Ver Versão Completa : Expedição Fim do Mundo: Ushuaia + Carretera - Dez/12 - Jan/13
Já andei colhendo algumas informações em outros tópicos, mas decidi abrir um específico para a viagem que pretendo fazer. Terei de 25 a 30 dias para fazer Ushuaia e parte da Carretera, vamos sair com destino ao Fim do Mundo no dia do Fim do Mundo, 21/12 ... não foi escolhido de propósito, coincidiu .. rs, rs, Logo vou colocar o roteiro preliminar para discussão dos colegas, basicamente é descer pela Ruta3 e subir pela Ruta40. Mas antes do roteiro, gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês:
Radiocomunicação: tenho PX e PY VHF, como provavelmente irei sozinho, minha utilização seria mais para alguma emergência. Para isso preciso ter a frequência dos eventuais pontos de apoio dar regiões que vou percorrer. Li em algum relato que essas frequências podem estar divulgadas em postos de combustível e outros locais de circulação. Até o momento só achei a frequência de um camping em Ushuaia ... rs, rs, Enfim, a dúvida: essas frequências são realmente divulgadas ? Algum site onde eu possa eventualmente encontrá-las ? Pois levar o VHF e não ter a frequência de uso, não tem serventia. Com relação ao PX, compensa levar ? Caminhoneiros hermanos ou outros serviços, fazem uso dele ?
Aduanas: pelas contas que fiz, devo fazer 18 procedimentos de Aduanas nessa viagem (!!!) Somos em 5 na família e ninguém tem passaporte. Pelo preço que iria gastar (R$ 780), já tínhamos decidido ir sem passaporte. Depois ficamos na dúvida pela quantidade de aduanas a passar e tempo gasto nesses procedimentos. Pesquisando um pouco mais, vi que tem um site argentino onde pode-se já levar impresso alguns formulários, TES e TUM, aqui os links:
Carga de Datos. (http://www.migraciones.gov.ar/tarjeta/index2.php?idioma=ESPA&tar=TES)
Carga de Datos. (http://www.migraciones.gov.ar/tarjeta/index2.php?idioma=ESPA&tar=TUM)
Ainda não sei a diferença certa entre eles e quais deveria já levar prontos. Enfim, as dúvidas:
1) Se tivermos passaporte, teremos que também preencher esses formulários (ou algum outro) ? Ou qual é o procedimento com passaporte: informar verbalmente que está a turismo, carimbar o passaporte, eventualmente uma revista no carro e pronto ?
2) Se não tivermos passaporte, os formulários seriam apenas esses que estão no site ou tem mais alguma coisa ?
3) li em alguns relatos que na Aduana é melhor falar que irá até uma cidade mais próxima, ao invés de falar o destino final. Exemplo: entra na Argentina por Foz e dizer que vai até Posadas, ao invés de falar que vai até Ushuaia. Isso procede ? No caso de ter que preencher o formulário, a mesma coisa se aplica ?
Por enquanto é isso pessoal, tenho mais algumas dúvidas mas vou colocá-las depois, as mais urgentes são essas acima mesmo, pois preciso de informações para tomar algumas decisões a respeito delas.
ola,
a questão do passaporte e simples, nos formularios vc vai ou colocar o numero do passaporte ou o numero do rg, nao muda em nada os formulários... detalhe tem que ser rg, nao vale cnh ou identidade de entidades de classe tem que ser rg o mais recente possível se não me engano menos de 5 anos...
vc tem interesse em aumentar o grupo? to querendo muito viajar pra essa região o problema e que a maioria do pessoal vai sair em janeiro e como não gosto de festas de fim de ano preferiria sair nessa data ai de 21/12...
Passando aqui pra assinar.
É como o Dudu falou, os formulários vai ter que preencher COM ou SEM os passaportes.
Abraços
Amigos, se com o passaporte também tem que preencher formulário, qual a vantagem então em levar ele ? Me refiro na aduana, sempre leio os relatos que com o passaporte é bem mais rapido, que sem passaporte tem que preencher formularios e demora mais, mas pelo que estão me dizendo, nada muda em relação aos formulários então ? Alguém já levou esses formulários impressos daqui ? Creio que agilizaria bastante não ?
dudu83, convidei um amigo aqui da cidade para ir, mas ele não sabe ainda se vai ou não. Penso em sair 21/12 e chegar em 19/01, mas ainda estou fazendo alguns ajustes no pré-roteiro. Deixa eu colocar o roteiro aqui e como pretendo fazer a viagem, daí você vê a viabilidade para você e qualquer coisa, a gente se conversa
Também irei fazer uma viagem semelhante, sairemos dia 23/12 de Santa Cataria e retornamos dia 13/01. Em virtude do tempo ser curto não irei até Ushuaia. Faremos a região do Lagos, depois entramos na Carretera por Futalefu e sairemos pelo lago General Carrera, iremos até El Chaten, El Calafate e Torres de Paine, retornando para casa pelo costa do Atlantico.
Podemos ir trocando informações, talvez até nos encontramos no caminho.
Levarei passaporte para agilizar na aduanas, se é que agiliza.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Levarei passaporte para agilizar na aduanas, se é que agiliza.
Esse é o ponto: agiliza mesmo ? no que especificamente ? Uma vez que pelo que os colegas falaram acima, terá que preencher os formulários da mesma forma. No meu caso são 5 passaportes para tirar, R$ 780. Se não tiver muita vantagem, penso em ir de RG mesmo, todas RGs aqui de casa foram emitidas no ano passado, quando eu estava para fazer NOA + Atacama em Julho (acabei não indo por conta das fortes nevascas que fecharam os Pasos por dezenas de dias).
tilapia, seu trajeto é exatamente contrário ao meu, mas é possível que nos cruzemos pelo caminho sim. Inclusive tem um outro grupo, em outro tópico, que irá fazer um trajeto parecido com o seu, não lembro detalhes das datas, mas me parece que irão passar o Natal na região de Bariloche.
fpandur & tilapia, estou com viagem marcada para Carretera no período de 10 de novembro a 10 de dezembro. O roteiro inicia pela Carretera, uns 15 dias e depois subo até a região de Villa Peuhenia que ainda não conheço.
Portanto, possso ir dando notícias "quentinhas" aqui no fórum, direto da Carretera, sobre condições da estrada, hospedagem, campings, etc. Isso se as conexões wi-fi tiverem boas. Caso contrário, faço um relato qdo chegar em casa, lá por meados de dezembro.
Enquanto isso vão dando um look no site abaixo. É um argentino de Rosario que foi à Carretera em janeiro desse ano e pegou um puta tempo bom. Tem lindas fotos. Eu estive lá em fevereiro/2010 e só peguei chuva, porissso estou retornando. Vamos ver se tenho mais sorte dessa vez.
Itinerario (http://www.carretera-austral.com.ar/itinerario.htm)
Abraços
Um assunto para pensar, para o pessoal, que como eu, está indo pra Carretera agora nos próximos meses.
Todos já sabem das restrições impostas pelo governo de Cristina K. para a compra de dólares pelos cidadãos argentinos para suas viagens ao exterior. Mas tenho lido em alguns jornais argentinos que como essas restrições se aplicam a todas moedas estrangeiras, o movimento de turistas hermanos em direção ao Chile, por exemplo, caiu na ordem de 30% desde agosto-setembro. Este é o caso do Paso Cardenal Samoré, onde os argentinos de outras regiões do país ( principalmente de Bs. Aires) vão passear na região dos Lagos (S. Martin, Angostura etc..) e aproveitavam para dar um "pulo" no Chile (P. Montt, P. Varas). Agora como não podem comprar pesos chilenos na Argentina esse movimento declinou fortemente. É claro que eles também não querem gastar os dólares que eles tem debaixo do colchão...
Bem, aonde que eu quero chegar? Será que nós brasileiros podemos comprar pesos chilenos nas cidades argentinas fronteiriças ao Chile? Caso contrário temos que estar alertas.
Eu vou entrar por Futaleufú, e lá tenho informação por alguns guias (Footprint Patagonia, p. ex.) não existe "cajero" para sacar em moeda local. Meu plano é ficar uns dias por aquela região antes de ir à Coyhaique, ali sim não tem problema em sacar pesos chilenos.
A solução então é levar dólares e preferencialmente uma razoável quantidade de notas pequenas(10 e 20 US$), mais fáceis de serem aceitas para pagar pequenas despesas.
Bem, tudo isso que eu disse não terá sentido se houver a possibilidade de comprarmos os pesos chilenos na Argentina, ou quem sabe comprar alguns poucos aqui mesmo no BR.
Se algum colega tiver essa informação poderia postar aqui no fórum, ok?
Abraços
Perambulante
06/10/2012, 19:38
A forma que penso fazer é comprar aqui mesmo (Banco do Brasil) dolares, pesos argentinos e chilenos e levar. Vou comprar esta semana, pois viajo dia 12.10.
Também acho que a melhor saída seria levar dinheiro daqui, pesos chilenos e argentinos, assim como cartão de credito, já que o tempo é curto não dá para perder tempo atras de locais para troca ou caixas para saque, leve a quantidade que achar necessário, e vá usando sempre que possível o cartão. se sobrar dinheiro troque na volta.
Foz do iguaçu (desculpe, na verdade é no paraguai, em ciudade del este) sempre tem boas casas de cambio... eles preferem ter o real, do que o peso argentino e chileno, entao nosso real é mais valorizado (pelo menos era assim)... e claro tem dolares tbm!!!
Fica a dica, deem uma olhada no paraguai, o cotação sempre foi melhorziha.....
EU sempre comprei pesos argentinos logo na aduana argentina (logo apos a imigraçao foz-argentina), e pesos chilenos sempre no chile, trocando dolares por pesos..
acredito que levando dolares americanos na argentina, e trocando no cambio blue, deve ser bem ,melhor, pois estao pagando dolar a preço de ouro!!!!
francaclayton
07/10/2012, 10:55
Ola passando para assinar.. e uma pergunta
Eu to indo em 2012 para Ushuaia mas nao tenho radio, o que voces aconselharia a comprar, to à Foz no proximo feriado e poderia eu comprar algo no Paraguay? teriam algum modelo de facil uso?
Sds
sergioband83
07/10/2012, 14:39
fpandur,
fiz esse roteiro em dez08/jan09, vc vai ter um tempo legal pra curtir, o meu roteiro fiz o inverso que o seu, descí pela ruta 40 (carretera austral) e subí pela ruta 3, assim vc está a favor do vento, que é muito forte.
Qto a passaporte, agiliza bastante nas aduanas, um de nosso componente, levou e não precisou preencher as demoradas fichas, em viagem longa com pouco tempo, ajuda muito.
Rádio-comunicação, levamos PY pra falarmos entre nós (3 Bandeirante), vc quase não cruza com veiculos
abs
Sergio
Band Zen
374123374124
Ola passando para assinar.. e uma pergunta
Eu to indo em 2012 para Ushuaia mas nao tenho radio, o que voces aconselharia a comprar, to à Foz no proximo feriado e poderia eu comprar algo no Paraguay? teriam algum modelo de facil uso?
Sds
Se for pra viajar em comboio usando PY (vhf) eu recomendo esse aqui
Rádio Ht Vhf Yaesu Ft-270r - Na Caixa - R$ 360,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441240118-radio-ht-vhf-yaesu-ft-270r-na-caixa-_JM)
ou esse barato mas nao conheço a marca
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437772141-radio-ht-gp-78-gp-78-elite-vhf-brinde-unico-no-ml-com-nf-e-_JM
agora se quer um radio pra todas as situaçoes esse dual band seria perfeito
# Rádio Ht Vhf - Uhf Yaesu Ft-60r - Homologado - Dual-band # - R$ 629,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438483660--radio-ht-vhf-uhf-yaesu-ft-60r-homologado-dual-band--_JM)
francaclayton
07/10/2012, 22:35
Se for pra viajar em comboio usando PY (vhf) eu recomendo esse aqui
Rádio Ht Vhf Yaesu Ft-270r - Na Caixa - R$ 360,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441240118-radio-ht-vhf-yaesu-ft-270r-na-caixa-_JM)
ou esse barato mas nao conheço a marca
Radio Ht Gp 78 Gp-78 Elite Vhf + Brinde Único No Ml Com Nf-e - R$ 216,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437772141-radio-ht-gp-78-gp-78-elite-vhf-brinde-unico-no-ml-com-nf-e-_JM)
agora se quer um radio pra todas as situaçoes esse dual band seria perfeito
# Rádio Ht Vhf - Uhf Yaesu Ft-60r - Homologado - Dual-band # - R$ 629,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438483660--radio-ht-vhf-uhf-yaesu-ft-60r-homologado-dual-band--_JM)
Valeu pela dica... vou ver um desse de R$629,00 "pilas".
Essa parada tem que estar omologado ou vai na tora mesmo????rss
[]
sandro_ventania
07/10/2012, 22:40
Que vontade louca de ir!!! Pena que a grana tá curta...acho que não vai dar!
Qual a estimativa de custos de uma viagem dessas, ficando em camping?
francaclayton
07/10/2012, 22:55
Que vontade louca de ir!!! Pena que a grana tá curta...acho que não vai dar!
Qual a estimativa de custos de uma viagem dessas, ficando em camping?
Amigo eu nao sei lhe dizer ao certo nao mas pequise aqui q tem amigos que detalham kada centavo gasto, como e nunca fiz nao sei lhe dizer, mas uma coisa he certa vc q pensa em 100% camping fica muuuito barato... se vc for casado e so arranjar mais um kasal q topa ai he que fica mais barato ainda....
[]
Uops, passando aqui e atualizando as respostas. .. rs, rs,
netuno, toda informação por quem esteve ou estará por lá recentemente será muito bem-vinda ! Boa questão essa do dinheiro, mas se deixar para trocar dolar no lado chileno acredito que não teria problema. Eu pretendo levar dolar, um pouco de pesos argentino e chileno já daqui, e conforme entro no país, vou trocando dolar por mais moeda local. Como pretendo entrar pelo Uruguai (Fray Bentos ou Paysandu) para tentar evitar a corrupção dos hermanos do nordeste argentino, não terei a facilidade de trocar em Foz, comentado pelo gmilani
francaclayton, você quer HT (radio de mão) ? Se for e quiser algo de 2ª linha (+ barato) e que funcione bem, sugiro o Elite GP-78. Se quiser algo de 1ª linha (+ caro), fique nos Yaesu FT-250 ou FT-270, ótimo custo x benefício. O FT-60 é um radio de transmissão dualband (VHF e UHF) e recepção multibanda (aviação, FM comercial, audio de TV, etc). Se pretende ter comunicação com os TalkAbout, recomendo ele. Caso contrário, não sei se vale a pena investir tudo isso apenas para falar em VHF, os outros irão atender da mesma forma nesse quesito. Detalhe: não espere muito alcance de um radio HT desses, mesmo os de 1ª linha. A antena e potência são bem limitadas, se prestam muito bem a falar em comboio, mas nada muito além disso (sem usar repetidoras, claro). Se puder instalar uma antena externa no carro, já dá uma razoável melhora, mas se quiser algo realmente mais eficiente, parta para um radio-base, existem modelos de 55 a 75W (contra os 5W de um HT). Isso que falei do alcance é considerando o uso rotineiro em diversos tipos de terrenos, se estiver no alto de uma montanha e sem obstáculos, o alcance sobe muito, mas não andamos apenas em locais desse tipo, certo ?
sergioband83, a idéia é descer pela Ruta3 para que as principais atrações fiquem do meio para o fim da viagem, assim vai driblando o cansaço da volta (dica pega em algum tópico aqui do Forum e que gostei). Sobre o passaporte, peguei algumas dicas em private com um usuário do Forum e ele me reportou que no Chile e Uruguai teve que preencher os formulários, mesmo estando com o passaporte. Já na Argentina não preencheu nada. Você confirma essa informação ? De qualquer forma encontrei os formulário da Argentina no site deles para baixar, vou levar já tudo impresso e pronto para entregar, creio que isso irá agilizar o trâmite.
sandro_ventania, custo é muito difícil dar uma estimativa, pois depende de diversos fatores: camping x hotel, refeições sempre em restaurante x lanches no carro e/ou fazer comida, passeios que irá fazer, etc. Só para ter uma idéia, em casa somos 5 pessoas (casal e 3 adolescentes), fiz uma estimativa inicial e já estava ficando em R$ 13000 p/ 30 dias, nisso contando hotel a R$ 200/dia (estimativa otimista), diesel e todos os passeios (glaciares, passeios de barco, etc). Nesse custo não está incluso qualquer refeição nem pedágios/balsas e os extras (lembranças, presentinhos, vinhos, etc). Ou seja, se eu optar almoçar/jantar todo dia em restaurante, passa fácil (e muito) dos R$ 15000. Diante dessa estimativa inicial, mudamos o foco da viagem: antes era hotel e de vez em quando camping, agora está totalmente camping e hotel somente último recurso (agradecimentos especiais ao gmilani pelas valiosas dicas que ele passou sobre camping nos países que iremos passar e que nos fez ratificar a decisão tomada). Já estou levantando preços de camping nos locais que vou passar e já comprei sacos de dormir adequados para Ushuaia. Para ter uma idéia: em 3 noites para 5 pessoas, hotel em Ushuaia na faixa de R$ 900 a R$ 1000 (para os mais simples, porém já bons), no camping vai ficar R$ 300 as 3 pernoites , com isso já mudei o planejamento e deixando um dia a mais para ficar em Ushuaia. Vantagem óbvia do hotel é o conforto, desvantagem é ter que reservar antes, principalmente em Ushuaia. Como quero ter uma certa liberdade no roteiro e dias, e consideranto também o valor, a escolha foi natural para camping. Ressalto que já estamos acostumados a acampar no Brasil, para quem vai acampar a 1ª vez em uma viagem desse porte, não sei se eu recomendaria a mesma solução que estamos adotando (pelas conversas em outros tópicos que já tivemos não é o seu caso, mas estou falando de forma geral a todos que estejam lendo o tópico e tenham interesse em acampar em uma trip desse tipo). Paralelo a isso, vamos fazer comida no acampamento, não quer dizer que nunca vamos comer em restaurante, por exemplo, já está previsto um prato de centolla em Ushuaia ... rs, rs Dessa forma vamos equilibrando o orçamento total, economizando onde é possível e gastando onde achamos que vale a pena (passeios, pratos diferentes, etc) 8---)
Amostardeiro
08/10/2012, 09:29
Fpandur
Cuidado com o trajeto depois de Fray Bentos ou Paysandu, seras obrigado a passar bem no covil dos bandidos de Entre Rios, foi onde me pegaram, ui.....
Quanto ao HT tenho um Wouxon KG UVD 1P, a uns tres anos sem problema nenhum, inclusive fla com os TA, restrição só em relação ao alcance, tenho na vtr um Yaesu FT-7800R.
Abs
Amostardeiro, então não tem tem jeito, dizem que entre P. Iguazu e Posada é outro covil, não tem para onde correr, difícil saber onde é menor pior ... rs, rs, Pelo que li, pensei que entrando por Paysandu/Fray Bentos seria mais tranquilo. Quanto ao HT é isso mesmo, para garantir um alcance maior somente um radio-base mesmo
hrodrigues
08/10/2012, 09:57
Amostardeiro, então não tem tem jeito, dizem que entre P. Iguazu e Posada é outro covil, não tem para onde correr, difícil saber onde é menor pior ... rs, rs, Pelo que li, pensei que entrando por Paysandu/Fray Bentos seria mais tranquilo. Quanto ao HT é isso mesmo, para garantir um alcance maior somente um radio-base mesmo
Fpandur,
Não sei exatamente qual o seu roteiro mas, se for possível, porque não entra por Colonia ?
Abs
Helio
hrodrigues, em principio sigo para Cascavel/PR e de lá vou contornando a Argentina por SC e RS, passo por Uruguaiana e vou em direção ao Uruguai. Cruzo uma parte do Uruguai e entro na Argentina por Paysandu ou Fray Bentos, seguindo depois em direção a Zarate, Azul e P.Madryn. Por onde é essa entrada que citou ? Não localizei no Maps.
hrodrigues
08/10/2012, 10:08
Colonia del Sacramento. Lá pega o Buquebus e vai a BsAs. Aí é só começar a descida.
Abs
Helio
Colonia del Sacramento. Lá pega o Buquebus e vai a BsAs. Aí é só começar a descida.
Abs
Helio
OK, entendi agora. Mas acho que já sai muito fora do roteiro, sem contar o tempo gasto. Mas valeu pela dica.
hrodrigues
08/10/2012, 11:52
OK, entendi agora. Mas acho que já sai muito fora do roteiro, sem contar o tempo gasto. Mas valeu pela dica.
De Paysandu até Azul pelo seu roteiro são 613km. De Paysandu até Azul via Colonia/Buquebus são 659km.
Só a ausência daqueles guardinhas tentando tomar o seu a qualquer custo, acho que vale mas, a escolha é sua.
Se precisar de algo mais é só falar.
Helio
De Paysandu até Azul pelo seu roteiro são 613km. De Paysandu até Azul via Colonia/Buquebus são 659km.
Só a ausência daqueles guardinhas tentando tomar o seu a qualquer custo, acho que vale mas, a escolha é sua.
Helio
É verdade, a diferença de KM não é tão grande, mas com relação ao tempo com o Buquebus fica maior, sem contar passar pela região metropolitana de B.Aires, não sei se é simples ou não. Claro que se for parado pela mafia abaixo de Paysandu os tempos de viagem podem se equivaler. Vou avaliar melhor essa possibilidade, valeu pela dica
fpandur, a passagem por Colonia del Sacramento não sai tanto do roteiro. Se vc for a Paysandu é só baixar mais 330 km, atravessar de buquebus para Buenos Aires e rodar mais 300 km estará em Azul. O problema é ter que pagar uns 200 a 250 dólares para a travessia (bodega+passageiros).
Ai é uma decisão sua: correr o risco, grande, de ter que dar uma propina pros policiais entrerrianos ou morrer com as doletas do buquebus.
Pra mim que sou aqui do sul do RS faço sempre esse caminho via Colonia.
Abraço
Achei que por Paysandu ou Fray Bentos fosse bem mais tranquilo, ao invés de entrar por Uruguaiana, mas do jeito que estão falando, acho que tanto faz pelo Uruguai ou por P.Iguazu - Posadas - Rosario ... rs, rs.
hrodrigues
08/10/2012, 12:38
fpandur, a passagem por Colonia del Sacramento não sai tanto do roteiro. Se vc for a Paysandu é só baixar mais 330 km, atravessar de buquebus para Buenos Aires e rodar mais 300 km estará em Azul. O problema é ter que pagar uns 200 a 250 dólares para a travessia (bodega+passageiros).
Ai é uma decisão sua: correr o risco, grande, de ter que dar uma propina pros policiais entrerrianos ou morrer com as doletas do buquebus.
Pra mim que sou aqui do sul do RS faço sempre esse caminho via Colonia.
Abraço
Netuno,
Além de dar a propina ainda se perde um bom tempo parado aguardando eles terminarem o "teatrinho". Acho isso pior ainda.
Abs
Helio
Amostardeiro
08/10/2012, 13:04
Helio
Eu não fui por Colonia, linda cidade, pelo preço do Buquebus meio "salgado" para duas pessoas e a vtr
+- R$ 300,00 em abril deste ano, quanto a viagem é muito boa e tranquila, dá para dar uma descansada da estrada.
Abs
PS: link do BQB http://www.buquebus.com/cache/HomeARG.html
Amostardeiro
08/10/2012, 13:25
Fpandur/ todos
Se a opção for por terra vai por Fray Bentos, o trajeto no terreno "inimigo" é menor.
Abs
Fpandur/ todos
Se a opção for por terra vai por Fray Bentos, o trajeto no terreno "inimigo" é menor.
Abs
Minha idéia era isso, percorrer o mínimo no território da mafia, por isso não quero entrar por Uruguaiana, pensei que por Paysandu já fosse mais tranquilo, mas se quiser arriscar menos, por Fray Bentos acho que é mesmo a melhor opção por terra.
sergioband83
08/10/2012, 14:23
Minha idéia era isso, percorrer o mínimo no território da mafia, por isso não quero entrar por Uruguaiana, pensei que por Paysandu já fosse mais tranquilo, mas se quiser arriscar menos, por Fray Bentos acho que é mesmo a melhor opção por terra.
fpandur,
Fui por Uruguaiana, na ida tranquilo, na volta houve tentativa de alguns guardas, mas como não havia nenhum motivo, inventaram um, a altura do parachoque, não adiantava dizer que estava mais baixo que qq caminhão, entao demos alguns trocados, algo como R$10,00 p/ cada policial eram 4. Não compensa nem discutir. Via Uruguai, vale os passeios em Colonia, mas se o objetivo é passar sem achaque, acho que não compensa, o custo É muito mais.
Sobre passaporte, tanto na Argentina como no Chile, dispensaram preenchimento de relatorios nas aduanas. Aliás no Chile é muito mais organizado e rápido.
Pessoal, transportar galão de combustível cheio na Argentina e Chile, é tranquilo ? Pode ir no bagageiro encima ? Para cruzar as fronteiras, tem que estar vazio ? A Xterra tem tanque com 70 lts, normalmente faz 10 Km/lt. Havia pensado inicialmente em levar 2 galões de 20 lts cada um, depois abaixei para 1 e agora já estou na dúvida inclusive se levo esse também ... rs, rs, estava pensando mais em uma eventual falta de combustível, li relatos bem "tenebrosos" dos últimos anos na Argentina, filas gigantes, falta de combustível e até briga na fila para conseguir abastecer ...
Amostardeiro
08/10/2012, 22:44
Pessoal, transportar galão de combustível cheio na Argentina e Chile, é tranquilo ? Pode ir no bagageiro encima ? Para cruzar as fronteiras, tem que estar vazio ? A Xterra tem tanque com 70 lts, normalmente faz 10 Km/lt. Havia pensado inicialmente em levar 2 galões de 20 lts cada um, depois abaixei para 1 e agora já estou na dúvida inclusive se levo esse também ... rs, rs, estava pensando mais em uma eventual falta de combustível, li relatos bem "tenebrosos" dos últimos anos na Argentina, filas gigantes, falta de combustível e até briga na fila para conseguir abastecer ...
Não tem problema levar combustível reserva, só não atravessa nas fronteiras com o galão cheio, acho que com 700 km de autonomia não vais ter problema, mas é bom prevenir, só como exemplo no Uruguay de Mello a Paysandu não há nenhum posto na beira da estrada são quase 500 km, a Cherokke quase me deixou na mão, a fdp bebe mais que odono.
Abs
NO - CT Santos/SP
08/10/2012, 23:00
fpandur
na viagem em dez/10 entramos no Uruguay em Santana do Livramento uma moleza e na Argentina em Paysandu tb moleza ... fomos parados com a alegação que o lider (troller) estava de farol apagado e o Niva com reboque proibido ...
Multaram sem pedir dinheiro ... fora isso não tivemos problemas com os policiais ...
Galão sempre viajei com ele cheio ... até atravessei uma vez a fronteira com ele cheio, mas não aconselho, isso os guardas chilenos perguntam qdo vê o galão ... foi esquecimento kkkk uma bolsa estava tampando ... e o guarda não perguntou ...
Se não fosse o problema de abastecimento, falaria que não precisa levar galão, tem muitos postos, é só abastecer sempre assim que chegar no meio do tanque ... mas hj a Argentina ta com problemas ou ao menos tava (to voltando do Peru e não li mais nada sobre a Argentina) ... no Peru levei e não usei o galão ... a XT é bem economica.
Dá vontade de voltar pra Ushuaya, alias mais pra Torre del Paine e El Calafate, lindos lugares kkk
abs
Beleza, vou tentar acompanhar as noticias da Argentina até o final do ano com relação a possível escassez de combustível, se estiver tudo OK acho que nem levarei o galão. Só confirmem para mim, ele pode ir fora do veículo, no bagageiro encima né ? Me lembro de ter lido em algum lugar na NET que teria que ir dentro do carro, obrigatoriamente, mas foi somente um relato que falaram isso, fiquei na dúvida. Então nada melhor que o relato de pessoas mais próximas aqui do Forum e que já estiveram por lá.
Amostardeiro
09/10/2012, 10:00
Beleza, vou tentar acompanhar as noticias da Argentina até o final do ano com relação a possível escassez de combustível, se estiver tudo OK acho que nem levarei o galão. Só confirmem para mim, ele pode ir fora do veículo, no bagageiro encima né ? Me lembro de ter lido em algum lugar na NET que teria que ir dentro do carro, obrigatoriamente, mas foi somente um relato que falaram isso, fiquei na dúvida. Então nada melhor que o relato de pessoas mais próximas aqui do Forum e que já estiveram por lá.
Fpandur
Levei 2 galões no bagageiro da bebum e ninguém me parou por causa deles, vide foto..
374361
Abs
PS: Lembrei agora, os FDP da policia de Entre Rios me "multaram" por causa dos roletes do guincho, segundo eles qualquer coisa que sobressaia do carro e não seja original, tipo suporte de estepe da Pajero, é proibido, multa de 650,00 pesos argentinos !!!
beleza Amostardeiro, grato pela confirmação. :concordo:
Passando para assinar ...
Estou indo para Ushuaia no final de dez/12, provavelmente entre 26 e 28, dependendo dos companheiros ...
Também pretendo sair pelo Uruguai (em Santana do Livramento) e que Deus nos livre mesmo desses pilantras!!! rsrsrs
Se for comboio é melhor. Parou 1, param todos e esperam...
Abraço!
Finalizei um roteiro, coloco para apreciação dos colegas, os números na frente são os dias (não datas). O tempo indicado em cada trecho é somente de estrada, segundo estimativa do Mapear. No Google tem trechos que dá uma diferença de até 2 horas a mais para um mesmo trecho, não sei em qual acreditar, se no Mapear ou no Google.... rs, rs :
01: Pres. Prudente – S. Borja/RS: 1200 Km
02: S. Borja/RS – Bella Union (UR) – Paysandu ou Fray Bentos (UR) - Zarate/AR : 750 Km
03: Zarate/AR – Medanos : 760 Km
04: Medanos – P. Madryn: 650 Km
05: Passeio Peninsula Valdes: 400 Km
06: P. Madryn – Pinguineira unta Tombo – Caleta Olivia: 640 Km
07: Caleta Olivia – Bosque Petrificado – P. San Julian: 485 Km
08: P. San Julian – Parque Monte Leon – Rio Galegos: 400 Km
09: Rio Galegos – Ushuaia: 570 Km
10: Ushuaia: passeio barco + Glaciar Martial
11: Ushuaia: Parque Terra do Fogo: passeio carro + trekking
12: Ushuaia: manhã livre + passeio 4x4 no Lago Escondido/Fagnano
13: Ushuaia – P. Natales: 760 Km
14: P. Natales – Parque Torres Del Paine: 85 Km, 1:30 Hrs
Passeio carro Parque
15: Trekking até as Torres
16: Torres Del Paine – El Calafate: 290 Km, 5 Hrs
Visita às passarelas do Parque Glaciar a tarde
17: El Calafate: passeio barco Todos Glaciares
18: El Calafate: caminhada na geleira
19: El Calafate – El Chaten - Laguna Del Disierto: 250 Km, 4 Hrs
Laguna - Gobernador Gregores: 330 Km, 05 Hrs
20: Gobernador Gregores – Bajos Caracoles: 227 Km, 3:30 Hrs
Bajo Caracoles – Cueva las Manos - Bajo Caracoles: 85 Km, 2 Hrs (ida e volta)
Bajo Caracoles (saída 14 Hrs) – Cochrane (Paso Robalos): 190 Km, 3:20 Hrs
21: Cochrane (saida 6 Hrs) – Caleta Tortel: 130 Km, 2:20 Hrs
Caleta Tortel – P. Yungai: 43 Km, 43 min
Balsa das 12 Hrs até Rio Bravo: 50 min.
Rio Bravo – O´Higgins: 88 Km, 1:30 Hr
O´Higgins – final carretera: 30 Km, 30 min (ida e volta)
O´Higgins – Rio Bravo: 88 Km, 1:30 Hrs
Balsa 19 Hrs até P. Yungai: 50 min.
P. Yungai – Cochrane: 130 Km, 2:20 Hrs (chega 22 Hrs)
22: Cochrane – P. Tranquilo: 114K, 2 Hrs.
Passeio barco
Depois almoço: Ruta dos Glaciares : 105 Km ida/volta (2 hrs), trekking mirador (30 min)
P. Tranquilo – Reserva Nacional Serro Castillo (camping Laguna Chiguay) : 160 Km, 02:30 Hs
23: Laguna Chiguay - Coyahique: 60 Km, 40 min.
Trocar óleo, passeio pela cidade, museu
Depois almoço: Coyahique - Reserva Nacional Coyahique: 5 Km,
Acampar no Parque
24: Reserva Nacional Coyahique - Reserva Rio Simpson - P. Queulat: 210 Km, 3 Hrs
Montar camping no Parque e fazer trekking Ventisqueiro Colgante
25: P. Queulat – La Junta – V. Sta. Lucia – Futaleufu - Pque. los Alerces /AR: 300 Km, 5 hrs
Se sair cedo de Queulat, pode-se ir até Chaiten e ver a cidade coberta cinza (150 Km, 2 hrs, ida/volta). Ou então ir direto para los Alerces e fazer algum trekking no parque.
Se fizer mais alguma trilha pela manhã em Queulat, sai depois almoço e vai direto para los Alerces, chegando no final da tarde.
26: Pque. Los Alerces – El Bolson – Bariloche: 240 Km, 3:10 Hrs
Passeios de carro nos arredores Bariloche
27: Bariloche - V. La Angostura - S. Martin de Los Andes: 204 Km, 2:40 Hrs
Passeios de carro em La Angostura e S. M. Los Andes
28: S. Martin – Sta. Rosa: 960 Km
29: Sta. Rosa – Concordia: 955 Km
30: Concordia – S. Miguel do Oeste/SC: 910 Km
31: S. Miguel do Oeste – Pres. Prudente: 700 Km
Tenho dúvidas se conseguirei manter o planejado em 3 dias específicos:
9º dia, Rio Gallegos - Ushuaia: dá para fazer ou terei que contar com muita sorte nas aduanas para dar tempo ?
13º dia, Ushuaia – P. Natales: 760 Km: distância maior ainda, mas tem apenas 2 aduanas (saida Argentina, entrada no Chile). Não tenho interesse em ir para Punta Arenas, se não der tempo de chegar em P. Natales alguém sabe se tem alguma cidadezinha no meio do caminho apenas para pernoite ?
21º dia, Cochrane - O´Higgins - Cochrane: estou contando que consiga embarcar nos horários das balsas que está no planejamento, se a fila estiver cheia e não conseguir embarcar danou-se tudo, principalmente a volta das 19 Hrs. Se perder essa balsa, tem que voltar para O´Higgins e dormir lá. Detalhe: toda a tralha e bagagem estará em Cochrane .. rs, rs,
Do restante acho que é possível fazer conforme o planejamento. Tenho algumas (poucas) gordurinhas para queimar no roteiro, caso precise posso tirar a ida a O´Higgins, a Laguna del Deserto (El Chalten), a Reserva Nacional Coyahique. Claro que se precisar tirar mais alguma coisa em função de algum imprevisto maior na viagem, será feito, mas não gostaria de cortar além desses já citados.
Um último detalhe: optei por chegar a Cochrane pelo Paso Robalos, ao invés de entrar por Chile Chico. É muito mais perto (190 contra 380 Km) e estrada mais "selvagem" segundo relatos que li, mas estarei perdendo praticamente todo o contorno do Lago Buenos Aires/General Carrera. Por questão de paisagem, estarei perdendo muito se não fôr por Chile Chico ?
Esse dia 21 nem pensar, pode colocar 2 dias aí.
Sobre os mapas, o Google é meio doidão mesmo, vai pelo Mapear que não tem erro.
Na Carretera também usei o Conosur (GPS de Argentina y del ConoSur (http://www.gps.com.ar)) como complementar.
Abraços
Fernando Lages
15/10/2012, 19:23
Fpandur, meu roteiro é praticamente igual ao seu, com poucas diferenças. A maior delas é que o nosso tempo é bem menor, a princípio seriam 24 dias - por mim seriam mais, mas outros do grupo tem problemas para sair por mais tempo. E ainda querem diminuir pra 23, 22 dias :parede:
Acho que de Rio Gallegos até Ushuaia é viável, pelo menos nos relatos que li muita gente fez direto. Mas de Ushuaia para Puerto Natales já é mais puxado, embora também ache que não seja impossível, acho que umas 2 horas a mais somente. Pelo menos também é o que nós queremos fazer, evitar perder um dia em Punta Arenas, que serviria só para dormir.
Meu grupo vai sair de Porto Alegre dia 21/dezembro, de repente a gente se encontra no caminho de ida - na volta não deve dar, do jeito que meus amigos estão com pouco tempo, daqui a pouco vira um rali :roll:
Abraço
jeisonk, grato pela indicação do Conosur, vou baixar e abrir no MapSource para dar uma olhada. Tenho também uma versão do Viajeros, mas a do Mapear é muito mais completo.
Sobre O´Higgins, veja o que eu havia pensado:
Cochrane (sai 6 Hrs) – Caleta Tortel (chega 08:30): 130 Km, 2:20 Hrs
Caleta Tortel (sai 09:30) – P. Yungai (chega 10:30): 43 Km, 43 min
Balsa 12 Hrs até Rio Bravo: 50 min.
Rio Bravo (sai 13 Hrs) – O´Higgins (chega 14:30): 88 Km, 1:30 Hr
O´Higgins – final carretera: 30 Km, 30 min (ida e volta)
O´Higgins (sai 16 Hrs) – Rio Bravo (chega 17:30 Hrs)
Balsa 19 Hrs
P. Yungai (sai 20 HRs) – Cochrane (chega 22:30 Hrs): 130 Km, 2:20 Hrs
Acha que nesse esquema bate-volta não dá ? :pensativo: Sei que provavelmente vão dizer que não vou aproveitar o passeio nesse dia, que vai ser rallye e tals, mas seria só para aproveitar que estou na região e dar uma espiadinha no final da Carretera ... :mrgreen:
E os outros dias mais apertados, acha que dá (principalmente Ushuaia - P. Natales) ?
Esse dia 21 nem pensar, pode colocar 2 dias aí.
Sobre os mapas, o Google é meio doidão mesmo, vai pelo Mapear que não tem erro.
Na Carretera também usei o Conosur (GPS de Argentina y del ConoSur (http://www.gps.com.ar)) como complementar.
Abraços
Fernando Lages, acho que Rio Gallegos - Ushuaia depende muito do movimento das aduanas, li vários relatos de gente que conseguiu fazer num dia, outros tiveram que parar em Rio Grande ou Toulhin. Minha preocupação é que deverei fazer esse trecho em 29/12, o movimento deverá estar grande por lá. Mas realmente estou bem mais preocupado com Ushuaia - P.Natales. No mapa aparece uns vilarejos pelo caminho, mas difícil saber se terá local para uma pernoite (camping, hostel, hotel, pensão, etc)
A idéia inicial minha é sair 21/12 também, mas estou mais de 1000 Km "acima" do ponto de onde vocês irão sair. Mas não é improvável que nos cruzemos no caminho. E deve ter mais gente do Forum pela região nessa época também, seria legal cruzar com esse povo todo no caminho, nem que seja para 15 min. de prosa e troca de informações ... rs, rs, rs
Fpandur, meu roteiro é praticamente igual ao seu, com poucas diferenças. A maior delas é que o nosso tempo é bem menor, a princípio seriam 24 dias - por mim seriam mais, mas outros do grupo tem problemas para sair por mais tempo. E ainda querem diminuir pra 23, 22 dias :parede:
Acho que de Rio Gallegos até Ushuaia é viável, pelo menos nos relatos que li muita gente fez direto. Mas de Ushuaia para Puerto Natales já é mais puxado, embora também ache que não seja impossível, acho que umas 2 horas a mais somente. Pelo menos também é o que nós queremos fazer, evitar perder um dia em Punta Arenas, que serviria só para dormir.
Meu grupo vai sair de Porto Alegre dia 21/dezembro, de repente a gente se encontra no caminho de ida - na volta não deve dar, do jeito que meus amigos estão com pouco tempo, daqui a pouco vira um rali :roll:
Abraço
fpandur, em fevereiro 2010 fiz Ushuaia até Puerto San Julian, 965 km em 12 hs, portanto não vejo problema em vc fazer R. Gallegos-Ushuaia em um dia de viagem, a não ser que pegue um super congestionamento nas aduanas.
Na mesma época fiz P. Natales à Ushuaia tb um dia de viagem tranquilo. E olha que viajo em velocidade cruzeiro de 110/120 km/h e paro mtas vezes pra curtir as paisagens.
O problema que vejo no seu roteiro, e o jeisonk já falou aí, é que vc está planejando uma média acima da possível e recomendável na Carretera. Se quiser mesmo curtir, nem que seja de leve, a Carretera, pode calcular aí uma média geral, contando com as paradas obrigatórias, para apreciar as paisagens, de no máximo 40 a 45 km/h.
Portanto, nos dias 20 e 21 é bom vc dar uma repensada e talvez fazer este trecho em mais um ou dois dias.
No dia 25, P. Queulat até P.N. los Alerces, é muito puxado fazer esses 300 km em 5 hs. A paisagem é linda e vc não vai resistir e terá que dar umas paradinhas para apreciar toda a beleza que se descortinará aos seus olhos.
Sair de tão longe e não curtir esses lugares, foi pra mim um motivo para eu estar retornando agora em novembro. Quero passar pelo menos 15 dias na Carretera e não vou baixar até Ushuaia dessa vez.
Bem fpandur, vc pediu e aí estão minhas sugestões, mas vc é dono de seu roteiro e desejo que consigas realizá-lo da melhor maneira que caiba dentro de seu tempo disponível. O que vale mesmo é botar a rodar essa viatura e curtir muito a Patagonia.
Abraço
netuno, no dia 25 terei o dia todo para ir de Queulat ao Parque los Alerces, a indicação de 5 hrs é o tempo que o Mapear indicou para fazer esse trajeto. Só não terei o dia todo caso resolva fazer mais algum trekking pela manhã em Queulat, mas acho pouco provável, o mais certo é que sai pela manhã mesmo de Queulat. Uma coisa que esqueci de comentar: em 2013 quero ir para NOA + Atacama e em 2014, fazer uma nova viagem a região da Carretera, dessa vez vindo de P. Montt, passando um pouco mais de tempo na região dos 7 lagos e alguns dias em El Chalten, para fazer trekking na região. Dessa feita não pretendo descer até Ushuaia, assim como você irá fazer nessa viagem de agora. Claro que tudo são apenas idéias, nem fiz a 1ª viagem ainda para a região ... rs, rs, rs, Agradeço pelas sugestões e informações :concordo:
Fernando Lages
16/10/2012, 12:22
Fpandur, aproveitando que vc citou o NOA. Outro dia estava lendo o forum clubnissanarg.com.ar, e tinha um monte de tópicos dos caras indo pro tal NOA. Que diabos é esse NOA? :pensativo:
Que diabos é esse NOA?
NOA = NOroeste Argentino :concordo:
Lugar fantástico, dá um banho na região do Atacama.
Abraços
E os outros dias mais apertados, acha que dá (principalmente Ushuaia - P. Natales) ?
Agora que vi a pergunta :oops:
Ushuaia - Puerto Natales num dia dá sim, saindo bem cedinho chegará antes de escurecer, claro que depende das aduanas.
Fiz isso com o Trolha, em 2007, aqui tem o link: http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=378
Abraços
OK jeisonk, espero ter alguma sorte nas aduanas então, pretendo estar na 1ª próximo ao horário que abrirem, li em algum lugar que é 08 ou 08:30 Hrs (irei confirmar ainda essa informação).
A respeito do trecho abaixo, alguém poderia comentar algo, por favor :
optei por chegar a Cochrane pelo Paso Robalos, ao invés de entrar por Chile Chico. É muito mais perto (190 contra 380 Km) e estrada mais "selvagem" segundo relatos que li, mas estarei perdendo praticamente todo o contorno do Lago Buenos Aires/General Carrera. Por questão de paisagem, estarei perdendo muito se não fôr por Chile Chico ?
Eu não conheço o contorno do Lago, nunca passei por Chile Chico.
Mas dizem ser fantástico o caminho.
Vi algumas fotos somente.
Abraços
Beleza jeisonk, realmente estou nessa dúvida, vamos ver se aparece alguém para relatar algo que ajude a decidir se cruzo pelo Paso Robalos ou por Chile Chico.
Para quem conhece Coyahique: a previsão é fazer a troca de óleo lá, acham que é uma boa ? Minha outra opção seria fazer a troca em Bariloche ou S. Martin de Los Andes. A Nissan Xterra utiliza motor MWM 2.8, no meu caso a versão mecânica, e os filtros de combustível e óleo são os mesmos da S-10, Frontier e Troller. Será que preciso levar esses filtros para a troca ou consigo encontrar fácil, mesmo no Chile ? Na Argentina presumo que seja relativamente fácil encontrar, pois venderam Xterra, Frontier e S-10 por lá também, a dúvida maior é com relação ao Chile.
hrodrigues
25/10/2012, 18:17
Beleza jeisonk, realmente estou nessa dúvida, vamos ver se aparece alguém para relatar algo que ajude a decidir se cruzo pelo Paso Robalos ou por Chile Chico.
Para quem conhece Coyahique: a previsão é fazer a troca de óleo lá, acham que é uma boa ? Minha outra opção seria fazer a troca em Bariloche ou S. Martin de Los Andes. A Nissan Xterra utiliza motor MWM 2.8, no meu caso a versão mecânica, e os filtros de combustível e óleo são os mesmos da S-10, Frontier e Troller. Será que preciso levar esses filtros para a troca ou consigo encontrar fácil, mesmo no Chile ? Na Argentina presumo que seja relativamente fácil encontrar, pois venderam Xterra, Frontier e S-10 por lá também, a dúvida maior é com relação ao Chile.
Em Coyhaique não faltará lugar para trocar. Em Bariloche também. Aconselho a levar tudo daqui óleo, filtros etc. Esse ano mesmo, em Bariloche, fui trocar e não tinham o óleo e filtros. Usaram os meus e só me cobraram a mão de obra.
Em outra troca em Ushuaia, na autorizada Mit, também não tinham o óleo e filtros. Usaram os que levei e também só cobraram a mão de obra.
Helio
Em Coyhaique não faltará lugar para trocar. Em Bariloche também. Aconselho a levar tudo daqui óleo, filtros etc. Esse ano mesmo, em Bariloche, fui trocar e não tinham o óleo e filtros. Usaram os meus e só me cobraram a mão de obra.
Em outra troca em Ushuaia, na autorizada Mit, também não tinham o óleo e filtros. Usaram os que levei e também só cobraram a mão de obra.
Helio
Obrigado por seu relato. Levar filtros é até fácil, agora, levar 8 lts de óleo vai ser dose, pois a viatura já vai lotada ! rs, rs, rs Mesmo no bagageiro de teto já vai estepe adicional, galão de combustível (se eu me decidir por levar), barraca, e mais alguma coisa que com certeza terei para pôr encima. Achei que óleo não fosse problema, que encontrasse em postos de combustível na cidade, como aqui no Brasil. Não uso óleo sintético, sempre coloco o TopTurbo da BR Petrobras.
hrodrigues
25/10/2012, 18:33
Obrigado por seu relato. Levar filtros é até fácil, agora, levar 8 lts de óleo vai ser dose, pois a viatura já vai lotada ! rs, rs, rs Mesmo no bagageiro de teto já vai estepe adicional, galão de combustível (se eu me decidir por levar), barraca, e mais alguma coisa que com certeza terei para pôr encima. Achei que óleo não fosse problema, que encontrasse em postos de combustível na cidade, como aqui no Brasil. Não uso óleo sintético, sempre coloco o TopTurbo da BR Petrobras.
Óleo tem. Não tinham o que eu usava mas, tinham outra marca com a mesma especificação.
Só que prefiro manter o meu.
Entendi hrodrigues, não vou então me preocupar muito com o óleo, mas vou ver se levo os filtros daqui para garantir.
Passando para acompanhar, aprender e torcer.
Pretendo ir em 2013, estou comprando capota de fibra e barraca de teto.
Poderia me passar as indicações de camping que o gmilani te passou?
Espero que dê tudo certo contigo e tua família e abra um tópico depois nos relatos para acompanharmos, se for possível.
Abraço.
Zani, agradeço ! Os campings que ele me passou foram:
Ushuaia: Rio Pipo
V. Angostura: Unquehue
P. Madryn: Camping do ACA (Automovel Clube Argentino)
Em Ushuaia também encontrei o Camping do Lago Roca (fica dentro do Parque), encontrei relatos falando bem e mal desse camping. Outro que encontrei foi o Camping la Pista del Andino, vários relatos bons a respeito desse, mas pelo que vi nas fotos fica num local alto e com poucas árvores ao redor, ou seja, deve ventar e muito lá ! rs, rs, como estarei com uma barraca alta, vou dar preferência a um local com maior proteção de árvores, devo ficar no indicado pelo gmilani mesmo, no Rio Pipo, inclusive já confirmei por email com eles as tarifas para a temporada deste ano. Estava previsto ficar 1 noite nesse de V. Angostura mas acabei mudando um pouco o planejamento do roteiro e devo acampar em Bariloche e de lá seguir para S. Martin de Los Andes, apenas passando por V. Angostura. Para os outros locais que irei pernoitar ainda preciso pesquisar, pretendo fazer isso durante o mês de Novembro agora. Mas já está previsto alguns acampamentos em Parques Nacionais, tanto no Chile como na Argentina.
Zani, agradeço ! Os campings que ele me passou foram:
Ushuaia: Rio Pipo
V. Angostura: Unquehue
P. Madryn: Camping do ACA (Automovel Clube Argentino)
Em Ushuaia também encontrei o Camping do Lago Roca (fica dentro do Parque), encontrei relatos falando bem e mal desse camping. Outro que encontrei foi o Camping la Pista del Andino, vários relatos bons a respeito desse, mas pelo que vi nas fotos fica num local alto e com poucas árvores ao redor, ou seja, deve ventar e muito lá ! rs, rs, como estarei com uma barraca alta, vou dar preferência a um local com maior proteção de árvores, devo ficar no indicado pelo gmilani mesmo, no Rio Pipo, inclusive já confirmei por email com eles as tarifas para a temporada deste ano. Estava previsto ficar 1 noite nesse de V. Angostura mas acabei mudando um pouco o planejamento do roteiro e devo acampar em Bariloche e de lá seguir para S. Martin de Los Andes, apenas passando por V. Angostura. Para os outros locais que irei pernoitar ainda preciso pesquisar, pretendo fazer isso durante o mês de Novembro agora. Mas já está previsto alguns acampamentos em Parques Nacionais, tanto no Chile como na Argentina.
Opa... to por qui tbm... Estes camping's que estao acima, EU fui e recomendo, todos tem uma infra bem legal, com destaque pro UNQUEUÉ em Villa angustura (foi o melhor da viagem), nao que tenha atrativos no camping, mas as condiçoes do piso de grama, a sombra das arvores, mercado encostado e principamlente BANHEIROSSSSS de qualidade, nao se arrependerá deste!!!
Em ushuaia o rio pipo é bom, AGUA MUITO QUENTE no banheiro, salao grande aquecido (é um galpao bem grande onde todo mundo fica conversando, comendo, é todo fechado, tipo um restarante, tem fogoes coletivos, geladeira coletiva, tudo free (incluido). A area de camping é grande e bem protegida (muitas arvores), e o rio pipo (rio mesmo), passa dentro do camping, Nao posso falar de outros em ushuaia, nao fui!!! Tem tbm dentro do parque nacional um camping que julguei bom, nao lembro o nome, mas o Fpandur, achou ele, eu fui tomar um chocolate quente, vi a area, é legal tbm, mas fica bem afastado da cidade, tinha banheiro bons, lanche/restaurante, mas fica longe da infra da cidade e dos atrativos... apesar que o parque nacional é um baita de um atrativo!!
Se passarem por bahia blanca tem um camping MUITO, mas MUITOOOOOO bom chama-se camping americano http://www.campingamericano.com.ar (http://www.campingamericano.com.ar/) eu entrei, iria ficar uns dois dias, mas como era epoca de alta temporada, eles exigiam um minimo de 4 noites.... deixei quieto e segui en frente, visto que estava com pressa de chegar no BR... MAS se vc esta com um tempinho livre É O LUGAR!!!! perfeito, grande, limpo, com atrativos variados, praia, sauna, piscina, quadra de tenis, etc, etc, etc.. nao é baratinho, mas compensa, cada barraca tem um local delimitado, com churrasqueira, e alguns com pia propria!!! bem arborizado, nao fiquei , mas conheci e recomendo!!!!
qq coisa estamos por aqui!!!!
Amigos fpandur e gmilani muito obrigado pelas dicas, tudo anotadinho já, e vamos nessa.
Abraço.
Scarabelli
29/10/2012, 09:43
Passando para assinar e desejar boa sorte. Vou em novembro de 2013.
Abraço.
Beleza Scarabelli, vamos trocando informações, assim ajuda a todos que irão para aquela região. :concordo:
gmilani, que bela dica esse camping em Bahia Blanca heim ? O problema é entrar lá e ter de sair no dia seguinte, vai dar vontade de ficar uns 2 ou 3 dias por lá .... rs, rs, rs,rs
francaclayton
02/11/2012, 12:58
Passando para assinar e desejar boa sorte. Vou em novembro de 2013.
Abraço.
Ola amigo, quando de novembro vc vai?
Saio de Goinaia dia 15/12 quero passar natal nas redondesas de Bariloche..
Vamos falando
[]
Olá,
tenho interesse na viagem e saida 21/12 seria perfeita. Problema é o carro. Já fui até Santiago com um Scenic inclusive fazendo caminhos alternativos em ripio e nao tive problemas ( 7500 Km ). Ja aluguei carro simples em Santiago e fui para o Sul chegando até a Chiloé ( 3600 Km ).. mas para Ushuaia tenho dúvidas devido combustível (gasolina ) e carro sem ser 4x4..
Já vi relatos de um pessoal que foi com um peugeot sem problemas..
Estou vendo se troco de carro com este objetivo. Vou acompanhar aqui e por favor me informem o que ja está confirmado
elvise.bresciani@gmail.com
Sds
Elvise
liacardenaz
06/11/2012, 14:05
Olá pessoal!
Eu, meu marido, e mais 2 amigos iremos para o Ushuaia no fim do ano também, e como sou a única mulher do grupo, sobrou pra mim ir atrás das informações né! hahahah Esses homens viu...
Bom, minha pergunta é a seguinte, eu preciso pagar o Buquebus para o carro e para mais 4 pessoas, ou o fato de ir de carro dá direito a algum passageiro? Não achei nada disso, mas meu marido diz que uma vez viu que dava direito a duas pessoas...
Obrigada!
francaclayton
06/11/2012, 15:37
Olá pessoal!
Eu, meu marido, e mais 2 amigos iremos para o Ushuaia no fim do ano também, e como sou a única mulher do grupo, sobrou pra mim ir atrás das informações né! hahahah Esses homens viu...
Bom, minha pergunta é a seguinte, eu preciso pagar o Buquebus para o carro e para mais 4 pessoas, ou o fato de ir de carro dá direito a algum passageiro? Não achei nada disso, mas meu marido diz que uma vez viu que dava direito a duas pessoas...
Obrigada!
Ola Li boa tarde...
Infelismente nao tenho condições de dar inforamções a esse assuinto mas conheço duas pessoas aqui do forum que são catedraticas quando se fala em viajens pela america do sul são eles o Jeisonk e o Ramalho... localize eles e mande mensagem em PV que eles lhe ajudarão... Aqui no forum voce encontrara respostas às suas dúvidas, pois tem muita gente boa e com espirito de partilhar as inforamções....
Eu e minha famila (mulher e dosi filhos) estamos saindo de Goiania em meiados de dezembro rumo a Ushuaia... quem sabe ns encontraremos por ai..
Boa sorte
liacardenaz
06/11/2012, 15:52
Ola Li boa tarde...
Infelismente nao tenho condições de dar inforamções a esse assuinto mas conheço duas pessoas aqui do forum que são catedraticas quando se fala em viajens pela america do sul são eles o Jeisonk e o Ramalho... localize eles e mande mensagem em PV que eles lhe ajudarão... Aqui no forum voce encontrara respostas às suas dúvidas, pois tem muita gente boa e com espirito de partilhar as inforamções....
Eu e minha famila (mulher e dosi filhos) estamos saindo de Goiania em meiados de dezembro rumo a Ushuaia... quem sabe ns encontraremos por ai..
Boa sorte
Oi! Muito obrigada, vou procurar a informação com eles.
Provavelmente nos encontraremos sim! Chegaremos no Ushuaia dia 03 de janeiro, se tudo der certo! :)
Lia / Clayton
Talvez o Ramalho ou mais alguém saiba dessa info, eu nunca fui pelo Buquebus, não gosto de cidade grande (sou meio bicho do mato), sempre evitei passar por Buenos Aires.
Sorte no planejamento
Abraços
hrodrigues
06/11/2012, 16:36
Olá pessoal!
Obrigada!
Lia,
Paga pelo carro e também pelos passageiros.
Dica: quanto antes comprar, mais barato.
Abs
Helio
liacardenaz
06/11/2012, 18:18
Lia,
Paga pelo carro e também pelos passageiros.
Dica: quanto antes comprar, mais barato.
Abs
Helio
Opa! Obrigada a todos... acabei não mandando a mensagem privada pq não participo muito de fóruns e não encontrei onde enviar! kkkkkk E olha que sou programadora... kkkkkkkkkkk
Bom, mas é meio o que eu pensava mesmo, paga-se por tudo e todos... Vou comprar ainda essa semana!
Obrigada!!!
... acabei não mandando a mensagem privada pq não participo muito de fóruns e não encontrei onde enviar
É só clicar em cima do nome (nick) de quem pretende mandar uma mensagem, abrirá uma janela com as opções. Clique em "mensagem particular"
Isso se você habilitou o recurso ao se cadastrar, caso contrário vá em "Painel de Controle" -> "Configurações do Fórum" e habilite.
Precisando de algo estamos às ordens.
Abs
geovanih
06/11/2012, 19:25
É só clicar em cima do nome (nick) de quem pretende mandar uma mensagem, abrirá uma janela com as opções. Clique em "mensagem particular"
Isso se você habilitou o recurso ao se cadastrar, caso contrário vá em "Painel de Controle" -> "Configurações do Fórum" e habilite.
Precisando de algo estamos às ordens.
Abs
Acho que precisa um número mínimo de post, 50 acho, para ter direito a MP.
Acho que precisa um número mínimo de post, 50 acho, para ter direito a MP.
Positivo, esqueci desse detalhe :oops:
Valeu pela correção
Abraços
liacardenaz, não vou usar o Buquebus, mas o colega Amostardeiro postou o link da empresa no inicio deste tópico aqui mesmo:
http://www.buquebus.com/cache/HomeARG.html
Talvez o Ramalho ou mais alguém saiba dessa info, eu nunca fui pelo Buquebus, não gosto de cidade grande (sou meio bicho do mato) ...
X2 !!! :concordo:
Algumas duvidas com relação ao veículo, quem puder opinar, agradeço mais uma vez:
1) tenho instalado um jogo de 4 faróis auxiliares no bagageiro da Xterra. O suporte desses faróis é removível é só coloco quando viajo ou vou fazer alguma trilha. Há 2 tomadas de conexão que sempre deixo desligado e só ligo quando vou usar os faróis, dessa forma evito problemas com os "homi", pois 1 par de faróis tem a capa plástica original deles e outros 2 são mais baratinhos e não tem a capa. Gostaria de saber se posso manter o mesmo esquema no Chile/Argentina/Uruguai, ou seja, andar com 2 deles sem capa e 2 com capa, mas todos desconectados.
2) tenho um engate traseiro removível, pelo que andei lendo só tirar o engate não adianta, pois o suporte passa do parachoque traseiro. Então vou tirar o suporte para não ter problemas. Na dianteira troquei o parachoque original por um de ferro customizado, o guincho fica totalmente embutido e só fica para fora o gancho e os 2 olhais de ancoragem. Já pensando na viagem, instalei uma saída de cabo de guincho sem roletes, vejam a foto abaixo. Pergunta: será que terei problemas com esses olhais e com o cabo para fora ? se for o caso, o cabo é fácil de resolver, dá para soltar o gancho e deixar o cabo enrolado no guincho embutido, mas os olhais não tem o que fazer. Saliento que gostaria de levar o guincho, pois pretendo dar uma passeada no roteiro 4x4 do Lago Fagnano, em Ushuaia.
http://i4.photobucket.com/albums/y147/fpandur/VEICULOS/PC-XT.jpg
Eu andava pela AR e CH com a frente (guincho embutido, bocal pequeno, etc) exatamente da mesma maneira, nunca me incomodaram.
Abraços
OK jeisonk, pela sua experiência então não preciso deixar o cabo enrolado no guincho, sem estar com o gancho para fora, presumo. Espero que os "puliça" argentinos não queiram me incomodar por conta dos olhais de ancoragem ... Sobre os faróis, aguardo opiniões dos demais colegas, grato.
Amostardeiro
08/11/2012, 15:16
OK jeisonk, pela sua experiência então não preciso deixar o cabo enrolado no guincho, sem estar com o gancho para fora, presumo. Espero que os "puliça" argentinos não queiram me incomodar por conta dos olhais de ancoragem ... Sobre os faróis, aguardo opiniões dos demais colegas, grato.
fpandur/ All
Em abril passado os "chorros" da policia de Entre Rios me "morderam" por causa dos roletes do guincho, segundo os fdp nada pode sobressair do limite original da vtr, na volta tirei o bocal para evitar novo atraque, conversando com os hermanos fica claro que a lei sobre o assunto dá margem para várias interpretações, por isso te aconselho a recolher o gancho; quanto aos faróis acho que com eles cobertos não tem problema, inclusive vi muitas vtrs assim na minha viagem.
Sds
Tirar o cabo do guincho, pelo menos até passar pelo "covil" de EntreRios, é simples, tomara que não me encham por conta dos olhais de ancoragem. Sobre os faróis, só tenho capa para 2 deles, por isso que sempro ando com eles desligados na tomada de conexão que fica no rack. Pelo seu relato, vou tentar providenciar a capa para os outros 2 e mesmo assim, andar com eles desligados da conexão, só ligando a noite quando necessário.
fpandur/ All
Em abril passado os "chorros" da policia de Entre Rios me "morderam" por causa dos roletes do guincho, segundo os fdp nada pode sobressair do limite original da vtr, na volta tirei o bocal para evitar novo atraque, conversando com os hermanos fica claro que a lei sobre o assunto dá margem para várias interpretações, por isso te aconselho a recolher o gancho; quanto aos faróis acho que com eles cobertos não tem problema, inclusive vi muitas vtrs assim na minha viagem.
Sds
Fpandur
Levei 2 galões no bagageiro da bebum e ninguém me parou por causa deles, vide foto..
374361
Abs
PS: Lembrei agora, os FDP da policia de Entre Rios me "multaram" por causa dos roletes do guincho, segundo eles qualquer coisa que sobressaia do carro e não seja original, tipo suporte de estepe da Pajero, é proibido, multa de 650,00 pesos argentinos !!!
Boa tarde.
Vou cruzar uma parte da Argentina.
Em maio de 2013 vamos sair de manaus com tres viaturas.
Dois troller e uma L200 sanava.
Manaus-AM; Porto Velho-RO; Rio Branco-AC; Cuzco-PE; Puno-PE; São Pedro do Atacama-CH; Salta-AR; Foz do Iguaçu-BR.
Todos tem guincho e quebra mato.
Sera que teremos problema com os guardas corruptos?????
Obrigado
Agricio Dias
Manaus-AM
Vai ser minha 1ª viagem pela Argentina e Chile, mas pelo que eu pude pesquisar e das opiniões dos colegas aqui neste tópico e em outros semelhantes, poderá sim ter problemas com os guinchos para fora e também o quebra-mato, principalmente nas províncias de EntreRios, Corrientes e Missiones, você passará pelas 2 últimas na volta para chegar em Foz. Veja que no meu caso, que tenho o guincho embutido e sem quebra-mato, já estou preocupado, que dirá com tudo à mostra, como parece ser o caso de vocês. Claro que se tiver um pouco de sorte poderá passar ileso, mas acredito que se não quiser dar chance ao azar, ideal seria ir sem. Como eu disse antes, opinião de quem ainda não esteve por lá, mas em função do que já li a respeito do assunto.
Boa tarde.
Vou cruzar uma parte da Argentina.
Em maio de 2013 vamos sair de manaus com tres viaturas.
Dois troller e uma L200 sanava.
Manaus-AM; Porto Velho-RO; Rio Branco-AC; Cuzco-PE; Puno-PE; São Pedro do Atacama-CH; Salta-AR; Foz do Iguaçu-BR.
Todos tem guincho e quebra mato.
Sera que teremos problema com os guardas corruptos?????
Obrigado
Agricio Dias
Manaus-AM
Fernando Lages
08/11/2012, 21:11
No meu grupo irão 5 veículos - um deu baixa, está fazendo o motor - sendo que uma tem o guincho embutido mas com aquele bocal/com suporte para placa que sobressai mais de um palmo do parachoque, e outros 3 (eu inclusive) tem o parachoque caracteristico das Pathfinder mais antigas.
Eu ainda estou na dúvida se vou com ele aproveitando para prender protetores contra o rípio, ou se deixo ele em casa (até está desmontado pois estava consertando). Ou seja, se encaro a multa e protejo os faróis, ou se arrisco os faróis e me livro da multa - isso se eu voltando com um farol quebrado não levar uma multa. :pensativo:
Vai ser minha 1ª viagem pela Argentina e Chile, mas pelo que eu pude pesquisar e das opiniões dos colegas aqui neste tópico e em outros semelhantes, poderá sim ter problemas com os guinchos para fora e também o quebra-mato, principalmente nas províncias de EntreRios, Corrientes e Missiones, você passará pelas 2 últimas na volta para chegar em Foz. Veja que no meu caso, que tenho o guincho embutido e sem quebra-mato, já estou preocupado, que dirá com tudo à mostra, como parece ser o caso de vocês. Claro que se tiver um pouco de sorte poderá passar ileso, mas acredito que se não quiser dar chance ao azar, ideal seria ir sem. Como eu disse antes, opinião de quem ainda não esteve por lá, mas em função do que já li a respeito do assunto.
Amostardeiro
08/11/2012, 21:30
Fernando/ Agricio/ fpandur/ all
Pelo que sei não há problema com os galões de combustível, inclusive existe lei que permite andar com até incríveis 300 Kg de combustíveis na vtr, porém bocais de guincho com roletes, engates de reboque não removíveis, faróis no rack são possíveis encrencas abram o olho, o maior bando de ladrões esta em Entre Rios.
Sds
Se tiverem problemas com a polícia caminera argentina, peçam para fazer a multa dizendo que vão recorrer com base na Ley Nacional de Trânsito nº 24.449 - Título VII - Capítulo III. Depois é só continuar a viagem e esquecer o assunto.
Tirar o cabo do guincho, pelo menos até passar pelo "covil" de EntreRios, é simples, tomara que não me encham por conta dos olhais de ancoragem. Sobre os faróis, só tenho capa para 2 deles, por isso que sempro ando com eles desligados na tomada de conexão que fica no rack. Pelo seu relato, vou tentar providenciar a capa para os outros 2 e mesmo assim, andar com eles desligados da conexão, só ligando a noite quando necessário.
Bem, eu não vou depenar meu carro.
Vou precisar do guincho para cruzar a BR 319. Manaus - Humaita.
Se tiver problemas com os guardas na argentina tento negociar, se não der vou perder uns trocadinhos.
379931379933
Se tiverem problemas com a polícia caminera argentina, peçam para fazer a multa dizendo que vão recorrer com base na Ley Nacional de Trânsito nº 24.449 - Título VII - Capítulo III. Depois é só continuar a viagem e esquecer o assunto.
Mas ao que consta dos relatos, ou você paga a multa na hora p/ eles ou deixa os documentos com eles e vai até a cidade mais próxima pagar, p/ voltar com a multa quitada e pegar os documentos. Não é assim que funciona lá ?
Lá é como aqui. Todos tem o direito de recorrer. Enquanto não for julgado não precisa pagar a multa.
Perambulante
09/11/2012, 23:30
Pessoa, o art. 3º da Ley 24.449 o código de trânsito argentino prescreve:
ARTIGO 3 º -. garantia de trânsito. É proibido manter ou retardar o condutor do veículo, tanto a
documentação e / ou licença de qualificação, por qualquer razão, exceto conforme expressamente
estabelecido nesta lei ou ordenada por um juiz.
Assim, caso aconteça algum problema é bom ter uma cópia da lei impressa para argumentar.
Amigos, com todo o respeito.... A LEI SAO OS PULIÇAS quem fazem!!!! na Argentina vc será abordado em local hermo, longe de cidades, sem sinal de celular, em um local estranho, onde vc nao conhece ninguem!!! e nem conhece as leis deles direito.
ACREDITE ou vc é macho demais, ou nunca encontro bandidos fardados e armados!!!! NEM a barba os caras fazem!!!
E ainda por cima vc estará com esposa/namorada/filhos....... da olgo uns 200 pesos e va embora, coisa de 10 min vc vai embora, ou seja macho pra kraio, e enfrente o puliça, sem saber das concequencias!!! EU fui abordado umas 4 h da manha, a uns 200km de foz (AR) seguiram com o carro da policia uns 5 km atras de mim, e ado estava no meio do nada, acenderam as luzes e pediram pra parar!!! é assim!!!! BANDIDOS FARDADOS!!! QUERIA eu ter uma bazuca, me senti assaltado e senti perigo até de vida, pela forma de abordarem e revistarem tudo, nada encontrado queriam multar por excesso de velocidade... mentira estava chovendo e eu andava a 80 no max!!!! Bom morreu acho que 200 pesos!!! e entrei no brasil puto da vida, depois de andar 15.000km (ushuaia), fui extorquido a 200km do brasil!!!
Perambulante
10/11/2012, 20:32
Gmilano sei do que fala e concordo com você. Uma coisa é legalidade outra é bandidagem.
O meu posicionamento diz respeito à legalidade. Desta existem mecanismos que podem ser utilizados em caso de abusos.
Da bandidagem, infelizmente, por vezes não temos como antever e nem nos defender. Ainda mais quando de bandido fardado. Conforme narrado por você no seu caso não foi de legalidade, foi de bandidagem e deste realmente não vale lei.
Quando repeti a sugestão já mencionada aqui por algum outro companheiro de levar uma cópia impressa da lei deles, o fiz para os casos onde a lei se aplica.
Onde ela não se aplica vejo que você agiu de forma mais racional e acertada.
Gmilano sei do que fala e concordo com você. Uma coisa é legalidade outra é bandidagem.
O meu posicionamento diz respeito à legalidade. Desta existem mecanismos que podem ser utilizados em caso de abusos.
Da bandidagem, infelizmente, por vezes não temos como antever e nem nos defender. Ainda mais quando de bandido fardado. Conforme narrado por você no seu caso não foi de legalidade, foi de bandidagem e deste realmente não vale lei.
Quando repeti a sugestão já mencionada aqui por algum outro companheiro de levar uma cópia impressa da lei deles, o fiz para os casos onde a lei se aplica.
Onde ela não se aplica vejo que você agiu de forma mais racional e acertada.
Exatamente amigo, concordo com sua posiçao , a lei deveria ser a lei, valer para todos, MAS, não é assim que acontece no norte da argetina!!! Nós Brasileiros conhecemos as leis do Brasil, temos amigos, parentes, advogados etc... temos telefones celulares.... fica mais facil se defender!!! Nas bandas Argentinas 99.999% de nós, não conhecemos ninguem importante, nenhum delegado/juiz/advogado.... e nem conhecemos as leis (deles) direito.. Os vulgos "policiais" sabem que somos turistas, e sabem que temos dinheiro, mesmo que pouco em espécie, mas todos que estao de carros tem pelo menos uns 500 pesos... e é isso que eles querem!!! Sabem como coagir, como te intimidar, e sabem que NAO estamos armados!!!!!!
ë dificil, mas ainda acho linda a Argentina!!! e a viagem vale a pena, mesmo com estes probleminhas!!!
Faltando 1 mês para a viagem, os preparativos entram na reta final. Com relação ao veículo andei pesquisando um pouco e há informação desencontrada na NET:
- na Argentina é mesmo necessário um Kit de primeiros socorros ? Caso positivo, alguém sabe indicar uma lista das coisas que precisa ter no Kit Argentino ? Já quero sair daqui com um Kit montado, se for o caso
- estarei indo com uma Nissan Xterra (SUV). É preciso o adesivo de 110 Km/h na Argentina ? O antigo dono do veículo foi com ele para o NOA + Atacama e não colocou adesivo, não teve problemas. Por outro lado, outros proprietários desse mesmo veículo quando vão para lá colocaram o adesivo. E se precisar, consigo em posto de combustível perto da fronteira, é isso mesmo ?
1- O kit de 1º socorros me pediram algumas vezes na estrada já, é obrigatório.
Na época comprei no primeiro posto que encontrei dentro da Argentina, assim não poderiam alegar que estava "fora dos padrões", mesmo já tendo comigo uma caixa de medicamentos muuuuuuito mais completa do que a que eles pedem, que é um kit daqueles basico que antigamente tentaram colocar no BR como obrigatório.
Compre lá e não se incomode, não vai tomar 10 segundos.
2- O adesivo é para picapes (pequenas/médias/grandes) somente.
Nunca usei num SUV, nunca fui questionado sobre a falta dele e já passei por alguns bem chatos, tenho certeza que se fosse obrigatório teriam pedido.
Abraços
E o lençol branco (mortalha), acompanhado da caixa de fósforo, comprou?
:mrgreen:
Na primeira vez que fui, em 2007, levei também, quando perguntei para eles se precisavam verificar esses itens deram risada da minha cara :lol::lol:
Abraços
francaclayton
21/11/2012, 17:44
E o lençol branco (mortalha), acompanhado da caixa de fósforo, comprou?
:mrgreen:
Na primeira vez que fui, em 2007, levei também, quando perguntei para eles se precisavam verificar esses itens deram risada da minha cara :lol::lol:
Abraços
Jeison vc tem uma lista pra relembrar dessas exigencias..... pra mim que quero acampar uma vez vc me mandou uma SUPER LISTA (CHECK LIST) mas eu a perdi...rss tem como mandart novamente?
[]
Jeison vc tem uma lista pra relembrar dessas exigencias..... pra mim que quero acampar uma vez vc me mandou uma SUPER LISTA (CHECK LIST) mas eu a perdi...rss tem como mandart novamente?
[]
Clayton, tem lá no nosso site o arquivo, segue link:
Check list com tudo (http://www.viajantes4x4.com.br/files/checklist%20com%20tudo.doc)
É um completão, que serve de base, daí vai de cada um adicionar ou retirar o que achar necessário.
Abração
1- O kit de 1º socorros me pediram algumas vezes na estrada já, é obrigatório.
Na época comprei no primeiro posto que encontrei dentro da Argentina, assim não poderiam alegar que estava "fora dos padrões", mesmo já tendo comigo uma caixa de medicamentos muuuuuuito mais completa do que a que eles pedem, que é um kit daqueles basico que antigamente tentaram colocar no BR como obrigatório.
Compre lá e não se incomode, não vai tomar 10 segundos.
2- O adesivo é para picapes (pequenas/médias/grandes) somente.
Nunca usei num SUV, nunca fui questionado sobre a falta dele e já passei por alguns bem chatos, tenho certeza que se fosse obrigatório teriam pedido.
Abraços
Li na NET relato de pessoas que tentaram comprar em postos logo após a fronteira e não encontraram, pelo relato inclusive parece que vários postos até desconheciam a necessidade do Kit. Daí minha idéia seria sair daqui com o Kit já pronto, para não ficar perdendo tempo com isso por lá. Quanto ao adesivo, também já tinha lido que seria para picapes, mas queria somente a confirmação de quem já esteve por lá, se num SUV precisaria ou não.
jeisonk, lençol branco e fosforo nem me preocupei em separar ... rs, rs, rs mas consta no arquivo do check list como obrigatório, precisa dar uma atualizada nisso ... rs, aproveitando: para sair do Brasil e na chegada de volta, precisa parar no posto da PF para algum procedimento ? É necessário providenciar a "Declaração de saída temporária de bens" ou isso seria mais para aeroportos mesmo ?
Então cara, o BR é sempre uma incógnita, dependendo do ano e de qual fronteira usar muda tudo :lol::lol:
Nas duas últimas vezes que saí não precisei declarar os bens, mas na última pegaram meu passaporte e digitaram alguma coisa no sistema, sei lá o que.
Por via das dúvidas, mesmo se não te pararem para nada na saída do BR dê uma perguntada se precisa de algo.
Independente disso, sempre levo uma listinha de tudo que tenho de eletrônicos (marca/modelo/nº de série), nunca se sabe quando pode precisar, eu acabei usando em Salta ao registrar um BO quando levaram meu GPS e uma câmera após quebrarem o vidro da viatura.
O check-list realmente precisa de uma atualização :concordo:
Abraços
OK jeisonk, beleza, boa idéia essa da listinha. No Chile consta que não pode entrar nenhum produto de origem vegetal e animal, correto ? Sabem dizer se isso se aplica a condimentos de cozinha (alho e sal, por exemplo) e café solúvel também ?
Não pode entrar com produtos in natura (leite/salame fresco/frutas/carne/mel/etc/etc/etc), mas produtos industrializados não tem problema.
Eu particularmente faço assim: no formulário de declaração se está trazendo ou não os dito cujos, marco como "sim" e daí peço orientação na hora da vistoria.
Se marcar como "não" e acabar esquecendo alguma coisa (sou meio esquecido) e eles pegarem, vai dar aquele contratempo até explicar que focinho de porco não é tomada.
Tenho adotado isso pra não me incomodar e também sempre bater um papo com os carabineros enquanto fuçam nas coisas.
Abraços
Não pode entrar com produtos in natura (leite/salame fresco/frutas/carne/mel/etc/etc/etc), mas produtos industrializados não tem problema.
Eu particularmente faço assim: no formulário de declaração se está trazendo ou não os dito cujos, marco como "sim" e daí peço orientação na hora da vistoria.
Se marcar como "não" e acabar esquecendo alguma coisa (sou meio esquecido) e eles pegarem, vai dar aquele contratempo até explicar que focinho de porco não é tomada.
Tenho adotado isso pra não me incomodar e também sempre bater um papo com os carabineros enquanto fuçam nas coisas.
Abraços
OK, entendi, mais uma vez muito obrigado pelas dicas !!
Alguém que passou por la recentemente, sabe da situação da ruta 40 entre Perito Moreno (cidade) e el calafate?
Irei percorrer este caminho, e sei que alguns trechos já tem asfalto.
Outra dúvida, venta muito na região, porem sabem qual o sentido do vento? Já que irei do norte para o sul. E com muito vento contra
reduz-se a autonomia do veiculo, e não ha abastecimento confiável neste trajeto. Meu veículo tem autonomia de uns 550 Km em
condições normais.
Desde já obrigado pelas informações.
Perambulante
22/11/2012, 20:09
Passei na Ruta 40 agora no fim de outubro começo de novembro.
Não passei em Perito Moreno porque sai do Chile pelo Paso Roballos.
No parte que andei, a Ruta 40 tem asfalto novo, rípio e trechos onde estão asfaltando.
De um modo geral a estrada é boa e tranquila.
Não tive problemas com abastecimento, pois tinha abastecido em Cochrane e cheguei tranquilo a El Calafate. A alternativa é Gobernador Gregores, acredito.
O sentido do vento é do oeste para leste, pelo menos o predominante no dia que passei.
Há algum movimento na estrada, mas muito pouco.
Perambulante
22/11/2012, 20:14
OK, entendi, mais uma vez muito obrigado pelas dicas !!
No Chile tive de deixar produto industrializado lacrado, comprado na Argentina (acho que pernil defumado), mas segundo eles se eu quisesse comer ali mesmo era permitido. Deixei com eles para incinerarem.
Irei a 1ª vez para a região, mas pelo levantamento que fiz no GPS, tem um posto de combustível em Tres Lagos, saindo um pouquinho da RN40, em direção contraria a Três Lagos. Está a 160 Km de El Calafate. Se o posto realmente existe e qual sua qualidade, não sei dizer, mas que consta no GPS um posto lá, isso consta ... rs, rs, rs
Marcelo J Manente
22/11/2012, 20:35
Irei a 1ª vez para a região, mas pelo levantamento que fiz no GPS, tem um posto de combustível em Tres Lagos, saindo um pouquinho da RN40, em direção contraria a Três Lagos. Está a 160 Km de El Calafate. Se o posto realmente existe e qual sua qualidade, não sei dizer, mas que consta no GPS um posto lá, isso consta ... rs, rs, rs
Fpandur,
Recebi esta msg de um colega da Argentina, veja onde eu separei a msg. Parece que o posto q vc citou fechou.
-x-x-x-x-x
hola Marjm! saludos desde la patagonia!
si bien no cargo nun ca diesel/gasoil en mi niva, por aca en patagonia el litro de gasoil esta en $4,22 en la ciudad de Rio Gallegos (capital de Santa cruz) ahora en el interior puede estar mas cara sobre todo si son estaciones de bandera blanca (alquiladas) como en EL Chalten (capital nacional del trekking) que esta el litro de gasoil $6,50, mas caro y puede ser que en plena temporada se queden hasta tres o cuatro dias sin abastecimiento porque no son estaciones oficiales (llevarse un bidon de 20 lts para poder salir),
ahh y en tres lagos pueblito a 130 km de Chalten sobre ruta 40 cerro la estacion ypf que habia.
-x-x-x-x-x
Um abraço
Fpandur,
Recebi esta msg de um colega da Argentina, veja onde eu separei a msg. Parece que o posto q vc citou fechou.
-x-x-x-x-x
hola Marjm! saludos desde la patagonia!
si bien no cargo nun ca diesel/gasoil en mi niva, por aca en patagonia el litro de gasoil esta en $4,22 en la ciudad de Rio Gallegos (capital de Santa cruz) ahora en el interior puede estar mas cara sobre todo si son estaciones de bandera blanca (alquiladas) como en EL Chalten (capital nacional del trekking) que esta el litro de gasoil $6,50, mas caro y puede ser que en plena temporada se queden hasta tres o cuatro dias sin abastecimiento porque no son estaciones oficiales (llevarse un bidon de 20 lts para poder salir),
ahh y en tres lagos pueblito a 130 km de Chalten sobre ruta 40 cerro la estacion ypf que habia.
-x-x-x-x-x
Um abraço
òtima contribuição xexelo :concordo: Como eu disse, constava no GPS, mas se existia mesmo ainda, não sabia dizer. Particularmente para mim não terá problemas, tenho autonomia normal de 700 Km, vou levar um galão extra de 20 lts e por fim, sairei de Calafate e irei parar em Gobernador Gregores.
No Chile tive de deixar produto industrializado lacrado, comprado na Argentina (acho que pernil defumado), mas segundo eles se eu quisesse comer ali mesmo era permitido. Deixei com eles para incinerarem.
Já vi relatos de pessoas deixando salames e outros embutidos. De qualquer forma não irei arriscar com nada de carne e leite, (industrializado ou não). Grato por sua contribuição :concordo:
Já vi relatos de pessoas deixando salames e outros embutidos. De qualquer forma não irei arriscar com nada de carne e leite, (industrializado ou não). Grato por sua contribuição :concordo:
SIm, nao se pode atravessar com carnes, leite, ovos, sementes (feijao, arroz, milho, etc), frutas..... NADA in natura, MASSS vc pode levar qq coisa ENLATADA!!! assim como leite em PÓ, leve feijao em caixinha tetra PACK, milho, ervilha, atum, feijoada, coisas assim, e nao tera problemas!!! Arroz, é comum pacotes de 1kg por lá.... qq coisa se tiver que jogar fora, sera uma porcao bem pequena, entao compre e use pacotes de 1kg, tem em qq mercado e fica facil de jogar fora, em caso de travessia de fronteira!!!
abraço
SIm, nao se pode atravessar com carnes, leite, ovos, sementes (feijao, arroz, milho, etc), frutas..... NADA in natura, MASSS vc pode levar qq coisa ENLATADA!!! assim como leite em PÓ, leve feijao em caixinha tetra PACK, milho, ervilha, atum, feijoada, coisas assim, e nao tera problemas!!! Arroz, é comum pacotes de 1kg por lá.... qq coisa se tiver que jogar fora, sera uma porcao bem pequena, entao compre e use pacotes de 1kg, tem em qq mercado e fica facil de jogar fora, em caso de travessia de fronteira!!!
abraço
:concordo::concordo:
Pessoal, com relação ao dinheiro: para fazer a troca de dinheiro, é somente em casas de câmbio ? Em bancos dá para fazer também ? Penso em levar alguns pesos argentinos e chilenos já daqui do Brasil e o resto em dolares para ir trocando. Para despesas um pouco maiores (combustível, por exemplo), será que dá para pagar direto em dolar no posto ? Pelo menos nas cidades maiores, como Uhsuaia, Cochrane e Bariloche ?
:concordo::concordo:
Pessoal, com relação ao dinheiro: para fazer a troca de dinheiro, é somente em casas de câmbio ? Em bancos dá para fazer também ? Penso em levar alguns pesos argentinos e chilenos já daqui do Brasil e o resto em dolares para ir trocando. Para despesas um pouco maiores (combustível, por exemplo), será que dá para pagar direto em dolar no posto ? Pelo menos nas cidades maiores, como Uhsuaia, Cochrane e Bariloche ?
Amigo, na argentina o dolar sempre foi a segunda moeda no pais, ou seja todo mundo tem!! E é dificil se referir a casas de cambio, pq em muitos postos de combustiveis tem uma plaquinha escrita com pincel atomico, dizendo que faz cambio!!!!
Se vai levar dolares daqui, o que esta bom na argentina é o valor do dolar paralelo (BLUE por lá), o cotaçao é bem mais interessante, depois que o governo argentino impos restricao de compra da moeda americana!!
Enfim, tome cuidado com notas falsas, dolar é facil de trocar, acredito que nao tenha problemas, mas sempre é bom ter pesos argentinos e chilenos na carteita.
abraço
Beleza gmilani. :concordo: Agora que terminei a fase de pesquisa dos alojamentos nos locais onde irei passar e também com um melhor refinamento do roteiro, posso fazer uma estimativa de quanto irei gastar no Chile e Argentina e me programar um pouco melhor com o dinheiro. Vou levar dolares daqui e um pouco de pesos dos 2 países para não entrar no "zero" em cada um deles. Também vou contar eventualmente com saques em caixas eletrônicos nas cidades maiores, mas isso é só para ter uma resguarda e sobrar mais dinheiro em espécie nos lugares mais isolados. Pelo que li, a vantagem de sacar no caixa eletrônico é usar a cotação oficial da moeda, mas tem umas taxas que o banco cobra, preciso tentar descobrir antes de ir para lá o quanto são essas taxas, isso para ver o que vale mais a pena, ou a partir de que valor vale a pena sacar.
Em tempo: acatando a sugestão dada no inicio deste tópico por alguns colegas, adicionei 1 dia a mais na viagem e vou dormir 1 noite em V. O"Higgins, ao invés de fazer Cochrane - O"Higgins - Cochrane tudo num só dia. Até ficou melhor escalonado os dias seguintes e antes em Puerto Tranquilo eu iria passar por lá, fazer os passeios e seguir viagem, agora durmo lá por 2 noites e terei o dia inteiro para fazer os passeios com calma (Carpillas e Ruta dos Glaciares) 8--)
Vocês acham que vale a pena comprar um chip pré-pago de celular na Argentina para usar por lá ? Li essa dica em algum lugar, mas também li outros falando que não valia a pena pois o serviço era ruim e não iria aproveitar muito o chip ... E no Chile, vale a pena fazer a mesma coisa ? Dos 30 dias, ficarei cerca de 9 dias andando no Chile, sendo 3 na região de T. del Paine e o restante fazendo a Carretera. Um outro detalhe é que precisarei de algum acesso a internet em certos dias, pois terei contas a pagar que não poderão ser agendadas previamente (fatura de cartão e IPVA por exemplo). Como em 99% do tempo estarei em campings, acho que a oferta de Wifi que terei a disposição será praticamente nula, então um chip com acesso 3G já resolveria também essa questão. Sei lá, o que acham ? :pensativo:
Vocês acham que vale a pena comprar um chip pré-pago de celular na Argentina para usar por lá ? Li essa dica em algum lugar, mas também li outros falando que não valia a pena pois o serviço era ruim e não iria aproveitar muito o chip ... E no Chile, vale a pena fazer a mesma coisa ? Dos 30 dias, ficarei cerca de 9 dias andando no Chile, sendo 3 na região de T. del Paine e o restante fazendo a Carretera. Um outro detalhe é que precisarei de algum acesso a internet em certos dias, pois terei contas a pagar que não poderão ser agendadas previamente (fatura de cartão e IPVA por exemplo). Como em 99% do tempo estarei em campings, acho que a oferta de Wifi que terei a disposição será praticamente nula, então um chip com acesso 3G já resolveria também essa questão. Sei lá, o que acham ? :pensativo:
Sim, vale MUITOOOO a pena, vc verá como somos explorados no brasil!!!! telefone na argentina é muito barato, eu ligava pra casa e falava varios minutos... tipo 10-15 minutos e ficava uns 5-8 PESOS!!!!!! (isto em 2010) entao os locutórios sao muito baratos, e os celulares, apesar de mais caros, ainda acho uma otima opcao, precisa ver no site das operadoras os valores pra ligacao internacional.... Outra coisa BOA que fiz, foi comprar creditos do skype... era so ter uma rede wireless disponivel e eu ligava quase de graça!!!! (mas vc tem que ter ou um netbook, notebook, ou celular com suporte ao skype)...
Nao vejo nenhuma vantagem em usar o cambio oficial, visto que esta valorizado, no paralelo, tanto nossa moeda (real), como o dolar valem bem mais!!! veja a cotaçao do dolar oficial e do dolar blue!!! Se conseguir um bom preço no dolar no brasil, leve, se nao usar... guarde pra proxima!!!
abraço
gmilani, minha idéia seria comprar um chip e instalar no meu próprio celular, não consigo fazer isso ? Ele é desbloqueado e portanto funciona em quad-band, será que a frequencia de alguma operadora aqui não bate com alguma de lá ? Vi que eles tem Claro por lá, será que não mantém um padrão ? rs, rs, rs Já tenho conta no Skype a muito tempo, inclusive utilizo ele no Brasil, tanto no Notebook (que vou levar na viagem) como no celular. Daí a idéia de comprar um chip por lá e com um pacotinho básico 3G, conseguiria acessar os sites dos bancos e também fazer ligação pelo Skype. Uma outra opção para ter acesso aos sites de bancos seria utilizar alguma lanhouse, nem sei se existe isso por lá e se é fácil encontrar. Estou contando que não terei Wifi nos campings onde irei ficar, claro que se tiver tudo fica mais fácil.
Quanto ao dinheiro, conseguir dolar a preço bom hoje no Brasil tá difícil, ainda mais por esses dias que está subindo, eu pelo menos não tenho nenhum "esquema" especial, vou ter que comprar dolar (e os pesos arg. e chilenos) em alguma casa de câmbio aqui na cidade. Mas não tem jeito, vou ter que comprar dolar e levar daqui, pois presumo que para trocar real por pesos argentinos seja mais difícil por lá, não ? No Chile então julgo que seja pior ainda fazer essa troca ... me corrijam se eu estiver errado
Perambulante
26/11/2012, 22:42
É bom lembrar que na Argentina alguns serviços [combustível e lanches] não conseguem operar com cartões com chip.
Na Argentina não precisei trocar o chip da Vivo. A Movistar assume o serviço, sendo necessário fazer uma ligação para confirmar o uso. Outras operadoras não sei dizer.
Outro lembrete é que a barca que vai é a mesma que volta. O tempo médio desde o desembarque até O'Higgins é em torno de 2 horas, logo ir e volta leva umas 4 horas.
Perambulante, na verdade queria evitar de usar o cartão pois tem a incidência de IOF nas despesas (6,38%), então só em emergências mesmo, pois acredito que acabe ficando mais caro. Meu chip celular é da Vivo, essa ligação para confirmar que você citou faço no contato da Vivo por aqui, no Brasil ? Caso positivo, vou ligar lá e me informar sobre como funciona o 3G, tarifação, etc. Sobre O"Higgins já tenho os horários da balsa, tanto ida como volta, mas agora estou mais tranquilo, vou num dia e volto no outro.
Mais uma dúvida ... :oops: recorro a ajuda novamente dos colegas que foram para Argentina e Chile sem passaporte: vou começar a preparar previamente todos os formulários de imigração do Chile e Argentina, para agilizar nas aduanas. Tem 2 campos que estou na dúvida:
- Direccion: aqui é para colocar o endereço onde ficarei, mas eu não tenho ainda, pois vou chegar na cidade e procurar a hospedagem ainda. No caso o que coloco aqui: apenas o nome da cidade ou pego o endereço de um camping/hotel qualquer daquela cidade (que dá para achar na NET) e coloco ?
- Localidad: estou colocando aqui a última cidade que ficarei no país, antes de ingressar no país vizinho. Irei passar e pernoitar em varias cidades antes disso, mas acredito que tenha de colocar o destino final, antes de sair do país. Estou correto nisso ? Porque se eu colocar a 1ª cidade que vou dormir logo depois que entrei no país e depois quando for sair na aduana em uma outra cidade mais de 1000 Km de distancia dessa 1ª, não pode dar alguma encreca na aduana ? Exemplo: na ida para Ushuaia, vou entrar por Colón e sair em Rio Gallegos, entro no Chile e volto para Argentina depois. Então faço um formulário com destino para Rio Gallegos e outro para destino Ushuaia (são os destinos finais relacionados a cada entrada na Argentina).
Quem preencheu esses formulários, se lembrar e puder me dar uma ajuda nisso, agradeço. Também estou em dúvida se tenho que preencher a TES ou TUM, os argentinos tem 2 formulários, me parece que o 1º é para quem vai ficar apenas na Argentina e o 2º para quem está de passagem pela Argentina em direção ao Chile. Mas isso é o de menos, vou fazer 2 jogos de formulários, um para cada tipo e na hora eu vejo qual é o correto.
sandro_ventania
27/11/2012, 20:33
Por que voce não preenche só os seus dados e esses detalhes voce tira na hora com o atendente e preenche? Cabeça de funcionário público é igual bunda de nenem...voce nunca sabe o que pode sair!
Deixa esses detalhes para voce preencher de acordo com o entendimento do funcionario que lhe atender.
Vai sem stresse, pensa que a hora da aduana é hora de esticar as pernas!
sandro_ventania, realmente essa seria uma possibilidade para o Chile e Uruguai, porém o formulário da Argentina agora sai impresso direto da WEB e não tem como imprimir sem preencher todos os campos.:mad:
Perambulante
27/11/2012, 22:33
Recebi a mensagem da Movistar já na Argentina (Buenos Aires), mas acredito que o n. para ligar era no Brasil. Não tenho mais a mensagem que trazia o n., mas acredito que a VIVO possa detalhar melhor
Perambulante
27/11/2012, 22:39
Concordo com o Sandro. De qualquer forma voce vai ter de pegar fila (se houver) para entregar o formulário. Se ainda assim achar melhor, no Chile também é possível fazer pela net o site é algo como aduanachile ou aduana.ch... se voce pesquisar encontra.
Perambulante
27/11/2012, 22:46
no site da VIVO (Roaming: viajar com celular | Vivoblog (http://www.vivoblog.com.br/roaming-viajar-com-celular.html) ) tem estas instruções:
No roaming nacional, a ativação do serviço é automática. Já em viagens para o exterior (roaming internacional), você precisa fazer um check list antes de viajar:
1 – Acesse www.vivo.com.br/roaminginternacional (http://www.vivo.com.br/roaminginternacional), informe o país de destino, o fabricante e o modelo do seu aparelho:
. Clique no item “Serviços disponíveis” para verificar que tipo de serviço você pode usar no local;
. Clique no item “Cobertura” para verificar se há operadoras parceiras que atendem a tecnologia do seu aparelho no destino visitado;
. Clique no item “Quanto custa” para conhecer as tarifas.
2 – Munido dessas informações, ligue para a central de relacionamento Vivo (*8486) para habilitar o serviço.
Ao desembarcar, você receberá um Torpedo SMS de boas-vindas, com o número da central de relacionamento internacional (+55 11 3056-8628) e número de acesso à sua caixa postal.
Concordo com o Sandro. De qualquer forma voce vai ter de pegar fila (se houver) para entregar o formulário. Se ainda assim achar melhor, no Chile também é possível fazer pela net o site é algo como aduanachile ou aduana.ch... se voce pesquisar encontra.
Sim, tem no site do Chile, eu já tinha achado isso, mas é para ser preenchido a mão. De qualquer forma já imprimi várias cópias e vou levar preenchido, deixando apenas os que tenho dúvida. Depois de passar pela 1ª aduana, já poderei preencher o restante durante a viagem para as próximas. O problema da fila pelo que andei lendo é você entrar em uma fila apenas para pegar o formulário e depois uma outra para fazer os trâmites efetivamente. Se isso acontece em todas aduanas, não sei dizer, mas minha idéia seria ir já com os formulários preenchidos, justamente para evitar uma das filas. Mandei email para o serviço de imigração argentino perguntando sobre as dúvidas, vamos ver se respondem ...
no site da VIVO (Roaming: viajar com celular | Vivoblog (http://www.vivoblog.com.br/roaming-viajar-com-celular.html) ) tem estas instruções:
No roaming nacional, a ativação do serviço é automática. Já em viagens para o exterior (roaming internacional), você precisa fazer um check list antes de viajar:
1 – Acesse www.vivo.com.br/roaminginternacional (http://www.vivo.com.br/roaminginternacional), informe o país de destino, o fabricante e o modelo do seu aparelho:
. Clique no item “Serviços disponíveis” para verificar que tipo de serviço você pode usar no local;
. Clique no item “Cobertura” para verificar se há operadoras parceiras que atendem a tecnologia do seu aparelho no destino visitado;
. Clique no item “Quanto custa” para conhecer as tarifas.
2 – Munido dessas informações, ligue para a central de relacionamento Vivo (*8486) para habilitar o serviço.
Ao desembarcar, você receberá um Torpedo SMS de boas-vindas, com o número da central de relacionamento internacional (+55 11 3056-8628) e número de acesso à sua caixa postal.
:palmas::palmas::palmas::concordo:
Seguro carta-verde, preciso de uma confirmação dos colegas: pedi ao meu corretor para orçar e fazer um para mim, validade de 35 dias. Ele me disse que isso é rápido de fazer e que depois da apólice feita, me manda o link do site da seguradora (HDI) e eu mesmo posso imprimir a apólice e levar. Achei meio estranho, para mim a carta verde deveria vir num papel timbrado e específico da seguradora, inclusive na NET tem fotos que o papel é verde (daí o nome do seguro ... rs). Enfim, alguém pode confirmar se basta eu imprimir a apólice numa impressora a laser com papel A4 e está tudo certo ? Não gostaria de descobrir que estou com o papel errado a 3000 Km de casa ...
Para mim veio um formulário (que é verde), que preenchi e paguei no banco.
Recebi o arquivo da apólice da carta-verde, é um PDF e já veio todo preenchido com meus dados. O corretor sugeriu levar o boleto pago junto. Conversando com um outro corretor e que é membro aqui do Forum, ele sugeriu para imprimir em papel verde, o que já o fiz. Quase tudo pronto para a viagem, hoje é o último dia e preparativos finais para carregar a viatura, nesta 5ª feira saio de encontro ao Fim do Mundo ... rs, rs, Agradeço a todos pelas dicas e discussões, que foram bastante importantes para planejar minimamente essa viagem. Na medida do possível vou atualizando o andamento da viagem, acho que vou ter de abrir um tópico na área de Relatos.
Informação importante para quem vai para a Argentina.
Nieva en Las Leas y cerraron el Paso Pehuenche - sitioandino (http://www.sitioandino.com/nota/62160-nieva-en-las-lenas-y-cerraron-el-paso-pehuenche/)
Show
Boa viagem.
Abraços
Obrigado amigo !! :concordo:
Tilapia, embora para o meu caso esteja muito mais ao norte de onde vou passar, uns 1000 Km acima de San Martin, é sempre bom saber a respeito e estar ciente de imprevistos como esses, grato por compartilhar.
sandro_ventania
20/12/2012, 17:13
Boa viagem amigo!
Vai aplainando o rípio aí pra mim e pegando os detalhes dos campings (principalmente estes), pois futuramente serei eu nessa aventura!
Blz Sandro, deixar que estou anotando todos os detalhes. Nesse momento estou indo em direção a Bahia Blanca, por enq
uanto tudo certo, inclusive sem problma algum com a policia em Entre Rios
Também iniciei minha jornada hoje, já estou em Paysandu, amanha entro na argentina, e vou à Santa Rosa.
Desejo boa viagem a todos. E um Feliz Natal.
Marcelo J Manente
23/12/2012, 22:50
Também iniciei minha jornada hoje, já estou em Paysandu, amanha entro na argentina, e vou à Santa Rosa.
Desejo boa viagem a todos. E um Feliz Natal.
Falou Tilápia,
Feliz Natal e uma ótima viagem. Deus te proteja.
UM abraço.
Estou em Ushuaia, saio em 01 de Janeiro para o Chile e Torres del Paine, continuando a viagem. Por enquanto tudo certo, algumas coisas a destacar:
- não tive qualquer problema com a policia de EntreRios, me pararam apenas 1 vez logo na saída de Colón (por onde entrei na Argentina),pediram documentos e carta-verde e fui logo liberado. No restante do caminho fui parado varias vezes, mas somente documentos, de onde vinha e para onde ia, nem carta-verde pediam. Sempre informei a cidade mais próxima que eu iria pousar. Pode ser sorte de principiante, vamos ver na volta se continua assim
- os preços dos alimentos na Argentina estão caros, uma Coca-cola 2 Lts custa o equivalente a R$ 9, o quilo da mussarela a partir de R$ 35, 1 barra de chocolate 180 gr R$ 17 e por aí vaí ... O diesel na faixa de R$ 3 e conforme vai descendo vai ficando mais barato, em Ushuaia estou pagando mais barato que no Brasil.
Algumas fotos:
PENINSULA VALDES
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/564127_312707975515673_1729813983_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/551809_312708012182336_1898404866_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/734802_312708505515620_1967573520_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/163351_314513188668485_1036542022_n.jpg
USHUAIA
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/540799_314539635332507_1287024270_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/418611_315005641952573_720215816_n.jpg
Aqui um pequeno vídeo da trilha que fiz no Lago Fagnano:
4x4Ushuaia_zps22a09899.mp4 video by fpandur | Photobucket (http://s4.beta.photobucket.com/user/fpandur/media/4x4Ushuaia_zps22a09899.mp4.html)
Na medida do possível vou postando mais algumas fotos, conforme vou tendo acesso a Internet.
francaclayton
01/01/2013, 09:57
Aqui um pequeno vídeo da trilha que fiz no Lago Fagnano:
4x4Ushuaia_zps22a09899.mp4 video by fpandur | Photobucket (http://s4.beta.photobucket.com/user/fpandur/media/4x4Ushuaia_zps22a09899.mp4.html)
Na medida do possível vou postando mais algumas fotos, conforme vou tendo acesso a Internet.
Karakas onde voces estavao nesse dia de trilha loca..rsss
Feliz 2013 e uma excelente viagem
Isso foi a uns 50km de Ushuaia, no Lago Fagnano
Show de bola, saudade que só dessas estradas.
Vamos acompanhando.
Abraços
Show de bola mesmo ! Saudades , um dia ainda volto
Andre
Loco por tí América (http://www.locoporti-america.blogspot.com)
NO - CT Santos/SP
02/01/2013, 12:04
Saudades ao ver essas fotos ... a vontade de retornar é grande kkk
Nesse lago fizemos uma trilha só não fizemos inteira pois localizamos um desmanche clandestino e ai pra evitar encrenca retornamos ...
Que a viagem de vcs continuem sendo excelente ...
Abs
Nô
sandro_ventania
02/01/2013, 16:56
Rapaz...essa trilha que voce fez foi opcional, não é? Que loucura, eu jamais faria isso a milhares de kilometros de casa...KKKK!!
E os campings...conta o que está achando deles?!
Que Deus continue com voces!
Ney_Niteroi II
03/01/2013, 11:02
Prezados,
Gostaria de indicações de hospedagens (boas e baratas) em Puerto Madryn; Puerto Piramides.
Alguém pode ajudar?
Ney
SW4 - Japa
Perambulante
03/01/2013, 13:04
Em Madryn tem um camping da ACA - não é ruim, 30 pesos por pessoa. Em Piramides tem um hotel da ACA na entrada muito bom, salvo engano em torno de R$ 160 casal.
Ney_Niteroi II
03/01/2013, 15:36
Obrigado Perambulante!
outra pergunta aos especialistas....
tenho lido que no verão (janeiro) apenas verei pinguins em Punta Tombo e na Peninsula Valdes... os outros bichos (baleias, leoes marinhos, lobos marinhos, e "similares") já se retiraram e só retornam mais pro meio do ano.... alguém confirma a informação??
Gostaria de algumas dicas sobre a região da Peninsula Valdes... estou reservando apenas dois dias (inteiros), pois ainda seguirei viagem até El Calafate.
Abraços
Ney
Saudades ao ver essas fotos ... a vontade de retornar é grande kkk
Nesse lago fizemos uma trilha só não fizemos inteira pois localizamos um desmanche clandestino e ai pra evitar encrenca retornamos ...
Que a viagem de vcs continuem sendo excelente ...
Abs
Nô
Obrigado No. Eu não cheguei a encontrar esse desmanche que comentou, fiz um pedaço pequeno da trilha pelo Lago e depois já comecei a retornar a estrada principal, mas o enrosco foi nesse retorno ... rs, rs,
Rapaz...essa trilha que voce fez foi opcional, não é? Que loucura, eu jamais faria isso a milhares de kilometros de casa...KKKK!! E os campings...conta o que está achando deles?!
Que Deus continue com voces!
Sandro, essa trilha já estava no meu planejamento fazer. Fui ver como era e qualquer coisa eu estava com o guincho, que acabei usando mesmo ... rs, rs, Como a trilha foi ficando um pouco mais feia na parte do Lago, resolvi não prosseguir e então retornar a estrada principal, mas o retorno por si só já foi outra trilha kkkkkkk. Mas qualquer coisa eu dava meia-volta e retornava por onde tinha entrado. Esse trecho deu umas 2 a 3 horas de trilha, e tinha muuuuito mais para fazer.
Sobre os campings, no geral são bons, água muito quente no chuveiro e banheiros de razoáveis a excelentes, alguns com WiFi inclusive. O único piorzinho foi em Rio Gallegos, no camping ATSA, o camping é muito bonito, mas o banheiro bem ruim. Como é o único camping na cidade, não tinha muito como escapar, embora tivesse outra opção a 25 Km da cidade, antes de chegar, num camping para pescadores. O impressionante é a tranquilidade dos campings, em TODOS não tivemos qualquer tipo de problema para dormir, por conta de algazarra ou som alto. Único lugar que teve algum som foi em Calafate, mas advinhem: um grupo de brasileiros que estava por lá ligou o som um pouco mais alto por volta de 22:30 Hrs, mas acho que se tocaram e pouco depois desligaram ... rs, rs, Estou fazendo um relato diário, mas não tenho colocado por aqui pois nem sempre tenho acesso a Internet. Hoje por exemplo estou em Gobernador Gregores, no "meio" da Ruta 40 e o último acesso a Internet que tive foi em Ushuaia, no Camping Rio Pipo. Mas talvez quando eu voltar ao Brasil, abra um tópico de relatos de viagem com as dicas que estou anotando.
Obrigado Perambulante!
outra pergunta aos especialistas....
tenho lido que no verão (janeiro) apenas verei pinguins em Punta Tombo e na Peninsula Valdes... os outros bichos (baleias, leoes marinhos, lobos marinhos, e "similares") já se retiraram e só retornam mais pro meio do ano.... alguém confirma a informação??
Gostaria de algumas dicas sobre a região da Peninsula Valdes... estou reservando apenas dois dias (inteiros), pois ainda seguirei viagem até El Calafate.
Abraços
Ney
Estive na Peninsula Valdes poucos dias antes do Natal, vimos alguns pinguins (poucos), e lobos marinhos. Baleias em dezembro elas já estão indo embora, pelo "calendário" da região, então nem esperávamos ver alguma. Em Punta Tombo não terá problemas em ver pinguins. Vimos vários pinguins e lobos marinhos também no Parque Monte León, mas somente se você descer pela Ruta3 até perto de Rio Gallegos.
Para ser sincero, fiquei decepcionado com P. Valdes, o lugar é bonito e tals, com lindas formações rochosas, mas em termos de avistamento de animais foi bem fraco. Não sei se porque o tempo estava feio e chuviscando. O que "salvou" a viagem nesse sentido foi Punta Tombo, Parque Monte Leon e o passeio no canal Beagle, em Ushuaia (lá chegamos a poucos metros dos lobos marinhos).
TRILHA ÀS TORRES, EM PARQUE TORRES DEL PAINE
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/386621_318772588242545_87021712_n.jpg
DEPOIS DE 10 KM E 3:30 HRS DE TRILHA (SOMENTE IDA), FINALMENTE A CHEGADA NAS TORRES
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/16609_318773864909084_2085232408_n.jpg
UM BRINDE NO FIM DO TREKKING NO GLACIAR PERITO MORENO, EM EL CALAFATE
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/400114_318788568240947_1045378537_n.jpg
EL CHALTEN
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/293590_318793921573745_1142917494_n.jpg
RUTA 40
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/13653_318793874907083_1802182843_n.jpg
alexvale2001
08/01/2013, 08:08
Show!!!!!!!!!:palmas:
Show!!!!!!!!!:palmas:
X2 :palmas:
Viajando legal nas imagens
Abraços
Mais algumas fotos:
A CAMINHO DO PASO ROBALOS
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/19203_320309054755565_1506187453_n.jpg
CARRETERA AUSTRAL, INDO PARA VILLA O'HIGGINS
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/150975_320542588065545_1591339172_n.jpg
LAGO O'HIGGINS, FINAL DA CARRETERA
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/541665_320542914732179_1284208915_n.jpg
PARA QUEM GOSTA DE VIAJAR, VER UM DESSES AO VIVO É BONITO DEMAIS, EM CALETA TORTEL
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/397577_320670964719374_453527707_n.jpg
CALETA TORTEL, NÃO HÁ RUAS, APENAS PASSARELAS
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/217884_320670984719372_1224638436_n.jpg
CAPILLAS DE MÁRMOL, EM PUERTO TRANQUILO
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/19302_320675984718872_525145867_n.jpg
LAGO TRANQUILO
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/207753_320675958052208_125115453_n.jpg
Mais algumas observações:
- para o lado de Cochrane e O'Higgins os carros que vem em sentindo contrario na Carretera não estão nem aí, continuam na pista e você que se vire para tirar de lado. Até em uma ocasião tentei não tirar para ver se o cara saia, mas que nada, passou triscando. Para não dar alguma zica num país estranho, continuei diminuindo a velocidade e tirando de lado. Agora subindo em direção a Coyahique está melhorando, o pessoal diminui a velocidade e tira um pouco
- a comida em mercados está mais barata no Chile que na Argentina. Já o diesel está um pouco mais caro que as cidades na mesma latitude na Argentina
- o acesso para o Paso Robalos pelo lado Argentino está péssimo, muito ruim mesmo
- o espanhol chileno é mais difícil de entender que o argentino .. rs, rs,
Mais algumas fotos:
Cadê o botão curtir :dance:
Show demais
Abs
sandro_ventania
11/01/2013, 22:36
Caramba...que sonho!
Alguma vez dirigindo em uma dessas estradas inóspitas, bateu a insegurança de estar tão longe de casa com a família dentro do carro?
Cadê o botão curtir :dance:
Show demais
Abs
Kkkk, por aqui não tem, mas se quiser me adicionar no facebook:flavio pandur, lá estou colocando mais fotos
Caramba...que sonho!
Alguma vez dirigindo em uma dessas estradas inóspitas, bateu a insegurança de estar tão longe de casa com a família dentro do carro?
Em termos de insegurança pessoal, nunca. Mas tem que confiar na viatura e conhecer ao maximmo ela em termos de mecanica,pois as vezes passa algumas horas sem cruzar com nenhum outro carro ou povoado. A unica vez que deu um aperto foi quando rasgou um pneu e ele ja era o estepe, nessa ocasião ter um 2o estepe foi fundamental
JointMan
12/01/2013, 20:51
Parabéns pela viagem Fpandur!
Pretendo encarar estas estradas em 2013...
Vou aproveitar o seu roteiro, mas não pretendo chegar a Ushuaia...
As prioridades são Carretera e parte da Ruta 40 para visita o Perito Moreno.
Minha viatura é 4x2... por isso, pergunto a você(s): Posso seguir tranquilo nessa viagem?
Não pretendo fazer trilhas, apenas encarar o rípio que já vai estar de bom tamanho...
Este ano será voltado apenas para juntar grana e arrumar o carro.
Quais seriam os períodos críticos para esta viagem?
Pretendo seguir entre Junho e Julho para fugir da Copa.
Pretendo abrir um tópico futuramente sobre esta viagem...
Mas queria alguma informações antes... se puderem ajudar eu agradeço!
Acabei de retornar de uma viajem como esta, também fiz carretera e a região dos lagos, fui com Grand Vitara, não tive nenhum imprevisto, nem mesmo pneu furado. As estradas são muito boas, se comparado as nossas de interior, pode ir com qualquer carro sem problema. Também achei que teria que ir com 4x4, que engano, temos rodovias aqui no Brasil em situação bem mais precárias que a Carretera.
JointMan
12/01/2013, 21:34
Vlw Tilapia!
Acho que vi seu blog!
Muitas fotos bonitas!
Vou encarar uma dessas com minha Ranginha...
Parabéns pela viagem e pela ideia, vou seguir adiante.
Abraços!
sandro_ventania
13/01/2013, 10:25
Jointman,
Voce já viu o tópico do Xexelo, lá em relatos de viagem?
Ele está lá agora, só que está tendo contra tempo, pois a caixa de marcha da sua ranger quase desmanchou!
Como voce tem tambem uma ranger, fica a dica de dar uma boa conferida nela tambem!
Acho que voce escolheu uma data muito ruim...inverno...nessa época algumas estradas podem ficar interditadas por causa de neve...por isso tambem é mais perigoso.
JointMan
13/01/2013, 11:57
Olá Sandro!
Vi sim! Estou acompanhando a trajetória do Xexelo.
Fiquei preocupado com o negócio da caixa de marchas...
Pretendo fazer algumas revisões no carro este ano.
Fiz o motor em dezembro, vou cuidar agora da suspensão e transmissão do carro para assegurar tudo.
Como são itens que você revisa uma vez e pronto, serão gastos pontuais.
Agradeço a dica sobre a época do ano...
Queria muito fugir da Copa pq acho que por aqui as coisas estarão um caos...
Mas, se for o caso, vou antecipar (ou adiar) a viagem para a época mais tranquila.
Já li aqui no forum mesmo e o amigo Tilapia confirmou que o trajeto pode ser feito por qualquer carro em boas condições.
Então está tudo bem, vou de 4x2 mesmo rsrsrsrs deixo as trilhas para os mais preparados.
Bom, agora é trabalhar o roteiro...
Ver mapas e calcular custo e tempo aproximado.
É... vai ser um ano de ralação para conseguir meios e fundos para a empreitada.
Mas agradeço a vocês do forum pela ajuda!
Olá Sandro!
Vi sim! Estou acompanhando a trajetória do Xexelo.
Fiquei preocupado com o negócio da caixa de marchas...
Pretendo fazer algumas revisões no carro este ano.
Fiz o motor em dezembro, vou cuidar agora da suspensão e transmissão do carro para assegurar tudo.
Como são itens que você revisa uma vez e pronto, serão gastos pontuais.
Agradeço a dica sobre a época do ano...
Queria muito fugir da Copa pq acho que por aqui as coisas estarão um caos...
Mas, se for o caso, vou antecipar (ou adiar) a viagem para a época mais tranquila.
Já li aqui no forum mesmo e o amigo Tilapia confirmou que o trajeto pode ser feito por qualquer carro em boas condições.
Então está tudo bem, vou de 4x2 mesmo rsrsrsrs deixo as trilhas para os mais preparados.
Bom, agora é trabalhar o roteiro...
Ver mapas e calcular custo e tempo aproximado.
É... vai ser um ano de ralação para conseguir meios e fundos para a empreitada.
Mas agradeço a vocês do forum pela ajuda!
Amigo, fui pra Ushuaia em 2008-2009, de Montana Sport.... roda 15, pneu perfil baixo, e foi de boa... tive que abortar uns bons pedaços da 40 pelo motivo de ALTURA, a montana sport é bem baixa, ainda mais carregada, como foi!!! Um UNO, uma NHECASPORT teria feito toda 40, de boa... traçao 4x4 nao é necessidade NEM de longe, A NAO SER, que vc vá sair das estradas principais e procurar por trilhas, ai sim, claro, 4x4 pneus maiores, guincho, etc, etc.... mas se permanecer nas rotas "normais", elas sao aptas para qq veiculo, pode ir tranquilo de ranger 4x2
Realmente no inverno as estradas podem complicar, e as vezes ficam fechadas, tenha cuidado com isso!!!
abraço
JointMan
14/01/2013, 12:54
Valeu Gmilani!
Cara, vi o seu relato e tinha esquecido disso!
Realmente vi suas fotos, se não me engano você tinha visto até um logus fazendo essa viagem!
Beleza então, vou de Ranger!
Valeu pela lembrança!
Até mais!
Vou deixar um resumo em fotos de minha viajem:
38957938958038958138958238958338958438958538958638 95873895883895893895903895913895923895933895943895 95389596389597389598
Mais algumas:
38961538961738960538960638960738960938961038961138 9612389614
Show cara, belas imagens.
Dá pra viajar legal nelas.
Abraços
Parabéns pelas imagens, o lugar é realmente show de bola!!!!
[]s
Valeu Gmilani!
Cara, vi o seu relato e tinha esquecido disso!
Realmente vi suas fotos, se não me engano você tinha visto até um logus fazendo essa viagem!
Beleza então, vou de Ranger!
Valeu pela lembrança!
Até mais!
Exato, tinha um logus, um FUSCAAAA (60 e alguma coisa), uma tracker diesel(4x4)... e depois chegou um MOTOBOY de CG 125, isto é verdade o cara de CG 125 era de são Paulo, estava acampando, cozinhando, fio ai que EU (o explorador kkkk) me sentí um lixo!!!!!! eu me "achando"de montana, e o "coitado"(no bom sentido) de CG.... foi pra cabá!!!
Véio, Ushuaia é um grande passeio, eu defino assim!!! Nosso amigo Fpandur foi procurar uns caminhos mais hard, na minha opiniao EU nao faria isto, pelo risco de se quebrar a VTR, mas ele teve peito, pra arriscar a 7000km de casa.... acho que EU nao faria isto... ou sei lá .... se fosse de 4x4, acho que faria faria as mesmas trapaiadas!!!! afinal é historia pra se contar pros amigos!!! depois do motoboy de 125......
Pode ir tranquilo de ranger, (ou de qq veiculo 4x2), atente apenas que o veiculo deve ser mais alto, uma ecosport é o suficiente, até um UNO vai bem.... a montana sport, nao deu muito certo (em um trecho da 40), se fosse uma montana com roda de ferro (sem ser a sport) acredito que tbm iria de boa!!!
abraço
jointman, o pessoal já respondeu: junho/julho é complicado por conta do inverno, em alguns lugares que passei na estrada há indicação explicita de uso obrigatório de correntes nos pneus por conta da neve/gelo. Eu também pretendo fugir da Copa, mas talvez vá para o NOA + atacama, é um pouco mais tranquilo no inverno que mais para o sul (embora eu tive que abortar uma viagem para lá no ano passado pois nevou tanto em Junho/Julho que os Pasos na Cordilheira ficaram dias e dias fechados). Pode ir de 4x2 sem problema algum, eu fiz a trilha em Ushuaia mas foi porque procurei por isso, não precisa disso para chegar até lá. E eu estava com guincho e se visse que a situação ficasse muito complicada, dava meia-volta e voltava, que aliás de certa forma fiz, abortei e não fiz a trilha toda. Agora só discordo sobre a Carretera estar em bom estado, realmente em alguns (pouquissimos) trechos está um tapete, deu para colocar 90/100 Km/h com facilidade, mas a grande maioria dos trechos estão com buracos e "costelas", o carro parece que vai desmontar de tanto que bate, não conseguia fazer média maior que 50 Km/h. E depois de La Junta estão fazendo obras, daí piorou tudo, um ripio grande e solto, muitas paradas na estrada e caminhões de serviço trafegando por todo o lado, enfim, eu achei bem ruim mesmo.
É isto mesmo. Quando me referi que as estradas estavam boas, porque comparo com nossas estradas de interior aqui do sul, que são muito piores que a Carretera, realmente não dá para andar a mais de 50 km/h, até porque a paisagem é muito bonita para passar tão rápido. Recomendo a quem estiver descendo ou subindo, pela ruta 40, trecho entre Bariloche e Trevelin, que faça um desvio e passe dentro do Parque Nacional Los Alerces, pela RP71, passando em Vila Futalaufquem. Para mim este parque foi uma grande surpresa, e um dos lugares mais bonitos da viajem, tem várias trilhas para serem feitas, e é possível acampar nesta Vila.
Foi neste Parque que tive a grande surpresa de ver um Puma, que passou a menos de 50 mts do nosso carro.
Este trecho do Parque é em Rípio, porém seu estado é bom.
Algumas fotos:
CARRETERA AUSTRAL
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/555351_322101027909701_1269553568_n.jpg
PEDRA CARA DEL INDIO, EM COYAHIQUE
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/36501_322096814576789_1674327318_n.jpg
LAGUNA DOS GNOMOS, NO PARQUE QUEULAT
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/1243_322101024576368_1102515666_n.jpg
CENTRO CÍVICO, BARILOCHE
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/479717_322449387874865_1260994307_n.jpg
JointMan
16/01/2013, 21:14
Olá Galera!
Valeu pelas respostas!
Realmente, espero poder fazer essa viagem para 2014.
Já estudo uma época melhor.
Partindo de Brasília terei 25-30 dias.
Vou estudar um roteiro que deixe chegar algo próximo a essa meta.
Farei uso de camping mesmo, na raça e economia total.
Uma reserva para DM (Defeitos Mecânicos) e pronto.
Se a reserva sobrar, vou ao Paraguay comprar muamba kkkkk
Agora é estudar e usar os ótimos relatos e planejamentos do forum.
Abraço a todos!
BARILOCHE
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/32158_323360331117104_1768988191_n.jpg
VILLA LA ANGOSTURA
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/734429_323360364450434_1986968919_n.jpg
SAN MARTIN DE LOS ANDES
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/230785_323360307783773_1368335977_n.jpg
ENCONTREI VARIAS DESSA RURAL, QUE NA ARGENTINA SE CHAMA "ESTANCIERA". ESSE MODELO É RARO NO BRASIL POIS SOMENTE AS PRIMEIRAS VIERAM ASSIM, DEPOIS A WILLYS MODIFICOU A FRENTE PARA A RURAL QUE CONHECEMOS.
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/734481_323360344450436_194022604_n.jpg
JointMan, meu esquema foi praticamente todo em camping, só não fiquei em 1 ou 2 cidades, pois não consegui um camping. Depois quando voltar pretendo fazer um relato completo, com opiniões de onde fiquei e passeios que fiz. Essa região dos Lagos Argentinos pretendo voltar no inverno, pois passei apenas rapidamente (já estava no planejamento isso). No momento estou no meio do pampa Argentino, em General Acha, num bom camping municipal. Sábado quero chegar ao Brasil e domingo em casa, depois de 32 dias de viagem ...
JointMan
18/01/2013, 20:05
kkkkkk Gmilani, já rolou isso comigo! Saí de Bsb pra Chapada dos Veadeiros (Cerca de 200 km) de S10 na chuva... daí me aparece um cara de xre300 com a namorada vindo de São Paulo, na época em que chove nas duas regiões, de boa acampando! Mas não fiquei com a menor de vontade de fazer uma viagem nesse estilo kkkkkk.
Pow fpandur, posta mesmo! Gostei muito das fotos, dá vontade de chutar o balde e sair pra estrada (seríssimo) mas vou estudar bem para evitar que alguma coisa dê errado kkkkk. Vou começar a pesquisar roteiros e estou garimpando todos os relatos! Espero poder postar o meu em 2014!
Muito obrigado pela ajuda!
Um abraço!
nortonviggiano
12/08/2013, 22:06
Passando para assinar;.. Muito pertinentes os relatos encontrados neste tópico