Ver Versão Completa : freios do jcchiarello4x4
Marcos ET
22/08/2005, 23:53
Galera, saudações a todos...
Já sabendo dos Kits Ultra Berga Disk (consagrados pelo fórum)
Já sabendo dos kits Ultra Break Disk (consagrados pelo púlbico nao-fórum)
mas NAO sabendo nada a respeito deste kit encontrados em http://www.jcchiarello4x4.com.br/principal.phtml pergunto:
ALGUEM AEH SABE DA CONFIABILIDADE DESTE CONJUNTO?
nao tou desqualificando o nosso amigo Berga, nem o pessoal da SBD, mas por questõe$$ alheias à minha vontade, e na intenção de encontrar algo com boa relação custo/benefício... queria maiores informações ok?
grande abraço a todos!
Elmer_Jeep
23/08/2005, 00:13
Já andamos falando mal desse kit ae :twisted: :twisted: :lol:
Aqui vai o tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11946&postdays=0&postorder=asc&start=20
[]'s :concordo:
Beto Lacerda
23/08/2005, 10:44
e Et só corrigindo um detalhinho bobo
SBD Super Break Disk o kit comum do mercado com pinças de kombi
UBD ultra Berga Disk o famoso aqui no forum (sorte nossa) kit do Berga
e esse do chiarello ai ... sei não ... p/ mim é furada
pastilha pequena , pinça grande ... ou seja ocupa espaço deve sem duvidas atrapalhar p/ engrachar o munhão , tipo é o SBD piorado na minha opinião
[]'s
leopoldo
23/08/2005, 11:26
Na minha opinião,
SBD, BERGA, outros e esse novo:
é só mais um candidato a ver a capa preta e o martelo, mais cedo ou mais tarde :pensativo: :putz: :parede: :twisted:
Beto Lacerda
23/08/2005, 11:33
Na minha opinião,
SBD, BERGA, outros e esse novo:
é só mais um candidato a ver a capa preta e o martelo, mais cedo ou mais tarde :pensativo: :putz: :parede: :twisted:
pq ??? na sua opinião qual o melhor freio a disco p/ adaptar em cj's ?? qual vc usa ??
[]'s
leopoldo
23/08/2005, 12:04
Eu uso pinça e disco de Landau, mas:
Não é o caso de ser melhor ou pior :pensativo:
Eu fiz meu kit portanto sou responsável cívil e criminalmente caso haja alguma caca :twisted:
O que ocorre é:
Uma série de pessoas fabricando kits que envolvem diretamente segurança veicular( só estou me referindo a estes) que, na verdade, são apenas um amontoado de adaptações e fabricações em fundo de quintal, postos à venda; e um monte de gente indo atrás, por necessidade ou quase desespero de causa.
AH! mas se não fosse assim, como ficamos nós então ?
EXIJAM A CERTIFICAÇÃO DO PRODUTO
Que me digam:
Aonde está escrito que esse produto (NÃO Só ESSE) foi testado e qualificado para um jeep assim ou assado, com pneu até tal medida, até tal velocidade, com tal fluído de freio, com tal servo freio - se for o caso - e ainda mais: jeep com tanto de peso?
Qual o padrão de qualidade (NORMAS), quais os testes foram executados, qual o material empregado, os parafusos estão bem dimensionados, qual o engenheiro responsável, etc...etc... e mais um monte de outros etc's
Um fabricante que põe um produto desses à venda está pondo a cabeça a prêmio, embora o campo de prova sejam todos vocês, e de quem estiver junto, ou na frente.
Só quando dá MER#@ o juiz, depois da perícia frita o fabricante.
De um lado, muitos compram o que veem pela frente.
De outro, muitos fabricam de qualquer jeito.
Tem muito de desinformação, de alguns tem picaretagem mesmo.
Mas o que falta mesmo é:
Um orgão federal de certificação dessas coisinhas que vendem por aí e que influenciam diretamente na segurança veicular, mais apropriadamente falando:
direção :concordo:
freios :concordo:
suspensão :concordo:
Enquanto isso não acontece, se é que um dia vai acontecer, cada um por sí :shock:
então digo de novo:
é só mais um fabricante de kit pondo a cabeça a prêmio.
Um fabricante que põe um produto desses à venda está pondo a cabeça a prêmio, embora o campo de prova sejam todos vocês, e de quem estiver junto, ou na frente.
:D Grande Mestre Leopoldo!!!
Corretíssimo! Ainda bem que eu só vendo... É o Berga que sifú! :lol: :lol:
Falando sério agora... Os UBD não possuem esse certificado. Inclusive vou consultar o INMETRO sobre isso. O certificado, ao menos para uma fábrica de cabines que tem aqui (que dupla cabines de pick'ups), custa em média 10K por certificado, 1 para cada modelo de cabine! Não sei o que custaria um certificado dessas "coisinhas", mas imagino que também deva ser 1 para cada modelo. Temos 6 modelos atualmente e mais 4 em desenvolvimento. Só imagino onde i$$o vai parar... Esse custo teria que ser diluido no preço dos kits, o que certamente elevaria consideravelmente o preço do kit. Já sei, quem quer qualidade, paga mais. Bom, vou ver o que o INMETRO me diz disso. :concordo:
Tem mais um detalhe, certamente essa "garantia" terá limite. Por lei, 6 meses. Um kit fundo de quintal, num jeep que roda pouco, pode durar esse tempo, sem apresentar problema. :wink:
Sobre os UBD, o que posso dizer é que uso no meu jeep o 1º kit fabricado (protótipo, bem mal acabado :mrgreen: ) à 8 anos! O T-Rex que usa o 1º kit duplo, já está com 2 anos, bem aproveitados... Nesses 8 anos, com algo acima de 200 kits comercializados, não tivemos problemas em nenhum kit. Tendo ainda poder de frenagem superior aos concorrentes.
Como dizem, estamos aqui dando a cara à tapa. Que os outros façam o mesmo. É um bom começo, enquanto não existem certificados para as "coisinhas"... :concordo:
[]'s
Marcos ET
24/08/2005, 01:53
:D Grande Mestre Leopoldo!!!
Pow galera... realmente, encontrar uma oficina que possa emitir o CSV (Certificado de Segurança Veicular) para os agregados do Jeep, e encontrar um DETRAN onde nao exista máfia pra aceitar "de boa" estas adaptações... putz, acho q estamos condenados à marginalidade... :twisted: :twisted:
Porém, entre fabricar um kit e comprar um kit... em minha (e de uns 90% dos integrates da lista) situação (nao ter equipamento de usinagem, solda e etc...) é uma questão complicada... mesmo tendo capacidade técnica (que nao é mais meu caso - abandonei a Eng. Mecânica....) para projetar, nao teria para executar... teria que contratar alguém para tanto. Desta forma, estes kits deveriam (pelo menos em teoria) partir de um projeto , no mínimo aceitável, para que o "nome" da marca nao caia em desgraça.... além do mais, o uso em tantos modelos atesta, pelo menos a adequação do produto às condições "normais" de uso (se é que normal é o termo correto)
resumindo, entre EU montar um kit, e eu COMPRAR um kit que jah foi (e vem sendo) testado... bom, NO MEU CASO, confio mas no taco de quem fabricou tantos outros kits e até hoje nao matou ninguém (pelo menos até agora).. como é o caso do Berga e dos UBD... por isso queria saber se alguém usa este outro kit.... para verificar a credibilidade (credibilidade = indices de mortes e acidentes / kits vendidos :twisted: :twisted: )
sacaram?
grande abraço!
Ronaldo B.
24/08/2005, 08:42
Fala Grande Mestre...
Sinto informá-lo que não é bem assim.... no caso de ocorrer algum problema, que vende também pode ser responsabilizado sim ..... :putz: :putz: :putz:
Código de Defesa do Consumidor - Seção II - Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço
Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
§ 1° O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais:
I - sua apresentação;
II - o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam;
III - a época em que foi colocado em circulação.
§ 2º O produto não é considerado defeituoso pelo fato de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado.
§ 3° O fabricante, o construtor, o produtor ou importador só não será responsabilizado quando provar:
I - que não colocou o produto no mercado;
II - que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito inexiste;
III - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.
Art. 13. O comerciante é igualmente responsável, nos termos do artigo anterior, quando:
I - o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador não puderem ser identificados;
II - o produto for fornecido sem identificação clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador;
III - não conservar adequadamente os produtos perecíveis.
Na dúvida, pede pro Berga começar a estampar a marca da empresa dele nos kits se não houver nenhuma identificação de quem os fabrica....:mrgreen: :mrgreen:
E isso é só o começo, no caso de acidente, se ficar constatado que o mesmo foi causado por falha ou ineficiencia do sistema de freios e esse acidente vier a resultar em lesão corporal ou morte, corre ainda o risco de um processo criminal, no mínimo rola um inquérito, o que é normal em qualquer acidente com vítimas, mesmo que sejam só vitimas de lesão corporal leve.
[]´s
Sinto informá-lo que não é bem assim.... no caso de ocorrer algum problema, que vende também pode ser responsabilizado sim ..... :putz: :putz: :putz:
Art. 13. O comerciante é igualmente responsável, nos termos do artigo anterior, quando:
I - o fabricante, o construtor, o produtor ou o importador não puderem ser identificados;
II - o produto for fornecido sem identificação clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador;
III - não conservar adequadamente os produtos perecíveis.
:D Como eu disse, é ele que sifú! Ele marca os kits sim, que podem ser identificados de pelo menos 3 formas diferentes. :concordo:
E ele está ciente disso. Por isso não vai fazer caca... :concordo:
Sobre o INMETRO, recebi a resposta hoje:
Prezado Sr.
Em resposta a sua consulta:
- Gostaria de receber informações de como certificar um kit de freio à
disco, para uso veicular. Aplica-se à veículos que possuem orginalmente
freios à cubo, sobretudo antigos, como Jeep's, Rural e Toyota Bandeirante.
E também qual o órgão competente mais próximo de minha ciadade.
Obrigado!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Informamos que:
Informamos que, para certificar um produto voluntariamente, é necessário que exista norma e organismo acreditado pelo Inmetro que tenha interesse em realizar essa certificação. Nesse caso, solicitamos entrar em contato com a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas para verificar a existência de normas e com um dos Organismos de Certificação de Produto acreditado pelo INMETRO, cuja relação encontra-se disponível no nosso site através do endereço: www.inmetro.gov.br, na coluna direita da tela, clique no item organismos acreditados / clique no item Organismos de Certificação de Produtos. Por favor, verifique no escopo de trabalho das certificadoras a que mais se aproxima com seu produto.
Contato da ABNT - Tel: (21) 3974-2330
Site : www.abnt.org.br.
Agradecemos sua visita e em caso de dúvida, continuamos à disposição para esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
CAROLINA
OUVIDORIA DO INMETRO
Para mais esclarecimentos favor acessar o formulário disponível
no:http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp#formulario
:lol: Não é fácil... Tudo bem, vou continuar a busca.
[]'s
Tenho freio dianteiro da MDS.
Pensei muito entre os SBD, MDS e BERGA.
Como o berga é longe daqui o valor dele mais o frete quebra as pernas.
Ai vi o kit da MDS e da SBD na mão, o MDS era mais barato que o SBD, o kit da SBD vinha com pinças genéricas o MDS vinha com pinças varga (um bom kit nunca viria com pinças de procedencias duvidosas). Olhando a qualidade dos outros componente dos kits o MDS me pareceu melhor que o SBD.
Agora sem dúvida que se o berga tivesse um representante aqui eu guardaria uma graninha a mais e compraria ele que tem qualidade superior.
[]'s
Beto Lacerda
24/08/2005, 21:02
Scacca, gastei 70 pilas de frete p/ o kit completo p/ 2 eixos ...
opreço concordo é maior que dos outros mas .. vale o pouco a mais ...
[]'s com o 1° p/ fora do RS
Scacca, gastei 70 pilas de frete p/ o kit completo p/ 2 eixos ...
opreço concordo é maior que dos outros mas .. vale o pouco a mais ...
[]'s com o 1° p/ fora do RS
Mas Beto, jipe que não anda precisa de freio? :twisted:
Brincadeiras à parte, Giovanni, você precisa fazer mais propaganda do UBD, na Jipenet (nacional) tinha um cara querendo um kit para uma F-75.
Desse jeito o nosso consórcio (ou seria melhor chamar de grupo...) não sai nunca.
Abraços torcendo para ser o primeiro sorteado (mesmo porque daqui a pouco o jipe não para mais :palmas: )
Beto Lacerda
24/08/2005, 21:53
Mas Beto, jipe que não anda precisa de freio?
opa , o freio de mão funciona perfeitamente ...
[]'s com o jeep sem calços na vaga :lol:
Brincadeiras à parte, Giovanni, você precisa fazer mais propaganda do UBD, na Jipenet (nacional) tinha um cara querendo um kit para uma F-75.
Desse jeito o nosso consórcio (ou seria melhor chamar de grupo...) não sai nunca.
:D Fala Mestre!!!
Tchê, nunca participei da Jipenet. Já tentei fazer o cadastro uma vez, mas só ficava pulando duma página para outra. E pelo que já vi dela, não gostei nem um pouco, não teria paciência para usar... :lol: Sou mais 4x4Brasil!!! :dance:
Sei que tem muita gente lá, mas muitos deles também estão aqui. Assim como vc que participa. Então, se não fôr pedir muito, manda o link do tópico de consórcio pra eles. :concordo:
É esse aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=122755#122755
De quebra, traz mais participantes para o 4x4 Brasil! :concordo:
Valeu!
[]'s
Beto, concordo que vale.
Mas se tivesse um representante aqui em São Paulo, o número de vendas ia aumentar absurdamente.
Eu mesmo teria comprado ele no lugar dos MDS, embora não tenha reclamações sobre o mesmo.
[]'s
Alexandre Vaz Ferreira
25/08/2005, 12:12
Eu sou totalmente contra o uso dos Kits de freio do Berga...
enquanto ele não acabar meu Jeep :twisted: :lol:
equipeminas4x4
25/08/2005, 13:47
Uso o kit do BERGA no eixo traseiro do Kalango. Kit bacana mesmo, nenhumareclamação, pelo contrário. E olha que pra parar o Kalango com aqueles 37" e dependurado nas pedras, num é fácil.
[]´s... satisfeitos.
leopoldo
25/08/2005, 14:56
.... Não é fácil... Tudo bem, vou continuar a busca...
Giovani, como eu trabalho na certificação aeronáutica, deixa eu te esclarecer alguns pontos num resumo para você bater a cabeça .... menos :parede:
Um orgão federal como o INMETRO só vai certificar algo quando comparado a uma norma, ou seja, êle atesta que o produto X atende uma especificação :norma ABNT, Military Standard, ou outra qualquer, reconhecida.
Isso é QUASE o fim da história.
O começo é o seguinte:
O fabricante de um produto tem que qualificar esse produto. Para qualificar, ele tem que ter a ideia, desenvolver o projeto ou adaptação.
Esse projeto, tem que ter um engenheiro(s) responsável. Tem que ser desenvolvidos relatórios de descrição do produto, finalidade, método de fabricação, controle de qualidade durante toda a cadeia produtiva, normas utilizadas, critérios de aceitação/rejeição, cálculos envolvidos e testes de bancada ou em campo para comprovar o desempenho proposto.
Poderá ser incluída ou até substituir algum teste uma análise ou o que chamamos de substanciação analítica que poderá ser ou não aceita no momento da certificação.
Veja que um orgão certificador pode eventualmente exigir outros testes ou análises que as propostas pelo fabricante não previam.
Depois que o Fabricante do produto tem certeza que o seu produto não falha, atende as normas pois passou nos testes que chamamos de desenvolvimento, pode chamar um orgão certificador que vai atestar que o produto testado está em conformidade com a norma proposta.
Ótimo, se chegou até aqui, certificou o produto. Mas só o testado.
Depois, deve demonstrar que durante o processo de fabricação em série não haverão desvios de qualidade dos materiais e técnicas de fabricação que promovam a degradação das propriedades e desempenho antes certificada.
Mesmo para melhorar, todo ciclo deverá ser novamente feito.
PARA PIORAR, NUNCA.
Ai, pode colocar aquele selinho nas caixas e vender.
Só que não parou ai.
De tempos em tempos, uma auditoria federal inspecionará todos os registros de interesse de produção para verificar se a qualidade se mantém.
E para isso ter sucesso, o atendimento ao cliente/engenharia de produto deve relacionar todas as por venturas panes que ocorrem em campo e devido à deficiência de fabricação, estoque , etc .... e prontamente corrigir (RECALL)
Sem isso, perde-se o direito de usar o selinho na 1º autuação por não conformidade.
equipeminas4x4
25/08/2005, 15:24
Caraiu... isso tudo pra certificar um suporte de pinça??? Acho melhor ficar com os freio a tambor mesmo, pelo menos é de fábrica. :putz: :putz:
Fala sério.
[]´s
Giovani... Te dou (ui) todas essas informações, ta tudo na caixa do kit da MDS.
Ai tu muda um pouco como todo Brasileiro, mete dentro (ui) da caixa do kit e pronto, ninguém vai ler aquilo a não ser o Leopoldo. :mrgreen:
Depois de aprovado pelo inmetro vem um fiscal de 20 em 20 anos pra verificar se o produto continua igual. :mrgreen:
Eu uso o controle de qualidade Scacca, consiste em deixar uma cobaia tipo o giovani testar o produto por um bom tempo, se depois de algum tempo a cobaia (Giovani) estiver viva e sem faltar pedaços o produto esta aprovado.
Pode comprar !!! :mrgreen:
[]'s
Um orgão federal como o INMETRO só vai certificar algo quando comparado a uma norma, ou seja, êle atesta que o produto X atende uma especificação :norma ABNT, Military Standard, ou outra qualquer, reconhecida.
Isso eu estou vendo com a ABNT, ainda não recebi resposta.
Esse projeto, tem que ter um engenheiro(s) responsável. Tem que ser desenvolvidos relatórios de descrição do produto, finalidade, método de fabricação, controle de qualidade durante toda a cadeia produtiva, normas utilizadas, critérios de aceitação/rejeição, cálculos envolvidos e testes de bancada ou em campo para comprovar o desempenho proposto.
Hummm, trabalhoso, mas não tem mistério.
Depois que o Fabricante do produto tem certeza que o seu produto não falha, atende as normas pois passou nos testes que chamamos de desenvolvimento, pode chamar um orgão certificador que vai atestar que o produto testado está em conformidade com a norma proposta.
:D Rá! Certeza que o produto não falha, é uma coisa que nós temos... :lol:
São 8 anos... E corrigindo o que eu disse lá atrás, verificando hoje à tarde com o Berga, passamos da marca de 500 kits vendidos. :concordo:
Depois, deve demonstrar que durante o processo de fabricação em série não haverão desvios de qualidade dos materiais e técnicas de fabricação que promovam a degradação das propriedades e desempenho antes certificada.
Burocracia...
De tempos em tempos, uma auditoria federal inspecionará todos os registros de interesse de produção para verificar se a qualidade se mantém.
E para isso ter sucesso, o atendimento ao cliente/engenharia de produto deve relacionar todas as por venturas panes que ocorrem em campo e devido à deficiência de fabricação, estoque , etc .... e prontamente corrigir (RECALL)
Sem isso, perde-se o direito de usar o selinho na 1º autuação por não conformidade.
Apesar de nunca ter ocorrido, é certo que faremos isso. Acrescentemos uma documentação para comprovar isso.
Caraiu... isso tudo pra certificar um suporte de pinça???
Esse é o ponto. Pelo trabalho, não me importo nem um pouco, pois trabalho com implatação de Sistemas de Qualidade (ISO) e controle de documentos. Crio os procedimentos de fabricação e todos os controles necessários, registros... O único ponto é o custo dessa brincadeira. Fazer tudo isso, para não mudar nada, apenas uma caixa bonitinha cheia de coisa escrita que ninguém lê...
Mestre Leopoldo, vc faz idéia do que custaria isso? Seria preciso 1 certificado para cada kit? Dianteiro, traseiro, simples, duplo? Ou seria em partes, como discos, suportes e pinças? Visto que discos e pinças são iguais, alterando apenas o suporte.
Eu uso o controle de qualidade Scacca, consiste em deixar uma cobaia tipo o giovani testar o produto por um bom tempo, se depois de algum tempo a cobaia (Giovani) estiver viva e sem faltar pedaços o produto esta aprovado.
Pode comprar !!!
:lol: Testado, aprovado e apavorado!! Quase infartei quando testamos o kit duplo no T-Rex!! Com o meu Brother na direção e eu do lado. Ele chutou o pedal do freio, tirando as rodas traseiras do chão! :lol: :lol:
[]'s
leopoldo
25/08/2005, 22:19
........ trabalho com implatação de Sistemas de Qualidade (ISO) e controle de documentos. Crio os procedimentos de fabricação e todos os controles necessários, registros...
excelente ! você é da área ! já entendeu como funciona.
O mais trabalhoso são os componentes dedicados - suporte de pinça e disco.
O que já é comercial, voce só verifica a manutenção do grau de segurança
........ voce faz idéia do que custaria isso? Seria preciso 1 certificado para cada kit? Dianteiro, traseiro, simples, duplo? Ou seria em partes, como discos, suportes e pinças? Visto que discos e pinças são iguais, alterando apenas o suporte.
Não sei quanto custa pois você viu que depende dos relatórios, laudos , etc...
Na minha opinião, o certificado seria para o kit completo, o que não impede de vender separado, afinal é como se fosse reposição.
Na minha opinião, o certificado seria para o kit completo, o que não impede de vender separado, afinal é como se fosse reposição.
Grande Mestre!!!
Sim. Pensando agora nisso, teria como certificar o fabricante? Algumas empresas que constroem carretas (semi-reboque) para barcos, p. ex. têm um certificado, mas não propriamente para o produto, ou modelo específico. Sendo fabricados por eles, pouco importa o modelo, basta uma Nota Fiscal para emplacar, não precisa passar por uma vistoria do INMETRO, apenas a normal no Detran.
[]'s
leopoldo
25/08/2005, 23:34
.....Pensando agora nisso, teria como certificar o fabricante?
Lógico ! é a implementação da ISO 9000, ou melhor, suas descendentes para o fabricante.
Algumas empresas que constroem carretas (semi-reboque) para barcos, p. ex. têm um certificado, mas não propriamente para o produto, ou modelo específico. Sendo fabricados por eles, pouco importa o modelo, basta uma Nota Fiscal para emplacar, não precisa passar por uma vistoria do INMETRO, apenas a normal no Detran
Já tá parecendo esculhambação. Cada PN (part number) coresponde a um modelo e deveria ser certificado e serializado. O PN identifica o produto frente a todos os desenhos e especificações de fabricação.
Isso é uma não conformidade grave.
O processo produtivo desse fabricante está furado !
Agora precisa ver que certificado é esse aí, pois ele pode ter certificado por exemplo o restaurante e estar usando isso de fachada para enganar o DETRAN .
A certificação como você pode ver envolve responsabilidade, credibilidade e gastos iniciais altos. Mas como sem uma certificação certas empresas não poderiam mais vender, há gatos miando por aí , cheio de pano preto em cima.
Lógico ! é a implementação da ISO 9000, ou melhor, suas descendentes para o fabricante.
Sim eu sei, mas me refiro ao caso abaixo, onde não é um processo de certificação pela normas da ISO, apenas normas da ABNT específicas para determinado produto ou produtos. ISO nessa empresa??? Longe disso... :lol:
Mas eles têm um certificado, só não sei o quê está escrito nele. Mas usam ele para fazer carretas diferentes. Como não é aqui, não tenho como ir ver...
Já tá parecendo esculhambação. Cada PN (part number) coresponde a um modelo e deveria ser certificado e serializado. O PN identifica o produto frente a todos os desenhos e especificações de fabricação.
O processo produtivo desse fabricante está furado !
Mas como sem uma certificação certas empresas não poderiam mais vender, há gatos miando por aí , cheio de pano preto em cima.
Pois é... Então tem coisa furada. Não vou dizer quem é... :P
Beleza, Leopoldo. Então acho que o caminho é esse mesmo. O pessoal credenciado do INMETRO, aqui de Santa Rosa, está fazendo curso em POA, então só semana que vem vou poder falar com eles. Quero ter uma idéia de quantos testes, laudos, etc. vou precisar... E lógico, o custo.
Valeu Mestre! :concordo:
[]'s
Testado, aprovado e apavorado!! Quase infartei quando testamos o kit duplo no T-Rex!! Com o meu Brother na direção e eu do lado. Ele chutou o pedal do freio, tirando as rodas traseiras do chão!
Então eu te credencio. :mrgreen:
[]'s
Tudo isso se chama de:
CRIAR DIFICULDADES PARA VENDER FACILIDADES............. :roll:
Tem tantas maneiras de burlar toda essa burocracia que nem cabe no servidor do Gustavo. Começa com a exigência de ter um engenheiro "responsável". Puta burrice, confio muito mais no taco de um torneiro veio que tem na fábrica do que o engenheiro que é o chefe do departamento de usinagem.......
Comprou bosta que resultou em merda?? NBTMQSFM...........
Abraços vendo muito mimimimimiimimi neste tópico,
equipeminas4x4
26/08/2005, 11:56
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
[]´s
Conheço uma empresa que tem todos seus projetos certificados pelo inmetro. Mas sabe oq se passa por traz ? O engenheiro projeta e quem analisa antes de ir pro inmetro e corrige possíveis erros é uma pessoa que não é engenheiro, mas conta com a experiencia de uma vida inteira.
Me perdoem os engenheiros, mas o diploma é apenas o começo. Um engenheiro sem experiencia não passa de teorias
[]'s
leopoldo
26/08/2005, 13:54
Bill,
:parede:
Não necessáriamente o eng é o "dono" do projeto. Pode ser o "gerente". É o caso de exigir uma qualificação ao indivíduo que tem responsabilidade técnica sobre o projeto. Veja quem recolhe as ART's do CREA. Não dá para fazer isso com o faxineiro. Isso hoje é exigido em todos os níveis da indústria. Você não pode dizer que é burrice. É uma forma ou tentativa de por ordem ao KAOS e não se esqueça que as normas(se irão ser burladas ou não) não podem nivelar POR BAIXO.
Scacca,
:stop:
Aqui não esta sendo discutido isso.
O assunto que eu levantei é:
1º quem compra tem que ter noção do que compra. Se não tem, alguém faz isso por ele. É por isso que existe a certificação para a indústria, brinquedos, eletro-eletrônicos, aviação, etc....
As pessoas não deveriam ficar à mercê de nós cegos.
2º quem fabrica tem ou pelo menos deveria se proteger. É por isso que existem as normas, as patentes e a certificação(de novo)
O que impressiona mesmo é o respeito mudial que tem essa bosta de ISO. Para mim, não passa de um golpe praticado por um bando de engenheiros desempregados, vítimas da onda de "re-engenharia" dos anos 80, que não tinham nada o que fazer. Então "inventaram" essa merda e venderem a ideia para os CEOs como fórmula de sucesso............ :roll:
Já cansei de fazer atas virtuais de reuniões que nunca acontecerem, só para mostra evidências pros auditores........... :roll:
Abraços,
Scacca,
:stop:
Aqui não esta sendo discutido isso.
Estou apoiando a visão do nosso amigo bill quanto a quem confiar. :concordo:
Assinatura de um cara que tem um canudo de papel pra mim não é nada. :discordo:
Mesmo pq no caso o projeto e a execução do trabalho não foi feita por um engenheiro e mesmo assim qualquer um com o canudo de papel na mão pode assinar. :wink:
Não que eu desconfie da qualidade do freio do Berga, inclusive ainda acho o Berga a melhor opção. :palmas:
[]'s
Bill,
:parede:
Não necessáriamente o eng é o "dono" do projeto. Pode ser o "gerente". É o caso de exigir uma qualificação ao indivíduo que tem responsabilidade técnica sobre o projeto. Veja quem recolhe as ART's do CREA. Não dá para fazer isso com o faxineiro. Isso hoje é exigido em todos os níveis da indústria. Você não pode dizer que é burrice. É uma forma ou tentativa de por ordem ao KAOS e não se esqueça que as normas(se irão ser burladas ou não) não podem nivelar POR BAIXO.
A burrice é até onde foi levado essa noção de culpa e proteção. As pessoas não se sentem mais resposáveis por nada que acontece. Se comprou um determinado ítem e a coisa não serviu o quebrou, sai feito louco tentando achar um "responsável". Ao invez de assumir que fez cagada, ou na escolha do produto ou no uso do mesmo.
Quanto a tentativa de pôr órdem no caos, poderia começar isso em educar melhor o povão, desde o berço. E falo não somente em educação escolar, mas em educação na vida prática. Arrisco dizer que mais de 75% da população brasileira não sabe trocar um fusível........... :roll: Você quer um alvo mais fácil para enganar???
Abraços,
leopoldo
26/08/2005, 14:39
Arrisco dizer que mais de 75% da população brasileira não sabe trocar um fusível........... :roll: Você quer um alvo mais fácil para enganar???.......
Caro Bill, você foi muito bonzinho. :pensativo:
Eu diria que não mais de 5% sabe trocar um fuzível. :shock:
e
não menos que 95% confunde fuzível com fuzil. :D
Ainda pensa que motor à jato vira ao contrário para entrar em Reverso :shock:
ainda pergunta qual potência da mola de um magnum 357 para a "bala" - será que chupam ? - ir tão longe :shock:
ainda tem gente que ache que taxa de compressão varia com a altitude :shock:
e tantas outras coisinhas mesquinhas.
Uma coisa eu concordo 100% com você:
Apesar das normas, o lance da ISO 9 000 com certeza transformou desempregados em milionários.
Só para ver como andam as coisas...
Bom dia!
Prezado Giovani Donini
Em contato com a Inspekar - Porto Alegre, RS
informaram, que sobre a certificação poderá ser feito através
dos Organismo Acreditados pelo INMETRO
OCP - Organismo de Certificação de Produtos Credenciados.
Para tanto, favor entrar nos sites abaixo e bem como em contato, e escolher um OCP que faz a Certificação do seu Produto.
...
Atenciosamente,
Euclides Matte
Em 30/08/05, Inspekar-Santa Rosa-RS
(A Inspekar é um OCP!!!) :roll:
Olá Sr. Euclides!
Eu já tinha feito a pesquisa no site do INMETRO, assim como solicitei
o auxílio deles. Me disseram a mesma coisa, para procurar o OCP que
faria essa certificação. Porém, não achei nenhum órgão, mesmo em SP e
RJ, que faça tal certificação. Tampouco obtive retorno da ABNT, sobre
quais seriam as normas para essa certificação.
Procurei então órgãos mais próximos e que teriam ao menos "veículos"
na sua esfera de atuação.
Começo à pensar que isso não será possível de ser realizado... Ou
então, economicamente inviável.
De qualquer forma, agradeço a sua atenção.
Abraço!
Giovani
Em 01/09/05.
Giovani!
Vou encaminhar o seu e-mail para o INMETRO
Vamos ver o que eles vão me responder
Abraço
Euclides
Em 01/09/05, Inspekar-Santa Rosa-RS
Já se passaram 15 dias e não obtive mais retorno. Como dá pra ver, um empurra pro outro. Ninguém sabe, ninguém viu... Não existe norma e nem OCP para certificar um kit de freio.
Das empresas em que trabalhei, tirei uma lição: quando se pensa em adquirir maquinário e equipamentos, sempre deve-se consultar outros clientes do fornecedor. Pouco importa se a empresa é certificada, se já venderam tantas mil unidades ou se a demonstração pareceu satisfatória.
:arrow: O que vale é a opinião de quem tem e usa o produto.
O mesmo se aplica nesse caso.
As opiniões sobre o Kit UBD estão por aí... :dance:
[]'s