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Ver Versão Completa : Torque de 30-40Kgf.cm



jdutra
20/08/2005, 17:23
Galera,

Demontei minha roda livre pra reapertos gerais e peguei o manual dela pra me basear nos apertos. A última tampa da roda livre, onde fica a chaveta 4x4 4x2 diz pra apertar os parafusos com torque de 3040Kgf.cm. Como vou medir isso? Tenho medo agora de apertar demais ou demenos esses parafusos......

Franco
20/08/2005, 18:06
Dutra

os parafusos em questão são os pequenos allen da tampa???? Bom, se for, é isso mesmo, se bem que não há porque se preocupar MUITO com este detalhe, se precupa mais com os parafusos que fixam a RL no cubo. Esses custumam soltar ou mesmo quebrar, se não tiver o aperto certo.
Voltando aos allen, 35 KGF.cm quer dizer a mesma coisa que aplicar uma força de 350g a 1 metro de alavanca. Haja parafuso allen para aguentar isso, pois para este tamanho é muito. Mas se o manual manda, então é isso.

Engenhoca pra quem não tem torquimetro pequeno..... :D :D :D
Para ser bem cricri, pega uma chave allen que encaixa no parafuso, prolonga o braço longo da chave com um tubinho de alumino (aqueles de antena de TV dá) de 100 cm e pendura um copo plastico com 300g agua mais o menos. São 300g ou 300 ml ou 0,3 l, porque precisa descontar o peso do tubo de aluminio, OK.
Deve dar o torque requerido. 8)

Se tudo isso for demais, aperte os parafusos com a mão mesmo e vai sentindo a força. Qdo percebe que o sextavado está espanando, é porque passou do ponto :twisted: :twisted: No proximo já estará craque...

[]'s

jdutra
20/08/2005, 18:15
Desmontei pra reapertar os parafusos que fixam a RL no cubo pois estavam soltando (sorte que eu vi a tempo). Realmente os alen da tampa que fala pra ter esse aperto. Estava com medo de espanar os parafusos fazendo muita força.

Muito obrigado pela dica.

Abraços,

Jonas

leopoldo
20/08/2005, 18:48
Orientação do proprio fabricante AVM:

A força utilizada para apertar os parafusos da tampa podem ser aplicados com a força media dos dedos ao girar a parte curta da chave allen que aperta esse parafuso.

Nada mais que isso pois corre-se o risco de travar as cabeças dos allen no corpo de alumínio.

Engels Kbça
21/08/2005, 18:21
apertar os parafusos com torque de 3040Kgf.cm.

:discordo: Tem aguma coisa errada com esse torque. Veja bem. Os parafusos do cabeçote de uma L200 são apertados com 11,5 Kgf/m de torque. Esse parafusos allen da RL teve ter um aperto de 3 ou 4Kgf/m e não 30 a 40 Kgf/m. Leia de novo a informação do torque. Será que não leu em Nm, que é 10x maior que Kgfm?? :?: :?:
Um abraço

Eduardo Merege
21/08/2005, 18:54
Engels, a diferença esta na grandeza utilizada

os da L-200 são 11,5 kgf/ M (metro)
os da RL são 30 a 40 kgf/ CM (centimetro) que alterando a razão para metros equivale a 0,3 a 0,4 kgf/m


[]'s

Luca
21/08/2005, 21:18
os da L-200 são 11,5 kgf/ M (por metro) os da RL são 30 a 40 kgf/ CM (por centimetro) que alterando a razão para metros equivale a 3 a 4 kgf/m
Eduardo,
Apenas prá descomplicar, não é "por", é "vezes". É kgf x m ou kgf x cm, ou gf x m ou gf x cm. A conta do Franco tava correta. 30 a 40 kgf x cm são 300 a 400 gf X m.
[]´s

Eduardo Merege
21/08/2005, 21:22
Opsss, na traveeee

valeu Luca :D
[]'s (num lembrava mais da famosa escala "cm, dm, m" hehehe :oops: )

Franco
22/08/2005, 08:42
:dance: :dance: :dance:

Beto Lacerda
22/08/2005, 16:06
Para ser bem cricri, pega uma chave allen que encaixa no parafuso, prolonga o braço longo da chave com um tubinho de alumino (aqueles de antena de TV dá) de 100 cm e pendura um copo plastico com 300g agua mais o menos. São 300g ou 300 ml ou 0,3 l, porque precisa descontar o peso do tubo de aluminio, OK.
Deve dar o torque requerido.

hehehe torqueamos o preload de um pinhão de d44 no carro do Regis com um braço de 1 m e num lembro qtos lts d'agua ...
torquimetro tabajara :lol: :lol: :lol: :lol:
[]'s engenhoqueiros

Engels Kbça
22/08/2005, 22:29
os da L-200 são 11,5 kgf/ M (metro)
os da RL são 30 a 40 kgf/ CM (centimetro) que alterando a razão para metros equivale a 0,3 a 0,4 kgf/m

:oops: Realmente não observei o CM (centímetro)......o torque tá correto. :parede: