PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas iniciante em 4x4 - Praia



MkThEbEsT
23/09/2012, 14:05
Boa tarde a todos.

Primeiramente gostaria de parabenizar a todos que fazem parte do forum 4x4brasil, li alguns tópicos que foram definitivos para eu entrar no mundo 4x4, a atenção, educação e organização de todos está de parabens!

Bom, vamos ao motivo do topico. Acabei de comprar uma Pajero TR4 4x4 Automatica 0km. Meu carro sera usada em boa parte na cidade mesmo e nos finais de semana em praia (Não farei trilhas, apenas pegar uma praia mesmo) essa é a intenção, então gostaria de tirar algumas duvidas com vcs.

- Pra essa utilizacao de grande parte na cidade, sem fazer trilhas, e apenas nos fds saindo pra uma praia não preciso trocar de pneu, correto?Os pneus originais da TR4 vão atender bem a este tipo de utilização?

- Em relação a guiar o carro em areia de praia convencional, existe algum macete especifico?Utilizo a tração 4x4 com diferencial, é isso?E o lance da aceleração, sempre bom manter em quanto?

- Ja em relação a calibragem, para utilizacao em areia o correto é colocar entre 12 e 16 libras, é isso?

Bom, como percebem, sou iniciante neste mundo 4x4, talvez entre em algum curso, vai que comece a gostar e pegar umas trilhas com o pessoal ae, hehe... mas de inicio a intenção maior é essa e qualquer ajuda sera bem vinda.

Agradeço a atenção.

Abraço!

guilhermeabreu
23/09/2012, 15:05
Boa tarde a todos.

Primeiramente gostaria de parabenizar a todos que fazem parte do forum 4x4brasil, li alguns tópicos que foram definitivos para eu entrar no mundo 4x4, a atenção, educação e organização de todos está de parabens!

Bom, vamos ao motivo do topico. Acabei de comprar uma Pajero TR4 4x4 Automatica 0km. Meu carro sera usada em boa parte na cidade mesmo e nos finais de semana em praia (Não farei trilhas, apenas pegar uma praia mesmo) essa é a intenção, então gostaria de tirar algumas duvidas com vcs.

- Pra essa utilizacao de grande parte na cidade, sem fazer trilhas, e apenas nos fds saindo pra uma praia não preciso trocar de pneu, correto?Os pneus originais da TR4 vão atender bem a este tipo de utilização?

- Em relação a guiar o carro em areia de praia convencional, existe algum macete especifico?Utilizo a tração 4x4 com diferencial, é isso?E o lance da aceleração, sempre bom manter em quanto?

- Ja em relação a calibragem, para utilizacao em areia o correto é colocar entre 12 e 16 libras, é isso?

Bom, como percebem, sou iniciante neste mundo 4x4, talvez entre em algum curso, vai que comece a gostar e pegar umas trilhas com o pessoal ae, hehe... mas de inicio a intenção maior é essa e qualquer ajuda sera bem vinda.

Agradeço a atenção.

Abraço!


CARO MKTHEBEST

Parabens pela compra e seja muito bem vindo a este maravilhoso forum 4x4 , O MAIOR PROBLEMA AQUI É QUE ISTO AQUI VICIA .

Mas vamos ao que interessa:

1- Vc para andar na areia ou lama , em primeiro lugar calibrar os pneus entre 12 a 14 libras podendo ser até 16 , eu uso 14 libras , se for uma areia bem fofa tipo dunas , uso 8 libras , mas só neste caso e assim que puder recalibrar para 12 a 14 libras .

2- Prefiro andar com a caixa em redução , pois assim vc força menos o equipamento , vc irá perceber se o carro esta anadando com folga , ou se esta forçando a embreagem ou não , normalmente se não usar a reduzida vc vai forçar um pouco a embreagem , por isto sugiro a vc andar com a caixa em reduzida e a marcha que o motor pedir , só a sua experiencia é que vai dizer em qual marcha andar , o motor não pode andar com giro muito baixo senão irá morrer ou usar a embreagem para aumentar o giro , é a mesma coisa qdo vc anda na cidade o motor pede a marcha na ora certa , na areia é a mesma coisa só que tem que manter o giro um pouco mais alto do que na cidade . Com duas a tres vezes que vc andar na areia vc vai pegar a mãnha rapidinho .

OBS : Esta é minha opinião e experiencia própria , vc vai ver outras opiniões e depois com o tempo vc vai ver qual é a que melhor te atende e passa a te seus próprios conceitos . Não sou o dono da verdade .

ABRAÇAÕ e bons passeios nas praias .

MkThEbEsT
24/09/2012, 10:33
CARO MKTHEBEST

Parabens pela compra e seja muito bem vindo a este maravilhoso forum 4x4 , O MAIOR PROBLEMA AQUI É QUE ISTO AQUI VICIA .

Mas vamos ao que interessa:

1- Vc para andar na areia ou lama , em primeiro lugar calibrar os pneus entre 12 a 14 libras podendo ser até 16 , eu uso 14 libras , se for uma areia bem fofa tipo dunas , uso 8 libras , mas só neste caso e assim que puder recalibrar para 12 a 14 libras .

2- Prefiro andar com a caixa em redução , pois assim vc força menos o equipamento , vc irá perceber se o carro esta anadando com folga , ou se esta forçando a embreagem ou não , normalmente se não usar a reduzida vc vai forçar um pouco a embreagem , por isto sugiro a vc andar com a caixa em reduzida e a marcha que o motor pedir , só a sua experiencia é que vai dizer em qual marcha andar , o motor não pode andar com giro muito baixo senão irá morrer ou usar a embreagem para aumentar o giro , é a mesma coisa qdo vc anda na cidade o motor pede a marcha na ora certa , na areia é a mesma coisa só que tem que manter o giro um pouco mais alto do que na cidade . Com duas a tres vezes que vc andar na areia vc vai pegar a mãnha rapidinho .

OBS : Esta é minha opinião e experiencia própria , vc vai ver outras opiniões e depois com o tempo vc vai ver qual é a que melhor te atende e passa a te seus próprios conceitos . Não sou o dono da verdade .

ABRAÇAÕ e bons passeios nas praias .

Muito Obrigado pela ajuda Guilherme, você citou preocupações com a embreagem, acredito que como utilizo cambio automatico seja um facilitador para mim neste caso, correto?

No mais como pretendo pegar uma praia apenas de vez em quando(nada de trilhas pesadas ou dunas muito perigosas hehe), acredito que um batepapo com quem entende com o pessoal de Fortaleza deve me ajudar bastante a adquirir mais conhecimento, ou quem sabe, um curso basico... se Alguem de Fortaleza puder indicar onde encontro algum curso ou galera que faz esses passeios na praia e aceitem gente sem experiencia nenhuma ;D, ficarei muito grato.

Abraço!

rudgeleite
24/09/2012, 23:54
Acho que estou com inveja do nosso amigo cearense.

Mas tenho uma pergunta: no Estado de São Paulo, pode-se andar com veículo nas praias?

Não sei por que, mas algo me diz que não se pode...

Estou certo?

Abraços a todos!

NEGRI
25/09/2012, 08:33
Acho que estou com inveja do nosso amigo cearense.

Mas tenho uma pergunta: no Estado de São Paulo, pode-se andar com veículo nas praias?

Não sei por que, mas algo me diz que não se pode...

Estou certo?

Abraços a todos!

Bom dia rudgelite, em 99% das prais paulistas é proibido trafegar na faixa de areia, salvo algumas prais, talvez Ilha Comprida e mais algumas raras, abraço.

rudgeleite
26/09/2012, 22:37
Bom dia rudgelite, em 99% das prais paulistas é proibido trafegar na faixa de areia, salvo algumas prais, talvez Ilha Comprida e mais algumas raras, abraço.

Era o que eu temia!!!

Obrigado pela informação.

Abraços,

hdviegas
02/10/2012, 16:10
Boa tarde a todos.

Primeiramente gostaria de parabenizar a todos que fazem parte do forum 4x4brasil, li alguns tópicos que foram definitivos para eu entrar no mundo 4x4, a atenção, educação e organização de todos está de parabens!

Bom, vamos ao motivo do topico. Acabei de comprar uma Pajero TR4 4x4 Automatica 0km. Meu carro sera usada em boa parte na cidade mesmo e nos finais de semana em praia (Não farei trilhas, apenas pegar uma praia mesmo) essa é a intenção, então gostaria de tirar algumas duvidas com vcs.

- Pra essa utilizacao de grande parte na cidade, sem fazer trilhas, e apenas nos fds saindo pra uma praia não preciso trocar de pneu, correto?Os pneus originais da TR4 vão atender bem a este tipo de utilização?

- Em relação a guiar o carro em areia de praia convencional, existe algum macete especifico?Utilizo a tração 4x4 com diferencial, é isso?E o lance da aceleração, sempre bom manter em quanto?

- Ja em relação a calibragem, para utilizacao em areia o correto é colocar entre 12 e 16 libras, é isso?

Bom, como percebem, sou iniciante neste mundo 4x4, talvez entre em algum curso, vai que comece a gostar e pegar umas trilhas com o pessoal ae, hehe... mas de inicio a intenção maior é essa e qualquer ajuda sera bem vinda.

Agradeço a atenção.

Abraço!


Olá amigo, antes de tudo, bem-vindo! Hehehehehe.
Tenho uma Pajeto TR4 2005 automática também já há algum tempo, e 100% dos trechos off-road que faço são na praia, então acho que posso te dar algumas dicas importantes.

Calibragem: 15 lbs. Menos que isso, o pneu fica muito vazio, correndo o risco de "desembeiçar" (termo que agente usa aqui em Natal, para quando o pneu "descola" da roda, deixando assim todo o ar escapar rapidamente), sem contar, que mais seco que isso não vai fazer tanta diferença assim.

Tração (bloqueio): Sempre que você entrar em dunas, recomendo que você deixe seu carro em marcha reduzida 4x4 low(o ultimo tipo de tração), pois segundo o piloto-instrutor da autorizada Mitsubishi daqui de Natal, nosso carro pode passar longos períodos traçado (ou bloqueado) sem grandes problemas. Inclusive isso é melhor para manter a integridade do carro (motor, transmissão, etc) pois como citou o amigo aqui encima, você vai forçar menos o motor para transpor os obstáculos.

"Mas isso quer dizer que eu posso usar essa tração sempre, até em trechos mais leves onde não preciso do carro traçado?"

NÃO! Esse tipo de tração (bloqueio) é indicado APENAS para trechos off-road, se você usá-lo em estradas comuns, irá causar danos em várias partes do carro.

Se você já leu o manual, vai ver que o seu carro tem 4 tipos de tração:
-4x2 : Tração apenas nas rodas traseiras;
-4x4 High (1) : Tração para estradas (isso mesmo, para asfalto molhado, calçamento...) tem aproximadamente 80% da transmissão de força do motor para as rodas traseiras, e 20% para as dianteiras. Velocidade máxima 120km/h.
-4x4 High (2) : Tração "alta" (como conheçemos por aqui) relação de força de 70/30 para rodas traseiras e dianteiras sucessivamente, recomendado para barro seco, e terrenos com irregularidades leves;
-4x4 Low : Tração "baixa". Relação de força de 50/50. Recomendado para irregularidades pesadas. Não ultrapasse os 70km/h.

Com relação aos pneus, se não me engano os que vem de fábrica são os Scorpion STR. Se você for fazer apenas passeios leves, eles dão pro gasto.

Um dos maiores macetes de andar na praia é não deixar o carro parar muito, não perder o "embalo". Se for parar, procure a areia mais durinha, pra não ter problemas para sair. Evite fazer curvas bruscas, para não acabar capotando, pois se você vira demais o volante, a areia pode "separ" (não sei como se escreve =/) o pneu, e seu carro pode virar. Nunca pare seu carro inclinado pros lados em uma duna. Caso você precise passar na "lateral" de uma duna, acelere, se seu carro começar a escorregar, não se apavore, continue acelerando que ele toma o prumo novamente. Se você parar nessas condições, seu carro pode virar também. Ao descer dunas muito ingrimes, sempre desça do carro e olhe a duna toda, antes de prosseguir para ter certeza de onde vai poder passar. Sempre desça com o carro reto, nunca de lado, também não freie nem acelere, deixe ele descer amarrado pela marcha e pelo bloqueio apenas. Nunca ande sozinho em dunas, é muito fácil se perder, e sempre tem buracos e barrancos que são difíceis de se ver, então não vá sem alguem que conheça o percurso.

No mais, boa diversão e começe devagar, para ir pegando o tato.


Abração, espero ter ajudado, e caso eu tenha falado alguma besteira, pelo aos mais experientes que por favor me corrijam :D

Glaicon
03/10/2012, 07:35
Boa tarde a todos.

Primeiramente gostaria de parabenizar a todos que fazem parte do forum 4x4brasil, li alguns tópicos que foram definitivos para eu entrar no mundo 4x4, a atenção, educação e organização de todos está de parabens!

Bom, vamos ao motivo do topico. Acabei de comprar uma Pajero TR4 4x4 Automatica 0km. Meu carro sera usada em boa parte na cidade mesmo e nos finais de semana em praia (Não farei trilhas, apenas pegar uma praia mesmo) essa é a intenção, então gostaria de tirar algumas duvidas com vcs.

- Pra essa utilizacao de grande parte na cidade, sem fazer trilhas, e apenas nos fds saindo pra uma praia não preciso trocar de pneu, correto?Os pneus originais da TR4 vão atender bem a este tipo de utilização?

- Em relação a guiar o carro em areia de praia convencional, existe algum macete especifico?Utilizo a tração 4x4 com diferencial, é isso?E o lance da aceleração, sempre bom manter em quanto?

- Ja em relação a calibragem, para utilizacao em areia o correto é colocar entre 12 e 16 libras, é isso?

Bom, como percebem, sou iniciante neste mundo 4x4, talvez entre em algum curso, vai que comece a gostar e pegar umas trilhas com o pessoal ae, hehe... mas de inicio a intenção maior é essa e qualquer ajuda sera bem vinda.

Agradeço a atenção.

Abraço!
Complementando o que os outros disseram, além da 4X4 reduzida, coloque a alavanca do câmbio na posição 3 ou 2, o que irá limitar as mudanças de marchas, mantendo o motor em giro elevado, evitando perda de velocidade e atolamento.:concordo:

MkThEbEsT
03/10/2012, 08:31
Muito Obrigado a todos, vocês não sabem a diferença que o conhecimento de vocês fazem para nós, iniciantes. Hehe!!

Uma ultima dúvida bem boba, tipico de iniciante =D, de inicio não pretendo pegar dunas não, meu passei seria mais a beira mar de boa, nada de tentar se aventurar em dunas ingremes(ate pegar mais confiança e aprender mais os truques), para este tipo de situação, apenas em area de beira da praia, fofa... também é recomendado baixar a calibragem dos pneus para 15lbs ou baixaria apenas se fosse pegar dunas?

Agradeço a atenção.

Abraço!

Glaicon
04/10/2012, 07:16
Muito Obrigado a todos, vocês não sabem a diferença que o conhecimento de vocês fazem para nós, iniciantes. Hehe!!

Uma ultima dúvida bem boba, tipico de iniciante =D, de inicio não pretendo pegar dunas não, meu passei seria mais a beira mar de boa, nada de tentar se aventurar em dunas ingremes(ate pegar mais confiança e aprender mais os truques), para este tipo de situação, apenas em area de beira da praia, fofa... também é recomendado baixar a calibragem dos pneus para 15lbs ou baixaria apenas se fosse pegar dunas?

Agradeço a atenção.

Abraço!
Pegou areia, pode baixar.
Veja na parte final deste vídeo a facilidade com que a SW4 anda na areia.
Por estar com a caixa na reduzida deu para colocar quarta marcha, e ainda fazer zigue-zague!
Sem sustos.:concordo:

Toyota SW4 no Canto das Aranhas - YouTube (http://www.youtube.com/watch?list=UUeDouLvPR7pUSbPEMQSeEtQ&v=f11LKSQG610&feature=player_detailpage)

hdviegas
04/10/2012, 08:56
Muito Obrigado a todos, vocês não sabem a diferença que o conhecimento de vocês fazem para nós, iniciantes. Hehe!!

Uma ultima dúvida bem boba, tipico de iniciante =D, de inicio não pretendo pegar dunas não, meu passei seria mais a beira mar de boa, nada de tentar se aventurar em dunas ingremes(ate pegar mais confiança e aprender mais os truques), para este tipo de situação, apenas em area de beira da praia, fofa... também é recomendado baixar a calibragem dos pneus para 15lbs ou baixaria apenas se fosse pegar dunas?

Agradeço a atenção.

Abraço!


Isso msm. Como disse o amigo aqui encima: Pegou areia, pode baixar;

A calibragem dos pneus faz toda a diferença. Mas assim que sair da areia, calibre novamente para 26 ~ 28 Lbs, para evitar desgastes irregulares dos pneus.

Abraços

Frederico Mendes
14/10/2012, 11:57
Isso msm. Como disse o amigo aqui encima: Pegou areia, pode baixar;

A calibragem dos pneus faz toda a diferença. Mas assim que sair da areia, calibre novamente para 26 ~ 28 Lbs, para evitar desgastes irregulares dos pneus.

Abraços

Sugestão:
Tenha no seu carro um pequeno compressor de qualidade, tipo 12V - Black&Decker, que joga rapidamente a sua calibragem para 25Lbs, após o passeio na areia.
Eu garrego um no meu Troller, ocupa pouco espaço e é muito funcional.
OBS: fuja dos compressores vagabundos.

JEFFCATUNDA
14/10/2012, 14:29
Muito Obrigado pela ajuda Guilherme, você citou preocupações com a embreagem, acredito que como utilizo cambio automatico seja um facilitador para mim neste caso, correto?

No mais como pretendo pegar uma praia apenas de vez em quando(nada de trilhas pesadas ou dunas muito perigosas hehe), acredito que um batepapo com quem entende com o pessoal de Fortaleza deve me ajudar bastante a adquirir mais conhecimento, ou quem sabe, um curso basico... se Alguem de Fortaleza puder indicar onde encontro algum curso ou galera que faz esses passeios na praia e aceitem gente sem experiencia nenhuma ;D, ficarei muito grato.

Abraço!

Temos um tópico específico pra o pessoal do ceará aqui no FÓRUM 4X4 BRASIL.

Visite:
RAPAZIADA DO CEARÁ, APRESENTEM-SE.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/26703-rapaziada-do-ceara-apresentem-se.html

Caso tenha saco de ler desde começo, você vai pegar muitas dicas de 4x4, qualquer coisa estamos por aqui.

Abraço.

Jeff.

sutt_uu
07/07/2015, 16:03
Pessoal, tenho uma dúvida...
Baixar os pneus para 16lb é realmente essencial antes de andar na areia?

Sou iniciante numa TR4 4x4 automática. Para passar em trechos de areia "meio fofa" (tipo algumas estradas perto de praias) ou até mesmo aquela faixa de areia mais fofa da praia (antes de chegar na parte durinha) (NADA DE DUNAS) é mesmo necessário baixar a calibragem dos pneus? Digo isto pois acho meio inconveniente baixar a calibragem e depois ter que achar algum local para recalibrar (as vezes nem tem perto da praia). Se não baixar vai atolar com certeza? Se depois de atolado eu baixar, resolve?

Dimasi
08/07/2015, 04:35
Baixar a pressão é essencial para andar em areia fofa. Mesmo na firme, pois nunca se sabe quando vai aparecer uma areia fofa no caminho. Baixar depois de atolado é mais complicado e dependendo da situação vai ter que cavar, calçar etc...
Compre um compressor portátil. Tenho na viatura um VIAIR 300P que dá conta do recado. http://www.viaircorp.com/portables.html
Abs

sutt_uu
08/07/2015, 08:32
Entendi, mas afinal, alguém aqui anda sem baixar? Se andar sem baixar vai atolar com certeza? O 4x4 não deveria evitar atolar ao passar em areia não tão fofa? :?

Já ficou claro que baixar a pressão é o IDEAL, mas será que é sempre obrigatório? :pensativo:

IsmaelMatos
08/07/2015, 12:06
Bom dia sutt-uu,

Não tenho lá tanta experiência como muitos aqui no Forum, mas peço licença para dar meu pitaco e estou sempre aberto a aprender mais com quem sabe. Tive o privilégio de rodar algumas centenas de quilômetros ai pelas areias do Nordeste e, por besteira minha, atolei uma vez! Sinto que ainda preciso de mais algumas viagens ao Nordeste para aprender a "ler" as dunas...

No meu carro eu uso diferentes calibragens dependendo da situação. Essa é a combinação que achei melhor no meu caso:

32 para viajar em rodovias de bom piso;
30 para o trânsito urbano;
18 para entrar na areia, ou menos até, se a areia estiver mais fofa. Nunca senti necessidade para baixar mais que isso, mas penso que dá para baixar até umas 8 libras só para sair de um enrosco, mas jamais usaria isso para rodar na areia.

Meu carro é automático e uso 4x4H na areia mais firme e 4x4L quando a areia parece fofa.

Lembrando:

- para andar na praia, é importante saber da tábua de marés. Pior que atolar, é atolar na linha d'água com a maré subindo para levar teu carro - acho que nem a seguradora vai querer dividir o prejuizo com você;

- quanto mais baixa a pressão, mais o pneu deforma; quanto mais deforma, mais aumenta a área de contato com o chão, mais o carro flutua na areia - isso é o que você mais precisa. Porém, quanto mais o pneu deforma, maior o risco para destalonar (ou desbeiçar) e até capotar, daí o perigo de fazer curvas fechadas ou andar em velocidade. Rodar longos trechos na areia com pneu muito baixo também facilita a entrada de areia entre a roda e o pneu, e o ar pode escapar - é bom dar uma checada na pressão de tempos em tempos. Pneu murcho também fica mais sujeito a furos e cortes na lateral. Pior que perder o carro levado pelo mar é capotar o carro com você e tua familia lá dentro...

- sempre ande com outros carros, para que um possa puxar o outro em caso de necessidade. Essa regra de ouro eu confesso que nunca segui;

- leve equipamento de resgate: cintas, prancha de desatolagem, pá...; no meu caso, carrego tudo isso e quando atolei em alguma praia do Ceará, consegui sair sozinho - demorei mais tempo para a tirar as pranchas do rack e colocá-las novamente no lugar do que para desatolar o carro;

- leve um calibrador de pneus e um compressor.

Você perguntou sobre "certeza"... Se existe uma, é que VOCÊ VAI ATOLAR, hoje, amanhã ou depois, mas pense na segurança tua e de quem está próximo, e aproveite bastante...

Saudações,

enasor
08/07/2015, 13:57
Muito bom, caro Ismael!!!!! ... Parabéns pela didática e conscientização e muito obrigado pelas dicas. Abs.

sutt_uu
08/07/2015, 16:34
Obrigado IsmaelMatos (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/59613-ismaelmatos/), suas dicas foram bem detalhadas até para situações mais complexas. :palmas:

A questão é que eu não pretendo andar em praias com areia fofa nem dunas, nem nada muito radical. Minha única dúvida é se, para passar com segurança, em alguns pisos de areia é preciso sempre baixar a pressão, entendeu? Por exemplo, existem algumas praias que possuem uma estradinha de areia meio fofa, meio dura que o pessoal se arrisca até de carro normal 4x2. Vez ou outra alguém fica, mas é raro. Fico pensando se por estar num 4x4 ainda assim precisaria baixar os pneus, sabe? Ou outra situação: chegar numa praia de areia dura só pra encostar mais perto (sem rodar muito na orla)... nesse caso preciso atravessar um trecho pequeneninho com areia um pouco mais fofa (seca)... enfim, será que em pequenas situações como essa baixar a pressão é sempre necessário? :pensativo:

IsmaelMatos
09/07/2015, 02:36
Oi sutt-uu,

Cada situação é diferente, até mesmo a escolha de ir mais pela esquerda ou pela direita para passar um obstáculo qualquer pode fazer toda a diferença entre passar com facilidade ou ficar preso. Isso você vai pegar com a prática.

O que te escrevi mal aborda a questão da pressão dos pneus. Há muito mais que isso. O que a gente lê por aqui no Fórum ou vê no Youtube dá uma base sobre o que fazer ou não fazer - essa é a parte "teórica". Dá para aprender muito com os erros e acertos dos outros. Pelo Youtube dá para perceber a capacidade e as limitações do teu modelo de carro. Dá para perceber também a diferença que faz a escolha de um pneu, a suspenção mais alta, o bloqueio de diferencial, o guincho, etc. Dá para aprender muitas técnicas. Dá para aprender como alguns, desnecessariamente, judiam do carro, arriscam a vida ou causam danos ao meio-ambiente.

Minha sugestão para a parte prática: arranje um kit básico, com cintas, anilhas, um par de pranchas de desatolagem, uma pá, um calibrador de pneus. Arranje uns amigos divertidos e bem dispostos, com um carro 4x4 do mesmo porte ou maior que o teu. Se eles tiverem experiência, fica até fácil demais. Se eles não tiverem experiência, que todos redobrem os cuidados. Ou procure participar de um passeio organizado por algum Jeep Club aí de Recife. Vá pra praia passear na areia, pronto para aprender e se divertir bastante.

Quando chegar na areia da praia encare o começo no 4x2, com pressão normal. Para muitas situações, é como você falou: qualquer carro passa. E com menos pressão nos pneus, qualquer carro vai mais longe. Veja isso: https://www.youtube.com/watch?v=HdhcDbJguw8

Assim que atolar, coloque 4x4H. Baixe a pressão para umas 15-18 libras. Tente depois o 4x4L. Tente sentir como o carro se comporta em cada situação. Não force nada, não se machuque, não estrague o carro, não estrague a praia.

Note que o meu ponto aqui não é garantir que você NÃO vai atolar, mas enfatizar que o importante é aprender a evitar atolar e aprender a SAIR de um atolamento quando acontecer. Sair sozinho é mais difícil. Eu tento ser minimamente autosuficiente.

Mas, Cuidado! Isso VICIA! Logo você vai querer passear pela areia fofa, pelas praias e dunas de todo o litoral do Nordeste - é uma viagem fantástica, e não precisa ser radical.


Enasor, obrigado. Só de eu escrever aqui já deu mais vontade de voltar a passear pelo nosso litoral. E planos não faltam.

Saudações a todos

sutt_uu
11/07/2015, 11:37
Obrigado mais uma vez Ismael! :concordo:

Pelo que entendi então na areia mais importante do que o 4x4 é a pressão dos pneus...

IsmaelMatos
13/07/2015, 09:33
Oi sutt_uu, bom dia,

Se há UM fator mais importante, este seria a AREIA! O segundo fator seria o MOMENTO, o tal embalo. Enquanto teu carro estiver em movimento, você AINDA não atolou. São vários fatores ajudando ou atrapalhando teu avanço pelo terreno. Acho que nem toda a técnica e equipamento irão te dar garantia, se você não combinar tudo previamente com a areia! :) :) :) (Não foi Garrincha que perguntou ao técnico se todo o esquema tático para ganhar o jogo já havia sido previamente combinado com o adversário?)

Vai lá! Coloca o carro na areia e conta aqui para a gente como foi o passeio. Conta o que funcionou pra você e o que não funcionou.

Abraços,

enasor
13/07/2015, 09:47
Meu amigo Ismael,

Muito bom, mesmo, estar acompanhando seus úteis e sensatos comentários ... Parabéns ...

Vou dar um pequeno passeio pelo Nordeste brevemente e tenha certeza que seus conselhos serão muito úteis também para mim ...

Pretendo entrar em locais de muita areia, que, certamente, vão entranhar nas partes baixas do veículo ... Já vi opiniões de vários outros nobres colegas deste fórum, mas, gostaria de saber também a sua maneira de pensar ... é sempre bom saber as abalizadas opiniões dos mais experientes, mesmo que divergentes entre si ...

Pergunto-lhe:

Antes de entrar na areia da praia você faz algum tratamento sob a viatura para minimizar os efeitos corrosivos da areia e da maresia? ... e depois do passeio, você faz algum outro tratamento?

Particularmente, em princípio, estou pensando em não fazer simplesmente nada ... a não ser um “belo” banho com água quando retornar do passeio ...

Abs.

IsmaelMatos
13/07/2015, 21:30
Oi Enasor, boa noite,

Sou um péssimo exemplo de sensatez. Quebro logo a primeira regra de nunca dirigir sozinho fora de estrada, pois minha única usual companhia é a esposa. Também muitas vezes violo a segunda regra geral de nunca dirigir à noite, pois prefiro digirir com a estrada mais vazia, ao menos enquanto a minha vista assim permitir.

Desde que comecei a dirigir, prefiro os caminhos mais rústicos: as curvas, as serras, as estradinhas que a maioria dos motoristas prefere evitar. Já peguei tempestades, muito barro, lama, pedras, pinguelas, neve, água e areia de Fusca, de Chevette, de Monza, e outros carros de passeio que vieram depois. Meu primeiro "kit de resgate" contava apenas com braços e os tapetes do carro. Depois o kit ganhou um upgrade bastante versátil: um pedaço de corda. Atolar? Algumas vezes. É triste. Problemas, panes, sustos? Vários. A gente chora, aprende, depois ri. Gratas surpresas, belas imagens e lembranças? Muitas. Inesquecíveis, impagáveis.

Maluco, dirão alguns. Penso que o importante é aprender a reconhecer situações de risco, avaliar e mitigar ou evitar conforme o possível.

Longas distâncias não me assustam, embora eu prefira ir passeando por cada recanto que mereça ser (re)visitado. Eu poderia sair do Rio para comer um acarajé em Salvador, dirigindo direto por 2 dias. Para isso assim, é melhor ir de avião. Ao invés disso, prefiro fazer em 10 dias - para saborear 2 acarajés bem caprichados, fora as moquecas, carnes, lagostas, cocadas, frutas, sorvetes, doces e cachaças pelo caminho... Há muito para se ver e comer nesse trecho do litoral. Nesse espírito, para você que vai para o Nordeste pelo litoral (eita inveja!), seguem algumas dicas que deixei para um outro forista de S.Paulo:
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/148778-sao-paulo-sp-diamantina-jalapao-veadeiros-dez-2015-a.html#post2273981

Em julho-agosto de 2012, eu fui do Rio até Alcântara (MA), tentando pegar todo o litoral. Fiz alguns relatos sobre essa aventura, disponíveis aqui no Fórum para quem tiver curiosidade.

Não considerei específicamente os efeitos da areia no carro. Fiz uma boa revisão antes de sair, e uma boa faxina e lubrificação e troca de óleo em Fortaleza, já retornando, e levei para a oficina ao chegar de volta ao Rio. Além da areia, há pedras, barro, buracos, muita água, muita lama, calor, lugares com pouca ou nenhuma estrutura. Celular para pedir socorro? Talvez funcione. Mecânicos experientes e disponibilidade imediata de peças? Vixe... Cuide do carro, não abuse dele nem arrisque mais que o necessário para ir nos lugares que você quer ir. É uma longa viagem e você não vai querer quebrar o carro a 3 MIL quilômetros de distância de casa. Você estará exigindo mais do carro, rodando bastante todos os dias, pesado por conta da bagagem, em condições adversas por vários dias seguidos. A situação é bem diferente do sutt_uu, que parece querer passear na areia do "quintal" dele, uma vez por semana e conhece uma boa oficina, um bom mecânico, as boas casas de auto-peças e até o dono do reboque...

Em muitos lugares não é permitido trafegar na areia. Informe-se. Não vá ter o carro apreendido. Informe-se também da previsão do tempo.

Mais uma dica que considero essencial para quem vai levar o carro para andar na praia: pesquise no Google sobre a tábua de marés da Marinha e a Regra dos 12 Avos. Onde fica a linha d'água??? Quanto tempo ainda resta para tirar o carro dali? Segue um vídeo ilustrativo do desespero de quem não conhece as marés: https://www.youtube.com/watch?v=dFgMngJdI6ga

Fique à vontade para perguntar. Ainda lembro de muita coisa e tenho algumas anotações.

Vá com calma e cuidado. Aproveite bastante a viagem. O nosso litoral é fantástico.

Abraços,

enasor
14/07/2015, 14:18
Grande Ismael ... mais uma vez, muito obrigado pela generosidade, dispondo parte de seu tempo para nos dar boas dicas, conselhos e compartilhar sua experiência conosco!!!! ... forte abraço.

Meia idade e sem jeep
24/08/2015, 21:57
Oi Enasor, boa noite,

Sou um péssimo exemplo de sensatez. Quebro logo a primeira regra de nunca dirigir sozinho fora de estrada, pois minha única usual companhia é a esposa. Também muitas vezes violo a segunda regra geral de nunca dirigir à noite, pois prefiro digirir com a estrada mais vazia, ao menos enquanto a minha vista assim permitir.

Desde que comecei a dirigir, prefiro os caminhos mais rústicos: as curvas, as serras, as estradinhas que a maioria dos motoristas prefere evitar. Já peguei tempestades, muito barro, lama, pedras, pinguelas, neve, água e areia de Fusca, de Chevette, de Monza, e outros carros de passeio que vieram depois. Meu primeiro "kit de resgate" contava apenas com braços e os tapetes do carro. Depois o kit ganhou um upgrade bastante versátil: um pedaço de corda. Atolar? Algumas vezes. É triste. Problemas, panes, sustos? Vários. A gente chora, aprende, depois ri. Gratas surpresas, belas imagens e lembranças? Muitas. Inesquecíveis, impagáveis.

Maluco, dirão alguns. Penso que o importante é aprender a reconhecer situações de risco, avaliar e mitigar ou evitar conforme o possível.

Longas distâncias não me assustam, embora eu prefira ir passeando por cada recanto que mereça ser (re)visitado. Eu poderia sair do Rio para comer um acarajé em Salvador, dirigindo direto por 2 dias. Para isso assim, é melhor ir de avião. Ao invés disso, prefiro fazer em 10 dias - para saborear 2 acarajés bem caprichados, fora as moquecas, carnes, lagostas, cocadas, frutas, sorvetes, doces e cachaças pelo caminho... Há muito para se ver e comer nesse trecho do litoral. Nesse espírito, para você que vai para o Nordeste pelo litoral (eita inveja!), seguem algumas dicas que deixei para um outro forista de S.Paulo:
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/148778-sao-paulo-sp-diamantina-jalapao-veadeiros-dez-2015-a.html#post2273981

Em julho-agosto de 2012, eu fui do Rio até Alcântara (MA), tentando pegar todo o litoral. Fiz alguns relatos sobre essa aventura, disponíveis aqui no Fórum para quem tiver curiosidade.

Não considerei específicamente os efeitos da areia no carro. Fiz uma boa revisão antes de sair, e uma boa faxina e lubrificação e troca de óleo em Fortaleza, já retornando, e levei para a oficina ao chegar de volta ao Rio. Além da areia, há pedras, barro, buracos, muita água, muita lama, calor, lugares com pouca ou nenhuma estrutura. Celular para pedir socorro? Talvez funcione. Mecânicos experientes e disponibilidade imediata de peças? Vixe... Cuide do carro, não abuse dele nem arrisque mais que o necessário para ir nos lugares que você quer ir. É uma longa viagem e você não vai querer quebrar o carro a 3 MIL quilômetros de distância de casa. Você estará exigindo mais do carro, rodando bastante todos os dias, pesado por conta da bagagem, em condições adversas por vários dias seguidos. A situação é bem diferente do sutt_uu, que parece querer passear na areia do "quintal" dele, uma vez por semana e conhece uma boa oficina, um bom mecânico, as boas casas de auto-peças e até o dono do reboque...

Em muitos lugares não é permitido trafegar na areia. Informe-se. Não vá ter o carro apreendido. Informe-se também da previsão do tempo.

Mais uma dica que considero essencial para quem vai levar o carro para andar na praia: pesquise no Google sobre a tábua de marés da Marinha e a Regra dos 12 Avos. Onde fica a linha d'água??? Quanto tempo ainda resta para tirar o carro dali? Segue um vídeo ilustrativo do desespero de quem não conhece as marés: https://www.youtube.com/watch?v=dFgMngJdI6ga

Fique à vontade para perguntar. Ainda lembro de muita coisa e tenho algumas anotações.

Vá com calma e cuidado. Aproveite bastante a viagem. O nosso litoral é fantástico.

Abraços,
Sinto-me gratificado por estar em um fórum onde a cada tópico vê-se o desprendimento e a vontade de repassar conhecimentos aos novatos.
Abraços a todos

Marcosjeepeiro
21/10/2015, 21:54
Olá amigo na minha opinião os pneus se não fo fazer trilha pesada eles funciona bem só manter a calibragem baixa mais não baixe muito . O pneus do seu carro fo 16 seria bom entre 16/18 . Mais vicia kkkkkk boa trilha

Bismark willkison
07/01/2016, 11:56
tenho uma sw4 2006 e quero andar em dunas qual tração ultilizar? Outra coisa meu aro er 22 tem problema ou er melhor pra andar em dunas? É a calibragem dos pneus?

Guizardi
14/02/2016, 20:24
tenho uma sw4 2006 e quero andar em dunas qual tração ultilizar? Outra coisa meu aro er 22 tem problema ou er melhor pra andar em dunas? É a calibragem dos pneus?


Cara, eu tenho uma SW4 2010/11 e já tive rodas 20". Até que dá pra andar na areia, mas em dunas já fica um pouco mais difícil, sendo 22" complica mais ainda porque o pneu vai ter uma área de contato bem menor com o solo. Foi esse o motivo que eu aposentei as rodas 20" e retornei às 16" com pneus BF AT 265/70/R16. Foi o melhor "upgrade" que fiz na minha viatura.

Mas, caso você decida por o veículo nas areias, baixe a pressão pra 14/15/16 libras, acione o 4x4 e vá andando. A redução você vai utilizar quando precisar transpor terrenos mais difíceis como subir/descer dunas, passagens de terra mais frouxa e demais situações onde o carro vá precisar de mais força.

Se você for praticar offroad com frequência, recomendo que adquira rodas 16" com pneus AT.

Abraço

SavanaBranca
11/05/2016, 16:24
Oi, pessoal!Sou iniciante (quase totalmente inexperiente) no mundo off road, apesar de ter verdadeira paixão. Comprei uma Savana e fui para as dunas de Laguna-SC com um grupo. Ninguém falou sobre baixar tanto a calibragem... eu fui do jeito que estava ... será que eu dei a famosa "sorte de principiante"? Gostei muito das dicas e vou pesquisar mais. Achei bem interessante também a questão do "kit básico". No meu carro já tem alguma coisa que vem de fábrica, mas vou providenciar urgentemente um calibrador. A minha grande dificuldade é não conhecer outras pessoas, um Jeep Club em Floripa... Como já falaram, ir acompanhado é uma questão de segurança, né?!!Valeu pelas dicas! ;-)

R. Mendes
01/03/2017, 23:44
Boa noite.

Entendo que esvaziar os pneus aumenta a área de contato com a areia, mas seria esse o único motivo?

Pergunto isso pois se você esvazia os pneus de um carro pequeno para ir de Jijoca de Jericoacoara pra Vila, um carro maior (S10 por ex) sem esvaziar os pneus teria uma área de contato com o solo maior, então realmente seria necessário esvaziar os pneus da S10 nesse percurso, ainda mais tendo uma tração 4x4 à disposição e reduzida?

Dimasi
04/03/2017, 19:55
Baixar a pressão dos pneus para andar na areia fofa faz toda a diferença,seja 4x4 ou 4x2. Pode botar 15 lbs sem medo. no sufoco já botei 8 e o carro saiu