PDA

Ver Versão Completa : Samurai - Fusível queimou após entrar na água

marcusjal
02/10/2012, 17:13
E aí pessoal,

venho aqui solicitar a ajuda de vocês novamente! Dessa vez é o seguinte: depois de ter instalado o snorkel no Samuka, fui testar ele na água (de leve, claro). Entrei numa vala que deu água na altura dos faróis quando "embicou" (depois baixou) e logo ao sair dela, o carro começou a falhar, até apagar. Até aí tudo bem..

Dando uma pesquisada aqui no fórum, achei esse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/109569-samurai-falhando-passa-na-agua.html e ao que parece, foram os mesmos sintomas. Porém o meu queimou o fusível (que acho era o da bomba) duas vezes.

Foi mais ou menos assim: depois que ele apagou a primeira vez, bati a chave e ele pegou de boa.. estava estável na lenta, mas quando eu acelerava, ele ficava sem força até quase apagar novamente. Não conseguia arrancar com o carro, pois apagava. Olhei o distribuidor e estava aparentemente seco, assim como os cabos e as velas. Depois que revisei tudo, fiquei tentando andar com ele, mesmo o problema de falta de força persistir. Foi quando uma hora, ele apagou e ouvi o estalo do fusível. Tentei ligar e nada. Não pegava! Troquei o fusível, bati a chave e pegou de novo. Mas seguia sem força. Dei um tempo, tentei de novo e queimou outro fusível. Foi quando desisti de arrancar com ele (ia ficar sem fusíveis na caixa de fusíveis! Hahah).

Aí pergunto.. O que pode ter causado a queima do fusível? É normal isso?

Ahh, depois de uma meia hora o carro voltou ao normal... e nenhum fusível queimou mais!

Desde já, valeu!

mas.marco
03/10/2012, 12:07
Estranho heim.

MAP ?
Dá uma olhada no sensor.

mairo
03/10/2012, 12:18
agua nos farois? de leve? vixiiiiiiiiiii

todo jeepeiro das antigas foge de agua, fica até mau humorado com trilha com muita agua!

certamente entrou agua em alguma coisa e ficou dando curto (queimava fusiveis) depois naturalmente foi secando e volta ao normal! é assim mesmo! o ideal é espirrar um desengripante nos componentes eletricos, ele repela a agua e evita danos maiores!

mauricio_silva
08/10/2012, 13:08
Humm...:pensativo:

Primeira coisa: identifique corretamente o fusível.
Identificado o fusível, verifique o elemento (ou elementos) elétrico(s) que é (são) protegido(s) por este fusível.
Verifique quais poderiam ter sofrido entrada de água.
Identificado o componente, faça um trabalho de vedação (se possível...).
Se não for identificado nenhum componente que possa sofrer entrada de água, procure por cortes ou marcas de pontos gastos na fiação associada ao fusível. Não é incomum a fiação apresentar um dano na capa isolante que pode entrar em curto circuito quando molhada.
[]s.

E aí pessoal,

venho aqui solicitar a ajuda de vocês novamente! Dessa vez é o seguinte: depois de ter instalado o snorkel no Samuka, fui testar ele na água (de leve, claro). Entrei numa vala que deu água na altura dos faróis quando "embicou" (depois baixou) e logo ao sair dela, o carro começou a falhar, até apagar. Até aí tudo bem..

Dando uma pesquisada aqui no fórum, achei esse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/109569-samurai-falhando-passa-na-agua.html e ao que parece, foram os mesmos sintomas. Porém o meu queimou o fusível (que acho era o da bomba) duas vezes.

Foi mais ou menos assim: depois que ele apagou a primeira vez, bati a chave e ele pegou de boa.. estava estável na lenta, mas quando eu acelerava, ele ficava sem força até quase apagar novamente. Não conseguia arrancar com o carro, pois apagava. Olhei o distribuidor e estava aparentemente seco, assim como os cabos e as velas. Depois que revisei tudo, fiquei tentando andar com ele, mesmo o problema de falta de força persistir. Foi quando uma hora, ele apagou e ouvi o estalo do fusível. Tentei ligar e nada. Não pegava! Troquei o fusível, bati a chave e pegou de novo. Mas seguia sem força. Dei um tempo, tentei de novo e queimou outro fusível. Foi quando desisti de arrancar com ele (ia ficar sem fusíveis na caixa de fusíveis! Hahah).

Aí pergunto.. O que pode ter causado a queima do fusível? É normal isso?

Ahh, depois de uma meia hora o carro voltou ao normal... e nenhum fusível queimou mais!

Desde já, valeu!

marcusjal
08/10/2012, 15:52
Valeu pelas dicas pessoal... vou dar uma olhada essa semana nisso.

Mas com relação ao fusível, se não me engano era o fusível da bomba de gasolina. Não sei se tem mais alguma coisa junto, no mesmo. Tanto que quando ele queimou, ao bater a chave não dava nem o barulho da bomba injetando.. por isso não pegava! Se alguém tiver uma imagem com o esquema dos fusíveis, dá pra saber.. é o do canto superior direito, olhando de frente para a caixa.

Ontem dei uma olhada melhor nos fios do motor, vi alguns bem feios mesmo.. tinha uns desencapados. Vou ter que dar uma geral na fiação dele pelo jeito!

Tem algum fio por baixo do carro que deva olhar, ou é tudo no cofre mesmo?

valeu!

mauricio_silva
08/10/2012, 19:47
Olá.

A bomba de gasolina é elétrica. Procure acompanhar o cabo de ligação do fusível até a entrada no tanque. Creio que vá por dentro da cabine.
[]s.

Valeu pelas dicas pessoal... vou dar uma olhada essa semana nisso.

Mas com relação ao fusível, se não me engano era o fusível da bomba de gasolina. Não sei se tem mais alguma coisa junto, no mesmo. Tanto que quando ele queimou, ao bater a chave não dava nem o barulho da bomba injetando.. por isso não pegava! Se alguém tiver uma imagem com o esquema dos fusíveis, dá pra saber.. é o do canto superior direito, olhando de frente para a caixa.

Ontem dei uma olhada melhor nos fios do motor, vi alguns bem feios mesmo.. tinha uns desencapados. Vou ter que dar uma geral na fiação dele pelo jeito!

Tem algum fio por baixo do carro que deva olhar, ou é tudo no cofre mesmo?

valeu!