Conectar

Ver Versão Completa : Melhor motor p/ Vitara 5p 97

saviocosta
20/08/2005, 08:35
Amigos, estou proximo de me tornar o proprietario de um Suzui Vitara, quero um 1997 e com 5 portas, se der completinho, mas estou em dúvida quanto à motorização, meu objetivo é pegar estrada e trilhas não muito pesadas, mas mesmo assim vou dar uma preparada no bicho, também usarei no dia-a-dia, mas não muito.
Então lhes pergunto, qual o melhor motor para este carro, por enquanto estou dando preferencia para o V6?

Agradeço desde já qualquer colaboração

Savio - RJ
sem Suzuki - por enquanto

Pacheco
21/08/2005, 10:22
Olá, Sávio!
Tenho visto que o pessoal que usa o Vitara/Sidekick 5p com motor 1.6 16v vai quase em qualquer lugar com pequenas modificações. A 4x4 com redução faz milagres quando se está no aperto. O carro é bom de estrada também (tenho um câmbio mecânico). Só que se apertar muito ele bebe legal. O 6 canecos tem algumas diferenças (especialmente reforço na suspensão e sistema de tração) mas não é melhor no quesito consumo, e pra quem quer usar na cidade, é melhor pensar bem. Depois, se as peças do motor 16v já são mosca branca (difíceis de achar), imagine a do 24v. Se estiver pensando em meter outro motor mais porrada sem gastar tanto, melhor pensar no 6 canecos, pois foi projetado para um motor com maior torque. A legislação de transito permite, pois o jipe tem caixa reduzida. Agora se quiser ignorar colocando um destes monstrengos novos que equipam a Ranger ou S-10, melhor trocar todo o conjunto de tração, pois senão o motor vai moer todas as engrenagens.

Gasoso
21/08/2005, 20:44
Tudo depende do seu uso que vc vai dar para a viatura e do tamanho do seu bolso....
O v6 é mais completo e muito mais carro, mas as peças do motor custam mais caro...
Fora as duas broncas abaixo, não existem dificuldade para achar peças de nenhum deles...
A broca do 1.6 16V é o sensor MAF....eu mesmo tô tentando adaptar um, mas por enquanto nada....
A bronca do 2.0 24V são os cabos de velas, até pouco tempo só originais e por uns 2,5K moedinhas, mas parece que agora já tem uns "genéricos" por aí....

Acho que qualquer um seria uma boa compra....

[]s

saviocosta
10/09/2005, 19:42
Já to quase convecido a comprar o 1.6 16V, mas sera que esse motor não fica muito fraco no vitara 5 portas? Pode ser um sofrimento na estrada e em ladeiras, existe um modo de melhorar o rendimento dele?

Ou sera que é melhor comprar o V6?

Além disso o V6 vem completo.[/img]

Gasoso
11/09/2005, 22:50
O desempenho do 1.6 16V é excelente... ele tem quase 100cv... é +- a mesma potência de um Ap 1.8 rodando com mais ou menos o mesmo peso de uma parati...
O Ap 1.8 gasolina com 98 CV (se naum me falha a memória) aguenta muito bem até o santana que é pesadão...
O Vitara 1.6 16V com seus 96CV naum faz feio naum, até porque é mais leve que o santana...
O V6 tem 136 CV... é indiscutivelmente melhor de se rodar, mas v6 é v6... nunca ví um de manutenção barata...

Segue em anexo uma tabela com as especificações dos motores que a Suzuki trouxe para o brasil...:

Feliz escolha e boas trilhas...
[]s

EduPuga
16/09/2005, 09:19
savio,

meu antigo carro era um kadett gs 2.0, troquei por um sidekick 1.6 16V, e realmente vc vai sentir muita diferença, logicamente em viagem os carros andam muito mais que um 4x4, da pra andar legal na base de 90 - 110 km/h, perde um pouco na subida, a vantagem é qdo vc entar na terra.

[ ]s

saviocosta
17/09/2005, 00:25
Bom, Não sei se vai ser o melhor negocio do mundo, mas como o proprietario foi muito honesto comigo e disse que fez o motor no inicio do ano por causa de uma borra que deu no motor, segundo ele o mecanico disse que foi por misturar oleos diferentes, vou comprar e ver no que dá.
Esqueci de dizer, vou comprar um V6 97, acho que ele vem cuidando legal do carro. Eu vi um essa semana e fiquei embabacado vendo o carro, realmente é muito bonito e vamos ver no que dá.
Agora só falta arrumar alguém que possa me dar uma cópia do manual do V6.

saviocosta
24/09/2005, 18:57
Agora, será que esse motor V6 depois de ter sido feito continua bom, ou seja, uma vez feito o motor nunca mais se tem sossego, ou isso nao quer dizer nada e só devo ficar por comprar o carro de alguém que foi honesto e avisou ter feito esse serviço?