Ver Versão Completa : F75 com motor de opala 6cc! 100ºc? normal?
Filipe k
02/10/2012, 21:37
eai rapaziada!
seguinte, minha F75 ta com motor do opala 6cc..
fiz um radiador sob medida para ela.. beem maior que o original..
coloquei uma ventoinha eletrica ( que por sinal, liga sempre muitooo rapido por causa da temperatura do motor)
e tbm nela tem um relogio de mercurio, pra sempre fica de olho..
mais minha duvida é a seguinte..
é normal o motor trabalhar a 100ºc?
é sempre coisa muito rapida, ligo a F e uns minutinhos depois ela ta lá... a 100~105ºc
vlw ae!
segue as fotinhas!
tem alguma coisa errada? 373388373389373390
Géderson Viero
03/10/2012, 02:24
Via de regra a agua ferve a 100 graus (varia com a altitude e pressão caso haja reservatorio de expansão). Tem algo errado aí!!! É bom testar a válvula termostática, rotor da bomba dágua, temperatura em que o eletro deveria acionar ( cebolinha), verificar se não há refluxo entre eletro ventilador e ventoinha mecanica ( sentidos contrários), ponto de ignição e fazer a leitura dessa temperatura de outra forma para descartar defeito no seu medidor!
Boa sorte com o 6 canecos!
georgevalle
03/10/2012, 08:34
É tem algo errado, começa pelo mais fácil tira a valvula termostática e verifica como fica a temperatura, se for ela deve demorar bem mais para subir a temperatura e a ventuinha ligar e o motor deverá ficar na casa dos 80º (quem vai mandar nesta temperatura vai ser a cebolinha do radiador que liga a ventuinha), para ter certeza que a bomba está boa basta ver o fluxo de agua dentro do radiador como vai estar sem a valvula termostática já nas primeiras aceleradas pela tampa do radiador você irá perceber a movimentação da aguá (deve ser considerável normal mente faz uma "ondinha"), aposto que a valvula deve estar com problema, troca ela pois o motor funcionando sem ela não vai trabalhar na temperatura correta e com isso aumenta o consumo de combustivel alem de reduzir a vida do motor.
Felipe, bom dia,
Já passei por isto, com a minha JEEP-TRUCK, depois de gastar com troca de radiadores, o que resolveu foi a instalação do radiador original deste motor que é instalado na pick-up Chevrolet C-14, continua com a ventoinha direta de ferro do Opala Comodoro, válvula termostática, instalei AC e uma ventoinha elétrica que é ligada automaticamente ao ligar o AC, tem também um botão para ligar a ventoinha sem ligar o AC.
A temperatura não passa de 85°C, mesmo em grandes subidas, sem necessidade de ligar a ventoinha elétrica, quando fui em Conceição do Ibitipoca, tem um subidão de 29 km, que subi em 2ª e 3ª direto, e para a minha surpresa a temperatura até diminuiu, ficando em 82°C direto.
Uso no radiador que é novo, aqui na minha Cidade este custou na época R$420,00, e após uma limpeza do sistema de arrefecimento, Radiex vermelho na proporção de 50% de produto e 50% de água.
Dê uma olhadinha no meu tópico, http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/48013-bicudinha-pick-up-americana-1951-jeep-truck.html que dou uma explicação melhor deste sistema.
Uso também um vaso de expanção do Tempra com controle de nível que aciona um sinaleiro no painel e aciona uma cirene de ré caso venha faltar água ou abaixar o nível.
Abração.