Ver Versão Completa : Suzuki Vitara vale a pena?
Henrique Abe
18/09/2012, 22:34
Ola galera desculpe as perguntas, mas como estou doido para começar a fazer trilhas leves com a famila, estou procurando carros 4x4 e me deparei com um Suzuki Vitara 98 2.0 automatico com uns cento e poucos km rodados, aparentemente não tem nada de errado, apenas a maçaneta do porta malas esta quebrado, a bateria iriam trocar por uma nova. O cara tá pedindo R$ 20.000.00 .
Minha pergunta é Vale a pena pegar um carro desse ano?
Não tenho muita grana para pegar um carro nessa faixa de preço.
Oque tenho que ficar de olho num suzuki desse ano.
qual melhor teste a fazer, oque verificar no carro?
Desculpe as perguntas mas tenho muito receio em pegar um carro muito velho pois é um carro de 14 anos.
Mas ouvi dizer que é um carro muito bom.
Qual o consumo dele?
Manutenção é cara?
Peças acha facil?
Grato aqueles que me ajudarem.
Henrique Abe
18/09/2012, 22:40
Ola galera desculpe as perguntas, mas como estou doido para começar a fazer trilhas leves com a famila, estou procurando carros 4x4 e me deparei com um Suzuki Vitara 98 2.0 automatico com uns cento e poucos km rodados, aparentemente não tem nada de errado, apenas a maçaneta do porta malas esta quebrado, a bateria iriam trocar por uma nova. O cara tá pedindo R$ 20.000.00 .
Minha pergunta é Vale a pena pegar um carro desse ano?
Não tenho muita grana para pegar um carro nessa faixa de preço.
Oque tenho que ficar de olho num suzuki desse ano.
qual melhor teste a fazer, oque verificar no carro?
Desculpe as perguntas mas tenho muito receio em pegar um carro muito velho pois é um carro de 14 anos.
Mas ouvi dizer que é um carro muito bom.
Qual o consumo dele?
Manutenção é cara?
Peças acha facil?
Grato aqueles que me ajudarem.
Ah...só mais uma coisa
O cara diz que quando vc vai esterçar o volante faz um barulho, não sabe o que é. vcs sabem me dizer oque pode ser?
cara, o 2.0 parece ser o v6, se for este modelo pula fora que é fria!
Augusto Braga
19/09/2012, 11:58
2.0 é em linha, motor igual do Tracker , tenho um deste .
Abrs
Abrs
Precisa saber se é o Vitara ou O Grand Vitara...
A maior parte da galera aqui acho que tem vitara 97 pra traz, ver o vitara redondo em trilhas também não é tão comum quanto o vitara quadrado (até 97), deve existir algum motivo... talvez o preço... não sei....
mas cara, 14 anos é semi-novo ainda, ta chamando nossos jipes de velhos é??? brincadeira hehehe
Henrique Abe
19/09/2012, 21:50
Porque é tão ruin assim?
Henrique Abe
19/09/2012, 21:51
Abrs
Então é bom?
Henrique Abe
19/09/2012, 21:52
Precisa saber se é o Vitara ou O Grand Vitara...
Amigo é o Vitara sim pois ele é quadrado, a cor dele é azul clarinho, automatico.
Henrique Abe
19/09/2012, 21:56
A maior parte da galera aqui acho que tem vitara 97 pra traz, ver o vitara redondo em trilhas também não é tão comum quanto o vitara quadrado (até 97), deve existir algum motivo... talvez o preço... não sei....
mas cara, 14 anos é semi-novo ainda, ta chamando nossos jipes de velhos é??? brincadeira hehehe
Cara esse Vitara é o quadrado tbm, qual modelo real desse carro?
Opa se é semi-novo tá bom então.
E de forma alguma to querendo chamar seus carros de velho.
Abraço.
Henrique Abe
19/09/2012, 22:03
Galera obrigado por me responderem,
Será que o ano é 97/98?
pois no vidro do carro tava 98, não vi o documento.
O fato dele ser 2.0 é ruim?
Por em quanto é só.
Obrigado galera.
Henrique Abe
19/09/2012, 23:42
Galera encontrei outro Vitara so que esse é o Sidekick de ano mais velho 95 4p acho que erra 1.6 gasolina, tenho duvida se era automatico ou manual.
Esse tá no valor de R$19.900 e estava com quilometragem baixa, não chegava a 150 km, para o ano eu acho que esta oótimo.
Quem tem esse modelo tbm, me ajudem...
Obrigado.
Henrique Abe
19/09/2012, 23:49
Galera encontrei outro Vitara so que esse é o Sidekick de ano mais velho 95 4p acho que erra 1.6 gasolina, tenho duvida se era automatico ou manual.
Esse tá no valor de R$19.900 e estava com quilometragem baixa, não chegava a 150 km, para o ano eu acho que esta oótimo.
Obrigado.
Galera é esse aqui do site Firmauto Multimarcas (http://loja.firmauto.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=562)
Opinem por favor.
Olha as fotos, o branco é o modelo antigo, vai até 97 ou 98, o prata é o modelo "novo". porem, acho que não existe vitara antigo (quadrado), com motor 2.0, se for, não deve ser original...os motores desses quadrados são 4 cilindros (8 e 16 valvulas) e os v6....
Os 4 portas costumam até a ser um pouco mais baratos por ter uma procura mais baixa, quem vai usar em trilha geralmente procura o modelo duas portas... o v6 não sei muito bem, sei que as peças são diferentes (por exemplo, o kit para levantar o v6 é diferente do kit do 4 cilindros) etc... e 16 valvulas acho que é meio complicado a manutenção... se pegar um desses quadrados, o que o pessoal vai mais te recomendar é o 1.6 4 cilindros, 8 valvulas
371346371347
mas.marco
20/09/2012, 10:57
TFelipe.....
Existe sim, os Vitaras 'quadrados' 2.0. São os v6 quadrados, 4 portas. Geralmente 97/98. ORIGINAL.
A partir de 98 é que surgiram os modelos redondos.
Amigo Henrique: O lance dos v6 é a necessidade de extremo cuidado com as manutenções preventivas. Se não tem relação de histórico, FUJA.
Tem sinais de que o carro era de trilha: FUJA - mas há exceções: Salvo quando conhece o dono, as modificações que foram feitas, possui histórico do carro, etc, etc.
Boa sorte da busca.
mauricio_silva
20/09/2012, 17:40
Bom, vamos lá...
O motor V6 2.0 dos Vitaras, Sidekicks e Grand Vitaras até 1997 não é muito fácil de se encontrar peças e tem manutenção cara. Melhor o 1.6. A partir de 1998, o Grand Vitara muda de cara (rimou!!!) no mercado brasileiro, ficando com a frente "modelo GM Tracker". E com motores 1.6, 2.0 gasolina, 2.0 diesel e V6 2,5. Até 1997, o motor 1.6 8V é a melhor opção, se o objetivo for ter um carro com motor de fácil manutenção. O V6 2.0 é mais potente, faz o carro andar mais (e consome mais também...) mas, como já dito, tem manutenção mais cara e com peças difíceis de serem achadas.
Quanto ao preço, verifique o estado geral do carro. Se precisar, leve (pagando, se necessário) um mecânico junto para avaliar o conjunto do carro. Não fique "empolgado" demais com nenhum veículo. Faça uma análise racional, levando em consideração o quanto você está disposto a gastar na compra, quais usos você pretende dar ao carro e quanto pode ser gasto com a manutenção.
Se for encontrado um veículo que satisfaça as suas condições (preço inclusive), feche negócio não sem antes verificar como está a ficha do carro no DETRAN. Cabeça fria e bons negócios.
[]s.
Obrigado.
Henrique Abe
20/09/2012, 23:16
Olha as fotos, o branco é o modelo antigo, vai até 97 ou 98, o prata é o modelo "novo". porem, acho que não existe vitara antigo (quadrado), com motor 2.0, se for, não deve ser original...os motores desses quadrados são 4 cilindros (8 e 16 valvulas) e os v6....
Os 4 portas costumam até a ser um pouco mais baratos por ter uma procura mais baixa, quem vai usar em trilha geralmente procura o modelo duas portas... o v6 não sei muito bem, sei que as peças são diferentes (por exemplo, o kit para levantar o v6 é diferente do kit do 4 cilindros) etc... e 16 valvulas acho que é meio complicado a manutenção... se pegar um desses quadrados, o que o pessoal vai mais te recomendar é o 1.6 4 cilindros, 8 valvulas
371346371347
Obrigado TFelipe, pois é estou a procura do Vitara ou Sidekick por ser maior mesmo, para familia.
Desculpem a todos por não me explicar direito.
Então qual seria o modelo ideal, 1.6 4 cilindros 8 valvulas?
O Sideckik que vi é automático do ano 95.
Esse ano é bom?
Obrigado pelas Dicas.
Henrique Abe
20/09/2012, 23:31
TFelipe.....
Existe sim, os Vitaras 'quadrados' 2.0. São os v6 quadrados, 4 portas. Geralmente 97/98. ORIGINAL.
A partir de 98 é que surgiram os modelos redondos.
Amigo Henrique: O lance dos v6 é a necessidade de extremo cuidado com as manutenções preventivas. Se não tem relação de histórico, FUJA.
Tem sinais de que o carro era de trilha: FUJA - mas há exceções: Salvo quando conhece o dono, as modificações que foram feitas, possui histórico do carro, etc, etc.
Boa sorte da busca.
Obrigado Marco.
Então o outro suzuki que vi é o Vitara 98 quadrado, 2.0. Será que esse modelo é Bom?
O cara não tem o manual e nem chave reserva.
Em questão de sinais de trilha pelo que olhei o carro não tem nada, esta tudo original.
O Suzuki 1.6 e 2.0 tem muita diferença no consumo?
Os dois automaticos, O 1.6 é o Sideckik 95 Gasolina, e o 2.0 é o Vitara 98.
Vou continuar olhando mais, mas que que andei lendo seria a melhor opção o Sideckik 95!
Obrigado
mauricio_silva
20/09/2012, 23:31
Olá Henrique.
Se me permitir um "pitaco" na sua escolha, sugiro o Grand Vitara 4 portas 2.0 ou V6 2.5 a partir de 98, além do diesel 2.0. É um carro mais confortável que o Vitara/Sidekick, tem mais opções de motorização (tem também 1.6 16V, mas ai fica "fraquinho, fraquinho..."). E é mais novo/moderno. Os preços estão convidativos também. Não descarte esta opção.
[]s.
Obrigado TFelipe, pois é estou a procura do Vitara ou Sidekick por ser maior mesmo, para familia.
Desculpem a todos por não me explicar direito.
Então qual seria o modelo ideal, 1.6 4 cilindros 8 valvulas?
O Sideckik que vi é automático do ano 95.
Esse ano é bom?
Obrigado pelas Dicas.
Henrique Abe
20/09/2012, 23:52
Então Mauricio muito obrigado pelas dicas e opniões.
Agora o que seria melhor o 2.0 98 Vitara *quadrado*, ou o Sideckik 95 1.6. Não sei dizer se o 1.6´quantas valvulas são.
Queria um com manutenção barata, mas é verdade que é um carro dificil de quebrar?
Em quastão ao cambio automatico vale apena? os dois que estou em vista são.
Obs. Ainda não andei em nenhum dos dois., estou vendo um dia que eu esteja com tempo para ver se consigo dar uma volta nos carros.
Em questão do consumo, o 2.0 bebe muito mais que o 1.6, faz quanto Km/L em media dos dois.
Vou ficar de olho se acho uns modelos mais novos.
Obrigado de novo valew ae.
mauricio_silva
21/09/2012, 00:32
Olá Henrique.
"Agora o que seria melhor o 2.0 98 Vitara *quadrado*, ou o Sideckik 95 1.6. Não sei dizer se o 1.6´quantas valvulas são."
Difícil dizer sem saber o estado geral dos dois. O motor 2.0 do Vitara deve ser o V6. Este motor é meio "enjoado". Se não for "bem tratado" (água e óleo em dia), dá (muita) manutenção. Mas, de uma forma geral, todos os motores da Suzuki não gostam (não aguentam...) de "desaforos". O óleo tem de estar no nível certo, não pode deixar faltar água de arrefecimento. Se não, eles "abrem o bico" mesmo. Com direito a cabeçote empenado. Antes de comprar, deixe um (bom) mecânico dar uma examinada.
"Queria um com manutenção barata, mas é verdade que é um carro dificil de quebrar?"
De uma forma geral, o conjunto mecânico dos carros da Suzuki é bastante robusto. Se não for (muito) "abusado", não dá dor de cabeça. A qualidade do material de acabamento é das melhores.
"Em quastão ao cambio automatico vale apena? os dois que estou em vista são."
Vale a pena sim. O câmbio automático preserva melhor os componentes da transmissão. No entanto, é preciso cuidado ao escolher o carro com transmissão automática. Se um "cabeça de bagre", que não sabe usar o câmbio automático tiver sido proprietário do carro, o conjunto pode apresentar desgaste excessivo. Mas dá para perceber isso, pois o carro estará visivelmente "judiado". Além do mais, câmbio automático não perdoa: ele quebra de uma vez. Se o carro tem mais de 10 anos e está andando, é porque o câmbio automático não foi mal utilizado.
"Em questão do consumo, o 2.0 bebe muito mais que o 1.6, faz quanto Km/L em media dos dois."
Isso vai depender do "peso" do pé do motorista. Mas não se iluda: ambos têm consumo elevado para os padrões atuais. Médias de 7km/l de gasolina são normais (e até econômicas...).
"Vou ficar de olho se acho uns modelos mais novos."
Boa!!!:concordo: Os Grand Vitara estão com preços convidativos. Vale a pena incluir o modelo na pesquisa.
[]s.
Então Mauricio muito obrigado pelas dicas e opniões.
Agora o que seria melhor o 2.0 98 Vitara *quadrado*, ou o Sideckik 95 1.6. Não sei dizer se o 1.6´quantas valvulas são.
Queria um com manutenção barata, mas é verdade que é um carro dificil de quebrar?
Em quastão ao cambio automatico vale apena? os dois que estou em vista são.
Obs. Ainda não andei em nenhum dos dois., estou vendo um dia que eu esteja com tempo para ver se consigo dar uma volta nos carros.
Em questão do consumo, o 2.0 bebe muito mais que o 1.6, faz quanto Km/L em media dos dois.
Vou ficar de olho se acho uns modelos mais novos.
Obrigado de novo valew ae.
Bem, pagando próximo dos R$20.000,00 dá pra comprar um Grand Vitara 2.0 4 portas (considerando a necessidade de espaço). Não descartaria a motorização 1.6 também.
Não estou dizendo que não seria uma boa opção a compra de um Vitara, mas por esse preço eu pensaria na geração seguinte.
Se não me engano o câmbio automático do Vitara é de três marchas, estou certo? O câmbio automático do GV é de 4 marchas. Penso que isso faça alguma diferença.
Sorte na compra, Henrique.
O Carro é forte, os conectores elétricos em sua maioria são selados para não pegar água, a parte mecânica também é super forte, o pessoal que usa vitara em trilha coloca pneu quase 10cm mais largo, e com um diâmetro 20cm maior que o original, colocam no barro e é só alegria, é muito difícil "quebrar", só tem que cuidar o calcanhar de aquiles do vitara, a homocinética, se você usar um pneu muito agressivo e tirar as rodas dianteiras do chão e cair tracionando elas levam um "trancasso" e quebram, o carro vai continuar funcionando para uso diario, pois a tração é traseira, mas o 4x4 até trocar a homocinética, esquece.
Cambio automático não é só maravilha como parece, na hora da manutenção o cambio automático vai ser mais caro para arrumar, e ele também só tem 3 marchas
Quanto a média, é como o colega disse, na casa dos 7. tenho um conhecido que tem um vitara 92 ou 93 (carburado se não me engano) e faz 6.0~6.5km/l já o meu 97 faz geralmente 7~7.5km/l
mauricio_silva
21/09/2012, 10:26
Olá.
Um Grand Vitara 1.6 16V quatro portas é "fraquin...". E não é econômico, pois para que o "bicho ande", precisa "sentar o pé" no acelerador. Eu tenho um 2 portas, 1.6 16V. Na estrada, ele anda como um Mille da Fiat. Na trilha, a reduzida e o câmbio automático fazem o carro andar muito bem (mas sem exageros...), desde que o obastáculo não seja "radical". Nas estradas de terra, o GV encontra seu "habitat natural", andando bem e com conforto (se comparado a outros 4x4).
O câmbio do Vitara é de três marchas, como o do GV. A diferença é que o GV tem câmbio com over driver, que só é acionado em trechos de maior velocidade. Na maioria dos usos, ficam as três marchas mesmo. Faz diferença no uso in road, mas pouco (ou nada) no off road.
[]s.
Bem, pagando próximo dos R$20.000,00 dá pra comprar um Grand Vitara 2.0 4 portas (considerando a necessidade de espaço). Não descartaria a motorização 1.6 também.
Não estou dizendo que não seria uma boa opção a compra de um Vitara, mas por esse preço eu pensaria na geração seguinte.
Se não me engano o câmbio automático do Vitara é de três marchas, estou certo? O câmbio automático do GV é de 4 marchas. Penso que isso faça alguma diferença.
mauricio_silva
21/09/2012, 10:41
Olá!
"Cambio automático não é só maravilha como parece, na hora da manutenção o cambio automático vai ser mais caro para arrumar, e ele também só tem 3 marchas"
Mais ou menos:pensativo:... O câmbio automático dá pouco manutenção e preserva o sistema de transmissão, pois as trocas são feitas "na hora certa", sem depender da habilidade do condutor. E o câmbio automático da Suzuki é bom, permitindo varições de desempenho do carro dependendo da situação que se encontra. Na trilha, faz diferença, pois se pode prestar atenção na condução sem se preocupar com as trocas de marcha. Mas... (e sempre tem algum "mas")
Como você escreveu, se precisar de manutenção, o câmbio automático sai (bem) mais caro. E o óleo do câmbio é diferente, precisando oficina especializada para a sua troca. A troca deve ser feita (como a de todos os fluído do carro) depois de uma trilha onde houve travessia de riachos (se a água diver ter chegado ao motor; até a soleira da porta, não tem problema). Também o uso incorreto do câmbio pode apressar uma manutenção (mais difícil, mas não impossível).
Sou fã do câmbio automático. Se bem utilizado e com os devidos cuidados, é só alegria :euforico:!
[]s.
O Carro é forte, os conectores elétricos em sua maioria são selados para não pegar água, a parte mecânica também é super forte, o pessoal que usa vitara em trilha coloca pneu quase 10cm mais largo, e com um diâmetro 20cm maior que o original, colocam no barro e é só alegria, é muito difícil "quebrar", só tem que cuidar o calcanhar de aquiles do vitara, a homocinética, se você usar um pneu muito agressivo e tirar as rodas dianteiras do chão e cair tracionando elas levam um "trancasso" e quebram, o carro vai continuar funcionando para uso diario, pois a tração é traseira, mas o 4x4 até trocar a homocinética, esquece.
Cambio automático não é só maravilha como parece, na hora da manutenção o cambio automático vai ser mais caro para arrumar, e ele também só tem 3 marchas
Quanto a média, é como o colega disse, na casa dos 7. tenho um conhecido que tem um vitara 92 ou 93 (carburado se não me engano) e faz 6.0~6.5km/l já o meu 97 faz geralmente 7~7.5km/l
Henrique Abe
21/09/2012, 22:56
Olá Henrique.
"Agora o que seria melhor o 2.0 98 Vitara *quadrado*, ou o Sideckik 95 1.6. Não sei dizer se o 1.6´quantas valvulas são."
Difícil dizer sem saber o estado geral dos dois. O motor 2.0 do Vitara deve ser o V6. Este motor é meio "enjoado". Se não for "bem tratado" (água e óleo em dia), dá (muita) manutenção. Mas, de uma forma geral, todos os motores da Suzuki não gostam (não aguentam...) de "desaforos". O óleo tem de estar no nível certo, não pode deixar faltar água de arrefecimento. Se não, eles "abrem o bico" mesmo. Com direito a cabeçote empenado. Antes de comprar, deixe um (bom) mecânico dar uma examinada.
"Queria um com manutenção barata, mas é verdade que é um carro dificil de quebrar?"
De uma forma geral, o conjunto mecânico dos carros da Suzuki é bastante robusto. Se não for (muito) "abusado", não dá dor de cabeça. A qualidade do material de acabamento é das melhores.
"Em quastão ao cambio automatico vale apena? os dois que estou em vista são."
Vale a pena sim. O câmbio automático preserva melhor os componentes da transmissão. No entanto, é preciso cuidado ao escolher o carro com transmissão automática. Se um "cabeça de bagre", que não sabe usar o câmbio automático tiver sido proprietário do carro, o conjunto pode apresentar desgaste excessivo. Mas dá para perceber isso, pois o carro estará visivelmente "judiado". Além do mais, câmbio automático não perdoa: ele quebra de uma vez. Se o carro tem mais de 10 anos e está andando, é porque o câmbio automático não foi mal utilizado.
"Em questão do consumo, o 2.0 bebe muito mais que o 1.6, faz quanto Km/L em media dos dois."
Isso vai depender do "peso" do pé do motorista. Mas não se iluda: ambos têm consumo elevado para os padrões atuais. Médias de 7km/l de gasolina são normais (e até econômicas...).
"Vou ficar de olho se acho uns modelos mais novos."
Boa!!!:concordo: Os Grand Vitara estão com preços convidativos. Vale a pena incluir o modelo na pesquisa.
[]s.
Obrigado Mauricio, esta tirando muitas duvidas minhas, pois não entendo muito de mecanica em geral.
Henrique Abe
21/09/2012, 22:59
Obrigado cara, pois é se eu achar um Grand Vitara vou considerar as dicas. Valew.
Henrique Abe
21/09/2012, 23:09
Obrigado pelas dicas TFelipe, quando comprar meu Suzuki, lembrarei das dicas.
No caso do cambio automatico nunca tive, mas estou doido pra ter um.
E gasta muito mesmo, sei que automático gasta mais mesmo, mas é tanto assim?
Valew
Henrique Abe
21/09/2012, 23:22
Mauricio.
Bem o Vitara 2.0 98, esta sem a maçaneta da porta de tras, o Cara diz quando vira o volante faz um barulho na parte da roda e o banco do motorista esta com uma mola pra fora do banco *banco com um pequeno furo*.
Agora o Vitara Sideckik 1.6 95, aparente não vi nada a fazer de reparo, apenas percebo que o bico do escapamento esta um pouco enferrujado mas bem pouco. Não vi a parte do motor ainda, pretendo ir dar uma olhada melhor amanha.
Por enquanto vou vendo os que tem por aqui.
Obrigado de novo.
mauricio_silva
22/09/2012, 13:21
Olá Henrique.
Parece que o Vitara 98 está mais "judiado" mesmo. Com a aquantidade de álcool na nossa gasolina (fora os "batismos"), é difícil encontrar um cano de escape que não tenha (pelo menos um pouco de) ferrugem. Isso é normal. Acredito que o Sideckik que você viu já tenha injeção eletrônica de combustível. Mas não espere muito desempenho do motor 1.6 8V.
O consumo entre os modelos automático e manual é praticamente o mesmo. No dia a dia, os modelos automáticos podem ser até mais econômicos que os com câmbio manual:shock:!
Foi-se o tempo das antigas transmissões "hidramáticas" que o conversor de torque consumia combustível como se fosse um outro motor.
Ande com os carros. Leve-os a um mecânico de confiança:angel: e peça uma avaliação do estado geral do veículo. Se você gostou de algum e ele não estiver em mal estado, feche negócio. Não sem antes verificar a situação do carro no DETRAN. Se não pode ser uma dor de cabeça...:putz::parede:
[]s.
Mauricio.
Bem o Vitara 2.0 98, esta sem a maçaneta da porta de tras, o Cara diz quando vira o volante faz um barulho na parte da roda e o banco do motorista esta com uma mola pra fora do banco *banco com um pequeno furo*.
Agora o Vitara Sideckik 1.6 95, aparente não vi nada a fazer de reparo, apenas percebo que o bico do escapamento esta um pouco enferrujado mas bem pouco. Não vi a parte do motor ainda, pretendo ir dar uma olhada melhor amanha.
Por enquanto vou vendo os que tem por aqui.
Obrigado de novo.
Henrique Abe
23/09/2012, 01:51
Olá Henrique.
Parece que o Vitara 98 está mais "judiado" mesmo. Com a aquantidade de álcool na nossa gasolina (fora os "batismos"), é difícil encontrar um cano de escape que não tenha (pelo menos um pouco de) ferrugem. Isso é normal. Acredito que o Sideckik que você viu já tenha injeção eletrônica de combustível. Mas não espere muito desempenho do motor 1.6 8V.
O consumo entre os modelos automático e manual é praticamente o mesmo. No dia a dia, os modelos automáticos podem ser até mais econômicos que os com câmbio manual:shock:!
Foi-se o tempo das antigas transmissões "hidramáticas" que o conversor de torque consumia combustível como se fosse um outro motor.
Ande com os carros. Leve-os a um mecânico de confiança:angel: e peça uma avaliação do estado geral do veículo. Se você gostou de algum e ele não estiver em mal estado, feche negócio. Não sem antes verificar a situação do carro no DETRAN. Se não pode ser uma dor de cabeça...:putz::parede:
[]s.
Obrigado novamente Mauricio.
Esse final de semana não consegui ir ver o carro, mas vou ver se consigo durante a semana.
Valew as dicas novamente.
AdrianoCris
25/09/2012, 15:43
Olá, pessoal.
Cheguei aqui porque também estou procurando um Vitara para comprar. As dúvidas do amigo Henrique e as respostas de todos os outros que colaboraram com o tópico estão sendo extremamente úteis para eu entender melhor as qualidades e diferenças entre o Vitara e o GV e, depois, decidir com menos risco a compra certa.
Obrigado pela ajuda de vocês. :palmas:
[]'s
mas.marco
25/09/2012, 16:46
Só lembrando que, no caso do SIDEKICK 95 2 portas, é o modelo IMPORTADO (canadense).
Tem que tomar MUITO cuidado.... pois sua eletrônica (motor) NÃO fora adaptada para nossos combustíveis de 'excelência' misturas.
Henrique Abe
25/09/2012, 20:42
Valew pelas dicas. O Sideckik que estou vendo é de 5 portas, será que esse é importado?
Ainda não dei uma volta nele, esta muito corrido essa semana.
E outra tbm tenho que vender meu carro primeiro para comprar o carro que desejo....4x4...
Obrigado a todos pelas dicas.
Quem souber mais coisas sera bem vindo.
mauricio_silva
30/09/2012, 10:00
Olá.
Eu tive por quatro anos um "Samurai Canadense", com direito afarois sealed beam, e nunca tive maiores problemas. Só o vendi porque foi feita uma "manuteção" irresponsável. O mecânico simplesmente não colocou o óleo do cárter depois de feita a troca. E olha que o motor aguentou uns bons quilômetros antes de "abrir o bico".
Vale a dica: confie sempre no mecânico, mas verifique o nível do óleo do cárter antes de sair da oficina...
[]s.
Valew pelas dicas. O Sideckik que estou vendo é de 5 portas, será que esse é importado?
E outra tbm tenho que vender meu carro primeiro para comprar o carro que desejo....4x4...
Tche,
Tive um Sidekick 5P 1.6 16V importado(todos sidekicks são importados), por uns 4 anos... como automóvel está bom, como jipe para passeios off-road com a família está ótimo, para trilhas leves está bom, para trilhas pesadas não serve!
A mecânica do motor é um pouco diferente dos Vitaras 5P 1.6 16V, mas nada que me assustou quanto as manutenções, no meu grupo de jipeiros havia outros 2 sides 5P e um 3P e um vitara 1.6 16V e vários vitaras 3P, pois bem se fizer um resumo os sides 5P deram menos manutenção que vitara 5P, quanto ao custo das peças não vai variar muito. Os vitaras 3P sempre abaixo do pau, manutenção sempre constante e o side 3P poucos oportunidades de ver em ação (mas quando anda, anda melhor que o 8V), então não dá pra comparar.
Os motores suzuki 1.6 16V são mais econômicos que os 8V, e apesar do jipe ser maior pelas 4P, anda igual ou melhor que os 3P, mas isso depende muito da pecinha atrás do volante.
Os motores V6 eu não sei nada, não opino!
Então, fui muito feliz com meu side e o utilizava como meu carro do dia-a-dia e para trilhas leves, passeios off-road e etc, por motivos econômicos tive que vender a uns 2 anos, caso contrário estaria com ele até hoje.
Onde você pesquisar sempre irá ter essa confusão de qual viatura é melhor, geralmente cada um trás a brasa pro seu assado, então minha sugestão é fazer muita pesquisa para ver se as informações combinam, e principalmente uso o seu bom senso!
De qualquer maneira, se sua intenção é fazer passeios leves com a família, qualquer um serve, se tiver mais espeço pra bagagem será melhor, apenas utilize teus princípios de quando você sempre comprou outro carro.
Abraços e boa sorte.
Marcello
mauricio_silva
03/10/2012, 20:26
Olá.
"Tive um Sidekick 5P 1.6 16V importado(todos sidekicks são importados), por uns 4 anos... como automóvel está bom, como jipe para passeios off-road com a família está ótimo, para trilhas leves está bom, para trilhas pesadas não serve!"
Praticamente todos os 4x4 com 4 portas têm um desempenho pior que os do modelo 2 portas em trilhas mais pesadas. E, verdade seja dita, a família Suzuki 4x4 (Samurai/Jimny incluso) não foi feita para enfrentar trilhas pesadas sem algum tipo de preparação. Logicamente, há modelos mais adaptáveis, como o Samurai/Jimny, mas todos precisam de alguma modificação antes de encarar uma trilha pesada. Se alguém resolver encarar uma trilha pesada com um carro que acabou de sair da concessionária, pode ter certeza de uma coisa: vai ficar pelo caminho.
[]s.
Tche,
Tive um Sidekick 5P 1.6 16V importado(todos sidekicks são importados), por uns 4 anos... como automóvel está bom, como jipe para passeios off-road com a família está ótimo, para trilhas leves está bom, para trilhas pesadas não serve!
A mecânica do motor é um pouco diferente dos Vitaras 5P 1.6 16V, mas nada que me assustou quanto as manutenções, no meu grupo de jipeiros havia outros 2 sides 5P e um 3P e um vitara 1.6 16V e vários vitaras 3P, pois bem se fizer um resumo os sides 5P deram menos manutenção que vitara 5P, quanto ao custo das peças não vai variar muito. Os vitaras 3P sempre abaixo do pau, manutenção sempre constante e o side 3P poucos oportunidades de ver em ação (mas quando anda, anda melhor que o 8V), então não dá pra comparar.
Os motores suzuki 1.6 16V são mais econômicos que os 8V, e apesar do jipe ser maior pelas 4P, anda igual ou melhor que os 3P, mas isso depende muito da pecinha atrás do volante.
Os motores V6 eu não sei nada, não opino!
Então, fui muito feliz com meu side e o utilizava como meu carro do dia-a-dia e para trilhas leves, passeios off-road e etc, por motivos econômicos tive que vender a uns 2 anos, caso contrário estaria com ele até hoje.
Onde você pesquisar sempre irá ter essa confusão de qual viatura é melhor, geralmente cada um trás a brasa pro seu assado, então minha sugestão é fazer muita pesquisa para ver se as informações combinam, e principalmente uso o seu bom senso!
De qualquer maneira, se sua intenção é fazer passeios leves com a família, qualquer um serve, se tiver mais espeço pra bagagem será melhor, apenas utilize teus princípios de quando você sempre comprou outro carro.
Abraços e boa sorte.
Marcello
Henrique Abe
05/10/2012, 00:02
Bymarc valeu pela dica cara, estou aguardando um pouco, pois por esses tempos ainda estou sem grana e ainda não vendi o meu carro.
Obs. mas sempre ando de olho no forum lendo um pouco e pesquisando bastante.
Obrigado
Henrique Abe
23/10/2012, 00:45
Galera é gostaria de saber se o carro é bom mesmo, pois estou querendo comprar, mas apareceu um fiesta 2003 completo.Ta ai minha duvida, os custos e manutenções. O Fiesta o cara quer R$15,900 e o Suzuki 17,900, Fiesta 2003, Suzuki 95.O Suzuki é um carro que quebra facil? mais facil que o Fiesta?Gostaria de opniões?Ha... e outra eu queria um carro maior mesmo pois tenho um celta e minha mulher esta gravida.....quero um carro maior e mais alto...Obrigado desde já.
mas.marco
23/10/2012, 19:14
Amigo, vá pela razão.
Seja qual for. Deixa o emocional de lado, ok? Pense no conforto de sua esposa (grávida) e no seu filho que chegará.
AOS TAXATIVOS de plantão: Não falei nem de um, nem de outro veículo.
Abraços e sucesso na escolha.
aleilario
23/10/2012, 19:56
Cara, li todas as postagens e concordo com todas.
Mas acho que vc tem que primeiro decidir o que vc realmente quer, pois não tem como comparar um fiesta com um suzuki, seja vitara, grand vitara, sidekick e etc...são propostas completamente diferentes !!!!
Henrique Abe
23/10/2012, 20:06
Valeu galera pois é....sempre tive um sonho de ter um 4x4...e tal...cheguei a ver pajero, galoper....., mas acho que o suzuki se encaixou mais no meu perfil....pois eu acho, *eu acho*, que entre a Pajero gls 7 lugares, Galoper, e até o fiestinha...ja ouvi dizer que bebe tbm igual ao 1.6, a suzuki seria a mais economica? isso pode estar certo? o Motor esta com 83 mil km rodados, será que é verdade? teria algum problema cronico que eu sairia no prejuizo?
Caras tenho muitas duvidas....
Vou ver que eu faço.....vou tentar pensar com a razão...e não com a emoção...que é forte...kkkkk
Valeu galera...abraço
Henrique Abe
23/10/2012, 20:15
Amigo, vá pela razão.
Seja qual for. Deixa o emocional de lado, ok? Pense no conforto de sua esposa (grávida) e no seu filho que chegará.
AOS TAXATIVOS de plantão: Não falei nem de um, nem de outro veículo.
Abraços e sucesso na escolha.
O suzuki seria muito mais conforto to certo?
e outra nem gosto de fiesta....
obrigado.
Henrique Abe
23/10/2012, 20:18
Cara, li todas as postagens e concordo com todas.
Mas acho que vc tem que primeiro decidir o que vc realmente quer, pois não tem como comparar um fiesta com um suzuki, seja vitara, grand vitara, sidekick e etc...são propostas completamente diferentes !!!!
Pois é ai que é dificil....escolher....pelo medo de ter mais gastos com o Suzuki, pois ele é 95....
Mas...sempre quiz ter um 4x4. e o Suzuki é bem melhor eu acho em todos os sentidos....kkk
Obrigado.
mauricio_silva
24/10/2012, 10:37
Caro Henrinque.
Você chegou num ponto em que as opções foram ponderadas, os prós e contras de cada véículo foram analizados e opiniões de terceiros foram dadas. Infelizmente para a maioria de nós mortais, não é possível ($) ter uma coleção de carros, atendendo a todas as nossas necessidades e desejos (ah, mas como seria bom...). Desta forma, não há (nem nunca haverá) um carro "perfeito" para todas as nossas necessidades, gostos e desejos. Pensar racionalmente ajuda, mas não garante a satisfação daquelas "vontadezinhas" que somente a pura emoção explica. Não tem jeito: não há um carro absolutamente perfeito e que atenda a todos os nossos gostos a qualquer hora.
Então, comprar um carro é sempre um risco. Sempre haverá algum senão, uma coisinha (ou "coisona") a ser melhorada. Cito minha própria experiência. Comprei um carro levando em consideração argumentos racionais. Fiquei insatisfeito. Comprei um carro levando em cosideração argumentos puramente emocionais. No começo foi ótimo, mas acabei insatisfeito também. Acho que faz parte da natureza humana ser sempre "um pouquinho insatisfeito" com tudo que se tem. Por isso as trocas, as mudanças e também a evolução. Se você tem o desejo de comprar um 4x4 (e tem condições financeiras para tal), compre. Mesmo que seja para dizer que fez a maior "cagada" da vida. No mínimo você ganhará experiência e saberá mais de si mesmo (família inclusa). Não pense em fazer "o negócio perfeito", até porque isso é impossível. Tente fazer o que lhe é "realizável". E se pintar arrependimento depois, lembre-se que "herrar é umano". Até mesmo os grandes erros geram boas histórias.
Por mais que você ouça opiniões alheias, a decisão final é sempre e somente sua.
Boa sorte e seja condescendente com qualquer carro escolhido, pois se todos tem defeitos, também tem virtudes.
[]s.
Valeu galera pois é....sempre tive um sonho de ter um 4x4...e tal...cheguei a ver pajero, galoper....., mas acho que o suzuki se encaixou mais no meu perfil....pois eu acho, *eu acho*, que entre a Pajero gls 7 lugares, Galoper, e até o fiestinha...ja ouvi dizer que bebe tbm igual ao 1.6, a suzuki seria a mais economica? isso pode estar certo? o Motor esta com 83 mil km rodados, será que é verdade? teria algum problema cronico que eu sairia no prejuizo?
Caras tenho muitas duvidas....
Vou ver que eu faço.....vou tentar pensar com a razão...e não com a emoção...que é forte...kkkkk
Valeu galera...abraço
Henrique Abe
24/10/2012, 23:28
Caro Henrinque.
Você chegou num ponto em que as opções foram ponderadas, os prós e contras de cada véículo foram analizados e opiniões de terceiros foram dadas. Infelizmente para a maioria de nós mortais, não é possível ($) ter uma coleção de carros, atendendo a todas as nossas necessidades e desejos (ah, mas como seria bom...). Desta forma, não há (nem nunca haverá) um carro "perfeito" para todas as nossas necessidades, gostos e desejos. Pensar racionalmente ajuda, mas não garante a satisfação daquelas "vontadezinhas" que somente a pura emoção explica. Não tem jeito: não há um carro absolutamente perfeito e que atenda a todos os nossos gostos a qualquer hora.
Então, comprar um carro é sempre um risco. Sempre haverá algum senão, uma coisinha (ou "coisona") a ser melhorada. Cito minha própria experiência. Comprei um carro levando em consideração argumentos racionais. Fiquei insatisfeito. Comprei um carro levando em cosideração argumentos puramente emocionais. No começo foi ótimo, mas acabei insatisfeito também. Acho que faz parte da natureza humana ser sempre "um pouquinho insatisfeito" com tudo que se tem. Por isso as trocas, as mudanças e também a evolução. Se você tem o desejo de comprar um 4x4 (e tem condições financeiras para tal), compre. Mesmo que seja para dizer que fez a maior "cagada" da vida. No mínimo você ganhará experiência e saberá mais de si mesmo (família inclusa). Não pense em fazer "o negócio perfeito", até porque isso é impossível. Tente fazer o que lhe é "realizável". E se pintar arrependimento depois, lembre-se que "herrar é umano". Até mesmo os grandes erros geram boas histórias.
Por mais que você ouça opiniões alheias, a decisão final é sempre e somente sua.
Boa sorte e seja condescendente com qualquer carro escolhido, pois se todos tem defeitos, também tem virtudes.
[]s.
Cara muito obrigado pela opnião....ajuda a esclarecer muita coisa, e passa a experiencia dos mais experientes....kkk
Valew muito obrigado...
Ps. aceitando mais opniões....
Henrique Abe
26/10/2012, 00:09
Galera hoje consegui dar uma volta no Suzuki, achei o carro muito gostoso de dirigir, porem não sei andar de cambio AT, mas consegui dar uma voltinha no quarteirão, não sei se é normal no carro, mas percebi que dava umas falhadinhas, não sei se era o combustivel, e quando cheguei na frente da loja ele morreu sozinho engatado no D.
Pode ser apenas alguns ajustes, limpeza, bem não sei nada de mecanica, ou pode ser algum problema cronico?
Obrigado desde já.
mauricio_silva
26/10/2012, 08:55
Hummmmm...:pensativo:
Difícil dizer a gravidade do problema. Mas não é normal o carro falhar. Pode até dar uns pequenos trancos (troca de marchas). Falhar, não. Pode ser muita coisa, desde a bomba de gasolina até um problema mais sério no motor. Melhor levar num mecânico de sua confiança antes de fechar qualquer negócio.
[]s.
Galera hoje consegui dar uma volta no Suzuki, achei o carro muito gostoso de dirigir, porem não sei andar de cambio AT, mas consegui dar uma voltinha no quarteirão, não sei se é normal no carro, mas percebi que dava umas falhadinhas, não sei se era o combustivel, e quando cheguei na frente da loja ele morreu sozinho engatado no D.
Pode ser apenas alguns ajustes, limpeza, bem não sei nada de mecanica, ou pode ser algum problema cronico?
Obrigado desde já.
Henrique Abe
27/10/2012, 00:06
Hummmmm...:pensativo:
Difícil dizer a gravidade do problema. Mas não é normal o carro falhar. Pode até dar uns pequenos trancos (troca de marchas). Falhar, não. Pode ser muita coisa, desde a bomba de gasolina até um problema mais sério no motor. Melhor levar num mecânico de sua confiança antes de fechar qualquer negócio.
[]s.
Opa Mauricio sempre me ajudando, então os trancos da troca de marcha eu senti, porem sabe quando vc acelera e ele da umas falhadinhas mas bem de leve, sera que pode ser a gasolina, o tanque estava na reserva da reserva...kkk, e o escapamento o cara disse que estava com esportivo pois fazio um barulho mais alto.
Valeu...
Andrei Hasse
27/10/2012, 09:07
Leva a um mecanico para ver, Cambio AT é otimo mas se cair com manutenção custa, as falhas podem ser muitas coisas, TBI, Bomba, Cabos, Velas, Sensor de posição falhando, etcc...... poder ser algo facil de resolver ou muito caro.
Faz uma lista de checagem, O ar funciona?? Tem algo isolado?? Olha bem radiador, Diferenciais, Homocineticas, rolamentos, buchas, pivôs, desconfie de qualquer vasamento, é bom por no elevador e olhar tudo, o Vitara é um carro otimo, completo, carrinho divertido de ter, de manutenção facil, mas com um preço relativo.
Boa sorte,
Abrsss
mauricio_silva
28/10/2012, 01:14
Olá.
Escapamento "esportivo" ou silenciador furado? Aposto mais na segunda opção (acho que ninguém em sã conciência vai colocar um escapamento esportivo num Sidekick...Bom, tem cada coisa neste mundo...:semideia:rolleyes::angel::chorandoderir:) .
Pouca gasolina no tanque faz o carro falhar mesmo, e não somente nas aceleradas. Sei lá, melhor fazer um check up nesse carro antes da compra. Pode não ser nada de mais, mas não é bom confiar.
[]s.
Opa Mauricio sempre me ajudando, então os trancos da troca de marcha eu senti, porem sabe quando vc acelera e ele da umas falhadinhas mas bem de leve, sera que pode ser a gasolina, o tanque estava na reserva da reserva...kkk, e o escapamento o cara disse que estava com esportivo pois fazio um barulho mais alto.
Valeu...
Henrique Abe
29/10/2012, 16:10
Olá.
Escapamento "esportivo" ou silenciador furado? Aposto mais na segunda opção (acho que ninguém em sã conciência vai colocar um escapamento esportivo num Sidekick...Bom, tem cada coisa neste mundo...:semideia:rolleyes::angel::chorandoderir:) .
Pouca gasolina no tanque faz o carro falhar mesmo, e não somente nas aceleradas. Sei lá, melhor fazer um check up nesse carro antes da compra. Pode não ser nada de mais, mas não é bom confiar.
[]s.
Pois é tbm acho que esteja furado, um escapamento novo é caro?, eu tbm achei que o carro estava um pouco falhando seria devido a muita pouca gasolina, em todo caso se eu for fechar negocio mesmo levarei a um mecanico.
Grato novamente.
Henrique Abe
29/10/2012, 16:13
Leva a um mecanico para ver, Cambio AT é otimo mas se cair com manutenção custa, as falhas podem ser muitas coisas, TBI, Bomba, Cabos, Velas, Sensor de posição falhando, etcc...... poder ser algo facil de resolver ou muito caro.
Faz uma lista de checagem, O ar funciona?? Tem algo isolado?? Olha bem radiador, Diferenciais, Homocineticas, rolamentos, buchas, pivôs, desconfie de qualquer vasamento, é bom por no elevador e olhar tudo, o Vitara é um carro otimo, completo, carrinho divertido de ter, de manutenção facil, mas com um preço relativo.
Boa sorte,
Abrsss
Andrei, obrigado pelas dicas.
Então dei uma olhado no motor, pareceu inteiro sem imendas. tudo inteiro pareceu. O ar esta funcionando tbm, mas não deu para verificar completo, se eu fechar negocio mesmo, irei levar a um mecanico.
Grato.
Henrique Abe
22/11/2012, 22:16
Galera.....uhuw.....ta quase fechado o negocio com o Suzukeira....Sidekick 95 automatica 1.6 16v.....
mandei no mecanico...ele diz que esta tudo certo..., fizeram revisão de tudo, quase tudo, trocaram a correia, limparam o radiador, limparam o cabeçote que estava sujo, (problema que estava morrendo), tudo funcionando, só faltou a regulagem do retrovisor que não estava funcionando....diz a loja que vai arrumar...., amanha vou levar o meu doc de compra e venda...vou fazer rolo pau a pau...
Uma pergunta?
Será que vou tomar um preju nesse rolo?
Galera um forte abraço a todos que me ajudaram, e ainda vão ajudar,
ps. só não achei o macaco e triangulo, o cara ia ver com o mecanico dele onde fica.
Valew
Henrique Abe
30/11/2012, 00:05
Bem galera acabei de pegar o carro e estou super empolgado.....mas fiquei um pouco trsite, pois o marcador de combustivel não esta funcionando direito...será que é normal? tem vez que ele sobe e quando saio acelerando... ele vai descendo,...
E outra o indicador do nivel de temperatura...tbm não sei se esta funcionando?
Esse motor esquenta muito?...quando cheguei em casa e abri o capo..estava quente o motor!!!será que é normal.
andei cerca de 10 km, uns 20 a 30 minutos;.....era para esquentar mesmo?
Sidekick 1995 1.6 16v.
Pode ser algum problema mais sério?
Galera quem poder me ajudar....valew...
mauricio_silva
30/11/2012, 11:40
Olá.
"o marcador de combustivel não esta funcionando direito...será que é normal?"
Bom, normal não é, mas não é incomum. O marcador do meu GV não funciona muito bem, marcando uns valores bem estranhos. Mas eu já me acostumei. Creio que uma limpeza na boia do marcador de combustível resolva o problema.
"outra o indicador do nivel de temperatura...tbm não sei se esta funcionando?
Esse motor esquenta muito?...quando cheguei em casa e abri o capo..estava quente o motor!!!será que é normal.
andei cerca de 10 km, uns 20 a 30 minutos;.....era para esquentar mesmo?"
O que você chama de "esquentar"? Todo motor de combustão interna esquenta, isso é normal. Agora, verifique se não há vazamentos de água do sistema de arrefecimento, se há água no radiador (e no vaso de expansão), se o nível de óleo do motor está correto, se a bomba d´água está funcionando, pois se há algum problema de arrefecimento do motor, melhor identificar o quanto antes.
[]s.
Bem galera acabei de pegar o carro e estou super empolgado.....mas fiquei um pouco trsite, pois o marcador de combustivel não esta funcionando direito...será que é normal? tem vez que ele sobe e quando saio acelerando... ele vai descendo,...
E outra o indicador do nivel de temperatura...tbm não sei se esta funcionando?
andei cerca de 10 km, uns 20 a 30 minutos;.....era para esquentar mesmo?
Sidekick 1995 1.6 16v.
Pode ser algum problema mais sério?
Galera quem poder me ajudar....valew...
Henrique Abe
30/11/2012, 17:51
Opa Mauricio blz cara como sempre me ajudando.....
Vamos lá...até que enfim comprei meu sidekick....muito bom de andar e tals...mas quando foi hoje de manha notei uma poça de oleo..ja fui imediatamente no vendedor...ai ele chamou o mecanico, verificou.. e detectou que é a reduzida do carro que esta vazando oleo...pode ser algum problema mais grave...ele disse que ia ver hoje mesmo...pois irei viajar para atibaia hoje a noite...buabuabua....tomara que arrume...ele disse que é coisa simples...
obrigado...este forum esta me ajudando muito...tira muitas duvidas...
Em questao do aquecimento...quando andei hoje de manha...percebi que esta funcionando o ponteiro do termometro...mas ele tem que ficar em qual posição... ele sempre fica no frio...porem quando pego uma subida ele dá uma subida no ponteiro tbm..
Galera obrigado de novo e ao Mauricio tbm...valeu..
mauricio_silva
30/11/2012, 20:03
Olá.
"e detectou que é a reduzida do carro que esta vazando oleo..."
Então o vazamento está na caixa de transferência. É bom verificar, pois pode danificar a transmissão. Se for somente no bujão, então é coisa simples.
"percebi que esta funcionando o ponteiro do termometro...mas ele tem que ficar em qual posição... ele sempre fica no frio...porem quando pego uma subida ele dá uma subida no ponteiro tbm.."
O ideal é que o ponteiro fique entre o meio do curso e o mínimo de temperatura, sem que haja grandes variações ao longo do percurso.
[]s.
Opa Mauricio blz cara como sempre me ajudando.....
Vamos lá...até que enfim comprei meu sidekick....muito bom de andar e tals...mas quando foi hoje de manha notei uma poça de oleo..ja fui imediatamente no vendedor...ai ele chamou o mecanico, verificou.. e detectou que é a reduzida do carro que esta vazando oleo...pode ser algum problema mais grave...ele disse que ia ver hoje mesmo...pois irei viajar para atibaia hoje a noite...buabuabua....tomara que arrume...ele disse que é coisa simples...
obrigado...este forum esta me ajudando muito...tira muitas duvidas...
Em questao do aquecimento...quando andei hoje de manha...percebi que esta funcionando o ponteiro do termometro...mas ele tem que ficar em qual posição... ele sempre fica no frio...porem quando pego uma subida ele dá uma subida no ponteiro tbm..
Galera obrigado de novo e ao Mauricio tbm...valeu..
Henrique Abe
03/12/2012, 16:35
Mauricio...
Fizeram a troca do retentor eu acho....trocaram no mesmo dia., deixei de manha e peguei a noite.., fui viajar para Atibaia e ficou parado dois dias , teve uma gota de nada, poderia ser sugeria ainda que estava na caixa..., apos chegar em casa tomei uma chuva no caminho e de ontem pra hoje não teve nenhuma gota de óleo...será que resolveram?
Henrique Abe
03/12/2012, 16:37
Ah em questão ao ponteiro de temperatura...
quando acabo de pegar uma subida mais ingrime ai ele da uma subida no ponteiro...mas logo abaixa....será que esta ok...
ps. ele fica sempre no baixo....
Henrique Abe
03/12/2012, 16:42
Outra pergunta, no sistema de arre-ceifamento, na parte de olhar o nível da aguá tem que estar marcado onde? ou tem que estar vazio pra quando aquecer ter um refugio.
Ah em questão ao ponteiro de temperatura...
quando acabo de pegar uma subida mais ingrime ai ele da uma subida no ponteiro...mas logo abaixa....será que esta ok...
ps. ele fica sempre no baixo....
Verifica se a hélice do radiador não está travada. Verifique o funcionamento da válvula termostática, ela pode estar emperrando.
Lembrando que nos motores suzuki, devemos sempre ficar de olho no nível de fluído do sistema de arrefecimento verificando o nível do radiador com o motor frio, além de verificar o fluído no vaso expansor.
Esse vazamento de óleo, verifica se não é no volante do motor, no retentor do virabrequim ou no próprio cárter do motor. Quando tem vazamento ali, a inércia faz com que esse óleo escorra pra carenagem da transmissão.
Henrique Abe
03/12/2012, 23:52
Verifica se a hélice do radiador não está travada. Verifique o funcionamento da válvula termostática, ela pode estar emperrando.
Bem quando tinha chego em casa outro dia, a helice do radiador parecia ligada, só que eu vi que tem duas helice, uma antes do radiador e outra depois, perto do motor, a que eu vi funcionar era a perto do motor....na verdade nem parecia ser para o radiador...e agora?
Lembrando que nos motores suzuki, devemos sempre ficar de olho no nível de fluído do sistema de arrefecimento verificando o nível do radiador com o motor frio, além de verificar o fluído no vaso expansor.
Onde fica esse nivel do fluido? e tbm o nivel do radiador, o vaso expansor é aquele perto do vidro na parte de cima?
Esse vazamento de óleo, verifica se não é no volante do motor, no retentor do virabrequim ou no próprio cárter do motor. Quando tem vazamento ali, a inércia faz com que esse óleo escorra pra carenagem da transmissão
o mecanico diz que era da reduzida...pois ele mexeu e parou de vasar...acho que resolveu.
Para verificar o nivel do oleo do motor é onde e qual deles, pois achei duas varetas, e o oleo da reduzida é o mesmo do cambio automatico?
Valeu nanito,...obrigado cara...
Henrique,
na minha viatura acontece a mesma coisa, quando pego uma subida sempre em 4ª marcha o ponteiro sobe e quando começo a descer o ponteiro desce, principalmente se descer com freio motor.
- o nivel do fluido é a agua do radiador mesmo, tem que tirar a tampa do mesmo para verificar se está cheio, o vaso expansor é aquele perto do farol do lado do motorista (AGUA SEMPRE NO NIVEL INDICADO NO RESERVATORIO)!
- a vareta de nivel do motor é a mais da frente, a mais de traz e do cambio automático (que usa óleo ATF tipo dextron III)
- o oleo da reduzida é outro tipo e separado do cambio (oleo 90 usado em caixa e diferencial)!
- dar uma levantada na temperatura em subidas é um pouco normal, o que pode acontecer é dar pau na helice, pois suzukis usam hélice de acoplamento viscoso, quando a temperatura sobe, o gel dentro da polia endurece fazendo a ventoinha girar com toda a velocidade para resfriar, quando o motor frio, o gel amolece e a ventoinha fica tipo "patinando" com o tempo este gel da pau e a ventoinha fica boba!
faça um teste, SEMPRE COM O CARRO DESLIGADO, com motor frio, gire a ventoinha com a mão, mesmo oferecendo uma pequena resistência ela tem que girar sem fazer esforço, e com o motor quente ela nao deveria girar, deve estar mais travada ou bem travada! se nao acontecer assim, o acoplamento viscoso ta pifado! pode ser este um motivo para aquecimento!
Henrique Abe
04/12/2012, 22:07
Henrique,
na minha viatura acontece a mesma coisa, quando pego uma subida sempre em 4ª marcha o ponteiro sobe e quando começo a descer o ponteiro desce, principalmente se descer com freio motor.
O seu é automatico tbm?
pois é acho que quando peg uma subidinha...da uma forçada maior no motor ai a temperatura sobe...acho que é por isso...não sei..eu acho...
Valeu...abraço..
Henrique Abe
04/12/2012, 22:25
- o nivel do fluido é a agua do radiador mesmo, tem que tirar a tampa do mesmo para verificar se está cheio, o vaso expansor é aquele perto do farol do lado do motorista (AGUA SEMPRE NO NIVEL INDICADO NO RESERVATORIO)!
- a vareta de nivel do motor é a mais da frente, a mais de traz e do cambio automático (que usa óleo ATF tipo dextron III)
- o oleo da reduzida é outro tipo e separado do cambio (oleo 90 usado em caixa e diferencial)!
- dar uma levantada na temperatura em subidas é um pouco normal, o que pode acontecer é dar pau na helice, pois suzukis usam hélice de acoplamento viscoso, quando a temperatura sobe, o gel dentro da polia endurece fazendo a ventoinha girar com toda a velocidade para resfriar, quando o motor frio, o gel amolece e a ventoinha fica tipo "patinando" com o tempo este gel da pau e a ventoinha fica boba!
faça um teste, SEMPRE COM O CARRO DESLIGADO, com motor frio, gire a ventoinha com a mão, mesmo oferecendo uma pequena resistência ela tem que girar sem fazer esforço, e com o motor quente ela nao deveria girar, deve estar mais travada ou bem travada! se nao acontecer assim, o acoplamento viscoso ta pifado! pode ser este um motivo para aquecimento!
Valew Mairo...vou testar e verificar...ai posto novamente...abraço
Reativando o tópico.. rsrs
E ai Henrique, como anda o seu sidekick??
Lucianomuller3
19/08/2020, 21:00
Boa noite amigos, estou com um grand vitara 1998 motor 2.0 16v j20a, e o mandei pra retifica, mas tô precisando das medidas Standard do eixo (moentes, pista dos retentores etc) e dos pistões
inalotreb
23/09/2020, 14:00
Estou há alguns dias procurando um Vitara pra comprar. Seria meu primeiro e único carro. Não gosto de carro popular comum como Gol, Pálio, Uno, etc acho que eles te prendem muito à cidade e não te permitem fazer alguns passeios diferentes no final de semana.
Sou muito fã do Vitara e queria um que me permitisse fazer trilhas bem de boa e ao mesmo tempo andar na cidade e fazer algumas viagens. Quem sabe no futuro alguma expedição para algum outro país.
Sei sobre o lance de que é um carro pequeno (isso não me importa, até prefiro), sei que é um carro feito pra trilha e o seu consumo.
Gostaria de algumas dicas atualizadas. Se em 2020 ainda vale a pena comprar um Vitara e se é um carro que dá pra ter pra uso diário, trilha e estrada.
luizcarlosw
23/09/2020, 15:06
Olha, carro tranquilo e até 5 anos, passou de 7/10 anos é o estado atual de conservação e preventivas feitas pelos donos anteriores que manda, tem carro de 20 anos e 300.000 Km em melhor estado que carro de 7.
Pegue um em bom estado, pague um pouco mas caro que vale a pena, as peças dele são difíceis de achar e carinhas ( como qualquer importado ), comprar um para levantar vai esvaziar seu bolso.
Não é um carro indicado para uso diário por conta disso, se estragar uma bomba dágua por exemplo, provavelmente vai ter de encomendar pela internet, esperar chegar em uns 2 dias 1 semana para dai trocar, neste meio tempo o carro vai ficar parado de molho, se depender dele vai se frustrar. Mas convenhamos que com UBER hoje não faz mais tanta falta assim um carro parado uma semana na mecânica esperando peça...
Procure ver e dirigir alguns e veja outros do mercado no mesmo valor, Tracker, TR4, Grand Vitara, Sportage ... as vezes nestes testes descobre que existia mais uma paixão platônica pelo carro apenas e que não é exatamente o que esperava e muda de desejo no meio do caminho.
Por fim, por ser 4x4 e com alguns anos, não desvaloriza mais e está em tendência até de valorizar com o tempo se em bom estado ao contrário dos mais novos.
Apesar de os mais racionais na mesma faixa de preço serem a Tracker e TR4 por existirem de anos mais novos, ainda vale muito a pena desde que em bom estado.
thgoporcides
28/03/2021, 20:36
Fala pessoal, boa tarde.
Estou pesquisando para comprar um Vitara/Sidekick CANVAS para comprar, para objetivo de sair ao final de semana, ir no mercado com a patroa, passear com os filhos.
Aos que já possuem experiência com o veiculo, podem me passar o feedback em relação a:
- Automático ou Manual?
- Ar condicionado estragado, é tranquilo arranjar peças e quem concerte?
- Sabem indicar profissionais que fazem capotas de fibra e de lona (removível)?
Tem dois carros que estou negociando:
- Suzuki Vitara Sidekick, 95/95 1.6 - 16v, Automático, 141mil KM, com capota de fibra, ótimo estado. (24mil reais)
- SUZUKI VITARA JLX CANVAS 92/92 1.6 8V, Manual, 111mil KM, com capota de fibra e lona, snorkel, bom estado. (23 mil reais).
575890
575891
Pessoal, bom dia !!!
Gostaria de saber de voces que conhecem, se esse Vitara 5p V6 Gasolina 136cv 1997 automatico(motor japones - vi a etiqueta no motor), vale a pena ?
O preco esta em torno de 22mil, fazendo test-drive nele, carro agradou, bem conservado, pneus novos, mas nao conheco....por ser V6 ja sei o consumo....tem 4x4 reduzida/normal e o motor tem o barulho das camionetes antigas parece a diesel, rsrsrsrs.....
De antemao, agradeco os comentarios....
Abraco,
Rodrigo
Se bem cuidado vale a pena. o problema é que o pessoal não cuida e depois fala mal.
Este aqui fez o Vitara valer muito à pena.
Foto tirada aqui em Florianópolis, no domingo passado.
Placa argentina.:concordo:
ALVARO ANGELO
08/02/2022, 08:12
Este aqui fez o Vitara valer muito à pena.
Foto tirada aqui em Florianópolis, no domingo passado.
Placa argentina.:concordo:
O problema vai ser em ladeiras acentuadas !!