PDA

Ver Versão Completa : Eixo Rigido na Dianteira

tpidealli
09/10/2012, 00:46
Pessoal,

Alguem já pensou ou colocou eixo rigido na dianteira...
Estou com ideia de trocar os dois eixos por willys e mecher na relacao de diferencial para ganhar mais força...
Colocar Feixes de mola spoado..deixar um monstrinho para trilha!
A ideia depois é chegar nos 33 de pneu ou 35.

Alguem já chegou a cogitar essa hipotese?

Thiago Ideali

jotaunior
09/10/2012, 07:19
Pessoal,

Alguem já pensou ou colocou eixo rigido na dianteira...
Estou com ideia de trocar os dois eixos por willys e mecher na relacao de diferencial para ganhar mais força...
Colocar Feixes de mola spoado..deixar um monstrinho para trilha!
A ideia depois é chegar nos 33 de pneu ou 35.

Alguem já chegou a cogitar essa hipotese?

Thiago Ideali

Bom dia Thiago, não só já pensei, como ainda penso nisso!!! Mas estou meio quebrado agora e vou deixar esse projeto mais para frente...
Pelo que olhei com o mecânico parece ser viável.

Abraços,

tpidealli
09/10/2012, 09:41
É jota Acho que com os eixos vai virar outro carro...ainda mais a possibilidade de poder mudar a relacao e deixar ele muito mais forte a ter chance de conseguir levar pneus 35.
Só a duvida se existe algum impecilho nisso...

[]'s

Thiago Ideali

Bom dia Thiago, não só já pensei, como ainda penso nisso!!! Mas estou meio quebrado agora e vou deixar esse projeto mais para frente...
Pelo que olhei com o mecânico parece ser viável.

Abraços,

jotaunior
09/10/2012, 09:54
É jota Acho que com os eixos vai virar outro carro...ainda mais a possibilidade de poder mudar a relacao e deixar ele muito mais forte a ter chance de conseguir levar pneus 35.
Só a duvida se existe algum impecilho nisso...

[]'s

Thiago Ideali

Quem estava vendo isso para mim é o meu amigo Jair ( Zequinha e Mecânico oficial do Caveirão Branco) da uma ligada para ele e bate um papo sobre esta adaptação o fone é (47)3248-1334. Ja aproveita e da uma sacaneada com ele, liga e diz que quer falar com o Zequinha do Junior... rsrsrsrs
Vamos ver se conseguimos tirar esse projeto do papel! Se eu tiver alguma coisa eu coloco as informações e fotos aqui e se vc tiver tbm coloca, pois acredito que mais pessoas ja tiverem esta intenção de fazer a adaptação.

Abraços,

tpidealli
09/10/2012, 10:07
Beleza,

O unico impecilho que estou em SP capital...vc esta em itajai,... pena que ta longe pra levar o carro ai pra fazer...mas vou ligar pra ele derrepente tiro umas duvidas..rs
Estou negociando 2 eixos de willys revisados com freio a disco nas 4 rodas o colega ta pedindo 3500,00...
ate achei uns mais baratos mas sem disco nas 4 e sem saber se o eixo ta bom pra rodar...
Eu consegui um rapaz que faz um trabalho muito bom de adaptacoes e mecanica da regiao de campinas-sp
To so agora tentando fechar o preco para saber quanto sairia esse trampo de mao de obra....já coloquei os parachoques de ferro e guincho de 12000lbs so que estou com os vj900 31' talvez com o carro spoado nos feixes de mola vai precisar aumentar esses penus pois to achando que vai virar rodinhas de rolema kkkk
E essa é outra duvida o que sera melhor? feixes de mola nas 4 ou mola elicoidal?

Quem estava vendo isso para mim é o meu amigo Jair ( Zequinha e Mecânico oficial do Caveirão Branco) da uma ligada para ele e bate um papo sobre esta adaptação o fone é (47)3248-1334. Ja aproveita e da uma sacaneada com ele, liga e diz que quer falar com o Zequinha do Junior... rsrsrsrs
Vamos ver se conseguimos tirar esse projeto do papel! Se eu tiver alguma coisa eu coloco as informações e fotos aqui e se vc tiver tbm coloca, pois acredito que mais pessoas ja tiverem esta intenção de fazer a adaptação.

Abraços,

jotaunior
09/10/2012, 10:32
Beleza,

O unico impecilho que estou em SP capital...vc esta em itajai,... pena que ta longe pra levar o carro ai pra fazer...mas vou ligar pra ele derrepente tiro umas duvidas..rs
Estou negociando 2 eixos de willys revisados com freio a disco nas 4 rodas o colega ta pedindo 3500,00...
ate achei uns mais baratos mas sem disco nas 4 e sem saber se o eixo ta bom pra rodar...
Eu consegui um rapaz que faz um trabalho muito bom de adaptacoes e mecanica da regiao de campinas-sp
To so agora tentando fechar o preco para saber quanto sairia esse trampo de mao de obra....já coloquei os parachoques de ferro e guincho de 12000lbs so que estou com os vj900 31' talvez com o carro spoado nos feixes de mola vai precisar aumentar esses penus pois to achando que vai virar rodinhas de rolema kkkk
E essa é outra duvida o que sera melhor? feixes de mola nas 4 ou mola elicoidal?

Cara eu acho que a mola helicoidal é mais fácil de adaptar, mas como feixe de mola fica mais forte...

tpidealli
09/10/2012, 13:10
Nossa eu ja estava achando o contrario...

Cara eu acho que a mola helicoidal é mais fácil de adaptar, mas como feixe de mola fica mais forte...

Renato Fraga
09/10/2012, 16:56
Amigo, essa prática é bem comum.

Procure internet a fora pela sigla SAS, ou Solid Axle Swap.

Fiz isso na minha Dakota.

Uma sugestão, não use eixo do Jeep, é muito estreita a bitola.

Use eixos de Rural, ou mesmo do Troller.

Ponto positivo para o eixo do Troller, sistema de freios, munhões e rolamentos melhor que o do Willys.

Até eixo de Cherokee vai bem no seu carro.

Abraços

Pescador4x4
10/10/2012, 11:21
Segue link com fotos...abs!

Kia Sportage SAS - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/general-4x4-discussion/741382-kia-sportage-sas.html?#post9339770)

tpidealli
11/10/2012, 00:28
Muito loco!!!
A Ideia é exatamente essa , so que nao irei fazer a montagem com os links irei utilizar os feixes de mola spoado...

Renato,
Agora só estou tentando descobrir o comprimento do eixo traseiro da sportage para chegar a decidir sobre qual eixo, há a possibilidade de colocar os eixos da F75 tambem...Eixos de troller é muito $$$ vou ficar no willys ou f75...vamos ver o que fica melhor...

Segue link com fotos...abs!

Kia Sportage SAS - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/general-4x4-discussion/741382-kia-sportage-sas.html?#post9339770)

Renato Fraga
11/10/2012, 11:04
Só lembrando que eixos de rural, os 2 tem a mesma bitola, eixos da F75, a bitola traseira é maior que a dianteira.

Portanto, entre F75 e Rural, eixos dianteiros são iguais, traseiros diferentes.

Fazer sua suspensão com feixes de molas pode dar mais trabalho do que fazer com links e molas helicoidais.

Não precisa ser 4 link, mas long arms 2 links com panhard, semelhante o que tem original no Troller, Suzuki Jimny, engesa, etc etc. Funciona bem, é simples de manutenção e fácil de montar, além de um resultado bem melhor que os feixes de molas.

Abraços

DouglasMac
11/10/2012, 11:52
Prezados, a idéia "ronda" as mentes de muitos a respeito do assunto. No passado pensei nisso.
PITACO:
Os eixos recomendados são os de Rural canela grossa. A relação é 9x43 na maioria, a mesma do SPT gasolina. Então não existe ganho em torque porém, encontrasse relaçao de coroa e pinhão mais curta para estes eixos Willys/Rural.
Quem já usa bloqueio, terá de comprar bloqueios de novo.
No final das contas, gastasse em torno de R$10.000,00 para isso. É o mesmo processo e custo utilizado nos Suzuki Vitara e Samurai.
Acho mais simples fazer um XCrawler na caixa de redução do SPT (+ - R$2.000,00) e manter os eixos originais. Com os calços de nylon no lift e uma bieleta alongada em 3cm já se tem uma abertura da roda pra lá de boa na dianteira. Quando se usa bloqueio (R$2.000,00 cada eixo, pode usar em um só), ao passar nos X muito fundos das valas, a frente flutua assim como os Trollers da vida. Traseira somente abaixar o ponto de fixação dos amortecedores na longarina do chassis e usar a base da mola parafusada, pronto. Barato e eficiente. Ao usar diferenciais pesados, pneu 35" e etc. haja motor pra empurrar e consumo de gasolina. Diferenciais de SPT não dão manutenção, é raro. Já os de Rural/Willys é todo ano. É isso.
Abraço a todos.

Claudio Maggioni
11/10/2012, 14:40
Prezados, a idéia "ronda" as mentes de muitos a respeito do assunto. No passado pensei nisso.
PITACO:
Os eixos recomendados são os de Rural canela grossa. A relação é 9x43 na maioria, a mesma do SPT gasolina. Então não existe ganho em torque porém, encontrasse relaçao de coroa e pinhão mais curta para estes eixos Willys/Rural.
Quem já usa bloqueio, terá de comprar bloqueios de novo.
No final das contas, gastasse em torno de R$10.000,00 para isso. É o mesmo processo e custo utilizado nos Suzuki Vitara e Samurai.
Acho mais simples fazer um XCrawler na caixa de redução do SPT (+ - R$2.000,00) e manter os eixos originais. Com os calços de nylon no lift e uma bieleta alongada em 3cm já se tem uma abertura da roda pra lá de boa na dianteira. Quando se usa bloqueio (R$2.000,00 cada eixo, pode usar em um só), ao passar nos X muito fundos das valas, a frente flutua assim como os Trollers da vida. Traseira somente abaixar o ponto de fixação dos amortecedores na longarina do chassis e usar a base da mola parafusada, pronto. Barato e eficiente. Ao usar diferenciais pesados, pneu 35" e etc. haja motor pra empurrar e consumo de gasolina. Diferenciais de SPT não dão manutenção, é raro. Já os de Rural/Willys é todo ano. É isso.
Abraço a todos.

Amigo, existe uma relaçao para Willys 9x53 ratio 5,88...aproximadamente 25% mais reduzido que o original 4,77, podendo colocar um pneu 35" ficando com a relaçao igual a original ainda....... em relaçao ao diferencial, qual diferencial que nao da manutençao fazendo TRILHAS??? Até o da Sportage o Thiago já teve que fazer manutençao, nao é Thiago???....agora se não usar em trilhas o da Rural tbm nao da manutençao, nem o canela fina quebra!!! rs...

tpidealli
11/10/2012, 14:50
sobre a questao de manutenção dos eixos, o da sportage já deu realmente...a trilha moe tudo é complicado...

Renato ,

O bom dos feixes, é que até para manutencao ele é mais facil de mecher que molas...e mola corre o risco de soltar num curso muito grande...

Amigo, existe uma relaçao para Willys 9x53 ratio 5,88...aproximadamente 25% mais reduzido que o original 4,77, podendo colocar um pneu 35" ficando com a relaçao igual a original ainda....... em relaçao ao diferencial, qual diferencial que nao da manutençao fazendo TRILHAS??? Até o da Sportage o Thiago já teve que fazer manutençao, nao é Thiago???....agora se não usar em trilhas o da Rural tbm nao da manutençao, nem o canela fina quebra!!! rs...

DouglasMac
11/10/2012, 15:02

Ganha-se mais de 25% em um XCrawler a custo de R$2.000
O Curcunda é aleijado mesmo, mais de dois anos em trilhas PESADAS e nada de manutenção. O que muitos esquecem é de elevar o suspiro dos diferenciais ao utilizar em barro/água além dos óleos específicos com trocas regulares.
Não tem comparação a tempera do diferencial dos SPT com os Willys, já usinei ambos e sei a diferença.
Mas, trata-se de um PITACO meu...vou acompanhando a saga e torço para dar certo.
Abraços.

Renato Fraga
11/10/2012, 15:07
Renato ,

O bom dos feixes, é que até para manutencao ele é mais facil de mecher que molas...e mola corre o risco de soltar num curso muito grande...

Engano seu, basta ter a mola presa em apenas uma das extremidades.

Dá uma olhadinha na minha assinatura e veja as fotos da minha Dakota.

Vai ampliar seu horizonte.

Abraços

EDuarte
11/10/2012, 15:28
O Curcunda é aleijado mesmo, mais de dois anos em trilhas PESADAS e nada de manutenção. O que muitos esquecem é de elevar o suspiro dos diferenciais ao utilizar em barro/água além dos óleos específicos com trocas regulares.
Não tem comparação a tempera do diferencial dos SPT com os Willys, já usinei ambos e sei a diferença.
Mas, trata-se de um PITACO meu...vou acompanhando a saga e torço para dar certo.
Abraços.

X2...

[]s
(DU)

Claudio Maggioni
12/10/2012, 14:51
X2...

[]s
(DU)

Legal esse kit MCrawler hein... Algum sabe alguma loja que comercializa ele???

abracos

Andrei Hasse
14/10/2012, 10:02
Fala pessoALL

Esse assunto muito me interessa eheheh, então sera que daria para pegar um diferencial trazeiro da sportage mesmo inverte-lo e adaptar munhões? ou daria para usar sem inverter só adaptando munhões? ficaria com a mesma relação e peças, que da pra fazer sei que da, tem um pessoal que pega dois diferenciais de chevette usa o trazeiro e faz um dianteiro adaptanto munhão para usar em gaiolas 4x4, Se o diferencial trazeiro da Sport é realmente forte, Teria que adaptar munhões reforçados.

Se fosse possivel ficaria mais barato, pois não faria a trazeira, Eu faria elicoidal.

Sera que Funcionaria? até aqui na cidade tem uma Sport MDRI em um ferro velho sendo desmanhada. pra qm prescizaria de peças arrumo o TEL.

aaaa Tzaum essa Sport Canvas com Dana 44.

Abrss

Renato Fraga
14/10/2012, 13:38
Em termos de mecânica, serrando e soldando, se coloca num canário, o bico de um tucano !!!!

Vai precisar de um eixo doador de munhões, manga de eixo, etc etc etc, e e confeccionar os semi eixos sob medida.

MAs é possível sim, amigo meu já colocou num eixo traseiro de f250, munhões do caminhão mercedes...

Abraços

Andrei Hasse
14/10/2012, 16:51
Os Semi eixos pode usar as proprias pontas de eixo do diferencial trazeiro, cortando na medida e refazendo as estrias. Só teria que pensar que mangas usar.

DouglasMac
14/10/2012, 17:13
Serve não!!
O diferencial trazeiro é no centro e o dianteiro é bem deslocado para a direita, saída do cardan na caixa de redução.
Ainda, O semi eixo esquerdo na dianteira teria de ser muito maior do que o que vem na traseira, como alongar? Emenda em semi eixo? e manter a têmpera?
Pitacos...
Abraços.

Renato Fraga
14/10/2012, 19:49
Olha, pensem bem, apesar da bolota do diferencial dianteiro precisar se deslocada para um dos lados, e considerando que o traseiro é centralizado e que para colocar os munhões, consome um belo espaço, é bem provável que mesmo o lado mais longo do eixo ainda precisaria ser cortado um pouco.

Mas de qualquer forma, seria conveniente e talvez até mais barato fazer um novo par.

Vale lembrar que não basta simplesmente fresar o novo entalhado, mas é necessário temperar a superfície onde foi feita o entalhe. E para isso tem uns macetes que muita gente não revela.

Abraços

tpidealli
15/10/2012, 15:00
Douglas,

Concordo com voce a qualidade dos diferenciais da sportage pode ser ate muito superiores, porem eu já tive Willys e fiz muita trilha com ele, viagem bastante tambem... e nunca tive problema com diferenciais e nem eixo do willys...em compensação motor sofri muito!!! rs
Em compensação o que eu nunca imaginava que daria, aconteceu na sportage o diferencial traseiro roncava muito alto por pouco quase perdi o diferencial,consegui recuperar coroa e pinhao com muito custo....entao é muito relativo essa questão da durabilidade.
Eu acho que tudo depende de quem monta...todos sabemos o que mais tem é boca de porco por ai... mecanico mesmo é dificil achar...hoje em dia ta igual pedreiro rsss
Pessoa cuidadosa, que estuda, que procura se informar antes de fazer, toma todos cuidados, faz as coisas bem feitas, é organizado etc.. etc... sao muito poucas a maioria vai de orelhada pra fazer as coisas...incompetente tem muitos nesse ramo.
O meu medo ta mais em quem vai fazer, do que efetivamente nas peças que vao ser utilizadas.

Thiago Ideali

Abraços.

tpidealli
15/10/2012, 15:04
Qual a forma mais adequada de prende-las, já vi muita gente perdendo molas em grande curso de suspensão...
Onde posso conseguir grandes molas helicoidais quero poder ganhar 1metro no minimo de curso...no feixe sei que posso jogas os jumelos revolvers ali e conseguir um bom curso de suspensao...agora onde achar molas grandes, teria que mandar fazer certo?

Engano seu, basta ter a mola presa em apenas uma das extremidades.

Dá uma olhadinha na minha assinatura e veja as fotos da minha Dakota.

Vai ampliar seu horizonte.

Abraços

Renato Fraga
15/10/2012, 22:46
Amigão, vamos por partes:

Quem determina o curso da suspensão não é a mola, ou o feixe de molas, mas sim o amortecedor.

Não precisa ter uma mola de 1 metro para ter curso de 1 metro.

Da mesma forma que um feixe de molas atua com um jumelo revolver, uma suspensão de mola helicoidal pode atuar sendo a mesma fixa em apenas uma das suas extremidades.

Repare nessa foto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=143067&d=1225996006

A mola está presa apenas na extremidade superior, e existe um guia para direcioná-la ao local certo quando a suspensão voltar à posição normal.

Repare nesse esquema:

http://www.dsnclassics.co.uk/sjn/images/terrafirma01.jpg

http://www.dsnclassics.co.uk/sjn/images/rear%20axle%20-%20dampers%20fitted.jpg

http://www.dsnclassics.co.uk/sjn/images/rear%20axle%20-%20relocation.jpg

http://www.terrafirma4x4.com/getimg.php?p=Long%20travel%20rear%20spring%20reloc ator&q=pi

Além de ter um guia, também tem um gancho para não deixar a mola passar do ponto.

MAs o guia pode ser mais simples:

http://www.terrafirma4x4.com/getimg.php?p=Rear%20spring%20dislocation%20cones&q=pi

Nas Cherokees XJ, também tem um arranjo semelhante:

http://image.fourwheeler.com/f/31812264+w750+st0/129_1001_15_o+jeep_cherokee_xj_rough_country_long_ arm_suspension+coil_springs.jpg

Em fim, se pesquisar mais pela internet, verás uma série de outros exemplos.

Eu particularmente prefiro suspensão por molas helicoidais ou semelhantes, pelo fato de que não é necessário um ponto de fixação à frente do eixo dianteiro, e para trás do eixo traseiro, como se torna necessário para o caso do uso das molas semi elipticas. Isso interfere diretamente no ângulo de entrada e saída do veículo.

Com suspensão de molas helicoidais e links, é possível um ângulo negativo tanto para entrada quando para saída.

Ajustes se tornam mais fáceis de fazer posteriormente. Numa adaptação dessa magnitude, é difícil acertar de primeira, Sempre precisa um ajustezinho. Confeccionando os links com regulagens, corrige-se alinhamento, cáster, inclinação do pinhão do diferencial, etc etc etc.

Até o "travel" da suspensão é mais fácil de verificar e acertar o posicionamento correto dos amortecedores. Basta retirar as molas deixando a suspensão apenas nos links, e ensaiar os movimentos.

Feixes de molas, para oferecer um bom curso, precisam ser bem longos, e isso favorece também a ocorrência do AXLE WRAP. Para anular isso, é necessário adotar barras anti-wrap. Conclusão: Se vai encher o carro de ferro para o eixo não girar, faça logo uma suspensão com links.

Abraços

tpidealli
16/10/2012, 02:38
Renato,

Entendo que o Amortecedor faz parte do conjunto e que ele é o responsavel em fazer o curso maior ou menor, ate porque os meus amortecedores atuais precisei aumenta-los pois estavam curto demais com a receita que fazem para lift de sportage aqui no forum...o que eu acho é que de um modo geral, sao varios detalhes a se fazer na mola helicoidal ficando mais chato de montar que o feixe...veja que em todo esse conjunto temos: suportes da mola, amortecedores maiores, molas maiores, gancho, e ainda temos os links....
ao meu ver o feixe é suporte na frente atras acabou, qualquer problema em qualquer moleiro faz a manutencao !
De uma coisa tenho certeza o conforto da heliciodal é muito superior...mas como a intencao é um veiculo para trilha...achei que feixe fosse uma solucao mais barata e rapida.
Na sua opniao, qual sai mais em conta na montagem, e qual forma seria mais rapida e facil de montar?
vou dar uma pesquisada a respeito.

Valeu pelas informacoes.

Thiago Ideali

Amigão, vamos por partes:

Quem determina o curso da suspensão não é a mola, ou o feixe de molas, mas sim o amortecedor.

Não precisa ter uma mola de 1 metro para ter curso de 1 metro.

Da mesma forma que um feixe de molas atua com um jumelo revolver, uma suspensão de mola helicoidal pode atuar sendo a mesma fixa em apenas uma das suas extremidades.

Repare nessa foto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=143067&d=1225996006

A mola está presa apenas na extremidade superior, e existe um guia para direcioná-la ao local certo quando a suspensão voltar à posição normal.

Repare nesse esquema:

http://www.dsnclassics.co.uk/sjn/images/terrafirma01.jpg

http://www.dsnclassics.co.uk/sjn/images/rear%20axle%20-%20dampers%20fitted.jpg

http://www.dsnclassics.co.uk/sjn/images/rear%20axle%20-%20relocation.jpg

http://www.terrafirma4x4.com/getimg.php?p=Long%20travel%20rear%20spring%20reloc ator&q=pi

Além de ter um guia, também tem um gancho para não deixar a mola passar do ponto.

MAs o guia pode ser mais simples:

http://www.terrafirma4x4.com/getimg.php?p=Rear%20spring%20dislocation%20cones&q=pi

Nas Cherokees XJ, também tem um arranjo semelhante:

http://image.fourwheeler.com/f/31812264+w750+st0/129_1001_15_o+jeep_cherokee_xj_rough_country_long_ arm_suspension+coil_springs.jpg

Em fim, se pesquisar mais pela internet, verás uma série de outros exemplos.

Eu particularmente prefiro suspensão por molas helicoidais ou semelhantes, pelo fato de que não é necessário um ponto de fixação à frente do eixo dianteiro, e para trás do eixo traseiro, como se torna necessário para o caso do uso das molas semi elipticas. Isso interfere diretamente no ângulo de entrada e saída do veículo.

Com suspensão de molas helicoidais e links, é possível um ângulo negativo tanto para entrada quando para saída.

Ajustes se tornam mais fáceis de fazer posteriormente. Numa adaptação dessa magnitude, é difícil acertar de primeira, Sempre precisa um ajustezinho. Confeccionando os links com regulagens, corrige-se alinhamento, cáster, inclinação do pinhão do diferencial, etc etc etc.

Até o "travel" da suspensão é mais fácil de verificar e acertar o posicionamento correto dos amortecedores. Basta retirar as molas deixando a suspensão apenas nos links, e ensaiar os movimentos.

Feixes de molas, para oferecer um bom curso, precisam ser bem longos, e isso favorece também a ocorrência do AXLE WRAP. Para anular isso, é necessário adotar barras anti-wrap. Conclusão: Se vai encher o carro de ferro para o eixo não girar, faça logo uma suspensão com links.

Abraços

tpidealli
16/10/2012, 21:23
Renato,

Primeiro Orcamento meio fora de cogitacao eu achei... R$ 5000,00 so mao de obra.

Renato,

Entendo que o Amortecedor faz parte do conjunto e que ele é o responsavel em fazer o curso maior ou menor, ate porque os meus amortecedores atuais precisei aumenta-los pois estavam curto demais com a receita que fazem para lift de sportage aqui no forum...o que eu acho é que de um modo geral, sao varios detalhes a se fazer na mola helicoidal ficando mais chato de montar que o feixe...veja que em todo esse conjunto temos: suportes da mola, amortecedores maiores, molas maiores, gancho, e ainda temos os links....
ao meu ver o feixe é suporte na frente atras acabou, qualquer problema em qualquer moleiro faz a manutencao !
De uma coisa tenho certeza o conforto da heliciodal é muito superior...mas como a intencao é um veiculo para trilha...achei que feixe fosse uma solucao mais barata e rapida.
Na sua opniao, qual sai mais em conta na montagem, e qual forma seria mais rapida e facil de montar?
vou dar uma pesquisada a respeito.

Valeu pelas informacoes.

Thiago Ideali

Renato Fraga
16/10/2012, 23:48
Bom, em primeiro lugar, a mão de obra não consiste apenas em montar tudo, mas também de desmontar o que já existe.

Como seu carro não foi projetado para ter eixo rígido e muito menos feixes de molas, pode ser necessário a confecção de um prolongamento na longarina.

Para usar molas helicoidais, até o suporte da mola já existe.

Vai precisar fazer suportes para os links e panhard.

É necessário, tanto para uma alternativa quanto a outra, ver como ficará o sistema de direção. Como é a sua caixa original??? Setor e rosca sem fim ou pinhão e cremalheira????

Relativo aos links, você pode confeccionar o seu, ou aproveitar um já existente para adaptá-lo, tal como o do troller ou do engesa. Acredite, não é tarefa difícil fazer um. O Fabil aqui do fórum faz links personalizados para Suzuki. Peça para ele te mostrar como se faz um link nos moldes do dele.

Feixes de molas vão te dar o mesmo trabalho, ou quem sabe até mais...

Pra se ter ideia, pedem num kit de molejos de Toyota para colocar em Jeep, algo em torno de R$2000,00 só nas peças.

Não é barato fazer esse serviço. Demanda muito tempo e raciocínio, afinal, não existe uma receita pronta.

Meu carro demorou exatos 14 meses para ficar pronto, cada detalhe teve que ser muito bem pensado para ser executado. E mesmo assim, até hoje ainda ando fazendo ajustes.

Sua suspensão traseira também precisará de ajustes, pois com a adoção do eixo na dianteira, o carro precisará ficar bem mais alto, para caber o eixo debaixo do carro.

Pelo susto que você tomou ao ver o orçamento, dá pra perceber que ainda não tem muita noção do que tem que ser feito.

Pesquise mais, procure mais informações, converse com quem já fez algo semelhante...amadureça sua ideia. Verá que vai valer cada centavo investido.

http://carphotos.cardomain.com/ride_images/1/1366/3201/3414100039_large.jpg

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1366/3201/3414100023_medium.jpg

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1366/3201/3414100037_medium.jpg

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1366/3201/3414100038_medium.jpg

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1366/3201/3414100031_medium.jpg

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1366/3201/3414100032_medium.jpg

Abraços

Fabil
17/10/2012, 08:46
o Douglas deve estar de brincadeira falando que eixo de spt é "superior" aos D44 em resistencia.. só pode :parede:

amigo, esqueça eixos de Willys, sao muito estreitos, mal cabem em samurai, imagina em uma SPT ? procure pelos de rural ou se o bolso permitir vá logo p/ os D44 de troller, pois estes terao a bitola adequada a SPT.

abs

Fabil
17/10/2012, 08:52
ô Tpidealli

um axle swap BEM FEITO, BEM DIMENSIONADO e usando peças de boa qualiade, prepare-se p/ gastar entre 20~25mil.

qualquer orçamento que voce encontrar p/ sua sportage que for bem abaixo disso, pode desconfiar , é bem provavel que o resultado fique aquem do desejado.

abs

DouglasMac
17/10/2012, 10:46
Fabiano, não me influencio por ser Dana, é com conhecimento de causa e já ter trabalhado pessoalmente em usinagem de ambos.
A têmpera e o aço dos diferenciais de SPT é superior, se voce souber usar torno e fresa industrial, te forneço uma peça de ambos para experimentar.
Certo?:bye:

Mas o assunto aqui é outro.

Abraço.

tpidealli
19/10/2012, 03:17
Renato ,

Realmente eu sei disso, já fiz alteracao de suspensao em um samurai, adaptacao de motor ap com cambio de chevette...e levou meses pra ficar bom...acredito que irá ter seus ajustes, a barra de direcao me parece que para ajuste segundo uma analise que fiz com mecanico o uso de molas helicoidais ficarão mais facil de ajustar a direcao.
Vamos ver estou fazendo a cotacao, os eixos de f75 já tenho de quem pegar, agora é saber o custo para montagem pra iniciar as andanças....depois reparos futuros vao surgindo e sendo feitos com o tempo até ficar tudo redondo como foi no samurai.
Eu acho que vai alem de raciocinio nessa historia, o que sempre sofri foi muito mais com a falta de capricho nos detalhes...sabe aquele tipo que esquece de prender um parafuso... ou poe um de cada tipo....é fogo!

Abracos

Bom, em primeiro lugar, a mão de obra não consiste apenas em montar tudo, mas também de desmontar o que já existe.

Como seu carro não foi projetado para ter eixo rígido e muito menos feixes de molas, pode ser necessário a confecção de um prolongamento na longarina.

Para usar molas helicoidais, até o suporte da mola já existe.

Vai precisar fazer suportes para os links e panhard.

É necessário, tanto para uma alternativa quanto a outra, ver como ficará o sistema de direção. Como é a sua caixa original??? Setor e rosca sem fim ou pinhão e cremalheira????

Relativo aos links, você pode confeccionar o seu, ou aproveitar um já existente para adaptá-lo, tal como o do troller ou do engesa. Acredite, não é tarefa difícil fazer um. O Fabil aqui do fórum faz links personalizados para Suzuki. Peça para ele te mostrar como se faz um link nos moldes do dele.

Feixes de molas vão te dar o mesmo trabalho, ou quem sabe até mais...

Pra se ter ideia, pedem num kit de molejos de Toyota para colocar em Jeep, algo em torno de R$2000,00 só nas peças.

Não é barato fazer esse serviço. Demanda muito tempo e raciocínio, afinal, não existe uma receita pronta.

Meu carro demorou exatos 14 meses para ficar pronto, cada detalhe teve que ser muito bem pensado para ser executado. E mesmo assim, até hoje ainda ando fazendo ajustes.

Sua suspensão traseira também precisará de ajustes, pois com a adoção do eixo na dianteira, o carro precisará ficar bem mais alto, para caber o eixo debaixo do carro.

Pelo susto que você tomou ao ver o orçamento, dá pra perceber que ainda não tem muita noção do que tem que ser feito.

Pesquise mais, procure mais informações, converse com quem já fez algo semelhante...amadureça sua ideia. Verá que vai valer cada centavo investido.

http://carphotos.cardomain.com/ride_images/1/1366/3201/3414100039_large.jpg

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1366/3201/3414100023_medium.jpg

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1366/3201/3414100037_medium.jpg

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1366/3201/3414100038_medium.jpg

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1366/3201/3414100031_medium.jpg

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1366/3201/3414100032_medium.jpg

Abraços

georgevalle
19/10/2012, 08:36
Thiago, dia destes dando um tapa na sportage (precisava manobrar ela e tava tapada de barro e me enchi de coragem e resolvi lavar), você quer fazer um monstrinho como estes das fotos para poder andar em grandes erosões ou rockcrawling ou apenas preparar a viatura com pneus maiores pois se o problema for os pneus faz um body-lift recorta os paralamas e já caberá uns 33 pelo menos e com isso já estará bem alta e com vão livre muito bom (bem melhor que os D-44 que tem a enorme bola do diferencial) e com a grana que iria gastar nos eixos e tudo mais monta uma reduzida como o Douglas falou.

tpidealli
21/10/2012, 04:21
George, Será um carro para trilha, o lift nao resolveria muita coisa, somente estética mesmo pois continuaria sem curso de suspensao, e agora que minha tracao dianteira parou de funcionar...deu algum problema hoje fazendo trilha que fiquei sem tracao na dianteira...alguma coisa foi pro saco, engracado que uma barulheira nas duas rodas parece roda livre sei la estrnaho é ter sido as duas, ouvi um estalo forte...depois disso parou...agora acho que ta na hora de comecar a mecher na suspensao ja aproveitar que a dianteira foi pro saco.

Abs

Thiago, dia destes dando um tapa na sportage (precisava manobrar ela e tava tapada de barro e me enchi de coragem e resolvi lavar), você quer fazer um monstrinho como estes das fotos para poder andar em grandes erosões ou rockcrawling ou apenas preparar a viatura com pneus maiores pois se o problema for os pneus faz um body-lift recorta os paralamas e já caberá uns 33 pelo menos e com isso já estará bem alta e com vão livre muito bom (bem melhor que os D-44 que tem a enorme bola do diferencial) e com a grana que iria gastar nos eixos e tudo mais monta uma reduzida como o Douglas falou.

georgevalle
22/10/2012, 08:09
Na minha achei que a roda livre tinha estragado e era só a travinha da homocinética.

georgevalle
22/10/2012, 08:11
Toca o projeto que vou acompanhar.

tpidealli
22/10/2012, 11:57
Terca feira estao chegando os eixos de f75 aqui em casa, agora só estou fechando alguns orçamentos, terca vou levantar preço no rota4x4...quem tiver ideia de alguem capaz de tocar essas adaptacoes aqui em sp me fale!

abracos!

Toca o projeto que vou acompanhar.

Fabil
22/10/2012, 13:09
tenta o Rodrigo Portugal da RC4x4.com.br

Pescador4x4
22/10/2012, 20:39
Segue vídeo de uma Sportage com SAS e feixe, abs!

Chevota Sportage - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=tNHyvlsE3mE&feature=channel&list=UL)

Pescador4x4
22/10/2012, 20:43
Mais um...

2010 tulelake mud bogs Chevota Sportage - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EUoJuFCXxyg&feature=channel&list=UL)

tpidealli
26/10/2012, 01:48
Muito legal!!! parece estar com pneus 33...

Segue vídeo de uma Sportage com SAS e feixe, abs!

Chevota Sportage - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=tNHyvlsE3mE&feature=channel&list=UL)

tpidealli
06/11/2012, 15:44
Eixos da F75 e Feixes de Mola do Willys comprados, vai ficar loco!!

Agora inicio as alterações na suspenção no inicio do ano, pois os mexanicos estao entupidos de trampo até la rs...

Abs

Fabil
06/11/2012, 15:57
feixe mola de willys? tente trocar pelos dianteiros de bandeirantes.. os de willys sao muito estreitos, deixam o carro instavel.

Renato Fraga
07/11/2012, 00:45
Tudo errado !!!!!!!!!

Fabil
07/11/2012, 07:58
fala Renato... tudo errado é com o que eu disse sobre os feixes de willys?

Renato Fraga
07/11/2012, 12:44
De forma alguma Fabil, tudo errado é a forma como o nosso amigo está conduzindo esse projeto!!!!

Os feixes de Willys já funcionam mau no Willys, a maioria remove eles para melhorar o desempenho do carro.

Escolher esses feixes para adaptar num carro bem mais moderno, pesado e que se deseja melhorar o desempenho dele, só pode ser pura falta de conhecimento.

Sem contar que no meu ponto de vista, nem mesmo feixes de molas é o indicado para um Sportage...

Abração, encerrando a minha assinatura nesse tópico.

tpidealli
07/11/2012, 13:27
Renato fica tranquilo, se der errado fazemos de novo, nao tenho pressa...é carro para trilha!
Já consultei diversos mecânicos e não identificado problema algum o uso de feixes de mola.

Obrigado pela ajuda!

abs

De forma alguma Fabil, tudo errado é a forma como o nosso amigo está conduzindo esse projeto!!!!

Os feixes de Willys já funcionam mau no Willys, a maioria remove eles para melhorar o desempenho do carro.

Escolher esses feixes para adaptar num carro bem mais moderno, pesado e que se deseja melhorar o desempenho dele, só pode ser pura falta de conhecimento.

Sem contar que no meu ponto de vista, nem mesmo feixes de molas é o indicado para um Sportage...

Abração, encerrando a minha assinatura nesse tópico.

Lucena04
19/11/2012, 13:55
Tiago, sua idéia é colocar pneus maiores tb? Se for, vc pensa em deixá-la mais reduzida (como?) ou trocar o motor?
Até mais!

tpidealli
28/11/2012, 14:11
Fala Lucena,

Entao a minha intenção é colocar pneus 35 com os eixos de F75.
Vou mecher na relacao dos diferenciais, para conseguir uma redução maior, pelos calculos que foram feitos pelo Leandro, e um outro colega com a relação que esse eixo esta hoje, daria para ficar com pneus 35 , com o desempenho do carro como estivesse levando os pneus originais do carro que se nao me engano são 205/75-15 que são os originais.
Quanto a motor não vou fazer nada, vou manter o mesmo, talvez vou ter que fazer a retifica dele pois já esta bebendo mais oleo que gasolina ultimamente rsss.
Acertei com a alternativa4x4 para deixar o carro no inicio de janeiro para fazer as modificações necessárias...tiveram algumas duvidas quanto a suspenção, a quem diz que as molas helicoidais seriam melhores...eu de certa forma gosto bastante, mas fazendo uma pesquisa com os feixes de mola me pareceu mais simples a adaptacao...entao optei em manter feixes de mola...por enquanto imagino trabalhar com os feixes do willys que já esta em maos, o Leandro ficou de avaliar como ficaria, caso nao ficar legal vou ser obrigado ir para os feixes de toyota.

abs

Thiago Ideali

Tiago, sua idéia é colocar pneus maiores tb? Se for, vc pensa em deixá-la mais reduzida (como?) ou trocar o motor?
Até mais!

Lucena04
29/11/2012, 08:07
Estou torcendo para dar tudo certo por aí.
Em relação ao motor, pensa bem se vale a pena fazer a retífica,eu já fiz 2x e apesar do motor estar bom eu já estou pensando em adaptar um mwm.

Rafa-CWB
29/11/2012, 12:53
Tenho um cara muito bom em Curitiba, ele falou em fazer isso na minha em setembro, porém como tenho outras prioridades vai ficar mais para frente, mas fica em torno de 10K, porém com 2 eixos DANA 44.

Caso tenho interessse me avise que eu passo o contato!

tpidealli
29/11/2012, 20:06
Valeu!!!

Quanto ao motor eu pensei na possibilidade de troca, mas desisti em saber a tamanho do trabalho e mil dificuldades que é acertar documentacao na troca de motor hoje em dia, ja tive troca de motor em um samurai e me causou um problemao...fora os problemas da adaptação...entao vou ficar nesse mesmo...

abs

Estou torcendo para dar tudo certo por aí.
Em relação ao motor, pensa bem se vale a pena fazer a retífica,eu já fiz 2x e apesar do motor estar bom eu já estou pensando em adaptar um mwm.

tpidealli
29/11/2012, 20:07
Rafa valeu, mas ja adquiri os eixos !

abracos.

Tenho um cara muito bom em Curitiba, ele falou em fazer isso na minha em setembro, porém como tenho outras prioridades vai ficar mais para frente, mas fica em torno de 10K, porém com 2 eixos DANA 44.

Lucena04
01/12/2012, 00:05

10k com o motor 2.8 mwm instalado, ar condicionado e direção hidráulica funcionando, mais 2 eixos DANA 44? Com a documentação necessária para regularizar?
Apesar de eu morar em São Paulo, você pode me passar o contato?
Obrigado

Djalma colombo
01/12/2012, 22:03
Lucena, quem é o cara aqui de curitiba? quando vier avisa!

Lucena04
02/12/2012, 01:14
Djalma, eu tb não sei quem é o cara, quem sabe é o Rafa-CWB. Perguntei mais por curiosidade pq ir aí para Curitiba para trocar o motor do carro, nesse primeiro momento, parece ser inviável, principalmente pq eu acredito que mesmo depois de pronto pode ser que o carro precise de alguns ajustes por se tratar de adaptação.
Se eu aparecer por aí a eu aviso, quem sabe a gente encara alguma trilha por aí :grin:

Djalma colombo
03/12/2012, 21:33
Blza, Lucena, só preciso de um jogo de sapatos novos, pq os meus já estão lisos!

ViniFreitas
06/12/2012, 00:41
Blza, Lucena, só preciso de um jogo de sapatos novos, pq os meus já estão lisos!

E o seu Lift, vc vai refazer? Quanto aos pneus tb to precisando de uns.. tudo que eu queria era um que tivesse bom desempenho na lama e me permitisse continuar indo trabalhar com o carro (50km dia), A Savana que ta minha foto tem uns Pirelli Scorpion MUD que ta rodando essa média também e após 3000km ainda parecem como novos, não gastam muito Diesel e eu até gosto do barulhinho que fazem na estrada.

Mas pelo que eu vi custam 800 cada.. Será que no paraguay tem?

Rafa-CWB
06/12/2012, 09:28
Não falei sobre oMWM, e sim sobre os exios Dana 44, suspensão e freio nas 4 rodas.

Djalma colombo
06/12/2012, 10:50
Vini, não sei sobre esses pneus, ma sei que tem outras marcas e modelos, o NAVA da COLOSSUS PNEUS, tem uns modelos recapados muito bons e não são caros com garantia de 80 mil km, otimos no asfalto e excelentes na lama. Quanto ao lift, tenho as molas de zafira e os claços de nylon pra dianteira, da pra deixar na altura de uma frontier, o problema é a patroa, tem que usar banquinho pra subir, ai deixei na altrura normal mesmo, mas quando vou "brincar um pouquinho" coloco o kit, só que os sapatos tão lisos dai não da pra abusar!

ViniFreitas
06/12/2012, 15:54
Vini, não sei sobre esses pneus, ma sei que tem outras marcas e modelos, o NAVA da COLOSSUS PNEUS, tem uns modelos recapados muito bons e não são caros com garantia de 80 mil km, otimos no asfalto e excelentes na lama. Quanto ao lift, tenho as molas de zafira e os claços de nylon pra dianteira, da pra deixar na altura de uma frontier, o problema é a patroa, tem que usar banquinho pra subir, ai deixei na altrura normal mesmo, mas quando vou "brincar um pouquinho" coloco o kit, só que os sapatos tão lisos dai não da pra abusar!

Rs, vamos adaptar um elevadorzinho e fazer um Monster Truck ai ela não vai reclamar.. Vc falando do Lift parece tão simples de fazer... o máximo que eu sei é trocar um pneu rsrs..

Vai ter uma trilha nesse sábado aqui perto em São Lourenço da Serra (Perdidos na Mata XXV) e vou ter que ir de navegador da Savana pq iria passar vergonha com meus Pneus e minha suspensão anâ...

tpidealli
20/05/2013, 04:00
Pessoal,

Depois de 5 meses de trabalho chegamos a reta final, tentei trazer o monstro pra casa, mas ainda falta detalhes...no teste realizado percebemos que o eixo esta com problemas nos burrinhos de freio fazendo com que a frenagem o carro de cavalo de pau a 40km/h esta muito desregulado o freio!

Segundo problema, esta virando muito mais para direita do que para esquerda...tentamos regular na barra na mão mas a mesma já deu o limite da rosca, talvez terei que corta-la para diminuir...lembre-se que estamos falando de uma barra de direção de jeep contra uma caixa de sportage..era de se esperar alguma diferenca...
Outra coisa que percebi, mas acredito ser normal, o valante ficou ainda mais leve para manobra...nem parece que tem pneus rsrsss ta leve demais, outra cosia, que é necessario dar 2 voltas para o pneu virar pouco para ambos os lados...o que não era assim antes, pois pouco que se virava o volante vc percebia que esterçava muito mais.

E por fim, inexplicavelmente o carro foi feita toda injeção e retifica... e com esse tempo parado tivemos vazamento no bico injetor... mistério...

Por ultimo será o ajuste de relação de diferencial, talvez colocarei 9x53 para ter o máximo de redução, por enquanto vou andar da maneira que esta,utilizando a com a relação do jeep q é minimamente mais forte que a da sportage mas não suficiente para fazer o monstrengo andar como se deve!!

acho que mais 3 dias de ajustes já tenho fotos para postar a vocês com o carro andando...
ficou muito grande, para ter uma ideia o assoalho ta na cintura e o banco na altura quase do peito.. kkkkk!!!

abs!

Thiago

Leandro-MacaúbaPaisagismo
20/05/2013, 12:30
Tiago,

Posta as fotos ai, quem sabe eu tb nao faço...rsrsrr, depois de ter adaptado o motor da L200 2.5 TD na minha sportage....tudo é possivel! Esse negocio de adaptação vicia, ne? srsrrsrsrrr

Abraços!

Bispo
20/05/2013, 13:07
Tudo certinho tiago,
Não é mistério não, por ficar parado, provavelmente tenha ressecado algum (ou todos) retentores dos bicos.

E o carro está andando bem os pneus grandes?

E aí, quando vamos ver a viatura?

Forte abraço,

Bispo

tpidealli
20/05/2013, 16:18
Pessoal,

Segue o projeto finalizado!!!!

412368412369412370412371412372412373

Tudo certinho tiago,
Não é mistério não, por ficar parado, provavelmente tenha ressecado algum (ou todos) retentores dos bicos.

E o carro está andando bem os pneus grandes?

E aí, quando vamos ver a viatura?

Forte abraço,

Bispo

Claudio Maggioni
21/05/2013, 14:36
Pessoal,

E aí??? ninguem pra dar uns pitacos??? tinham tantos...agora que o negocio ficou pronto niguem???

att,

Fabil
21/05/2013, 15:06
ficou um monstrao!! agora posta umas fotos da suspensao trabalhando, etc...

como ficou o desempenho? qual relaçao usou? como ficou a dirigbilidade?

Renato Fraga
21/05/2013, 15:37
Quem tem que postar as impressões do resultado é o proprietário !!!!

As dicas para o negócio ficar aceitável foram dadas. Se ele seguiu, é outra história...

Referente À questão da direção, que ficou lenta demais, isso é dimensionamento do pitman em relação aos braços dos munhões. Relativamente fácil de resolver.

Abraços

F@bião
21/05/2013, 16:07
Thiago,

Toca o projeto....kkkkkkk

Djalma colombo
21/05/2013, 22:07
Aí Tp, ficou uma mutante muito loca, quero ver um video dela cavucando feito tatu! kkkkkkk, show de bola parabens!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
22/05/2013, 18:17
Caraca Tiago, ficou monstro mesmo, gostei muito do resultado. Agora responde uma coisa, o motor original puxa legal essa adaptação?

LAMA

tpidealli
25/05/2013, 19:35
Sobre o desempenho...não achei que ficou tão fraca....até porque da forma q ficou para andar com segurança no máximo 70km/h pois ela fica muito complicada de dirigir realmente...dá impressão que é um caranguejo andando...ainda não consegui testa-la na trilha, logo mais devo fazer os testes dai coloco as fotos da suspensão trabalhando...Com a reduzida ligada achei que não vai ficar ruim, mas de qualquer maneira irei colocar outra relação, talvez 9x53. Sobre o braço pitman, ainda não alterei, vou deixar pra fazer depois essa semana preciso fazer o escapamento. abraços!

tpidealli
25/05/2013, 19:38
kkkkkkkkkkkkkk
Thiago,

Toca o projeto....kkkkkkk

Pescador4x4
28/05/2013, 13:08
Parabéns!!! Muito grande!!! Primeira Sportage com SAS do Brasil(corrijam se estiver enganado..kkk). Na espera dos vídeos nas trilhas...

Abs!

Pessoal,

andersoncolares
28/05/2013, 18:45
Pessoal,

Muuuuuuuuuuuuuito massa... se eu tivesse tempo e grana faria algo parecido. Talvez não tão alto, mas algo proximo a isso. Gostei muito do Snorkel também...

Parabéns cara, ficou show

tpidealli
30/05/2013, 00:54
Segue umas fotos da trilha com ela.
Eu acredito que é a primeira com SAS no Brasil, pelo menos não vi nenhuma pora aqui...

Abs!

Parabéns!!! Muito grande!!! Primeira Sportage com SAS do Brasil(corrijam se estiver enganado..kkk). Na espera dos vídeos nas trilhas...

Abs!

Djalma colombo
31/05/2013, 18:28
Cara ficou muito sinistra, é um verdadeiro monstrinho! kkkkkkk...

RicardoM
31/01/2014, 21:38
Bacana sua sportage.

Parabéns.

Luiz Roberto Coura Paiva
02/02/2014, 09:39
Dê a "receita" de como montou o snorkel.
Abraços.

JCZANFE
18/05/2014, 09:39
COMO SE DIZ..... COM LICENCA / SAI DA FRENTE LA VEM O tpidealli ....muito animal, na foto 3 da pra ver legal o curso da suspensao....parabens ....

reslima
20/05/2014, 09:50
Deu atenção especial ao cáster quando instalou o eixo? Vi em uma das fotos que a extremidade da carcaça da bola do diferencial dianteiro está apontando para cima, corrigiram o cáster girando os munhões? Se não o fez, corre grande risco de sofrer um acidente com o veículo.

Sobre o desempenho...ela fica muito complicada de dirigir realmente...dá impressão que é um caranguejo andando...

leonardorj
24/09/2014, 17:16
cara sua sportage esta animal, parabéns agora vamos lah, vc usou os eixos de willys pois a bola traseira do diferencial ela é mais para a direita e deu certo? segundo os feixes foram de toyota ou willys mesmos?
mais uma vez parabéns quando crescer quero que a minha fique assim rsrsrs e eu achei que a minha estava alta rsrsrs

EduKeenan
26/01/2015, 17:00
Fala Thiago!! Ficou muito show, cara! Tem fotos da montagem, se pudesse dar uma orientada ficaria muito grato. Vou começar meu projeto esse ano e to partindo do zero. O resultado da tua é exatamente o que espero na minha Grand. Se puder me ajudar fico muito feli$$$$.... kkkkkkkkk.
Abração Cara e....... lamaaaa!!!
Eduardo

tpidealli
13/02/2015, 17:05
Edu e a tods que levantaram questoes sobre a sportage.

- Utilizei eixos de F75 com relacao 9x53
- kit de reduzida para cambio.
- Nunca tive problemas cardans, utilizamos os proprios cardans dela, só foi necessário refazer as luvas do cardan para dar encaixe certo, para isso foi feito em casa de cardans e testado.
- Os feixes de mola sao os da toyota, foi necessário refazer os suportes para fixacao do feixe de mola.
- Os amortecedores, utilizei os da Ranger.
- Esta com disco nas 4 rodas do willys.
- Foi necessário mudar a posicao do tanque de gasolina para o lado esquerdo do veiculo, e fazer tambem os suportes.
- Escapamento foi necessário mandar faze-lo totalmente.

Fala Thiago!! Ficou muito show, cara! Tem fotos da montagem, se pudesse dar uma orientada ficaria muito grato. Vou começar meu projeto esse ano e to partindo do zero. O resultado da tua é exatamente o que espero na minha Grand. Se puder me ajudar fico muito feli$$$$.... kkkkkkkkk.
Abração Cara e....... lamaaaa!!!
Eduardo

tpidealli
13/02/2015, 17:10
Luiz,

Utilizei tubos destes de aspirador de piscina na cor preta, se nao achar no preto, basta pintar... fixei na entrada da caixa de ar, sai com o cano pelo lado direito do paralama, fiz um furo no paralama com furadeira e bocal redondo de corte, coloquei as borrachas em volta do corte da lata para passar o cano, e depois só fixei com enforca na subida da porta...

Thiago

Dê a "receita" de como montou o snorkel.
Abraços.

nilson flavio
23/11/2015, 19:55

- Nunca tive problemas cardans, utilizamos os proprios cardans dela, só foi necessário refazer as luvas do cardan para dar encaixe certo, para isso foi feito em casa de cardans e testado.
- Os feixes de mola sao os da toyota, foi necessário refazer os suportes para fixacao do feixe de mola.
- Foi necessário mudar a posicao do tanque de gasolina para o lado esquerdo do veiculo, e fazer tambem os suportes.

Oba Thiago, vc ainda tem a sportage? cara vc diz que utilizou kit de redução para cambio, como seria isso? vc mandou usinar nova relação para a reduzida? tenho uma sportage tbm, no meu caso coloquei um ap 2.0 e uso pneu 265/70 15 e com isso ficou muito longa, exemplo no velocimetro marca 100 km/h e no gps marca 110 km/h.

Bela viatura.

tpidealli
25/06/2016, 18:34
Nilson,

Retirei a reduzida, e mandei ara uma empresa de MG para aumentar a quantidade de dentes de duas engrenagens, assim deu um ganho de 30% na redução original.

abs

Thiago

Oba Thiago, vc ainda tem a sportage? cara vc diz que utilizou kit de redução para cambio, como seria isso? vc mandou usinar nova relação para a reduzida? tenho uma sportage tbm, no meu caso coloquei um ap 2.0 e uso pneu 265/70 15 e com isso ficou muito longa, exemplo no velocimetro marca 100 km/h e no gps marca 110 km/h.

Bela viatura.

Valdir viana
07/07/2018, 22:10

Boa noite, achei muito interessante a trajetória de seu projeto, e estou em fase de iniciar um projeto idêntico. gostaria de saber se ainda possui a sportage e se tem arrependimentos de não ter usado molas helicoidais. Já tenho os eixos de rural e estou adquirindo as molas de toyota bandeirantes. Porque teve que mudar o tanque de posição? outra coisa é em relação aos feixes dianteiros poderia postar uma foto dando um zoom nos pontos de fixação? E por favor tem mais algumas dicas.

Valdir viana
07/07/2018, 22:15
Deu atenção especial ao cáster quando instalou o eixo? Vi em uma das fotos que a extremidade da carcaça da bola do diferencial dianteiro está apontando para cima, corrigiram o cáster girando os munhões? Se não o fez, corre grande risco de sofrer um acidente com o veículo.

Boa noite, RsLima a quanto tempo? prazer em encontrá-lo por aqui, e como está a SPT com o propulsor de opala? a minha agora está muito bem. Agora quero é realizar a copia da SPT do TPidealli, para mim ficou demais. e aí qual sua opinião?

rDuran
09/07/2018, 10:13
Trajetória da minha está ai, atualmente estou colocando t-case dana18(rural) com kit forjado, bloqueio na dianteira, e guincho mecânico.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/163712-jabiraca-sportage-2001-sas-motor-toyota.html