Conectar

Ver Versão Completa : Luz de aviso do óleo acendendo bem fraco (2.3 16v gasolina)

paulorl
24/09/2012, 08:16
Bom dia pessoal!

Minha ranger 2.3 16V 2008 está com a luz de aviso de nível de óleo acendendo, só que bem fraquinho (como se tivesse com a pilha fraca, rsrs) e intermitente. Tem dia que acende, tem dia que não. Isso começou a ocorrer depois que troquei o conjunto de embreagem dela. Já verifiquei nível de todos os fluídos, principalmente o do motor (que deveria ser o responsável por essa luz) mas está tudo ok. O que mais está me deixando com a pulga atrás da orelha é o fato dessa lâmpada no painel acender muito fraca. Ela muda de intensidade, fica um pouco mais forte, mas mesmo assim seria, digamos, no máximo "metade" da força de iluminação de uma lâmpada qualquer de painel.

Alguma dica? O funcionamento dessa lâmpada é assim mesmo, como se fosse um dimmer? Como os níveis estão ok, o que posso estar verificando?

Valeu pessoal, abraços!

Paulo

Waldir Carlos
24/09/2012, 13:17
Paulo, não conheço o painel da Ranger em questão, mas geralmente, NÃO existe "indicação" de nível baixo, nos veículos utilitários. O padrão é PRESSÃO baixa. Fica atento! Baixa pressões de lubrificação, NÃO necessariamente significa[m] nível [a]baixo do recomendado.

Por exemplo: Mesmo com o nível de óleo dentro da faixa MÍN - MÁX, se uma bomba falhar, a lubrificação ficará prejudicada!

[]s

paulorl
24/09/2012, 13:36
Paulo, não conheço o painel da Ranger em questão, mas geralmente, NÃO existe "indicação" de nível baixo, nos veículos utilitários. O padrão é PRESSÃO baixa. Fica atento! Baixa pressões de lubrificação, NÃO necessariamente significa[m] nível [a]baixo do recomendado.

Por exemplo: Mesmo com o nível de óleo dentro da faixa MÍN - MÁX, se uma bomba falhar, a lubrificação ficará prejudicada!

[]s

Waldir, é verdade, é pressão baixa, e não nível baixo! No motor a gasolina, o que pode estar ocorrendo? Alguma dica do que se verificar? E o funcionamento dessa lampada, é assim mesmo, acende fraquinha e fica mais forte de acordo com o problema ou deveria acender totalmente de uma só vez?

Imperador!
24/09/2012, 13:39
90% de certeza ser o sensor da pressão do óleo (vulga cebolinha)

paulorl
24/09/2012, 13:49
90% de certeza ser o sensor da pressão do óleo (vulga cebolinha)

E problema no motor? 0%? :) Se for só um sensor, magavilha. Se for problemas maiores, ai não quero nem pensar....... :(

Desnickadu
24/09/2012, 14:31
como esta a kilometragem do óleo?
quando passa da hora de trocar a pressão tb cai, porque a viscosidade do óleo fica muito baixa.

Se vc trocar a cebolinha e continuar a acender aluz, é bom dar uma geral, começando pela troca do óleo e filtro. Se ainda assim continuar o melhor é abrir o carter e ver como esta o pescador e a bomba.

paulorl
24/09/2012, 14:33
como esta a kilometragem do óleo?
quando passa da hora de trocar a pressão tb cai, porque a viscosidade do óleo fica muito baixa.

Se vc trocar a cebolinha e continuar a acender aluz, é bom dar uma geral, começando pela troca do óleo e filtro. Se ainda assim continuar o melhor é abrir o carter e ver como esta o pescador e a bomba.

O óleo está 100%, troquei a pouco tempo filtro e óleo.

Minha grande dúvida é: Porque ela acende fraquinha e intermitente? É assim mesmo? Ou será que isso é devido a problemas na cebolinha?

Imperador!
24/09/2012, 14:55
Isso aí é sintoma de cebolinha. Se fosse problema na pressão do óleo mesmo, ela acenderia de verdade...

paulorl
24/09/2012, 14:58
Isso aí é sintoma de cebolinha. Se fosse problema na pressão do óleo mesmo, ela acenderia de verdade...

Imperador, vc sabe me dizer onde fica essa cebolinha? Quero saber por dois motivos: 1- Se eu dou conta de trocar / 2- Para saber se a troca da embreagem pode ter ocasionado algum dano que resultou nesse problema

Abraços a todos!

paulorl
24/09/2012, 15:04
Achei dois modelos de cebolinha, em locais diferentes. Acredito que esse primeiro seja o correto para o meu carro, alguém saberia me dizer?

INTERRUPTOR DE PRESSAO DO OLEO - PECA ORIGINAL - CODIGO DO PRODUTO: 6U5Z9278G - cebolinha (interruptor de pressão de óleo) - PECA - cebolinha (interruptor de pressão de óleo) - MOTOR E BLOCO - Memorial peças Ford (http://www.memorialpecasford.com.br/Produto.aspx?CG=8&CSG=108&CP=123093)

INTERRUPTOR INDICADOR DE PRESSAO DE OLEO - PECA ORIGINAL - CODIGO DO PRODUTO: E9SZ9278A - cebolinha (interruptor de pressão de óleo) - PECA - cebolinha (interruptor de pressão de óleo) - MOTOR E BLOCO - Memorial peças Ford (http://www.memorialpecasford.com.br/Produto.aspx?CG=8&CSG=108&CP=123750)

Imperador!
24/09/2012, 15:13
Imperador, vc sabe me dizer onde fica essa cebolinha? Quero saber por dois motivos: 1- Se eu dou conta de trocar / 2- Para saber se a troca da embreagem pode ter ocasionado algum dano que resultou nesse problema

Abraços a todos!

Não sei dizer porque não conheço o motor da Ranger a gasolina não (nem nenhum motor a gasolina hehehe)
Geralmente, fica próximo do filtro de óleo.

O teu sensor é esse: http://www.memorialpecasford.com.br/Produto.aspx?CG=8&CSG=108&CP=123093
Localizando, a troca é muito fácil, dependendo do acesso. Na Ranger diesel tem que desmontar até o suporte do filtro de óleo pra ter acesso...

rfdex
24/09/2012, 17:52
Pode ser a viscosidade do óleo que está usando. Não descarte esta hipótese. Mas o mais provável é ser a cebola (sensor) ou até mal contato. Tente bater um spray limpa contato no sensor e na chupeta do chicote para ver se resolve antes de sair comprando a peça. Saudações

paulorl
25/09/2012, 13:49
Pode ser a viscosidade do óleo que está usando. Não descarte esta hipótese. Mas o mais provável é ser a cebola (sensor) ou até mal contato. Tente bater um spray limpa contato no sensor e na chupeta do chicote para ver se resolve antes de sair comprando a peça. Saudações

Talvez hoje eu tenha uma folga, minha esposa e meu nenê vão chegar mais tarde em casa, ai eu vou ver se consigo jatear um limpa contatos na cebolinha! (e também trocar as lanternas da minha ranger que chegaram, e consertar o micro do meu pai, e verificar a fiação do telefone, e colocar meu micro também para funcionar, etc e tal, tudo em cerca de 2hs)

A propósito, nem ontem nem hoje acendeu a luz, ou acendeu muito fraco e rápido que eu nem tenha percebido!

Valeu pelas dicas pessoal, depois posto os resultados! :)

paulorl
29/09/2012, 18:27
Olá pessoal, demorei mas voltei pra dar uma satisfação! Só tive tempo hoje de mexer no sensor. Eu achei facilmente, fica do lado do filtro de óleo. Aparentemente, não esta nada solto que justifique. Desconectei ele, liguei a ranjola com ele desconectado e a luz ficou acessa 100%. Religuei, liguei a ranjola novamente e a luz ficou apagada, como era de se esperar. Como estou sem limpa-contatos, vou conseguir um emprestado espero que esta semana para passar no conector. De qualquer forma se for apenas mal contato as vezes uma reconexão como eu fiz pode ser que resolva! Vou acompanhar essa semana e no final de semana que vem eu volto a escrever dizendo se ela voltou a acender ou não! Se ela acender novamente, vou comprar a cebolinha e esperar a próxima troca de óleo para substituir!

Obrigado a todos que ajudaram! Depois dou um reply com o resultado!

Abraços!

paulorl
02/10/2012, 09:13
Maldita!! :freaking: Acendeu novamente!!!

Eu notei ela "levemente" acesa (muito discreto mesmo, se não prestar atenção não vê) depois de ter passado em um mata-burro. Não sei se ela estava acesa antes, mas achei que seria válido citar isso!

Desnickadu
02/10/2012, 13:24
acendeu em marcha lenta ou acelerando?

paulorl
02/10/2012, 13:28
acendeu em marcha lenta ou acelerando?

Acendeu em trânsito. Só que esse "acendeu" que está bizarro, pois ela não acende realmente, fica bem fraquinha, como se tivesse faltando energia na lampada. Já desliguei o sensor e liguei com ele desligado e a lampada acende normalmente, 100%. Religuei e ela apagou. Só que ontem ela voltou a acender fraquinha, e pouco tempo depois apagou. Hoje vim para o trabalho com ela e a lampada está apagada.

Desnickadu
02/10/2012, 13:34
Pois é, o carro da minha mãe estava assim e o problema era óleo errado, muito fino. Acendia a luz bem fraquinha e só em marcha lenta e/ou com pouca aceleração, a partir dos 1800rpm mais ou menos ela apagava e não acendia mais.

Por isso pergunto quando ela acende. Se vc mantem o mesmo óleo que antes, pode ser um problema na bomba =/

paulorl
02/10/2012, 13:38
Pois é, o carro da minha mãe estava assim e o problema era óleo errado, muito fino. Acendia a luz bem fraquinha e só em marcha lenta e/ou com pouca aceleração, a partir dos 1800rpm mais ou menos ela apagava e não acendia mais.

Por isso pergunto quando ela acende. Se vc mantem o mesmo óleo que antes, pode ser um problema na bomba =/

Eu sou novo dono dela, e só troquei o óleo quando peguei o carro (para garantir). A loja onde troquei colocou o óleo original dela. Não sei se pode ser isso o problema da minha ranger, em todo caso vou ficar de olho. Qual carro sua mãe tinha?

Obs.: Valeu pela dica!

Desnickadu
02/10/2012, 13:54
é um AP, desses que anda com graxa no carter :rolleyes:

Até achar o problema, fui seguindo o mesmo processo que vc.
Primeiro procura mal contatos, depois troca cebolinha, depois troca óleo e filtros, depois abre carter, depois troca bomba, depois só sobra limpesa quimica no bloco e cabeçote.

Por sorte aqui parou na troca de óleo hehehe...
Como lição ficou: nunca mande sua mãe passar no posto e trocar o óleo. :angel:

paulorl
12/11/2012, 14:10
Olá pessoal, depois de um bom tempo sem acender a maldita lampada, ela voltou a acender este domingo! Só que ela ficou acesa (com intensidade alternada) até a hora que cheguei em casa, ai, sem desligar a bichinha eu deitei embaixo dela (com a luz do óleo quase totalmente acesa) e mexi na cebolinha/conector/fio. Apenas uma mexida e... APAGOU. Ou seja, é mal contato mesmo. Pelo menos fiquei mais tranquilo sabendo que não é nenhum problema mais sério. Agora só falta arrumar tempo para tentar recrimpar o fio no conector, ou ao menos limpar para ver se elimina o mau contato.

Problema encerrado! Abraços!! :)

fusca95
12/11/2012, 17:13
Dos males o menor...:)

DJTHD
17/11/2012, 21:05
a minha ranger xl 94 v6 4.0 gasolina tmb esta assim tambem troquei o oleo assim que peguei ela a 1 mes e meio, essa semana acendeu só que normal a luz do oleo completei com o meio litro que sobrou da troca, mas continua acesso, entrei debaixo dela ontem e vi que entre a embreagem ea transmissão (não sei muito sobre) esta melado de oleo e esta faltando um parafuso, não chega a pingar oleo onde ela fica parada mas esta sujo de oleo vou colocar outro parafuso no lugar de onde saiu o outro e ver no que dá

DJTHD
17/11/2012, 21:06
Olá pessoal, depois de um bom tempo sem acender a maldita lampada, ela voltou a acender este domingo! Só que ela ficou acesa (com intensidade alternada) até a hora que cheguei em casa, ai, sem desligar a bichinha eu deitei embaixo dela (com a luz do óleo quase totalmente acesa) e mexi na cebolinha/conector/fio. Apenas uma mexida e... APAGOU. Ou seja, é mal contato mesmo. Pelo menos fiquei mais tranquilo sabendo que não é nenhum problema mais sério. Agora só falta arrumar tempo para tentar recrimpar o fio no conector, ou ao menos limpar para ver se elimina o mau contato.

Problema encerrado! Abraços!! :)

voce sabe me dizer onde fica mais ou menos essa cebolinha pra mim tentar fazer na minha tambem ?

Gubatera
21/07/2013, 21:03
Oi Paulo....estou com o mesmo problema na minha Ranger 2007....vc resolveu so mexendo na cebolinha??.. Obrgiado e abcs

paulorl
22/07/2013, 10:10
Oi Paulo....estou com o mesmo problema na minha Ranger 2007....vc resolveu so mexendo na cebolinha??.. Obrgiado e abcs

Olá, tudo bem??

Na realidade, ainda não resolvi, rsrs! Consegui identificar em duas ocasiões, nas quais cheguei em casa e a luz estava acesa ou semi-acessa. Deixei a ranger ligada, entrei debaixo dela e mexi no cabo que liga na cebolinha. Nem mexi forte não, foi só uma balançada leve nele, olhei para o painel e havia apagado a luz.

Está faltando um pouco de tempo para mim, mas assim que der, vou cortar a ponta do fio onde fica o conector e refazer, acredito que no meu caso seja mal contato no cabo mesmo.

Boa sorte!

MAC-F75
25/07/2013, 12:39
Paulo/Gubatera.
Olha, a minha é uma XLT 2006 3.0
A maldita luz do oleo tmb acendeu, chamei seguro pra levar pra oficina, não acharam nada e trocaram a perinha do óleo (trocadores de peça metidos a mecanico), blz, apagou, outro dia estava a 150 km de casa de novo acendeu, chama o seguro de novo....dessa vez levei em outra mecanica. colocaram o aparelho pra medir a pressão com ela quente e fria tudo certo. então se chegou a conclusão.....problema no painel e se tratando de painel, não se mexe só na lampada da luz do oleo e sim se troca o painel todo (R$ 600,00 um painel usado + 300 de programação), sim programação pq o code dela fica no painel.

sds.

paulorl
25/07/2013, 14:57
Paulo/Gubatera.
Olha, a minha é uma XLT 2006 3.0
A maldita luz do oleo tmb acendeu, chamei seguro pra levar pra oficina, não acharam nada e trocaram a perinha do óleo (trocadores de peça metidos a mecanico), blz, apagou, outro dia estava a 150 km de casa de novo acendeu, chama o seguro de novo....dessa vez levei em outra mecanica. colocaram o aparelho pra medir a pressão com ela quente e fria tudo certo. então se chegou a conclusão.....problema no painel e se tratando de painel, não se mexe só na lampada da luz do oleo e sim se troca o painel todo (R$ 600,00 um painel usado + 300 de programação), sim programação pq o code dela fica no painel.

sds.

Então, a minha é a gasolina, então é diferente, a sua o painel é mais completo, tem o computador de bordo embutido, as versões a gasolina não tem...

Abraço!

RAHPORFIRIO
02/06/2014, 17:10
Olá paulolange (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/66578.html) tudo bem ? A minha RANGER também esta com o mesmo problema, o que você fez na sua para sanar o mesmo ?

lmadeir
10/06/2014, 21:31
Bom dia pessoal!

Minha ranger 2.3 16V 2008 está com a luz de aviso de nível de óleo acendendo, só que bem fraquinho (como se tivesse com a pilha fraca, rsrs) e intermitente. Tem dia que acende, tem dia que não. Isso começou a ocorrer depois que troquei o conjunto de embreagem dela. Já verifiquei nível de todos os fluídos, principalmente o do motor (que deveria ser o responsável por essa luz) mas está tudo ok. O que mais está me deixando com a pulga atrás da orelha é o fato dessa lâmpada no painel acender muito fraca. Ela muda de intensidade, fica um pouco mais forte, mas mesmo assim seria, digamos, no máximo "metade" da força de iluminação de uma lâmpada qualquer de painel.

Alguma dica? O funcionamento dessa lâmpada é assim mesmo, como se fosse um dimmer? Como os níveis estão ok, o que posso estar verificando?

Valeu pessoal, abraços!

Paulo

Quando a embreagem foi trocada devem ter desligado ou esbarrado no conector da cebolinha de oleo. Podem até ter qubrado alguma coisa. Verifique se o conector está firme e se o cabo que liga nele está em bom estado, sem dobras ou partes descascadas. Qualquer ponto não isolado que encoste no metal do carro a luz vai acender. É extremamente improvável que seja um problema com a bomba de oleo ou qualquer coisa com o motor. Pode ficar descansado.

rfdex
11/06/2014, 19:46
Tira a fiação, bate um óleo para limpeza de eletrônico (spray para limpeza de componentes eletrônicos) e depois monta tudo procurando isolar com silicone as partes vulneráveis.

VALXLS
07/08/2015, 10:05
Bom dia.

Estou com o mesmo problema e acabei de tirar o carro do mecânico, trocou oleo, filtro, cebolinha, removeu carter para limpeza e mediu pressão da bomba tudo ok mas a luz continua acendendo!
Oque fazer???

rafamarcavaz
07/08/2015, 11:26
Bom dia.

Estou com o mesmo problema e acabei de tirar o carro do mecânico, trocou oleo, filtro, cebolinha, removeu carter para limpeza e mediu pressão da bomba tudo ok mas a luz continua acendendo!
Oque fazer???

BOM DIA MEU AMIGO

O PROBLEMA É SERIO SE FOR O QUE ESTOU PESQUISANDO A MESES. É PROBLEMA NO MOTOR VAI TER QUE ABRIR E FAZER QUASE TODO O MOTOR.... COMPLICADO MESMO

ESTOU COM O MESMO PROBLEMA, VOU TE PASSAR ESSE LINK DE OUTROS QUE TIVERAM O MESMO PROBLEMA E RESOLVERAM MAS TIVERAM QUE TIRAR UMA BOA QUANTIA DO BOLSO INFELIZMENTE =/

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/112065-ranger-2-3-16v-baixando-oleo-2.html#post2300099

LEVEI A MINHA EM UM MECANICO BOM TAMBEM E ELE ME FALOU O MESMO FALOU QUE VOU GASTAR EM TORNO DE 5.000,00 =/

ABRAÇO E BOA SORTE.

Coophamat
07/08/2015, 14:46
Bom dia.

Oque fazer???

A minha 3.0 tinha esse problema, troquei a cebolinha do óleo e o problema foi resolvido.

rafamarcavaz
07/08/2015, 15:13
pessoal

Vou fazer um teste

coloquei hoje óleo 15w40 semi-sintetico é um óleo mais grosso para carro de alta performance, diz que aguenta bem mais... vou rodar com ela, daqui uns meses relato para vocês.

abç

Franciel Alves
18/08/2018, 19:15
Eu também tenho uma ranger gasolina, motor Duratec 2.3 2011
Mas já troquei 3x o sensor do óleo. Os primeiros 2, me disseram que foi números errado, pois tem que ser o número exato devido a pressão do motor. Agora este último que coloquei, fica uns dias apagado, volta a acender aleatóriamente, em alta em baixa rotação, pisca pisca, acender forte por um tempo e volta a apagar.
Uns mecânico dizem que pode ser desgaste do motor (fuga de pressão), dai coloquei óleo mais grossa,, mas não adiantou, voltou a acontecer qdo aquece.
Mecânica fez uma limpeza com produto no motor. Mas volto a acender, aleatóriamente.
Ja mandei revisar elétrica, mas não é.
Agora tá difícil de encontrar problema.

paulorl
20/08/2018, 08:12
A minha foi mal contato no cabo da ceblinha.

[]s

Ronaldo Zidane
21/05/2019, 12:14
Pessoal, bom dia,

Tambem estou com o mesmo problema do colega abaixo e, ja troquei o oleo, feltro de oleo, cebolinha, chicote com tomada e fiz a limpeza do carter e pescador, medimos a pressao do oleo e esta em 4,5 bar e 2,5 quando quente, mas, o problema persiste. O que fazer?

Bom dia pessoal!

Valeu pessoal, abraços!

Paulo

Ronaldo Zidane
21/05/2019, 12:15
ja troquei tambem...

paulorl
21/05/2019, 13:11
ja troquei tambem...

Então... A minha era apenas um mal contato no conector da cebolinha. Se a sua estiver com a luz "semi-acesa", peça para alguém olhar o painel para vc e mexa na fiação da cebolinha, foi assim que descobri o problema da minha. Por mais que vc tenha trocado até o chicote, vai saber... não custa tentar!

Coophamat
21/05/2019, 20:27
Ou então o fio pode estar encostando em algum lugar e dando aterramento. Revisar o chicote é bom também.

Edit: agora vi que vc trocou o chicote.

RicardoFLN
21/05/2019, 21:21
Pessoal, bom dia,

Tambem estou com o mesmo problema do colega abaixo e, ja troquei o oleo, feltro de oleo, cebolinha, chicote com tomada e fiz a limpeza do carter e pescador, medimos a pressao do oleo e esta em 4,5 bar e 2,5 quando quente, mas, o problema persiste. O que fazer?

Faz a única coisa que faltou. Desmonta o painel.

Sds.

Edufaioli
20/04/2021, 17:27
ja troquei tambem...

Como conseguiu resolver?
Agradeço zap 31-97184-1056

rreffatti
24/01/2022, 09:22
Bom dia
Tenho uma Ranger 2008 Sport 2.3 16v e ela também estava acendendo fraca a luz, como pensei que era um problema elétrico nunca dei muita bola, porém, esse ano quis vender ela e precisava sanar o problema para vender.
Foi trocado a cebolinha e a luz do óleo começou a acender forte, mas sem um padrão, as vezes acende, as vezes nao acende, as vezes pisca, as vezes fica 1 minuto acesa andando na estrada, as vezes fica acesa na lenta.
O motor não raja nem nada. Inclusive se fosse problema de lubrificação acredito que o motor já teria trancado por todo o tempo que ja ficou acesa.

Ja foi medida a pressão no manômetro e fica +2bar na lenta (750-800rpm).
Foi mexido no chicote para ver se havia mal contato e parece que não há.
Ja foi limpo aquele conector que fica perto do pedal da embreagem.

Inclusive levei na concessionaria Ford onde o mecanico fez todos esses testes e disse que o painel também diz estar normal no software que ele usa.

Estou aguardando a cebolinha original ford chegar na concessionaria pra trocar e ver se sano o problema.

Alguém teria mais alguma dica?