Ver Versão Completa : lift de 2" na suspensão
jmquiroga
22/08/2005, 22:08
eu estou com uma dúvida , vou mandar o torneiro fazer os calços para a suspensão , peguei as medidas em um site , e pretendo mandar o mecânico colocar pra mim , tem algum segredo colocar os calços na suspenção ?? , precisa fazer alguma adaptação ?? , alguem poderia me dar as coordenadas ?, lembrando que os calços são de 2" , no desenho ele ensina a fazer de 1" , mas eu vou pegar as medidas do eixo e aumentar uma polegada , eu quero o carro bem alto , quanto maior melhor , se eu puder faço até de 3" , depois irei fazer mais 2" de body lift ... mando anexo o desenho que peguei do calço .. - lembrando que nos calços vendido pela RC4&4 eles vendem umas mangueiras junto , e outra pecinhas .. elas são obrigatórias ?? aguardo
Muito cuidado!
O calço de 1" não precisa fazer nada, apenas instalá-los por cima das molas... :lol:
Já calço de 2" vai precisar de um extensor pro amort dianteiro, e outro pro cardã. Se for usar amort. traseiro da suprema, tem que colocar também um calço no pivô... :|
Pelo menos EU, nunca fiquei sabendo de ninguem aqui no Brasil com calço de 3" na suspensão do vitara. Além das modificações do calço de 2", também é importante rebaixar o diferencial, se não suas homocinéticas não aguentam!!! :discordo:
Se quiser a viatura bem alta, "imite" o cabrito: 2" na suspensão e 3" na carroceria... :palmas:
[s] AINDA felizes com apenas 1" 8)
jmquiroga
23/08/2005, 10:18
então , mas se eu colocar calços de 2" ... com os amortecedores originais do vitara ( os meus estão ótimos ) e molas originais , precisa mexer em algo mais ????
Não é apenas colocar os calços nas molas não...
Dá uma olhada no site da RC (http://www.rc4x4.com.br/Vitar/Kit%202.html) que vc vai saber...
Com os amortecedores originais, precisa colocar um espaçador no amort. dianteiro e um estensor no trazeiro.
Aí acho que não vai precisar do estensor no cardã nem do calço no pivô...
[s]
AlemãoRS
23/08/2005, 11:19
Exatamente o que o Rafael falou e calco no pivo com amortecedor original nao precisa, nem extensor do carda!
Anda com o carro e ve oq tu achou depois de levantar, eu acabei trocando os amortecedores traseiros por uns um pouco mais duros, ficou otimo, deixou ele mais firme.
AlemãoRS
23/08/2005, 11:42
Esqueci de comentar na mensagem anterior:
Seria bom tu fazer o calco do amortecedor dianteiro de maneira a fixar o amortecedor de forma a ele "empurrar" levemente as rodas mais para fora, pra corrigir a geometria, mas nao eh necessario, o meu nao esta assim e consegui acertar, mas acho q fazendo assim fica mais facil!
jmquiroga
23/08/2005, 11:44
legal , estou entendendo tudo .... minhas dúvidas agora estão com relação a esses espaçadores e extensores para os amortecedores ... alguem tem alguma idéia de como fazer ?? alguma medida ?? , meu mecânico é bem experto ... , e com relação aos amortecedores , vou deixar os originais , pelo menos por um tempo , não acredito que fique muito ruim , e depois quando tiver que trocar eles de verdade , ja troco por outro melhor e mais duros .. , muito bom saber que não tem que mexer nem no cardã , nem no pivô .., freio e mangueiras tmb não vou precisar mexer , né ?? .. aguardo , obrigado rafael e alemão ... ,
outro detalhe , desculpa minha ignorância , posso estar falando besteira , mas eu vi fotos de um calço em um samurai e pelo que vi o calço esta na parte de baixo da mola , esse é igual no vitara ?? ou no vitara é em outro lugar ? estou anexando a foto para entender ..
AlemãoRS
23/08/2005, 12:15
Sim, no vitara eh embaixo tb!
Infelizmente nao tenho medidas dos calcos dos amortecedores, pq comprei eles prontos.
Nao fiz nenhuma outra alteracao em freio e mangueiras!Mas se fizer lift da carroceria dae eu jah naum sei!
Andre Sousa
23/08/2005, 13:17
Na traseira não dá pra manter os amortecedores originais. Em função do pequeno curso que eles têm, a suspensão traseira vai socar direto. Pra os amortecedores dianteiros tem colocar calços também.
Olha, vê se não é melhor compar o Kit pronto da RC 4x4.
Tenta não inventar.
Na conta pra saber se vale a pena tem considerar o custo origial da adaptação (peças e mão-de-obra) + um ou dois ajustes (peças e mão-de-obra) + aborecimentos + riscos. Isso tudo comparado com o já testado e aprovado Kit da RC.
Pensa bem. :pensativo:
Tem um tópico do "Gasosos" que mostra a experiência dele nas adaptações.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11034
AlemãoRS
23/08/2005, 14:03
Exatamente por socar a traseira é que troquei os amortecedores, só não sabia se isso acontecia com todos ou se era pq meus amortecedores estavam ruins!
Só acho q vale a pena tu fazer os calços se tiver o desenho deles, caso contrário eu não arriscaria...compraria um kit pronto!
Andre Sousa
23/08/2005, 14:06
Queria saber do Gasoso...
Tá sumido.
Como estão as adaptações???
jmquiroga
23/08/2005, 14:34
Andre Sousa, , com certeza eu gostaria de colocar o kit pronto da RC 4x4 , mas ele cobram uns 300 reais pra mais , e eu encontrei o material dos calços aqui na empresa que trabalho e o funileiro que trabalha comigo faz eles de graça , então é custo zero , e o mecânico pra colocar vai cobrar 50 reais ... acha que não vale a pena ???? , eu não tenho 300 reais agora ?? :( :( :( , vou ver os topicos do gasoso sim , e se alguem conseguir as medidas dos espaçadores eu tento fazer .. , valeu
jmquiroga
23/08/2005, 14:36
lembrando , 300 reais colocados ..
Andre Sousa
23/08/2005, 15:17
Não há menor sombra de dúvida que vale a pena comprar os da RC 4x4.
Lembrando que levantar com 2" não é só colocar os calços nas molas... tem também calço de amortecedor, etc. etc.
Não vale a pena economizar R$ 200,00 nisso.
Um problema na motagem e lá se vai a suspensão. Imagina isso a 100 km/h.
Deixa de tomar umas cervejas por una dois meses (ou apenas um fim de semana - sei la) e larga de essa bobagem de montar o teu Kit.
Deixa de ser pão duro. :lol:
Tá com uma carando de vinte e oucos mil na mão e não tem 300 paus pra uma suspensão - que é de vital importância?
Claro que tu vai comprar o Kit da RC.
O caso do Gasoso é diferente. Acho que ele tinha que comprar amortecedores também.
AlemãoRS
23/08/2005, 16:02
Eu nao pouparia nisso, concordo com o Andre!
Vale a pena pagar para nao se incomodar depois!
jmquiroga
23/08/2005, 16:07
tudo bem eu concordo com vcs :concordo: , mas vou tentar uma ultima alternativa , fiz a proposta de comprar somente os calços de suspenção , mangueiras e manual de instalação da RC 4x4 , se o preço for bom , vale a pena , pois os calços eu faço , e com manual não tem erro , o meu mecânico é fera ... valeu galera :concordo: :concordo:
Sim, no vitara eh embaixo tb!
Infelizmente nao tenho medidas dos calcos dos amortecedores, pq comprei eles prontos.
Nao fiz nenhuma outra alteracao em freio e mangueiras!Mas se fizer lift da carroceria dae eu jah naum sei!
Meu calço e 1" éh por cima... Todos que vi são em cima também...
Será que tem alguma diferença??? :pensativo:
[s]
AlemãoRS
23/08/2005, 23:02
Bah, será q to me confundindo!?
Vou ver final de semana, estou em poa e o carro em lajeado, dae me informo melhor...desculpe se tô falando bobagem!
JOSE CANDIDO
24/08/2005, 11:44
AÍ PEIXE, VC COLOCOU OS SEUS CALÇOS LA NO EDMUR ???
VOU COLOCAR POR ESSES DIAS ...
ABS, CANDIDO
AlemãoRS
24/08/2005, 15:34
Mas se quiser levantar mesmo, coloca esse kit ai www.puresuzuki.com/3_lift_kit.htm e depois nos diz como ficou.. :mrgreen:
Vamos Fugir
24/08/2005, 15:56
Eu coloquei o kit da RC4x4 e estou muito satisfeito, alias só o detalhe do calço da bandeja traseira do Vitara que tive que correr atrás, senão com o tempo gera desgaste e folga no pivô
E o carro ficou valente hein!!
Poe o kit da RC4x4 sem medo de ser feliz.... :mrgreen:
Abraços :concordo:
AÍ PEIXE, VC COLOCOU OS SEUS CALÇOS LA NO EDMUR ???
VOU COLOCAR POR ESSES DIAS ...
ABS, CANDIDO
Foi lá sim... Pode por sem medo que melhora bastante...
Antes ele pegava o fundo toda hora!!! :evil:
Agora só pega de vez em quando!!! hehe :twisted:
[s]
Eu coloquei o kit da RC4x4 e estou muito satisfeito, alias só o detalhe do calço da bandeja traseira do Vitara que tive que correr atrás, senão com o tempo gera desgaste e folga no pivô
E o carro ficou valente hein!!
Poe o kit da RC4x4 sem medo de ser feliz.... :mrgreen:
Mas o calço da bandeja (ou pivô) só precisa colocar se trocar por um amortecedor traseiro de maior curso (como o de suprema), correto???
[s] confusos :pensativo:
Vamos Fugir
25/08/2005, 00:31
Negativo!!!
Tem que trocar assim que coloca os calços de 2"
Pois o pivo da bandeja fica trabalhando num angulo forçado
Aí vc coloca o calço (tem as medidas exatas no site do Vitara Cabrito) e corrige o angulo de trabalho
Senão com o tempo gera folga no pivô e vc terá que trocá-lo
Valeu... :concordo:
Achava que era somente com outros amortecedores...
[s]
jmquiroga
25/08/2005, 09:28
rafael , se vc diz que com 1" ja não bate quase nada em baixo , imagina com 2" ... e depois com 2" na carroça .... deve ficar bala ... se eu não tiver dinheiro pra colocar o de 2" agora , vou esperar um pouco e colocar depois , pois se eu colocar o de 1" agora , vou me acomodar e não colocar o de 2" ... abraço
AlemãoRS
25/08/2005, 11:02
Meu mecânico já levantou em 2" muitos vitaras e nenhum deu esse problema do pivô da bandeja!
Só ouvi isso de quem coloca os amortecedores de suprema!
JUNIOR SANTOS ROSA
25/08/2005, 11:20
Sou novo no forum, tenho um vitara/97 3p, pneus BFG AT 235/75/15, roda 15/7 offset -12.
Minha dúvida é a seguinte: se colocar calço de suspensão de 2'; com os amortecedores originais, tenho que colocar o calço do pivo da bandeja ou não??
Com o amortecedor da suprema que é preciso??
To pensendo em colocar na viatura os calços tb, to com amortecedores originais, pelo q entendi já é bom fazer os calços da bandeja de qualquer modo, assim qdo trocar os amortecedores ja ta tudo ok.
certo?
Abraços,
AlemãoRS
25/08/2005, 11:56
Tem que se tomar cuidado com essa história do calço, se tu colocar ele sem necessidade, ai sim vai estar alterando seu ângulo de trabalho, podendo vir a quebrar, sendo que se tu estiver a 100km/h pode acontecer uma capotagem na certa!
Só como um exemplo, pq a RC4x4 que é conhecida pela qualidade dos seu produtos e serviços não oferece esse calço no seu kit se ele é tão necessário?
Quando me provavarem isso por A+B eu coloco!
colocar ou naum colocar eis e quetão, primeiro acho q deve-se seguir as orientações do fabricante, (ele já testou) senao naum tava vendendo. agora de fizer algo mais vai ter q ser bem feito, segurança deve estar em primeiro lugar.
em todo caso sua mais a opiniao do alemao, o risco é menor..., vc colocou o kit sem o calço, e ai oq sentiu do carro?
JUNIOR SANTOS ROSA
25/08/2005, 13:32
Alemão.
O seu carro tem calço, de quanto. E se tem a quanto tempo você tem o calço e nunca deu problema. Com calço é melhor usar o amortecedor original ou posso usar um rancho para suspensão de 2".
Quanto mede esse Rancho aberto e fechado???
O da suprema aberto mede 544 mm e fechado 322 mm.
Sendo que o original do 3P é 467 mm aberto e 290 mm fechado. Tenha base nesses valores.
[s]
JUNIOR SANTOS ROSA
25/08/2005, 14:43
Não tenho a medida do rancho, poderiam me indicar um e o preço. Obrigado.
AlemãoRS
25/08/2005, 14:48
Meu carro tem calco de 2", coloquei em julho do ano passado e jah rodei aproximadamente uns 15 mil km. Na dianteiro deixa os amortecedores originais, apenas calco, na traseira deve trocar pq se nao vai dar fim de curso direto, eh soh sentar alguem no banco transeiro q em qualquer desnivel acaba o curso!
Pode colocar rancho sim, eu soh naum sei qual eh o modelo q se coloca nos vitara, tem q ter o tamanho adequado.
Depois q troquei os amortecedores traseiros por uns mais duros, o carro ficou bom, com a traseira mais firme e mais estavel!
Sobre o pivo, ate agora nao tem folga nenhuma, meu primo tem um vitara tb com lift de 2" a mais tempo e tb naum tem tido nenhum problema.
Dei uma olhada na receita pro calço do pivô e parece que quem tem lift de 2" seria bom colocar sim, independente do amotecedor usado.
http://www.suzukioffroad.com.br/portal2/index.php?option=com_content&task=view&id=56&Itemid=2
Agora uma dúvida:
Se o calço de 1" não precisa mudar nada, não seria mais seguro a confecção desse calço do pivô (pra quem usa 2") de apenas 1"??? Assim o pivô trabalharia no mesmo ângulo de quem usa lift de 1"...
Com o calço no pivô menor, acho que a pressão em cima dos parafusos é menor, aumentando a segurança...
Alguém tem algum palpite???
[s] pensativos
Realmente Rafael concordo com vc, agora naum sei qto a vcs mas desde qdo comprei o carro minha atual velocidade de cruzeiro naum passa de 100 km/h, qual seria a ocorrencia de uma quebra do calço nessa velocidade? e vira e mexe tamo olhando la em baixo pra ver se tudo ainda ta lá, será que os três parafusos quebrariam de uma vez só?
e ai?
AlemãoRS
25/08/2005, 15:24
E ae Rafael!
Se tu olhar nas fotos, existe mais um ponto pra muitas discussoes!! :putz:
Eles utilizaram um espacador no carda, sendo q tb naum conheco nimguem q o utiliza. A justificativa para isso eh fazer com o conjunto volte ao angulo original, dae sim seria necessario o calco, pq no momento q tu levanta a suspensao, todo o conjunto acompanha, mas se colocar o angulo q o carda trabalhava com a altura original, teria q mexer no pivo.
Pelo menos foi oq eu entedi, mas ainda to pensando! :pensativo:
agora naum sei qto a vcs mas desde qdo comprei o carro minha atual velocidade de cruzeiro naum passa de 100 km/h, qual seria a ocorrencia de uma quebra do calço nessa velocidade?
Fala Eduardo...
Acho que a quebra vai ocorrer se tiver a 10 ou a 100... O problema é que em velocidades altas, a chance de capotamento é grande! :putz:
Eles utilizaram um espacador no carda, sendo q tb naum conheco nimguem q o utiliza. A justificativa para isso eh fazer com o conjunto volte ao angulo original, dae sim seria necessario o calco, pq no momento q tu levanta a suspensao, todo o conjunto acompanha, mas se colocar o angulo q o carda trabalhava com a altura original, teria q mexer no pivo.
Realmente é um ponto pra muito se discutir... Teoricamente, com o calço do pivô, o cardã trabalharia no mesmo angulo original... Ou será que o cardã limita o maior curso???
[s] pensativos :pensativo:
AlemãoRS
25/08/2005, 23:13
A dúvida que sempre tive em relação a esse calço é pq olhando a foto de um vitara com lift de 2" e com o calço o angulo do pivo é igual ao do meu vitara que esta com lift de 2" e não tem o calço!!! :pensativo:
Por isso, a única razão seria que somente com amortecedores de suprema isso fosse necessário, por eles serem maiores.
Vendo agora a foto que do link passado pelo Rafael, tem esta outra possibilidade:
se tu colocar o espaçador no cardã, teu diferencial vai ficar no mesmo ângulo que ele qdo original, logo vai estar faltando as 2" entre a bandeja e o pivo, sendo assim, necessário o uso deste calço!
Não sei se me entederam!
Claro que é diferente olhar uma foto e ao vivo, mas não consigo ver diferença!Vou tentar olhar melhor, tem q ter uma explicação!Alguém que entede podia ajudar ai!
JUNIOR SANTOS ROSA
26/08/2005, 10:28
ALEMÃO
Que amortecedor você usa na traseira; e você usa calço no amoetecedor traseiro ou só calço na mola.
Quanto ao dianteiro já entendi.
Acho q no proximo mês vai dar ($) pra por o kit da RC4x4, vou sem os calços mesmo, vamo ver no q da...
bom final de semana para todos...
O ângulo de trabalho do pivô é determinado pela distância entre o diferencial e a bandeja, logo, qualquer amortecedor que for usado terá que colocar o calço, pq a distância entre o dif. e a bandeja é a mesma seja usando amortecedores originais, seja os de suprema. Não é o amortecedor que define a altura da viatura, e sim os calços, sendo que os calços são os de 2" o amortecedor só influi no curso da suspensão.
E esse negócio de andar tantos mil Km sem o calço da bandeja é mto relativo, pq depende das situações pelas quais a suspensão passa. Pode andar 100.000Km, mas se for no asfalto, onde a suspensão quase não trabalha, não vai dar folga nunca.
Esse é o meu ponto de vista, sem intenções de ofender ninguém
Valeu
AlemãoRS
26/08/2005, 13:50
E ae WOT!
Concordo com oq tu diz em relação aos amortecedores.Oq não entedo é pq o pivo da bandeja do diferencial do meu vitara não esta neste angulo forcado que dizem!
Como disse anteriormente, oq me levou a pensar q eram os amortecedores de suprema era pq essa era a diferenca q tinha.
Realmente o angulo é determinado pela distância entre o pivo e a bandeja, só q o angulo de trabalho do diferencial traseiro tb altera esta altura.
O carro é usado direto em trilhas, pesadas inclusive, como as do ultimo sábado por exemplo, além de ser usado no dia-a-dia.
A única coisa que consigo imaginar é que suas molas cansaram e abaixaram, por isso apesar do calço ele voltou a uma altura mais baixa, mas eu acho isso bem pouco provável.
Pode ser também que vc é que não notou a diferença do ângulo, que mudou, mas no olhômetro talvez fique difícil de perceber, principalmente sem um original do lado p/ comparar.
Enfim, eu acho q o calço da bandeja não tem como prejudicar, então, por precaução, eu colocaria, não só colocaria como colocarei assim que instalar meus calços da RC
Valeu
jmquiroga
26/08/2005, 23:26
WOT, , vc vai comprar o kit e instalar vc mesmo ?? ou vai instala com o rodrigo portugal ?
Vamos Fugir
27/08/2005, 00:19
Eu tb tive a impressão de que não estava num angulo forçado, mas mesmo assim fiz o calço de 2 polegadas para o pivo da bandeja...
Somente quando fui instalar que pude perceber o quanto estava alterado o angulo de trabalho do pivô!!! :shock:
No olhometro nao da pra perceber não!!! Só se vc ja conhece a coisa....
E não tem esse perigo de quebrar não....ele fica preso por 4 parafusos....tem que quebar os quatro ao mesmo tempo pra ter algum risco...acho bem difícil de conseguir!!! :discordo:
Conselho, se fosse bom a gente vendia!!! Mas aconselho fazer o seguinte:
1-Colocar o kit de suspensão da RC4x4 de 2"
2-Colocar o calço de bandeja de 2"
3-Colocar amortecedores de suprema (traseiros)
4-Colocar espaçador no cardã e corrigir o angulo de trabalho...
E depois testar a vontade nas trilhas :twisted:
WOT, , vc vai comprar o kit e instalar vc mesmo ?? ou vai instala com o rodrigo portugal ?
Não vou instalar com ele pq a distância complica, sou de SC, talvez até instale sozinho, se tem manual e tudo, dependendo de como for...
Valeu
jmquiroga
27/08/2005, 10:15
então creio que o RC4x4 , deveria vender o calço de bandeja junto com o kit , não acham ?? , senão todos que comprarem terão que trocar o pivo com o tempo ,
AlemãoRS
27/08/2005, 14:07
Eu já olhei um original sim...
A RC não vende nem o calco e nem o espacador no carda...pq será?
Sobre ter 4 parafusos, se quebrar um, todos os outros quebram junto...
Vamos Fugir
27/08/2005, 20:10
Sem querer ser chato....mas
Eu rodei com 3 parafusos por 2 semanas e fiz até trilhas neste meio tempo
Comprei um parafuso menor e não deu pra parafusar quando troquei
E acabei esquecendo....quando caiu a ficha tinha ficado 15 dias sem um parafuso...
Aí galera...
to pegando o bonde andando pois estou meio sem tempo... tenho trabalhado feito escravo e só vi o tópico agora....
Tem uma coisa que EU considero como certa... até porque já confirmei com a galera da RC...
só é necessário o calço do Pivô traseiro quando se coloca amortecedores com um grande tamanho mesmo quando fechados (Suprema, Kadett, etc...) Lembrem-se que deve-se escolher o tamanho do amortecedor pela altura das molas + calços.... só vale a pena colocar uns amortecedores destes pra lifts de 2" + 2" em diante.... Naum vamos confundir o tamanho do amortecedor com o quanto ele abre (curso)......
Agora, isso naum quer dizer que vc naum possa instalar o calço do pivô e o espaçador do cardã para lifts de menos de 2" .... mas acho que ninguém aconselha fazer isso devido aos riscos de mexer por alí.... Já pensou se quebra ? é virada na certa.... pra que mexer se naum estraga??
A própria RC naum quer nem conversa com vender calço de Pivo... Porque será né?!!...
Só se justifica mexer por alí se naum tiver jeito mesmo, para lifts muito altos... aí o risco é de quem inventa a coisa... e além disto acho que carros levantados deste jeito naum costumam ser utilizados em grandes viagens....o que reduz os riscos do dono no uso.... quebrar o calço do pivô traseiro numa trilha naum dá nada... na BR a 100 por hora é outra história....
As fotos mostradas acima foram de uma viatura com 2"+2".... só 2" naum faz aquilo naum...
E mais uma vez... (perdi a conta de quantas vezes já pedi em outros posts).... alguem aí pode postar as medidas dos estensores do amortecedor dianteiro!!!
EXISTEM MUITAS OUTRAS, MAS AÍ VAI UMA RECEITA DE BOLO TESTADA E APROVADA PARA 2" NA SUSPENSÃO...:
Traseira:
C/ molas originais:
Calcar as molas originais em 2" e usar amortecedores traseiros de Opala ou extensores nos amortecedores originais traseiros....
C/ molas trocadas:
Molas traseiras de Chevette + calço de 1" nas molas de chevette e amortecedores traseiros de opala ou os originais com extensores.
Dianteira:
Calçar as molas originais e colocar extensores nos amortecedores originais.
Evite trocar as molas dianteiras, mas se tiver de fazer, dizem por aí que as dianteiras de santana 2.0 são boas... ainda naum testei estas, mas muita gente recomenda....
[]s A TODOS....
Coloquei os calços de 2" da RC, ficou 10, naum achava de 2" ia dar tanta diferença (visual), dirigibilidade tá igual até parece um pouco mais macio que antes.
E mais uma vez... (perdi a conta de quantas vezes já pedi em outros posts).... alguem aí pode postar as medidas dos estensores do amortecedor dianteiro!!!
Gasoso,
Se eu não me engano é de 1 polegada... Mas tenta confirmar com mais alguém, ou manda um email pra RC!!! :concordo:
[s]
jmquiroga
16/09/2005, 10:21
.g
jmquiroga
16/09/2005, 10:22
EduPuga, , legal que vc gostou dos calços , pretendo colocar na minha viatura o mais rápido possível tmb , um pergunta vc colocou na RC4x4 os calços e pagou as 400 latas ? ou só comprou e colocou em outro lugar ?? vc ta usando quais pneus ?? será que se eu colocar com meus pneus originais ( por enquanto ) vai ficar muito feio ? valeu
AlemãoRS
16/09/2005, 10:51
Aqui em Lajeado tem um vitara com lift de 2" na suspensao e com pneus originais, na minha opiniao ficou feio, esquisito, mas gosto eh gosto...
jmquiroga,
Paguei $330 posto aqui em Ribeirão, coloquei na oficina de um colega, acho que ele vai cobrar uns 50 mais a cambagem que vai ter que fazer, o meu ta com pneus 205 realmente fica meu estranho pq os pneus parecem estar pequenos, mas na altura fica legal, como o sidekick é um pouco maior acredito que no vitara fique até melhor, vou juntar uma grama pra colocar pneus maiores depois.
O carro ficou com cara mais de jipe, meu mecanico elogiou a qualidade das peças, acho q vale a pena, da pra gente ir colocando os equipamentos devagar.
jmquiroga
16/09/2005, 14:36
legal , vou juntar uma grana e comprar .. e colocar com meu mecânico aqui na minha cidade mesmo , e depois se deus quiser trocar os pneus , eu ontem vi uns pneus muito legais , da BS Colway , eram 235 75 15 ou 70 15 não lembro , mas pareciam muito bons , bem grandes e devem ser bons no off road tmb , por serem bem agressivos , e não eram caros , estavam uns R$ 300 cada , e financiado ... e ja ouvi falar que a BScolway tem pneu 255 70 15 tmb , vixe , deve ser bom ... o que vcs acham ?
jmquiroga,
Tava pensando em colocar uns 235, pelo q li aqui no forum seriam os mais indicados, mas agora vai demorar (a grana ta curta), e o pneus do carro estão em 1/2 vida, vou fazer primeiro rodizio deles agora.
[]s,
comissoli
20/09/2005, 16:27
Muito cuidado!
O calço de 1" não precisa fazer nada, apenas instalá-los por cima das molas... :lol:
Mir,
Sou novo aqui e gostaria de dar só uma "levantadinha" na Grand Vitara, pois não faço trilhas mas pego umas estradas brabeiras. Onde encontro/fabrico os calços de 1" para a suspensão? Ele vai em cima ou embaixo da mola?
No site da RC só vi de 2" e quero mexer o mínimo possível no resto.
Abs
Comissoli
comissoli,
No donatti 4x4 vi os calços de 1" para o vitara acredito que da no GVitara tb,
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10622
[]s,
Muito cuidado!
Mir,
Sou novo aqui e gostaria de dar só uma "levantadinha" na Grand Vitara, pois não faço trilhas mas pego umas estradas brabeiras. Onde encontro/fabrico os calços de 1" para a suspensão? Ele vai em cima ou embaixo da mola?
No site da RC só vi de 2" e quero mexer o mínimo possível no resto.
Abs
Comissoli
Olá Comissoli,
O meu calço vai por cima... Ele é feito de borracha prensada...
Acho que pra mecher o mínimo possível a receita é calço de suspensão de 1" e talvez (pra caber pneus maiores) um calço de carroceria de 1" também...
Simples e prático... hehe :concordo:
Mas olha direitinho pra ver se os kits de vitara cabem no gran vitara...
No mais éh isso: Recomendo os calços!!! Apesar de não serem tão altos, já fiz muita trilha casca grossa aqui por perto... :twisted:
[s] e boa sorte! :concordo:
AlemãoRS
21/09/2005, 00:52
Pelo o que eu sempre soube, os calços são os mesmos, se tu entrar no site da RC pode reparar que o kit para 2" é igual no vitara e grand vitara.
comissoli
21/09/2005, 09:56
Pessoal,
Muito obrigado pela ajuda!
Já recebi cotação da RC: R$ 330,00 peças + R$ 100 MO e pedi confirmação na Donatti para tirar a dúvida se os calços de 1" servem na Grand Vitara. (R$ 181)
Como já disse quere mexer o mínimo possível e acho q para minhas necessidades 1" tá bom.
Afinal, se o Hyundai Atos da minha mulher subiu no Pico das Agulhas Negras, uma vitara com + 2,5cm deve dar com sobra! :lol:
:?: Mais uma dúvida de novato.
Quando vcs falam em pneu maior pro lift se referem ao diâmetro ou largura? Tenho 4 pneus 205/75/15 novos e penso em trocar por 235. Cabe sem problemas? Precisa trocar a roda?
Alguém tem outra sugestão para mudar mexendo pouco no carro?
Obrigado de novo e grande abraço! :concordo:
AlemãoRS
21/09/2005, 10:09
Em relacao ao pneu, refere principalmente ao diametro, pra se levantar um pouco mais o carro, mas claro q ele vai ser mais largo tb!
Com lift de 2" o 235 cabe sem problemas, acredito que com 1" tb nao vai ter problemas, ate pq em vitara tem quem usa esse pneu sem lift algum, acho que no grand vitara tb eh possivel..
Seria aconselhavel colocar as chapas de protecao, mesmo sendo passeios e trilhas leves, prevencao nunca eh demais.
comissoli
21/09/2005, 10:28
A Donatti respondeu que os calços de 1" NÃO SERVEM na Grand Vitara! :cry:
Se alguém tiver um dica de fornecedor ou torneiro em São Paulo/Capital agradeço muito.
Medidas pro calço tb seriam muito bem vindas.
Valeu de novo!
AlemãoRS
21/09/2005, 10:33
Entao coloca os de 2" que nao vai te arrepender... :mrgreen:
so vai gastar mais nos amortecedores traseiros, vale a pena o investimento!!
tb acho q compensa colocar os de 2", coloquei semana passada ficou legal.
Quanto aos pneus, o 235 ou o 205 se refere à largura, a altura se dá pelo segundo número, no caso dos pneus q vc já tem 205/75/15
205 = largura
75 = medida da altura em porcentagem da largura, no caso 75% de 205 q é a largura, o que dá 153.75
Um pneu 235/75 terá altura de 176.25, portanto aumento de 22.5 na altura e 30 na largura
15 = tamanho do aro.
Valeu
jmquiroga
21/09/2005, 15:17
boa explicãcao do wot , entao quando vc colocar os pneus 235 vai ganhar uma boa altura na viatura só com os pneus ...
ps: medidas em milímetros, portanto a diferença da altura dos pneus 205 p/ 235 dá quase 25mm ou 2,5cm = 1 polegada ou 1"
Valeu
comissoli
21/09/2005, 17:48
Boa dica!
Eu achava que o /75 era a relação da altura do ARO da roda e não da largura, mas conferi no site da Pirelli e o WOT tem toda razão. :palmas:
Voltando à infindável questão deste tópico, minha dúvida com o lift de 2" é:
1. Não encontrei consenso nas msg se troca ou não amortecedor, se põe ou não calço na balança, se rebaixa ou não o diferencial, se mexe ou não na geometria, etc,etc... :pensativo:
2. Se o pneu ficar muito "pequeno" com o lift, vai uma grana preta. Já gastei um bom dindin numa guaribada geral da viatura. Caso o 235 remoldado for recomendado acho q ainda dá pra encarar o custo.
Afinal, o kit da RC basta ou tem q adaptar mais alguma coisa???
equipar um 4x4 é realmente caro, geralmente vamo fazendo as modificações com a grana que sobra (teoricamente), da pra ir fazendo devagar, coloquei 2" na suspensão, tô com pneus 205/75, pretendo colocar 235/75, mas agora naum dá, vou acabar com os 205/75 primeiro, o carro ficou legal com a suspensão, naum coloquei o calço da bandeja nem o do cardã, acho q só seria necessário se fosse fazer trilhas pesadas (conclusão pelo que li em vários topicos sobre o assunto), ah, tb naum troquei os amortecedores coloquei os originais com os extensores, coloquei o kit da RC e só.
Vamo ver no q da...
[]s
jmquiroga
22/09/2005, 17:29
EITA HOBBYE CARO ESSE DE 4X4, MAS VALE A PENA , EU COMPREI O VITARA E ESTOU DURO , MAS NAO ME ARREPENDO , SEI QUE UMA HORA VAI SOBRAR UMA GRANA E VOU EQUIPAR ELE .... PELO MENOS JA COMPREI O MAIS CARO , O CARRO
andre veiga
22/09/2005, 23:32
Ei PessoALL
Para quem for colocar calço de 1" ... Procurem em BHz na Republica off road - 31 3332 1322 com o Claudio ou na Minas Suzuki 31 3411 6996 com o Edmur, comprei la (obrigado pela dica Peixe...) a 80,00... Se for comparar com os 181,00 da Donatti... vale a pena pagar o frete.
Acho que o Edmur vai saber informar sobre os calços que caibam no Grand Vitara... Aquele cara sabe tudo de suzuki... :palmas:
[s]
Fala André, blz??? Como ficou o Vitara???
A oficina do Edmur é a Minas Motors... A Minas Suzuki é a concessionária... :concordo:
[s] satisfeitos com 1"
andre veiga
23/09/2005, 20:28
E ae Rafael
Foi mal pessoal, o Rafael esta certo fiz confusão com o nome da loja, Mas o Edmur é o mesmo hehehe..
Rafael meu jipe... Ta ficando... ontem me prometeram para dai a 15 dias...
Mas ta com 1" na suspensão, e 2" na carroceria... e o ap 2.0 ja está gritando por uma lama...
Vai faltar $ agora para pneus, mas ta com uns 225 de rua que TERÃO que servir por uns tempos e se tudo correr bem vai chegar um sorkel "trilegal" do sul... O pior é a placa dele que so agora reparei 1224! é meu 3o carro com placa 24!!!!!!
[s] André
Que carma com 24 hein??? Não vou querer fazer trilha com vc mais não... :twisted:
hehe
Olhou o snorkel com o Edmur??? Ele faz um simples, mas que fica legal também...
[s] :concordo:
andre veiga
24/09/2005, 10:28
OOOOO preconceito... :lol: :lol:
vou ver com o Edmur...
Valew
:oops:
hehe
Olha mesmo... Todo mundo que conheço que colocou com ele, recomenda... Fica bom e barato!!!
[s] :concordo:
É preciso mexer no freio depois de levantar 2"?
Sintoma do carro: quando eu viro o volante totalmente para o lado (qualquer) passo algum obstáculo ou não e logo após piso no freio o pedal vai no fundo e nao freia, se eu pisar mais duas vezes volta ao normal.
whats porris is this?
andre_monteiro
23/01/2013, 13:57
Alguem ai sabe como fica o seguro com o Lift? Vou fazer essa semana, já li que carro rebaixado tem problema com seguro, mas como fica os carros "levantados" , posso perder meu seguro?
rodrigo.hoffman
24/01/2013, 09:22
Pessoal
Dei uma lida boa na maioria dos tópicos sobre lift, mas eu queria uma ajuda na compra do kit pro meu Vitara.. O kit da RC e da Alternativa a diferença de preço e relativamente pequena.. Já vi alguns comentários que o da Alternativa e mais completo e que na traseira levanta 2,5". Essa informação ai confere??
O bicho já ta com pneus 235/75/15 e ta muito perto dos paralamas.. Andando no asfalto por enquanto ta tranquilo, mas como em breve ele vai pro mato, o lift e o Bl são necessários..
[ ]´s
Eu tenho da RC 4x4 e estou satisfeito, porém há uma discussão ferrenha (talvez eu seja até excomungado por escrever isso hehehe) sobre a necessidade ou não do espaçador de cardan, fora isso, na minha humilde opinião, é tudo igual. Quando comprei fui ao site da calmini (eles chamam o vitara de sidekick) e escolhi o quê se aproximava mais deles (não tem o espaçador).
andre_monteiro
30/01/2013, 10:19
Alguém sabe onde posso fazer o lift em Brasilia?
Marquei a 3 semanas na Light com o Makoto, mas ta difícil de me atenderem, encomendei o kit e ninguém me retornava, na ultima segunda-feira liguei e falaram que receberem o kit mas não tem tempo de instalar, falei que quero viajar no carnaval ficaram de retornar ligação denovo e nada... to cansado de esperar , preciso trocar os pneus para viajar quero por os 235/70 All Terrain , já li que nao cabe sem o lift.
O preço que deram foi 1700 com os amortecedores e mais nada...
Sera que coloco os pneus 235 70 para viajar sem o lift? So vou pegar Asfalto (BrasiliaXBH) e faço lift quando voltar?
Esse preço de 1700 ta normal para Brasilia?
Alguma outra oficina boa para fazer o serviço?
Alguem sabe onde encontro os BF All Terrain?
Porra... 1700 biru-birus para fazer 2" de susp???!!!
rodrigo.hoffman
31/01/2013, 00:31
O kit ja ta comprado, acabei comprando da Alternativa..
Assim que chegar vamos ver o resultado...
[ ]´s
Você mesmo instala!!! Não sou mecânico e eu instalei... comprei o meu na RC4x4 e o Portugal me mandou o manual... não vou dizer que é fácil mas não é impossível... basicamente apertar e desapertar parafusos + dois macacos + algumas chaves + mandar alinhar e fazer cambagem (aki o bicho pega)
Alsafe,
você mesmo instalou o lift 2"? Sempre pensei em fazer isso, mas achava que poderia dar algum problema. Como vc fez pra por os calços nas molas da frente? Precisou comprimir a mola? Que tipos de macacos vc utilizou?
Eu vou comprar e to pensando em fazer tb.. não sou mecanico e acho q sai bem mais barato pra ficar o dia se divertindo!
Talvez ajude: uma vez troquei os amortecedores traseiros e é bico. Fiz com o macaco do carro e outro jacare pqno. Mas 2 jacares seriam melhor. Há uns suportes pra vc deixar o carro no alto sem as rodas tb, pra facilitar a vida. Mas nada que umas vigas de 25 x 25 que sobraram de uma construção de telhado não ajudem.
A suspensão da frente deve ser mais chata por causa dos amortecedores (maiores e tem q oblongar um buraco em cada um ou usar um para fuso especial pra dar a cambagem).
Mas o que acho q vai ser mais dificil são os compressores de mola para poder trabalhar na brincadeira. Todo mecânico tem e alguns q não fazem muito suspensão nem usam. Vou na caruda pegar emprestado com um camarada. Mas comprar tb é baratinho.. uns 70 pilas.. mais barato que pagar uns 400 paus pra "tirar e colocar" os amortecedores e molas.
Mas isso tudo se vc tem um pouco de afinidade com mecânica e não tem frescura pra sujar a mão de graxa e poeira, senão desencana.
Boa sorte
Buno Ventura
01/02/2013, 21:32
fica a minha dica!!! a mola e só soltar os parafusos com o carro no chão e depois ir levantado devagar ela não cospe como o do opala....
E mais fácil na traseira que tem mais espaço para soltar os parafusos sem tirar a roda, solte o parafuso inferior do amortecedor e vá levantando o carro com o macaco.
Eu tenho preguiças paguei 30 doletas em cada e primeiro coloco o carro em cima das preguiças e depois o macaco do carro embaixo do leque solto os parafusos e vou baixando o macaco devagar e necessário em alguns casos soltar a barra de torção tbm...
O resto e só alegria e aproveita pra apertar os parafusos que encontrar pela frente....
Abraços
Alsafe,
você mesmo instalou o lift 2"? Sempre pensei em fazer isso, mas achava que poderia dar algum problema. Como vc fez pra por os calços nas molas da frente? Precisou comprimir a mola? Que tipos de macacos vc utilizou?
Vamos lá...
Primeira dica: se você comprar na RC4x4 o Portugal te manda um manual que dá conta de 90% dos problemas que você pode enfrentar... como não tenho autorização dele para divulgar vou tentar resumir, qualquer dúvida durante a instalação me manda um e-mail que eu tento te ajudar.
De ante mão: você terá problemas com a cambagem e talvez freios... depois eu te explico.
Resumindo:
Você precisa ter algumas ferramentas: Chave Allen 6mm (pra mim o pior momento é quando você tem que usá-las); Alicate abre trava; Chave boca/estriada 6; 8; 12, 13, 14, 16 e 17 (preferencialmente duas de cada); Alicate universal; Chave estrela 14/15mm; Alicate de bico e corte; Chave L 12, 13 e 14; dois Macacos (pode ser de carro mesmo, normal); Martelo ou Marreta pequena; desingripante (muito importante); Alavanca; Chave de fenda; Chave Philips; Cavaletes (se tiver dois melhor, mas fiz com um só); Chave de roda; luvas; bom humor; determinação.
DICA: Um dia antes passe bastante desingripante em todos os parafusos, pinos e porcas das suspensões... isso vai te ajudar muito. Tenha paciência faça tudo com calma se você não é profissional as coisas não vão sair tão rápido... um profissional colocaria em um dia, pode ser que você demore um pouco mais, eu fiz as traseiras em um dia (150min) e uma dianteria por dia (4h)... não dá pra ficar o dia inteiro embaixo do carro né galera.
As rodas traseiras são MUITO fáceis de instalar, por isso vou começar por elas: levante o carro, ponha o cavalete, tire a roda, solte os dois parafusos do amortecedor, posicione um macaco no eixo (o mais próximo a roda possível) levante o conjunto de modo que tire o carro do cavalete (IMPORTANTE O CARRO SEMPRE DEVE FICAR NO CAVALETE), retire o parafuso do link (você terá que ajustar a altura do macaco para que essa tarefa fique mais fácil), abaixe o macaco devagar e pronto a mola está em suas mãos... faça a engenharia reversa para instalar o kit. (detalhe não faça como eu, lembre-se de instalar o prolongador do batente da mola que vem no kit... depois de pronto eu vi que tinha esquecido e tive que tirar tudo denovo... rsrsrs ). É o mesmo procedimento para os dois lados. O único detalhe é que você pode encontrar alguns parafusos que não querem sair, como um ogro eu encaixava a chave no parafuso e dava umas porradas (na chave) com uma marreta pequena... na Marinha chamam de "o despertar do parafuso". Só não estou lembrando como foi pra colocar o espaçador da bandeja traseira, aquela que tem um pivô, mas lembro que foi moleza e foi o único momento que precisei da ajuda de outra pessoa, porque quando você solta é como se o eixo traseiro ficasse desalinhado em relação a carroceria, então alguém tem que empurra para alinhar até vc apontar os parafusos.
As rodas dianteiras o bicho pega mas posto outro dia que já digitei muito e hj é sábado e é dia de Surf... até!
rodrigo.hoffman
02/02/2013, 15:05
Muito boa as dicas pessoal..
Segundo o vendedor da Alternativa o kit veem completo e acompanha o manual..
Minha formação não é de mecanico tb, mas ja tenho uma certa experiencia nessa tarefas.. Meu CJ5 depois do fogo foi inteirinho reformado por mim e todas as manutenções foram feitas por mim mesmo.. Sendo assim no Vitara as coisa vão continuar "by myself" .. Pelo menos senao ficar bom, eu não gastei dinheiro a toa.. Assim que o kit chegar os trabalhos começam e até o outro final de semana quero estar com ele pronto.
To querendo fazer um body-lift tb, mas to pensando em fazer os calços por aqui mesmo, ja tenho um amigo que mexe com torno e acho que vai ficar mais em conta.. Derepente ja instalo tudo duma vez só.. So precisava de uma informação ai de alguem que tenha BL.. Qual o diametro externo dos calços de tecnil e qual a localização deles.. Eu andei olhando e só achei 6, tem dois escondidos que eu não acho??
Abraços
andre_monteiro
04/02/2013, 09:04
Resumo do meu lift, fiz com Makoto mesmo R$ 1620, kit + 2 amortecedores traseiros+ alinhamento +cambagem. A estabilidade ficou horrível assim que saiu com pneus originais, ate dava medo. O serviço ficou bem feito e limpo. No dia seguinte coloquei os AT 235 70 16 (620 cada +40 balanceamento+20 de bicos... absurdo cobrar os bicos), melhorou muito a estabilidade mas ainda não ta como original, visual ficou muito melhor.
Depois disso tudo fiquei com 3 novos problemas
Roubo de rodas (ta rolando muito em Brasilia)
Seguro (apesar de ler que ja pagaram perda total aqui... com certeza se precisar do seguro vai ser aquele momento tenso....)
Velocímetro e Hodômetro errados
NA média to bem satisfeito.
rodrigo.hoffman
05/02/2013, 08:29
Atualizando
O kit chegou.. Veem realmente completo, com todos parafusos e porcas, calços de mola e batente, alongadores, espaçador de carda e do wishbone tb..
Já desmontei a traseira (ui) mas surgiu uma duvida com relação a mola.. Como estão com uma aparência meio velha, descascando toda a tinta, resolvi ir ver a mola do chevette.. Pra minha surpresa a mola do dianteira do chevette é um pouquinho menor (praticamente do mesmo tamanho) que a que estava nele, mas não é a mesma, pois a que esta la tem mais espiras?? Se for isso o carro com as molas do chevette deve ficar mais duro que o original?
Hoje a noite quero começar a montar pra depois ir para a dianteira, que segundo o manual vai ser mais trabalhoso..
Abraços
hehehe... muito mais trabalhoso...
Dizem os entendidos que as molas do chevette deixam ele mais duro ainda (se é que isso é possível)... se for a pintura das molas descascando e não sua estrutura, o material dela em sim, acho melhor vc mantê-las, mesmo porque é tão fácil trocar... deixa elas aí até darem o máximo de si, afinal os espaçadores já estão a mão.
Fala Alsafe,
está nos devendo o esquema para a dianteira. Consegui um manual para instalação e vi que precisa tirar a roda livre!
Valeu.
ok... vamos lá...
Roda dianteira...
Lembrando: besuntar tudo com desingripante um dia antes (sem miserinha)... Todas as peças do Vitara são importante por menores que sejam, se você tirou deve colocar de volta ou ter certeza que não deve colocar de volta. No dia antes de começar fazer uma oração.
Agora sim vamos lá...
ATENÇÃO: MUITO CUIDADO AO LEVANTAR E ABAIXAR O CARRO, PRINCIPALMENTE SE VC FOR FICAR EM BAIXO DELE. POR FAVOR NÃO DEIXE CRIANÇAS PRÓXIMAS A VOCÊ QUANDO ESTIVER MEXENDO NO CARRO.
Solte os parafusos (um em cada ponta do carro, um próximo a roda E e outro próximo a roda D) do terminal da barra estabilizadora. Levante o carro, ponha o cavalete, tire a roda (afrouxe os parafusos antes de levantar o carro), tire as pinças de freio (são dois parafusos atrás, pode ser necessário "despertá-los"), tire o disco de freio (pode ser que as pinças saiam junto com o disco, como se estivessem coladas nele, como foi o meu caso, tirei tudo junto, coloca a roda que vc tirou próxima a vc para apoiar e pronto). Posicione o macaco em baixo da balança e levante-a (ATENÇÃO: O CARRO NUNCA PODE SAIR DO CAVALETE, opa... quase nunca... quando vc terminar pode... ieié... pegadinha do malandro)... hahaha agora sério... voltando... pra mim essa é a parte que está por vir é a mais tensa... rodalivre... tire aquele monte de parafusos... e com cuidado (como se estivesse desmontando uma ogiva nuclear) puxe a roda livre... [por que esse cuidado todo? A roda livre é formada por algumas 'peças' que devem ser montadas em uma determinada posição, tem alguns entalhes que indicam esta posição correta, então, se você não tem a manha, tente tirá-la sem desmontá-la para reinstalar sem maiores transtornos, só não faça como eu que tirei e coloquei no canto com cuidado e meu cachorro achou tão interessante que foi lá e bagunçou tudo]. Depois da rodalivre fora, tire a arruela e o anel que estão na ponta do eixo, retire os três parafusos de cima do amortecedor (tem que abrir o capo), depois retire os dois de baixo, coloque o calço no amortecedor (não reinstale o amortecedor ainda). abaixe devagar e com cuidado o macaco, se a mola não sair ainda retire o macaco e empurre um pouco a balança e a mola vai sair. Coloque o calço da mola reinstale-a e inicie a engenharia reversa.
Todavia, vou lhe adiantar, falando é mole mas fazendo... hahaha... se prepare. Mas não é nada de outro mundo. Qualquer dúvida grita. Se for urgente me manda um e-mail. Pode ser que eu tenha esquecido algum detalhe. Espero ter ajudado. Para mim é uma honra escrever essas palavras, pois 90% do que eu sei de Suzuki e de 4x4 foi aqui que aprendi.
rodrigo.hoffman
10/02/2013, 23:39
Atualizando..
Hoje acabei a instalação do kit..
A traseira realmente e mais tranquila pra fazer.. Oque mais da trabalho e calçar a wishbone, mas com um pouqco de paciencia da certo.. A dianteira o negocio e mais tenso.. Tentei fazer como o amigo Alsafe explicou mais não consegui encaixa a mola de jeito nenhum.. Ai soltei os parafusos que prendem o pivo da manga do eixo na bandeja e consegui instalar.
Tem uma coisa que ta me deixando meio confuso.. O carro ficou torto.. O lado do passageiro a traseira ficou uns +/- 60mm mais alta e a dianteira uns 8cm.. O lado do motorista a traseira aumentou +/- uns 3,5cm e a dianteira uns 2cm.. Ta estranho demais
Alguem ai ja passou por isso??
[ ]´s
Atualizando..
Hoje acabei a instalação do kit..
A traseira realmente e mais tranquila pra fazer.. Oque mais da trabalho e calçar a wishbone, mas com um pouqco de paciencia da certo.. A dianteira o negocio e mais tenso.. Tentei fazer como o amigo Alsafe explicou mais não consegui encaixa a mola de jeito nenhum.. Ai soltei os parafusos que prendem o pivo da manga do eixo na bandeja e consegui instalar.
Tem uma coisa que ta me deixando meio confuso.. O carro ficou torto.. O lado do passageiro a traseira ficou uns +/- 60mm mais alta e a dianteira uns 8cm.. O lado do motorista a traseira aumentou +/- uns 3,5cm e a dianteira uns 2cm.. Ta estranho demais
Alguem ai ja passou por isso??
[ ]´s
Desculpe... hehehe... faltou o detalhe do pivo... é isso mesmo.
Dá uma olhada no alojamento das molas... na parte inferior... tem uma posição que a mola casa em perfeito alinhamento... vou te adiantar que isso não é normal e vai te dar uma puta instabilidade on-road... de qualquer forma depois da primeira trilha as coisas vão assentar.
Já fez o teste de virar totalmente o valante para uma direção e pisar no freio... importante.
Parabéns!
abç.
rodrigo.hoffman
12/02/2013, 23:19
Desculpe... hehehe... faltou o detalhe do pivo... é isso mesmo.
Dá uma olhada no alojamento das molas... na parte inferior... tem uma posição que a mola casa em perfeito alinhamento... vou te adiantar que isso não é normal e vai te dar uma puta instabilidade on-road... de qualquer forma depois da primeira trilha as coisas vão assentar.
Já fez o teste de virar totalmente o valante para uma direção e pisar no freio... importante.
Parabéns!
abç.
Cara
Na verdade o negocio é o seguinte.. Antes do lift + BL (esse eu fiz hj) eu já notava um certo caimento para o lado do motorista, principalmente a frente.. Me parece que depois dos lifts (2" + 2") o problema agravou.. ou ficou mais aparente.. A diferença e de 6cm de um lado para o outro..
Ja andei com o carro e nao sinto nada de errado, mas esteticamente ficou estranho.. Oq preciso saber agora é qual lado ta certo.. O mais alto ou u mais baixo..
Alguem ai sabe me dizer qual a altura medida na trena do chão até no paralama (aba da cx da roda) pra mim ter como parametro..
[ ]´s
Vc fez o body lift tb? Como complicado?
vou medir...
rodrigo.hoffman
13/02/2013, 14:41
Vc fez o body lift tb? Como complicado?
vou medir...
O jaque é fogo.. Ai "jaque" tava desmontado acabei desmontando tudo de uma vez.. Não entendi a pergunta do "como complicado?".. heheh
Cara.. se puder ficarei agradecido com relação as medições.. vai me quebrar um galho.
Abraços
rodrigo.hoffman
14/02/2013, 00:38
Para ilustrar..
Como uma imagem as vezes vale muito mais que palavras, segue algumas fotos de como ficou a diferença.. Essas ai estão só com lift de suspensão..
394907394908394910
Essas sáo a mola dianteira e a traseira respectivamente.. Alguem sabe dizer se são originais ainda??
394905394906
[ ]´s
Faltou um "é" e uma "," rsrsrs...
Ficaria assim: Como é, complicado?
Medida: com pneu 225/75R15... 39cm
(...)
Essas sáo a mola dianteira e a traseira respectivamente.. Alguem sabe dizer se são originais ainda??
[ ]´s
A Dianteira é mas a traseira não.
rodrigo.hoffman
14/02/2013, 18:31
Faltou um "é" e uma "," rsrsrs...
Ficaria assim: Como é, complicado?
Medida: com pneu 225/75R15... 39cm
Vamos deixar o lance do "complicado" pra lá.. hehe
Essa medida ai de 39cm é de onde até onde??
Com relação as molas me resta saber de que carro são essas molas traseiras e se forem as molas dianteiras as causadoras dos problemas, que molas utilizar??
Provavelmente são do chevette ou feitas por encomenda.
Medida: do solo até a ponta mais baixa do paralama dianteiro, entre a porta e a roda.
Perguntei se foi complicado instalar o Body lift, pois deu entender que você mesmo instalou? Pois, sei que algumas coisas são meio chatas, como alavancas, calços entre outros.
rodrigo.hoffman
15/02/2013, 00:22
Medida: do solo até a ponta mais baixa do paralama dianteiro, entre a porta e a roda.
Perguntei se foi complicado instalar o Body lift, pois deu entender que você mesmo instalou? Pois, sei que algumas coisas são meio chatas, como alavancas, calços entre outros.
Cara..
De chevette não são.. Essas que estão instaladas são praticamente do mesmo tamanho, mas tem mais voltas..
Sobre o BL... Mandei cortar os calços, fiz uns prolongadores dos parafusos e instalei.. Nao é uma coisa facil de fazer, mais tb nada impossivel.. Tem que ter ajuda de alguem, pq sozinho vai ser complicado.. As alavancas precisam zer mexidas mesmo.. No meu caso as marchas pra tras (2ª, 4ª e ré) nao engatam.. Hoje eu tirei ela e amanha vou ajustar.. A da reduzida é só prolongar as2" que subiu nos calços.. O flexivel do lado esquerdo (pinça motorista) fica meio curto, talvez tenha que mexer.. Senão me engano do lado direito tb tem 2 flexiveis que descem pro chassis pra levar o fuido pra traseira que tb fica meio esticado.. Apesar do trabalho o resultado parece que vai ficar bom..
Amanha vou medir pra ver qt mede o meu e depois posto aqui..
[ ]´s e obrigado ai pelas informações
Vc sentiu alguma diferença no seu carro com o calço de 1"? Estabilidade? Consumo?
É que estou querendo colocar o de 1" na minha viatura. Acho que com esse calço talvez de certo um pneu 235/70.
Olá pessoal,
meu Kit 2" chegou segunda, comprei na Alternativa, e ontem comecei a instalar, primeiro na traseira por ser menos difícil, mas já comecei tendo trabalho, desmontei tudo e na hora de tirar o batente da mola pra colocar o calço do batente cadê chave? Consegui uma chave grifo emprestada e foi fácil, outro problema foi quando soltei o link, quase que eu não coloco o parafuso novamente, mas consegui. Isso tudo só pra um lado, hoje vou instalar o outro lado mas vou sofrer menos.
Realmente não tem mistério mas dá uma trabalheira danada.
Depois eu posto fotos do kit e da viatura.
rodrigo.hoffman
20/02/2013, 18:54
Olá pessoal,
meu Kit 2" chegou segunda, comprei na Alternativa, e ontem comecei a instalar, primeiro na traseira por ser menos difícil, mas já comecei tendo trabalho, desmontei tudo e na hora de tirar o batente da mola pra colocar o calço do batente cadê chave? Consegui uma chave grifo emprestada e foi fácil, outro problema foi quando soltei o link, quase que eu não coloco o parafuso novamente, mas consegui. Isso tudo só pra um lado, hoje vou instalar o outro lado mas vou sofrer menos.
Realmente não tem mistério mas dá uma trabalheira danada.
Depois eu posto fotos do kit e da viatura.
É isso aí.. o negocio e meter a mão na viatura.. Oq mais da trabalho na traseira é calçar a wishbone.. O resto e tranquilo.. A dianteira o negocio e mais tenso..
Eu continuo em busca do causador da tortura da viatura.. Usando como parâmetro o local das sua medidas o lado mais baixo tem 41cm e o lado mais alto 48cm.. To começando a acreditar em algo mais sinistro, como chassis torto.. Acho que vou levar em algum que faça pra ver senão tem nada fora, pq não quero gastar dinheiro com as molas e acabar não resolvendo o problema.. Se tivesse alguma mola que desse certo na dianteira eu ariscava, mas pagar R$ 300,00 num par original e não ficar bom, ai não dá..
[ ]´s
Ontem eu instalei o calço do outro lado, não soltei o link, deu um pouco mais de trabalho pra encaixar a mola mas foi melhor do que prender o link novamente, ontem demorei 2h pra deixar tudo um lado pronto.
Olá pessoal,
o kit 2" tá todo instalado uuuufa! Vamos aos resultados....
Aparentemente a dianteira ficou um pouco mais alta, o calço traseiro tem 60mm e o dianteiro 50mm, na frente coloquei o calço de borracha original, mas na traseira já não tinha então a mola ficou direto no calço do kit.
Outra coisa, depois de tudo montado o carro ficou com uma vibração aos 80km/h depois aos 100km/h parava e voltava aos 120km/h, a vibração não era na direção e sim no carro inteiro então desconfiei do espaçador do cardan, foi batata, retirei o espaçador e o carro parou de vibrar.
Outro resultado foi na cambagem, depois de obilongar o furo do amortecedor a roda direita ficou com 0º 21', e a roda esquerda ficou com 1º 02', (segundo manual 0º 30'), na roda esquerda o munhão, não sei se é esse o nome, já encostou no corpo do amortecedor, então acho que terei que desbastar o munhão também.
É isso pessoal, espero suas opiniões.