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Ver Versão Completa : Ranger 2.5 13D 2001 - Barulho Caixa de Marchas ?



btm1973
18/09/2012, 20:24
Amigos acabo de comprar meu primeiro 4x4 e estou muito contente. Eh um 2001 mas e meu. Entretanto acho que acabo de me deparar com meu primeiro problema mecanico. La vai... Sempre q uso o ar condicionado por um periodo longo e coloco o carro em ponto morto surge um barulho, um chacoalhar embaixo carro que so para se eu piso na embreagem ou desligo o ar. O que e isto ? Meu mecanico, que nao e especialista em 4x4 ou motores a diesel, disse que eh a caixa de marchas que com o tempo se desgasta e cria folgas. Ao exigir mais do motor com o ar ligado a vibracao do carro aumenta e o chacoalho aparece. Segundo ele so trocando a caixa de marchas o barulho ira parar. Ocorre que isto custa muito caro. E isto mesmo ?

eduardo1968
18/09/2012, 21:23
Amigos acabo de comprar meu primeiro 4x4 e estou muito contente. Eh um 2001 mas e meu. Entretanto acho que acabo de me deparar com meu primeiro problema mecanico. La vai... Sempre q uso o ar condicionado por um periodo longo e coloco o carro em ponto morto surge um barulho, um chacoalhar embaixo carro que so para se eu piso na embreagem ou desligo o ar. O que e isto ? Meu mecanico, que nao e especialista em 4x4 ou motores a diesel, disse que eh a caixa de marchas que com o tempo se desgasta e cria folgas. Ao exigir mais do motor com o ar ligado a vibracao do carro aumenta e o chacoalho aparece. Segundo ele so trocando a caixa de marchas o barulho ira parar. Ocorre que isto custa muito caro. E isto mesmo ?


Esse teu mecânico de videogame não tá com nada.
Pra ter que trocar uma caixa mazda, só se debulhar tudo por dentro dela e der um trancaço na marcha.

Troca de profissional, manda dar uma olhada nos calços da caixa. Eles podem estar quebrados, mas não é caro pra arrumar.

Abraço e boa sorte.

Eduardo

Daniel.Shimomoto
18/09/2012, 21:28
Esse teu mecânico de videogame não tá com nada.
Pra ter que trocar uma caixa mazda, só se debulhar tudo por dentro dela e der um trancaço na marcha.

Troca de profissional, manda dar uma olhada nos calços da caixa. Eles podem estar quebrados, mas não é caro pra arrumar.

Abraço e boa sorte.

Eduardo

Mecanico de videogame foi boa....

eduardo1968
18/09/2012, 21:55
Mecanico de videogame foi boa....

Sim, o cara acha que trocar de caixa é igual trocar um cooler ou uma placa de memória.

btm1973
18/09/2012, 22:07
Sim, o cara acha que trocar de caixa é igual trocar um cooler ou uma placa de memória.

caro eduardo. muito obrigado pela dica. vou atras disto.

btm1973
18/09/2012, 22:10
a proposito. se alguem tiver um bom mecanico para indicar aqui no rio, especialista em diesel, vai ajudar muito.

Moisés S.M
19/09/2012, 09:39
Btm,já tive algumas dores de cabeça com o cambio da Ranger,tudo começou quando eu tirava o pé da embreagem,o barulho aparece,pisa na embreagem ele para!!Abri a caixa,troquei o eixo primário e alguns rolamentos,só no eixo foi 1500 + ou - mais os rolamentos etc.. gastei quase 4 mil só na caixa,detalhe passou algum tempo,e as vezes o barulho volta quando tiro o pé da embreagem.Bom,levei na Ford e examinaram a caixa,me falaram que ALGUMAS Rangers as vezes cria uma folga nas engrenagens da caixa,com isso o barulho quando tira o pé,faz quase 5 anos que convivo com esse barulho,não mexo mais!!!Resumindo,só troquei os rolamentos e o eixo primario por que escutava barulho com ela andando,quando reduzia as marchas,só por isso abri ela,se a tua não faz barulho nas marchas,só em ponto morto,não mexe nisso,fica tranquilo,a unica coisa que te recomendo fazer é trocal o óleo da caixa,e aproposito, parabéns pela Ranger,já tive uma do mesmo ano que a sua,show de bola!

btm1973
25/09/2012, 19:48
Obrigado, Moises. Hj fui ao mecanico novamente e ele disse que os coxims estao bons e que o barulho é dentro da caixa de marchas mesmo. Disse tambem que nao devo mexer nisto e que fora o barulho nao devo ter problemas. Amanha vou na Toyomundi pegar uma segunda opiniao (Conversei com o Hemerson de lá, ontem por telefone, e ele nao quiz arriscar um diagnóstico sem ver. Mas fiquei com a sensação de que pode ser algo ruim). Acabei ficando um pouco desanimado com tudo isto. Ok, o carro é usado. Tem 177 Mil Km mas mesmo assim deu um certo desâmino. Acabo de comprar a pick up por R$ 27.500,00. Baixei todos os oleos e troquei todos os filtros (R$ 590,00), coloquei 4 pneus novos (3 nao passaram na vistoria, ja contava com isto, e acabei trocando os 4, transferindo o melhorzinho deles pro step - R$ 1.864,00), fiz alinhamento e balanceamento (R$ 110,00) e dei uma geral na pintura das 2 laterais (R$ 900,00). Já gastei R$ 30.964,00 e se realmente puder conviver com este berulho mesmo é o que vou fazer.

TylerNTL
27/09/2012, 00:02
Por acaso:

Ele acontece em 100% das vezes em que a viatura está em ponto morto com o AC ligado?

Depois que o barulho começa ele some depois de um toque no acelerador? Algumas vezes depois de alguns segundos ele volta?

Ou ele só desaparece quando você acelera um pouco ou desliga o AC?

btm1973
01/10/2012, 19:50
Por acaso:

Ele acontece em 100% das vezes em que a viatura está em ponto morto com o AC ligado?

Depois que o barulho começa ele some depois de um toque no acelerador? Algumas vezes depois de alguns segundos ele volta?

Ou ele só desaparece quando você acelera um pouco ou desliga o AC?

Praticamente em 100% dos casos. Principalmente depois de rodar uns 20 minutos com o ar ligado. O que ocorre as vezes é o barulho ir e vir varias vezes. De vez em quando some. Mas logo volta. Desligo o ar ou piso na embreagem pára.

Fui no sabado na Toyomundi. Disseram que tenho que trocar, pelo menos o Kit de embreagem e o colar de embreagem. Alguém sabe onde encontro um Kit Luk por um bom preço ? Alguem sugere outra marca ? Já ouviram falar de Dinamica (Ou algo parecido) ?

No caso de trocar o Kit, já que terei que baixar a cambio, vale apena trocar logo as buchas da caixa de marchas ? O custo é alto ? Qual o nome da peça que devo procurar ? Kit de buchas para caixa de marchas ?

TylerNTL
02/10/2012, 10:48
Se o sintoma se resume ao barulho, não arranha, nem pua marcha e os engates estão normais, seu diagnóstico deve ser o mesmo da minha viatura:

Segundo meu mecânico que é jipeiro e muito mais tolerante que eu com problemas bestas. Diagnosticou que isso é coisa que dá e passa. Poderíamos retirar a caixa para levar em um especialista coisa & tal mas não dava garantia nenhuma que o barulho cessaria.

Uns 50k km depois retirei a caixa para trocar o retentor do volante e o barulho foi embora com o retentor velho...

btm1973
03/10/2012, 10:50
Obrigado novamente. De qq forma andei procurando por kits de embreagem. Descobri uma marca chamada Namco. Alguém conhece e recomenda. Sei que o ideal é Luk mas o preço é o dobro.

Moisés S.M
04/10/2012, 09:02
Deixei a Ranger hj pra trocar o kit embreagem,atuador + plato,disco etc...Falei pra ele que a minha caixa faz barulho quando tira o pé da embreagem e para quando coloca,o cara me olhou e riu....disse que isso é "câncer" nas Rangers,que todas que ele pega pra trocar a embreagem fazem barulho na caixa,não tem oq fazer!


btm1973: Nunca ouvi falar nessa marca,mas procura no google.
abs

btm1973
04/10/2012, 09:43
O nome correto é NAMCCO (Com 2 "C"s). Encontrei no google depois de bater muita cabeça. Trata-se de um fabricante instalado nos EUA desde 1991 mas que na verdade é uma subsidiária de uma empresa Venezuela que trabalha freios e embreagens desde a década de 60 . Não me convencí e acho que tem que ser Luk mesmo.

Quanto ao "cancer". Seu mecânico disse que trocando o Kit de embreagem pára ? No meu caso as marchas estão entrando bem, não pulam e nem patinam e estou pensando em conviver com o barulho por um tempo.

2 Perguntas:

Quanto ele te cobrou pela mão de obra ?

Onde vc comprou o Kit de embreagem ? Tem um fornecedor com bom preço e de confiança ?

Moisés S.M
04/10/2012, 10:24
Nada a v o barulho com a embreagem...O barulho é dentro da caixa,devido a folgas nas engrenagens da caixa!

Liguei ontem,pedi o kit luk original,2.500 com mão de obra,porem não tinha o kit luk em Porto Alegre a Pronta entrega...Então resolvi comprar o kit deles,que eles mesmo fabricam...o atuados é FKS é o disco é deles,ouvi falar muito bem da oficina,tá no mercado a 28 anos,então resolvi arriscar,ficou 950 reais com mão de obra,incluindo atuador fks primeira linha + plato e disco,o cilindro do pedal,como troquei faz um tempo,não necessariamente preciso trocar...resumindo de 2.500 foi pra 950 reais.
As 15:30 fica pronta se td der certo,outra coisa que gostei,oficina com prazo, rápida e sem enrolação...
Se tu quiser pergunto pra eles se eles enviam,dai tu negocia com eles...

Moisés S.M
04/10/2012, 10:26
vou t manda um mp com o endereço e o site,pq não sei se pode colocar aki

thi@go
04/10/2012, 17:46
boa tarde pessoal ...sou novato por aki
seguinte..
estou comprando um ranger 97/98 2.5 td 4x4.
mas meus amigos estão botando medo com a historio do motor maxion etc...e tal, meu amigo tem uma s10 98 e fez o motor dela gastou S7.800, mas disse que nao vende nem a a pu, ja fomos varias x pesca e nunca deixou na mão...

essa ranger ta um brinco...
o que me dizem.
att

miguelcps
04/10/2012, 18:41
boa tarde pessoal ...sou novato por aki
seguinte..
estou comprando um ranger 97/98 2.5 td 4x4.
mas meus amigos estão botando medo com a historio do motor maxion etc...e tal, meu amigo tem uma s10 98 e fez o motor dela gastou S7.800, mas disse que nao vende nem a a pu, ja fomos varias x pesca e nunca deixou na mão...

essa ranger ta um brinco...
o que me dizem.
att


Se ela estiver em bom estado não tem motivo nenhum pra nao comprar. Este motor eh excelente, o problema são os mexanicos que na maioria nao entendem quase nada aí jogam a culpa no motor. O importante eh verificar o estado geral, lata motor tração e acabamento, se tiver tudo ok, seja feliz

btm1973
25/10/2012, 09:23
Moises, como está a pick up depois da troca do Kit ? Valeu a pena apostar no kit fabricado por eles ? Continuo em busca de um kit Luk por um bom preço mas está dificil... Acho que vc pode colocar o site da oficina no blog sim. Tenho interesse. Abraços

Moisés S.M
25/10/2012, 11:17
Oi BTM,pois é,o kit luk é caro mesmo...foi a minha 1 opção,como não tinha em Porto Alegre,comprei a deles,mas até agora tá bem tranquila,to andando na boa com ela!! Embreagens Chacrinha (http://www.embreagenschacrinha.com.br)
abraço.

BRAVOECONOVEMBER
25/10/2012, 20:34
boa tarde pessoal ...sou novato por aki
seguinte..
estou comprando um ranger 97/98 2.5 td 4x4.
mas meus amigos estão botando medo com a historio do motor maxion etc...e tal, meu amigo tem uma s10 98 e fez o motor dela gastou S7.800, mas disse que nao vende nem a a pu, ja fomos varias x pesca e nunca deixou na mão...

essa ranger ta um brinco...
o que me dizem.
att

A minha é essa aí.
T;a com alguns vazamentos e tals, já tinha quando comprei a uns 2 anos. Até agora tudo beleza. Claro que podendo comprar uma 2.8PS em bom estado, melhor. Mas entre uma 2.5 boa e uma 2.8 meia boca, a 2.5 vai te fazer mais feliz. Anda um pouco menos, mas é suficiente. Abre um pouquinho a BI e tals...
Preço pra fazer o motor? São todos assim amigo, qualquer diesel.

emschas
08/04/2013, 14:02
Pessoal, depois de muito tempo acompanhando e aprendendo neste forum comprei minha Ranger, agora tenho a honra de fazer parte deste grupo. É uma Limited 2008 3.0. Gostei muito dela, está muito bem conservada no interior e lataria. E como este motor tem força, hein! Neste final de semana fiz minha primeira viagem nela. Estava tudo 100% até que na volta comecei a ouvir um barulho estranho. Chegando em casa pude reparar melhor. Deixando-a em ponto morto não faz barulho, se piso na embreagem começa um barulho parecendo um monte de ferro solto chocalhando, daí engato primeira e quando começo a soltar a embreagem o barulho aumenta. Mas funciona tudo muito bem (a embreagem e a marcha). Está macia, não escapa, não patina e não arranha. Estou com medo de andar com ela assim e piorar a situação. Alguém já teve ou conhece este problema?

OBS: por telefone, um mecânico amigo meu disse que poderia ser a cruzeta do cardan. Será? Porque quando somente aperto a embreagem o cardan não está rodando, como poderia estar fazer este barulho?!


Abraços!

Edintruder
08/04/2013, 19:21
Emschas, fica apenas de olho no nível do fluído da embreagem, repara se não vai pingar nada no chão da garagem. Se não tiver vazamentos não mexe que não compensa, pois acabas trocando algumas peças e nem sempre resolve.

emschas
08/04/2013, 22:23
Emschas, fica apenas de olho no nível do fluído da embreagem, repara se não vai pingar nada no chão da garagem. Se não tiver vazamentos não mexe que não compensa, pois acabas trocando algumas peças e nem sempre resolve.

Oi Edintruder! Obrigado pelo apoio. Agora à noite, verifiquei o óleo da caixa de marcha. Já vi dizerem aqui no forum que o nível correto é na altura do buraco de abastecimento. É isto mesmo? O oleo na minha caixa está 2 cm abaixo deste buraco. Será que pode ser este o motivo do barulho? Tinha um óleo pingando na caixa, mas parece que ele veio do motor. No motor está molhado e tem a marca dele escorrendo até na caixa.

O nível do fluido da embreagem que voce citou é este que eu verifiquei na caixa de marcha ou é um reservatório no compartimento do motor.

Obrigado!

emschas
15/04/2013, 11:16
Pessoal, depois de muito tempo acompanhando e aprendendo neste forum comprei minha Ranger, agora tenho a honra de fazer parte deste grupo. É uma Limited 2008 3.0. Gostei muito dela, está muito bem conservada no interior e lataria. E como este motor tem força, hein! Neste final de semana fiz minha primeira viagem nela. Estava tudo 100% até que na volta comecei a ouvir um barulho estranho. Chegando em casa pude reparar melhor. Deixando-a em ponto morto não faz barulho, se piso na embreagem começa um barulho parecendo um monte de ferro solto chocalhando, daí engato primeira e quando começo a soltar a embreagem o barulho aumenta. Mas funciona tudo muito bem (a embreagem e a marcha). Está macia, não escapa, não patina e não arranha. Estou com medo de andar com ela assim e piorar a situação. Alguém já teve ou conhece este problema?

OBS: por telefone, um mecânico amigo meu disse que poderia ser a cruzeta do cardan. Será? Porque quando somente aperto a embreagem o cardan não está rodando, como poderia estar fazer este barulho?!


Abraços!


Rangeiros,

dando sequencia ao caso. Como descrito acima, no sábado 06/04 viajei com minha ranger pro interior (minha primeira viagem) e estava tudo funcionando perfeitamente bem. No domingo 07/04, ao voltar pra BH ela começou com um barulho na embreagem quando o pedal estava acionado. Levei na autorizada e em outro mecanico e eles disseram que era o colar ou rolamento. Não mexi em nada e neste final de semana viajei novamente. Fui na sexta 12/04 e quase chegando no destino a marcha travou, não passava nada e ela ficou num lugar plano e assim não conseguia ligá-la com a marcha pré-engatada. Fiquei na estrada parado por mais de uma hora (à noite). Ligamos pra cidade e um amigo meu veio para ajudar. Ele, minha esposa, meu filho e meu sobrinho empurraram a ranger de ré até chegar numa descida. Lá virei ela de frente, engatei segunda com o motor desligado e liguei a caminhonete. Desta forma consegui chegar até na porta de casa somente na segunda marcha. Ao para na porta de casa, sem desligar o motor consegui passar todas as marchas normalmente. Na manhã seguinte levei a Ranger para a oficina e a marcha estava super macia, como nova. Não apresentou mais nenhum problema, o mecanico testou tudo e nada. Rodei no interior no sábado e no domingo voltei pra bh, sem mexer em nada e não teve mais problema algum.

Acredito eu que alguma coisinha quebrou e ficou apresentando aquele barulho ao acionar a embreagem, e ao viajar esta pecinha (talvez um pedaço de mola) quebrada mudou de lugar e ficou impedindo de trocar de marcha. Depois esta pecinha andou novamente e agora deve estar alojada em algum lugar onde não está atrapalhando. Acho que terei que abrir a caixa para verificar. Estou pensando em eu mesmo abrí-la. Será que encontrarei muita dificuldade? Ao meu ver é só soltar os dois cardãs, soltar os parafusos que prendem a caixa no motor e empurrá-la um pouco pra trás. Assim já posso ver as peças da embreagem, correto? Seria só isto mesmo? Depois pra reengatar o eixo piloto é tranquilo? Vocês sabem de algum tutorial que ensina esta operação?

Abraços!

emschas
27/04/2013, 23:25
Ninguém arriscou a dar algum palpite, né?!

Ultimamente, o cambio estava funcionando perfeitamente bem, mas como o problema poderia voltar a qualquer momento esta semana eu e um amigo resolvemos abrir a caixa da ranger. Lá em casa mesmo. Desconectamos tudo e chegamos a caixa pra trás. Assim descobrimos que o rolamento do eixo piloto que fica no centro do volante estava todo moído, o atuador apresentava um rangido ao girar, já o disco e o plato ainda poderiam durar mais pouquinho mas como já estavam quase no fim resolvi comprar tudo.
Quando achava que seria fácil a troca das peças tivemos uma dificuldade que não esperávamos. A capa do rolamento do volante não sai de jeito nenhum. Por isto tivemos que acabar de descer a caixa. Tentamos usar um saca rolamento e não deu, ficamos dois dias martelando uma talhadeira e nada. O fdp está lá até hoje. Tentei cortá-la com uma serra tico-tico e nem riscou. Tentei passar um rebolo com a furadeira e nada. Só conseguimos tirar algumas lasquinhas com a talhadeira. Alguém tem alguma dica para retirar este bendito rolamento?

rfdex
27/04/2013, 23:53
Ninguém arriscou a dar algum palpite, né?!

Ultimamente, o cambio estava funcionando perfeitamente bem, mas como o problema poderia voltar a qualquer momento esta semana eu e um amigo resolvemos abrir a caixa da ranger. Lá em casa mesmo. Desconectamos tudo e chegamos a caixa pra trás. Assim descobrimos que o rolamento do eixo piloto que fica no centro do volante estava todo moído, o atuador apresentava um rangido ao girar, já o disco e o plato ainda poderiam durar mais pouquinho mas como já estavam quase no fim resolvi comprar tudo.
Quando achava que seria fácil a troca das peças tivemos uma dificuldade que não esperávamos. A capa do rolamento do volante não sai de jeito nenhum. Por isto tivemos que acabar de descer a caixa. Tentamos usar um saca rolamento e não deu, ficamos dois dias martelando uma talhadeira e nada. O fdp está lá até hoje. Tentei cortá-la com uma serra tico-tico e nem riscou. Tentei passar um rebolo com a furadeira e nada. Só conseguimos tirar algumas lasquinhas com a talhadeira. Alguém tem alguma dica para retirar este bendito rolamento?

Amigo, pegue um tarugo de madeira, na medida exata do diametro do rolamento. Empurra graxa pra dentro do rolamento. Encha bem, depois tape com estopa. Pega o tarugo de madeira e vai batendo com uma marreta. A pressao da graxa de dentro pra for a vai cuspir o rolamento. Va enchendo o buraco com graxa a medida que for perdendo a pressao. No youtube tem uns videos sacando rolamento com graxa! Saudacoes

emschas
28/04/2013, 12:31
Amigo, pegue um tarugo de madeira, na medida exata do diametro do rolamento. Empurra graxa pra dentro do rolamento. Encha bem, depois tape com estopa. Pega o tarugo de madeira e vai batendo com uma marreta. A pressao da graxa de dentro pra for a vai cuspir o rolamento. Va enchendo o buraco com graxa a medida que for perdendo a pressao. No youtube tem uns videos sacando rolamento com graxa! Saudacoes


Raphael, valeu pela dica! Vou tentar esta técnica amanhã. Abraços!

rfdex
28/04/2013, 20:37
Raphael, valeu pela dica! Vou tentar esta técnica amanhã. Abraços!

Olá amigo! E ai, a técnica foi suficiente para retirar o maldito? Abraço

emschas
29/04/2013, 10:32
Oi Raphael! Tentei hoje mas para o meu caso em específico não funcionou. O problema é que o rolamento é daquele fininho, de filetes. Ele não tem largura suficiente para gerar pressão. Ele é muito estreito. Mas foi bom aprender esta técnica.
Hoje fiz dois cortes nele com a talhadeira, com a esperança de soltar um pedaço inteiro entre os dois cortes mas não soltou nada. Fui batendo a talhadeira e só saia farelos. A capa do rolamento está extremamente soldado ao eixo, como se fosse um rótulo de papel numa lata que vai soltando aos poucos. Estou com medo de danificar muito o buraco no eixo até conseguir soltar tudo. Será que terei que retirar este eixo pra levar num torneiro? Alguém sabe alguma técnica para soltar rolamento soldados ao eixo?

TarsoDL
29/04/2013, 21:19
boca encardida essa hein?? tem como esquentar para dilatar e jogar agua, pra ver se solta?

rfdex
29/04/2013, 23:28
Oi Raphael! Tentei hoje mas para o meu caso em específico não funcionou. O problema é que o rolamento é daquele fininho, de filetes. Ele não tem largura suficiente para gerar pressão. Ele é muito estreito. Mas foi bom aprender esta técnica.
Hoje fiz dois cortes nele com a talhadeira, com a esperança de soltar um pedaço inteiro entre os dois cortes mas não soltou nada. Fui batendo a talhadeira e só saia farelos. A capa do rolamento está extremamente soldado ao eixo, como se fosse um rótulo de papel numa lata que vai soltando aos poucos. Estou com medo de danificar muito o buraco no eixo até conseguir soltar tudo. Será que terei que retirar este eixo pra levar num torneiro? Alguém sabe alguma técnica para soltar rolamento soldados ao eixo?

Retirar o eixo? Amigo, se estamos falando da mesma peça, este "eixo" é nada mais nada menos que o virabrequim do motor. Vai mesmo desmontar o motor inteiro para levar o virabrequim ao torneiro? Esquentar e depois resfriar de uma vez acredito que possa causar alguma fadiga ao metal, além do rolamento danificado. O saca rolamento não está conseguindo "agarrar" no rolamento encalhado? É isso? Seguramente terá de bolar alguma maneira de tracioná-lo, algo do tipo soldar um parafuso de aço a este rolamento para tentar sacá-lo. O ideal é buscar a opinião, ou até mesmo o serviço, de um torneiro mecânico. Leve ele ao local que saberá o que fazer. Para facilitar o acesso, arrume duas rodas de caminhão (ou algo resistente) e coloque sob os pneus dianteiros da camionete, de modo que ela fique mais alta e você consiga trabalhar "sentado" debaixo da camionete. Não esqueça de calçar os pneus traseiros, para a camionete não andar e descer do degrau, esmagando você! Se optar por soldar um parafuso ao rolamento, procure fazer isto deixando-o alinhado ao centro do rolamento, para quando tracionar a força ser igual entre todos os lados. Isso irá prevenir que o rolamento seja sacado torto, dando mais trabalho a você! Segue abaixo desenho tentando ilustrar o que falei. Saudações

408712

emschas
30/04/2013, 16:02
Raphael e Tarso, fico grato com a colaboração de vocês. Ontem conseguimos arrancar o rolamento e hoje terminamos de montar a embreagem. Ficou nova! Numa certa parte do rolamento tive que ir tirando migalhinhas com a talhadeira, tive que escupir este pedaço depois o restante soltou todo de uma só vez. Graças a Deus!
Tínhamos pensado mesmo em esquentar de alguma forma mas como ele saiu antes não precisou. Depois de três dias batendo o danado saiu.
Fiquei morrendo de medo de ter que tirar o virabrequim. Imagina que transtorno! Achei que o buraco onde fica o rolamento ficaria todo deformado. Se tivesse que lapidar o rolamento inteiro na talhadeira, acho que ficaria bem detonado.
Agradeço a vocês pelas dicas.
Abraços!

CHUNINHO
29/03/2014, 17:56
Ola pessoal,.hoj a terde voltando do mercado com minha senhora escutei um barulho forte em baixo do carro achei que tivece caido alguma peça se soltado mas nao encontrei nada.
acho que foi bem ao engatar a terceira depois de uma lombada.
agora em terceira e em quarta se desligo o so e o ar escuto um chocalho parece vim de dentro da caixa,.
nas outras marchas acho que tbm esta fazendo o barulho mas na quarta ele fica mais forte escuto mais nitidamente.
fui em uma expecializada em transmiçoes ele mandou eu voltar na Segunda. alguem ja passou por algo parecido.
lembrindo que o primeiro barulho foi bem forte parecia algo quebrando liguei o alerta e parei na hora,.
mas nao encontrei nada anormal e segui viagem.

rfdex
29/03/2014, 21:32
O barulho só faz andando? Ao pisar na embreagem o barulho pára? Os engates das marchas estão normais? Abraços

CHUNINHO
29/03/2014, 23:00
O barulho só faz andando? Ao pisar na embreagem o barulho pára? Os engates das marchas estão normais? Abraços

os engates das marchas estao normais, o barulho só faz quando ta engrenado nao estou lembrando agora mas acho que assim que pisa na embreagem o barulho para só faz engrenado e só posso notar bem o barulho na terceira e na quarta,.
Lembrando que quando ele se iniciou fes um barulho bem forte como algo caindo ou quebrando ai parei o carro na hora mas estava tudo normal entao segui e comecei a ouvir o ruido!!

rfdex
30/03/2014, 10:42
Troque o óleo do câmbio pelo recomendado pelo fabricante (vide manual) e aproveite para ver no óleo que saiu se tem algum pedaço de metal ou excesso de limalha ou algo anormal. Depois poste o resultado para nós! Abraços

TarsoDL
10/06/2014, 13:48
Buenas!!!
agora foi a vez da dona encrenca encrencar, a um mês atrás troquei os óleos da caixa e diferenciais. passadas algumas semanas, indo pra fora com ela carregada, deu uma subidinha e "pá" escapou a terceira, isso aconteceu umas 3 vezes. ao liga-la de manhã, tem que dar umas bombeadas na embreagem pra desengatar a primeira, a embreagem está ficando baixa e o óleo tem uma borra naquele conezinho do reservatório.
a caixa sempre fez o barulho que todos relatam, para engatar a primeira tem que ter calma, senão não vai.

to achando que terei que fazer caixa e embreagem numa paulada só, o meca me cobrou R$ 500,00 surreais só pra tirar a caixa.

se alguem tiver uma dica, agradeço.

abs

rfdex
10/06/2014, 17:17
Compra o rebuild kit dessa caixa no rockauto.com e troca para aproveitar que já desceu a caixa. Abraço

eduardo1968
10/06/2014, 19:05
Buenas!!!
agora foi a vez da dona encrenca encrencar, a um mês atrás troquei os óleos da caixa e diferenciais. passadas algumas semanas, indo pra fora com ela carregada, deu uma subidinha e "pá" escapou a terceira, isso aconteceu umas 3 vezes. ao liga-la de manhã, tem que dar umas bombeadas na embreagem pra desengatar a primeira, a embreagem está ficando baixa e o óleo tem uma borra naquele conezinho do reservatório.
a caixa sempre fez o barulho que todos relatam, para engatar a primeira tem que ter calma, senão não vai.

to achando que terei que fazer caixa e embreagem numa paulada só, o meca me cobrou R$ 500,00 surreais só pra tirar a caixa.

se alguem tiver uma dica, agradeço.

abs

Pelo jeito foi-se o sincronizado da caixa e pode ser embreagem desgastada ou só o cilindro atuador que perde pressão. De qualquer forma é bom verificar também o rolamento do eixo piloto se está sem folga, este também pode incomodar.
Boa sorte.

TarsoDL
10/06/2014, 21:08
Compra o rebuild kit dessa caixa no rockauto.com e troca para aproveitar que já desceu a caixa. Abraço

desculpe minha ignorancia, mas que bicho é esse??

abs

TarsoDL
11/06/2014, 09:37
a propósto, o óleo que coloquei na caixa foi o 80w 90 gl3 da acdelco. não tenho o manual dela. é este mesmo?? um cara me falou que não pode ser óleo multiviscoso..
abs.

rfdex
11/06/2014, 17:24
TARSODL:

Rebuild kit é o conjunto de peças básicas de determinado componente que mais se desgastam. No caso do câmbio acho que inclui anéis sincronizadores, juntas, rolamentos, etc.

Quanto ao óleo, esta caixa não usa este óleo. Esta caixa usa fluido de transmissão automática que atenda especificação Dextron III.

TarsoDL
27/07/2014, 20:43
Vamos lá... troquei novamente o óleo da caixa pelo dexron III, melhorou. a terceira não escapa mais, agora quem escapa é a primeira..

pensei em colocar uma caixa recondicionada, alguem já fez isso? vale a pena? tem alguma empresa de Porto Alegre, Santa Maria, que faça esta troca?

abs..

rfdex
27/07/2014, 21:40
Amigo, compre o rebuild kit na rockauto.com e fique com sua caixa mesmo! Abraço

TarsoDL
02/08/2014, 20:14
dei uma olhada no kit, pelo que vi vem todos os anéis sincronizadores da caixa. é isso mesmo? tu já compraste?

abs.

rfdex
02/08/2014, 21:06
Sim, vem completo. Eu nunca comprei este kit, mas já comprei algumas vezes na rockauto. Muito bom!

rglauco
30/08/2014, 15:31
Vamos lá... troquei novamente o óleo da caixa pelo dexron III, melhorou. a terceira não escapa mais, agora quem escapa é a primeira..

pensei em colocar uma caixa recondicionada, alguem já fez isso? vale a pena? tem alguma empresa de Porto Alegre, Santa Maria, que faça esta troca?

abs..

Salve pessoal,

a caixa de marcha e a CT da Ranger ano 2000 usa fluído hidraulico? A minha esta com óleo 80.
A minha caixa é a Mazda M5R1, a CT não tenho certeza se é Eaton ou Borg.

Abraço,

rfdex
30/08/2014, 23:24
A CT eu não sei dizer, mas a caixa de marcha sim. O ATF TDX (da BR) é a opção mais em conta que atende à especificação Dextron III. Aqui em Brasília tá 12 reais o litro se não engano! Abraço

TarsoDL
10/10/2014, 15:09
Olha eu de novo aqui.

depois de um bom tempo, ja que tive que arrumar a embreagem da furiosa, aproveitei e abri a caixa.
resumindo: tive que "enganchar" a primeira e trocar todos os rolamentos da caixa. a embreagem coloquei nova Valeo e o atuador FET novo.
dos 6 rolamentos da MazdaR1, no Brasil achei 3, os outros 3 não existe em parte alguma. menos mal que a Argentina é logo aqui, achei uma loja especializada em caixas, o velhinho tem tudo de todas as caixas. segue o contato dele se alguem precisar.
ROMEA REPUESTOS
email: rorep-libres@hotmail.es TEL: (03772)422-189 se não me engano o código DDI é 54.

abs.