Ver Versão Completa : sw4 (1997) gasilina, falha na partida a quente
luciano bonometti
03/10/2012, 15:12
Caros amigos, tenho hilux sw4 a gasolina, 4 cil, 2.7L ano 1997. Está comigo a 10 anos e a cada tanto retorna o problema do motor não pegar a quente, principalmente se o carro fica no sol . O motor de arranque vira, mas o combustivel é aparentemente cortado. Bomba de gasolina nova, respiro tanque OK. Vi postagens antigas sobre problemas na central eletrônica. Alguem achou uma solução ?
josesiri
17/10/2012, 20:23
Caros amigos, tenho hilux sw4 a gasolina, 4 cil, 2.7L ano 1997. Está comigo a 10 anos e a cada tanto retorna o problema do motor não pegar a quente, principalmente se o carro fica no sol . O motor de arranque vira, mas o combustivel é aparentemente cortado. Bomba de gasolina nova, respiro tanque OK. Vi postagens antigas sobre problemas na central eletrônica. Alguem achou uma solução ?
Luciano, faz contato com o R-Mendes http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/10139-r-mendes.html , aqui do forum, ele comprou uma 2.7 e tava com esse mesmo problema, veja se e como ele resolveu
R-Mendes
21/10/2012, 18:33
Ôpa, não precisa, já apareci por aqui. Bem... Vou iniciar um post novo mas antes respondo o seu: não resolvi o problema. Tem um post por aqui que fala sobre isso, mas até onde li, me parece que é a bobina. Inclusive procurei no Mestre Google e parece que alguns outros carros (de outras marcas) aparecem esse problema e resolvem com a troca da bobina. Me parece que a solda fica meio gasta e com o calor o metal dilata e dificulta a partida, algo assim. Não sei ao certo porque não vi essa bobina de perto. Mas podemos iniciar uma discussão por aqui.
Esbarrei hoje num topico parecido de um forum gringo.
Lá a solução que funcionou para a maioria do pessoal foi conectar o motor de partida diretamente na bateria, usando um relê entre os dois.
Talvez valha a pena tentar.
Segue url do topico:
4Runner won't start when hot - Toyota 4Runner Forum (http://www.toyota-4runner.org/classic-t4rs/122034-4runner-wont-start-when-hot.html)
Esse tem fotos:
Final fix for intermittent no-crank on the 22re. - Toyota 4Runner Forum (http://www.toyota-4runner.org/classic-t4rs/119611-final-fix-intermittent-no-crank-22re.html)
Ze Artur
16/02/2017, 12:51
Ressuscitando o tópico,
Oi gente, sou novo no fórum e na Toyota, estou com o famoso problema de partida a quente.
Estou fazendo o de sempre: sensor de temperatura, bomba de combustível, filtros, motor de arranque...
Vou tentar agora o regulador de pressão.
Alguém chegou em solução?
Abraços!
R-Mendes
16/02/2017, 13:15
Ressuscitando o tópico,
Oi gente, sou novo no fórum e na Toyota, estou com o famoso problema de partida a quente.
Estou fazendo o de sempre: sensor de temperatura, bomba de combustível, filtros, motor de arranque...
Vou tentar agora o regulador de pressão.
Alguém chegou em solução?
Abraços!
Opa, beleza?
Cara, eu tive uma 97, como disse logo ali acima, e vendi pra um cara na minha cidade. Dias atrás ele me ligou, depois de quase 5 anos, pra dizer que o problema era na vela. Uma das 4 velas estava com mal contato, algo assim, e depois que regulou (ou trocou), o problema sumiu. Convém dar uma olhada. E depois avisa aqui se resolveu.
Ze Artur
16/02/2017, 16:23
Valeu R-Mendes, tópico ressuscitado!
Obrigado pelo resposta rápida.
A má notícia é que o cara pelejou 5 anos... rsrsrsrss
Pois é, logo que comprei troquei velas e cabos, já havia percebido essa falha, mas não tenho certeza - andei muito pouco antes de trocar as velas - vou investigá-las também, apesar de serem novas.
No momento, estou vendo a linha de combustível, depois volto para elétrica... Nos próximos 5 anos devo chegar a uma solução!!!
Abraço!
Sonhador
16/02/2017, 20:47
se fosse de sp eu recomendaria um mecanico muito bom , gasolina ...diesel ...suspensão tem gente que manda carros de outros estados para ele verificar
o Nome da oficina dele e Toy garage qualquer coisa procura no face ou se quiser eu passo endereço e telefone
Ze Artur
16/02/2017, 23:18
Oi sonhador, o mecânico é o Sandro, de Santo André, certo? Bastante gente recomenda o cara e eu não descarto qualquer hora levar para ele. Para mim não é tão difícil, pois apesar de morar no RJ eu sou de Santos e tenho família aí, de vez em quando vou de carro (é só não desligar que ela vai bem...rsrsrs). Estou levando em uns bons mecânicos aqui de Niterói que mexem muito com Toyota, eles mesmo têm Hilux e adoram, mas esse motor 3RZ-FE tem pouco no Brasil, eles não têm tanto a manha para ele.
O chato é que é um problema comum até em outros carros, mas parece que pode ter várias causas pelos relatos que vejo.
Obrigado pela dica, talvez eu acabe levando lá algum dia. Abraço!
R-Mendes
17/02/2017, 09:22
Valeu R-Mendes, tópico ressuscitado!
Obrigado pelo resposta rápida.
A má notícia é que o cara pelejou 5 anos... rsrsrsrss
Pois é, logo que comprei troquei velas e cabos, já havia percebido essa falha, mas não tenho certeza - andei muito pouco antes de trocar as velas - vou investigá-las também, apesar de serem novas.
No momento, estou vendo a linha de combustível, depois volto para elétrica... Nos próximos 5 anos devo chegar a uma solução!!!
Abraço!
Zé, não sei se ele demorou 5 anos pra descobrir, mas na verdade falei que ele me ligou depois de 5 anos que vendi o carro pra ele. Ele tinha perdido meu número.
Era um defeito bem chato. Pra dar um tumé, eu fazia o possível pra parar num lugar que dava pra pegar uma banguela e fazer pegar no tranco. Mas nem sempre dava...
Espero que tenha êxito. E se descobrir, já sabe: conta pá nóis.
By the way... Depois que vendi essa SW4, fiquei 3 anos sem carro. Quando resolvi voltar, cometi um adultério: comprei um Grand Vitara. Mas não tem jeito... Vai pra venda.
Sonhador
17/02/2017, 21:33
ZE
Então esta facil , a minha esta la no sandro fui para resolver alguns problemas , ele achou mais alguns que eu ja imaginava ....
ele ate ajustou o ponto , procure no face a toy garage e vera algumas fotos da minha ...ele vez uma baita geral na eletrica , pois os antigos proprietarios usaram gas e bagunçaram os chicotes . ele realmente e apaixonado por Hilux .
So falta eu ir buscar .
achei ele honesto e competente
Ze Artur
18/02/2017, 10:12
Valeu a dica, vi o face da oficina e mais para a frente fica como opção. Esse problema é um grande mistério, porque com o carro frio não acontece. Até aí, tudo bem, mas o mais intrigante é que quando você desliga, com o carro quente, ele pega fácil... o problema só aparece uns dez, quinze minutos depois que o carro foi desligado quente. O que acontece nesse tempo? Tá certo que mesmo depois de desligar, a temperatura em alguns componentes aumenta um pouco pela falta do sistema de refrigeração. o que leva a pensar em elétrica. Mas também é o tempo em que pode gotejar combustível em algum lugar, ou seja, também pode ser problema com alimentação. Mistério...
Agora vou tentar duas coisas: trocar o regulador de pressão do combustível, pode ter algum furo muito pequeno e deixar passar, com ele quente, alguma gasolina para os bicos e afogar momentaneamente. Na outra "frente", vou trocar os suportes dos cabos de vela e talvez tentar colocar velas de irídio, que supostamente aguentam temperaturas maiores.
Vou fazendo sempre uma coisa de cada vez, pois quero não apenas resolver o problema mas também descobrir o que está causando. Aí então eu conto aqui! Abraços
andre 1000
20/02/2017, 12:51
Olá, tbm tenho uma, coloca velas iridium e troca a tampa e o rotor .. q a camionete fica show ..
Ze Artur
22/02/2017, 17:35
Oi André,
Valeu, agora o caminho é mesmo rever vela e distribuidor - troquei o regulador de pressão e não resolveu, mas pelo menos agora sei que a linha de combustível está toda zerada e original...
Abraço, vou postando aqui os resultados.
Ze Artur
11/03/2017, 15:51
Oi gente, a luta continua... rsrsrs
Troquei velas, testei as Denso originais e a Iridium da NGK, nada. Não mudou nada, reparei que com um dia de uso já dá uma leve carbonização seca na parte exposta da rosca, os eletrodos estavam limpos. Estou comprando tampa do distribuidor, rotor e cabos de vela originais, vou comprar também uma bobina "paralela" que achei barata, mas vou levar no Sandro para tentar parar com o "tiro ao alvo" de ir trocando peças. Desconfio dos bicos de injeção, postei no tópico "Concentrando informações" um comentário sobre isso : http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/144485-concentrando-informacoes-sobre-hilux-sw4-gasolina-2-7-3-0-e-3-4-ate-2002-a-17.html
Vou continuar na luta, quando descobrir alguma coisa eu posto aqui.
Abraços,
Zé Artur
Ze Artur
18/04/2017, 18:50
Oi gente, vou copiar aqui a postagem que fiz no tópico "concentrando informações", pois este tópico é mais específico ao problema da partida a quente e pode ter gente que chega aqui a partir de busca pelo termo:
O problema foi resolvido, mas de forma inesperada. Levei o carro para trocar o sensor de temperatura, em um mecânico que trabalha principalmente com viaturas a gasolina. Trocou o sensor e não mudou nada. Ele colocou o manômetro no carro e reproduziu a situação de partida a quente, viu que a pressão na linha de combustível ficava abaixo de 1 bar e, sem saber que a bomba de gasolina era nova (original Toyota), trocou-a novamente (por uma Bosch) e o problema desapareceu.
A concessionária Toyota foi muito correta quando voltei lá e expliquei a situação. Eles fizeram a devolução da peça defeituosa. Ainda não entendi totalmente a lógica do problema, mas meu irmão engenheiro explicou que bombas de sucção podem ter um defeito que os americanos chamam de vapour lock, que pode ocorrer quando a temperatura e a pressão do combustível diminuem (pouco depois que a gente desliga o carro quente), fazendo com que parte da gasolina vaporize e se acumule como bolhas no diafragma da bomba, fazendo com que ela "cavite" e interrompa o fluxo. Depois dos tais 40 minutos, essas bolhas dissipam e o carro pega fácil novamente.
Agora vou trocar capa do distribuidor, rotor e cabos que já comprei, só para zerar essa parte, mas tenho andado bastante ligando o carro quente em várias situações e ainda não tive problema.
Abraços,
Zé Artur
sandrord1
21/08/2017, 15:07
me diga foi vc que veio aqui com seu pai um dia???? eu avisei pra trocar tudo sensor bomba e regulador... obrigado por lembrar
Oi gente, vou copiar aqui a postagem que fiz no tópico "concentrando informações", pois este tópico é mais específico ao problema da partida a quente e pode ter gente que chega aqui a partir de busca pelo termo:
O problema foi resolvido, mas de forma inesperada. Levei o carro para trocar o sensor de temperatura, em um mecânico que trabalha principalmente com viaturas a gasolina. Trocou o sensor e não mudou nada. Ele colocou o manômetro no carro e reproduziu a situação de partida a quente, viu que a pressão na linha de combustível ficava abaixo de 1 bar e, sem saber que a bomba de gasolina era nova (original Toyota), trocou-a novamente (por uma Bosch) e o problema desapareceu.
A concessionária Toyota foi muito correta quando voltei lá e expliquei a situação. Eles fizeram a devolução da peça defeituosa. Ainda não entendi totalmente a lógica do problema, mas meu irmão engenheiro explicou que bombas de sucção podem ter um defeito que os americanos chamam de vapour lock, que pode ocorrer quando a temperatura e a pressão do combustível diminuem (pouco depois que a gente desliga o carro quente), fazendo com que parte da gasolina vaporize e se acumule como bolhas no diafragma da bomba, fazendo com que ela "cavite" e interrompa o fluxo. Depois dos tais 40 minutos, essas bolhas dissipam e o carro pega fácil novamente.
Agora vou trocar capa do distribuidor, rotor e cabos que já comprei, só para zerar essa parte, mas tenho andado bastante ligando o carro quente em várias situações e ainda não tive problema.
Abraços,
Zé Artur
BETO-TOY
19/11/2017, 01:42
Boa noite zé artur,
queira me ajudar com essa informação da troca da bomba de gasolina sw4 97 2.7
estou com o mesmo problema de partida quente, o carro não pega depois que desligo uns 15 minutos,
não estou achando para comprar essas bomba da bosch , me fala onde vc comprou se tiver uma fot agradeço muito
Thiago Melo
29/12/2017, 19:47
Boa noite pessoal! Sou novo aqui no fórum, em postagens, porém acompanho as discussões há bastante tempo!
Recentemente comprei outra Sw4 2.7 1998, antes tinha possuído uma diesel 2001 que me deu muitas dores de cabeça com o motor! Mas vamos em frente! Comprei o carro de um cara que não cuidou muito bem da viatura! No estado geral o carr está em bom estado, já fiz toda a suspensão e agora estou tentando acertar o funcionamento dela! O
Antigo dono tinha colocado a gás, e aí começa meu calvário!
Comecei trocando velas, cabos e refazendo toda a instalação elétrica que havia sido previamente danificada pela instalação do kit gás! Mas o carro ficou com o seguinte sintoma!
Passando as marchas e andando sem acelerar ela chega fácil aos 120km, mas o excesso de combustível é impressionante! Se ficar ao lado do carro enquanto funciona os olhos chegam a arder! E se acelerar pra ela andar da um corte como se fosse falta de combustível! A bomba já foi testada, pressão e vazão! Alguém já teve problemas parecidos?
sandrord1
20/03/2018, 17:50
ola jose arthur foi vc que veio com seu pai aqui na oficina né???? e ai ficou só na perguntas???? num ia trazer aqui???? ta com o problema ainda????