Ver Versão Completa : Vitara 98 - Diferenca para os anos anteriores (97,96,95)
julianor
22/08/2005, 19:34
Pessoal:
Tenho notado que muitas peças de reposição para o Vitara tem abrangência para o ano até '1997'.
Estou avaliando a compra de um vitara, e encontrei duas unidades 98...ambos automaticos.
Qual a diferência mecânica deste ano para os demais ?
Vale lembrar que não estou falando de Gran Vitara...é o Vitarinha mesmo..porém 98 (acho que o último ano dele).
até onde sei os modelos 96 a 98 sao iguais..
os abaixo de 95 tem acabamento e painel diferentes e diferencial dianteiro com ligeiras diferencas ( pra pior).
T+
jmquiroga
22/08/2005, 22:15
é do 97 pra baixo que tem painel diferente ... ,
mak (SP/ZN)
22/08/2005, 23:54
98 na realidade já são os Grand Vitaras... Vitarinha 98 é tudo 97 que encalhou na concessionaria... pagar á mais é besteira...
96 praticamente não existem por conta de algum problema de cambio (moeda) da epoca... 97 tem painel mais arredondado e tem acabamento um pouco diferente... mecanica praticamente igual aos 95...
até onde sei os modelos 96 a 98 sao iguais..
os abaixo de 95 tem acabamento e painel diferentes e diferencial dianteiro com ligeiras diferencas ( pra pior).
T+
Fabiano,
Qual a diferença no diferencial??? Pra mim a mecânica era a mesma, mudando apenas o acabamento interno! :pensativo:
[s]
nos acima de 96 as satelites e planetarias sao um pouco mais fortes ( sao maiores)
Mas a carcaça é de "plástico" do mesmo jeito, né??? :evil:
[s]
jmquiroga
23/08/2005, 12:11
o meu então , é um dos raros ´vitaras 96 , mas o modelo é 97 , e ja tem o painel arredondado .. e o cambio é ótimo , não tive problemas ...
Marcio_Schlemm
23/08/2005, 12:20
Juliano e All;
Existem basicamente, por importação oficial, 3 modelos de vitarinhas. 92-95, com painel menor (com marcador de comb e temp no centro), 96-97 9 (tive um, era fab 1996 mod 1997) com painel mais arredondado(com marcadores nas extremidades), painel de portas diferentes e outros detalhes de acabamentos, as planetárias, como foi dito tbm, são mais reforçadas, bem como me parece que as rodas livres e bixacinéticas tbm, os modelos 98 o que muda é o painel central que ao invés de ser de controles deslizantes (desembaçador, direção do ar) e feito por meio de teclas :roll: ; que dá um aspecto mais bonito somente (mais uma coisa para estragar :lol: ). Se não me engano existe uns vitarinhas ano 98 mod 99 ainda nesse mesmo padrão, após isto eles se tornam Gran Vitaras 3D e 5D, com motores 1.6 16v, 2.0, e diesel, com a carroceria mais arrendondada.
Abraços e boa compra :lol:
Marcio (recuperando da cirurgia de coluna)
Ex- samurai 93 Justiceiro
Ex - Vitara 3d 96/97 Tatu
mak (SP/ZN)
23/08/2005, 12:33
nos acima de 96 as satelites e planetarias sao um pouco mais fortes ( sao maiores)
ONDE achou essa informação???? :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
mak (SP/ZN)
23/08/2005, 12:37
o meu então , é um dos raros ´vitaras 96 , mas o modelo é 97 , e ja tem o painel arredondado .. e o cambio é ótimo , não tive problemas ...
É o primeiro 96 que vejo! :shock:
Marcio_Schlemm
23/08/2005, 13:36
Qdo troquei as relações e o focinho do diferencial, inclusive me parece que os rolamentos são mais reforçados, acredito que o Edvaldo pode esclarecer com mais "propriedade". O fato de não existirem tantos Vitaras e Samurais de ano 1996, seria por conta da mudança da taxa de importação que passou de, salvo engano, 12% para 70% :shock:
Marcio
Mak ...
essa informacao eu achei AQUI mesmo.. pergunte p/o Rafael cabrito... ele sabe lhe dizer tudinho sobre..
Marcio...
eu tenho um Vitara 97/97 com o painel central com teclas ao inves de controle deslizante...
e eu tenho um amigo daqui de BH que tem um Samurai 96/96 importacao OFICIAL e tb já ví Vitaras 96/97 ( só nao sei se teve 96/96)
André Salles
24/08/2005, 11:07
é do 97 pra baixo que tem painel diferente ... ,
96
JOSE CANDIDO
24/08/2005, 11:43
OLA COLEGAS VITARUDOS ....
OLHA, SEMPRE QUE ANDO NO 98 PERCEBO AS DIFERENÇAS, EMBORA PEQUENAS ....
O ACABAMENTO É UM POUQUINHO DIFERENTE DOS 97 .... PARECE QUE O 98 PUXOU MAIS PROS GV .... COISINHAS MAIS REDONDINHAS, MAIS BONITINHAS, ETC ..... MAS NAO NECESSARIAMENTE OS CONTROLES DO AR CONDICIONADO SAO " DIGITAIS" , ELETRICOS .... ACHO QUE ERA OPCIONAL ... JA VI 98 COM AS BOAS MANIVELAS .....
NOS 96 E 97 REALMENTE, EXISTE UMA MAIOR DIFERENÇA PROS 95 ... TBEM SAO MAIS REDONDINHOS, MAIS BONITINHOS, O PAINEL MUDA, O VOLANTE MUDA ... E OS COMANDOS DOS AR, MESMA COISA DOS 98 ....
NUNCA VI VITARA 96/96 ... COMO DISSE O COLEGA, NAO FORAM IMPORTADOS .... SO VEJO 96/97 ... E AQUI EM BH TEM MUITO .....
QUANTO A PARTE MECANICA, NAO SEI ABSOLUTAMENTE NADA DAS DIFERENÇAS, SE É QUE EXISTE .... ACREDITO ATE QUE EXISTAM MESMO, JA QUE, TODA FABRICA DA UMA MELHORADA NOS CARROS COM O PASSAR DOS ANOS ....
O QUE SEMPRE NOTEI É QUE, NOS 96 PRA FRENTE, SINTO MAIOR CONFORTO ... DEVE SER ALGO DA SUSPENSAO ...
ABS, CANDIDO
Vou acrescentar umas coisinhas... :mrgreen:
O sistema de Ignição dos vitaras até 95 é diferente dos 96 a 98.
Para os vitaras 5P 16V até 1995 a bobina do sistema de ignição é externa ao distribuidor. A partir de 1996/97 estas bobinas passaram a ser internas ao distribuidor. ( se alguem tiver interesse, posso postar umas fotos)
A programação do sistema de injeção também é outra, o carro ganhou mais uns CVzinhos após 96....
É preciso ressaltar também que os Modelos SIDEKICK (1992 a 95) também possuem outra central, com programação diferente e alguns CVs a mais que os modelos vitaras de mesmo ano...
Os modelos SIDEKICK 94 e 95 tem sensor de temperatura do ar na caixa do filtro de ar
Os modelos SIDEKICK 5P (oficiais), na sua maioria, vieram com ABS traseiro e controle de Cruzeiro....e diz a lenda que tem uma ou outra mosca branca com air bag solta por aí....
Naum sei como :shock: :shock: mas parece que existem alguns vitaras somente no ano de 98 e obrigatóriamente com câmbio automático que foram registrados como veículos nacionais.... nos simuladores de seguros pode-se ver a listagem deste modelo, um 5P 98 TUPINIQUIM.... estranho naum? mas é isso mesmo que eu ví.... :wink:
Em 1998 podia-se comprar viataras e gran-vitaras Zero Km, eram modelos diferentes. Depois é que o vitara saiu de linha....
O que muda no painel do 98 para o 97 é que o 98 tem um segundo porta-luvas onde o 96/97 tem um porta objetos abertos, além do console próximo ao freio de mão ter dois buraquinhos redondos tipo porta copos.... O ar condicionado com botões é o digital, é opcional e ja estava disponível desde 96/97.
Os modelos 96/97 tem uma chave de setas e limpador de parabrisas mais simples que os modelos 98... a partir de 98 alguns vitaras vieram com seleção de tempo do timer do limpador de para-brisa e o comando do limpador traseiro deixou de ser no painel e passou para a mesma alavanca do limpador dianteiro....
[]s a todos....
engracado ,, entao o meu 97/97 3D era pra ser 97/98 entao, pois ele tem o segundo porta-luvas ( com tampinha), as alavancas de seta e limbador de para-brisa é mais xique, tem inclusive na alavanca de limapador, um controle rotativo p/ regular o tempo do limpador do para-brisa... e as teclas das saidas de ar e ar condicionado sao TECLAS com leds e nao alavancas deslisantes... mas ele nao é 97/97...
T+
André Salles
26/08/2005, 08:50
engracado ,, entao o meu 97/97 3D era pra ser 97/98 entao, pois ele tem o segundo porta-luvas ( com tampinha), as alavancas de seta e limbador de para-brisa é mais xique, tem inclusive na alavanca de limapador, um controle rotativo p/ regular o tempo do limpador do para-brisa... e as teclas das saidas de ar e ar condicionado sao TECLAS com leds e nao alavancas deslisantes... mas ele nao é 97/97...
T+
O meu 97/97 também é assim.
Mak ...
essa informacao eu achei AQUI mesmo.. pergunte p/o Rafael cabrito... ele sabe lhe dizer tudinho
essa informação foi divulgada aqui erroneamente, e continua sendo propagada como tal!
Qdo troquei as relações e o focinho do diferencial, inclusive me parece que os rolamentos são mais reforçados, acredito que o Edvaldo pode esclarecer com mais "propriedade".
fala marcio!
os rolamentos são os mesmos, deve ter sido somente impressão sua, abraços.
edvado
JOSE CANDIDO
26/08/2005, 16:19
booooa gasoso .... já vi dessa mosca branca aí, com air bag !!! e air bag duplo ... tinha um vendendo aqui em bh um tempo atras ......
corroboro o que a turma disse .... já vi as diferenças internas .... de mecanica, vou continuar calado ....
abs, candido
T+
O que postei é o comum de se ver por aí... os modelos que parecem ter sido importados em maior quantidade em cada ano....
Existem basicamente três faixas de idade para vitaras no brasil:
até 93
de 94 a 95
de 96 a 98
em qualquer destas faixas os opcionais disponíveis eram os mesmos, mas a maioria dos modelos veio com o mesmo pacote de equipamentos....
Portanto, qualquer vitara entre 96 e 98 pode ter esta chave de setas ou o segundo porta-luvas, etc... o caso é que é mais comum de ver os modelos dos anos que citei com estes opcionais....
Quem costuma naum ter o segundo porta-luvas e a chave de setas "chique" são os 96/97 .....
[]s