PDA

Ver Versão Completa : Instalar Maxion S4T Plus em Engesa



Djalma Coelho
02/10/2012, 09:41
Amigos, tenho um Engesa Fase I com Motor 6C e caixa original 240V, adquiri um motor Maxion S4T Plus e irei iniciar a instalação deste motor. Peço a juda a quem já dez esta mudança informando as dificuldades e ou atalhos para que possa faze-lo da melhor maneira possível. Toda informação é bem vinda, porém tenho algumas dúvida iniciais.Qual radiador usar , qual embreagem devo colocar,devo trocar as molas dianteiras? se sim por quais? etc. Conto com a ajuda de voces.
Obrigado, Dejota.

MaGao
02/10/2012, 18:03
Djalma,

Respondi la no seu email todas as infos que me perguntou.. vou copiar aqui para esclarecer para todos..


Djalma,

Que nada pode perguntar!!


Agora seguinte.. quando comprei o carro já veio com o motor.. não sei informar se o encaixe da 240v é o mesmo ou precisa refurar algo..
Tem espaço sim para por no cofre.. sem problemas..
Radiador estou usando de caminhão mercedez bens.. não lembro o modelo.. tem muito tempo que mechi com isso..
Embreagem original da D-20.
Precisa sim de novos suportes de motor e ainda precisa dos suportes traseiros do motor.. como ele torce muito por conta da força tem que ter alem dos dois calços dianteiros.. os traseiros também..
Elétrica so precisa de um positivo ligado a ignição que vai para a selenoide da bomba injetora... coisa simples..


Informações adicionais:
Filtro de AR - Coloque o original da d-20 com S4T Plus se não da falta e esquenta o carro e muito..
Removi a Hélice mecânica e coloquei uma elétrica.. deixou ele mais disposto =)
Coloque um filtro separador de agua da RACCOR.. que sai em caminhões... a bomba injetora do Maxion é muito sensível a agua.. e toda vez que abre gasta uns 2mil no minimo hehe (ja senti na pele 2x)




No Mais tudo normal.. nada d++


Abraços,

Complementando:

São 02 engesas aqui comigo com a mesma mecânica..

Abraços,

geandre2004
02/10/2012, 18:56
O seu engesa, tá com carroceria de fibra ou lata, no meu com fibra esta com molas da rota

Djalma Coelho
03/10/2012, 18:04
Djalma,

Respondi la no seu email todas as infos que me perguntou.. vou copiar aqui para esclarecer para todos..



Complementando:

São 02 engesas aqui comigo com a mesma mecânica..

Abraços,


MaGao, mais uma vez obrigado!!!
Valeu!

Djalma Coelho
03/10/2012, 18:06
O seu engesa, tá com carroceria de fibra ou lata, no meu com fibra esta com molas da rota


Geandre, boa noite.
O meu Engesa esta com carroceria de lata.
Estou procurando outra alternativa pois as vezes acho os preços da Rota meio salgados.

Toninho
21/10/2012, 20:25
Djalma se vc está achando como muitos aqui, os preços da Rota salgados no inicio dos Tópicos vc tem uma gama imensa de concorrentes que podem te atender. Com preços melhores, sempre pesquise muito antes de comprar.

Valeww.

Djalma Coelho
24/10/2012, 11:25
Djalma se vc está achando como muitos aqui, os preços da Rota salgados no inicio dos Tópicos vc tem uma gama imensa de concorrentes que podem te atender. Com preços melhores, sempre pesquise muito antes de comprar.

Valeww.



Toninho, é exatamente isto que faço! como o R$ tá sumido, se não pesquisar com certeza vai perder.

Dj

Marcos Palotta
29/12/2012, 19:00
MaGao e Djalma,
estou acompanhando os comentários, e chamou a atenção o detalhe do filtro de ar da D20, adequado para o motor Maxion S4T Plus. Voces poderiam passar o no. de série deste filtro? Tenho Blazer Sulam com este motor e creio que o filtro adaptado é para o Perkins.
Obrigado, abraços.

Marcos Palotta
29/12/2012, 19:02
MaGao e Djalma,
estou acompanhando os comentários, e chamou a atenção o detalhe do filtro de ar da D20, adequado para o motor Maxion S4T Plus. Voces poderiam passar o no. de série deste filtro? Tenho Blazer Sulam com este motor e creio que o filtro adaptado é para o Perkins.
Obrigado, abraços.

regisbellini
31/12/2012, 15:09
Marcos,

Segue foto do filtro e elemento, pelo que pesquisei é original da D20 com este motor.
387474387475
abs,
Regis

Kim
31/12/2012, 20:43
Um pouco atrasado.

A embreagem, poderá usar o platô do maxxion, com o disco que já usa, pois o cambio encaixa perfeitamente na capa seca do maxxion.
Use o sistema de alavanca da embreagem original do maxxion.

O restante, o MaGao já descreveu.

MaGao
02/01/2013, 13:50
MaGao e Djalma,
estou acompanhando os comentários, e chamou a atenção o detalhe do filtro de ar da D20, adequado para o motor Maxion S4T Plus. Voces poderiam passar o no. de série deste filtro? Tenho Blazer Sulam com este motor e creio que o filtro adaptado é para o Perkins.
Obrigado, abraços.

Marcos,

Desculpa a demora.. não tava acessando o forum..

Então o meu eu chego na loja aqui e peço o filtro para maxion S4T Plus.. vem escrito na caixa.. custa 45 reais..

Só não tiro a foto.. pois fiz uma caixa de fibra e tem que arrancar os mangotes para poder tirar kkk
Abraços,

Djalma Coelho
03/01/2013, 14:56
Srs, obrigado pela ajuda. Motor instalado e funcionando faltando agora apenas os ajustes de praxe. Adaptação para a instalação do filtro de ar, confecção de novo escapamento, ajustes na parte elétrica, instalação de instrumentos de painel ( RPM,manometro de oleo e turbo) troca de molas.
A embreagem é de acionamento mecanico mais está muito pesada, terei que instalar um acionamento hidraulico.
Agradeço a todos os que participaram.
ABRAÇOS

Djalma Coelho
03/01/2013, 15:02
Srs, apenas para complementar, o filtro que tinha com o motor 6c 250S é exatamente como este da foto postada pelo Regis, então acredito que poderei usar o mesmo.

MaGao
03/01/2013, 21:27
DJalma,

Não sei dizer o quão pesada é a embreagem.. mais não considero a minha nem a do meu irmão pesada..
Da uma verificada nisso..

Abraços,

Djalma Coelho
04/01/2013, 12:56
MaGao, ta modelo serafina, deixa uma perna grossa e a outra fina!!! rsrsrsrsrsr
Vou verificar se não pode ser o cabo que estava meio fora de posição.
Como fico em SP durante a semana e so vou para Uberlandia/MG onde esta o carro no fim de semana, tenho que esperar sempre o sabado para fazer estes ajustes.
Abçs

Walter da Camper
05/01/2013, 16:03
MaGao, ta modelo serafina, deixa uma perna grossa e a outra fina!!! rsrsrsrsrsr

Abçs

Esse é o perfil de caminhoneiro velho: Perna esquerda mais grossa que a direita, braço direito grosso e braço esquerdo fino e queimado do sol...:lol:

wilsonvaccaro
06/01/2013, 00:41
Olá Djalma, tenho um F1 com 6cc a álcool, estou procurando a muito tempo uma oportunidade boa para comprar um motor a diesel (pois estão dando facadas com os preços).... Desculpa a pergunta mas vc pagou quanto no seu ???? e vc recomenda onde vc comprou ??? tem alguma dica ???


Abraço Wilson.

MaGao
06/01/2013, 08:32
Wilson,

Por aqui um motor desse custa em média R$ 8.000,00 ...

Abraços

wilsonvaccaro
06/01/2013, 15:48
Ola Magao,, o preço esta bom,,,, mas sou de Santos... a brincadeira vai ficar mais cara..... vou encontrar um oportunidade boa ... é só ter paciência......

Abraço....

MaGao
06/01/2013, 16:56
Wilson,

exato.. somente arrumar uma oportunidade!!

Abraços,

Marcos Palotta
07/01/2013, 09:32
Regisbellini e MaGao, agradeço as informações sobre o filtro de ar. Vou procurar conforme especificado, estou utilizando outro modelo do Mann e a qualquer acelerada mais forte o vacuômetro acusa falta de ar.

Em tempo, o que acham de filtro K&N, modelo que substitua o Mann ou Fram? Obrigado, forte abraço..

Djalma Coelho
07/01/2013, 12:55
Olá Djalma, tenho um F1 com 6cc a álcool, estou procurando a muito tempo uma oportunidade boa para comprar um motor a diesel (pois estão dando facadas com os preços).... Desculpa a pergunta mas vc pagou quanto no seu ???? e vc recomenda onde vc comprou ??? tem alguma dica ???


Abraço Wilson.


Wilson, comigo foi pura sorte, um amigo que é corretor de seguros atende uma empresa a mais de 20 anos e no meio do ano passado viu este motor parado no galpão desta empresa,me falou que o cara vendia e fomos lá ver, nem sabíamos que motor era.
Quando cheguei lá vi que era um Maxion S4T plus faltando alguns periféricos, mais no restante completo, com bomba injetora e tudo o mais.
Fiz uma proposta indecorosa (4K), pra ver o que acontecia e até quanto iria subir, porém pela amizade a este meu amigo e por não precisar de $ o cara aceitou com a exigencia de tirar o motor imediatamente. e assim fiz.
Gastei uns 2,5 K comprando o que faltava entre arranque, volante de motor, capa seca etc e mais um tanto que ainda estou gastando na adaptação.
Por sorte funcionamos o motor que estava parado a 10 anos e ele tá redondo.
Vi preços deste motor e por menos de 10 a 12K dificilmente se acha coisa boa
Tem que ser a soma da oportunidade com a sorte, senão fica muito caro a brincadeira.
Abcs

wilsonvaccaro
08/01/2013, 21:54
Valeu Djalma,,,, obrigado pelas informações.... uma hora vai dar certo.....

Abraços...



Wilson, comigo foi pura sorte, um amigo que é corretor de seguros atende uma empresa a mais de 20 anos e no meio do ano passado viu este motor parado no galpão desta empresa,me falou que o cara vendia e fomos lá ver, nem sabíamos que motor era.
Quando cheguei lá vi que era um Maxion S4T plus faltando alguns periféricos, mais no restante completo, com bomba injetora e tudo o mais.
Fiz uma proposta indecorosa (4K), pra ver o que acontecia e até quanto iria subir, porém pela amizade a este meu amigo e por não precisar de $ o cara aceitou com a exigencia de tirar o motor imediatamente. e assim fiz.
Gastei uns 2,5 K comprando o que faltava entre arranque, volante de motor, capa seca etc e mais um tanto que ainda estou gastando na adaptação.
Por sorte funcionamos o motor que estava parado a 10 anos e ele tá redondo.
Vi preços deste motor e por menos de 10 a 12K dificilmente se acha coisa boa
Tem que ser a soma da oportunidade com a sorte, senão fica muito caro a brincadeira.
Abcs