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Ver Versão Completa : Dúvidas no meu Cardan (fotos e vídeo)



fagsilva
26/09/2012, 12:48
Olá pessoALL e companheiros,

Bom adquiri recentemente minha primeira viatura, um CJ5 1973, após estudar muito aqui no site, ler sugestões, tirar algumas dúvidas, etc.

Agora como um bom proprietário, estou fazendo algumas manutenções e verificando se está tudo em ordem, pois quando se compra não da pra ver tudinho!

Então como não tinha (e ainda não tenho, estou aprendendo) muito conhecimento em mecânica, observei algo estranho no cardan, principamente o dianteiro.

Gostaria da ajuda de vocês antes de levar a algum mecânico e ele me "enrrolar" :odedo:, pois ainda não tenho nenhum de minha confiança, e também gosto muito de DIY (fazer eu mesmo).

Verifiquem se o meu cardan dianteiro esta invertido o lado da luva esta no diferencial e o lado do garfo esta na caixa de transmissao (vejam as fotos). Esta correto?

No cardan dianteiro tbm há uma "folga" (da pra ver no video a partir do 0:25 seg)entre a luva e o garfo, isto é aceitável? Aquela "luva" que fica entre os dois esta solta (0:36 seg), posso fazer algo para arrumar?

Outra coisa a folga no cardan traseiro que pode ser vista no video (começo do vídeo) está correta?

Bom não sei se ficou claro, mas, gostaria de criticas sugestões e como eu devo proceder, trocar, arrumar.....

Muito obrigado pela ajuda!!!

Abraços.

372363 372364

https://www.youtube.com/watch?v=rt-fSefmrd4

Treme Terra
26/09/2012, 18:09
Realmente suas luvas e espigas estão bem gastas, o dianteiro alem de estar montado errado esta totalmente inoperante, mas é de facil solução, compre nas lojas especializadas em Jeep o conjunto, e leve em uma oficina especializada em cardã para a substituição. Ja vi aqui no forum o pessoal substituindo pelo conjunto da caminhonete C-10. Pelo video da para notar uma folga no conjunto da coroa e pinhão trazeiro, normalmente eu troco o conjunto cora/pinhão dianteiro pelo trazeiro, visto que o dianteiro roda pouco e normalmente esta em melhores condições.

fagsilva
29/09/2012, 10:33
Tem mais alguma sugestão alguem? nada que eu mesmo possa fazer em casa??

Pablo.pinto2007
29/09/2012, 12:03
Bem o que vc pode fazer é exatamente isso... retirar o cardã em casa mesmo... isso já te renderá um bom trabalho... e aí já poderá se familiarizar com as cruzetas, que também podem ter algum desgaste... ou falta de lubrificação... compra essas peças aí indicadas e manda fazer o cardã... por aqui na minha cidade eles cobram bem caro pra fazer um cardã, em loja especializada, com balanceamento eletrônico e etc e tal... eu nunca fiz assim, sempre comprei em sucata conjuntos bons ainda, compro o tubo em loja de ferragens, normalmente um tubo dormido (sem estar buchudo, quando ele é armazenado deitado sobre uma plataforma toda plana e não por dois suportes suspensos)... aí mando meu torneiro de confiança cortar e soldar... sempre dá certo, mas dessa vez tô pensando em acertar as coisas, pelo menos do traseiro... que roda em alta velocidade... o dianteiro eu tenho receio em mandar fazer um cardã caro, pois minha última experiência não foi muito boa... comprei um conjunto de fresado e luva, um tubo novo, mandei soldar tudo direitinho... aí fui a uma viagem e quando voltei o danado tava com folga... e mau utilizei a tração... mas me parece que por 200 km ele rodou (as rodas livres estavam engatadas)... e você sabe que cardã parado é a oficina do diabo... estraga bem facinho... por isso é recomendado toda vez que sair nele engatar pelo menos a tração dianteira pra o cardã girar... se movimentar... e sair da posição estacionária... girar um pouco pra lubrificar as cruzetas e o fresado...

Em SP deve ter mais casas de cardãs que pedem preços razoáveis... por aqui estão pedindo a bagatela de 1500,00 num cardã de troller... dianteiro... para o jeep farei um orçamento só pra ver... recentemente pintei ele, o fresado e a luva... quem sabe ele entra mais justo e me dá uma sobrevida de uns seis meses... apesar de eu só fazer questão mesmo é do traseiro...

Pablo.pinto2007
29/09/2012, 12:04
Ah! Não esqueça de calçar o jeep com cepos... pois com a retirada do cardã traseiro ele ficará sem tração... e caso seu freio de mão esteja ineficiente ou sem funcionar e ele esteja numa rampa, pode se machucar e causar algum prejuízo....

fagsilva
29/09/2012, 12:16
Bem o que vc pode fazer é exatamente isso... retirar o cardã em casa mesmo... isso já te renderá um bom trabalho... e aí já poderá se familiarizar com as cruzetas, que também podem ter algum desgaste... ou falta de lubrificação... compra essas peças aí indicadas e manda fazer o cardã... por aqui na minha cidade eles cobram bem caro pra fazer um cardã, em loja especializada, com balanceamento eletrônico e etc e tal... eu nunca fiz assim, sempre comprei em sucata conjuntos bons ainda, compro o tubo em loja de ferragens, normalmente um tubo dormido (sem estar buchudo, quando ele é armazenado deitado sobre uma plataforma toda plana e não por dois suportes suspensos)... aí mando meu torneiro de confiança cortar e soldar... sempre dá certo, mas dessa vez tô pensando em acertar as coisas, pelo menos do traseiro... que roda em alta velocidade... o dianteiro eu tenho receio em mandar fazer um cardã caro, pois minha última experiência não foi muito boa... comprei um conjunto de fresado e luva, um tubo novo, mandei soldar tudo direitinho... aí fui a uma viagem e quando voltei o danado tava com folga... e mau utilizei a tração... mas me parece que por 200 km ele rodou (as rodas livres estavam engatadas)... e você sabe que cardã parado é a oficina do diabo... estraga bem facinho... por isso é recomendado toda vez que sair nele engatar pelo menos a tração dianteira pra o cardã girar... se movimentar... e sair da posição estacionária... girar um pouco pra lubrificar as cruzetas e o fresado...

Em SP deve ter mais casas de cardãs que pedem preços razoáveis... por aqui estão pedindo a bagatela de 1500,00 num cardã de troller... dianteiro... para o jeep farei um orçamento só pra ver... recentemente pintei ele, o fresado e a luva... quem sabe ele entra mais justo e me dá uma sobrevida de uns seis meses... apesar de eu só fazer questão mesmo é do traseiro...


Obrigado Pablo, vou retirar o dianteiro, inverter e lubrificar ok.
Como adquiri a viatura recentemente vou engraxar e trocar todos os oleos e estou pensando em abrir o diferencial traseiro pra verificar internamente pra ver se a folga vem de la certo?

Qdo for trocar o cardan eu não posso eu mesmo trocar, eu preciso comprar e levar pra balancear? eu posso mandar fazer? nao entendi como...

Obrigado pela ajuda e paciência!

Pablo.pinto2007
30/09/2012, 00:39
Bem, o que quis dizer foi o seguinte... você pode sim retirar e mandar fazer como fiz, num torneiro bom de carda... mas se você preferir pode levar o Jeep inteiro nessas casas de carda pra caminhão, lá eles lubrificam, desmontam, fabricam, balanceiam e montam... fica a seu critério, fazer a coisa certa, porém bem mais caro, do que fazer algo meia boca, que é como ando fazendo, num torneiro de confiança!!

Kim
30/09/2012, 09:55
Caro Fagsilva!

Sobre o cardam dianteiro.
Realmente ele está montado de forma invertida, mais isso não acarreta qualquer problema mecânico, mas, pode ter problemas de segurança pessoal.
Como?
Se por ventura a espiga escapa da luva, o cardâm cai de ponta no chão, causando uma alavanca, igual salto com vara.
Sobre a ele rodar livremente, é por estar com o sistema desacoplado, tanto junto à CT, quanto à RL.

Sobre a luva e espiga dianteira.
Tem que trocar, como foi dito, e dar uma atenção especial à vedação, aquela peça que gira com a mão no vídeo.
A grande responsável pelo desgaste no conjunto luva/espiga, e a terra e suas variações, como areia e barro.
Mantenha sempre engraxada, bem engraxada, e com o sistema de vedação em dia.

Mais, o mei jipe, coloquei tudo zero, e com 15 meses, já está com um pouco de folga.

Sobre o cardam traseiro.

Ele está ok, pelo que notei.
O giro que fez, não é problema de cardam.

A folga que tem ali, refere-se à folga existente na:
Coroa e pinhão, caixa satélites e fresas de ponta de semi eixo.

São pequenas folgas, coisas de mm ou menos, mais que somadas, dão aquela dimensão.

Revise a caixa satélite, só para desencargo de consciência.

Abraços.

Kim.

vavarusso
30/09/2012, 16:55
Fag o cardan traseiro do meu tinha essa folga aí do seu, diminuiu muito com a troca do rolamento do pinhão e com a retirada de arruelas de ajuste.
Tamo aki

georgevalle
01/10/2012, 08:31
Lembrando, todas as vezes que precisei trocar o entalhado e luva troquei o conjunto pelo da C-10 e recomendo pois a "espiga" (o entalhado do cardã) é bem mais longo e mais reforçado assim dura mais pois da linha willys o entalhado é só na ponta da peça, o pessoal da loja vai dizer que é não dá certo e bla, bla e bla mas dá certinho (claro é um pouco mais comprido mas já que vai trabalhar com torno tanto faz) inclusive as cruzetas são as mesmas.

fagsilva
02/10/2012, 11:28
Caro Fagsilva!

Sobre o cardam dianteiro.
Realmente ele está montado de forma invertida, mais isso não acarreta qualquer problema mecânico, mas, pode ter problemas de segurança pessoal.
Como?
Se por ventura a espiga escapa da luva, o cardâm cai de ponta no chão, causando uma alavanca, igual salto com vara.
Sobre a ele rodar livremente, é por estar com o sistema desacoplado, tanto junto à CT, quanto à RL.

Sobre a luva e espiga dianteira.
Tem que trocar, como foi dito, e dar uma atenção especial à vedação, aquela peça que gira com a mão no vídeo.
A grande responsável pelo desgaste no conjunto luva/espiga, e a terra e suas variações, como areia e barro.
Mantenha sempre engraxada, bem engraxada, e com o sistema de vedação em dia.

Mais, o mei jipe, coloquei tudo zero, e com 15 meses, já está com um pouco de folga.

Sobre o cardam traseiro.

Ele está ok, pelo que notei.
O giro que fez, não é problema de cardam.

A folga que tem ali, refere-se à folga existente na:
Coroa e pinhão, caixa satélites e fresas de ponta de semi eixo.

São pequenas folgas, coisas de mm ou menos, mais que somadas, dão aquela dimensão.

Revise a caixa satélite, só para desencargo de consciência.

Abraços.

Kim.

Obrigado pelas explicações Kim.

Vou fazer o seguinte no traseiro e dianteiro:

Vou abrir o diferencial e verificar a coroa, pinhao e caixa satelite. (posto as fotos aqui), estou precisando trocar o oleo mesmo, pois como peguei a viatura agora nao sei como esta.

O Cardan dianteiro vou desmontar e inverter primeiramente e engraxar tudo. Vc tem dicas de locais para comprar essa luva? Estava vendo e é meio caro certo? Tem algum modelo especial? Preciso levar para alguem montar ou eu mesmo consigo fazer em casa?


Obrigado plea ajuda novamente e desculpe tantas dúvidas.

fagsilva
02/10/2012, 11:29
Fag o cardan traseiro do meu tinha essa folga aí do seu, diminuiu muito com a troca do rolamento do pinhão e com a retirada de arruelas de ajuste.
Tamo aki

Opa, vou abrir meu diferencial e verificar. O que são e onde ficam essas arruelas de ajuste?

Obrigdo.

fagsilva
02/10/2012, 11:31
Lembrando, todas as vezes que precisei trocar o entalhado e luva troquei o conjunto pelo da C-10 e recomendo pois a "espiga" (o entalhado do cardã) é bem mais longo e mais reforçado assim dura mais pois da linha willys o entalhado é só na ponta da peça, o pessoal da loja vai dizer que é não dá certo e bla, bla e bla mas dá certinho (claro é um pouco mais comprido mas já que vai trabalhar com torno tanto faz) inclusive as cruzetas são as mesmas.

Onde vc geralmente compra?

Obrigado.

georgevalle
02/10/2012, 15:18
Em auto peças compra o casal e manda em algum torneiro de confiança, como é para as nossas viaturas não costumo balancear peço para o torneiro tirar os ressaltos da solda, normalmente fica bom.

fagsilva
14/03/2013, 12:21
Galera boa tarde, continuando na manuteção da viatura, nesta semana abri o diferencial para a troca de oleo e percebi que ele é "diferente", poderiam confirmar que ele é auto blocante (bloqueio de diferencial)? Sera esse o caso da "folga" do cardan que esta no video? Esse diferencial é o responsável por um estalo de "cleck" de vez em qdo ouço?
Abraços e obrigado pela ajuda!
400492400493

Pablo.pinto2007
15/03/2013, 11:30
Galera boa tarde, continuando na manuteção da viatura, nesta semana abri o diferencial para a troca de oleo e percebi que ele é "diferente", poderiam confirmar que ele é auto blocante (bloqueio de diferencial)? Sera esse o caso da "folga" do cardan que esta no video? Esse diferencial é o responsável por um estalo de "cleck" de vez em qdo ouço?
Abraços e obrigado pela ajuda!
400492400493

Rapaz esse é um bloqueio sim... e os estalos vem dele... e é normal... agora a folga sei não... acho a folga pode ser um conjunto de lugares, já que o diferencial é blocado, podem ser: no cardã (espiga); naquelas peças que pegam as cruzetas (como é mesmo o nome); e até nos semi-eixos caso sejam chavetados (e isso é um problema).

Abraços!

Pablo

fagsilva
15/03/2013, 11:38
Rapaz esse é um bloqueio sim... e os estalos vem dele... e é normal... agora a folga sei não... acho a folga pode ser um conjunto de lugares, já que o diferencial é blocado, podem ser: no cardã (espiga); naquelas peças que pegam as cruzetas (como é mesmo o nome); e até nos semi-eixos caso sejam chavetados (e isso é um problema).

Abraços!

Pablo

Valeu Pablo,

Acho que sem saber acabei me dando bem com a compra desse jeep, pois vi que um bloqueio de diferencial é um precinho razoável! Apesar que não faço trilha pesada, somente passeios então acaba sendo uma "desvantagem" pelo que li.
Pois bem Pablo, qdo estava aberto eu girei as rodas e percebi q a folga que da não é do cardan e sim pelos pinos que ficam no meio desse blocante, agora não sei se isso é funcionamento "normal" ou não desse blocante. Você saberia dizer a marca desse blocante?
Obrigado e Abraços

Pablo.pinto2007
15/03/2013, 20:18
É... infelizmente eu não sou um bom conhecedor de bloqueios... não sei te dizer de que marca é e nem se essa característica é um defeito...
Vamos aguardar a opinião / dicas dos mais "sabidos"...


Pablo



Valeu Pablo,

Acho que sem saber acabei me dando bem com a compra desse jeep, pois vi que um bloqueio de diferencial é um precinho razoável! Apesar que não faço trilha pesada, somente passeios então acaba sendo uma "desvantagem" pelo que li.
Pois bem Pablo, qdo estava aberto eu girei as rodas e percebi q a folga que da não é do cardan e sim pelos pinos que ficam no meio desse blocante, agora não sei se isso é funcionamento "normal" ou não desse blocante. Você saberia dizer a marca desse blocante?
Obrigado e Abraços

cristiano
15/03/2013, 20:59
Lembrando, todas as vezes que precisei trocar o entalhado e luva troquei o conjunto pelo da C-10 e recomendo pois a "espiga" (o entalhado do cardã) é bem mais longo e mais reforçado assim dura mais pois da linha willys o entalhado é só na ponta da peça, o pessoal da loja vai dizer que é não dá certo e bla, bla e bla mas dá certinho (claro é um pouco mais comprido mas já que vai trabalhar com torno tanto faz) inclusive as cruzetas são as mesmas.

Estava procurando informações sobre isso.... A luva da C10 usa as mesmas cruzetas do Willys?

E a furação da luva também é a mesma?

Doutor Gory
18/03/2013, 15:57
George

Eu estive olhando o catalogo da Spicer e as peças da C10 tem as mesmas dimensões das do Jeep, tu tem os códigos dessas da C10 que tu usa ?

Obrigado.

Wagner


Lembrando, todas as vezes que precisei trocar o entalhado e luva troquei o conjunto pelo da C-10 e recomendo pois a "espiga" (o entalhado do cardã) é bem mais longo e mais reforçado assim dura mais pois da linha willys o entalhado é só na ponta da peça, o pessoal da loja vai dizer que é não dá certo e bla, bla e bla mas dá certinho (claro é um pouco mais comprido mas já que vai trabalhar com torno tanto faz) inclusive as cruzetas são as mesmas.

KitiU.
18/03/2013, 16:45
Dae Pessoall....

Alguém saberia dizer que tipo de bloqueio é esse que nosso amigo Fagsilva tem???

Pelo que vi a caixa satélite é original, só muda por dentro...

georgevalle
18/03/2013, 17:00
Fagsilva esta folga no pino do bloqueio é normal, o funcionamento deste bloqueio se baseia nesta folga, ele funciona +/- assim quando traciona o carro a caixa satélite força o pino e ele "força" esse bloqueio a abrir e com isso faz mais pressão naquele encaixes que aparecem na 2ª foto (quando o diferencial permite uma roda girar diferente da outra) nas curvas a roda de "fora" da curva gira mais rápido que a outra e folga no pino permitindo assim a liberação desta espeçie de catraca, tive este bloqueio na rural trabalha muito bem mas em ruas de paralelepipedos e mesmo asfalto molhado e com pneus com grandes garras ou seja pouco atrito de borracha nestes pisos sempre anda bloqueado causando desgaste prematuro nos pneus, agora se você escuta os estalos significa que o bloqueio está liberando normal na rural o macete era nunca entrar numa esquina tracionando, quanto as luvas da C-10 não tenho nenhuma numeração basta pedir que é para as C-10 o tamanho da luva e da espiga são bem diferentes e as cruzetas são as mesmas.

georgevalle
18/03/2013, 17:02
Kitiu isso mesmo, o meu comprei na aero willys em Curitiba na época paguei R$ 800,00, é praticamente um parto para montar ele tem umas molinhas dentro de cada conjunto de catraca que dá vontade de fazer voar tudo...

KitiU.
18/03/2013, 19:57
Kitiu isso mesmo, o meu comprei na aero willys em Curitiba na época paguei R$ 800,00, é praticamente um parto para montar ele tem umas molinhas dentro de cada conjunto de catraca que dá vontade de fazer voar tudo...
Dae Georgevalle...

Como é o nome desse bloqueio?? quem fabrica ele??

Pelo que você descreve, seu funcionamento é similar aos Eaton, Kaiser e Full Lock....

Fiquei interessado, pois hoje tenho um Detroi Locker da Eaton no eixo traseiro, e no eixo dianteiro tenho um 75% de f1000, que depois de gasto, não funciona mais... e esse ai seria um bom substituto....

georgevalle
19/03/2013, 07:58
Achei este Rotax Off Road Performance - Store - comprar jeep e acessórios (http://www.rotaxoffroad.com.br/) acho que o nome é detroit tem este video também Detroit Locker - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FYBOoljH-qE)

fagsilva
19/03/2013, 11:37
Fagsilva esta folga no pino do bloqueio é normal, o funcionamento deste bloqueio se baseia nesta folga, ele funciona +/- assim quando traciona o carro a caixa satélite força o pino e ele "força" esse bloqueio a abrir e com isso faz mais pressão naquele encaixes que aparecem na 2ª foto (quando o diferencial permite uma roda girar diferente da outra) nas curvas a roda de "fora" da curva gira mais rápido que a outra e folga no pino permitindo assim a liberação desta espeçie de catraca, tive este bloqueio na rural trabalha muito bem mas em ruas de paralelepipedos e mesmo asfalto molhado e com pneus com grandes garras ou seja pouco atrito de borracha nestes pisos sempre anda bloqueado causando desgaste prematuro nos pneus, agora se você escuta os estalos significa que o bloqueio está liberando normal na rural o macete era nunca entrar numa esquina tracionando, quanto as luvas da C-10 não tenho nenhuma numeração basta pedir que é para as C-10 o tamanho da luva e da espiga são bem diferentes e as cruzetas são as mesmas.

Muito Obrigado pela explicação georgevalle, então pra ver se entendi direito e ficar despreocupado. Como vc pode observar no início do topico o video com a folguinha no cardan/diferencial traseiro seria normal por causa do pino do bloqueio? Outra coisa é que sempre tem um estalo e um tranco (fraco) na viatura sempre nas curvas, seria normal o bloqueio atuando? No meu caso que utilizao mais a viatura no asfalta estou sendo "prejudicado" por esse bloqueio....ehhe Estou feliz e triste ao mesmo tempo por ter descoberte esse bloqueio na minha viatura.... Obrigado novamente pela explicação.

georgevalle
19/03/2013, 11:50
É fag revi o video e a folga no diferencial traseiro é soma da folga de C&P (que deve ser minima quase imperceptivel) e a folga do bloqueio (normal) e no dianteiro é conjunto luva e espiga que estão gastos mas já muito pior que isso (no meu jeep quando comprei ele) mas funciona bem o problema é o barulho causado pela vibração.

fagsilva
19/03/2013, 17:40
É fag revi o video e a folga no diferencial traseiro é soma da folga de C&P (que deve ser minima quase imperceptivel) e a folga do bloqueio (normal) e no dianteiro é conjunto luva e espiga que estão gastos mas já muito pior que isso (no meu jeep quando comprei ele) mas funciona bem o problema é o barulho causado pela vibração.

Ok georgevalle, entao posso continuar andando "sossegado" com tudo isso que descrevi e gravei no video, sem problemas... Vc aconselharia a eu remover o bloqueio do diferencial? Abraços

georgevalle
20/03/2013, 07:49
Como você falou que também faz trilhas e relatou que escuta o bloqueio trabalhar andando em terreno firme, sugiro manter o bloqueio, claro que terá maior desgaste nos pneus mas compensa na hora da trilha.