Ver Versão Completa : Caixa de Transferência com uma alavanca só em CJ
Já vi, em alguns CJs, a caixa de transferência com uma alavanca só, em vez de ser como normalmente é (duas: tração e redução). Como isto é feito ? É a caixa de transferência original Willys ou é de outra marca ? Já ouvi dizer que isto é feito com peças do sistema de tração da Rural. Procede ? :roll:
Pedro Bachir
02/11/2003, 11:13
e AE?
É capaz que eles usam o esquma do rural, eu mesmo já pensei em um esquema pra passar a alavanca da F-75 para o chão, pois no lugar original tem muitas varetinhas. :D
flw :lol:
Thiago Rodeghel
02/11/2003, 11:41
E aí Epiro :D
Eu conheço, as caixas de transferência da Toyota Bandeirantes são assim :lol: Com apenas uma alavanca :wink:
Outras q tbm vi foram da Cherokee e Pajero :D
Agora original do Willys ainda não vi com uma alavanca só :?
Falou :wink:
Já vi, em alguns CJs, a caixa de transferência com uma alavanca só, em vez de ser como normalmente é (duas: tração e redução). Como isto é feito ? É a caixa de transferência original Willys ou é de outra marca ? Já ouvi dizer que isto é feito com peças do sistema de tração da Rural. Procede ? :roll:
:D Fala Éverton!!!
:D Fiz isso no meu Jeep! Com a alavanca ao lado do câmbio, no assoalho. Vc usa uma parte da cx. de transferência da Rural, aquela da frente, que possui os eixos das alavancas. Depois é só fabricar um mecanismo de alavanca que acione ela. Essa alavanca só se movimenta para frente e para trás, não para os lados, como na Toyota. Com a alavanca para trás, fica no 4x2. Levando ela pra frente, vem a neutra, 4x4 e 4x4 com reduzida. :wink:
:D Não basta trocar os eixos das alavancas, é preciso pôr a carcaça da cx. também, pois os eincaixes internos são diferentes... :wink:
:D Ah sim, infelismente não tenho fotos... :(
:D Fala Éverton!!!
:D Fiz isso no meu Jeep! Com a alavanca ao lado do câmbio, no assoalho. Vc usa uma parte da cx. de transferência da Rural, aquela da frente, que possui os eixos das alavancas. Depois é só fabricar um mecanismo de alavanca que acione ela. Essa alavanca só se movimenta para frente e para trás, não para os lados, como na Toyota. Com a alavanca para trás, fica no 4x2. Levando ela pra frente, vem a neutra, 4x4 e 4x4 com reduzida. :wink:
:D Não basta trocar os eixos das alavancas, é preciso pôr a carcaça da cx. também, pois os eincaixes internos são diferentes... :wink:
:D Ah sim, infelismente não tenho fotos... :(
Valeu, vi que tu fizeste isto no Jipe do teu irmão também (no álbum de fotos).
Mas dá para usar caixa de transferência de outra marca, com câmbio Willys ou de outra marca também ? Já vi um CJ5 1975 com uma caixa de transferência que lembrava as do Land Rover ou do Suzuki Samurai (tem aquela alavanca pequena, atrás da caixa de câmbio). :roll: Já viste alguma coisa semelhante :?:
Valeu, vi que tu fizeste isto no Jipe do teu irmão também (no álbum de fotos).
Mas dá para usar caixa de transferência de outra marca, com câmbio Willys ou de outra marca também ? Já vi um CJ5 1975 com uma caixa de transferência que lembrava as do Land Rover ou do Suzuki Samurai (tem aquela alavanca pequena, atrás da caixa de câmbio). :roll: Já viste alguma coisa semelhante :?:
:D Fala Éverton!!!
:D Não, no Jeep do Brother a caixa é da Toyota Bandeirante, que já possui esse sistema... :wink:
:D Não vi nenhum que usasse o câmbio Willys e cx. de transferência de outra marca... Isso até seria uma insensatez!!! Porquê alguém usaria uma cx. de transferência mais forte ou moderna no antiquado e relativamente fraco câmbio Willys???? :wink: Só se todo conjunto, câmbio + cx. de transferência, fôr de outro veículo... E geralmente isso está acompanhando um motor mais moderno... :wink:
:D Se quiser esse sistema, sem muitas adaptações e um custo baixo, utilize as peças da Rural... :wink:
[]'s
Cícero Franco
06/11/2003, 10:03
A Rural tem uma alavanca embaixo do painel que tem as seguintes posiçoes:
1. 4x2
2. 4x4
3. Neutro
4. 4x4 reduzida
Usa a mesma caixa de redução do jeep, mas é acionada só por uma alavanca.
É o 10.
[]s
Danniel Pizatto
06/11/2003, 15:26
Meu Jeep usa a T-case da Rural, a gente conseguiu um mecanismo que dá pra usar com uma alavanca só, mas ainda não instalei ele e não está aqui para eu mandar fotos.... Aliás minha reduzida nem engata.. heheh :lol:
Max Terry
12/08/2004, 12:35
No meu jeep, tenho a alvanca de câmbio, e a de transferencia, está ultima passa a tração e a reduzida( cambio da toyota bandeirante)
Na minha Rural usei a caixa Clark "pesada" de 4 marchas da D-10 e a caixa de transferência da Toyota, foi necessário alterar no eixo da caixa, fazer uma chapa entre as duas (foram instalados dois rolamentos nesta chapa e não houve alteração na furação original, as duas caixas são parafusadas na chapa de 30mm de espessura, que também tem um suporte embaixo aonde vão os coxins). Em tempo, minha Rural está com o motor Q20B4 Perkins
Théo_Augusto
14/08/2004, 23:19
Olá a todos.
Ai vai uma foto (de má qualidade, é verdade! Não consegui configurar bem a máquina para fotografar a revista...) da adaptação de uma alavanca na caixa de transferência do Jeep. O "focinho" como já foi dito é da rural. O esquema é tabajara!
Fonte: revista Fora de Estrada, Ano V, no. 42, pág. 57.
Marcos ET
16/08/2004, 10:58
PessoALL, seguinte:
Tem uma reportagem na 4x4&Cia "Você Conhece o JeePala?" onde é utilizado molas da Band, motor GM151, câmbio 5m, DH e uma t-case willys com peças da Deep Tec para acionar 4x4 e Reduzida numa única alavanca... tudo isso montado num CJ3A Marrom.... (droga que tou no trabalho e nao tenho como ver qual edição, mas o kit para uma alavanca, segundo a revista, era da Deep Tec)
[]'s a todos
Eduardo Chaves
16/08/2004, 21:15
Bruno e ALL,
Para facilitar as coisas para todo mundo, uma informação interessante...
Para instalar o câmbio com transferência Toyota no Perkins Q20B, quase não há adaptações:
- A ponta do eixo piloto é igual, basta tirar coisa de 1mm de espessura da "manga" do eixo piloto para que o rolamento de embreagem do Perkins encaixe perfeitamente;
- Todo o sistema de embreagem utilizado é o original do Perkins;
- Na caixa seca, a furação dos dois parafusos superiores é a mesma, altera-se apenas as duas furações inferiores;
- É necessário tb, um corte, mais ou menos assim ) (, na caixa seca na parte inferior, pq a "manga" do eixo piloto da Toyota parece um 8;
- E um pequeno desbaste no "cartinho"...
[]'s...
Alguem tem novidades sobre este sistema ou fotos melhores?
[ ]´s
Th Cerga
07/08/2006, 15:32
Agora...estou chegando meio de sopetao..mas me tirem uma duvida....
A caixa de trasferencia do Jeep (Willys) aguenta ate quantos km/h de velocidade quando engatada 4x4.
E qual a sujestao de voces para um motor KIA 2.7 TDi (fuçado) e cambio da mesma marca !?
Ate
E aí Epiro :D
Eu conheço, as caixas de transferência da Toyota Bandeirantes são assim :lol: Com apenas uma alavanca :wink:
Outras q tbm vi foram da Cherokee e Pajero :D
Agora original do Willys ainda não vi com uma alavanca só :?
Falou :wink:
Tendo um bom mecanico vc pode pegar o modelo da Toyota Band e copiar pro Jipe... Aqui na minha cidade - Dourados.-Ms, o Mestre Arnaldo jah fez isso e ficou blza...
Alexandre
Já vi, em alguns CJs, a caixa de transferência com uma alavanca só, em vez de ser como normalmente é (duas: tração e redução). Como isto é feito ? É a caixa de transferência original Willys ou é de outra marca ? Já ouvi dizer que isto é feito com peças do sistema de tração da Rural. Procede ? :roll:
Tendo um bom mecanico vc pode pegar o modelo da Toyota Band e copiar pro Jipe... Aqui na minha cidade - Dourados.-Ms, o Mestre Arnaldo jah fez isso e ficou blza, funcionando perfeitamente e sem a vibracao normal do cj...
Alexandre
fabiano carraro
10/10/2008, 00:13
pessoas guenta ai que to estudando o sistema daq a pouco monto este treco,tambem ja vi em jeeps aq na oficina mas nao guardei informaçao sobre eles ,mas lembro que era usado o sistema das rural,"fucinho e astes de acionamento",a alvanca fica por dentro entre o cambio e o fucinho e aciona igual a rural (4x2-4x4-neutro-4x4reduzido)vindo de traz pra frente com uma alavanca unica no lugar das 2,era simples pelo que me lembro ,só tem que ajustar os links pro tempo certo de engate,assim que folgar aq eu monto algo parecido e posto.:concordo:
eu ja ouvi relatos de algumas pessoas, que antigamente no quartel, nos jeeps militares, havia só uma alavanca na caixa de transferencia, se nao me engano nos cj3 ou willys mb
sera que alguem lembra? eu só ouvi falar
[]´s
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.