PDA

Ver Versão Completa : Como levantar a Ranger



Théo_Augusto
04/11/2003, 19:15
Alguém saberia me dizer custos (body lift e de suspensão) para levantar uma ranger v6 98 4x4?
Quais os procedimentos para poder colocar pneus 33" ?
Dá para chegar aos 35" ?????

Dizem que na barra de torção dá para levantar 2" , é isto mesmo????

Já vi um louco que trocou a barra de torção por molas na bandeija dianteira da ranger. Será que vale a pena??

Abraços, cheios de dúvidas e louco por um brinquedinho novo.... :D

Théo
Fpolis

Markito Amato
23/11/2003, 20:54
Fala, Théo, beleza?!

Para se colocar pneus 33" na Ranger, basta manter os aros originais e mexer na regulagem das barras de torção dianteiras (ganho aproximado de até 2"). Com isso, eles entram facilmente no espaço existente e não ficam raspando nas caixas de roda. :wink:

Já no caso dos pneus 35", para que eles caibam numa boa, é necessária a colocação de um body-lift de, no mínimo 2", além da mexida nas barras de torção. Esse kit pode ser encontrado desde 800 reais até uns 3000, o que inclui a mão-de-obra. :shock:

Sinceramente, eu acredito que qualquer pessoa que seja caprichosa e que tenha um mínimo de experiência com mecânica é capaz de executar tal serviço em uns dois dias. Se os amigos ajudarem, então, em um dia o negócio fica pronto. Ou seja, com uns 1000 reais você pode levantar uma Ranger sem mistério. :wink:

Ah, se quiser ver como se faz, dá uma olhada no site The Ranger Station:
( www.therangerstation.com ).

Qualquer coisa, basta escrever! :wink:


Abraços,

Digao
11/02/2004, 19:58
Oi pessoal, estou entrando agora no forum. Como o colega, também estou à procura de uma Ranger 4x4 98, com caçamba curta. Assim que pegar, vou colocar pneus 33' e levantá-la. Será que somente o ajuste na barra de torção já dá um resultado interessante? Quanto ao body lift, em que site no Brasil posso dar uma pesquisada? Andei dando uma olhada em pneus e achei legal a proposta de um dos 33' da BF...50% - 50%, mais adequado pra mim, que usarei o carro em todas as situações. Para finalizar, a estabilidade fica muito comprometida andando nas nuvens assim?

Obrigado! 8)

Nando
12/02/2004, 09:44
Digao,

Mexer na barra de torção da resultados satisfatórios, mas vc acaba perdendo muito curso e força bastante a estrutura, além de ter que verificar se os seus amortecedores não vão "travar" pela falata de curso. Fiz isso na minha Hilux e tive alguns probleminhas ao longo do tempo, que não teria se a barra estiviesse normal, além de ter tido que alongar os amortecedores. Acho que se vc tiver a grana, parte para um bodylift, a Keko faz para Ranger a uns 2000 com instalação, de uma olhada na www.andaluzacessorios.com.br la na RC4x4, o Rodrigo Portugal fabrica bodylifts, de uma olhada tb www.rc4x4.com.br. O Body lift, como o próprio nome diz, só levanta a carroceria, através de buchas entre a suspensão e a carroceria, deixando inalterado as características originais da suspensão. Agora se vc quiser entrar pra valer mesmo, e tiver um pouco mais de grana (cerca de R$ 4000 com imp.) parte para um Lift Kit, que vai fazer com que a suspensão tenha um curso maior e uma altura superior ao body lift, podendo chegar a 5" de lift. Da uma olhada no www.superlift.com
Sim, o carro fica mais instávek pq o centro de gravidade muda, em geral vc vai precisar de pneus um pouco mais grossos, no minimo tala 8", mas isso vc resolve pisando menos no acelerador ;)))

( )s

Edintruder
31/01/2005, 21:40
O body lift da keko custa por volta de R$ 1200,00 instalado e registrado pelo Inmetro. A Ranger tem recurso suficiente para evitar esse tipo de acessório se for usar pneus até 33", na dianteira é só apertar os parafusos que regulam a barra de torção até o fim que levanta 4cm, e na traseira é mais fácil ir num moleiro e arquear as molas 5 cm, ou ainda mandar por os calços e clipes do MB 608.
Não gastarás nem R$100,00 se mandar arquear as molas traseiras e apertar dois parafusos. E ao contrário do Boby Lift, ganharás mais altura do solo no conjunto todo do veículo e não somente a carroceria.
Falow! :D

Wallace
01/02/2005, 12:21
Mais uma vez... arquear molas é um crime.

ArthurC
01/02/2005, 14:14
Tem um companheiro aqui do fórum que fez isso na Ranger dele, e reclamou que a suspenção dá fim de curso toda hora. Não sei se é uma boa.

Segue o link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6031&highlight=

[]s

ArthurC
01/02/2005, 14:27
Outro link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5288&postdays=0&postorder=asc&start=0

Vinicius Hauagge
01/02/2005, 15:34
Minha ranger tem pneus 33 MUD e a unica coisa que fiz foi levantar levemente a dianteira, aproximadamente 2 cm...
Na traseira nao precisou mexer em nada!
Ficou show, depois posto umas fotos!
Abraço,
Vinicius!

Edintruder
02/02/2005, 19:18
Mais uma vez... arquear molas é um crime.


Ok, na traseira usa calços entre a bigorna e os feixes de mola, os calços do 608 tem o furo para o pino guia de alinhamento do eixo. Tem que comprar 4 grampos do 608 e 4 molas de baixo ou calços do 608 e colocar no lugar, 2 em cada lado para ficar com uma altura parelha.
Mas (me desculpa wallace) se arquear além de poupar peças ainda ganha um aumento de curso na suspensão traseira que original são apenas 130 mm.
Falow! :D

Walter L. L. Casitta
02/02/2005, 19:28
Descordo de você Edin. O que limita o curso da suspensão, é o curso dos amortecedores. A mola arqueada fica mais dura em relação a mola normal e um dia ela acaba arriando de novo. Nunca mais volta a ser o que era... Acho melhor a idéia do calço ou jumelos mais longos.

Wallace
03/02/2005, 00:46
Arquear molas é provocar um deformação plastica no material.
Vai ficar bem mais duro.
A deformação plastica vai enfraquecer o material e ela pode ceder até mesmo no primeiro buraco.
E o tipo da coisa que é chamada de economia porca, é muito barato colocar mais uma lamina que pode ser uma add-lift ou trocar uma lamina, mesmo a mestra por outra nova e maior.
Arquear mola nunca foi ganho de curso.

Albertocuritiba1
17/07/2011, 18:07
Alguem tem usado a Ranger com os parafusos da barra de torção apertados até o talo ??? qual e resultado ?? homocineticas ????

dedehwalen
18/07/2011, 13:29
bom estou usando a minha no talo, porém aate agora não tive problema nenhuma, apenas tive que alongar os amortecedores pois estavam com final de curso. o restante esta tudo certo!

Trotta.79
18/07/2011, 18:06
Olá pessoal das Rangers.

Pergunta: Pneus 35" na Ranger tem causado problemas nos rolamentos, retentores e semi eixos? Claro que a pergunta é para aqueles que fazem trilha.

Valeu.

Albertocuritiba1
18/07/2011, 18:11
bom estou usando a minha no talo, porém aate agora não tive problema nenhuma, apenas tive que alongar os amortecedores pois estavam com final de curso. o restante esta tudo certo!

Caro Dedehwalen........... como voce alongou os amortecedores ?? e as homocinéticas ja forçou alguma vez ??? já rodou quantos mil km desse jeito ?? conte tudo não esconda nada .... hahahaha

dedehwalen
19/07/2011, 08:10
Bom respondendo aos dois ultimos post:
Eu tenho minha ranger para trilhas especificamente, bom levei em uma oficina que trabalha so com suspensão, mas qualquer meca bom consegue fazer, é so soldar um tanto a mais de haste no amortecedor, com isso dando mas curso ao amortecedor, porém tenque cuida o quanto vai alongar. A minha antes de alongar estava com final de curso direto, parecia um carro sem mola pra andar, mas depois que arrumei ficou bom. Com relação as homocinéticas ja dei algumas pegadas, mas sempre cuidando né, afinal to rodando com pneus 35 e beadlock, ai na trilha ainda baixo a calibragem pra 8 lbs para ganhar tração. ja rodei uns 2 mil km com ela, nao rodo muito pq é mais para trilhas neh. Rolamentos foram trocados antes do up grade que dei nela. os semi eixos, ja axei no EUA por 100 dolares o conjunto homocinetica e semi eixo. Ja estou providenciando para mandar vir uma de cada lado para deixar guardado, caso ocorra algum problema na trilha ja tenho guardado hhehehe! abs

davidpedrosa
01/04/2012, 11:00
Amigos,

Estou pensando em pegar uma ranger 98 v6, mas infelizmente nao eh 4x4....

Estou pensando em por as rodas e os pneus do meu cj5 que eh 33 com tala 10, vi varios kits de lift e body lift, alguem sabe me explicar qual a diferenca entre eles? quero deixa-la muito alta, vi que hj em dia tem kit de ate 4"

abracos

hugocsl
02/04/2012, 10:49
O que muda mais de um kit para o outro é a qualidade do acabamento! No mais é tudo igual, até porque não tem o que mudar além do design e material em alguns casos.

Um opção que vc tem para a ranger 4x2 são os spindles, que levantam a suspensão dianteira em 3"
2001-2011 FORD RANGER 3" Lift Spindle Kit Knuckles | eBay (http://www.ebay.com/itm/2001-2011-FORD-RANGER-3-Lift-Spindle-Kit-Knuckles-/360437894739?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3ARanger&hash=item53ebc5ce53&vxp=mtr)

Instalação:
Fabtech Ranger Edge Spindle Lift Install - Prerunner Trucks - Prerunner Maniac (http://www.prerunnermaniac.com/Prerunners/Prerunner-Tech/Fabtech-Ranger-Edge-Spindle-Lift-Install.php)

Já na susp traseira vc poder por jumelos maiores, ou mais uma lâmina no feixe, ou calçar o feixe já que na Ranger as molas já são por cima do eixo.

Só nisso vc já ganha 6" de lift, com mais a barra de torção da pra chegar num lift de 7" fácil na 4x2, só que vc vai precisar de amortecedores bem maiores....

Abs

sandersondf
02/04/2012, 12:08
dá pra colocar só jumelo maior ou precisa calçar as molas junto?

Marcelo Corradi
02/04/2012, 18:32
bacana esse Spindle!

FernandoCBS
02/04/2012, 19:10
Amigos,

Estou pensando em pegar uma ranger 98 v6, mas infelizmente nao eh 4x4....

Estou pensando em por as rodas e os pneus do meu cj5 que eh 33 com tala 10, vi varios kits de lift e body lift, alguem sabe me explicar qual a diferenca entre eles? quero deixa-la muito alta, vi que hj em dia tem kit de ate 4"

abracos

Lift e Body Lift não são a mesma coisa não...

No Lift de suspensão, vc ganha maior altura em relação ao solo(vão livre), toda a suspensão é reposicionada + para baixo em relação ao chassi, muda a geometria da suspensão,etc...

E Body Lift vc vai reposicionar somente a carroceria + para cima em relação ao chassi e não altera em nada a suspensão. O unico ganho de vão livre que vai ter é pq vai conseguir colocar pneus maiores.

Abraços

hugocsl
03/04/2012, 11:27
Spindle só serve pra 4x2!!

Na traseira vc pode usar só o jumelo, sou a lâmina a mais no feixe de molas, ou as duas coisas juntas. Além disso vc também pode calçar o feixe de molas.

Já na dianteira só tem o ajuste da barra de torça como opção, vc tb pode fazer alguma gambiarra na "torsion key" ou trocar os parafusos originais da barra por maiores e empurrar ainda mais a barra. Nem preciso comentar que isso vai comprometer completamente a geometria da suspensão que provavelmente não vai mais dar alinhamento e essas coisas. O amortecedor tb vai da fim de curso direto... Vai testando o ajuste e olha o máximo que da pra levantar na dianteira, depois vc resolve como vai subir a traseira que é mais fácil de levantar.

[]´s

NEWTON SPONHOLZ
03/04/2012, 17:21
Dae povo do 4x4,

Caindo de paraquedas aqui no tópico mas é o seguinte se alguem puder tirar esta dúvida da minha cabeça fico muito grato.
Acabo de pegar uma Ranger 4x4 3.0 2011/2012 e tudo mais, cabine simples, ela veio com o pneus 235/75/15, gostaria de troca-los por um 255/75/15, a minha dúvida é preciso mudar algo na suspensão para caber? ela tem motor e diferencial, pra rodar sem perder muito torque com esses pneus mantendo tudo original? essa mudança acarreta algum tipo de inconveniente ou desgaste prematuro de alguma peça?

eu sei q o papo aqui é ranger com 33" e 35", mas pra isso tenho um Samucão, essa eu quero original com um pneus pouquinho maior.

Desde já agradeço as dicas...

Marcelo Corradi
03/04/2012, 18:15
Newton, pneu 255/75 vc pode por tranquilamente. nem vc querendo vai conseguir raspá-los no carro. rodam tranquilo, sem perder força.

FernandoCBS
03/04/2012, 22:05
Dae povo do 4x4,

Caindo de paraquedas aqui no tópico mas é o seguinte se alguem puder tirar esta dúvida da minha cabeça fico muito grato.
Acabo de pegar uma Ranger 4x4 3.0 2011/2012 e tudo mais, cabine simples, ela veio com o pneus 235/75/15, gostaria de troca-los por um 255/75/15, a minha dúvida é preciso mudar algo na suspensão para caber? ela tem motor e diferencial, pra rodar sem perder muito torque com esses pneus mantendo tudo original? essa mudança acarreta algum tipo de inconveniente ou desgaste prematuro de alguma peça?

eu sei q o papo aqui é ranger com 33" e 35", mas pra isso tenho um Samucão, essa eu quero original com um pneus pouquinho maior.

Desde já agradeço as dicas...

Newton a sua já é aro 16 heim...
Se não me engano vc pode colocar os 265/75/16 que equivalem ao 31" em aro 15...
Espera alguem ai confirmar, mas acho que é isso mesmo, dizem que os 265 ou 31 deveriam sair de fabrica, pois casam perfeitamente sem ter que alteram nada.
Abraços

Henrique B
03/04/2012, 22:31
Dae povo do 4x4,

Caindo de paraquedas aqui no tópico mas é o seguinte se alguem puder tirar esta dúvida da minha cabeça fico muito grato.
Acabo de pegar uma Ranger 4x4 3.0 2011/2012 e tudo mais, cabine simples, ela veio com o pneus 235/75/15, gostaria de troca-los por um 255/75/15, a minha dúvida é preciso mudar algo na suspensão para caber? ela tem motor e diferencial, pra rodar sem perder muito torque com esses pneus mantendo tudo original? essa mudança acarreta algum tipo de inconveniente ou desgaste prematuro de alguma peça?

eu sei q o papo aqui é ranger com 33" e 35", mas pra isso tenho um Samucão, essa eu quero original com um pneus pouquinho maior.

Desde já agradeço as dicas...

Se a sua realmente for aro 15, fica show (coloquei com essas mesmas medias na minha há uma semana), pena que coloquei só atrás, ou seja, NEM PENSAR EM USAR TRAÇÃO, porque eu tenho uma autopeças-usadas, e comprei uma D20 para desmanchar, e ela veio com esses dois pneus, novinhos, até com cabelos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:, e ainda não achei deles pra comprar e colocar na frente.
Agora se a sua for aro 16, não sei informar, mas deve caber sim, talvez precise de algum ajuste na suspensão, mas é pouca coisa.

339726 339727

RGamaJr_4x4
03/04/2012, 22:36
Dá para colocar sim.
Na largura são equivalentes, sendo que o 31" é 0,2cm mais largo, ou seja, diferença insignificante.
Já na altura o 265 é 1,7cm mais alto no diâmetro total, mas não impede de usá-los na Ranger.

Marcelo Corradi
03/04/2012, 23:15
o 265/75-16 equivale no diametro quase a um 32''. já o 255/75-15 equivale a um 30''. dá uma boa diferença.

hugocsl
04/04/2012, 13:40
Já viu muita ranger com 265 e todas originais. Na minha antiga que era aro 15 eu usava os 31" sem problemas!

Com relação ao desgaste vc não precisa se preocupar, pois se não me engano os eixos e todo o powertrain são os mesmos do troller que vem de fábrica com aro 15 pneus 255

Abs

NEWTON SPONHOLZ
04/04/2012, 22:54
Dae Galera off road...

Desculpa a demora do retorno, mas valeu mesmo, é que na real eu comprei a diesel powerstroke 3.0 4x4, mas eu queria as rodas da sport que são pneus 240/70/16 que daria quase 30" uns 29,2", mas os caras da concessionária queriam furar meus olhos com o preço dessa mudança, dai decidi mudar somente o pneu, mas vou ficar com os 255/75/15 da uns 30.1", dai já to feliz, no entando o cara da loja só tem o 265/75/15 da uns 30.6 talvez fique com ele num sei vou decidir, como já disse não quero perder torque, não sei se vcs já viram mas eu uso esse link aqui pra calcular o tamanho dos pneus Metric Tire Size to Diameter in Inches Calculator (http://www.geninhopneus.com.br/calculators/gearmetric.html),
me parece confiável...


Mais uma vez obrigado pelas informações....

Marcelo Corradi
05/04/2012, 09:15
Newton, eu tenho quase certeza q não existe essa medida 265/75 para ARO 15. apenas pra aro 16.
deve ser 265/70 R15, num é não?

NEWTON SPONHOLZ
05/04/2012, 18:29
Véio num sei mas tá foda de achar os 255/75/15, se for demorar muito vou partir pro 31" 10,5", ou qualquer porra só não aceito andar com a Ranger com esse pneuzinho na terça pego ela na concessionária vou dar um rolé aqui em Curita, depois ponho umas fotos e dou minha opnião, mas acho q vc tem razão eu devo ter me enganado 265/75/15 talvez seja 265/70/15, meu irmão depois de 6 meses esperando uma camionete fabricada pelos Argentinos, Nacionalizada na Bahia, e pelo jeito q demorou trouxeram de jegue pra Curtitiba, ver ela com aqueles mini pneus foi chocante....... arrrggggggggg... num da nada

Valeu ai Aquele Abraço...

FernandoCBS
05/04/2012, 21:24
Ta tirando 0 km???
Se for não seria aro 16 ?

Moisés S.M
06/04/2012, 01:12
Ta tirando 0 km???
Se for não seria aro 16 ?

Se for xl vem com 15.

BRAVOECONOVEMBER
06/04/2012, 11:42
va logo de 31X10,5 se for 15 que deveria ser original pra ela, e pare de se amargurar ômi, isso aí é tecnologia dominada, não precisa inventar não... a não ser que os duendes que moram na caçamba começaram a sussurrar: 33X12,5... 33X12,5... 33X12,5...

NEWTON SPONHOLZ
08/04/2012, 17:49
To Tirando 0 KM, mas é pra frotista só tem XL, vem com aro 15, as mais completas Limited e XLT cabine dupla vem com 16, a minha é cabine simples, mas ta completa, a/c, abs, direção, couro, trio elétrico e tals...., das cabine simples só a sport vem com 16 mas dai é a gasolina e 4x2, essa eu vou cuidar um pouco melhor, num vo pira e mete 33 mexe em caixa, muito menos na suspensão, tive e ainda estou tendo a experiência de modificar um Samurai e te falar, to voltando pra trás, pra no máximo 31", onde eu não passo uso o guincho já era, pneus grande sempre arrebenta alguma coisa q vc jamais esperava, ou monta um Jipão do zero q sai bem mais barato.

Valeu Galera terça pego a Máquina e quem souber de algum passeio aqui no sul ou até mesmo sudeste tava afim de estreiar, na areia... flw

mosselin
09/04/2012, 22:38
Assim q me sobrar ums pilas vou mandar minha ranger no gpartsbr aqui em porto alegre,ele tem um kit para levantar com peças usinadas em cnc super resistentes e seguras produzidas pór ele mesmo,a minha ranger já tem pneus 31 e é bem alta mais esse ´kit q pode levantar umas 2´´ vai ficar uma beleza e vou gastar ums 1.ooo pila já instalado.

BRAVOECONOVEMBER
11/04/2012, 19:46
Duendes malditos...
No estacionamento do supermercado ontem tinha uma ranger V6 cabine extendida com BF AT 33X12,5 e BL de umas 3"...
O duende da minha caçamba tá que não pára quieto o desgraçado, o que me salva um pouco é o que tem que fazer nela antes de pensar em ir adiante... por enquanto tá parada, tô reparando o atuador da tração e esperando chegar em casa uma bomba de vácuo.
A propósito, alguém ai sabe se a bomba de vácuo tem reparo? A que eu tirei do lugar é Bendix...

mosselin
15/04/2012, 20:49
Hoje levantei minha ranger em 3´´ só no calço.

KONDZ jeep tires
15/04/2012, 21:10
E ai pessoal!!

Um tempo afastado do FORUM, mas estou de volta!!

As fotos que posto aqui são da minha RANGER SPORT 2009!!

Fiz o body-lift nela de 3" e levantamos também motor e cambio 1,5" assim não precisei colocar prolongadores da alavanca de cambio nem da coluna de direção.

Para ajudar na tocada dela troquei coroa e pinhão pela do jipe willys de 4.88 para 5.37. Isso ajudou muito ela está com pneus 35x12,5r15 e rodas com BEADLOCKs, mais bloqueio EATON e-locker!!

Na ultima foto está a minha RANGER e uma igual com pneus 33x12,5r15 sem levantar nada, somente na barra de direção...

341488341489341490

Abraços e Boas trilhas!!

BRAVOECONOVEMBER
16/04/2012, 19:54
Marcos,
1o: :concordo: :palmas:
2o: Duendes malditos... :putz:... a menorzinha pra mim já dava... duendes malditos...
3o: Fale mais sobre este detalhe de elevar caixa e motor... interessante... fotos, detalhes técnicos, pls...

medieval
17/06/2012, 21:01
ola galera
KONDZ manda mais detalhes eu tenho uma 2009 tbm só que 4x4 to qurendo colocar os 35" tbm aos amigos aki do forum preciso saber tudo que tenho que trocar pra nao ter problemas no futuro. kondz e esse para-choque mandou fazer ? quanto custa?

Rodrigo - Ctba
18/06/2012, 00:00
Dae pessoal,

A minha tá com BL de 3", rodas 8" offset -25, pneus 32" A/T.

353864

Vou pegar um bloqueio e-locker pro eixo traseiro e to pensando em pegar um jogo de MUD 33", mas fico com medo de forçar ponta de eixo, direção, etc, será?

Cogito também mudar a relação se os 33" pesarem muito. É fácil achar pro Dana 35 dianteiro?

José de Andrade Azêdo Net
01/07/2012, 03:15
Salve Salve galera!
Bom, queria aproveitar o tópico, para não ter que abrir outro sobre o mesmo assunto.
A 2 meses adquiri uma ford ranger cd xlt 2012/2012, fiquei interessado quando comecei a ler sobre body lift, e eis a minha dúvida.
Percebi que a frente e mais baixa que a traseira, pelo seus motivos lógicos....
Gostaria de saber o que posso fazer para levantar a dianteira para deixar da altura da traseira digo, deixar a longarina reta.
Agradeço a todos.

José Azêdo Netto.

Imperador!
01/07/2012, 08:37
É só ajustar a barra de torção. Leva na ccs na revisão e reclama disso que eles regulam pra ti...

José de Andrade Azêdo Net
01/07/2012, 19:53
Opa Imperador, obrigado por mais uma vez me ajudar.
Então, essa frente 'mais baixa' que me refiro, e a altura que ja vem de fábrica, não está mais baixa que o normal, está na altura original.
Ai estou querendo levantar a mesma para deixar a frente com a altura da traseira, o suficiente para a longarina ficar reta.
Já li sobre ajustar a barra de torção, ajustando so um pouco para a altura que quero, não terá nenhum problema de desgaste de alguma peça?
E o alinhamento e balanceamento, eu devo fazer em seguida?
Obrigado!

José Azêdo Netto.

CHUNINHO
08/07/2012, 13:35
entao aproveitando tbm eu comprei uma Ranger 2.8 2002 e vo colocar um calso no feixe de molas pra levantar uns 3 cent na trazeira,.
retificando a frente esta um pouco mais baixa que a trazeira acho que vo ter que levantar uns 4 cent isso eu consigo apenas ajustando a barra de troçao dela?
segue ai uma fotinho dela!!!
357895

CHUNINHO
08/07/2012, 14:44
entao pessoal, apos escreveraqui no topco e ler tudo que foi dito aqui fui dar uma olhada n minha suspençao,.
entao percebi que na frente me parece que é facio só ajustar a barra de torçao,.
mas a tras percebi que tem um calso entro o feche de mola e o eixo do carro de aproximadamente 6 cent esse calso é normal ou foi colocado? acho que no mu caso as molas estao meio cansadas pos estao quase retas, posso Arquialas pra voltar al normal ou devo subistituir por novas como alguns ai dizem que arquiar faz mal e emfraquece as molas?
tirei uma foto,. se poderem ajudar agradeço!!
357903

PauloLimited
08/07/2012, 15:10
entao pessoal, apos escreveraqui no topco e ler tudo que foi dito aqui fui dar uma olhada n minha suspençao,.
entao percebi que na frente me parece que é facio só ajustar a barra de torçao,.
mas a tras percebi que tem um calso entro o feche de mola e o eixo do carro de aproximadamente 6 cent esse calso é normal ou foi colocado? acho que no mu caso as molas estao meio cansadas pos estao quase retas, posso Arquialas pra voltar al normal ou devo subistituir por novas como alguns ai dizem que arquiar faz mal e emfraquece as molas?
tirei uma foto,. se poderem ajudar agradeço!!
357903

No começo do ano passado eu arquiei as molas da L200 um pouco, a do lado do motorista estava um pouco mais baixa, e até hj depois de 34 mil km rodados elas não cederam ainda, mas carregei pouco peso depois disso, acho que umas 10x só, mas 2x com mais de mil kg. Gastei 100 reais eu acho, +- isso.
Já viu em algum posto de molas quanto sai as novas ?

CHUNINHO
08/07/2012, 17:06
No começo do ano passado eu arquiei as molas da L200 um pouco, a do lado do motorista estava um pouco mais baixa, e até hj depois de 34 mil km rodados elas não cederam ainda, mas carregei pouco peso depois disso, acho que umas 10x só, mas 2x com mais de mil kg. Gastei 100 reais eu acho, +- isso.
Já viu em algum posto de molas quanto sai as novas ?

ainda nao fui em nenhum posto de molas pesquisar,. mas acho que vai er essa minha opçao mesmo colocar pneus maiores só ano que vem quando os meus Pirelli Scorpion estiverem bem gastos,.

BRAVOECONOVEMBER
08/07/2012, 18:40
Chuninho, esses calcos são originais. Arquear não e o ideal, se puderes troca as molas gastas.

hugocsl
09/07/2012, 14:19
Não precisa trocar o feixe inteiro, olha com um moleiro ai da sua cidade de fazer só a mola "metra" ele vai saber o que é.
Mas se vc for trocar mesmo tenta pega um feixe das ranger mais novas, pois eles são mais arqueados de fábrica, só tem que verificar se serve direitinho na sua!

[]´s

CHUNINHO
12/07/2012, 16:30
Não precisa trocar o feixe inteiro, olha com um moleiro ai da sua cidade de fazer só a mola "metra" ele vai saber o que é.
Mas se vc for trocar mesmo tenta pega um feixe das ranger mais novas, pois eles são mais arqueados de fábrica, só tem que verificar se serve direitinho na sua!

[]´s

Ok falei com o moleiro agora pouco e ele disse que vai dar uma arqueada e rugular os parafusos da frente pra subir um pouco tbm por 150 reais. Talvez eu fassa o serviço Terça
Vo dar uma chorada no preço.

BRAVOECONOVEMBER
13/07/2012, 20:55
Pesquisa aí no fórum sobre a medida certa da suspensão dianteira e como medir. Se levantar mais que o recomendado tuas homocineticas e que vão sofrer.

CHUNINHO
13/07/2012, 21:35
Pesquisa aí no fórum sobre a medida certa da suspensão dianteira e como medir. Se levantar mais que o recomendado tuas homocineticas e que vão sofrer.
Bom pelo que vi nos comentários só não pode subir ate o talo, mas pretendo subir pouquinho só pra fazer graça pq minha pickupe é 4x4. Espero não ter problemas depois na estrada pq ando mais em asfalto dique em estrada de terra.

BRAVOECONOVEMBER
14/07/2012, 12:30
Aa minha tb e,o que fiz foi ajustar a medida para o máximo previsto com suspensão nova.teoricamente nesta altura ainda e a faixa de uso normal.

Nava
16/07/2012, 22:17
Depoi sdo BL como legalizo o documento? Precisa? Pode ser feito? Alguem ja fez?

hugocsl
17/07/2012, 14:09
Nunca ouvi falar de ninguém que teve problema por causa de BL. Até pq ele entra em uma lacuna da legislação, pois não é alteração de suspensão então não precisa constar no documento!

[]´s

marciomeurer
18/07/2012, 10:37
Nunca ouvi falar de ninguém que teve problema por causa de BL. Até pq ele entra em uma lacuna da legislação, pois não é alteração de suspensão então não precisa constar no documento!

[]´s

mais entra na outra a respeito de alteração da originalidade, da mesma forma que não pode rebaixar não pode erguer... da mesma forma que nunca ouvi falar de alguem se fu por rebaixado nunca ouvi falar de erguido!

RGamaJr_4x4
18/07/2012, 12:41
mais entra na outra a respeito de alteração da originalidade, da mesma forma que não pode rebaixar não pode erguer... da mesma forma que nunca ouvi falar de alguem se fu por rebaixado nunca ouvi falar de erguido!


Correto!

Em tese, qualquer alteração de características do veículo exigiria o CSV (certificado de segurança veicular) expedido por entidade credenciada pelo INMETRO, exceto mudança de cor... mas... imagina vc aumentar a cilindrada, por exemplo. Ninguém vai ficar sabendo, daí não precisa dos trâmites legais.

Mas alterações visíveis vc sempre estará sujeito a encontrar policiais chatos querendo fazer seu $erviço.

CHUNINHO
18/07/2012, 20:21
olha só ta original a suspensao! quanto posso levantar mais que isso sem comprometer nada?
posso apertar na frente ate o talo e colocar o calso e os grampos do 608 vo ganhar + ou - quanto de altura na suspençao?
359577

Moisés S.M
18/07/2012, 21:41
olha só ta original a suspensao! quanto posso levantar mais que isso sem comprometer nada?
posso apertar na frente ate o talo e colocar o calso e os grampos do 608 vo ganhar + ou - quanto de altura na suspençao?
359577

Na Boa,não aperta até o talo,vai diminuir e muito a visa útil das homocinéticas,bieletas etc...Na traseira se levantar mais vai ficar um pula pula a tua Ranger.Vai por mim,ou coloca 4 pneus 31 ou 32 nela,31 foi feito pra Ranger,já o 32 tu mexe um pouco na frente,não muita coisa,mas vai raspar um pouco,ainda mais do lado do motora que tem uma saliência na caixa de roda.Mas o mais certo mesmo,se quer andar nas alturas,coloca um Bl de uma vez,e seja feliz...não mexe na suspensão e não prejudica as peças!Outra coisa BL de "2" a Policia nem ve diferença,nem precisa ir no Detran nem nada,o de "3" fica mais alta,porem duvido alguém te incomodar com isso...Mais uma dica,se quer que a Ranger fique com aspecto mais alto,tira os estribos...abraço

CHUNINHO
18/07/2012, 23:08
Estou querendo colocar o 31 que achei uns preços bons
O 32 ainda esta meio caro.mas vo esperar os meus desgastarem mais.
O moleiro falo que minha mola traseira da pra subir uns 5 centímetros
E uma apertada na frente pra subir uns 3 centímetros mas.
To cansado de ver por qui umas Rangers com o mesmo pneu e bem mais alta!

Moisés S.M
19/07/2012, 10:35
O que vai acontecer,é que depois de gastar com moleiro e mexer nos parafusos da barra de torção na dianteira,vai passar um tempo e tudo vai voltar ao normal,sem falar que mexendo nas barras de torção,vc vai ser obrigado a fazer uma geometria.Mas vai de cada um...Eu colocaria um BL.

CHUNINHO
29/07/2012, 15:16
Fui dar uma apertada nos parafusos da barra de torção e eles estavam colados
isso é normal parece que eles trabalham com muita preção em cima deles. Será que se eu passar um desengripante ele solta? Só pra comfirmar é aquele parafusinho 13 que fica nas pontas da barra de torção?

BRAVOECONOVEMBER
29/07/2012, 17:46
É 13 mm, fica perto da ponta do suporte das barras de torção na parte traseira, acessíveis por abertura nas capas dos suportes. Ficam colados porque tem tensão em cima, pegam corrosão, mas também porque originalmente possuem trava rosca. Não passe desengripante, limpe o melhor poss;ivel, macaqueie a viatura no chassis pra aliviar a tensão e daí meta uma boa chave biela que eles andam. Chavezinha combinada pra isso vai te fazer passar raiva. Após regular ao seu contento, use um loctite nas roscas senão podem ficar cedendo.

CHUNINHO
29/07/2012, 17:52
Obrigado pela dica entendido.

BRAVOECONOVEMBER
29/07/2012, 20:07
Ah, não esqueça das medidas originais:
90 a 111 mm de altura da suspensão com peças "em uso"
110 a 116 mm de altura com peças novas
A altura é medida entre o centro do parafuso da bandeja inferior, e o "bico" mais baixo da suspensão perto da roda, mede-se a altura do chão até esses dois pontos e subtrae-se a medida. Este método desconta qualquer erro devido a pneus, e também não fica à mercê da medição de algum ponto da carroceria, que acumula diferenças de suspensão e assentamento da carroceria sobre o chassis. (no manual de manutenção da Ford tem isso tudo explicadinho...).
Ou, como acontece muitas vezes, use o método e meta a chave até chegar na altura que achar bonito. Só recomendo fazer isso mais ou menos acordado com algum bom alinhador pra ver se vai dar regulagem depois, isso tudo afeta alinhamento e cambagem, além de reduzir a vida das homocinéticas. Se isso não é problema pra ti, mete ficha que fica bonito mesmo.
Para referência, a minha ficou com 109,5mm (hahahaha, até parece... 0,5mm de resolução... popular "110 mm fraco") após alguns ensaios ajustando e andando um pouco para assentar. Sim, sei que são 5mm a menos que o limite máximo, mas, vamulá... 5mm na camioneta não vai fazer diferença, e evita as barras de torção ficarem na dureza máxima. Isso e uma arrumação de caixa de direção, um pivô e uma bandeja superior depois, e finalmente tenho uma camionete alinhada, incluindo câmber e cáster (eu tinha que trocar pneus, e fazer isso com suspa fora de ordem é rasgar dindin) e pretendo de tempo em tempo conferir a medida, pra evitar andar com ela fora do que eu sei que está bom.

Nava
30/07/2012, 22:49
Estou finalizando o meu BL +2.
Ta ficando muito legal.
Muito trabalho de soltar parafuso enferrujado...haja braço, chaves boas, disposição e agora um martelete pneumatico...
Estou fazendo tudo em casa. Agora entendi o motivo de cobrar o que cobram, mas na boa, agora que aprendi, meio-dia, com as peças na mão é serviço feito.
Terei de reprojetar o parachoque dianteiro o qual ja estou fazendo em chapa para ficar mais leve e mais correto frente aos homi da lei. No PC traseiro vou deixar do mesmo jeito por enquanto.
Até agora, a pior parte foi soltar parafuso mesmo...tiverem dois da caçamba e dois de dentro da cabine que pela mor do guarda...foi de lascar.

CHUNINHO
06/08/2012, 18:45
Pra se medir o óleo do motor deve ser com ele quente ou frio?

BRAVOECONOVEMBER
06/08/2012, 19:44
Olha, não altera muito não, já experimentei medir quente e frio. Na prática, o único cuidado que tem que ter é de deixar o motor parado uns 15 min pelo menos, pro óleo descer pro cárter. Já testemunhei que esses bichos escondem óleo... uma graça, parece até chevette... kkk

Marcelo Corradi
07/08/2012, 11:25
o V6 esconde oleo mesmo. rsrs

BRAVOECONOVEMBER
07/08/2012, 18:53
A minha é diesel... já me pregou uma peça uma vez. Ainda bem que resolvi deixar quieto e esperar pra medir mais tarde de novo (estava em casa) daí o nível tava certo.

CHUNINHO
08/08/2012, 00:27
A minha é diesel... já me pregou uma peça uma vez. Ainda bem que resolvi deixar quieto e esperar pra medir mais tarde de novo (estava em casa) daí o nível tava certo.

A minha quando esta com o motor quente marca mais doque com o motor frio, não era pra ser o contrário?

Henrique B
08/08/2012, 20:12
Não seria por causa do óleo expandir quando está mais quente?
Dá muita diferença?

BRAVOECONOVEMBER
10/08/2012, 22:41
O equivalente a uns 200ml ou pouco menos, quente marca um pouco mais mesmo... mas depois que o óleo desceu para o cárter.
Quer ser prático? Mede antes de ligar, de manhã, antes de sair, e pronto.

DIEGOLIMITED3.0
15/08/2013, 11:37
É só ajustar a barra de torção. Leva na ccs na revisão e reclama disso que eles regulam pra ti...

Olá bom dia, a RESPEITO desse ajuste na barra de torção apenas para igualar altura da traseira (ORIGINAL) da dianteira... Ele força em algum aspecto a camionete ??? MEU USO É APENAS NO ASFALTO ...RANGER/LIMITED 2012 COM BF 265/75...OBRIGADO DESDE JÁ

mosselin
17/08/2013, 14:40
426627426628426629426630426631

Gambiarrinhas caseiras,mas funcionão muito bem.

_O8oO_
17/08/2013, 14:58
OLá

Eu levantei a minha na barra de torção, porém as rodas fecharam um pouco e no caso iria dar desgaste desigual nos pneus. Pelo manual existe um ajuste depois para acertar a roda, mas poucos sabem acerta-lá. Lembrando que após levantar a frente na barra de torção, o jogo do carro vai fechar bastante, vai ficar dificil estacionar de ré em uma manobra.
Se alguem souber como acertar as rodas depois detalhadamente, por favor ajude-nos

mosselin
17/08/2013, 18:26
OLá

Eu levantei a minha na barra de torção, porém as rodas fecharam um pouco e no caso iria dar desgaste desigual nos pneus. Pelo manual existe um ajuste depois para acertar a roda, mas poucos sabem acerta-lá. Lembrando que após levantar a frente na barra de torção, o jogo do carro vai fechar bastante, vai ficar dificil estacionar de ré em uma manobra.
Se alguem souber como acertar as rodas depois detalhadamente, por favor ajude-nos

Eu achei pouca diferença depois q mexi nas barras,o angulo de fechamento das rodas tambem não vejo diferença,e não noto que minhas rodas estão fechadas para dendro ou q meus pneus estão gastando mais de um lado doq de outro,e quanto a manobrar de frente ou de ré,a dificuldade para mim é só por causa dos pneus 35´´,e mesmo assim não é tão ruim assim,tambem não dá para querer colocar o tratorzinho na vaga de carro 1000,ai tem que ser ninja,no mais é só acostumar com o brinquedo depois de uma modificação.

_O8oO_
17/08/2013, 19:09
Eu achei pouca diferença depois q mexi nas barras,o angulo de fechamento das rodas tambem não vejo diferença,e não noto que minhas rodas estão fechadas para dendro ou q meus pneus estão gastando mais de um lado doq de outro,e quanto a manobrar de frente ou de ré,a dificuldade para mim é só por causa dos pneus 35´´,e mesmo assim não é tão ruim assim,tambem não dá para querer colocar o tratorzinho na vaga de carro 1000,ai tem que ser ninja,no mais é só acostumar com o brinquedo depois de uma modificação.

A minha estava bem baixa na frente, matando as bieletas direto então levantei 4 cms, mas senti um impacto grande nas manobras, o jogo ficou bem diferente e as rodas ficaram mais fechadas em cima e n fiz alterações nos pneus, abaixei um pouco depois e ficou legal. Mas meu caso era q estava muito baixa mesmo, podia botar uma tonelada atraz q n igualava e o jogo dela era melhor q meu palio, mas trocava bieletas de 2 em 2 meses dependendo do terreno.
Sei que tem kits que levantam a ranger, mas só queria mesmo aliviar as bieletas e deixar mais estavel nas curvas mais quentes e resolveu. Ainda estou com as rodas 15 de magnésio originais da ford e pneus 235, mas queria pneus maiores e mais largos

miguelcps
17/08/2013, 19:54
A minha estava bem baixa na frente, matando as bieletas direto então levantei 4 cms, mas senti um impacto grande nas manobras, o jogo ficou bem diferente e as rodas ficaram mais fechadas em cima e n fiz alterações nos pneus, abaixei um pouco depois e ficou legal. Mas meu caso era q estava muito baixa mesmo, podia botar uma tonelada atraz q n igualava e o jogo dela era melhor q meu palio, mas trocava bieletas de 2 em 2 meses dependendo do terreno.
Sei que tem kits que levantam a ranger, mas só queria mesmo aliviar as bieletas e deixar mais estavel nas curvas mais quentes e resolveu. Ainda estou com as rodas 15 de magnésio originais da ford e pneus 235, mas queria pneus maiores e mais largos

É só levantar a frente e depois levar o carro pra Alinhar que o mecanico corrige o Fechamento, sempre tive Ranger e sempre deixei um pouco levantada e era só levar pra alinhar que corrigia este fechamento. Vai sentir tbem um pouco mais dura.

_O8oO_
17/08/2013, 20:10
É só levantar a frente e depois levar o carro pra Alinhar que o mecanico corrige o Fechamento, sempre tive Ranger e sempre deixei um pouco levantada e era só levar pra alinhar que corrigia este fechamento. Vai sentir tbem um pouco mais dura. Esse é o problema aqui no RJ, só escuto M quando quero levar minha ranger pra fazer qualquer manutenção, alinhamento? em 3 anos nessa ranger nunca achei 1 que soubesse aqui e quando fui na forde o cara inventou milhões de M, até na direção hidraulica o cara arrumou defeito.
Sei que tem como alinhar fácil pelo que vi no manual, mas quem sabe é outros 450

miguelcps
17/08/2013, 20:36
Esse é o problema aqui no RJ, só escuto M quando quero levar minha ranger pra fazer qualquer manutenção, alinhamento? em 3 anos nessa ranger nunca achei 1 que soubesse aqui e quando fui na forde o cara inventou milhões de M, até na direção hidraulica o cara arrumou defeito.
Sei que tem como alinhar fácil pelo que vi no manual, mas quem sabe é outros 450

È que aqui tenho varios lugarem que fazem isso pra mim sem ser em CSS e o custo é bem baixo.

_O8oO_
17/08/2013, 21:00
È que aqui tenho varios lugarem que fazem isso pra mim sem ser em CSS e o custo é bem baixo.
Fico feliz por vc amigão, eu aqui no Rio fico penando, to sem buzinha a 2 anos q arrebentou o cabo flat no miolo, luz interna só acende se tirar e botar o cabo da bateria, e alinhamento geral corre. Mais motivos de n tardar manutenções pra evitar problemas futuros.
Sobre o valor da 31 esta legal, mas vou me aliviar antes e depois podemos fazer um rolo.

MARCELO MAX
09/04/2014, 22:02
Amigos boa noite,
Sou novo aqui , e acabei de comprar uma Ranger V6 4.0 XLT 2000,estava com a suspensão dianteira batendo entao levei no mecanico, ele trocou as bandejas superior e as bieletas, mas a menina esta com as rodas um pouco pra dentro. Isto seria alinhamento ou e este parafuso que os colegas comentaram que ela levanta . Lembrando que quero deixar ela um pouco mais alto. oque devo fazer.
abracos
Max

MARCELO MAX
09/04/2014, 22:11
Segue a foto dela458721

hugocsl
11/04/2014, 15:52
Amigos boa noite,
Sou novo aqui , e acabei de comprar uma Ranger V6 4.0 XLT 2000,estava com a suspensão dianteira batendo entao levei no mecanico, ele trocou as bandejas superior e as bieletas, mas a menina esta com as rodas um pouco pra dentro. Isto seria alinhamento ou e este parafuso que os colegas comentaram que ela levanta . Lembrando que quero deixar ela um pouco mais alto. oque devo fazer.
abracos
Max

Pesquise sobre calços de carroceria ou "body lift" aqui mesmo no fórum que vc vai encontrar bastante material

MARCELO MAX
12/04/2014, 18:05
Obrigado Hugo.
Vou dar uma pesquisada nestes dois itens.
Abraço

HECKERT
04/05/2014, 12:55
Gente olá , sou novo aqui e preciso de ajuda , tenho uma ranger 4x2 2010 , coloquei pneus 265 75 15 , ele raspa um pouco qdo esterco a direcao principalmente p direita , na esquerda nao , queria levantar um pouco e colocar um alargador de 38 mm , nao queria body lift , pensei em mudar amortecedor e molas , alguma dica de se isso daria certo , qual mola e amortecedor devo usar na dianteira , na traseira possso colocar um calco no feixe de mola mais uma vez q calco e amortecedor tenho que usar?obrigado pela resposta de algum amigo para e elucidar a equacao .

Imperador!
05/05/2014, 08:14
Gente olá , sou novo aqui e preciso de ajuda , tenho uma ranger 4x2 2010 , coloquei pneus 265 75 15 , ele raspa um pouco qdo esterco a direcao principalmente p direita , na esquerda nao , queria levantar um pouco e colocar um alargador de 38 mm , nao queria body lift , pensei em mudar amortecedor e molas , alguma dica de se isso daria certo , qual mola e amortecedor devo usar na dianteira , na traseira possso colocar um calco no feixe de mola mais uma vez q calco e amortecedor tenho que usar?obrigado pela resposta de algum amigo para e elucidar a equacao .
Se está raspando, sua suspensão dianteira está cansada, tem q dar uma geral nela. Os 265/75/16 não raspam na Ranger.

HECKERT
05/05/2014, 11:13
Troco as molas? Posso aproveitar e colocar molas um pouco maiores p levantar a suspencao?

Imperador!
05/05/2014, 13:40
Troco as molas? Posso aproveitar e colocar molas um pouco maiores p levantar a suspencao?

Nada de molas. Tem que dar uma geral. Quando dá problema na suspensão dianteira tem que avaliar amortecedores, bandejas, buchas e o desgaste da barra de torção. Se o seu carro está raspando só de um lado, pode ter certeza que tua suspensão está torta...

hugocsl
06/05/2014, 14:28
Amortecedor não faz o carro subir, o que levanta o carro é a mola, no caso da Ranger não adianta pq só atras que tem mola, na frente é barra de torção...

tonatto
04/08/2014, 12:03
Pessoal aproveitando ,alguém sabe o que pode ser feito para levantar pouca coisa a suspensão dianteira de uma ranger 1997 4c 2.3 gasolina?OBS não é 4x4....

Imperador!
04/08/2014, 15:45
Pessoal aproveitando ,alguém sabe o que pode ser feito para levantar pouca coisa a suspensão dianteira de uma ranger 1997 4c 2.3 gasolina?OBS não é 4x4....

comece dando uma olhada nas barras de torção. Se for muito pouco, já resolve.

miguelcps
04/08/2014, 20:51
Pessoal aproveitando ,alguém sabe o que pode ser feito para levantar pouca coisa a suspensão dianteira de uma ranger 1997 4c 2.3 gasolina?OBS não é 4x4....

Como a 97 usa mola helicoidal, acredito que o mais simples seria por um calço ou uma mola maior ou mais dura, talvez a da 6c 97 já resolva, se fosse das 98 até 2012 tem regulagem na barra de torçao.

DIEGOLIMITED3.0
28/10/2014, 13:38
comece dando uma olhada nas barras de torção. Se for muito pouco, já resolve.

TARDE tenho uma RANGER 2011 DUPLA LIMITED/ coloquei BF 265/75/16 e ainda aquela diferença de altura da frente para traseira me incomoda, mesmo já pedindo pro mecânico regular a barra de torção...Uso somente em asfalto, me disseram para colocar um calço atrás nos feixes de mola e na frente dar um ''tombo'' no parafuso que irá subir mais... Queria saber se vale a pena... ou se estou correndo riscos de maior quebra e como a hemocinética irá se comportar?tem algo a fazer para progeter a hemocinética depois de modificado ? Grato

DIEGOLIMITED3.0
03/11/2014, 18:28
Como a 97 usa mola helicoidal, acredito que o mais simples seria por um calço ou uma mola maior ou mais dura, talvez a da 6c 97 já resolva, se fosse das 98 até 2012 tem regulagem na barra de torçao.
Miguel se puder me ajudar tbm na minha ultima questao !? E ainda sobre o chip do ebay tentei pedir para entregar no EUA nao deu certo voce pediu direto para o Brasil?!? Veio certinho sem imposto?!?!

miguelcps
05/11/2014, 10:33
Miguel se puder me ajudar tbm na minha ultima questao !? E ainda sobre o chip do ebay tentei pedir para entregar no EUA nao deu certo voce pediu direto para o Brasil?!? Veio certinho sem imposto?!?!

O Correto ao meu modo de ver seria voce levanta-la usando calços entre a carroceria e o chassis, assim voce nao precisa estrangular a regulagem da suspensao, um exemplo de fornecedor:

MXV Tecnologia Off Road - Acessórios 4x4 suspensão Pick-up (http://www.mxv.com.br/detalhe_produto.php?id=69&id_modelo=8)

Qto ao chip, comprei 2 no Ebay, o que veio pra Ranger via correio comum, apenas rastreado chegou sem imposto algum, mas o que comprei pro furgao (Boxer) que veio via FEDEX foi taxado em 100% e pelo que fiquei sabendo todos via FEDEX sao tributados 100%, entao a dica é pedir pra enviar via Correio comum apenas com rastreador pra poder acompanhar sua encomenda.

wolverineed
13/12/2014, 18:01
Boa tarde... vc teve q mexer no cambio e no radiador?
Hoje levantei minha ranger em 3´´ só no calço.

Ricardo Mondini
17/02/2015, 14:44
galera alguem sabe se eu apertar a barra de torção da ranger ate o talo cabe uns 35 nela so apertado a barra de torção ?

Lucas Lee
19/02/2015, 11:32
galera alguem sabe se eu apertar a barra de torção da ranger ate o talo cabe uns 35 nela so apertado a barra de torção ?

A minha tem pneus 33". Inicialmente quando coloquei, não cheguei a subir a suspensão, não pegava em nada. Somente todo esterçado pegava na parte interna (acho que na barra estabilizadora).
Mas, sempre notei que desde nova ela era um pouco mais altas que outras CS a gasolina. Acho que ela já veio com a barra de torção um pouco mais apertada (alta).

Acho que os 35 vão pegar. Na duvida faça um teste.

wolverineed
18/04/2015, 12:58
boa tarde... como vc fez isso? pode me ajudar a fazer isso ? só quero subir 2" e colocar jogo de pneus 33" q ja comprei.

wolverineed
18/04/2015, 13:28
Boa tarde... me de uma luz ae!! estou querendo botar jogo de roda d troller de liga c pneu 33"... vc acha q da? minha Ranger 2010 Cs?

Lucas Lee
21/04/2015, 18:50
Boa tarde... me de uma luz ae!! estou querendo botar jogo de roda d troller de liga c pneu 33"... vc acha q da? minha Ranger 2010 Cs?

Acho que você não vai conseguir colocar uma roda de um troller de liga, a não ser que seja as rodas de um dos antigos que tinham eixo de cherokee.

E resolvido o problema das rodas, qual é a luz que você precisa? Leva em qq borracheiro e pronto, igualzinho eu fiz.

AlvaroGV
18/05/2015, 00:01
Ranger Sport 2012 (Gasolina)

Olá, gostaria de saber se colocando o kit bory lift 3'' corre algum risco de perder estabilidade, aderência, perda da traseira, significantemente......
Penso em levanta-la e só trocar os pneus para maiores após gastar os originais da Ranger (+ ou - 15mil km) Pode vir ocorrer algum dano ou ter problemas em referência ao sitado anteriormente???

Matagato
10/06/2015, 20:34
Ranger Sport 2012 (Gasolina)

Olá, gostaria de saber se colocando o kit bory lift 3'' corre algum risco de perder estabilidade, aderência, perda da traseira, significantemente......
Penso em levanta-la e só trocar os pneus para maiores após gastar os originais da Ranger (+ ou - 15mil km) Pode vir ocorrer algum dano ou ter problemas em referência ao sitado anteriormente???


Alvaro, os BL influenciam muito pouco a estabilidade do veículo. O centro de gravidade do veículo, é determinado, principalmente pelo chassis, motor e transmissão, que são as partes mais pesadas do veículo. Com os BL, vc levanta apenas a carroceria, o que altera muito pouco o centro de gravidade do veículo, mas altera.

Na prática, tu não vai nem perceber,e pode usar pneus até 35, mas o ganho da altura do pneu, já altera um pouco mais, mas nada que afete a segurança do carro. Estou na segunda ranger, ambas usei BL de 3", jumelos maiores, e aperto moderado nas barras, além de dos pneus 35. Uso essa configuração a mais de cinco anos, sem nenhum problema.

Estou preparando um lift de suspensão, alongando pouca coisa os amortecedores, e compensado a altura das bieletas. Como uso as balanças moog, que possibilita ângulos maiores dos pivôs, acredito que não terei maiores problemas, mas também estou estudando a possibilidade compensar a altura, das barras axiais.

Compomentes da moog, são melhores que os componentes originais, mesmo tributando, sai muito mais em conta que a maioria das peças originais da ford. A balança superior da minha ranger, tem té pivô removível. (pivô avulso ao custo de 25 dolares).

Toca p sima que p baixo é magal.

Kamikaze4x4
19/06/2015, 08:12
Amigos, ja realizei esta mesma pergunta em outro topico mas ainda não consegui o que eu queria. Alguem tem o Manual da Keko para body lift da Ranger. Aquele manual que é praticamente uma tradução do manual da performance acessories?

Lucas Lee
25/06/2015, 16:38
505649505650505651

Original x lift suspensão (não fiz de carroceria)

ops, esqueci: BF 33" AT

Moisés S.M
25/06/2015, 18:31
A instalação do lift é simples?mais simples q o Body lift?como ficou a barra de torcao,no limite?

Lucas Lee
26/06/2015, 10:21
A instalação do lift é simples?mais simples q o Body lift?como ficou a barra de torcao,no limite?

Tópico: Fotos de RANGER - Coloque a sua aqui!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/77422-fotos-de-ranger-coloque-sua-aqui-70.html) 30/01/2015 14:09 #839 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/77422-fotos-de-ranger-coloque-sua-aqui-post2239079.html#post2239079)

Vá no tópico fotos de Ranger e procure o post 839. A partir deste post vai acompanhando.

Moisés S.M
26/06/2015, 11:05
Tópico: Fotos de RANGER - Coloque a sua aqui!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/77422-fotos-de-ranger-coloque-sua-aqui-70.html) 30/01/2015 14:09 #839 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/77422-fotos-de-ranger-coloque-sua-aqui-post2239079.html#post2239079)

Vá no tópico fotos de Ranger e procure o post 839. A partir deste post vai acompanhando.

Ok,vi as fotos e seus comentários.
Mas tenho uma duvida,na traseira não vejo mistério algum.Na dianteira as peças que usou pra substituir as originais da barra de torção,essas peças deixam no limite a barra?ou elas ficam com uma certa folga?é simples de fazer a substituição das peças?Como fica a geometria e a cambagem?valeu

Moisés S.M
26/06/2015, 13:39
Depois de ler os tópicos sobre o lift e o BL.Pra mim o mais viável seria o lift.Nao é nem pelo preço e sim pq meu objetivo não é colocar pneus 33,ate pq acabei de comprar 4 31.Como levantei a barra da minha um pouco,e curti o visual mais alto,então o lift me cai bem,seria apenas pra estética, pois posso regular a altura que quero na dianteira.Porem oq me preocupa agora é a traseira hehehe,vi que é fácil a instalação,acredito que em menos de 1 hora instale os calços.Mas esse calcos podem prejudicar o eixo traseiro?inclinação do carda?cruzeta traseira?ou ele só influencia nos amortecedores traseiros???Se alguém puder me ajudar agradeço.

Lucas Lee
26/06/2015, 15:13
Depois de ler os tópicos sobre o lift e o BL.Pra mim o mais viável seria o lift.Nao é nem pelo preço e sim pq meu objetivo não é colocar pneus 33,ate pq acabei de comprar 4 31.Como levantei a barra da minha um pouco,e curti o visual mais alto,então o lift me cai bem,seria apenas pra estética, pois posso regular a altura que quero na dianteira.Porem oq me preocupa agora é a traseira hehehe,vi que é fácil a instalação,acredito que em menos de 1 hora instale os calços.Mas esse calcos podem prejudicar o eixo traseiro?inclinação do carda?cruzeta traseira?ou ele só influencia nos amortecedores traseiros???Se alguém puder me ajudar agradeço.

A peça que coloquei na dianteira é justamente para a barra de tração não trabalhar estrangulada. É aquela peça que se parece com uma vírgula que vc regula com um parafuso. Esta peça tem uma inclinação no sextavado diferente da original.
O amortecedor e a bandeja é que sofrem. No meu caso, a bandeja toca no chassi, quando ela trabalha pra baixo.

Na traseira o amortecedor (até onde pude notar) não dá fim de curso. Uso urbano. Se for o caso, utilize 30 ou 40mm, na hora vc vê qual fica mais legal e faz o suporte em qq serralheiro. Dá mais trabalho folgar e apertar os parafusos, usar dois macacos e calço do que qualquer outra coisa.

Cambagem, alinhamento etc, tudo perfeito. O aumento que fiz é muito pouco pra afetar a ponto de dar problema. Lembrando, uso urbano. Se for off road, aí é outra história. Ainda mais que a minha é 4x2 e não tem problema de limite na dianteira.

BL = body lift; e o aumento da suspensão não deixa de ser um "lift"...só que na suspensão (suspension lift), e não na carroceria

Moisés S.M
26/06/2015, 17:16
Entendi.Falei com a Gpartsbr aqui de Poa.Eles fabricam o kit pra dianteira e traseira.Dai expliquei q queria colocar calço como vc fez no eixo,me passar que isso afeta o alinhamento do eixo,melhor é Jumelos,na frente seria igual a sua.Agora to na duvida,jumelos ou calço?os 2nao tem mistério pra instalar,mas qual seria o melhor???

Lucas Lee
30/06/2015, 11:14
Entendi.Falei com a Gpartsbr aqui de Poa.Eles fabricam o kit pra dianteira e traseira.Dai expliquei q queria colocar calço como vc fez no eixo,me passar que isso afeta o alinhamento do eixo,melhor é Jumelos,na frente seria igual a sua.Agora to na duvida,jumelos ou calço?os 2nao tem mistério pra instalar,mas qual seria o melhor???

Não sei onde poderia "desalinhar" o eixo traseiro. Enfim, se eles estão afirmando, procure mais informações e tire suas conclusões. O mais barato e rápido pra mim foi o calço, por isso a minha opção.

Só de curiosidade e se você puder responder:
- na dianteira ele só troca aquela peça que troquei correto?
- na traseira trocam os jumelos somente correto?
Quanto custa pra fazer isso?

Moisés S.M
30/06/2015, 12:24
Não sei onde poderia "desalinhar" o eixo traseiro. Enfim, se eles estão afirmando, procure mais informações e tire suas conclusões. O mais barato e rápido pra mim foi o calço, por isso a minha opção.

Só de curiosidade e se você puder responder:
- na dianteira ele só troca aquela peça que troquei correto?
- na traseira trocam os jumelos somente correto?
Quanto custa pra fazer isso?

Correto,na dianteira é a mesma peça que vc colocou.Na traseira jumelos maiores.
Pelo que vi a peça na dianteira sai por 840 e os jumelos 275.

Moisés S.M
30/06/2015, 12:26
A Ranger cabine dupla que eu tive,ela tinha esses calços na traseira,2 bigornas,porem eram originais,e essa cabine simples não tem nada.

mosselin
30/06/2015, 23:02
506058
meu tratorzinho com pneus 35,breve 37.

Lucas Lee
30/09/2015, 16:39
513131513132513133

Lift de suspnsão, que estava na minha CS, meu irmão pegou emprestado e colocou 33"mud com rodas de 8" -25mm

nettinho
30/09/2015, 18:44
513131513132513133

Lift de suspnsão, que estava na minha CS, meu irmão pegou emprestado e colocou 33"mud com rodas de 8" -25mm

Diz pra ele dar mais um "grauzinho" na dianteira kkkkk, deve raspar tudo nos alargadores quando vira com essas rodas. Falo isso pq tenho as mesmas rodas e os mesmos pneus. Aproveita e coloca os copinhos de roda da f1000, pq sem fica ferio d+. Olha ai, não repara q falta um parafuso kkkkk.513158

moraesgyn
30/09/2015, 19:58
nettinho, onde voce arrumou esses copinhos? tem ideia de preco?

moraesgyn
30/09/2015, 20:01
Ele vai por baixo do parafuso ou só encaixado? achei esse no mercadolivre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693682835-calota-centro-da-roda-f-1000-todas-preto-_JM

nettinho
30/09/2015, 23:44
Ele vai por baixo do parafuso ou só encaixado? achei esse no mercadolivre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693682835-calota-centro-da-roda-f-1000-todas-preto-_JM

Esses mesmo! Mais barato do que eu comprei aqui na minha cidade esses ai! Vai por baixo do parafuso, não passa por dentro da roda, é grande de mais. Apenas tire 1 parafuso da roda e coloque o copinho ali, depois ponha o parafuso de novo. O copinho fica bem firme, não cai não.

Coophamat
01/10/2015, 13:47
Muito bonita a ranger de vocês, essa roda fica muito bonita em qualquer caminhonete/jipe.

Existe o BF 33x10,5, ele e mais estreito, mas deve ficar melhor para ranger.

Lucas Lee
01/10/2015, 21:06
Diz pra ele dar mais um "grauzinho" na dianteira kkkkk, deve raspar tudo nos alargadores quando vira com essas rodas. Falo isso pq tenho as mesmas rodas e os mesmos pneus. Aproveita e coloca os copinhos de roda da f1000, pq sem fica ferio d+. Olha ai, não repara q falta um parafuso kkkkk.513158

Fica bom mesmo! A sua tem lift de carroceria?

Guima-MS
09/11/2015, 15:09
Pessoal , voltando ao assunto do lift na barra de torcao , tenho uma dodge dakota V6 , com calco de 6cm no feixe de molas traseiro e algumas voltas na barra de torcao dianteira (por volta de 6cm) , nao estrangula tanto a suspensao , ja usei toda apertada , ficava alta , mais um pau de dura , juntamente com o 2,5'' de suspensao , tenho 4'' de body lift , totalizando 6,5'' , uso pneus yokohama 315/70R17 (35X12.50R17) .

Em minha tese , como os pneus 315 , o lift de suspensao , o lift de lataria sao algo bem diferentes do original , algo teria que quebrar , certo ?
Entao , estou com problemas de amortecedores , em maio desse ano (2015) , coloquei 04 Amortecedores COFAP Novos (Dianteiros OEM , traseiros da S10 4x4 2007 , amarelos ) , hoje , apos rodar aprox 4mkm (90% asfalto) , 02 traseiros ja estouraram e um dianteiro esta quicando (batentes novos) , alguem tem uma solucao para esses amortecedores ? posso colocar dianteiros com curso maior ?

Estou de olho em amortecedores OFF-SHOX , Rancho , Bilstein e KYB , dianteiros e traseiros , com curso maior (entre 2 e 3 polegadas ) .

nettinho
10/11/2015, 16:38
Fica bom mesmo! A sua tem lift de carroceria?

Opa Lucas, desculpe a demora. A minha não tem lift de carroceria não, apenas jumelos e parafusos da torção maiores.

Francisco Casal
20/11/2015, 11:55
Bom dia galera. Gostaria de saber se apertar o parafuso da torção no máximo vai dar fim de curso nos amortecedores??
Quero erguer minha ranger mas não vou apertar tudo vou erguer mais uma polegada apenas. E vou arquear atras 2 polegadas.

LHONARDO
25/11/2015, 11:52
Ola pessoal. Sou novato no ramo. Quais alterações necessárias para usar pneu 33" em uma ranger 4.0 2001 cabine dupla 4x4?

Marcelo Corradi
25/11/2015, 17:11
Você vai ter que erguer ela pelo menos 2 ou 3 polegadas. Na Ranger você pode fazer body lift ou colocar calço no feixe traseiro e apertar a barra de torção na frente.

PedroV8
19/11/2016, 08:24
Bom dia galera! sou novo por aqui e tenho uma Ranger XLS 2006 Cab. simples prata com rodas BF Goodrich 33", e como ficou bem legal e bonita com esse conjunto de pneus, gostaria de estar levantado a caçamba e a cabine mais um pouco pra ajudar no conjunto, e pra isso iria contar com a ajuda dos amigos para sanar algumas duvidas!

Eu gostaria de levantar o máximo possível porem uma altura limite onde eu não tivesse que mexer em nada, como por exemplo, direção, câmbio chicotes e etc. e a maneira que eu estou encontrando para tal, é aumentar os calços e parafusos que prendem a cabine e a caçamba no chassi, estou mandando fazer um novo embuchamento em PU de alta densidade com parafusos maiores e com isso ganhar alguns centímetros. Ai que surge minha duvida, qual seria a altura limite que eu poderia aumentar o calços e não ter problemas de medidas com as outras peças (cambio, direção, chicotes...)

Bem acredito ser somente isso por enquanto, fico no aguardo e desejo um ótimo final de semana a todos!