Ver Versão Completa : Grand Cherokee CRD diesel 2009
Galera,
Acabei de ingressar no fórum e gostaria de trocar algumas experiências com vcs. Estou bastante decepcionado com o Jeep. Embora o carro tenha desempenho excelente: motor silencioso, alto desempenho, parecido com gasolina, sobretudo nas retomadas, a manutenção é um problema. Voltando de viagem no domingo passado, o carro começou a dar uns trancos, obtive o diagnóstico de era a válvula solenóide da turbina. Ocorre que a válvula só é vendida junto com a turbina, que custa US$ 3500,00. Detalhe: o carro tem apenas 35000km.
Situação atual: deixei o carro com o Amauri da AGIII ( o maior especialista em Chrysler que encontrei em SP), pra desmontar a turbina e ver se consigo alguma alternativa, que não seja importar a turbina inteira.
Aí vem a pergunta: qual a melhor alternativa pra trocar: Hilux SW4, Pajero Full, Discovery 3?
A melhor alternativa é voce pegar o código/número de referencia desse solenoide e buscar no rockautoparts ou e-bay. Voce vai comprar uma peça original e por um preço justo. E, claro, não precisa trocar a turbina inteira.
munhoz_duarte
07/10/2012, 12:00
Amigo,
Perdoe a sinceridade, mas já que você perguntou....
Se ao primeiro problema, você já quer saber qual a melhor alternativa para substituir sua Cherokee, realmente, um Jeep não é pra você! rs.... Pega uma Hilux, uma S-10, algum carro cuja marca tenha concessionárias em qualquer esquina. Se você comprar uma Land Rover também terá problemas....
Ter uma Cherokee significa entre outras coisas, gostar de fuçar, pesquisar, navegar pelo Rockauto, E-bay, etc.... do contrário, você estará pego ao menor problema que ocorrer! Não temos uma rede de assistência Chrysler decente no Brasil, as peças são vendidas a preço de ouro, ou seja, "importar é o que importa"!!!!
Mais uma dica: converse com o Sandro (Dr. Chrysler), certamente ele vai "iluminar seus caminhos"! rs....
Grande abraço e vamos pesquisar essa tal válvula no e-bay, encontrando algo te mando o link!
Paulo
A melhor alternativa é voce pegar o código/número de referencia desse solenoide e buscar no rockautoparts ou e-bay. Voce vai comprar uma peça original e por um preço justo. E, claro, não precisa trocar a turbina inteira.
Valeu a dica. É o que vou fazer. Pedi pra desmontar a turbina e retirar a tal válvula.
Amigo,
Perdoe a sinceridade, mas já que você perguntou....
Se ao primeiro problema, você já quer saber qual a melhor alternativa para substituir sua Cherokee, realmente, um Jeep não é pra você! rs.... Pega uma Hilux, uma S-10, algum carro cuja marca tenha concessionárias em qualquer esquina. Se você comprar uma Land Rover também terá problemas....
Ter uma Cherokee significa entre outras coisas, gostar de fuçar, pesquisar, navegar pelo Rockauto, E-bay, etc.... do contrário, você estará pego ao menor problema que ocorrer! Não temos uma rede de assistência Chrysler decente no Brasil, as peças são vendidas a preço de ouro, ou seja, "importar é o que importa"!!!!
Mais uma dica: converse com o Sandro (Dr. Chrysler), certamente ele vai "iluminar seus caminhos"! rs....
Grande abraço e vamos pesquisar essa tal válvula no e-bay, encontrando algo te mando o link!
Paulo
Valeu pela dica Paulo. Já conversei com o Sandro por telefone. A questão é que o carro é novo pra já estar dando tanto trabalho. Não sou o único a sofrer com essa tal válvula, segundo o Amauri da AGIII, o problema é comum. O carro funcionando é excelente, o problema é que praticamente não temos assistência e nem peças no Brasil. Ou vendo o carro, ou vou acabar virando especialista em Jeep, se não quiser perder uma grana pesada em manutenção .
Grande abraço amigo.
Pessoal,
Identifiquei o código da peça defeituosa: é o atuador da turbina Fabricante: HELLA GARRETT 6 NW 009420 712120 G-277. Ocorreu a quebra de uma engrenagem de plástico. Alguém pode indicar onde posso conseguir essa peça, no menor tempo possível?
Abs,
Márcio.
munhoz_duarte
10/10/2012, 10:46
Marcio
Será que esta turbina não é compartilhada por algum veículo nacional?
A maioria das Vans Mercedes, Fiat e Renault utilizam Hella Garrett....
Você tentou entrar em contato com empresas especializadas em turbo (Ancona, Turbo Anhanguera, etc...), às vezes esse pessoal resolve problemas com turbinas com grande facilidade pois conhecem as características técnicas e fornecedores de peças como ninguém...
Estou dando uma pesquisada por aqui para ver se acho alguém em Curitiba que possa dar alguma informação.
Abraço
Paulo
Paulo,
Já consultei vários especialistas em turbinas (vou acrescentar esses que vc sugeriu), mas a informação que tive até agora é de que não existe essa peça no Brasil, um deles está tentando algum fornecedor estrangeiro. Encontrei a peça no e-bay britânico, mas pra comprar como pessoa física vou ter de esperar 30 dias, no mínimo, pra receber a peça. O pior é que abri o atuador, e fiquei surpreso: das 4 engrenagens existentes, 2 são de plástico, e 3 delas estão extremamente desgastadas, pra um carro com 35mil km. A peça é descartável, e a Chrysler só oferece a turbina inteira!!! Se ajudar, posso enviar as fotos do atuador.
Abç,
Márcio.
Marcio
Será que esta turbina não é compartilhada por algum veículo nacional?
A maioria das Vans Mercedes, Fiat e Renault utilizam Hella Garrett....
Você tentou entrar em contato com empresas especializadas em turbo (Ancona, Turbo Anhanguera, etc...), às vezes esse pessoal resolve problemas com turbinas com grande facilidade pois conhecem as características técnicas e fornecedores de peças como ninguém...
Estou dando uma pesquisada por aqui para ver se acho alguém em Curitiba que possa dar alguma informação.
Abraço
Paulo
munhoz_duarte
10/10/2012, 20:53
Será mesmo que esse caro tinha só 35 mil Km? Você conhece a procedência dele?
Na dúvida, o scanner DRBIII ou o star mobile podem apontar a Km original.
Quanto a durabilidade dos componentes internos, essas turbinas são utilizadas em Mercedes, Renault, Chrysler, etc... ou seja, qualidade tem.... há de se descobrir o que gerou esse desgaste precoce. Pesquisei em vários sites e não encontrei relato semelhante ao seu.
Mande as fotos para munhozduarte@yahoo.com.br bem como o link do E-bay da Inglaterra.
Abraço
Paulo
A turbina deve ser de ótima qualidade, o problema está no atuador, a peça é muito frágil. Só na AGIII, oficina onde está o carro, tem outro igual, com o mesmo defeito. Vou mandar as fotos no seu e-mail.
Abraço,
Márcio.
Pablo.pinto2007
12/10/2012, 17:32
Não conheço esse material... se o amigo colocar as fotos... pode nos dar uma idéia melhor...
Não daria pra mandar confeccionar com outro material, um mais resistente?
Pelo menos por enquanto chega a peça original...
Se o amigo tivesse algum amigo chefe de oficina ou de compras de concecionárias da pegeot, renault... eles poderiam incluir sua peça num pedido...
Forte abraço!
Pablo
Pablo,
Seguem as fotos da peça, onde se podem observar os desgastes nas duas principais engrenagens. Desconfio que o contrato da Hella com a Garrett não permita a fabricação do atuador sem a turbina. O f... é que vou ficar com uma turbina praticamente nova, sem atuador. Em tempos de economia sustentável, isso chega a ser um crime ....
Grande abraço,
Márcio.3751663751763751753751743751733751723751713 75170375169375168375167375177
Até que vc encontre outra peça original, vc poderia mandar fazer essa peça em qualquer ferramentaria.
Pablo.pinto2007
16/10/2012, 00:49
Até que vc encontre outra peça original, vc poderia mandar fazer essa peça em qualquer ferramentaria.
X2...
É o que penso... essa peça, por ser nova, dá pra se ganhar uma questão na justiça (o problema é que a justiça no Brasil é uma Mesbla)... esse material claro, é pra ser de alta resistência e pouco desgaste... nota-se que o motor "corta" (fuso) a engrenagem e deve ser exatamente ali a posição que mais trabalha fadigando o material...
Manda um bom ferramenteiro fabricar uma... analisar bem se o componente pode ser fabricado por outro material e analisar bem a posição, às vezes um pequeno detalhe faz com que todo o serviço vá pro saco... bem se fosse minha eu mandava fazer a peça nem que fosse de metal... ou então só os dentes em material mole... daí já fazia um esquema de reposição, tipo fazia a base em metal e deixava a trilha pra colocar a engrenagem em pvc, polietileno, material mais mole... podendo assim repor no futuro, ou então toda de metal e o fuso (que está no motor elétrico) em material mole... um dos materiais tem que desgastar pra poupar o outro... é sempre assim... e nesse caso acho que é mais fácil fabricar o fuso do motor...
Forte abraço e boa sorte!!!
Pablo
Pablo.pinto2007
16/10/2012, 00:54
Notem... que essa peça que desgastou, a cabela dela manda informações de posição para a placa, deve ser via indutiva, por isso essa peça não é de metal... senão o sinal não vai chegar correto...
Então a idéia é o amigo fazer só a base inferior onde realmente está a engrenagem... e parafusar, fixar de modo a não perder a posição correta... mas que eu faria de metal faria...
Na sua cidade deve ter alguém fera nesse tipo de serviço...
Aqui na nossa cidade temo o Raimundo Faz Tudo... por aí vc tira... esse tem nome, mas também temos outras cabeças pensantes no ramo...
Forte abraço!
Pablo
Caro Pablo,
Valeu pelas dicas, parece que vc entende bem de engrenagens. Ainda não encontrei alguém que possa usinar essas peças, vou continuar procurando. Mas como o carro já está há quase 1 mês parado, acabei pagando uma nota por uma turbina nova (R$ 8000), apenas pra tirar o atuador. Agora estou com uma turbina novinha, na caixa, sem atuador. Vou tentar vender pra diminuir meu prejuízo.
Grande abraço,
Márcio.
Luiz Junior
21/10/2012, 23:25
Pessoal, é a primeira participaçao minha no saite, tenho uma cherokee diesel 2008/2009, a garantia terminou a dois meses e o carro deu uma pane, perdeu a força na aceleraçao, mandei para a concessionaria eles me mandaram um orçamento de R$12.000 com os itens (tarava motor borboleta) ... e (valvula EGR)??? pedi cortesia e negaram .... pedi garantia legal 90 dias apos contratual e negaram , dizendo que a garanria do Jeep é de 33 meses mais 3 meses da legal! to apavorado, alguem poderia dar uma dica, uma ajuda o que poderia ser feito ...
Luiz,
Leva o carro no Amauri da AGIII, oficina especializada em Jeep, que fica na Av. Casa Verde. Prepare-se, porque além dessas peças, outra que costuma quebrar é o atuador da turbina. Acho que precisamos divulgar a grande canalhice que é a manutenção da Jeep: vendem um carro caro e cheio de sofiscação eletrônica, com peças eletromecânicas descartáveis, cobradas a preço de ouro no Brasil. Esses caras deveriam estar presos!!! Acabei de vender o meu na troca por uma Dakar. Tem fila de gente na Mitisubishi trocando Jeep, Dodge e Chrysler. Repito: o carro é maravilhoso, mas o pós venda da Jeep é um lixo!!! Estão acabando com a marca no Brasil, deveriam levar um tremendo processo judicial, são uns canalhas!!!
Um abraço,
Márcio.
Desculpe Luiz, agora que notei que minha sugestão não vai ajudar vc: a oficina é de SP e vc está em SC!! Não conheço nada por aí. Lamento...
Luiz Junior
25/10/2012, 08:16
Realmente é lamentavel ..... consultei um amigo aqui em SC que esta acostumado em fazer algumas manutenção na JEEP e o mesmo disse que eles só fazem imortação direta após cinco anos de fabricação .... criaram um monopolio .... e pior ... controlavel, porque os carros são tudo eletronico .... podem para o cliente e levar a concessionaria a hora que bem intender e cobrarrem o que acharem, por direito .... realmente lamentavel ... de qualquer forma agradeço seu contato ....
Amigos,
Reanimando o tópico.
Cherokee 2009 Diesel CRD é fria ou dá pra meter a cara?
Estava bem tentado a pegar uma que apareceu aqui na minha cidade, mas depois dos relatos que li aqui estou bem preocupado.
Abs.
Cherokee diesel só se for ZERO e com garantia. Se vc quiser um carro diesel, se vc roda MUITO, é melhor pegar uma Hilux. Mas se vc quer mesmo um Cherokee mais antiga, se vc roda POUCO, pega uma Overland 5.7 2008 ou 2009, de procedência e com baixa KM, vc não vai ter dor de cabeça.
Cherokee diesel só se for ZERO e com garantia. Se vc quiser um carro diesel, se vc roda MUITO, é melhor pegar uma Hilux. Mas se vc quer mesmo um Cherokee mais antiga, se vc roda POUCO, pega uma Overland 5.7 2008 ou 2009, de procedência e com baixa KM, vc não vai ter dor de cabeça.
Obrigado pela resposta.
Cherokee diesel zero fica impossível com o preço atual. A vantagem dessa seria o preço e o estado (20 mil kms).
Hilux semi nova você não consegue com baixa km e preço acessível.
Eu rodo pouco pra justificar um carro a diesel, seria mais pela oportunidade.
Grato novamente.
Abs
Obrigado pela resposta.
Cherokee diesel zero fica impossível com o preço atual. A vantagem dessa seria o preço e o estado (20 mil kms).
Hilux semi nova você não consegue com baixa km e preço acessível.
Eu rodo pouco pra justificar um carro a diesel, seria mais pela oportunidade.
Grato novamente.
Abs
se esta Cherokee realmente estiver com esta km(20.000), aí seria uma oportunidade, mas o consumo desta CRD, na minha opinião, é um desastre, pois faz menos de 6km/l... carro diesel que não faz mais de 10km/l não vale o investimento.
se esta Cherokee realmente estiver com esta km(20.000), aí seria uma oportunidade, mas o consumo desta CRD, na minha opinião, é um desastre, pois faz menos de 6km/l... carro diesel que não faz mais de 10km/l não vale o investimento.
Perdi a boca. Postei aqui na quinta-feira, sábado o Jeep foi vendido.
Abs!
Fsvramos
18/03/2015, 17:16
Discordo de vocês, não sei a questão das 2009, mas tenho uma Grand Cherokee CRD diesel 2002 motor mercedes, rodo em média 4.000km/mês, o carro está com 225.000km tenho ele a um ano mais ou menos e os únicos defeitos que tive até hoje - Vazamento de óleo câmbio (pequeno vazamento no radiador) Junta homossinética direita estalando e semana passada deu um problema elétrico no ar condicionado. demais é só colocar diesel e sair andando. Para mim é um dos melhores carros a diesel que já tive :)
FernandJos
29/11/2016, 18:26
O tópico ficou parado, mas foi útil prá mim, que pretendo voltar a ter uma GC CRD.
Tive uma 2002 espetacular!
Pesquisei pelo código do atuador postado e encontrei esse link que considero útil:
Turbo Actuator Repair, Turbo Vanes, Turbo Wastegate Actuator, turbo actuator (http://www.turbovanes.com)
Eles recondicionam, reparam e vendem atuadores novos, pelo que entendi.
Abraços Cherokee-stas
Fernando.
Também estou considerando seriamente pegar uma CRD 2009... depois de uma minuciosa avaliação estou chegando à conclusão que os modelos 2009/2010 têm um custo-benefício bem superior à 2013, cujo modelo também estou avaliando, até que as 2014 e 2015 se desvalorizem, pois ainda são caríssimas.
Comprei uma Cheroka CRD 2009 com apenas 62.000km. Saí de Minas e fui buscar a viatura em Florianópolis.
Estou impressionado com o motor diesel 3.0 da Mercedes, muito silencioso e potente, com seus 218cv e 52kgfm/l é uma verdadeira nave.
O custo-benefício deste SUV é impressionante, paguei 70 mil reais num SUV 2009 4x4 integral, extremamente luxuoso, potente e confortável.
Viajei 1500 km de Floripa até a minha cidade na região central de Minas, o consumo ficou em torno de 10km/l com média de 110/120km/h. Excelente aquisição, estou muito satisfeito com o investimento.
Cheguei a olhar Cherokas CRD 2013 e 2014, mas custam o dobro do preço e oferecem pouquíssimos recursos a mais para justificar o investimento.
Obrigado pela resposta.
Cherokee diesel zero fica impossível com o preço atual. A vantagem dessa seria o preço e o estado (20 mil kms).
Hilux semi nova você não consegue com baixa km e preço acessível.
Eu rodo pouco pra justificar um carro a diesel, seria mais pela oportunidade.
Grato novamente.
Abs
Queimei a minha língua a acabei pegando uma Cherokee CRD 2009.
Na realidade, nos últimos meses pesquisei muito sobre este modelo 3.0 com este motor Mercedes OM642.
Alguns palpiteiros de plantão detonaram com a imagem desta Cherokee CRD 2009, inclusive um consultor da própria Jeep tinha me orientado a ficar longe deste modelo, justamente pela dificuldade de manutenção e reposição de peças. No entanto, após vasculhar muitas informações, testes de revistas especializadas no Brasil e exterior, cheguei à conclusão de que seria bem interessante arriscar na aquisição deste modelo por causa de sua ótima relação custo-benefício.
Mandei minha Cheroka CRD para um pente fino na autorizada Jeep, amanhã estarei resgatando a nave na autorizada... me disseram que o SUV está zerado. Portanto, para comprar qualquer veículo, principalmente um SUV diesel, o que mais importa na minha opinião é a procedência do carro e o custo de oportunidade, foi justamente o que aconteceu comigo, um veículo diesel 4x4 integral, importado, único dono, com apenas 60 mil km rodados por 70 mil reais... não pensei duas vezes para comprá-lo. Estou tão satisfeito que não quero mais saber da minha Hilux SW4 2012, a qual já está à venda.
se esta Cherokee realmente estiver com esta km(20.000), aí seria uma oportunidade, mas o consumo desta CRD, na minha opinião, é um desastre, pois faz menos de 6km/l... carro diesel que não faz mais de 10km/l não vale o investimento.
Desastre foi este comentário baseado em informações equivocadas obtidas sem uma fonte confiável.
A minha Cherokee CRD está fazendo uma média de 9 Km/l (cidade/estrada).
Romualdo_Utrera
20/08/2018, 00:06
Acabei de comprar a minha GC crd 09
Tenho uma sw4 13 e estou gostando muito da cherokee macia e anda muito qto a manutenção vou interna-lá esta semana para a manutenção de aquisição (revisão geral) o carro está com 140 mil km
Desde janeiro já rodei 20.000Km na minha CRD 2009 comprada com 60.000Km em Floripa, de um senhor de 86 anos, único dono. Agora a VTR está com 80.000Km e ainda estou amaciando o fantástico, silencioso e potente motor Mercedes OM 642. Até o momento só foi troca de óleo e filtros.
Farei a revisão dos 80.000Km na Jeep, pois pretendo encarar o norte da Argentina e o Atacama chileno a bordo da minha nave CRD. Depois trago notícias sobre esta revisão e o desempenho da VTR no deserto.
Acabei de comprar a minha GC crd 09
Tenho uma sw4 13 e estou gostando muito da cherokee macia e anda muito qto a manutenção vou interna-lá esta semana para a manutenção de aquisição (revisão geral) o carro está com 140 mil km
Também tinha uma Hilux SW4 2012 quando comprei a Cheroka CRD 2009. Vendi a Hilux que não deixou nenhuma saudade... a SW4 é uma carroça comparada à Cherokee.
Será mesmo que esse caro tinha só 35 mil Km? Você conhece a procedência dele?
Na dúvida, o scanner DRBIII ou o star mobile podem apontar a Km original.
Quanto a durabilidade dos componentes internos, essas turbinas são utilizadas em Mercedes, Renault, Chrysler, etc... ou seja, qualidade tem.... há de se descobrir o que gerou esse desgaste precoce. Pesquisei em vários sites e não encontrei relato semelhante ao seu.
Mande as fotos para munhozduarte@yahoo.com.br bem como o link do E-bay da Inglaterra.
Abraço
Paulo
Um dos maiores problemas de turbinas em motores diesel são os motoristas... o que eu já vi de gente acelerando a VTR logo na saída sem o devido aquecimento do motor ou lubrificação da turbina é de espantar... depois vão nas redes sociais detonar com o fabricante... o pior são as arrancadas e aceleradas bruscas em motores diesel... tem gente que pensa que turbina de carro diesel é igual de carro a gasolina, que pode sair queimando pneu na largada... aí desgraça da peça estraga com 50 mil KM e o sujeito põe a culpa no fabricante...
Estou pensando em compra uma Grand Cherokee 2009 diesel que está com 173.000 km será que muito ou esse motor roda bastante?
Opa
Também estou para entrar no time.
Estou vendo uma CRD 2009 com 220km rodados em estrada e expedições.
Preparada até a alma com peças importadas específicas, inclusive já sem a EGR com um kit americano que "deleta" a dita cuja.
O que os amigos acham?
Abs
Um dos maiores problemas de turbinas em motores diesel são os motoristas... o que eu já vi de gente acelerando a VTR logo na saída sem o devido aquecimento do motor ou lubrificação da turbina é de espantar... depois vão nas redes sociais detonar com o fabricante... o pior são as arrancadas e aceleradas bruscas em motores diesel... tem gente que pensa que turbina de carro diesel é igual de carro a gasolina, que pode sair queimando pneu na largada... aí desgraça da peça estraga com 50 mil KM e o sujeito põe a culpa no fabricante...
Vendo este instrutivo comentário, lembrei-me de um ocorrido que gostaria de compartilhar aqui ... No início de 2015 estava prestes a comprar uma linda SW4 diesel anunciada, que me chamou muito a atenção ... entrei em contato com o proprietário, e ele me informou que a mesma estava disponibilizada num garageiro ... agendei com o tal garageiro para ver o veículo ... quando cheguei lá, logo depois chegou um indivíduo jovem, todo “maluco” e apressado, perguntando ao tal garageiro: “qual o carro que você quer me vender?” (Talvez as coisas estivessem organizadas para me impressionar e, ao mesmo tempo me pressionar para a compra) ... aí, o tal sujeito pegou a chave dessa SW4, entrou nela, deu partida e, “in continenti”, simplesmente, saiu em alta velocidade, quase que “cantando pneu” ... o efeito disso foi exatamente o contrário do que esse garageiro esperava ... cheguei a arrepiar diante da cena ... no mesmo momento despedi-me do tal garageiro, dizendo-lhe que depois voltaria para ver a tal SW4 ... ficaram me ligando por uns 15 dias ... até hoje, nunca mais voltei lá ... para falar a verdade, não passo nem naquela rua, para não correr o risco de ver novamente aquela triste cena que presenciei naquele dia ... sem contar que esse tipo de prática ainda detona freios, coxins do motor, e o "escambau"!!!! ... Portanto, é muito importante, na aquisição de um SUV desse porte e desse naipe, atentar não só para o estado e o histórico de manutenção do veículo, como também analisar o perfil do dono ... uma viatura com 220 mil kms adquirida nas mãos de um dono zeloso pode estar em muito melhor estado do que outra com 70 mil kms que rodou nas mãos de um indivíduo conforme esse aí que relatei ... e esse negócio da viatura ter uso urbano ou em rodovias também é muito relativo, e vários fatores devem ser levados em conta (Condições das pistas de rolamento por onde essa viatura andou; como disse antes, o perfil do dono; histórico de manutenção; etc., etc., etc.) ... Forte abraço.
Opa
Também estou para entrar no time.
Estou vendo uma CRD 2009 com 220km rodados em estrada e expedições.
Preparada até a alma com peças importadas específicas, inclusive já sem a EGR com um kit americano que "deleta" a dita cuja.
O que os amigos acham?
Abs
Eu tomaria muito cuidado com uma VTR que está com 220Km rodados e ainda foi utilizada em expedições. Eu tenho uma CRD 2009 e simplesmente desisti de ir numa expedição ao Atacama agora em Janeiro por julgar a VTR inapropriada para esta jornada.
Estive recentemente no Sul da Bahia em companhia de dois amigos, ambos em suas respectivas Disco 4 e Pajero Full. Sofri muito para acompanhar a Pajero num trecho de 70km de terra muito ruim entre Canavieiras e a BR 101. A Disco também sofreu naquele trecho. O problema deste modelo de Cherokee WK é a suspensão dianteira (muito baixa) e o peso do motor Mercedes OM 642, excelente por sinal, mas este veículo definitivamente não foi feito para trilhas e estradas de terra ruins.
Estou na minha terceira Cherokee, a penúltima foi uma Overland 5.7, muito ignorante com seu V8 de 326cv, mas a suspensão também sofria com buracos e ressaltos na pista.
Resumindo, vou pegar uma Cherokee CRD 2013, mais alta e mais capacitada para fazer expedições com o seu Selec-Terrain, sem precisar preparar a VTR.
Estou pensando em compra uma Grand Cherokee 2009 diesel que está com 173.000 km será que muito ou esse motor roda bastante?
Vai depender da manutenção que os donos anteriores fizeram na VTR. Como bem disse o Enasor no post anterior, tem gente que consegue fundir um SUV com 50km e tem outros que fazem um motor diesel rodar 500Km sem retífica. A procedência é tudo na compra de qualquer carro usado. Às vezes é melhor sacrificar e pagar mais caro que comprar uma bomba por um preço menor.
Eu tenho uma Cheroka CRD 2009 com 85Km, dei muita sorte na aquisição, pois pertenceu a um senhor de Santa Catarina, único dono, saí de Minas e fui buscar a VTR lá no sul do país... na época, 10 meses atrás, estava com apenas 60Km, realmente muito nova. Vendi minha Hilux SW4 2012 sem nenhum sofrimento e ainda economizei 50K ao fazer a troca pela Cherokee.
Vendo este instrutivo comentário, lembrei-me de um ocorrido que gostaria de compartilhar aqui ... No início de 2015 estava prestes a comprar uma linda SW4 diesel anunciada, que me chamou muito a atenção ... entrei em contato com o proprietário, e ele me informou que a mesma estava disponibilizada num garageiro ... agendei com o tal garageiro para ver o veículo ... quando cheguei lá, logo depois chegou um indivíduo jovem, todo “maluco” e apressado, perguntando ao tal garageiro: “qual o carro que você quer me vender?” (Talvez as coisas estivessem organizadas para me impressionar e, ao mesmo tempo me pressionar para a compra) ... aí, o tal sujeito pegou a chave dessa SW4, entrou nela, deu partida e, “in continenti”, simplesmente, saiu em alta velocidade, quase que “cantando pneu” ... o efeito disso foi exatamente o contrário do que esse garageiro esperava ... cheguei a arrepiar diante da cena ... no mesmo momento despedi-me do tal garageiro, dizendo-lhe que depois voltaria para ver a tal SW4 ... ficaram me ligando por uns 15 dias ... até hoje, nunca mais voltei lá ... para falar a verdade, não passo nem naquela rua, para não correr o risco de ver novamente aquela triste cena que presenciei naquele dia ... sem contar que esse tipo de prática ainda detona freios, coxins do motor, e o "escambau"!!!! ... Portanto, é muito importante, na aquisição de um SUV desse porte e desse naipe, atentar não só para o estado e o histórico de manutenção do veículo, como também analisar o perfil do dono ... uma viatura com 220 mil kms adquirida nas mãos de um dono zeloso pode estar em muito melhor estado do que outra com 70 mil kms que rodou nas mãos de um indivíduo conforme esse aí que relatei ... e esse negócio da viatura ter uso urbano ou em rodovias também é muito relativo, e vários fatores devem ser levados em conta (Condições das pistas de rolamento por onde essa viatura andou; como disse antes, o perfil do dono; histórico de manutenção; etc., etc., etc.) ... Forte abraço.
Imagino a cena... eu também sairia de fininho e nunca mais voltaria... rsrsrs
Estive recentemente no Sul da Bahia em companhia de dois amigos, ambos em suas respectivas Disco 4 e Pajero Full. Sofri muito para acompanhar a Pajero num trecho de 70km de terra muito ruim entre Canavieiras e a BR 101. A Disco também sofreu naquele trecho.
Cemecor, a Full se saiu bem por questão da suspensão, altura, sistema de tração, ou tudo junto e misturado?:pipoca:
Cemecor, a Full se saiu bem por questão da suspensão, altura, sistema de tração, ou tudo junto e misturado?:pipoca:
Acredito que tenha sido o modelo da Pajero Full, a curta, de duas portas... veículo mais adequado para trilha... Disco e Cherokee são SUVs bem grandes... o motorista da Pajero (expert em off road), também fez a diferença... KKKKKKKKKKKK
Prezado amigo Cemecor ... Boa noite.
Parabéns pelo seu passeio lá por aquele maravilhoso sul da Bahia ... estarei por aquela região em janeiro/2019 ... na verdade, já está certo que passarei uma semana em Porto Seguro (onde já estive algumas vezes) ... desta feita, dependendo do planejamento e conselho de amigos aqui do fórum (vide #188 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/35233-peninsula-de-marau-barra-grande-ba-16.html#post2490152)), penso em dispor de mais uma semana para visitar e conhecer essa bela região do sul da Bahia por onde você esteve, quando pretendo visitar a Ilha de Tinharé, Ilha de Boipeba, Península de Maraú e Itacaré ...
Em sua resposta ao Glaicon, concordo plenamente com você, relativamente à sua citação: "... o modelo da Pajero Full, a curta, de duas portas... veículo mais adequado para trilha ..." ...
Quanto ao comboio de SUVs nessa viagem que você fez: Que comboio de respeito, hein, meu amigo???!!!!! ... "simplesmente", uma Grand Cherokee, uma Discovery 4 e uma Full ... rsrsrs ... Por falar em comboio, lembrei-me que já estive em Porto Seguro em julho/2015 e, tanto na ida, quanto na volta, peguei estrada ruim ... na volta, juntamente com 2 picapes Hilux novas, enfrentamos um trecho de estrada de uns 340 kms entre Porto Seguro/BA e Pedra Azul/MG pegando um péssimo trecho da BR-367 ... e vendo seu comentário de que está pensando numa viatura "mais alta e mais capacitada para fazer expedições", posso lhe afirmar que o Pajero Full 5P é excelente ... Permita-me compartilhar com você a experiência que tive nessa estrada com meu Pajero Full ... naquela época essa estrada apresentava um longo trecho de estrada de terra, sem contar outros trechos com asfalto esburacado (muito pior que estrada de terra, tendo em vista que pode rasgar os pneus) ... e para agravar, a época chuvosa na região deixava a pista de rolamento em estado cada vez mais deplorável ... e foi nesse trecho de estrada que topei com essas 2 Hilux, e resolvi segui-las de perto, pois, fiquei com medo de seguir sozinho nessa estrada ruim e muito pouco movimentada ... Fica a dica para quem ler esse comentário: Se não conhece a região, nem pense em se aventurar à noite por essa estrada ... entretanto, foi exatamente ali que a família se apaixonou pela Full, e pude entender o motivo pelo qual esse veículo foi 12 vezes campeão do Paris-Dakar ... essa viatura acompanhou as 2 Hilux serenamente, enfrentando toda a buraqueira daquela estrada sem absolutamente tomar conhecimento ... inicialmente, ao ver o teor da estrada e a velocidade com que tínhamos que viajar para acompanhar as Hilux (cujos motoristas estavam "pisando" bem), a esposa ficou com um pouco de medo da viatura quebrar e ficarmos sozinhos desamparados pelo caminho, dado que não conhecíamos o pessoal das Hilux ... porém, aos poucos, ela foi sentido a firmeza, estabilidade e a robustez da viatura, e acabou tranquilizando-se ... por outro lado, a molecada adorou o tempo todo!!!! ... na verdade, para nós, essa saga desse pequeno "ralie" foi até divertida, onde pudemos contemplar a beleza da paisagem em muitos locais a bordo de um veículo confortável, potente e resistente ... quanto às hilux, infelizmente, num determinado momento, elas acabaram ficando para trás ... estavam em comboio, e pode ser que uma delas tenha apresentado algum problema, ou, o mais provável, resolveram parar para descansarem, tendo em vista os solavancos que os passageiros devem ter sentido mais do que nós pelo caminho em razão de estarem em picapes ... por falar em solavancos, na verdade nem sentimos isso, em razão da excelente suspensão da Full, pois, nesse mesmo dia, após percorrer 900 kms, ainda fomos passear e jantar em Pirapora/MG, onde nos hospedamos num pequeno hotel para pernoitar e continuar a viagem no dia seguinte ... a propósito, neste dia, pude, também apreciar o quanto é vantajoso viajar num SUV espaçoso, ao invés de numa picape ... se tiver interesse, veja essa experiência no "link": #31 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/167160-sugestao-de-veiculo-para-viagem-argentina-e-chile-3.html#post2468008)
Agora, nessa próxima viagem por aquela região do sul da Bahia, em janeiro/2019, não pretendo mais passar por aquela estrada que retro citei ... acho que vou dar uma volta maior para pegar só estrada boa, visando preservar a viatura ... entretanto, fiquei intrigado com esse trecho aí de estrada de terra por onde você passou (perto de Canavieiras) ... vou pesquisar e, se for possível, vou tentar sair fora dele ... se você tiver alguma dica, seria bem vinda ...
Forte abraço.
Caro Enasor, conheço bem este trecho da 367... muito cuidado ao aventurar-se por esta rodovia, principalmente à noite... muitos assaltos nos últimos 3 anos, em virtude dos buracos e da baixa velocidade das viaturas.
Estes dois amigos que foram comigo nesta "expedição Sul da Bahia", passaram por este trecho da 367 e me disseram que está muito bom, com apenas 40Km de terra.
Já que vc pretende ir até a Península de Maraú, não deixe de visitar a praia de Serra Grande, um paraíso esquecido entre Ilhéus e Itacaré. Caso resolva hospedar-se, recomendo a Pousada Aldeia da Mata(TOP) ou Ilhéus North Hotel.
Valeu a recomendação da Pajero, mas como sou viciado em Cherokee, vou continuar de Jeep mesmo... pois 90% da minha Km é asfalto e nos quesitos desempenho, luxo e conforto, só as Disco e Range Rovers superam o SUV americano. Veja este comparativo entre as viaturas Comparativo entre Mitsubishi Pajero Full e Jeep Grand Cherokee (https://www.carrosnaweb.com.br/resultcompara.asp?modelos=9947-1620)
Caro Enasor, conheço bem este trecho da 367... muito cuidado ao aventurar-se por esta rodovia, principalmente à noite... muitos assaltos nos últimos 3 anos, em virtude dos buracos e da baixa velocidade das viaturas.
Estes dois amigos que foram comigo nesta "expedição Sul da Bahia", passaram por este trecho da 367 e me disseram que está muito bom, com apenas 40Km de terra.
Já que vc pretende ir até a Península de Maraú, não deixe de visitar a praia de Serra Grande, um paraíso esquecido entre Ilhéus e Itacaré. Caso resolva hospedar-se, recomendo a Pousada Aldeia da Mata(TOP) ou Ilhéus North Hotel.
Valeu a recomendação da Pajero, mas como sou viciado em Cherokee, vou continuar de Jeep mesmo... pois 90% da minha Km é asfalto e nos quesitos desempenho, luxo e conforto, só as Disco e Range Rovers superam o SUV americano. Veja este comparativo entre as viaturas Comparativo entre Mitsubishi Pajero Full e Jeep Grand Cherokee (https://www.carrosnaweb.com.br/resultcompara.asp?modelos=9947-1620)
Realmente, A Grand Cherokee dá um banho.
Só acho que mediram o porta-malas da Full com a terceira fileira de banco erguida.
Do contrário seria bem maior.:concordo:
Caro Enasor, conheço bem este trecho da 367... muito cuidado ao aventurar-se por esta rodovia, principalmente à noite... muitos assaltos nos últimos 3 anos, em virtude dos buracos e da baixa velocidade das viaturas.
Estes dois amigos que foram comigo nesta "expedição Sul da Bahia", passaram por este trecho da 367 e me disseram que está muito bom, com apenas 40Km de terra.
Já que vc pretende ir até a Península de Maraú, não deixe de visitar a praia de Serra Grande, um paraíso esquecido entre Ilhéus e Itacaré. Caso resolva hospedar-se, recomendo a Pousada Aldeia da Mata(TOP) ou Ilhéus North Hotel.
Valeu a recomendação da Pajero, mas como sou viciado em Cherokee, vou continuar de Jeep mesmo... pois 90% da minha Km é asfalto e nos quesitos desempenho, luxo e conforto, só as Disco e Range Rovers superam o SUV americano. Veja este comparativo entre as viaturas Comparativo entre Mitsubishi Pajero Full e Jeep Grand Cherokee (https://www.carrosnaweb.com.br/resultcompara.asp?modelos=9947-1620)
Grande cemecor ... Bom dia.
Muito agradecido pelas dicas ...
Vendo esse comparativo, confesso-lhe que um Jeep Grand Cherokee Limited 3.0 V6 Turbo Diesel entrou no meu "radar" ... Vou começar a pesquisar, e procurar saber mais sobre esse veículo em termos de: CUSTO DE PROPRIEDADE (Licenciamento, seguro, etc.); MANUTENÇÃO (Custo de manutenção preventiva e corretiva, disponibilidade de peças e mão-de-obra de reparação, etc.); RETORNO DO CAPITAL IMOBILIZADO (Desvalorização, liquidez na revenda); Etc ... Infelizmente, o "feedback" de proprietários desse veículo tem sido muito pequeno, comparativamente ao Pajero Full ... Veja, por exemplo, aqui neste site 4x4Brasil, o tópico do "link" abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/148402-cherokee-limited.html
Forte abraço ao amigo.
Enasor bom dia.
A grande vantagem da Cherokee CRD em comparação com as Disco 4, Pajero e outros SUVs diesel 4x4 nesta mesma faixa de preço, é a relação custo-benefício. Donos de Cherokee raramente levam seus veículos para situações off road. Muitos destes veículos são utilizados apenas pelas mulheres, geralmente casadas com maridos abastados com meia dúzia de carros na garagem.
Ao contrário das Hilux SW4 e Disco 4, cujos donos geralmente levam estes carros sempre ao limite e rodam pelo menos 20 ou 25 mil Km por ano, não é raro a gente encontrar Cherokees com 5 ou 6 anos de uso com apenas 50 mil Km rodados. Lembrando que as suas revisões, com uso não severo, é são cada 20 mil Km, ao custo médio de 3.000 reais na autorizada. Fora da autorizada sai por 1.000 a 1.500 reais.
Eu mesmo estou de olho numa Cherokee 2013 com apenas 23.000 Km em BH, cujo proprietário tem nada menos que 8, isto mesmo OITO, veículos em sua garagem... sou o primeiro da fila para ficar com esta máquina ZERADA.
Mas estude mesmo este SUV, vc irá se apaixonar pelo conforto, recursos, sistema de áudio TOP, bancos elétricos bem ergonômicos, acelerar nas ultrapassagens sem sofrimento com seus 56Kgf, etc... a manutenção é super tranquila, as peças são encontradas com muita facilidade, preços justos (250 reais um jogo de pastilhas dianteiras), se precisar de importação independente também não tem dor de cabeça.
Depois de 5 anos, a desvalorização da Cheroka é muito pequena.
Aqui tem uma matéria da época, autoesporte, sobre a CRD 2009, modelo que possuo atualmente. Muito máquina, excelente custo-benefício, encara uma estrada de terra sem problemas... infelizmente este modelo não é adequado para off road mais pesado... mas para viagens dá um banho em muitos SUV mais modernos, principalmente no quesito desempenho... sendo 4x4 full time, este modelo anda muito com seus 220cv e 51Kgf de torque... por isto não pensei duas vezes em sair de uma Hilux SW4 2012 e voltar para a linha Jeep Grand Cherokee... a SW4 é um carroção perto desta nave americana.
Grand Cherokee Diesel - AutoEsporte - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=s4HiOyYVADE)
Realmente, A Grand Cherokee dá um banho.
Só acho que mediram o porta-malas da Full com a terceira fileira de banco erguida.
Do contrário seria bem maior.:concordo:
Com certeza... esta medição do porta-malas da Cherokee foi com os bancos rebatidos.
Enasor bom dia.
A grande vantagem da Cherokee CRD em comparação com as Disco 4, Pajero e outros SUVs diesel 4x4 nesta mesma faixa de preço, é a relação custo-benefício. Donos de Cherokee raramente levam seus veículos para situações off road. Muitos destes veículos são utilizados apenas pelas mulheres, geralmente casadas com maridos abastados com meia dúzia de carros na garagem.
Ao contrário das Hilux SW4 e Disco 4, cujos donos geralmente levam estes carros sempre ao limite e rodam pelo menos 20 ou 25 mil Km por ano, não é raro a gente encontrar Cherokees com 5 ou 6 anos de uso com apenas 50 mil Km rodados. Lembrando que as suas revisões, com uso não severo, é são cada 20 mil Km, ao custo médio de 3.000 reais na autorizada. Fora da autorizada sai por 1.000 a 1.500 reais.
Eu mesmo estou de olho numa Cherokee 2013 com apenas 23.000 Km em BH, cujo proprietário tem nada menos que 8, isto mesmo OITO, veículos em sua garagem... sou o primeiro da fila para ficar com esta máquina ZERADA.
Mas estude mesmo este SUV, vc irá se apaixonar pelo conforto, recursos, sistema de áudio TOP, bancos elétricos bem ergonômicos, acelerar nas ultrapassagens sem sofrimento com seus 56Kgf, etc... a manutenção é super tranquila, as peças são encontradas com muita facilidade, preços justos (250 reais um jogo de pastilhas dianteiras), se precisar de importação independente também não tem dor de cabeça.
Depois de 5 anos, a desvalorização da Cheroka é muito pequena.
Grande cemecor ... Valeu!!! ... bom dia ... Muito obrigado ... Forte abraço.
Aqui segue um vídeo com o modelo 2013, câmbio de 5 marchas...
Teste Grand Cherokee - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=_VOrUGfl-6I)
Aqui uma avaliação do modelo 2014, cambio de 8 marchas, com 1300Km de autonomia 8---), segundo o fabricante...
Vrum testa o Grand Cherokee Limited, um utilitario esportivo com motor a diesel - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=8AfmBPzD4aw)
Grande cemecor ... Valeu!!! ... bom dia ... Muito obrigado ... Forte abraço.
Em relação à desvalorização, eu quis dizer que a Cherokee desvaloriza pouco após o sexto ano... pois do primeiro ao quinto é prejuízo superior a 50% do valor de aquisição de um ZERO... um 2018 não sai por menos de 300 mil reais. O ideal é pegar uma com 4 anos de uso e menos de 50 mil km.
Só mais uma informação adicional... fiz a última revisão da minha Cherokee na Jeep, revisão pesada, dos 80 mil Km, ficou em 4 mil reais.
Troca programada de óleo da transmissão (primeira troca), só acontecerá com 160 mil Km 8---)
Eu tomaria muito cuidado com uma VTR que está com 220Km rodados e ainda foi utilizada em expedições. Eu tenho uma CRD 2009 e simplesmente desisti de ir numa expedição ao Atacama agora em Janeiro por julgar a VTR inapropriada para esta jornada.
Opa
Entendi. Obrigado.
O carro é de um só dono e vem sendo bem manutenida desde então.
É uma questão de confiança, não resta dúvida, mas já lá se vão 220 mil quilômetros rodados.
Estive recentemente no Sul da Bahia em companhia de dois amigos, ambos em suas respectivas Disco 4 e Pajero Full. Sofri muito para acompanhar a Pajero num trecho de 70km de terra muito ruim entre Canavieiras e a BR 101. A Disco também sofreu naquele trecho. O problema deste modelo de Cherokee WK é a suspensão dianteira (muito baixa) e o peso do motor Mercedes OM 642, excelente por sinal, mas este veículo definitivamente não foi feito para trilhas e estradas de terra ruins.
Existem alguns kits nos EUA específicos para esse model, como o da JBA. Aguentaria?
Quanto ao motor, sendo Mercedes já é garantia de qualidade, né?
Estou na minha terceira Cherokee, a penúltima foi uma Overland 5.7, muito ignorante com seu V8 de 326cv, mas a suspensão também sofria com buracos e ressaltos na pista.
Resumindo, vou pegar uma Cherokee CRD 2013, mais alta e mais capacitada para fazer expedições com o seu Selec-Terrain, sem precisar preparar a VTR.
Ai sim.
Pudesse eu fazer isso, certamente o faria.
Abraços e obrigado.
(...)Portanto, é muito importante, na aquisição de um SUV desse porte e desse naipe, atentar não só para o estado e o histórico de manutenção do veículo, como também analisar o perfil do dono ... uma viatura com 220 mil kms adquirida nas mãos de um dono zeloso pode estar em muito melhor estado do que outra com 70 mil kms que rodou nas mãos de um indivíduo conforme esse aí que relatei ... e esse negócio da viatura ter uso urbano ou em rodovias também é muito relativo, e vários fatores devem ser levados em conta (Condições das pistas de rolamento por onde essa viatura andou; como disse antes, o perfil do dono; histórico de manutenção; etc., etc., etc.) ... Forte abraço.
Opa.
É exatamente esse o ponto.
A manutenção e o histórico contam muito na hora da avaliação.
Abs
Opa
Qual o diesel que os colegas usam em suas Cherokees, comum ou S10?
Abs
Na minha CRD 2009 eu uso o S10 aditivado da Shell... mas este motor Mercedes OM 642 aceita qualquer diesel, sem problema. Mas o motor italiano a partir dos modelos 2013 em diante, só diesel S10.
APARECIDO MATIAS FERNANDE
29/01/2020, 16:20
Boa tarde. Acabei de adquirir uma Gran cherokee, 3.0, 2009, prata. Está linda, mas com alguns detalhes a serem resolvidos. Primeira coisa que estou fazendo é trocar todos os fluídos.... mas não acho aonde fica o filtro de combustível !!!!! Algupem sabe me informar isso ???
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