PDA

Ver Versão Completa : Drenar filtro combustível



Leocls
19/08/2005, 22:38
O manual da S10 informa que deve drenar o filtro de combústivel , naquela vávula que tem no fundo do filtro, a cada abastecimento. Segundo eles para que saia a agua filtrada no diesel. Alguém faz isso? Eu faço geralmente quando troco o oleo de motor, mas no dia a dia não. OUtro dia perguntei pro frentista se ele sabia , me disse que lá no posto nenhum cliente tinha comentado sobre isso, e que ele não sabia nem o que era drenar filtro ..He he :lol:
Alguem sabe algo a respeito?
Valeu

Edintruder
19/08/2005, 23:16
Eu de início fazia isso somente quando acendia a luz do painel, hoje eu faço em CADA abastecimento. Só para garantir, pois dessa forma eu consigo levar a troca do filtro de combustível junto com o filtro de óleo e ar nas trocas de óleo. Se não drenar o filtro permanece com alguns resíduos que acabam por entupir o filtro, forçando você a trocar com maior freqüência para evitar danos futuros na bomba injetora.

Leocls
19/08/2005, 23:21
Então existe mesmo, bom , vou começar a drenar tb, sujar a mão de graxa pq por aqui frentista nenhum conheçe;;;;
Valeu.... :concordo:

Edintruder
21/08/2005, 11:53
Parte de uma idéia "Os frentistas não sabem nada!" Daí nada mais vai dar errado durante qualquer abastecimento na tua vida! Quando andava de carro Automático, muito ensinei frentistas a ver o óleo da caixa, pois eram raros os que sabiam. Isso aponta o despreparo e a falta de treinamento dos frentistas que os postos contratam. Eu sempre dou preferência de abastecimento nos postos onde o frentistas conhecem os carros e não vão no achômetro procurando às cegas as varetas de nível ou o número das chaves para abrir os tapões de diferenciais e caixas, dessa forma eu fico só olhando e acompanhando o trabalho realizado na minha caminhonete, e não dizendo o que deve ser feito passo a passo. :|

Luiz Antonio
21/08/2005, 13:44
Bom, não acho que seja necessario drenar a cada abasteciento, mas pelo menos uma vez entre as trocas de óleo e filtros, no meu caso troco a cada 5.000 km.

[]'s

Leocls
21/08/2005, 14:30
Um mecanico me falou que nao é necessario drenar direto nao, poderia ser nas trocas de oleo por exemplo....

Nando
21/08/2005, 14:50
Concordo, a cada 5000 é o suficiente.

João Pedro
21/08/2005, 19:01
Efetuei minha primeira troca de filtro então, ao desconectar o sensor, saiu uma quantidade razoável de água. Daí, obtive a certeza que o sensor de presença de água, que faria acender a luz no painel, é tão eficaz quanto o sensor de quantidade mínima de óleo no cárter. Portanto, aguardar que esta maldita peçinha faça o trabalho que deria fazer pode se tornar uma lástima.
Eu também não fazia a drenagem porque achava 9e ainda acho) o manual confuso e conflitante. Hora ele diz para fazer "a cada abastecimento", outra hora ele sugere fazer somente "quando a luz de advertência no painle acender". Então, com a preguiça imperando e não querndo suhar ás mãos, deixava de fazê-lo. Agora, vou drenar a cada bastecimento de óleo, no mínimo.
Outro conflito no manual é por conta do uso da tração, em face não ser por diferencial central.
Em um tercho ele orienta o uso em pisos escorregadios, asfaltos e estradas com pisos molhados etc, em outro desaconselha o uso em asfalto molhado (?).
Muita coisa vai pelo bom senso da gente mesmo.

Quanto a frentistas, fuja da maioria deles.
Uma vez, ao fazer a troca do óleo e troca do filtro, o cara queria tirar o filtro da S10 "por cima" e à base do muque. tive de explicar que ele tinha de ser desatarraxado por baixo, mas o cara insistia em fazer por cima sem desconectar o filtro de ar.
Resultado, eu mesmo fiz o serviço para no final ele dizer que do modo dele era mais fácil.

Luca
21/08/2005, 21:55
O manual da S10 informa que deve drenar o filtro de combústivel , ..., a cada abastecimento. Leonardo,
Exagero. Concordo com os colegas do Fórum. Uma vez a cada 5.000 km, ou antes se acender a luz espia (na Toyota funciona corretamente). Tá mais do que bom. Mas tive um aprendizado nestes anos de carro com motor diesel. Óleo Diesel é BR. Recomendo. Pouquíssima água se acumula no filtro de combustível do carro. Experimente prá ver.
[]´s

Edintruder
23/08/2005, 20:49
A luz do indicador de água no filtro da minha Ranger já acende com uma quantidade ridícula de água no filtro, então resolvi não esperar aquela maldita luzinha acender para fazer isso, sem contar que fazendo as drenagens, quando eu troco o filtro de combustível, ele está relativamente limpo, muito mais limpo se comparado quando não fazia as drenagens, fora que a minha mulher anda mais com a caminhonete que eu (durante a semana me sobra uma BIZ :putz: ) e se a luzinha acender ela vai parar e me ligar para eu resolver isso esteja ela onde estiver!!! :| Polo menos ela olha para o painel, pois tem mulheres "fui testemunha" que estava andando com a luz do óleo acesa há dois dias, por sorte dela era o bulbo de óleo pifado num Escot Hobby! :parede:

mancelmo
22/09/2005, 17:51
Edintruder...vc drena com facilidade?... estive observando na minha Ranger, achei meio complicado de fazer a drenagem por causa da posição do filtro de ar.... vc desconecta o filtro de ar?...mais uma coisa, vc desconecta o cabo do sensor e gira o aquele corpo plastico que fica embaixo do filtro??

Edintruder
22/09/2005, 18:58
Não desconecto o filtro de ar, apenas me viro de costas para o parachoque e com a mão direita voltada para trás eu desconecto o plug e desenrosco o retentor o suficiente para drenar, sem remover do filtro e sem arranhar as mãos.

mancelmo
23/09/2005, 11:40
vou tentar fazê-lo....valeu "contorsionista"...hehehe

Edintruder
25/09/2005, 08:58
Ah, não expliquei direitinho, fico na lateral no canto da frente do para lamas de costas para o carro na linha do parachoques. Se tentar ficar na frente não vais conseguir, tem que ser na lateral mesmo!

[]'s elásticos!

João Pedro
25/09/2005, 13:03
É por isto que eu amo minha S10 :lol:
Nela é muito mais fácil trocar o filtro.
Na Ranger, pelo visto, há que se ter cuidado pra gente não entalar :mrgreen:

Juneca
25/09/2005, 17:25
É por isto que eu amo minha S10


É uma história de amor, mesmo!! :palmas:

heheheheheheeh.......abraços!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

gvogetta
25/09/2005, 18:29
vou tentar fazê-lo....valeu "contorsionista"...hehehe

Fala Maurício,

Bem-vindo ao Fórum (antes tarde do que nunca!)...

Conseguiu drenar o teu filtro? Apesar das controvérsias sobre a freqüência nas drenagens do filtro de combustível, creio ser interessante drená-lo pelo menos uma vez por mês para aumentar a eficiência do filtro e preservar a Bomba Injetora.

Saudações,

mancelmo
25/09/2005, 23:01
Fala Maurício,

Bem-vindo ao Fórum (antes tarde do que nunca!)...


E ai grande Getulio, meu guru para assuntos imediatos hehehe, aprendendo um pouco com o pessoal do forum... muito bom esse forum!!...

emerson_dickel
26/09/2005, 07:57
Pessoal, mas pelo que observei também, no filtro de combustivel fica armazenado o diesel que estava pra ser filtrado, ou seja cada vez que vc drena o filtro vão pro chão um quantidade de óleo diesel.

Vcs tiram o filtro pra drenar ??? eu normalmente soh giro o botão e deixo que a "meleca" corra, depois numa lavagem eles dão uma jateada e limpa.

Walter L. L. Casitta
26/09/2005, 08:37
Eu andei drenado o filtro uns tempos atrás. Parei porque nunca achei nada alem do diesel.
Troco o filtro a cada 5000Km e mesmo depois desse tempo só encontro diesel limpo no filtro velho...
Em julho fiz uma viagem de Belo Horizonte ao Pantanal Norte (Total 3400Km). Quando cheguei, a primeira coisa que fiz foi drenar o filtro e nada, só diesel limpo.
O que vocês encontram além do diesel quando drenam? E sempre encontram?

cbridi
26/09/2005, 10:00
O que vocês encontram além do diesel quando drenam? E sempre encontram?

Já drenei várias vezes, na maioria delas só encontrava diesel, algumas vezes tinha bem pouquinho de água. Pelo menos era só o que podia ser visto a "olho nu". Hoje em dia dreno somente se ligar a luz de alerta do painel e mesmo assim a qtde de água é mínima. Lembrando que troco o filtro a cada 10.000 Km, o que para mim quer dizer uma troca a cada três meses.

[]'s