PDA

Ver Versão Completa : Aperto das porcas dos jumelos

Francisco Bicalho
07/10/2012, 21:20
Pergunta aos entendidos

Quebrou uma lâmina de mola na serra, e levei num moleiro de emergência que não é o meu oficial (que é o Sr. Carlinhos, Molas Carioca) e no final o funcionário deu um aperto nas porcas dos jumelos como se tivesse apertando estojo de roda. Estranhei e perguntei se não tinha um ajuste certo, já que as porcas são travantes, e o carinha disse que tinha que apertas até gemer.

Sei não, acho que apertado demais impede os jumelos de girarem livres nas buchas e o carro fica mais duro, e também destrói as buchas com tempo.

Alguém sabe dizer quanto aperto nas porcas dos jumelos? Eu sempre achei que era só chegar e não arrochar... certo ou errado?

Obrigado;
Chico

elvis
07/10/2012, 21:23
Francisco! Não me considero muito entendido mas no meu carro uso porcas travantes e só dou um pequeno aperto após encostar, pois acho que tem que trabalhar solto!
Pergunta aos entendidos

Quebrou uma lâmina de mola, levei num moleiro de emergência que não é o meu oficial (que é o Sr. Carlinhos, Molas Carioca) e no final o carinha deu um aperto nas porcas dos jumelos como se tivesse apertando estojo de roda. Estranhei e perguntei se não tinha um ajuste certo, já que as porcas são travantes, e o carinha disse que tinha que apertas até gemer.

Sei não, acho que apertado demais impede os jumelos de girarem livres nas buchas e apertado demais não só o carro fica duro, mas também destrói as buchas.

Alguém sabe dizer quanto aperto nas porcas dos jumelos? Eu sempre achei que era só chegar e não arrochar... certo ou errado?

Obrigado;
Chico

Amadeus_band
08/10/2012, 17:40
O negócio é apertar até os jumelos ficarem "travados" nos pinos das buchas, pois o pino que desliza na bucha, e não o parafuso! Se deixar muito frouxo, acaba gastando o parafuso e o furo do jumelo, se apertar demais esmaga o pino e consequentemente a bucha (já fiz essa cagada, rsrsrsrsrsrs).

Abraços.

Francisco Bicalho
08/10/2012, 18:45
Obrigado pela dica Amadeus!

Chico