Conectar

Ver Versão Completa : Motor parado há muito tempo

Marcos
19/08/2005, 21:57
Pessoal, alguma recomendação para por em funcionamento um motor parado há mais de 6 meses? O óleo foi trocado pouco antes de parar a viatura, tem de menos de 30 km rodados. Os demais óleos da transmissão também tem pouca kilometragem (e a mesma "idade") e estão no nível certo.

[]s

Marcos

Marcos
19/08/2005, 22:03
:oops: faltou informar, é BF 161 à gasolina....

Eduardo Velo
19/08/2005, 22:44
6 meses não é muito tempo , mas de qqer maneira qdo o motor fica muito tempo parado é bom movimentar ele de alguma maneira antes de ligar ...
O problema é qdo fica anos parado , ai os aneis podem ficar presos na camisa ...

[]s ...

Tatão
19/08/2005, 22:46
ja vi muito carro ficar parado até mais tempo, dar partida e sair andando

tambem ja vi casos de carros que ficaram parados menos tempo e quando foi funcionar tava um regaço, é bomba dagua que vaza, bomba de gasolina ressecada, luz do oleo que não apaga....

enfim, cada caso é um caso...
tenta virar o motor no partida,,, se pegar, leva no seu mecanico e pede uma revisada completa...

E NUNCA MAIS DEIXE SEU JEEP PARADO TANTO TEMPO,,, jeeps tem sentimento, e eles ficam deprimidos se ficam parados muito tempo :D

brincadeirinha,,, mas de qualquer jeito maquinas estragam muito mais se mantidas paradas do que se estivessem funcionando (com a manutenção em ordem, claro)

abraços....

Edintruder
19/08/2005, 23:26
Mesmo parado por mais de 1 ano, troca o óleo e vira o motor na transmissão, (engata 4 o 5a marcha e dá uma empurradinha), coloca uma gasolina na boca do carburador para facilitar o arranque e liga normalmente. Deixa ele ligado uns 30 minutos para aquecer e procura vazamentos de água, depois é só dar uma boa lenha nele que está de volta a ativa!
Se for programar uma parada tão longa, coloca aditivos anti corrosivo no radiador, tira as velas e coloca um pouco de óleo nos cilindros e dá uma girada no motor, e coloca as velas de novo. Isso garante que os cilindros não criem ferrugem o que acaba por comprometer a durabilidade dos anéis no retorno ao trabalho. Um detalhe que muitos não sabem, mas nunca deixe o veículo sobre locais que junte água em baixo, pois isso concentra umidade no habitáculo do motor e oxida diversos componentes elétricos, inclusive os cabos de vela!

SmootH_
20/08/2005, 12:47
depende do caso, eu trocaria o oleo e as velas, alem de da uma limpada nele(ou mandaria faze isso no caso de ainda não sabe) e faze uma revisão oq pra mim deve se feito periodicamente não so no motor, mas sim no carro intero

Lucianom38a1
21/08/2005, 12:03
Concordo com o Edintruder.

Troca todo o Oleo, e faça o motor girar na transmissão bem lentamente. Depois que o mesmo "girou", aí sim ligue-o na chave. Se a resistência foi muito alta, não force. É melhor abrir o motor.
Lembre-se que a nossa gasolina possui muito Alcool, o que facilita a oxidação de várias partes, como os cilindros. Tem que ir na manha para "desengripar".
Isso vai depender muito das condições em que eles ficaram parados (Sob chuva, em local fechado, só no chassis...)
Caso volte a parar o Jeep por um longo tempo, faça o que o Edintruder disse, de colocar uma colher de sopa de óleo pelo orifício das velas, pois garante que os aneis não engripem. Acrescento que seria bom utilizar um óleo de atração molecular, como o Magnatec. Não sei se existe similar de outro fabricante.
Este também é um procedimento default para os colecionadores de carros antigos, que deixam seus carros soobre cavaletes durante anos.
Uma boa dica de quem tem barco (e costuma fazer longas paradas em época de inverno), é dar uma ultima volta com gasolina Premium.
...E depois esvazie o tanque de combustível

[]'s a todos

Marcos
21/08/2005, 15:33
Pessoal, obrigado pelas orientações, vou tentar ligar a vtr na semana que vem, :pensativo: se conseguir resolver os problemas da parte elétrica até lá. De qualquer forma vou colocar um pouco de óleo em cada cilidro e virar o motor na transmissão. 8)

[]s esperançosos

jdutra
21/08/2005, 16:49
A uns 4 anos atrás eu comprei um Opala 6 cilindros 4.1 1971. Estava parado na garagem a uns 6 anos eu acho. O motor estava novo. O mecânico só teve um pouco de trabalho pra fazer o bixo reviver porque pelo tempo parado outras partes foram afetadas, como carburador, e uma revisão geral no veículo se fez necessária, freio, suspensão, etc....Mas depois parecia novo.

Engels Kbça
21/08/2005, 17:56
colocar uma colher de sopa de óleo

:pensativo: Isso é receita de bolo :?: :?: :?:

diniz
21/08/2005, 21:30
eu deixei um V8 parado 9 meses, antes de ligar ele tirei as velas e coloquei WD 40 e só dei partida no dia seguinte... funcionou normalmente

só toma cuidado p/ não fazer a besteira que eu fiz... na hora de coloca o WD 40 aquela porcaria de caninho de plastico vermelho foi junto c/ o liquido... passei uma hora de sufoco p/ tirar ele de dentro do cilindro heheheheh

Lucianom38a1
22/08/2005, 09:12
Citação:

colocar uma colher de sopa de óleo

Isso é receita de bolo

:P :P O Sal é a gosto!!! :P :P