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Ver Versão Completa : Vitara Canvas na estrada



Jeanilson
20/08/2005, 21:22
Aê povo,

Como estou querendo viajar mais e fazer mais expedições, estou pensando em trocar o meu Samuka por um Vitara (2 portas) e gostaria de tirar algumas dúvidas:

:arrow: O Vitara é bom de estrada? (ou seja, é possível viajar com um Vitara por volta de 110 Km/h com conforto e com alguma reserva de potência para as subidas e ultrapassagens?)

:arrow: Tem muita diferença de desempenho de um Vitara mexido (pneu 31" e lifts de 2"+2") de um original na estrada? e a diferença é grande?

:arrow: Um vitara com pneu 31" MT (e 2"+2") forçaria o diferencial dianteiro nas trilhas ou isso de "explodir" o cito cujo e só em casos de pneus mais agressivos (3K ou similar) e maiores?

:arrow: A capota de lona do Vitara Canvas na estrada incomoda muito ou o barulho é "aguentável"?

Essas dúvidas é para eu ter uma idéia do desempenho do Vitara em viagens, pois nas trilhas (leves e médias) eu já sei que ele não deixa a dever para nenhum outro 4x4. :concordo:

[]'s

jmquiroga
20/08/2005, 21:32
bom , meu vitara ainda esta todo original ( AINDA ) , mas com relação a capota , posso garantir que não faz barulho na estrada , eu até esqueço que o teto é de lona , e para viajar acho o vitara maravilhoso , não gosto de correr , mas ja andei a 120 km/h , e vai até mais , e se possivel , tire a capota para viajar e sentir o vento na cara .... flw ... espero ter ajudado

Vamos Fugir
21/08/2005, 17:37
Concordo plenamente!!!

Comprei meu Vitara em Novembro de 2004 e já rodei muito com o bixim
Fui pra Floripa-SC (Rodei 2.000km) , Bonito-MS(Rodei Km3.000), Ilha Bela....etc...
E acho um tesão pra viajar...agora que coloquei pneus Scorpion MUD 30 polegadas senti que ficou mais lento de final na estrada, antes com pneus originais dava pra rodar até a 140km/h ....hj com as modificações só rodo no máximo a 120km/h....
Mas tb não gosto muito de correr.....minha velocidade média em viagens fica nos 100...

Com relação as modificações pode fazer sem medo, não força o diferencial não...o que manda é o pé, se for cachorro louco, quebra em qualquer lugar, mas se tiver técnica, cuidado e humildade pra seguir os conselhos do pessoal mais experiente, vai longe sem quebrar nada :twisted:

O meu tá com kit de suspenção de 2' da RC4x4, to rodando assim há uns 6 meses e ainda não quebrou nada, e tô fazendo rallys, raids e trilhas médias....não parti pras pesadas ainda pq tô sem guincho :mrgreen:

Abraços :concordo:

jmquiroga
21/08/2005, 18:04
vamo fugir , seu vitara é bem parecido com o meu , até a capa do estepe é igual , quais são o acessórios que vc tem nele ?? só 2" ?? da uma boa diferença ?? e as proteções ? , ainda não fiz viagens muito longas com o meu vitara , mas tenho vontade , qual o ano do seu ? e quantos km tem rodados ? obrigado

Gasoso
21/08/2005, 20:16
....
:arrow: O Vitara é bom de estrada? (ou seja, é possível viajar com um Vitara por volta de 110 Km/h com conforto e com alguma reserva de potência para as subidas e ultrapassagens?)
....


Naum sei te dizer com Pneus maiores, mas com Pneus 225 ou 235 ele anda muito bem... já fiz várias viagens como Natal-Maceió ou Natal-Jeri com meu antigo vitarinha, um canvas 3P 95 no GNV é claro. O danando ou tava cheio ou carregado e nunca faltou motor...
Só entenda uma coisa... é uma viatura 1.6... não dá para comparar com uma viagem num carro 2.0 ou maior... aí é outro mundo...

No item conforto... naum deixa nada a perder para nenhum carro de luxo... eu mesmo acho o vitara até melhor pois as estradas por aqui tendem a ter buracos e o vitara se sai melhor que carros de passeio em estradas ruins... Nestes casos, Aro 15 + Pneu Balão é muito melhor que aro 15 + Pneu perfil baixo....


Tem muita diferença de desempenho de um Vitara mexido (pneu 31" e lifts de 2"+2") de um original na estrada? e a diferença é grande?
Eu me preocuparia só com a estabilidade... com 4", o CG (centro de gravidade) vai para a lua .... fazer uma curva surpresa meio embalado numa estrada desconhecida com esta configuração naum deve ser muito agradável e muito menos seguro.... este é o motivo pelo qual naum levanto muito meus carro... ADORO VIAJAR....


Um vitara com pneu 31" MT (e 2"+2") forçaria o diferencial dianteiro nas trilhas ou isso de "explodir" o cito cujo e só em casos de pneus mais agressivos (3K ou similar) e maiores?
Quanto maior o Pneu, maior o esforço, e portanto, maior o desgaste.... o resto depende do peso do seu pé...


A capota de lona do Vitara Canvas na estrada incomoda muito ou o barulho é "aguentável"?
Com a capota de lona o carango praticamente naum tem isolamento acustico....
como o vitara com escapamento original é realmente muiito silencioso, com pneus de traçado no máximo misto vc pode viajar tranquilo a 100, 110 km por Hora ouvindo música suave que vc nem vai lembrar que o carro tem capota... (só vai lembrar quando vc cruzar com um caminhão :mrgreen: ... aí treme tudo)...
porém, se o escapamento não for original ou de mesmas características e ou os pneus tiverem traçado agressivo.... eu aconselho um protetor auricular tipo concha pra vc naum ficar surdo... :mrgreen: :mrgreen:

naum esqueça também o item segurança... o ruim de viajar com o canvas é que naum dá para deixar nada dentro da viatura... pense nisto... eu já passei pela ladainha do tira bota empelha em cada hotel por onde passava.... se a viagem for longa cansa um pouco.....

Se vc naum fizer trilhas muiito pesadas, pense num 5P, a mala é muito maior, ele é mais macio etc.... para viagens naum tem igual....só naum tem a capota....

Boa troca e boas viagens

Vamos Fugir
21/08/2005, 21:06
vamo fugir , seu vitara é bem parecido com o meu , até a capa do estepe é igual , quais são o acessórios que vc tem nele ?? só 2" ?? da uma boa diferença ?? e as proteções ? , ainda não fiz viagens muito longas com o meu vitara , mas tenho vontade , qual o ano do seu ? e quantos km tem rodados ? obrigado

São gemeos :mrgreen:

O meu é 94!!! Tem 120 mil Km rodados

Comprei o bixim original, e coloquei:
Parachoques de aço(dianteiro e traseiro)RC4x4
Kit de 2" de Suspensão
Pneus Scorpion MUD Pirelli 30 x 9.5 (Equivale a 245x80 R15)
Proteção de tanque - RC4x4
Trip Totem - Para Raids e Rallys na categoria Turismo


Dá uma baita DIFERENÇA....até parece outro carro, no visual e nas trilhas tb!!!
Nesta configuração atual a viatura ficou valente, não atolei em nenhuma trilha das que já fiz..só fiz trilha média....tipo Castelhanos em dia de chuva....e olha que teve outros jipes que só passaram onde eu passei com auxilio de guincho :twisted:

Quem vê o Vitarinha passando em encrencas assim vibra..... :dance:

Proximo passo, vou colocar guincho e depois comprar um GPS pra sumir no mapa 8)

Abraços :concordo:

LuizCabral
21/08/2005, 23:12
Bem, vou dar minha opnião...

Ja tive um vitara e atualmente tenho um samurai.



O Vitara é bom de estrada? (ou seja, é possível viajar com um Vitara por volta de 110 Km/h com conforto e com alguma reserva de potência para as subidas e ultrapassagens?)
Olha, eu fiz algumas viagens e posso te dizer que o vitara não eh nenhum carro de passeio no quesito viagem, mas você consegue viajar... agora eu diria que 110km/h fácil + reserva pra ultrapassagens um pouco demais para ele. Claro que você consegue, mas na minha opnião fica um pouco desconfortável dirigir nessa condição.



Tem muita diferença de desempenho de um Vitara mexido (pneu 31" e lifts de 2"+2") de um original na estrada? e a diferença é grande?

Um vitara com pneu 31" MT (e 2"+2") forçaria o diferencial dianteiro nas trilhas ou isso de "explodir" o cito cujo e só em casos de pneus mais agressivos (3K ou similar) e maiores?

Olha, eu nunca andei nessas condições. Um amigo meu usava lifts e pneus cross algo em torno de 30" e na estrada eu sentia que ele forçava bem. Pneus 31" em vitara sinceramente eu acho exagero. Vai forçar os diferenciais demais e esse pneu é para situações mais pesadas, não para vitara. Vai no máximo com um 30" que você consegue resultado.



A capota de lona do Vitara Canvas na estrada incomoda muito ou o barulho é "aguentável"?

Se você tiver problema com a capota de lona, compre uma de fibra. Resolvido o problema. O problema de barulho que mais me incomodava no meu vitara era o quando eu pegava estrada de barro, o carro batia demais e isso não é só opnião minha, outras pessoas que tem o carro tb reclamam disso.


Eu acho que você ainda está acostumado demais com o samurai. Não se esqueça que o vitara é um carro que tem bem mais equipamentos eletronicos (vidro eletrico, trava eletrica, retrovisor eletrico, etc, etc, etc), mais peças de plástico (vai bater mais) Não pense tambem que o vitara vai te dar o que o samurai dava. É bem diferente. O conforto (Quando comparado com o samurai, ou outro jeep duro) é melhor, mas não espere um carro de passeio.

[]'s e boa sorte! :concordo:

Jeanilson
22/08/2005, 10:24
Obrigado a todos pelas respostas, :palmas:


...Só entenda uma coisa... é uma viatura 1.6... não dá para comparar com uma viagem num carro 2.0 ou maior... aí é outro mundo...
Gasoso, Na verdade estou comparando com um Samurai 1.3... :roll: . Já fiz viagens com veículos 1.0 na estrada e se o vitara tiver desempenho semelhante para mim vai estar ótimo. :concordo:


...o ruim de viajar com o canvas é que naum dá para deixar nada dentro da viatura... pense nisto... eu já passei pela ladainha do tira bota empelha em cada hotel por onde passava.... se a viagem for longa cansa um pouco.....

...Se você tiver problema com a capota de lona, compre uma de fibra. Resolvido o problema...
É uma idéia, ficar com a capota de lona nas trilhas e viagens curtas e colocar uma de fibra nas viagens mais longas. :pensativo:


Eu acho que você ainda está acostumado demais com o samurai. Não se esqueça que o vitara é um carro que tem bem mais equipamentos eletronicos (vidro eletrico, trava eletrica, retrovisor eletrico, etc, etc, etc), mais peças de plástico (vai bater mais) Não pense tambem que o vitara vai te dar o que o samurai dava. É bem diferente. O conforto (Quando comparado com o samurai, ou outro jeep duro) é melhor, mas não espere um carro de passeio.
É verdade, mas tenho que começar de algum lugar... :mrgreen:

:arrow: Mais uma dúvida: Pelo que eu li, muita gente somente usa o lift de 2" na suspensão e pneus 30". Nessa configuração o pneu raspa em alguma coisa nas torções e em manobras? (minha idéia é também levantar o mínimo possível...)

[]'s

Maurício Vitara
22/08/2005, 11:38
Jeanilson, tive um samurai e agora estou com um vitarinha usando +- nas configurações q vc está pretendendo....faço trilhas pesadas com ele, viajo e rodo no meu dia a dia...

A capota ñ faz muito barulho ñ...

É um excelente jipe e no dia a dia tbm..

Vale a pena

LuizCabral
22/08/2005, 12:10
:arrow: Mais uma dúvida: Pelo que eu li, muita gente somente usa o lift de 2" na suspensão e pneus 30". Nessa configuração o pneu raspa em alguma coisa nas torções e em manobras? (minha idéia é também levantar o mínimo possível...)

Jeanilson, não sei te responder porque nao usei essa configuração. No vitara do meu amigo, ele usava algo semelhante a isso e raspava sim na frente.

Agora, eu te recomendo dar uma conversada com o Rafael Reis, ele tem um vitara bem preparado e com certeza já passou pelo "lift 2"+pneus 30"
:concordo:

[]'s

JOSE CANDIDO
22/08/2005, 12:48
ola colega .....

tenho um vit 3p .... acho o carrinho excelente ...

na epoca, pensei entre o samuca e o vitarinha .... como eu viajo no asfalto, e ando na cidade, o vitara é bem melhor ....

anda mais que o samuca, sem duvida .... rodei 1500 k ontem , e andei a 110/120 tranquilo .... estrada de asfalto muito boa ....

claro, nao é um esportivo tunado ..... na subida, ele perde um pouquinho ... mas nada ruim pra quem sabe que é um jipe ... mas, bem melhor que 1.0 ...

compre, vc nao vai se arrepender ....

corroboro as dicas : tenha as duas capotas .... a de fibra da mais segurança pro veiculo, e menos frio, vento, barulho e etc pra vc .....

atencao: a de fibra costuma ser cara !!! procure um vitara com ela pra comprar ....

vc vai ter um carrao ... ele so nao aceita as modificacoes mais radicasi que o samuca feixe aguenta .... no mais, guenta o tranco das trilhas medias ...

pneus 30 mud, eu sei quem ta usando, e pega so um pouquinho no chassi, quando esterça tudo .... 31 é demais, nao precisa ....

alias, faz como o gasoso ... coloca pneus 235/75/15 .... se vc colocar um calço pequeno, nao vai pegar nada, e com esse pneu o carro ja fica um demonio !!!

quanto aos calços, fico numa duvida cruel .... ouço gente que colocou de 2" e tem reclamado todo dia que quebra as homocineticas ... e ouço gente que colocou 2" e nunca quebrou nada .... na duvida, eu vou colocar o calço de 1", que nunca ouvi falar de quebras .....

abs, candido

Andre Sousa
22/08/2005, 13:40
A galera falou tudo.

Concordo plenamente. Vai com fé no Vitara. Já rodei muito em estrada.

jmquiroga
22/08/2005, 15:13
é , eu tmb estou com uma dúvida , vou mandar o torneiro fazer os calços para a suspensão , peguei as medidas em um site , e pretendo mandar o mecânico colocar pra mim , tem algum segredo colocar os calços na suspenção ?? , precisa fazer alguma adaptação ?? , alguem poderia me dar as coordenadas ?, lembrando que os calços são de 2" , no desenho ele ensina a fazer de 1" , mas eu vou pegar as medidas do eixo e aumentar uma polegada , eu quero o carro bem alto , quanto maior melhor , depois irei fazer mais 2" de body lift ... mando anexo o desenho que peguei do calço .. obrigado ( desculpa a invasão do tópico )

AlemãoRS
22/08/2005, 20:51
Utilizo pneus 31" General Grabber MT e lift de 2" na suspensão, não tenho calço na carroceria!Já rodei 15 mil km nestas condições.
Sobre problemas com o diferencial dianteiro ainda não tive, fiz trilhas leves, médias a pesadas, inclusive, neste ultimo sábado fiz uma com vários locais propicios para quebrar o diferencial, com cuidado, acho muito dificil disso acontecer!
Na estrada ele perde bastante força com esses pneus, original se trafegava a 110km/h tranquilo, mantendo isso em subidas, agora é dificil tu manter 100km/h...tem q fazer quarta direto!
Comparando com um samurai com o mesmo pneu, ele é melhor!
Se tu não utilizar um alargador no eixo traseiro, o pneu vai raspar no paralama, ou deve utilizar rodas com offset negativo...
Sobre quebrar as homocinéticas, eu preferi rebaixar o diferencial dianteiro, mais por prevenção, pq pelo q me informei, comecaria a dar problemas com lift de 3"...

jmquiroga
22/08/2005, 22:04
vou fazer outro tópico pra galera me ajudar com o lift de 2 " .. entrem la

mir000
23/08/2005, 00:49
Utilizo pneus 31" General Grabber MT e lift de 2" na suspensão, não tenho calço na carroceria!Já rodei 15 mil km nestas condições.
Sobre quebrar as homocinéticas, eu preferi rebaixar o diferencial dianteiro, mais por prevenção, pq pelo q me informei, comecaria a dar problemas com lift de 3"...

Fala Alemão...
Conta aí se deu muito trabalho pra rebaixar o diferencial... :pensativo:
Muito complicado e caro??? :shock:

[s]

AlemãoRS
23/08/2005, 11:31
Quando rebaixei o diferencial recondicionei a embreagem e arrumei a bomba de combustivel junto, nao lembro do preco separado, pq esta incluido esse servico na mao de obra, foi apenas mudado a fixacao dele. Mas nao foi um servico caro.

Jeanilson
23/08/2005, 19:34
...pneus 30 mud, eu sei quem ta usando, e pega so um pouquinho no chassi, quando esterça tudo .... 31 é demais, nao precisa ....

alias, faz como o gasoso ... coloca pneus 235/75/15 .... se vc colocar um calço pequeno, nao vai pegar nada, e com esse pneu o carro ja fica um demonio !!! ...

José Candido,

Só por curiosidade, pneu 30" e 235/75/15 não seria praticamente a mesma coisa?? :pensativo:

Que pneu o Gasoso colocou? já vi pneu 235 recapado, ele fica com o mesmo diâmetro de um 31" (e bem mais pesado!).

Eu sei que poderia colocar até um 215 recapado, mais é que pessoalmente não gosto muito de usar pneu "refeito"...

[]'s

AlemãoRS
23/08/2005, 22:58
O pneu 235/75/15 equivale a 29", não 30"...recapado ele chega a 30", não 31"...

JOSE CANDIDO
24/08/2005, 11:36
MEU BOM JEANILSON ....

POIS É, FICO NUM AEXTREMA DUVIDA DE QUAL SERIAM AS MEDIDAS DOS PNEUS 29, 30 E 31 .....

CONCORDAREI COM O COLEGA ACIMA .... JA CANSARAM DE ME DIZER QUE 30' É MAIOR QUE 235 .... ADEMAIS, JA VI OS DOIS PNEUS MONTADOS UM DO LADO DO OUTRO, E O 30 É MAIOR MESMO QUE O 235 ..... UM VENDEDOR MAIS ENTENDIDO UMA VEZ ME DISSE QUE 30 EQUIVALERIA A MAIS OU MENOS 245/80/15 !! PORTANTO, BEM MAIS ALTO DO QUE LARGO .... E TBEM JA ME DISSERAM QUE O 29 EQUIVALERIA A 225 OU 235 ...

PNEUS RECAPADOS: POIS É, SE VC RODA MTO EM ASFALTO, ACABA ATRAPALHANDO .... TBEM NAO USO PNEUS RECAPADOS, PQ VIAJO MUITO NO ASFALTO ... PRA QUEM SO RODA NA TRILHA, SAO EXCELENTES .....

O GASOSO USA 235, MAS NAO SEI QUAL MARCA .... VI QUE ELE USA 235 NUM DOS TOPICOS DELE .... MANDA UMA MP PRA ELE ....

MEU CARO, EU ESTOU COMPRANDO UM JOGO DE PNEUS LOGO LOGO .... VOU COMPRAR O BOM E VELHO 215 A/T .... MEU NEGOCIO É PASSEAR, NAO SOU O MESTRE KAMIKAZE DAS TRILHAS IMPOSSIVEIS ... PORTANTO, FICO COM OS 215, QUE NAO ESTRAGAM MINHA SUSPENSAO .... E ME ATENDEM MUITO BEM NOS PASSEIOS ....

ABS, E A DISPOSICAO ... CANDIDO

FMB07
03/09/2005, 11:48
CARA TIVE UM 97 AUTOMATICO POSSO AFIRMAR QUE A CAPOTA NAO BATE NADA MAS POR SO TER 3 MARCHAS ELE TRABALHA COM GIRO MUITO ALTO NO MOTOR PRINCIPALMENTE SE FOR COM PNEUS ORIGINAIS SE COLOCAR COMO EU 31 FICA MUITO LONGO AS RELAÇOES DE MARCHA DAI NAO ANDA NEM A 110KM/H DAI OPTEI POR PNEUS 225/70/15 PARA VIAGEMS ISSO NO CASO DO ALTOMATICO DAI ELE DA OS 140KM/H ANTES DELE TIVE UM MECANICO 97 QUE ERA SHOW MESMO PRA VIAJAR MESMO USANDO PNEUS 255/60/15