Ver Versão Completa : Tirfor
Daniel Engelbrecht
19/08/2005, 12:35
Alguém costuma usar tirfor? Vale a pena ter um desse (é sempre bom ter o maior número de equipamentos, mas a relação custo-benefício do tirfor compensa)? No caso de precisar sair de uma encrenca (uma atolada, por exemplo), é melhor do que o hi lift (improvisado como guincho)? :pensativo: :pensativo: :pensativo:
leovalle
19/08/2005, 12:59
Daniel,
Já usei e quebra glho sim, mas é muito lento.
Vale mais a pena comprar o HI-Lift e usá-lo como tifor, se preciso.
[]'s
Marcos Arcosy
19/08/2005, 13:00
O ideal é estar equipado com um bom guincho, mais como você disse,
(é sempre bom ter o maior número de equipamentos
O http://www.iortec.com.br/tifor1.gif em certas situações pode ser bastante útil, acredito que funcione melhor que um hi lift improvidado.
Abraços,
Não esqueça que um hi-lift ou similar é antes de tudo um macaco.
Daniel Engelbrecht
19/08/2005, 21:13
Já usei e quebra glho sim, mas é muito lento.
Vale mais a pena comprar o HI-Lift e usálo como tifor, se preciso.
O hi lift, além de servir como macaco, pode ser usado na função do tirfor. Parece que é mais vantajoso mesmo. Alguém do fórum comercializa hi lift? :?: :?: :?:
leovalle
19/08/2005, 21:20
O ideal é estar equipado com um bom guincho, mais como você disse,
(é sempre bom ter o maior número de equipamentos
O http://www.iortec.com.br/tifor1.gif em certas situações pode ser bastante útil, acredito que funcione melhor que um hi lift improvidado.
Abraços,
Marcos,
Um tifor desses aí da foto realmente é muito bom, mas o preço desse modelo vc compra 3 Hi-lifth.
O hi-lifth usado com tifor é bem rápido e ainda serve pra tirar o carro de dentro de valas e etc.
[]'s
Feroza4x4
20/08/2005, 01:48
Outro problema do Tifor é o consumo.... umas 6 latinhas por metro :shock:
:mrgreen:
Daniel Engelbrecht
20/08/2005, 12:00
Um tifor desses aí da foto realmente é muito bom, mas o preço desse modelo vc compra 3 Hi-lifth.
Tem muita diferença de modelos?? Outro dia navegando na internet encontrei um a venda por R$ 95. Vou tentar lembrar em qual loja virtual foi. Mas tb já vi, isso há muitos meses, por uns R$ 400, se não me engano...
Daniel,
Se vc não tiver nada, o tfor ajuda mas é muito ruim se vc estiver pensando e sair de um atoleiro, não dá.
Eu mesmo tenho um que já não uso, paguei os 95 reais (no meu casos no garra4x4) com 1,5 mts de cabo, sei uma única vez. Depois veio mais uma grana e comprei um guincho manual com 20mts de cabo, usei também e esse sim me ajudou, claro que demora já que não é elétrico.
Depois de um tempão, comprei um elétrioco, mas mantive o manual instalado, nunca se sabe.
O High-lift pode ter o mesmo efeito de um tfor, e além disso ser para outras coisas.
Daniel Engelbrecht
21/08/2005, 23:04
Bob, vc acha que o hi lift pode substituir o guincho manual tb em termos de eficiência:?:
Marcos Arcosy
22/08/2005, 08:24
Marcos,
Um tifor desses aí da foto realmente é muito bom, mas o preço desse modelo vc compra 3 Hi-lifth.
O hi-lifth usado com tifor é bem rápido e ainda serve pra tirar o carro de dentro de valas e etc.
[]'s
Grande Leo Valle
Olhando por esse lado vejo que você tem razão :concordo: é melhor ter um hi-lift que é bem útil na trilha e ainda pode ser usado como tifor, do que um tifor que só terá uma função :putz:
Abraços, mudando de opinião
Caro colega, o tirfor tem sim sua aplicabilidade, assim como quase tudo na vida, vai depender da sua necessidade para fazer uma relação custo benefício. Tenho tirfor, já usei e sei usar bem, assim como guincho, hi-lift etc.
Acontece, que dependendo da situação ele pode ser apropriado ou não.
Vou te contar uma que le literalmente me salvou:
Fazia muita expedição e trilha sozinho, com o carro bem equipado e dois colegas todos com conhecimento de mecãnica e experiência em mato; numa dessas, estávamos para atravessa uma erosão de estrada em época de chuva, solo instável e acabei parando o carro muito perto da mesma, acontece que comecei a perceber que lentamente após termos descido do carro que tinha guincho e tudo, o mesmo começou a escorregar p/ frente a aúnica alternativa foi trazê-lo de volta com o Tirfor e graças a Deus tinha uma árvore grande que mesmo distante salvou a pátria ( tinha muito cabo).
Para erguer cargas e auxiliar no destombamento, remoção de cargas ele é muito melhor que o Hilift que tem uma operação muito complicada pois é difícil esticar o cabo ou corrente, etc, quando começa a puxar já acabou o curso.
Sua operação é lentíssima se comparada com o guincho, mas no caso de expedições a meu ver é algo que não pode faltar. Tens que conhecer o limite do mesmo e saber manusear senão causa acidente mesmo. Outra coisa o cabo de aço utilizado no Tirfor é diferente do cabo utilizado em guinchos.
Espero ter ajudado.
André BH
equipeminas4x4
22/08/2005, 13:32
Vou te contar uma que le literalmente me salvou:
Fazia muita expedição e trilha com dois colegas todos com conhecimento e experiência em mato
André BH
Nostha...... :mrgreen: :mrgreen:
sem abraços.
Flavio Miranda
26/08/2005, 01:07
Daniel,
Estava com o Bob nesta unica vez que ele usou... ou melhor ... usamos...!!!
Garanto que o consumo de latas é muito maior que 6 !!!!!
Para o que vc está querendo.. ESQUEÇA o Tirfor....
Sinceramente, não acredito que ele aguente puxar um CJ ou até um Samuca bem atolado. Fora o risco de vc ficar ao lado dele 'catracando'... Precisava ver como o cabo de aço ficou esticado....
E a impressão que dá é que a cada 30 cm vc tem de parar tudo e esticar o cabo... e quem segura o jeep nesta posição !??!?
Fora os exageros, de 0 a 10 ... nota 0,5...
[ ]s
Daniel Engelbrecht
26/08/2005, 10:06
Confesso que pensei que o tirfor servisse para desatolar e outros tipos de resgate, mas pelo visto não é um equipamento confiável. Parece que o hi lift continua sendo mais apropriado, então. Apesar de ser originalmente um macaco.
caipirinha
27/08/2005, 04:32
Existen varior tipos de tifor.
O pessoal de elevadores usa un modelo hidraulico de 3 ton que e maravilhoso.o problema e que custa 3 paus.engole o cabo que precisar c/ minimo de esforzo en qualquer posicao.
A catraca chinesa e um kebragalho.
Edintruder
27/08/2005, 13:43
Esse guincho que o pessoal fala é de catraca com alavanca. Não é tirfor. Procurei por aí e encontrei um Tirfor na Ferramentas Gerais por 1690,00 para 1600 Kg, com cabo de 20 metros. O Tirfor vai puxando o cabo através de mordentes por quantos metros o cabo tiver. Esse de R$ 95,00 é de catraca onde o cabo vai sendo emrolado dentro dele o que causa essa grande perda de tempo de ter que encurtar o cabo de ancoragem.
Coruja-SP
01/04/2008, 09:07
Ontem foi a primeira vez que li a respeito do Tifor, mas vocês já me desanimaram....:(
Apenas para conhecimento então...alguem posta uma foto do tifor, só para reconhecer um quando ver?
Alguem falou em guincho manual, é aquela catraca de amarrar carga de caminhão?
Outra coisa , tb vi por aí âncoras para uso quando não há árvores, funciona?
valeu :concordo:
barantes
04/04/2008, 00:21
Pois é, vi um guincho manual esses dias numa trilha. Fiquei interessado em colocar um no samurai caso o custo/benefício compense, afinal não tá dando pra pôr um elétrico agora.. rsrs
Alguém tem noção de preço de um guincho manual? Sabe de um lugar onde comprar?
[]s
barantes
04/04/2008, 00:32
Em tempo: o guincho a que me refiro é o manual, nao o tifor. Aliás, dei uma pesquisada e achei esse aqui na Garra4x4: http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=&dept_id=75&pf_id=Gu020
Alguém tem experiência prática com ele?
[]s
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