Ver Versão Completa : Pintura calota central da roda de liga leve da Ranger XLT
Olá pessoal,
Estou com as calotas centrais da roda da minha ranger XLT descascadas. Liguei em uma loja que reforma rodas de liga leve e o cara me cobrou 100 reais para pintar as 4 calotinhas (jateamento + pintura). Queria saber se alguém já conseguiu refazer a pintura das calotas por conta própria, com spray ou algo do tipo, e se vale a pena. Se alguém tiver dicas, principalmente relativas a cor, por favor, de um reply!
Outra dúvida: Já pintei o engate dela com preto rápido + verniz e ficou ótimo. Agora eu também vou pintar as barras de proteção do vidro traseiro com preto fosco + verniz, será que verniz nessas barras ficará bom?
Abraços!
Paulo
Moisés S.M
02/10/2012, 00:32
Paulo,eu já pintei as rodas da minha,grade dianteira,para choque traseiro,moldura do painel central etc...sabendo comprar um spray de marca e bom,é barbada...as calotinhas então nem se fala,compra o spray mais parecido,bota uma fita em cima do emblema e mete bala...apesar de não achar caro pintar as 4 por 100 reais,pintar vc mesmo não tem preço!!
Paulo,eu já pintei as rodas da minha,grade dianteira,para choque traseiro,moldura do painel central etc...sabendo comprar um spray de marca e bom,é barbada...as calotinhas então nem se fala,compra o spray mais parecido,bota uma fita em cima do emblema e mete bala...apesar de não achar caro pintar as 4 por 100 reais,pintar vc mesmo não tem preço!!
Olá Moisés! Tudo bem??
Então, a idéia é essa mesmo, é fazer por conta pelo prazer de fazer, apesar de que vou ter economia também, afinal uma lata de spray custa 20 reais! :)
O que eu vou apanhar vai ser para tirar a tinta antiga, alguma dica?
Abraços!!
Desnickadu
02/10/2012, 12:57
pra tirar a tinta antiga vc pode usar tinner, lixa ou removedor pastoso.
o tinner e a lixa são mais garantidos, o removedor pode ser que estrague o plastico.
era bom vc passar um primmer de plasticos antes de pintar, pra não descascar de novo.
Se fosse fazer do jeito certo [primmer, tinta e verniz] vai gastar de material perto das 70 Dilmas [se vc não tiver nada aí], fora a mão de obra.
cassiouru
02/10/2012, 17:57
Olá Moisés! Tudo bem??
Então, a idéia é essa mesmo, é fazer por conta pelo prazer de fazer, apesar de que vou ter economia também, afinal uma lata de spray custa 20 reais! :)
O que eu vou apanhar vai ser para tirar a tinta antiga, alguma dica?
Abraços!!
Fala Paulo, eu já pintei muita coisa inclusive as rodas na minha.
Não tem segredo.
Lixe as calotinhas, use thinner se precisar. Primeiro use uma lixa mais grossa, 320, 400 por ai pra tirar a tinta, depois use uma 600 ou mais pra deixar lisinho.
Lave
Aplique um primer que pode ser comprado em spray igual a tinta.
Aplique uma mão de primer bem fraca só pulverizando mesmo.
Espere 15 minutos
Aplique a segunda mão de primer desta vez cobrindo tudo.
Espere 15 minutos
Aplique a primeira mão de tinta só pulverizando mesmo, só uma "esfumaceada"
15 minutos
Aplique a segunda mão cobrindo um pouco mais.
15 minutos
Terceira mão cobrindo tudo.
Duas camadas de verniz seguindo os mesmos passos acima.
Este é o jeito certo de fazer uma pintura, fiz exatamente assim em minhas rodas, e já tem 6 meses ou mais de chuva, barro, terra, e nem um arranhadinho, ficou top!
Recomendo usar Spray Colorgin eu considero o melhor custo benefício.
BRAVOECONOVEMBER
02/10/2012, 20:08
Complementando as dicas preciosas aí de cima (de alguém que também já pintou partes da camioneta):
1. Preparação da superfície é 80% do segredo. Perca um tempo com a lixa fina pra deixar alisado e limpo, sem partículas soltas.
2. Lave após a preparação da superfície. Não tenha medo de usar algum detergente neutro se for o caso, o negócio é tirar qualquer partícula solta, sujeira, e principalmente gordura.
3. Após preparação e lavagem, tente não encostar o dedo nas superfícies a serem pintadas. A contaminação da mão é suficiente para prejudicar a adesão da tinta.
4. Aguarde um dia seco (não precisa ser especificamente quente, mas SECO) para a pintura. Ajuda horrores em termos de escorrimentos.
5. Pratique um pouco na pintura em uma superfície de teste, pra pegar a mão na distância do bico à peça. Mas não se preocupe muito, o máximo que vai acontecer é teres que lixar novamente onde ficou escorrido, quebrar o brilho do resto e pintar de novo. E quem sabe abrir mais uma latinha, já que o trabalho se estendeu... hehehe...
6. No caso de calotinhas, prende um sarrafo numa mesinha ou crava no chão pra sustentar elas, daí é mais fácil chegar com o spray por todos os ângulos e não deixar nenhuma área de sobra (isso tem que ter cuidado em peças com vários "lados" quando se pinta com spray).
Galera... Show de bola as dicas!! Vou tentar fazer sim, acho que vale a pena a experiência e o aprendizado!! Sobre a cor, qual devo usar? Tem algum cinza específico? Queria saber mais ou menos qual comprar para não ter que ficar "testando"... hehe!
Valeu!! :bye:
BRAVOECONOVEMBER
02/10/2012, 20:43
Daí depende mais do teu gosto que qualquer outra coisa. Originalmente são cromadas, então, igual não vai ficar. Eu particularmente pintaria da mesma cor da roda, daí procura uma cor chamada opalescente, ou alguma variação de prata. MÃÃÃÃSSS... pode te dar um ataque de querer pintar as rodas e as calotas de grafite... fica muito bom na ranger tb.
Daí depende mais do teu gosto que qualquer outra coisa. Originalmente são cromadas, então, igual não vai ficar. Eu particularmente pintaria da mesma cor da roda, daí procura uma cor chamada opalescente, ou alguma variação de prata. MÃÃÃÃSSS... pode te dar um ataque de querer pintar as rodas e as calotas de grafite... fica muito bom na ranger tb.
Então, a minha é diferente, é a XLT 2008, a roda é aro 16 e a calotinha central dela é da mesma cor da roda! E está descascando fácil, se bobear eu consigo acabar de descascar ela com uma espátula e depois só passar uma lixa para deixar lisa e para o primer pegar! Só a cor que eu vou precisar acertar, é a mesma da roda. Alguma dica?
Abraço!!
Rapaziada, depois que li o tópico fui ver as minhas. Tudo descascado. Alguém apreçou peças novas?
cassiouru
02/10/2012, 23:56
Sinceramente não sei qual a cor pra te indicar...
O negócio é tirar a calotinha e ir numa loja de tinta procurar pelo spray que seja mais parecido...
Rapaziada, depois que li o tópico fui ver as minhas. Tudo descascado. Alguém apreçou peças novas?
Eu tinha visto outro dia no mercado livre por 50 reais CADA uma, só que não sei se já era pintada ou não, sem contar que deve ser peça paralela, e não original. Se a sua estiver em bom estado compensa pintar vc mesmo ou mandar em alguma oficina de conserto de rodas, normalmente eles pintam as calotas também!
Sinceramente não sei qual a cor pra te indicar...
O negócio é tirar a calotinha e ir numa loja de tinta procurar pelo spray que seja mais parecido...
É, pelo visto vai ser desse jeito mesmo! Tentei tirar ontem e não consegui, acredita? Que calota bem presa, sô!! :) Hoje vou tentar novamente, pelo que vi não preciso tirar os parafusos, vou dar uma olhada no manual para ver se tem alguma dica!
Bom, como ainda não pintei as calotinhas, sobrou tempo para eu mudar de idéia.... :pensativo:
Já viram as rodas da ranger Sport 2010 e 2011? Olhem só o anexo!
É chique demais! Esse cinza ficou muito legal, será que fica bom em uma ranger xlt cabine dupla prata 2008? :roll:
Alguém palpita? :concordo:
Artilheiro
09/10/2012, 23:37
Paulo...
Pintaria nessa cor da sport com certezaaaa... vai ficar showw... e vc pitando como o pessoal disse vai ficar melhor que pagar... pra fazer diretinho ... quem faz .. cobra caro.. 4 calotas por 100 conto é mtoo barato.. vai pintar por cima da sua mesmo...
Comprei as calotas no mercado livre por 40,00 cada... original e impecável... só é froids a procedência.. vai saber de onde veio.. isso que é fogooo...falei com um cara por tel e ele mandou retirar em uma oficina na av Washington Luis... lá passei o cartão ... mas nota .. never ...
Depois coloca as fotos ai pra gente..
Abração
Moisés S.M
10/10/2012, 10:40
Paulo uma dica,dpois que conhecei os sprays da Suvinil,na boa, só uso eles,se tu comprar o cinza brilhoso, já vem verniz,não sai de jeito nenhum,não descasca nem nada,já o cinza fosco,é capaz de arranhar...usei o suvinil preto fosco nas rodas da minha Ranger,fiquei com as rodas pintadas um bom tempo,esse final de semana tirei a tinta preta e voltei pro original,dpois poli roda por roda,ficou show!!to pensando em partir pro cinza igual da Ranger sport,mas vou dar um tempo,pq tira a tinta das rodas me cansou e detonou as mãos kkkkkkkk
Compra esse:
Paulo uma dica,dpois que conhecei os sprays da Suvinil,na boa, só uso eles,se tu comprar o cinza brilhoso, já vem verniz,não sai de jeito nenhum,não descasca nem nada,já o cinza fosco,é capaz de arranhar...usei o suvinil preto fosco nas rodas da minha Ranger,fiquei com as rodas pintadas um bom tempo,esse final de semana tirei a tinta preta e voltei pro original,dpois poli roda por roda,ficou show!!to pensando em partir pro cinza igual da Ranger sport,mas vou dar um tempo,pq tira a tinta das rodas me cansou e detonou as mãos kkkkkkkk
Compra esse:
Fala Moisés, tudo bem?
Muito obrigado pela dica, vou comprar esse com certeza absoluta! Foi a escolha do spray certo que me parou, agora com a sua dica vou ir atrás desse ai mesmo!
Sobre a roda, gostei muito desse cinza da sport, mas acho que vou acabar pintando por enquanto só as calotinhas mesmo, vai sair 15 reais (preço do spray), acredito que como ele é multiuso não vou precisar aplicar fundo no plástico (a minha calota é da roda 2008).
Abraços!
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