PDA

Ver Versão Completa : Diferença de tamanho dos pneus traseiros e dianteiros em sistemas 4x4 parciais

gustavocarvalheira
19/09/2012, 15:20
Boa tarde srs,

Alguém poderia me esclarecer se utilizar pneus novos somente na traseira de carros 4x4 parciais pode prejudicar o sistema de 4x4 pelo fato dos pneus dianteiros terem diâmetro menor do que os traseiros? Rodando no asfalto seco com o sistema em 4x4.

Estou perguntando isso pq sei que como não temos o diferencial central, os eixos dianteiros e traseiros mecanicamente giram com a mesma velocidade angular, caso alguma coisa impeça isto (fazendo uma curva ou pneus de diâmetro diferente), forçará o sistema.

Pneus mais gastos possuem diâmetro menor.

Sds,
G Carvalheira

Junior-L200Power
19/09/2012, 15:54
Uma coisa que concessionária nenhuma fala é a respeito disso amigo...!!
Pelo que já li aqui no forum, estraga sim o sistema, pois mesmo desacoplado, o eixo dianteiro gira junto ao traseiro...
E se as medidas dos pneus forem diferentes, possivelmente o raio de giro será tbm, fazendo com que o curso dos diferencias seja diferente ocasionando a quebra com o tempo...
E olha, não demora muito não viu...digo isso pois é o que esta acontecendo comigo...
Deixei a L200 lá no interior e meu pai trocou os pneus dianteiros dela por menores...na traseira tá com 31x10,5R15 e dianteira 235/75r15!! Cara a diferença é bem considerável no raio de giro...e tenho certeza que isso está destruindo o diferencial dianteiro, pois agora na hora de acioná-lo fica roncando demais!! Com certeza força o sistema...
Mas no seu caso a diferença é mínima parceiro...se eles forem de mesma medida porém só com o desgaste de diferença ainda acho aceitável..o que não é aconselhado é igual o meu caso que dei como exemplo, com uma medida diferente em cada eixo!!

Abraço...!!