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Ver Versão Completa : Ajuda Turbina L200 GLS 2006



landeirohpcu
19/09/2012, 20:10
Bom dia amigos, talves meu tópico seja repetitivo, mas minha dúvida não.
Bom minha l200 está muito fraca acima dos 2500rpm, demora para subir e faz um barulho de assopro.
Eu noto que ao ligar, em marcha lenta a haste da waste gate recolhe, isso é normal???
Bom retirei a mangueira que faz ela recuar, e acima dos 2500 fica ótima, mas meu medo é que essa pressão do turbo não saio e eu arrebente um pistão...
Bom eciste regulagem para isso ou está normal e tenho outro problema??
Se alguem tiver foto do motor de uma gls outdoor estou precisando para conferir as mangueiras da solenoide e sensores.
obrigado

Carlos A. C. Azevedo
19/09/2012, 21:06
Rapaz, agora que eu vi, desconsidera aquela MP.

Barulho de assopro? Já foi mexido nessa regulagem antes?

landeirohpcu
19/09/2012, 21:27
tenho ela a 1 ano, não sei te dizer se foi mexido, mas creio que sim, pois em marcha lenta ela recolhe muito a haste da waste gate...
o sopro vem da turbina, vaza pela waste gate, parece que não está carregando a turbina...

landeirohpcu
19/09/2012, 21:31
a minha é uma 2006/2007 no documento diz ser uma sport gls retirada em novembro de 2006, só que externamente é uma outdoor, com parachoques cinzas e intercooler diferente da sport aparentemente...
Bom essa minha turbina é TGV? outra dúvida que tenho

Carlos A. C. Azevedo
19/09/2012, 21:31
A WG serve exatamente pra deixar parte da saida dos gases do escape, pra não aumentar muito a pressão, se ela tá puxando muito, a turbina não tá dando quase pressão.

Tem que ver pra voltar mais essa haste. Tem como tirar uma foto de como é o acionamento dessa haste?

Carlos A. C. Azevedo
19/09/2012, 21:34
a minha é uma 2006/2007 no documento diz ser uma sport gls retirada em novembro de 2006, só que externamente é uma outdoor, com parachoques cinzas e intercooler diferente da sport aparentemente...
Bom essa minha turbina é TGV? outra dúvida que tenho

A turbina que tá aí é parecida com essa? http://bimg1.mlstatic.com/turbina-l200-gl-gls-9803-4d56t-no-serve-na-hpe-nova_MLB-F-208931569_2511.jpg Se sim, ela é WG.

Se ela for assim http://bimg2.mlstatic.com/turbina-mitsubishi-l200pajero-sport-hpe-geometria-variavel_MLB-F-3058080495_082012.jpg ela é TGV.

landeirohpcu
19/09/2012, 21:42
Carlos a minha é bem parecida com a segunda, a haste que recolhe é essa onde tem a entrada de um tubo bem fino que faz um vácuo certo, essa que ta recuando bastante em marcha lenta

landeirohpcu
19/09/2012, 21:45
a regulagem eu faço nos 2 parafusos que tem uma pinta azul cada ou naquela porca e contra porca da haste mesmo??

SergioMedeiros
19/09/2012, 22:20
Amigo, não posso ajudar muito no assunto turbinas, mas essa haste, até onde eu sei, tem que trabalhar bem frouxa mesmo. Se ela tiver um pouco pesada já perde potencia no motor mesmo.
Já tentou fazer uma simples descarbonização na turbina? A minha mudou da água pro vinho quando fiz.
Abs

PauloLimited
19/09/2012, 23:12
Carlos a minha é bem parecida com a segunda, a haste que recolhe é essa onde tem a entrada de um tubo bem fino que faz um vácuo certo, essa que ta recuando bastante em marcha lenta
Se a sua é a segunda então é a TGV, tb voto pra vc fazer a descarbonização da turbina. Faz com quem entende e pra deixar a regulagem desses parafusos originais.
Se ela fica fraca acima dessa rotação é bem capaz da descarbonização resolver.

Carlos A. C. Azevedo
20/09/2012, 12:12
x2, se ela for mais parecida com a segunda, ela é TGV sim, mas não mexe nessa regulagem, o carro fica melhor em uma certa rotação, mas fica horrivel em outra.

x3, segue essa dica aí, o Paulo conhece muito bem essa situação com a amada ex-L200 dele :mrgreen:

:concordo:

GIGANTEGIGAMIT
20/09/2012, 13:11
bom dia amigos, talves meu tópico seja repetitivo, mas minha dúvida não.
Bom minha l200 está muito fraca acima dos 2500rpm, demora para subir e faz um barulho de assopro.
Eu noto que ao ligar, em marcha lenta a haste da waste gate recolhe, isso é normal???
Bom retirei a mangueira que faz ela recuar, e acima dos 2500 fica ótima, mas meu medo é que essa pressão do turbo não saio e eu arrebente um pistão...
Bom eciste regulagem para isso ou está normal e tenho outro problema??
Se alguem tiver foto do motor de uma gls outdoor estou precisando para conferir as mangueiras da solenoide e sensores.
Obrigado

caro amigo se a sua l200 2.5 vgt turbina geometria variavel ,alguns defeito de perda de potencia barulho na turbina
(como se fosse correia patinando,grilando) luz de injeção açende e perde potencia
solução, fazer linpeza na vgt (turbo) regulagem na turbina e troca da valvula solenoide que fica no coletor admissão de cor marron espero que ajude

landeirohpcu
20/09/2012, 19:44
Bom amigou vou fazer essa descarbonização que vcs mencionaram, tomara que seja isso.
Outra coisa estranha, retirei o tubo que faz essa haste recolher, acelerei até 2000rpm, e começou a soltar uma fumaça branca e dar umas falhadas, o que me dizem, to achando que minha turbina foi pro espaço...
Onde compro essa turbina?
Muito obrigado galera desde ja...

landeirohpcu
20/09/2012, 19:53
Bom vou pegar a estrada amanha, to querendo deixar sem funcionar essa haste, vou tirar o vácuo dela e deixar ela repousada completamente, agora minha dúvida é, não vou quebrar um pistão ou biela assim? quando ela passar de 1,5kg a turbina por onde essa pressão sai sem estar funcionando essa haste.
obrigado

GIGANTEGIGAMIT
20/09/2012, 23:56
bom vou pegar a estrada amanha, to querendo deixar sem funcionar essa haste, vou tirar o vácuo dela e deixar ela repousada completamente, agora minha dúvida é, não vou quebrar um pistão ou biela assim? Quando ela passar de 1,5kg a turbina por onde essa pressão sai sem estar funcionando essa haste.
Obrigado

boa noite au desligar a mangueira de vaco voce esta tirando a preçao da haste quando ela reposa voçe esta tirando a preçao da turbina e pode açender a luz da injeçao ela aida esta com preçao porque deve estar as palhetas da vgt turbina geometria variavel engripadas nao vai quebrar pistao mas pode ficar muito fraca
esta turbina por ser variavel quando em marcha lenta ela pucha a haste como esta turbina e comandada pelo modulo de injeçao e sensores ela e aliviada pela valvula solenoide no coletor sua l200 pode estar com as palhetas da vgt engripadas nao sera nescesario trocar a turbina mas tem que saber faser esta linpesa e regulage

GIGANTEGIGAMIT
21/09/2012, 00:06
bom amigou vou fazer essa descarbonização que vcs mencionaram, tomara que seja isso.
Outra coisa estranha, retirei o tubo que faz essa haste recolher, acelerei até 2000rpm, e começou a soltar uma fumaça branca e dar umas falhadas, o que me dizem, to achando que minha turbina foi pro espaço...
Onde compro essa turbina?
Muito obrigado galera desde ja...

ao soutar o tubo da haste ela perde preçao,ao acelerar, o sistema le a preçao do coletor map e a bomba injetora atrasa o debito (combustivel injetado) isto faz com que solte fumaça branca e falhe

landeirohpcu
23/09/2012, 22:22
Bom depois de 1 ano, por acaso resolvi o problema, bom vamos la
com 90 reais em uma autorizada da bosh resolvi o problema
mangueira das válvulas invertidas, minha turbina estava chegando a 2,6kg no aparelho, e nao passava dos 3mil giros...
bom agora chega até 1,8kg e estava voando, nossa nem to acreditando que está 100% hehehehe
abraço obrigado

Carlos A. C. Azevedo
24/09/2012, 09:38
E o motor não tinha explodido ainda?

Quais foram as mangueiras que tavam invertidas? Esse motor já foi feito alguma vez?

landeirohpcu
24/09/2012, 19:23
tive que trocar o cabeçote ano passado, por causa desse problema tenho certeza.
bah vou tirar um foto a hora que sobrar um tempo e posto explicando...
abraço

landeirohpcu
24/09/2012, 20:09
to pensando em fechar a minha EGR, não acende mais luz de injeção, mas em baixa perdeu um pouco depois que perdi os 2,6kg de pressão haouahouahuha
o que me diz???
consumo melhora tb?
obrigado

Carlos A. C. Azevedo
25/09/2012, 10:50
HAUHUAUHUHAHUAHUHUAHUA Tem que colocar um biturbo pra compensar :mrgreen:

Cara, o consumo não posso te dizer se altera, ainda mais a minha que já é toda mexida, tudo depende de como anda, mas pra ter certeza mesmo só testando HHEHEHEHE. A vantagem mesmo é que tu não vai ter mais a fuligem do escape dentro da câmara.

:concordo:

Cap Ataide
09/12/2012, 22:41
tive que trocar o cabeçote ano passado, por causa desse problema tenho certeza.
bah vou tirar um foto a hora que sobrar um tempo e posto explicando...
abraço

Jovem, e as fotos?
Tirou?
Posta ae!
Minha viatura tá meio manca, e to com duvida na posição das mangueiras...

euclidesneto
10/12/2012, 16:22
HAUHUAUHUHAHUAHUHUAHUA Tem que colocar um biturbo pra compensar :mrgreen:

Cara, o consumo não posso te dizer se altera, ainda mais a minha que já é toda mexida, tudo depende de como anda, mas pra ter certeza mesmo só testando HHEHEHEHE. A vantagem mesmo é que tu não vai ter mais a fuligem do escape dentro da câmara.

:concordo:

Carlos, o consumo da minha passou de 7,5 pra 8,0 km/l, mas fiz também limpeza do coletor e da turbina.

Anderson07
31/03/2013, 22:43
Revivendo aqui estou com uma duvida, qual a pressão maxima da l200 sport hpe e qual a o ganho minimo aparti de quantas rotações ela ja esta com carga maxima?

nicola4x4
31/03/2013, 22:49
olha e merlhor vc para o carro e levar em um mecanico de confiança,pois e perigoso puxar td olho do motor e vc nem ve geralmente tem q retifika a turbina so nao tenho certeza por isso to falando para vc para ela e ve co um mecanico antes q seja tarde

nicola4x4
31/03/2013, 22:50
nao muito froxa meu amigo

Nitro
11/10/2013, 22:34
Amigos,
adquiri uma Outdoor 2008 a poucos dias, e estava amarrando após os 3.000 giros. Li todos os tópicos a respeito e passei as dicas para o mecânico. Hoje, após isolar a válvula EGR , pedi pra ele checar o acionamento do do wastegate, e percebemos que o mesmo estava parcialmente travado. Após movimentar o eixo de acionamento várias vezes, notamos que há uma folga entre o eixo de acionamento e a carcaça, e um "calo" mais ou menos no meio do curso. Como aqui em minha cidade não tem quem faça a descarbonização, gostaria de alguma indicação dos amigos foristas onde posso efetuar esse serviço, bem como se é possível fazer o enchimento no eixo/carcaça e qual material deveria ser utilizado ??? Após o procedimento que fizemos, o carro é outro, porém foi paleativo. Aguardo as dicas dos colegas.

Grande abraço

Tony
PS: estou no sul de Minas.

Glauco Favaretto
13/01/2016, 11:57
caro amigo se a sua l200 2.5 vgt turbina geometria variavel ,alguns defeito de perda de potencia barulho na turbina
(como se fosse correia patinando,grilando) luz de injeção açende e perde potencia
solução, fazer linpeza na vgt (turbo) regulagem na turbina e troca da valvula solenoide que fica no coletor admissão de cor marron espero que ajude

Bom dia, minha Savana 2010 está gerando esse barulho na turbina ("como se fosse alguma correia patinando") quando acelero em 2ª e 3ª marchas e simultaneamente percebo que o motor não tem potência, como o motor frio não ocorre essa anomalia, mas quando quente o motor não tem potência e fica fazendo esse barulho. No manual de serviço do motor consta que para a revisão e limpeza na turbina é necessária a troca do O'ring da turbina, já liguei na MIT próximo a minha casa (Redenção-PA) e me disseram o de sempre (fazer a inspeção e se necessários condenamos a peça...eles não reparam conjuntos), o carro está com 115.000km rodados e nunca foi feito nada na turbina e de alguns meses para cá comecei a notar esse problema.
Pergunta: Alguém pode me ajudar a encontrar o O'ring e a solenóide? Não consigo achar ninguém que tenha essas peças...

lincolnjb
29/11/2016, 11:03
Boa tarde amigos. Vi que neste fórum muitas pessoas estão com duvidas sobre a turbina e sobre o funcionamento da válvula WASTEGATE que controla diretamente a ação da turbina. Vou fazer agora uma pequena explanação sobre o assunto para que vocês possam entender como tudo funciona e que não existe nenhum segredo em se tratando de regular a referida válvula.

Existem vários tipos de TURBINA, tanto para carros a gasolina/álcool quanto para carros a DIESEL. Vou usar por exemplo a turbina da L200 - outdoor - 2010.

Vamos entender primeiro como funciona uma turbina:
539728

O papel de uma turbina é injetar uma quantidade maior de ar dentro dos PISTONS melhorando a performance do motor.
A turbina usa os gases quentes do escapamento (área vermelha - figura 1) para girar um conjunto de hélices que são usadas para empurrar ar FRIO (área azul - figura 1) para dentro da TBI.

Acoplado à parte (QUENTE) da turbina encontra-se a VÁLVULA WASTEGATE. O papel desta válvula e controlar a quantidade de gases do escape que vão acionar a turbina.

Quando a válvula WASTEGATE está FECHADA todos os gases expelidos pelo motor são usados para girar a TURBINA.

539729


Se ela estiver aberta os gases vão diretamente para o escapamento e a turbina não sofre acionamento.

539730

A posição inicial da WASTEGATE é totalmente aberta é conforme o vácuo produzido pela TBI vai aumentando ela vai fechando. (lembro que estamos falando da turbina mecânica da L200 - GL - 2010)

A WASTEGATE tem 2 parafusos que regulam a abertura inicial (verde) e final (vermelha).

539724

Devemos entender que em baixa rotação a VÁLVULA WASTEGATE deve estar totalmente aberta evitando assim que a turbina seja acionada sem a necessidade. Ao se ligar o motor DIESEL uma das ultimas peças a serem lubrificadas pelo óleo do motor é a turbina que geralmente está na parte mais alta do motor motivo pelo qual devemos deixar o carro aquecer antes de sair ou antes de acelerar profundamente.

Da mesma forma a VÁLVULA WASTEGATE deve estar TOTALMENTE ou PARCIALMENTE FECHADA quando o veículo está em alta rotação. A posição vai depender da quantidade de pressão que a turbina está conseguindo gerar quando totalmente acionada.

Se totalmente FECHADA a turbina está gerando PRESSÃO ACIMA DOS PARÂMETROS exigidos pelo motor a VÁLVULA deve ser regulada até fornecer a pressão máxima que o motor exige.

Assim, podemos encontrar as seguintes regulágens:

Regulagem 1:
539724

Regulagem 2:

539725

Regulagem 3:

539726

lincolnjb
29/11/2016, 11:28
Da para regular a WASTEGATE em casa??

Sim.... dá.

Você já sabe que a posição inicial deve ser totalmente aberta..... Assim o parafuso A deve estar totalmente recuado.
Você só deve mexer neste parafuso (A) se perceber que a turbina está entrando depois de 2500 rpm. Se isto estiver acontecendo, vá apertando este parafuso até SENTIR que a TURBINA está entrando entre 1500 e 2500 rpm.

Se a turbina estiver entrando em 1500 rpm você vai ter um carro mais ágil na arrancada pois a VÁLVULA WASTEGATE vai estar um pouco fechada.... mas você precisa saber que a turbina não estará em posição estática antes de estar totalmente lubrificada.

Para regular o parafuso (B) você vai precisar de um manômetro e dos parâmetros máximos de pressão do seu motor. Mas se resolver regular em casa tenha os seguintes sintomas em mente. Regule o parafuso (B - vermelho) para segurar a VÁLVULA WASTEGATE semi aberta.

539727

Rode com o carro em uma rodovia e leve o motor até 4500 rpm e veja se o motor está embolando. Anote a rotação.
Você deve desenroscar o parafuso (vermelho) na proporção 1 volta por 1000 rpm. Ou seja .... se o motor estiver embolando a 3000 rpm você deve desenroscar 1 volta e meia.

Volte para a rodovia e leve o carro novamente até 4500 rpm. Se não conseguir faça uma nova regulagem desenroscando o parafuso vermelho 1 volta para cada 1000 rpm faltante para o carro alcançar os 4500 rpm.

Dificil???

lincolnjb
29/11/2016, 13:24
Achei esta foto que ilustra muito bem estes 2 parafusos de regulagens da WASTEGATE.
O parafuso 3 controla o máximo de abertura da VÁLVULA.
O parafuso 2 controla o máximo do fechamento da VÁLVULA.

539745

SergioMedeiros
30/11/2016, 15:44
Parabéns pelo empenho, mas voce fez uma confusão tremenda e misturou duas turbinas diferentes na tentativa de explicar o funcionamento da TGV. Começou indicando que vai falar da turbina da L200 outdoor, que é TGV mas postou uma foto de uma turbina convencional. A turbina convencional tem sim a wastegate, porém a função dela é aliviar a saída do caracol quente de acordo com a pressão do coletor. Ela não tem abertura variável... ou está totalmente aberta ou totalmente fechada.

No caso da TGV, existe também uma haste (Não é WASTEGATE), porém ela controla a abertura e fechamento das ALETAS que controlam a saída dos gases de combustão no caracol quente. Quando em baixa rotação, as aletas ficam quase totalmente fechadas, para diminuir a área de saída, consequentemente gerando mais pressão para o giro do rotor. Quando o motor está em alta, elas se abrem para auxiliar a exaustão e não oferecer resistencia a saída dos gases, mantendo o giro da turbina o mais homogeneo possível. Em resumo, os gases de combustão em uma TGV SEMPRE passam pelo rotor no caracol quente, mas com mais ou menos abertura das aletas, que é o grande diferencial dessa turbina, pois mantém uma alta rotação mesmo em baixa.

A regulagem está correta. A turbina repousa com as aletas abertas pois em caso de falha na solenoide o veículo vai perder força mas não vai parar. E os parafusos regulam a abertura maxima e minima das aletas, assim como o parafuso da própria haste também pode ser regulado influenciando na amplitude do movimento da mesma.

lincolnjb
03/12/2016, 10:04
Parabéns pelo empenho, mas voce fez uma confusão tremenda e misturou duas turbinas diferentes na tentativa de explicar o funcionamento da TGV. Começou indicando que vai falar da turbina da L200 outdoor, que é TGV mas postou uma foto de uma turbina convencional. A turbina convencional tem sim a wastegate, porém a função dela é aliviar a saída do caracol quente de acordo com a pressão do coletor. Ela não tem abertura variável... ou está totalmente aberta ou totalmente fechada.

No caso da TGV, existe também uma haste (Não é WASTEGATE), porém ela controla a abertura e fechamento das ALETAS que controlam a saída dos gases de combustão no caracol quente. Quando em baixa rotação, as aletas ficam quase totalmente fechadas, para diminuir a área de saída, consequentemente gerando mais pressão para o giro do rotor. Quando o motor está em alta, elas se abrem para auxiliar a exaustão e não oferecer resistencia a saída dos gases, mantendo o giro da turbina o mais homogeneo possível. Em resumo, os gases de combustão em uma TGV SEMPRE passam pelo rotor no caracol quente, mas com mais ou menos abertura das aletas, que é o grande diferencial dessa turbina, pois mantém uma alta rotação mesmo em baixa.

A regulagem está correta. A turbina repousa com as aletas abertas pois em caso de falha na solenoide o veículo vai perder força mas não vai parar. E os parafusos regulam a abertura maxima e minima das aletas, assim como o parafuso da própria haste também pode ser regulado influenciando na amplitude do movimento da mesma.

Fala Sergio...
Fiz confusão não....
Eu sei que este tópico inicia com a dúvida de um usuário que usa uma L200 com turbina TGV.

Observe que no decorrer da explanação eu cito.... (lembro que estamos falando da turbina mecânica da L200 - GL - 2010)


Meu Erro talvez tenha sido citar no mesmo texto (outdoor)....

No mais o restante da explicação sobre a turbina convencional está certo?

Obrigado por comentar.

wilson tatui
15/05/2017, 15:14
boa tarde.Após a leitura dos posts dos senhores, que demonstram entendimento da turbina da l200, queria o auxilio sobre o meu caso. Tenho uma L200 GL 2011, e percebo que quando a aceleração atingi a marca de 2500 giros começa um barulho estridente, que parece vir da turbina e para após 3000 giros. Se acelero com mais suavidade, o barulho quase não ocorre. Tambem em retomada de velocidade, após aliviar um pouco o pé do aceleredor, aparece este "grilinho" na faixa de rotação entre 2250 e 3000 giros. Poderiam me informar se é normal, ou se merece algum reparo? Obrigado

Marcelo Vieira MPAC
14/08/2017, 12:36
Tive o mesmo problema, e ainda ocorre o barulho muito baixo, descobri que é falta de pressão...
Mas já tentei resolver nos parafusos de regulagem, estou achando que seja as soledoides

Alcebides Camargo
28/01/2024, 00:27
Muito bom o comentário dos especialistas. Minha L200 com TGV, ao acelerar a haste não retorna.

Quando desligada está em direção ao painel, quando ligo ela aciona o vácuo e puxa a haste em direção a wastegate. Porém, quando acelera a haste não volta.

Já tirei a presilha da haste e movimentei a variável.

Alguém pode me auxiliar.

Não achei vídeos porque geralmente o problema é o inverso.