Ver Versão Completa : Andar no 4x2 com as borboletas 4x4 acionada
Dúvida de iniciante... " Na verdade nem fiz ainda, primeiro resolvi perguntar aqui para vocês ".
Se eu acionar as borboletas lá nas rodas para o 4x4 e não engatar ele na alavanca e deixar a alavanca como 4x2 tem como andar assim ? Para que eu economize tempo quando precisar usar o 4x4 e não precise descer do jeep para virar as borboletas ? Acarreta algum prejuízo para o veículo ?
Grato.
Nenhum prejuizo mas como o sistema estara praticamente 90% engrenado voce tera um maior consumo de combustivel nada mais do que isso.
mali9ski
08/10/2012, 15:20
Dúvida de iniciante... " Na verdade nem fiz ainda, primeiro resolvi perguntar aqui para vocês ".
Se eu acionar as borboletas lá nas rodas para o 4x4 e não engatar ele na alavanca e deixar a alavanca como 4x2 tem como andar assim ? Para que eu economize tempo quando precisar usar o 4x4 e não precise descer do jeep para virar as borboletas ? Acarreta algum prejuízo para o veículo ?
Grato.
ficara normal, apenas tera mais atrito.....os primeiros jeep'snem tinham essas ''borboletas' que são chamadas de rodas livres.....a minha gaiola que é 4x4 eu nem fiz rodas livres que iria complicar demais, e recentemente fiz deslocamentos de asfalto e estrada de chão de quase 80km's sem nenhum problema.....
valew
Agora sim me confundi mais ainda... Kkk...
Roda livre não seria quando não se tem essas borboletinhas pra poder virar ?
O meu jeep tem essas borboletinhas marcando as posições ou 4x2 ou 4x4 e pra funcionar 100% eu preciso virar as borboletinhas pra 4x4 e também engatar na alavanca média.
O que eu queria é já deixar as borboletinhas na posição 4x4 e usar a alavanca de engate na posição 4x2 pra não ter que ficar descendo do jeep pra poder virar as tais borboletinhas... Pelo comentário do Dic3 " valeu amigo " eu posso fazer isso e o que vai acontecer é só que vou gastar mais combustível.
Grato.
Robertux
08/10/2012, 16:40
Ok B4T3R4, Isso é Batera ou é sua senha de acesso à internet? rsrs.
Vamos tentar explicar melhor:
Quando você está usando o Jeep em 4x2 a tração dianteira está desengatada na caixa de tração (ou caixa da reduzida como é mais conhecida), mas a roda da frente está virando e ligado a ela está o semi eixo dianteiro, que vira a corôa, que vira o pinhão e vira o cardã, então toda essa parafernalha fica virando, fazendo "peso" para virar, fazendo barulho e desgastando desnecessariamente.
Para resolver esse problema foi inventado o sistema conhecido por "roda livre", do qual essa borboleta a que você se refere faz parte.
Quando você coloca a borboleta na posição 4x4 a roda fica ligada ao semi-eixo e pronta para que você engate, no momento em que precisar, a tração nas 4 rodas. Quando você coloca a borboleta na posição 4x2 a roda se desconecta do semi eixo e, portanto, fica "livre" (como em todos os carros 4x2) e toda a parafernalha da tração dianteira fica quietinha, parada.
O normal é utilizar o Jeep no asfalto com a roda livre na posição 4x2, que o Jeep fica mais silencioso, mais econômico e mais "leve" para dirigir, quando chegar no início da trilha você liga a "roda livre" e durante a triha engata e desengata somente na alavanca da caixa de tração, desligando as rodas livres somente no final da trilha, quando estiver entrando no asfalto.
Eu, diversas vezes, esqueço de desligar as rodas livres e sigo com elas engatadas, mas logo a barulheira do conjunto de transmissão dianteira virando solto me faz lembrar e logo que possível desligo, mas problema mecânico não tem nenhum, inclusive os Trollers até 2001 não tinham o sistema de roda livre e o cardã dianteiro virava constantemente, o que provocava desgaste prematuro das cruzetas, já que no Toller o cardã dianteiro trabalha em um ângulo excessivamente fechado.
Certooooo então... Kkk...
Explicado.
Vamos nos utilizar definitivamente do 4x2 lá na roda bem como aqui na alavanca média 4x2 na cidade e...
Pras vezes em que formos ir aprender alguma coisa com os amigos onde não tiver asfalto, viramos pra 4x4 lá nas rodas e engatamos a alavanca média 4x4.
Sanada toda a dúvida. Muitíssimo obrigado meus amigos.
Sou de Santo André, se tiver alguém de perto daqui vamos marcar um bate papo.
Grato.
Um unico e misseravel detalhe ! É relativamente comun aparecer aqui no balcao rolamentos de pinhao e laterais de coroa estragados por nunca terem sido usados.
A criatura compra um 4x4, nunca usa a tração dianteira e depois de alguns anos vende. O novo dono liga a tração e repara no barulho...vai descobrir que os rolamentos do eixo dianteiro de um carro que nunca fez trilha estão destruidos com falso brinel.
Explicando...quando um rolameno fica parado por anos em um ambiente com muita vibração (o jeep andando no asfalto) os roletes fazem canaletas nas pistas do rolamento inutilizando o rolamento.
Solução ? Usar o o que voce comprou ! Eu ligo as rodas livres e a tração pelo menos uma vez por mes nem que seja para andar na brita do quintal.
Robertux
08/10/2012, 22:52
Bem colocado edgar, realmente a falta de uso também estraga, então não se esqueça de, pelo menos uma vez por mês, botar o bichinho na trilha, vai fazer bem para ele e mais ainda para você!
Só um detalhe, NUNCA nas nunca mesmo engate a tração no asfalto, um pequeno deslocamento de 10 metros no asfalto é suficiente para encavalar as engrenagens da caixa de tração e você ter que levantar pelo menos uma roda do Jeep para conseguir desengatar, isso se já não tiver danificado seriamente a caixa de tração, então lembre-se 4x4 só em piso escorregadio, tipo lama, areia, brita ou, no mínimo terra.
RodrigoPD
09/10/2012, 20:29
Batera;
Sou de Sampa, relativamente perto de você.
Quando quiser nos acompanhar num passeio, seja bem vindo.
Abs.
Opa meu amigo, vou sim é só me convidar, se eu não tiver compromisso algum, com certeza vamos nos divertir.
No aguardo.
Um grande abraço.
Eduardo Gonçalves
14/10/2012, 22:54
B4T3R4 e RodrigoPD, sou de Sampa também!
Então me auto-convido para passeios quando tiver algum! kkkk eh soh chamar!
Abraços
Batera;
Sou de Sampa, relativamente perto de você.
Quando quiser nos acompanhar num passeio, seja bem vindo.
Abs.
B4T3R4 e RodrigoPD, sou de Sampa também!
Então me auto-convido para passeios quando tiver algum! kkkk eh soh chamar!
Abraços
Pra ficar mais organizado, instalem aí no celular ou no computador o Zello. Live conversation. (http://zello.com/) ( é um comunicador por voz igual ao nextel, FALAMOS DE GRAÇA CONSUMINDO APENAS INTERNET ), depois de instalado vocês podem me adicionar como B4T3R4 ou entrem na sala JEEP WILLYS FORD - GRANDE ABC
Aí poderemos conversar sobre passeios e etc... TODOS SÃO BENVINDOS.
Robertux
15/10/2012, 11:15
Batera, Rodrigo e Eduardo, sou de Piracicaba e meu Jeep fica lá, mas fico em São Paulo, a trabalho, de segunda a quarta. Inclusive comprei meu Jeep em Santo André, de um japonês chamado Nelson, não me lembro o sobrenome, que trabalha na Mahle, não sei se vocês conhecem. Infelizmente fica meio dificil fazermos uma trilha juntos, já que nos finais de semana fico em Piracicaba, mas se queiserem reunir para trocar idéias nas segundas ou terças à noite podemos combinar.
Eduardo Gonçalves
15/10/2012, 14:01
Pra ficar mais organizado, instalem aí no celular ou no computador o Zello. Live conversation. (http://zello.com/) ( é um comunicador por voz igual ao nextel, FALAMOS DE GRAÇA CONSUMINDO APENAS INTERNET ), depois de instalado vocês podem me adicionar como B4T3R4 ou entrem na sala JEEP WILLYS FORD - GRANDE ABC
Aí poderemos conversar sobre passeios e etc... TODOS SÃO BENVINDOS.
vou dar uma olhada nesse programa, parece interessante...enquanto isso podemos ir trocando msgs!
Batera, Rodrigo e Eduardo, sou de Piracicaba e meu Jeep fica lá, mas fico em São Paulo, a trabalho, de segunda a quarta. Inclusive comprei meu Jeep em Santo André, de um japonês chamado Nelson, não me lembro o sobrenome, que trabalha na Mahle, não sei se vocês conhecem. Infelizmente fica meio dificil fazermos uma trilha juntos, já que nos finais de semana fico em Piracicaba, mas se queiserem reunir para trocar idéias nas segundas ou terças à noite podemos combinar.
Robertux,
Vamos marcar sim! Só ver um dia bom para todos!
Abraços
RODRIGO; EDUARDO E ROBERTO
HOJE TEM ENCONTRO DE JEEP EM SÃO BERNARDO DO CAMPO NO GINÁSIO POLIESPORTIVO QUE FICA NA AV. KENNEDY
https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&q=poliesportivo+sbc&ie=UTF-8&authuser=0
SE VOCÊS FALAREM QUE VÃO AÍ EU TAMBÉM VOU PRA GENTE SE CONHECER E TROCAR UMAS IDÉIAS E DAR UMAS RISADAS
FICO NO AGUARDO.
B4T3R4 = RENATO
RodrigoPD
22/10/2012, 12:27
Galera, perdoem a ausência! Estive um pouco fora da net por conta de serviços acumulados.
Bom, vamos lá: anotem meu msn para facilitar a comunicação: netodoseuosorio@hotmail.com
O Tropeço está recebendo uns upgrades, então deve ficar inativo por mais alguns dias. Sobre nos reunirmos, é uma ideia legal. Alguém tem alguma sugestão?
Abs
Já add você no msn mas você não aparece aqui na minha lista em todos os casos add aí o meu msn
ms@2hr.com.br
Terça a noite vou ver se vou lá no poli esportivo em São Bernardo na Av. Kennedy
E também fiquei sabendo que o pessoal tá se reunindo no shopping de São Caetano do Sul toda 2ª terça feira de cada mês, também devo aparecer por lá então dia 13/11
RodrigoPD
23/10/2012, 11:28
Eu estou um pouco enrolado para ir nos encontros durante a semana!
Mas de fds fácil hehehe...
Abs!
Ariel Strey
11/05/2016, 13:48
Revivendo o tópico.
Pessoal revisei a cx de marcha e cx de transmissão, o mecânico deixou a cx transmissão acionada, e uma das rodas no 4x4 e a outra no 4x2, eu acabei por não ver e andei uns 2 dias assim ... depois que notei que tava acionado ... será que tem problema? a cx de transmissão é da toyota bandeirantes .... se alguém puder dar um Help fico agradecido.
Rodrigo Baratti
11/05/2016, 21:39
Sem problema nenhum, tem diferencial e não traciona a roda, só o cardam que roda.