "Sonhador" me indicou aqui em santos para ele dar uma olhada; interessante que este defeito aparece em rotações abaixo de 1500RPM e após o carro aquecer um pouco, para andar no transito fica uma tranqueira, pois tenho que acelerar bastante para o carro não morrer.
Tks,

Palmieri

Palmieri
15/10/2015, 08:49
Sonhador,

você sabe que apesar de trocar estas peças eu passei a não confiar na limpeza que o mecânico disse que fez, primeiro porque eu não ví, segundo que o carro passava mais tempo encostado na oficina do que sendo diagnosticado; pelos sintomas e pelos vídeos que ví no youtube tá me parecendo sujeira mal resolvida, pois apesar do defeito aparecer quando o motor aquece, se eu pegar uma estrada com rotação acima dos 1500rpm ela vai bem, não sei quanto ao consumo, mas vai embora; acho que vou dar uma passada no teu mecânico para ele dar uma olhada e ver o que pode ser feito.

Abs,

Palmieri

Patric Meira
25/01/2016, 11:43
Bom dia amigos, ontem voltando da fazenda minha hilux 2008 3.0 começou a perder força e nao passa dos 30 km/h, achei q fosse filtro de combustivel troquei e ficou a mesma coisa.alguem pode me ajudar?

Emerson Höpner
25/01/2016, 12:20
Alguma luz de advertência no painel, ruído estranho, dificuldade de ligar o motor, etc?
Coloca mais detalhes que fica mais fácil do pessoal ajudar!

Patric Meira
25/01/2016, 12:35
Sim tinha esquecido, acende uma luz amarela q parece um motor, o resto tudo normal, se desligar o motor de funcionar denovo depois de algum tempo ele volta ao normal, mais logo perde a força, o resto tudo normal nenhum ruido diferente, todos os mecanicos q eu fui falaram pra troca o filtro.

chbeckel
25/01/2016, 17:23
A luz amarela e falta de potência significa que ela está em modo de segurança, e o problema está relacionado com alimentação, sendo que acho mais provável que seja na bomba ou no common rail. Abç

enasor
25/01/2016, 17:33
Bom dia amigos, ontem voltando da fazenda minha hilux 2008 3.0 começou a perder força e nao passa dos 30 km/h, achei q fosse filtro de combustivel troquei e ficou a mesma coisa.alguem pode me ajudar?

Prezado amigo Patric ...

Não sei se vai ajudá-lo, mas, quando puder dê uma olhada no "link" abaixo e veja se há alguma correlação com o seu problema:

http://www.oficinabrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=69850 (http://oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/69850-dica-hilux-defeito-que-virou-oportunidade-de-negocio#69850)

Abraços e boa sorte.

E.T.:

Se o "link" acima estiver "quebrado". Faça, então, o seguinte:

- entre no site www.oficinabrasil.com.br (http://www.oficinabrasil.com.br)

- no campo "buscar", digite o termo: "defeito que virou oportunidade de negócio" e dê o comando de busca.

Clandio
25/01/2016, 23:39
Verifica carbonização da EGR

Patric Meira
26/01/2016, 18:15
Levei agora a tarde pra passar o scaner, acusou problema na turbina, mais o mecanico nao sabe oq fazer!

umlucasribeiro
29/01/2016, 15:26
Me cadastrei no site apenas para comentar esse problema! Tivemos exatamente o mesmo problema.

No nosso caso o sensor de RPM estava desligado, assim que o mecânico ligou: TCHAN! Voltou a funcionar de boa.

Nos recomendou para ir a uma eletrônica da BOSCH da região que é especializada em carros diesel para refazermos o chicote, o que não foi necessário pois "estava ok" e acabamos trocando apenas as tomadas. Voltou a ser o carro que era antes.

AroldoMoreira
30/01/2016, 08:41

Caro Patric
Leva sua Hilux em uma CSC Toyota e pede para fazer um orçamento . As vezes pode ser um defeito simples . Se ficar caro , com o diagnóstico feito, poderá executar em uma outra oficina o serviço.
E só uma sugestão.
Boa sorte

Robson oliveira
30/01/2016, 17:52
Boa tarde amigos ,estou com o mesmo problema do nosso amigo Patric , minha Hilux apresenta o mesmo defeito e já foi levado em duas oficinas diferentes onde já foi trocado bomba de combustível ,flauta feito a limpeza da válvula egr e verificado toda parte elétrica , e nada estou muito triste pois adquiri o carro a 6 meses e durante esse tempo venho sofrendo com esse problema .

Emerson Höpner
01/02/2016, 12:12
Me cadastrei no site apenas para comentar esse problema! Tivemos exatamente o mesmo problema.

No nosso caso o sensor de RPM estava desligado, assim que o mecânico ligou: TCHAN! Voltou a funcionar de boa.

Nos recomendou para ir a uma eletrônica da BOSCH da região que é especializada em carros diesel para refazermos o chicote, o que não foi necessário pois "estava ok" e acabamos trocando apenas as tomadas. Voltou a ser o carro que era antes.

Excelente dica colega! Tens como anexar uma imagem e indicar a posição que se encontra este sensor?
Pode ser muito útil para outros usuários.

Edisio Honda
03/03/2016, 22:35
Boa noite amigos!
Pode ser o Sensor Atuador Selenoide da Turbina ou o seu chicote quebrado.

Glaicon
04/03/2016, 08:00
Faz mais de um mês que o dono do tópico não dá o feedback.:pipoca:

LCF218
25/10/2016, 21:07
Olá,
Prezados, sou novo (de cadastro) no fórum, mas já venho acompanhando a algum tempo. Recentemente adquiri uma Hilux japa 2.8 aspirada 1994 e estou sentindo meu veículo muito fraco, principalmente em subidas (até mesmo leves, em br's), ele perde muita velocidade e tenho que reduzir as marchas, chegando a colocar até segunda em plena BR. E morros um pouco ingrimes nos bairros preciso engatar 4x4 reduzida, se não, não consigo subir. Ela não está aquecendo, mas perde MUITA potência. O que pode ser isto? Desde já agradeço!

Clandio
26/10/2016, 07:23
Bom dia LCF218.
Como está a manutenção basica do carro? Filtro de ar foi trocado a pouco tempo/km? Tá fumaceando quando acelera?

LCF218
26/10/2016, 23:09
Bom dia LCF218.
Como está a manutenção basica do carro? Filtro de ar foi trocado a pouco tempo/km? Tá fumaceando quando acelera?

Olá Clandio,
Eu comprei ela recentemente, ainda não fiz nada nela, mas ainda n deu a km de troca dos filtros, ela ta c 236mil km e quando acelero ela fumaça sim, principalmente em subidas quando ela perde bastante potencia e preciso acelerar até o talo.

Clandio
27/10/2016, 05:54
Muita fumaça preta é excesso de diesel em relação à quantidade de ar. Pode ser bomba muito aberta ou filtro de ar sujo que dá restrição de passagem. Se estiver muito desproporcional essa mistura, ela pode perder potência.
Entretanto, tô achando exagerada a falta de força. Eu iniciaria pela troca do filtro de ar. Troca de posto de abastecimento (se já não trocou). Se nada mudar, acho que vai ter que visitar um bombista pra ver bomba injetora e bicos.

lucaspissinini
27/10/2016, 06:26
Quando comprei a minha, ela estava andando normal mas estava fumaceando de mais, como era mais leigo do que hoje não fui em bombista, só troquei filtros e fluidos, resultado; Bicos ruins e bomba desregulada, mijou em um pistão e quebrou o mesmo, foi embora 10k pra fazer motor e turbinar!
Então faça uma revisão nela já, hoje! Não deixe pra amanhã e nem espere vencer fluido, você não sabe como era a troca, se óleo era bom, se o cara usava ela em uso severo, se foi troca filtro de óleo, etc! Essas viaturas funcionam bem com trocas de 5 em 5 mil km, então não deixe pra depois pode ficar bem mais caro que uma troca de óleo e uma revisão na bomba e bico!

LCF218
28/10/2016, 20:18
Companheiros Clandio e Lucas,
muito obrigado pelas dicas, vou verificar imediatamente. Tem que ser um bombista específico ou qualquer mecânico consegue verificar?

Eu já estou usando somente diesel S10, pois li aqui no fórum que é bom para limpar os bicos, isto procede?

Alguém pode indicar algum bombista com procedência na região metropolitana de BH?

Outra coisa, o marcador de combustível dela não está funcionando, sempre fica no mínimo. O que devo fazer?

Desde já agradeço aos contribuintes!!!

LCF218
04/11/2016, 22:24
Caros colegas,
fiz a troca dos filtros (óleo, combustível e ar) e do óleo do motor, a japa melhorou consideravelmente no desempenho. Ainda acham que preciso visitar um bombista?
Grato pelas dicas!

lucaspissinini
05/11/2016, 09:38
LCF218, li no outro post que esta usando Diesel S10, para usar o Diesel S10 é muito IMPORTANTE, que faça lavagem do tanque, troca de filtro do combustível, porque como o Diesel S10 tem "Detergente" ele vai soltar a sujeira do tanque e ir entupindo tudo pela frente, principalmente estragando a bomba injetora!
Se ela estiver fumando muito, vai num bombista, pode ser bico e bomba ruim e isso pode te custar um motor novo!
Se precisar fazer a bomba e trocar os bicos vai gastar uns 1700 temeres!

Abraços!

LCF218
05/11/2016, 10:56
LCF218, li no outro post que esta usando Diesel S10, para usar o Diesel S10 é muito IMPORTANTE, que faça lavagem do tanque, troca de filtro do combustível, porque como o Diesel S10 tem "Detergente" ele vai soltar a sujeira do tanque e ir entupindo tudo pela frente, principalmente estragando a bomba injetora!
Se ela estiver fumando muito, vai num bombista, pode ser bico e bomba ruim e isso pode te custar um motor novo!
Se precisar fazer a bomba e trocar os bicos vai gastar uns 1700 temeres!

Abraços!
Olá Lucas!
Eu estava usando S10 pq lí que era bom pra limpar msm, mas agora não irei usar mais, pois lí em outros posts que ele perde mais rápido o poder de lubrificação e que S500 é melhor neste quesito. Ela estava soltando muita fumaça antes de eu trocar os filtros, mas agora não está mais, mesmo assim acha que devo levar em um bombista?
Muito obrigado pelas sugestões!

Clandio
05/11/2016, 23:07
LCF218

Esse motor aspirado é fraco de desempenho. Extremamente resistente. Não se pode esperar muito dele na estrada. Conhecendo seu despenho, viaja tranquilo.

Vou fazer algumas considerações/perguntas para tentar ajudar:

Tu já andou noutra viatura com esse motor para ter um parâmetro de comparação?

Qual o consumo que teu carro está fazendo?

Como ele pega de manhã (motor frio)?

LCF218
06/11/2016, 09:40
LCF218

Esse motor aspirado é fraco de desempenho. Extremamente resistente. Não se pode esperar muito dele na estrada. Conhecendo seu despenho, viaja tranquilo.

Vou fazer algumas considerações/perguntas para tentar ajudar:

Tu já andou noutra viatura com esse motor para ter um parâmetro de comparação?

Qual o consumo que teu carro está fazendo?

Como ele pega de manhã (motor frio)?
Olá Clandio,
Eu nunca andei em outra hilux para comparar, meu veículo anterior era uma L200 1995 turbinada de 72cv, e do jeito que a hilux está agora, não perde em desempenho pra minha ex. não.
Como o marcado de combustível da hilux está estragado, ainda não fiz a média de consumo.
De manhã, o antigo dono me ensinou a girar a chave e esperar aquela luzinha do espiral apagar e voltar a chave novamente e fazer isso 3x antes de ligar por completo (mas se eu ligar de uma vez ela tbm pega), ai ela treme muito quando liga, como se fosse morrer. Isso é normal?
Grato pela atenção!

Clandio
06/11/2016, 10:12
Ela tremer muito não é normal. Talvez esteja com a marcha lenta baixa. Qual a rotação de marcha lenta que marca no painel?

Quanto à molinha, ela indica o funcionamento das velas aquecedoras. Na minha só espero uma vez ela apagar (quando o motor tá frio) e viro a chave. É praticamente um beliscão na chave e já pega.
Pra fazer a média, não precisa estar funcionando o marcador de combustível, mas tem que estar funcionando o hodômetro. Enche o tanque e anota o km. Quando for encher de novo anota o km e quantos litros colocou. Divide a quantidade de km rodado pelos litros colocados e terá a média.

lucaspissinini
07/11/2016, 10:38
Olá Clandio,
Eu nunca andei em outra hilux para comparar, meu veículo anterior era uma L200 1995 turbinada de 72cv, e do jeito que a hilux está agora, não perde em desempenho pra minha ex. não.
Como o marcado de combustível da hilux está estragado, ainda não fiz a média de consumo.
De manhã, o antigo dono me ensinou a girar a chave e esperar aquela luzinha do espiral apagar e voltar a chave novamente e fazer isso 3x antes de ligar por completo (mas se eu ligar de uma vez ela tbm pega), ai ela treme muito quando liga, como se fosse morrer. Isso é normal?
Grato pela atenção!

Se você acha que esta andando igual a L200 antiga que você teve, esta normal, elas são manquinhas mesmo, depois que eu turbinei a minha virou um aviãozinho, mas a velocidade é a mesma, na estrada não passo de 3mil rpm, isso afica em torno de 105km por hora, mas geralmente ando a 90, no começo foi difícil de acostumar, mas depois você aprende a aproveitar a paisagem, vai ver que tem muita coisa que você nem viu na mesma estrada que você sempre passou!
Hoje por conhecer um pouco mais a viatura eu teria comprado uma Japa em vez da minha argentina!

LCF218
15/11/2016, 10:03
Ela tremer muito não é normal. Talvez esteja com a marcha lenta baixa. Qual a rotação de marcha lenta que marca no painel?

Quanto à molinha, ela indica o funcionamento das velas aquecedoras. Na minha só espero uma vez ela apagar (quando o motor tá frio) e viro a chave. É praticamente um beliscão na chave e já pega.
Pra fazer a média, não precisa estar funcionando o marcador de combustível, mas tem que estar funcionando o hodômetro. Enche o tanque e anota o km. Quando for encher de novo anota o km e quantos litros colocou. Divide a quantidade de km rodado pelos litros colocados e terá a média.

Eu não entendi sobre a marcha, como faço p olhar isso?
Ontem eu esqueci o farol ligado e arriou a bateria, ai peguei no tranco e desde entao aquela molinha do painel n esta acendendo mais. Sabe o pq e oq tenho q fazer?
Eu fiz a média dela e está dando uns 11Km/L. Está normal esta média?

LCF218
15/11/2016, 10:09
Se você acha que esta andando igual a L200 antiga que você teve, esta normal, elas são manquinhas mesmo, depois que eu turbinei a minha virou um aviãozinho, mas a velocidade é a mesma, na estrada não passo de 3mil rpm, isso afica em torno de 105km por hora, mas geralmente ando a 90, no começo foi difícil de acostumar, mas depois você aprende a aproveitar a paisagem, vai ver que tem muita coisa que você nem viu na mesma estrada que você sempre passou!
Hoje por conhecer um pouco mais a viatura eu teria comprado uma Japa em vez da minha argentina! É difícil acostumar, hehehe, mas estou gostando da VTR, já consegui fazer 130km/h com ela em uma ladera, mas somente para testar, normalmente ando entre 80/90 e nas subidas ela cai p 60 dependendo.

Clandio
15/11/2016, 10:44
A molinha é da vela aquecedora. Tem que ver se é problema na lampada do painel (pouco provável) fusível, relé, vela ou o circuito. Chuto no fusível ou relé.

A marcha lenta tem que ler no conta-giro do painel da viatura. Quanto está marcando em marcha lenta?

Esse consumo tá muito bom para esse carro. Talvez o baixo rendimento (relatado por ti) seja por a BI estar fechada (injetando pouco diesel). A minha faz 10 km/l andando a 90/100 km/h. Se apertar um pouquinho mais já cai pra 9km/l

Eliezer
02/12/2016, 10:23
o que resolveu meu problema foi fazer isso.....

Aplainamento, regulagem e troca de retentores de válvulas do cabeçote...

Nova junta de 1.65 mm

Limpeza, troca dos bocais e aproveitei pra fazer uma pintura do radiador...

Resultado: Temperatura no meio em uso extremo, temperatura a 1/4 em condições de uso normal...

Adelson fernandes
19/03/2018, 07:03
Bom dia ha todos sou novo de forum tenho um sw4 93 japa e estou com o mesmo problema do colega fiz todo o motor e tenho problemas de aquecimento o cabeçote é stnd me aconselharam colocar uma junta de 5 furos nao sei de tem haver ou nao alguem ai com mais esperiencia pra me da uma dica neste caso ? obrigado

Eliezer
20/03/2018, 21:02
Bom dia ha todos sou novo de forum tenho um sw4 93 japa e estou com o mesmo problema do colega fiz todo o motor e tenho problemas de aquecimento o cabeçote é stnd me aconselharam colocar uma junta de 5 furos nao sei de tem haver ou nao alguem ai com mais esperiencia pra me da uma dica neste caso ? obrigado

Nunca ouvi falar sobre junta de 5 furos... vc fez o cabeçote... como tá o radiador... tá usando válvula termostática...

o que resolveu meu problema foi fazer isso.....

Aplainamento, regulagem e troca de retentores de válvulas do cabeçote...

Nova junta de 1.65 mm

Limpeza, troca dos bocais e aproveitei pra fazer uma pintura do radiador...

Não uso Termostática...

Odair12
23/01/2019, 20:45

Na Minha hulix sw4 98 3.0 estava perdendo potência, troquei cabeçote e filtro de combustível, filtro do ar, msm assim sem potencia, então foi preciso retira a bomba injetora, feito análise, estava sem pressão, foi trocado o reparo dela, depois disso o carro agora está bem mais rápido.

Ilto jr
10/04/2019, 21:16
Olá, pessoal tenho uma hilux 2010 comprei a pouco tempo e acho ela meio preguiçosa, de zero a 100 tá fazendo em 30 segundos,andei na de um amigo meu e a dele faz em 12 segundos.quando o ar está desligado ela fica mas esperta.me ajudem o que vcs acham que pode ser o problema?pois não tenho experiência e minha primeira camionete.

Erickakiro
12/05/2019, 19:51
minha sw4 2010 esta perdendo aceleracao, e falha porem nao acende nenhuma lampada no painel, ja fiz limpeza de tamque troquei a peneira , limpei os bicos, levei numa autorizada bosch e o scaner acusou o atuador da turbina e o corpo de borboleta , entao troquei a turbina, e o modulo e continua o problema, alguem p dar uma dica

Sergio c
12/05/2019, 22:01
Descarbonizou o coletor de admissão? https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/161052-hilux-e-sw-de-2006-2013-problemas-na-turbina-e-carbonizacao-do-motor.html
minha sw4 2010 esta perdendo aceleracao, e falha porem nao acende nenhuma lampada no painel, ja fiz limpeza de tamque troquei a peneira , limpei os bicos, levei numa autorizada bosch e o scaner acusou o atuador da turbina e o corpo de borboleta , entao troquei a turbina, e o modulo e continua o problema, alguem p dar uma dica

Rivaldo Junior
30/11/2019, 00:58
Minhs sw4 2009 esta sem força. Reparei os bicos, fiz limpeza do pequeno filtro no intercooler, troquei os sensores maf e a turbina não tem pressão. Alguém me dá uma luz por favor?

STBTURBO
04/03/2020, 20:07
Trocou 1 bico injetor, não resolveu. Como tinha a opção, devolvi o carro e peguei o dinheiro de volta, mas depois descobriram que era turbina. O dono irá mandar reparar.

Vlw pela ajuda.

Sergio c
04/03/2020, 22:06
Valeu pelo retorno aqui.
Trocou 1 bico injetor, não resolveu. Como tinha a opção, devolvi o carro e peguei o dinheiro de volta, mas depois descobriram que era turbina. O dono irá mandar reparar.

Vlw pela ajuda.

eider
09/11/2021, 09:05
Bom Dia, amigos,

estou com umproblema chato na minha hilux 20212/12 automática motor 171 cv ecâmbio 5 marchas: o que ocorre é que hora ela está com a força deum jumento e hora fica fraca como um pônei maldito – isso énotável nas arrancadas de sinal, nas passagens em quebra-molas eretomadas, fica parecendo que está carregada com uns 300/400 kg nacaçamba, estica marchas para mais de 2.000 giros, o barulho do motorfica forçado e a gente sente como se o carro estivesse realmentepesado.

O mais chato é queo carro NÃO acende luz de injeção, não oscila marcha lenta, nãodá trabalho pra pegar, não dá cortes em alta rotação, nãofumaça preto nem branco.

Alguns serviços quejá fiz na busca de solução para isso:

1- troca de filtrode combustível e pós filtro (inclusive com limpeza do copo);
2- filtro de arnovo;
3- limpeza de sensormap e sensor maf com descarbonizante e limpa contato;
4- aplicação de“perfect clean diesel” por via tanque;
5- descarbonizaçãodo coletor de admissão;
6- lavagem do tanquede combustível e descarte do diesel restante;
7- troca do óleo docâmbio automático (com limpeza do carter e do filtro).

Sobre turbina, bicosinjetores e bomba não mexi, porque já passei por 3 mecânicos eeles dizem que os parâmetros estão normais tanto no scanner como emteste de percurso: pressão do turbo, movimento do motor de geometriavariável, vazão de bicos, sem fumaça etc.

Já não sei mais oque procurar.

eider
09/11/2021, 09:09
Um detalhe que acredito NÃO ter relação nenhuma com o problema acima, mas não custa nada mencionar, é que ela está atualmente com um mau contato intermitente na buzina, hora funciona, hora não - já consultei alguns mecânicos e dizem que tem que trocar a cinta do airbag no volante e já é um problema recorrente em hilux, alguém acredita que tem alguma relação com a oscilação de força citada?

WanBass
10/11/2021, 15:24
A minha SW4 2008 estava perdendo a força , não tinha um padrão, simplesmente acendia a luz da injeção e perdia a força, dai eu tinha que parar o carro, desligar, e ligar novamente, ai tudo voltava ao normal, pasmem, troquei a luz de freio que estava queimada e tudo se resolveu, o eletrecista amigo meu me disse que isso pode acontecer pq essa lampada estando queimada fica mandandp mensagens de erro para o modulo, ele tinha acabado de arrumar um golf com o mesmo problema, lembro de passar o scanner e dar a mesam mensagem que aparareu para o amigo acima, ' atuador da turbina com problema'

eider
12/11/2021, 08:33
eu vi outro post seu falando sobre esse problema da luz de freio e já conferi na minha tb, mas estão funcionando, o pior é que a minha não acende luz de injeção, na tentativa de resolver o problema eu troquei tb agora o filtro que fica conectado ao sensor map, vídeos no youtube diziam que ele tb limita força, mas também foi em vão, não era o meu caso, infelizmente, continuo na busca por solução.

Glaicon
13/11/2021, 07:36
eu vi outro post seu falando sobre esse problema da luz de freio e já conferi na minha tb, mas estão funcionando, o pior é que a minha não acende luz de injeção, na tentativa de resolver o problema eu troquei tb agora o filtro que fica conectado ao sensor map, vídeos no youtube diziam que ele tb limita força, mas também foi em vão, não era o meu caso, infelizmente, continuo na busca por solução.
Apesar de você falar que a turbina está "dentro dos parâmetros normais", o sintoma aponta exatamente para ela.
Em caso idêntico ao seu, a SW4 de meu amigo estava com carbonização do eixo da mesma.
Feita a desmontagem e limpeza, resolveu.
Existem outros relatos por aqui, mencionando carbonização em algum item no caminho da passagem de ar, seja turbina, EGR ou admissão.
Na minha Pajero Full, quando fiz a descarbonização, até o intercooler tinha sujeira.
Verifique seu sistema:concordo:

eider
13/11/2021, 19:50
Eu passei por 2 oficinas diesel especializadas em turbina injetor e bomba aqui na minha cidade e justamente foi a primeira coisa que desconfiei foi de turbina, mas eles disseram que seria um crime abrir essa turbina pq não acharam nada a princípio, e disseram que se fosse ela com certeza acenderia luz de injeção. Mas sinceramente já estou pensando em mandar abrir de qualquer jeito.

eider
13/11/2021, 19:56
Por sinal, em novas tentativas já fiz outros procedimentos tb em vão:

1- troca do filtro do sensor map (original Toyota);
2- troca de bateria ( estava com 3 anos de uso já);
3- troca do interruptor de freio.

Já que relatos dizem que bateria velha e interruptor de freio defeituoso causam erros meio malucos na ECU, mas por enquanto nada, o carro continua as vezes uma bala, as vezes um pônei maldito, já tentei tudo que foi teoria aqui.

Glaicon
14/11/2021, 08:06
Eu passei por 2 oficinas diesel especializadas em turbina injetor e bomba aqui na minha cidade e justamente foi a primeira coisa que desconfiei foi de turbina, mas eles disseram que seria um crime abrir essa turbina pq não acharam nada a princípio, e disseram que se fosse ela com certeza acenderia luz de injeção. Mas sinceramente já estou pensando em mandar abrir de qualquer jeito.
Entendo sua situação.
É o risco de ficar tentando e gastando, mas sem certeza absoluta da origem do problema e de resolvê-lo.
Boa sorte com sua viatura.:concordo:

eider
24/11/2021, 08:45
A saga da oscilação de força continua: em novas tentativas já fiz outros procedimentos tb em vão:

1- troca da cinta do airbag que estava dando problemas na buzina e nos comandos de volante;
2- conferidos os aterramentos no cofre do motor;
3- conferência e lavagem da caixa do filtro de ar do motor.

mas por enquanto nada, o carro continua as vezes uma bala, as vezes um pônei maldito, e sem acender nenhuma luz de injeção.

Glaicon
25/11/2021, 06:02
A saga da oscilação de força continua: em novas tentativas já fiz outros procedimentos tb em vão:

1- troca da cinta do airbag que estava dando problemas na buzina e nos comandos de volante;
2- conferidos os aterramentos no cofre do motor;
3- conferência e lavagem da caixa do filtro de ar do motor.

mas por enquanto nada, o carro continua as vezes uma bala, as vezes um pônei maldito, e sem acender nenhuma luz de injeção.
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca: