PDA

Ver Versão Completa : Veículo muito tempo parado

Estradero
25/09/2012, 23:04
Prezados participantes do fórum, tenho uma hilux 2001 diesel, e preciso deixar a viatura 12 meses parada, por motivo de viajem ao exterior, existe algum procedimento técnico para que o carro não sofra muito desgaste durante esse período, devido ao tempo inativo, me recomendaram vender, porém fiz várias manutenções, gosto do carro e acho que devido a desvalorização alta dos usados, a venda não seria um negócio muito interessante, infelizmente não tenho como fazer o carro funcionar minimamente nesses meses, o mesmo ficaria na garagem, com a bateria desligada, mas temo pelo motor e suspensão, o que vocês me recomendariam?

Thiago Farias
26/09/2012, 00:41
Prezados participantes do fórum, tenho uma hilux 2001 diesel, e preciso deixar a viatura 12 meses parada, por motivo de viajem ao exterior, existe algum procedimento técnico para que o carro não sofra muito desgaste durante esse período, devido ao tempo inativo, me recomendaram vender, porém fiz várias manutenções, gosto do carro e acho que devido a desvalorização alta dos usados, a venda não seria um negócio muito interessante, infelizmente não tenho como fazer o carro funcionar minimamente nesses meses, o mesmo ficaria na garagem, com a bateria desligada, mas temo pelo motor e suspensão, o que vocês me recomendariam?

Sugiro vc deixar ela cmg, que eu além da manutenção, eu pago pelo aluguel da máquina... hehe... Daqui a pouco os mestres manifestarão a respeito do tema. abs

Marco Dente
26/09/2012, 07:52
Para preservar os pneus vc vai precisar dx a viatura apoiada em cavaletes.

dorderf
26/09/2012, 11:03
Tire os pneus, apoie o carro em cavaletes, retire todo o óleo do cárter, deixe escorrendo a noite toda pra sair o máximo, tire o filtro de óleo, de ar e de combustível, esvazie o tanque (e se for possiível, limpe-o), desconecte a bateria... Acho que só. Quando voltares, coloque óleo, filtros novos, religue a bateria, calibre os pneus, os coloque no lugar, coloque diesel (após deixar o diesel passar no filtro de combustível, logicamente) e funcione o carro. O bicho vai pegar de imediato e fim de papo. Agora coloque milhares de avisos pra ninguém tentar funcionar o carro pq ele estará sem óleo!

Estradero
26/09/2012, 14:59
Tire os pneus, apoie o carro em cavaletes, retire todo o óleo do cárter, deixe escorrendo a noite toda pra sair o máximo, tire o filtro de óleo, de ar e de combustível, esvazie o tanque (e se for possiível, limpe-o), desconecte a bateria... Acho que só. Quando voltares, coloque óleo, filtros novos, religue a bateria, calibre os pneus, os coloque no lugar, coloque diesel (após deixar o diesel passar no filtro de combustível, logicamente) e funcione o carro. O bicho vai pegar de imediato e fim de papo. Agora coloque milhares de avisos pra ninguém tentar funcionar o carro pq ele estará sem óleo!
Dordef obrigado pelas dicas, farei exatamente isso e deixarei o bicho hibernando em sono profundo até eu chegar e despertá-lo para novas aventuras. Agora vc acha que tirando todo o óleo do carter pode acelerar um processo de oxidação das paredes internas dos pistões? ou seja sem óleo sem lubrificação não corre o risco de emperrar tudo?

Thiago vc trabalha com stand up comedy? hehehe. Foi isso que minha irmã me propôs mas eu tô fora, não confio no cunhado!

dorderf
26/09/2012, 16:11
Estradero, coloca Militec ou Molycote e rode um bocado com o carro. Esses aditivos aderem às paredes do motor, protegendo-as. Quanto a ficar em óleo, é isso que vai acontecer de todo jeito, haja vista que o óleo vai descer 100% para o cárter. Carros de exposição vivem sem óleo, só colocam pra fazer pequenos percursos. Antes ficar sem óleo que com óleo velho acumulando e virando um monte de borra no cárter, que possivelmente até dificulte na hora de tirar.

Minha opinião pessoal, mas aguarde que com certeza gente bem mais fera que eu pode palpitar mais!