PDA

Ver Versão Completa : Eixo Diferencial MWM 2.8



popous
19/09/2012, 14:13
Estou com uma dúvida cruel. Estou na empreitada para a troca de eixos do meu J, mas não sei qual utilizar. Pesquisei sobre o assunto e fiquei mais em duvida ainda... kkk.. Vou manter a suspensão do J, é claro...Como não conheço muito eixos de outras viaturas eu posso estar falando besteira. Existe algum eixo que seja deslocado como o JPX? Como estou vendo não estou achando eixos traseiros deslocados, e isso parece criar uma vibração ou barulho no cardam pelo ângulo formado do T-case e diferencial. Acredito, não tenho conhecimento, que seria melhor se os eixos fossem alinhados para ter menos desgaste e não apresentar tal barulho. Acredito que isso tenha uma grande influencia sobre mim.
Eu uso meu J no meu dia a dia e também para trilhas. Cada vez mais fortes... hehehe... lol ... queria adaptar eixos mais robustos e confiáveis que poderiam fazer expedições longas e trilhas pesadas também... hehe...
Meu J está com MWM 2.8, cambio Clark 2205, reduzida do JPX, C&P 41:10 e pneus 265x75R16.
Não penso em trocar o tamanho dos pneus por agora, e o bloqueio vai ficar mais pra frente (selecionável)
Então fiquei em dúvida entre 4 eixos. (preços sem adaptações)

Eixos da Rural: R$1.000,00 – bem utilizados e relativamente baratos e com varias relações de C&P e peças fáceis de serem encontradas. Como seria prudente seria interessante instalar eixos flutuantes e mangas de eixo reforçado e freios a disco. Com isso o preço vai para uma média de R$3.500,00. Daria para executar primeiro um eixo depois o outro.

Eixo da Bandeirante moderna: R$3.000,00 – ótima resistência e uma baixa variedade de C&P. Possui uma grande coroa e pinhão ficando mais fácil de prender em enrosco. Fico também na duvida sobre preços de bloqueios, só achei os ARB selecionáveis. Teria de executar os 2 eixos juntos.

Eixos do Troller: R$3.300,00 – como os da Rural, mas não sei se seria necessário a troca de semi eixos ou mangas de eixos para algo mais robusto. Ainda tem que virar o lado da bola do diferencial dianteiro. Teria de trocar a relação para executar 1 eixo depois o outro ou os 2 juntos.

Eixo especial traseiro rural com bola deslocada para direita: R$2.510,00 (Não vai incluso, coroa e pinhão, freios, caixa satélite e componentes.) acredito que fica uns R$3.500,00 – embora seja uma adaptação, acredito esta bem resolvido e sem usinagem. Como comentei antes, pela bola ser deslocada fico a principio com uma leve tendência por este eixo já ser deslocado. Com as características do eixo da Rural. ( venda Eixo especial traseiro rural com bola deslocada para direita - Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/willys-f-75-rural/65-eixoespecial-traseiro-rural-com-bola-deslocada-para-direita-.html) – descrição de execução do produto http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/90504-eixo-rural-x-cardan-desalinhado-x-solucao.html ) daria para executar 1 eixo de cada vez.

Queria que dessem uma criticada o que cada um acha pois como estou vendo, acredito que todos os eixos devem sair pelo preço virtualmente iguais. Estava presando confiabilidade (quebras) – peças de reposição – alinhamento – dirigibilidade em trilhas.

Valew

Casa da transmissão4x4
19/09/2012, 22:31
Olá amigo.

Bom, você esta cheio de duvidas, e claro que modificações exige muito conhecimento, e não e um bicho de 7 cabeças..rs... Em outro topico nos discutimos a respeito dos eixos do JPX, eu até tive uma ideia de colocar eixo hibrido da rural, porem por causa do elevado preço eu decidi buscar outra solução. Junto a um forista nos conversamos e chegamos a conclusão de tentar fazer outra modificação, pretendo trocar somente a bola do eixo do JPX que e o principal problema do carraro, neste caso vai usar as pontas de eixo original do jpx porem serão fresadas novamente as traseiras, já no dianteiro seria fazer um novo semi-eixo porem com a fresa padrão dana44 e do outro com a homocinetica da duacato com roda aro 15 para facilictar uma compra posterior da homocinetica. Creio que será uma solução mais "economica". Estou trabalhando em um eixo do Engesa e logo vou começar a modificar 2 eixos do jpx que tenho.

Casa da transmissão4x4
19/09/2012, 22:33
Olá amigo.

Bom, você esta cheio de duvidas, e claro que modificações exige muito conhecimento, e não e um bicho de 7 cabeças..rs... Em outro topico nos discutimos a respeito dos eixos do JPX, eu até tive uma ideia de colocar eixo hibrido da rural, porem por causa do elevado preço eu decidi buscar outra solução. Junto a um forista nos conversamos e chegamos a conclusão de tentar fazer outra modificação, pretendo trocar somente a bola do eixo do JPX que e o principal problema do carraro, neste caso vai usar as pontas de eixo original do jpx porem serão fresadas novamente as traseiras, já no dianteiro seria fazer um novo semi-eixo porem com a fresa padrão dana44 e do outro com a homocinetica da duacato com roda aro 15 para facilictar uma compra posterior da homocinetica. Creio que será uma solução mais "economica". Estou trabalhando em um eixo do Engesa e logo vou começar a modificar 2 eixos do jpx que tenho.

Att.
Danilo.

Andrejur
19/09/2012, 22:41
Att.
Danilo.
Grande Danilo, tenho interesse nesse eixo dianteiro híbrido de JPX/Dana 44.
Considero um grande projeto pq mantém os ângulos da geometria do Jota.
Quando tiver adiantado dá um aviso.

Abs.

Casa da transmissão4x4
20/09/2012, 07:13
Grande Danilo, tenho interesse nesse eixo dianteiro híbrido de JPX/Dana 44.
Considero um grande projeto pq mantém os ângulos da geometria do Jota.
Quando tiver adiantado dá um aviso.

Abs.

Fala André !!

Você diz o eixo do JPX com bola do dana44 ?
abc..

Léo_Babiski
20/09/2012, 10:02
Popous, esse seu orçamento de eixos está muito modesto... de troller moderno custa no mínimo 6 - 7 mil e não é fácil encontrar.

Se for pegar o de band existe relação importada 4,54; 4,88 e 5,23 quase a preço de nacional. Para seu pneu a original 4,11 é suficiente. A murari gabarita o eixo de band, basta enviar a carcaça dianteira, pois a traseira qualquer cabeça de bagre adapta. Eu comprei bloqueio selecionável micromaq a ar ao mesmo custo do kaiser. Ainda não instalei.

Faça serviço com quem está acostumado a fazer: Danilo, Roger Nunes, Murari, Marquinhos, economiza tempo e $, além da dor de cabeça.

Abs.

popous
20/09/2012, 12:06
Olá amigo.

Bom, você esta cheio de duvidas, e claro que modificações exige muito conhecimento, e não e um bicho de 7 cabeças..rs... Em outro topico nos discutimos a respeito dos eixos do JPX, eu até tive uma ideia de colocar eixo hibrido da rural, porem por causa do elevado preço eu decidi buscar outra solução. Junto a um forista nos conversamos e chegamos a conclusão de tentar fazer outra modificação, pretendo trocar somente a bola do eixo do JPX que e o principal problema do carraro, neste caso vai usar as pontas de eixo original do jpx porem serão fresadas novamente as traseiras, já no dianteiro seria fazer um novo semi-eixo porem com a fresa padrão dana44 e do outro com a homocinetica da duacato com roda aro 15 para facilictar uma compra posterior da homocinetica. Creio que será uma solução mais "economica". Estou trabalhando em um eixo do Engesa e logo vou começar a modificar 2 eixos do jpx que tenho.


fala Danilo,

eu li este tópico de eixos hibridos. realmente me interessou. Pra mim vi a solução, mas fui pesquisar um pouco mais e acho que não seria exatamente o que queria. Vi alguns eixos feitos assim fresados, pois soldados perdem a tempera e vira uma bomba relogio, porém nenhum durou tanto. Este é um processo meticuloso que se não executar nas dimensoes certas, com espaçamento correto ou folgas demais, certamente vem a quebrar. Animei quando vi o eixo que vcs fazem do eixo da f75, por ser forjado e não fresado. Realmente queria uma solução assim, mas como quero fazer expedições de 8 a 10 mil km com trilha no meio, fico encucado com adaptações que possam me dar problema em lugares diverso. Por isso fico um pouco com pé atras em adaptações. Mas vamos ver. Tenho que resolver isso lógo, pois não da mais pra ficar moendo coroa e pião... rs...
Valew pela força..
com certeza ainda vamos conversar...

Luciano

popous
20/09/2012, 12:15
Popous, esse seu orçamento de eixos está muito modesto... de troller moderno custa no mínimo 6 - 7 mil e não é fácil encontrar.

Se for pegar o de band existe relação importada 4,54; 4,88 e 5,23 quase a preço de nacional. Para seu pneu a original 4,11 é suficiente. A murari gabarita o eixo de band, basta enviar a carcaça dianteira, pois a traseira qualquer cabeça de bagre adapta. Eu comprei bloqueio selecionável micromaq a ar ao mesmo custo do kaiser. Ainda não instalei.

Faça serviço com quem está acostumado a fazer: Danilo, Roger Nunes, Murari, Marquinhos, economiza tempo e $, além da dor de cabeça.

Abs.


Fala Leo,

vix maria...kkkk ... não sabia que tinha diferença dos eixos do Troller. Putz.. achei que tinha achado uma joia rara. O par de eixos do Troller por R$5.000,00.. kkkk que ilusão a minha... tenho que pesquisar pra saber qual o ano que o troller começou com estes eixos.
será que com os eixos da Bandeirantes a bola não vai ficar muito baixa com este pneu?

Valew...
Luciano

Casa da transmissão4x4
20/09/2012, 12:20
fala Danilo,

eu li este tópico de eixos hibridos. realmente me interessou. Pra mim vi a solução, mas fui pesquisar um pouco mais e acho que não seria exatamente o que queria. Vi alguns eixos feitos assim fresados, pois soldados perdem a tempera e vira uma bomba relogio, porém nenhum durou tanto. Este é um processo meticuloso que se não executar nas dimensoes certas, com espaçamento correto ou folgas demais, certamente vem a quebrar. Animei quando vi o eixo que vcs fazem do eixo da f75, por ser forjado e não fresado. Realmente queria uma solução assim, mas como quero fazer expedições de 8 a 10 mil km com trilha no meio, fico encucado com adaptações que possam me dar problema em lugares diverso. Por isso fico um pouco com pé atras em adaptações. Mas vamos ver. Tenho que resolver isso lógo, pois não da mais pra ficar moendo coroa e pião... rs...
Valew pela força..
com certeza ainda vamos conversar...



Luciano

Mas solado realmente vira uma bomba, agora fresar não tem problema desde que a fresa fique bem encaixada na estria da engrenagem. Esse eixo com bola deslocada eu coloquei um destes o meu jipe e ficou muito bom, creio que no jpx deve ficar tambem porque ele tem a reduzida com as saidas para o lado direito.

Andrejur
20/09/2012, 12:29
Isso mesmo, Danilo. Se entendi direito, eixo Carraro com a bola do dana 44. Agora, particularmente, acho que as tubuleiras mais antigas do Dana 44 casam melhor com a bola do diferencial do Jota por causa do diâmetro menor.

Ab s.


Fala André !!

Você diz o eixo do JPX com bola do dana44 ?
abc..

Casa da transmissão4x4
20/09/2012, 13:04
Isso mesmo, Danilo. Se entendi direito, eixo Carraro com a bola do dana 44. Agora, particularmente, acho que as tubuleiras mais antigas do Dana 44 casam melhor com a bola do diferencial do Jota por causa do diâmetro menor.

Ab s.

Isso eu percebi, você quiz falar que a bola do canela fina encaixa melhor né ? Mas quando eu for montar vou verificar se tem jeito de colocar a bola do canela grossa e fazer algum espaçador ou bucha para colocar a bola do dana44.

popous
20/09/2012, 14:02
Os eixos de troller modernos vieram a partir de 2002. Em 2002 que eles começaram a vir com
eixo flutuante na traseira. Não procurei muito mas encontrei um par 2009 por R$7.500,00
Vou continuar procurando mais sobre o assunto.
Leo, não sei se não tinha explicado direito mas os preços eram de cada eixo sem adaptação.
O eixo da Bandeirantes eu sei que possui a medida de 4.11 mas ainda estou preocupado
com o tamanho da bola do diferencial. Alguém aqui já instalou e pode me dar uma noção sobre
como fica e se tiverem fotos seria bom..

valew.
Luciano Guedes

Casa da transmissão4x4
20/09/2012, 14:07
Os eixos de troller modernos vieram a partir de 2002. Em 2002 que eles começaram a vir com
eixo flutuante na traseira. Não procurei muito mas encontrei um par 2009 por R$7.500,00
Vou continuar procurando mais sobre o assunto.
Leo, não sei se não tinha explicado direito mas os preços eram de cada eixo sem adaptação.
O eixo da Bandeirantes eu sei que possui a medida de 4.11 mas ainda estou preocupado
com o tamanho da bola do diferencial. Alguém aqui já instalou e pode me dar uma noção sobre
como fica e se tiverem fotos seria bom..

valew.
Luciano Guedes

Os eixos do troller eu acho que fica muito largo para o jpx, mas eu não tenho certeza ainda.

Tocha
20/09/2012, 18:02
Danilo,
Estou aguardando seu gabarito ficar pronto para montar os eixos de F75 no JPX.
Porém seu novo projeto é interessante, montar a carcaça do diferencial do Dana 44 na tubaria do JPX.
Entendo que a vantagem seria utilizar eixos de JEEP para aproveitar a carcaça uma vez que a bitola é menor que a do JPX correto?
Duvidas:
Qual o diâmetro da tubaria do JPX em relação ao Dana 44?
Caso seja menor você vai fazer uma bucha?Como vai soldar?
Os semi eixos Carraro irão aguentar o Dana 44?
Os suportes de fixação do eixo Carraro não irão interferir com a carcaça do dana 44?

Pergunta final;
Qual a economia que você estaria fazendo em relação a cortar a tubaria do eixo Dana 44 de Rural/F75, mudar os suportes do Carraro para o Dana e retrabalhar os semi eixo? No caso do eixo de F75/Rural a bitola é maior, não daria para cortar o semi eixo e fresar?
Abraços
Tócha

Léo_Babiski
20/09/2012, 18:25
O joãoponeiz aqui do forum disse certa vez que a bola da band é da mesma altura da bola do dana 44.

O Roger Nunes (rnunes@iff.edu.br) tem um par de eixos band (rel 10x37) por 3 mil. Se você combinar já te entrega com os suportes instalados..

Casa da transmissão4x4
20/09/2012, 18:40
Fala tocha, blz ?

segue as respostas :

Qual o diâmetro da tubaria do JPX em relação ao Dana 44?

Do jpx e mais fino, porem a parede do tubo e bem mais grossa, tenho que medir certinho.

Caso seja menor você vai fazer uma bucha?Como vai soldar?

Isso vou analizar quando fizer a montagem, mas creio que vou ter que fazer a bucha e colocar no tubo usando prensa e colocar o tubo dentro da bola com a prensa tambem.

Os semi eixos Carraro irão aguentar o Dana 44?

O semi traseiro do jpx e bem parecido com o traseiro da toyota bandeirantes, então e resistencia garantida.

Os suportes de fixação do eixo Carraro não irão interferir com a carcaça do dana 44?

Acho que sua duvida e porque eu decidi fazer isso né ? E por causa dos custos, se lembra o valor que eu te passei dos eixos hibridos para o jpx ? então esse e um meio de economizar $$$ mantendo a parte boa do eixo do jpx . Os suportes da certo sim porque existe varios jpx com eixos dana44.

Pergunta final;
Qual a economia que você estaria fazendo em relação a cortar a tubaria do eixo Dana 44 de Rural/F75, mudar os suportes do Carraro para o Dana e retrabalhar os semi eixo? No caso do eixo de F75/Rural a bitola é maior, não daria para cortar o semi eixo e fresar?

Seria bem economico viu, creio que um serviço deste deve ficar abaixo dos 2.000,00(ainda nada certo), e tem cliente que gostam do carraro por conta do munhão ser resistente e dos rolamentos de roda. A grande vantagem de usar os dana44 e que existe diversas opções de peças, mas o munhão do carraro e bem forte, como tambem as pontas de eixo traseiras. Mas quando se fala em peças o carraro e dificil de arrumar né ?

Mas pelo que vejo vou fazer o gabarito que vai dar para usar o dana44 todo, ou só como esse que eu citei acima que troca somente a bola. O do engesa acabou de ficar pronto hoje, na proxima semana vamos começar no eixo do jpx.

popous
20/09/2012, 22:06
O joãoponeiz aqui do forum disse certa vez que a bola da band é da mesma altura da bola do dana 44.

O Roger Nunes (rnunes@iff.edu.br) tem um par de eixos band (rel 10x37) por 3 mil. Se você combinar já te entrega com os suportes instalados..

Leo,
valew pelo contato, vou falar com ele.
Mas você saberia me dize se são flutuantes?
Sabe onde encontrar umas fotos para dar uma analizada? hehehe

Valew..
Luciano

Tocha
21/09/2012, 11:58
Danilo,
quando conversamos, para instalar os eixos da F75, teríamos que cortara a tubaria dos dois lados e teríamos que fazer dois semi-eixos novos.
Será que da para cortar apenas uma lado da tubaria, bem como cortar fazer o estriado do semi eixo do lado maior?
O diferencial da F75 já deslocado não é?
Abraço
Tócha

Casa da transmissão4x4
21/09/2012, 21:09
Danilo,
quando conversamos, para instalar os eixos da F75, teríamos que cortara a tubaria dos dois lados e teríamos que fazer dois semi-eixos novos.
Será que da para cortar apenas uma lado da tubaria, bem como cortar fazer o estriado do semi eixo do lado maior?
O diferencial da F75 já deslocado não é?
Abraço
Tócha

Estranho, eu acho que tinha respondido este topico e foi retirado, ou será que eu estou doido ..? Tocha, foi isso mesmo, mas acho que conversamos que iriamos colocar as pontas de eixo da toyota não é ? Podemos fazer isso ainda sem problemas, vou fazer o gabarito para colocar os suportes tanto no eixo da f-75 como tambem um gabarito para colocar a bola dana44 no eixo do jpx......esta semana acabou o gabarito do eixo do engesa, na proxima semana vamos começar do jpx...