Ver Versão Completa : Filtro de Ar
Estou com o filtro de ar original, ta sempre limpinho, com óleo na medida mas queria trocar.
Fiz o passeio ate a pedra grande e o filtro virou uma poeira só, queria saber qual o filtro de ar q posso adaptar, quais vantagens, desvantagens, dificuldades, etc...
Valeu pela força
Patton,
Este assunto ja foi bastante discutido aqui no forum, o pessoal gosta de colocar o filtro de ar da kombi, mas se vc fizer uma pesquisa rapida aqui no forum, vc vai encontrar muita coisa.
[]´s e boa sorte
Bom dia;
Se você usa motor OHC 2.3 COM CERTEZA digo pra v. usar o filtro original !!! é bem grande, fácil de achar o filtro para troca, fica localiza em cima do motor, e é de fácil adaptação para a captação de ar através de snorkel ou dentro do jipe (meu caso)
Abraços,
O motor eh BF161
estou olhando os topicos antigos do forum
valeu ae pessoal
tulliomf
26/10/2009, 19:36
Ola, tenho também um filtro de ar do BF-161 original, mas estava dando uma limpeza quando vi que ele já estava bem velho ai resolvir peguntar, alguém ai sabe quando se deve trocar um filtro de ar??Ou então como eu faço para limpar um filtro de ar do Jeep??ah sim, qual óleo devo usar no filtro de ar?só pode ser o do motor ou posso usar outro no lugar????
Um abraço a todos!
Vlw
Limpar é simples, arruma uma pequena bacia de plastico que o filtro (parte de cima) entre dentro, encha a bacia ate a metade de gasolina e enfie o filtro dentro. Cuidado que as vezes a pintura meia boca sai.....fica só a original.
Ai voce deixa de molho uma 2 horas e depois faz um levanta e abaixa para o pó ir saindo da palha de aço que tem dentro.
Pronto, deixe secar no sol, passe um ar comprimido e mone no lugar.....trocar a palha de dentro não sei como
Ha adaptei um da blazer, ficou bom
Pedrão B.
26/10/2009, 20:19
All,
Eu comprei o filtro do Corcel I conforme a foto.
Ainda não instalei, mas vou fazê-lo em breve, pois o filtro do à óleo do BF, quando passo por água, acredito que a hélice joga água nele e o mesmo se encharca, e transborda para dentro do carburador.
[]'s
Edison - Mp3
26/10/2009, 20:30
Salve
Tenho um de corcel I igual ao da foto. Adaptei e ficou perfeito. Melhorei ainda, colocando a mangueira da tomada de ar pra dentro do Jeep, onde tinha o porta-luvas, que retirei para ter acesso mais fácil ao módulo do Tonnela, bem como a bobina que está la dentro.
Ah, o motor é o BFão, original.
Abrs
Edison - MP3
Rafaminc
27/10/2009, 12:04
Eu só sei que no meu BF o filtro do corcel ficou pequeno, estrangulando muito a entrada de ar. Hoje adaptei dois filtros em série, e notei que o motor ficou mais solto e econômico no gás.
Limpar é simples, arruma uma pequena bacia de plastico que o filtro (parte de cima) entre dentro, encha a bacia ate a metade de gasolina e enfie o filtro dentro. Cuidado que as vezes a pintura meia boca sai.....fica só a original.
Ai voce deixa de molho uma 2 horas e depois faz um levanta e abaixa para o pó ir saindo da palha de aço que tem dentro.
Pronto, deixe secar no sol, passe um ar comprimido e mone no lugar.....trocar a palha de dentro não sei como
Ha adaptei um da blazer, ficou bom
E trocar essa palha de aço que tem dentro do filtro de ar, você sabe se é possivel? E para comprar um novo filtro, é facil para encontrar?
Trcar acho que é complicado, nunca tentei desmontar, novo tem mas é bastante caro.
hpnardino
01/11/2009, 23:14
Bom eu resolvi este problema quando ainda tinha o BF comprando um filtro do opala 6cc em um ferro velho, na época R$60 reais, ele tem uma boa vazão, filtro de papel barato e tem em qualquer casa de peças, e para adaptar e só usar um pedacinho de mangueria de ar e duas abraçadeiras, isso é usado para fixa-lo ao carburador no lugar do filtro antigo.
Fica muito bom usei por muito tempo.
Sds,
Hermesson
Eu só sei que no meu BF o filtro do corcel ficou pequeno, estrangulando muito a entrada de ar. Hoje adaptei dois filtros em série, e notei que o motor ficou mais solto e econômico no gás.
Boa tarde prezado ! estava pesquisando no fórum com intenção de trocar o filtro original do Jeep ( BF161 ), você colocou os dois filtros em série ? :pensativo: o ar passa em um, depois no outro ? :pensativo: pela lógica deveriam ser ligados em paralelo . . . :pensativo: se a intenção for diminuir a perda de carga.
victor massinha
03/12/2009, 17:02
galera... não é necessario colocar dois filtros sendo que um de boa vasao ja resolve o problema. só vai ocupar mais espaço e o resultado acabará sendo o mesmo. Substituir o velho filtro de ar a oleo por um mais moderno (seco) é um grande trunfo sendo a possibilidade da instalação de um snorkel, super barato de fazer e que impede de o jeep morrer dentro de uma poça por causa da mistura de ar empobrecida pelo vapor de agua, ou ate pela mesma. Para o motor OHC o filtro do corcel ja da conta, agora se quiser colocar um com maior vasao coloque o da bandeirante, fica uma maravilha!!!, quando instalei o meu coloquei a mangueira d respiro pra dentro da cabine onde se aspira menos pó e não tem contato com a agua. vou tirar umas fotos do filtro depois posto aqui!
abraços
..... quando instalei o meu coloquei a mangueira d respiro pra dentro da cabine onde se aspira menos pó e não tem contato com a agua....
Você improvisou um snorkel? É isso? Põe as fotos pra gente ver!!!
Rafaminc
04/12/2009, 07:46
Boa tarde prezado ! estava pesquisando no fórum com intenção de trocar o filtro original do Jeep ( BF161 ), você colocou os dois filtros em série ? :pensativo: o ar passa em um, depois no outro ? :pensativo: pela lógica deveriam ser ligados em paralelo . . . :pensativo: se a intenção for diminuir a perda de carga.
Bom dia Jacimar, coloquei em série para testar se o aumento da área de filtragem melhoraria o desempenho, e melhorou, mas o correto seria colocar um filtro maior como os colegas descreveram (opala 6cil, band...).
Se vc for trocar o filtro original c/ óleo, procure por filtros grandes, para liberar ao máximo a entrada de ar no motor e deixa-lo menos amarrado.
Dê preferência a filtros com a boca de saída maior também, se não em engano o do corcel tem só + - Ø40 a Ø42mm.
:concordo:
. . . Dê preferência a filtros com a boca de saída maior também, se não em engano o do corcel tem só + - Ø40 a Ø42mm.
:concordo:
Valeu a dica ! :concordo: agora um outro assunto, muito se fala sobre a troca do filtro de ar, muitas soluções, todas aplicáveis em alguma situação, mas pergunto : E o filtro de óleo ? ele é muito chato de trocar como já discutido aqui no fórum :parede:, já vi em uma revista de tuning um adaptador para ser colocado em motores V8, você retira o 'copo' e seu suporte, instala o adaptador e passa a utilizar os filtros de cartucho, tipo PH13 do Opala :dance:, não existe nada para o BF ? :cry: acho que poderia ser montado no lugar do original, ficaria muito fácil de trocar, vocês não acham ?
victor massinha
04/12/2009, 08:29
Você improvisou um snorkel? É isso? Põe as fotos pra gente ver!!!
E ai Flaibam...
Na verdade não foi bem um improviso, pois não deixa de ser um snorkel, o que eu fiz é muito comum e não tem segredo, ao inves de colocar a saida do snorkel para fora só cortei a parede corta fogo e deixei o respiro do lado de dentro logo abaixo do painel, até agua chegar lá provavel que o motor ja tenha engolido agua por outro lugar! já passei em lugares de agua muito funda mesmo e nem chegou perto de lá. Não sei se compensa investir em filtros de oleo a não ser para manter a originalidade, se possivel colocar uma peça mais moderna é melhor escolha. :concordo:
Ainda não tirei as fotos pois estava sem tempo, mas assim que o fizer posto aqui!!
abraços
Rafaminc
04/12/2009, 08:32
Mas olha, o único problema que vejo no filtro do BF é a tampa, pois até a retirada é menos complicada que os modernos e não lambuza todo o chão/motor quando vc troca.
Usina uma tampa como eu fiz na empilhadeira aqui da empresa que vc nunca mais se incomoda...
Fora que se vc analisar o tamanho do elemento filtrante do Bf, precisaria usar um de motor a Diesel para ficar nas mesmas proporções.
Abç
victor massinha
04/12/2009, 09:24
que trabalheira... coloca logo um filtro de ar seco! rsrs
Rafaminc
04/12/2009, 09:36
Hehe, olha o questionamento anterior do Jacimar... Era sobre o filtro do óleo do carter...
victor massinha
04/12/2009, 10:04
então né... kkkkkkkk :mrgreen:
Mas olha, o único problema que vejo no filtro do BF é a tampa, pois até a retirada é menos complicada que os modernos e não lambuza todo o chão/motor quando vc troca.
Usina uma tampa como eu fiz na empilhadeira aqui da empresa que vc nunca mais se incomoda...
Fora que se vc analisar o tamanho do elemento filtrante do Bf, precisaria usar um de motor a Diesel para ficar nas mesmas proporções.
Abç
Hum :pensativo: como é essa tampa usinada ? você fez outra ? eu imaginei fazer o tal adaptador e colocar o filtro na vertical, com a 'boca' para cima, no lugar do original, retirando o copo e o filtro ( PL3 ), quando você for trocar o filtro, ele não derramaria óleo no chão, em questão de bagunça, o original faz bastante se você for esvaziar o copo :parede: acredito que o PH13 do Opala atenderia bem, mesmo porque o Jeep utiliza filtragem parcial e o Opala filtragem total :concordo: um abraço !
Pedrão B.
04/01/2010, 22:34
All,
Em vista da dificuldade em achar um local para alocar o filtro de ar do Corcel I, acabei por colocar um do Opala.
A adaptação é relativamente simples, tive apenas que fazer alguns cortes na borracha para que esta se prendesse a "boca" do carb. do Jeep.
Inclusive doei o filtro do Corcel para um amigo colocá-lo em um Baja.
[]'s livres do filtro à óleo!
All,
Em vista da dificuldade em achar um local para alocar o filtro de ar do Corcel I, acabei por colocar um do Opala.
A adaptação é relativamente simples, tive apenas que fazer alguns cortes na borracha para que esta se prendesse a "boca" do carb. do Jeep.
Inclusive doei o filtro do Corcel para um amigo colocá-lo em um Baja.
[]'s livres do filtro à óleo!
Pedrão ou alguem que use filtro do Opala poderia me passar mais detalhes de como adapta-lo para caburador original do BF-161?
Acabei de comprar um filtro de opala e ele da diferença de mais de 1 cm do filtro para o carburador (bocal do filtro é mais largo).
Abraço.
Pedrão B.
09/01/2010, 18:49
Fala masp!
Então, eu fiz assim:
Com um arco de serra e uma faca, fiz alguns cortes na borracha do filtro de ar para que a mesma cedesse ao aperto da abraçadeira, estes com aproximadamante 1,5mm cada.
Fiz um desenho tosco, mas que deve lhe ser útil.
Qualquer dúvida, dá um toque.
[]'s
Fala masp!
Então, eu fiz assim:
Com um arco de serra e uma faca, fiz alguns cortes na borracha do filtro de ar para que a mesma cedesse ao aperto da abraçadeira, estes com aproximadamante 1,5mm cada.
Fiz um desenho tosco, mas que deve lhe ser útil.
Qualquer dúvida, dá um toque.
[]'s
Obrigado Pedrao, Tinha tendado fazer alguns cortes na borracha mas acabou não ficando bom. Pedi para fazer uma adaptação soldando.
rctorrezam
12/01/2010, 21:37
Eu uso o da s10, ficou show de bola e ainda facilitou a adaptação do snorkel.
Veja o link abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43196
O snorkel em si já aperfeiçoei, foi furado a lateral e agora esta esteticamente show e resolveram-se as críticas feitas (hehehehe), mais dá para ver o filtro, que é o assunto.
M-Beltrame
07/06/2012, 08:54
Pessoal bom dia.
Nesse feriado eu vou trocar o filtro original do meu motor (opala 4cil) pelo da band. Pesquisei vi que é fácil e tudo, mas só me restou 1 duvida. Como eu ligo a mangueira que vai ate o filtro no carburador??? Uso uma mufla? ou ligo direto a mangueira msm?
Qual mufla eu poderia usar?
O meu carburador é o solex H40.
No aguardo da ajuda.
T+