PDA

Ver Versão Completa : regularizar fusca como buggy de acordo com o Denatran é possivel e gaiola será?



kako_itaqui
20/09/2012, 23:21
ola amigos do off-road!
Estou fazendo estágio de Engenharia mecânica em um centro de inspeção veicular acreditado pelo inmetro e credenciado pelo denatran.. e venho aqui para compartilhar com vocês uma duvida que pode ser util a todos!
Estive lindo as resoluções do denatran e de acordo com a resolução em vigor .. http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_291.pdf , um veiculo do tipo/espécie automóvel-passageiro, pode ser trocada sua carroceria para buggy, e portanto de acordo com a definição do Dicionário da Língua Portuguesa - com Acordo Ortográficobuggy é:

automóvel leve, com pneus largos, normalmente sem tejadilho e, por vezes, sem portas, capaz de circular em terrenosarenosos



(Do inglês beach buggy, «idem»)

então surge a duvida vocês sabiam disso? alguem ja tentou? será que seria possivel com uma gaiola apartir de um fusca?
acho que não teria burocracia!

depoimentos ajudariam!

abraço a todos!

fag.online
21/09/2012, 08:16
Kako, realmente no Brasil é possível modificar um veículo e torná-lo um outro veículo, isso tudo perante a lei é "possível"....
Porque possível entre aspas? porque na teroria é uma coisa, e na prática nem sempre...
Você vai ter que possuir a total documentação do veículo originário, o projeto assinado por um engenheiro mecânico, comprovação de peças e mão de obra (N.F. de Tudo), e por final, encarar a burocracia dos órgãos competentes (no caso aqui do SUL, IMNETRO E DETRAN) em concordar que isso que você fez foi é algo passível de ser feito e pode perfeitamente circular em vias públicas... Sinceramente? acho que vai gastar e se encomodar tanto que vai acabar desistindo....

P.S. Minha opnião.

kako_itaqui
21/09/2012, 16:07
é realmente para fazer essa transformação e necessário o CAT (certificado de adequação ao trânsito) isso só um empresa homologada pode emitir!

Agora surge outra divida! existe alguma fabrica homologada de gaiolas no Brasil? será que tem mercado para abrir uma? vender chassi pronto para regularização?

fag.online
21/09/2012, 17:32
Kako, eu como mero Leigo, só conheco o Nill que partipa (ou participava) do fórum... ele tem autorização pra construir um número X de veiculos por ano...

Se você conseguir abrir uma empresa e vender chassis homologado com NF pra emplacar em todo o Brasil que seja por um valor satisfatório, com certeza venderia bem...
Além do nil, algumas pessoas que conheco compram o chassi só pelo documento... constroem um do zero e mandam remarcar o chassi com a númeração do que compraram...
Se é certo ou não, não sei... mais é o que acontece...

Eu vou iniciar o projeto de uma gaiola 4x4, e assim que ela ficar "filé" pretendo emplacar... vou utilizar uma dessas duas alteranivas, ou o Nill ou um doc "forçado".
Abracos

nilaraujo
21/09/2012, 20:46
Ola kako, voce mesmo respondeu. Apenas fabricantes com cat é que podem fornecer chassi para montagem de buggys e gaiolas.


é realmente para fazer essa transformação e necessário o cat (certificado de adequação ao trânsito) isso só um empresa homologada pode emitir!

Agora surge outra divida! Existe alguma fabrica homologada de gaiolas no brasil? Será que tem mercado para abrir uma? Vender chassi pronto para regularização?

kako_itaqui
28/09/2012, 17:45
Ola kako, voce mesmo respondeu. Apenas fabricantes com cat é que podem fornecer chassi para montagem de buggys e gaiolas.

OLÁ NIL
No caso de uma empresa com CAT e tudo pra transformar um veiculo em buggy ou gaiola, o veiculo dpois sai como 0km nos documentos ou sai como fusca transformado?

obrigado

nilaraujo
25/10/2012, 08:28
Não é mais permitido sai fusca transformado


olá nil
no caso de uma empresa com cat e tudo pra transformar um veiculo em buggy ou gaiola, o veiculo dpois sai como 0km nos documentos ou sai como fusca transformado?

Obrigado

Agadirs
25/10/2012, 09:27
Não é mais permitido sai fusca transformado
Bom dia amigos...mas em alguns casos como este do link como fica....ele pode e nóis não ...passou até em reportagem na tv????
E aí Nil...vc que trabalha no ramo sabe como é isso...abraço...https://www.youtube.com/watch?v=8VQwaWhMVm0&feature=related

nilaraujo
25/10/2012, 20:45
Mas dessa forma pode sim. Esse foi licenciado como prototipo.



bom dia amigos...mas em alguns casos como este do link como fica....ele pode e nóis não ...passou até em reportagem na tv????
E aí nil...vc que trabalha no ramo sabe como é isso...abraço...https://www.youtube.com/watch?v=8vqwawhmvm0&feature=related

BeatZero
22/11/2013, 10:13
Salve galera! estou dando inicio a construção de minha primeira gaiola, e pretendo documentar ela, ja me informei o suficiente para o procedimento. So vou concluir ela ano que vem, aí que ta o meu maior medo, em 2014 passa a ser obrigatorio o ABS e AIRBAG, sera se isso vai ser obrigatorio em gaiolas e buggys fabricados em 2014? abraço!

nilaraujo
04/01/2017, 17:03
Salve galera! estou dando inicio a construção de minha primeira gaiola, e pretendo documentar ela, ja me informei o suficiente para o procedimento. So vou concluir ela ano que vem, aí que ta o meu maior medo, em 2014 passa a ser obrigatorio o ABS e AIRBAG, sera se isso vai ser obrigatorio em gaiolas e buggys fabricados em 2014? abraço!

veiculo offroad é dispensado de air bag e ebs. o troller em 2017 ainda nao tem

old66
05/01/2017, 01:18
Olá sou novo aqui no forum estou acompanhando os topicos e achei bem interessante