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Ver Versão Completa : Dificuldade ligar sportage tanque quase vazio



rl68
03/10/2012, 11:49
Olá!
Percebi que de um tempo pra cá minha gran sportage diesel 2001 começo a apresentar dificuldade em ligar, quando o tanque está perto da reserva. Com mais combustível no tanque pega de primeira, perfeita. Não tenho muito conhecimento em mecânica, mas suspeito da bomba de combustível. Alguém já teve o mesmo problema?

perozzo
08/05/2014, 20:35
a minha não pode descer morro se está com pouca gasolina, apaga o motor, quando chega no terreno plano é só bater a chave que pega novamente.......

Luiz Gaucho
08/05/2014, 22:46
A minha Sportage apresenta o mesmo problema, em inclinações. Acredito que deve-se ao fato de nossos tanques serem baixos e muito largos. Então com pouco combustível, e estando o carro inclinado, ela se deposita em um local onde a bomba não consegue puxar combustível suficiente. Acho que este é o problema.

Um abraço,

Luiz

ANDREWKDT
09/05/2014, 07:03
Faz sentido, pq a minha quando desço uma serra ela diminui a marcação de combustivel no ponteiro, quando subo é o contrario..

pegasus
09/05/2014, 08:19
Olá!
Percebi que de um tempo pra cá minha gran sportage diesel 2001 começo a apresentar dificuldade em ligar, quando o tanque está perto da reserva. Com mais combustível no tanque pega de primeira, perfeita. Não tenho muito conhecimento em mecânica, mas suspeito da bomba de combustível. Alguém já teve o mesmo problema?
As Sptg diesel não tem bomba de combustível dentro do tanque, somente a bomba injetora.
O que deve estar acontecendo é que com o tanque quase vazio esta entrando ar pelo pescador. Pode ser o próprio tubo do pescador que tenha perfurado dentro do tanque e quando baixa o combustível entra ar pelo furo. Nesta situação você tem que purgar a linha. Se entrar muito ar pode acontecer que ela não dê partida nem depois de encher o tanque.

ANDREWKDT
26/05/2014, 08:47
Achei uma coisa estranha este fim de semana. Nunca tinha andado com o combustivel abaixo de 1/4, neste fim de semana deixei baixar o combustivel de 1/4 e ela começou a ficar ruim de ligar, depois que pegava andava normalmente. Coloquei mais 10 litros de diesel e voltou a pegar de primeira. Será que pode estar entrando ar no sistema..

cegandrade
26/05/2014, 09:19
Na minha sofri muito no inicio com isso, mais no meu caso era na estrada de terra, pois como o tanque é muito grande, quando pegava uma subida com o tanque chegando em 1/4 o carro parava. A minha é a gasolina.

ANDREWKDT
26/05/2014, 10:55
Então pelo que vi é defeito das sportage mesmo, ou erro no projeto do tanque.
O jeito é andar sempre com 1/4 de tanque pra cima..

Luiz Gaucho
26/05/2014, 13:35
E mais... conforme for baixando o nível, às vezes até fazendo uma curva, em que o combustível desloque no tanque, ela dá uma rateada.... O tanque é muito comprido e baixo.

Luiz

Davilson
26/05/2014, 18:12
Faz uma limpeza no tanque de combustível, retirando, lavando e na tubulação também; isso é sujeira. Na minha tinha até pedaço de estopa, além de areia, asa de barata etc...
Use também o filtro de combustível correto, os postos de troca não sabem direito, costumam colocar o da sportage 2.2 que mais curto, o da 2.0 "turbo" é mais comprido e nunca dá falta de combustível.
Isso de tanque cheio ou quase vazio, tanque baixo etc... é conversa, o carro foi projetado para andar até acabar o combustível.

Luiz Gaucho
26/05/2014, 18:52
Faz uma limpeza no tanque de combustível, retirando, lavando e na tubulação também; isso é sujeira. Na minha tinha até pedaço de estopa, além de areia, asa de barata etc...
Use também o filtro de combustível correto, os postos de troca não sabem direito, costumam colocar o da sportage 2.2 que mais curto, o da 2.0 "turbo" é mais comprido e nunca dá falta de combustível.
Isso de tanque cheio ou quase vazio, tanque baixo etc... é conversa, o carro foi projetado para andar até acabar o combustível.

Caro Davilson,

Desculpe, mas você está enganado. Na minha Sportage coloquei tudo novo, do tanque até o escapamento e ela apresenta o mesmo problema. Infelizmente é uma falha de projeto, pois o tanque é bem baixo e com uma base muito grande.
Além disso, o filtro não fica dentro do tanque, como você deve saber e por isso independe o tamanho que ele tenha. Se você estiver se referindo ao refil da bomba, ele vai dentro da bomba e tem que ser de um tipo específico para caber dentro da bomba, porém, mesmo ela indo bem perto do fundo do tanque, fica ainda um espaço onde, dependendo do volume de combustível que o carro tiver e a inclinação do mesmo, ela não consegue puxar o combustível com pressão suficiente para levar aos bicos.
Sei que todos somos aprendizes, tirando alguns experts, mas dizer que o que é postado aqui é "conversa", acho um pouco desrespeitoso.

Um abraço,

Luiz

Davilson
27/05/2014, 18:51
Caro Luiz
O filtro que eu me referi é o separador de combustível, não é nada com a bomba. É comum quando se troca usar o curto, no próprio catalogo do fornecedor indica esse curto usado no motor 2.2 das mais antigas e não consta em catalogo nenhum o filtro correto para o motor 2.0 turbo interculado. Esse filtro por ser mais curto ele dá falta de combustível nas partidas, em aclives acentuado e principalmente quando esta com água, coisa que ninguém drena também e por ter pouco espaço nele o motor chupa água junto com o diesel. Como é muito difícil achar o filtro correto eu tenho usado o da L200, drenando a cada 3000km e nunca mais tive os problemas acima citado. O meu tanque é o de plastico e já rodei até acabar o diesel do tanque no Jalapão e me emprestaram 3 litros para chegar até uma fazenda abastecer.
Desculpe usar o termo "conversa" mas vc vê cada uma, muita gente que posta aqui tem a tendencia de colocar defeito nesse carro e vc saber do que estou falando.
Abraço a todos

pegasus
28/05/2014, 18:28
Achei uma coisa estranha este fim de semana. Nunca tinha andado com o combustivel abaixo de 1/4, neste fim de semana deixei baixar o combustivel de 1/4 e ela começou a ficar ruim de ligar, depois que pegava andava normalmente. Coloquei mais 10 litros de diesel e voltou a pegar de primeira. Será que pode estar entrando ar no sistema..
Se for diesel não custa verificar. O tubo pode te contaminações na sua fabricação e com o tempo e em contato com o combustível ele fura no ponto de contaminação e enferruja.
Estou vendo o pessoal reclamar que não pode andar abaixo de 1/4 no tanque, mas eu nunca tive este problema, apesar de poucas vezes rodar com tão pouco combustível. Como saio sempre com a patroa, se acabar o mesmo fica difícil para ela empurrar :oops:. Eu acredito que nas viaturas com gasosa, se são com injeção, a bomba é refrigerada pelo próprio combustível dentro do tanque. Se fica baixo ela perde a refrigeração e começa a querer travar. Se a bomba for velha ferrou. A diesel só tem o pescador dentro do tanque. Se furar entrar ar. Se entrar ar começa a falhar ou até apaga e precisa ser sangrada.

marcelo_sma
22/06/2014, 21:01
Olá!
Percebi que de um tempo pra cá minha gran sportage diesel 2001 começo a apresentar dificuldade em ligar, quando o tanque está perto da reserva. Com mais combustível no tanque pega de primeira, perfeita. Não tenho muito conhecimento em mecânica, mas suspeito da bomba de combustível. Alguém já teve o mesmo problema?

Boa noite rl68!
sou de Santa Rosa e tenho uma sportage 2001 turbo diesel. você continua com sua sportage? tem algum contato para conversarmos sobre nossas sportage. meu email marcelo_sma@terra.com.br

ANDREWKDT
23/06/2014, 07:08
Olá!
Percebi que de um tempo pra cá minha gran sportage diesel 2001 começo a apresentar dificuldade em ligar, quando o tanque está perto da reserva. Com mais combustível no tanque pega de primeira, perfeita. Não tenho muito conhecimento em mecânica, mas suspeito da bomba de combustível. Alguém já teve o mesmo problema?

A minha é igual a sua, não falha nem nada, mas se baixar de 1/4 no tamque ela começa a ficar ruim de ligar..

ph.rigon
24/06/2014, 12:49
Luiz, tudo bem contigo meu amigo?

Bicho, a minha está com o mesmo problema; em terreno plano mesmo com pouco combustível ela pega de primeira, em subidas ou solavancos ela tende a falhar, as vezes até desliga; não foram poucas as vezes que isso aconteceu quando fazia curvas fechadas ou freava o carro de forma mais brusca. Notei que isso acontecia em duas situações:

1 - quando o tanque estava baixo.
2 - quando a gasolina abastecida não era boa.

no meu caso, é sempre os dois problemas somados, pois a Sptg está a venda, então tenho usado ela muito pouco; e a gasolina da cidade em que estou morando é horrível então abasteço sempre pouco... De qualquer forma fica o reforço; Sptg de tanque baixo da susto em novatos! :)

Aproveitando o gancho, qual o filtro de combustível eu posso colocar na minha? Troquei a bomba de combustível ha 2 meses e o "mexanico" tirou o filtro e disse que o carro não precisava... rs
Acontece que precisa; e agora eu não sei qual eu posso colocar, nem onde fica o filtro pra eu trocar. rs

Luiz Gaucho
25/06/2014, 22:30
Luiz, tudo bem contigo meu amigo?

Bicho, a minha está com o mesmo problema; em terreno plano mesmo com pouco combustível ela pega de primeira, em subidas ou solavancos ela tende a falhar, as vezes até desliga; não foram poucas as vezes que isso aconteceu quando fazia curvas fechadas ou freava o carro de forma mais brusca. Notei que isso acontecia em duas situações:

1 - quando o tanque estava baixo.
2 - quando a gasolina abastecida não era boa.

no meu caso, é sempre os dois problemas somados, pois a Sptg está a venda, então tenho usado ela muito pouco; e a gasolina da cidade em que estou morando é horrível então abasteço sempre pouco... De qualquer forma fica o reforço; Sptg de tanque baixo da susto em novatos! :)

Aproveitando o gancho, qual o filtro de combustível eu posso colocar na minha? Troquei a bomba de combustível ha 2 meses e o "mexanico" tirou o filtro e disse que o carro não precisava... rs
Acontece que precisa; e agora eu não sei qual eu posso colocar, nem onde fica o filtro pra eu trocar. rs

Boa noite ph.rigon,

Pois é... na minha interpretação, tal fato deve-se ao formato do tanque de nossas viaturas. E, no meu caso, abasteço o carro somente com Shell V-Power e a situação é a mesma.
Quanto ao filtro, eu coloquei original do carro. Comprei na Kia por 40 cruzeiros. Mas acho que li aqui no forum que o do kadett e de vectra serve, porém tem que ter atenção para instalarem do lado correto.
O filtro fica localizado embaixo do carro, mais ou menos na altura dos pés do lado do carona. Ah, e qualquer carro precisa de filtro sim, hehehehe. Aproveite e dê uma verificada nas mangueiras também que, provavelmente devem estar ressecadas e quebradiças.

Um abraço,

Luiz

João Cristiano Rodrigues
10/07/2014, 16:06
Pessoal é verdade que não devemos usar o combustível Diesel S-10 em carros mais antigos como o meu 1995? Um amigo meu que tem Sportage falou que as antigas não são preparadas para esse diesel e que ele tem alto teor de água e isso é ruim para o motor. Me orientou a usar somente o antigo rico em enxofre que até onde eu sei, além de poluir mais ele também carboniza o motor; O que me dizem?