Conectar

Ver Versão Completa : vibração em 4x4

sandro_ventania
17/09/2012, 15:13
Pessoal, surgiu uma dúvida.

Eu quando vou pegar estrada de chão normalmente quando chego lá, desço do carro tiro a roda livre e engreno o 4x4 já na estrada de chão.
Ontem porém, fiz diferente...ainda em casa tirei a roda livre, para somente acionar a alavanca quando chegar a estrada de chão. Dirigi a distancia de uns 20km de asfalto...porém senti uma boa vibração, bem diferente que quando está a roda livre acionada, essa vibração se mantinha em todas as velocidade...essa vibração eu não sentia na estrada de chão, pois ela se fundia a trepidação normal da estrada de chão.
Por conta disso, acabei notando que em 4x4 o som é diferente de quando está em 4x2, quando está em 4x4 parece que tem algumas garrafas batendo quando acelera...é assim mesmo??
Essa vibração é normal? alguém já sentiu?
desculpe pessoal, mas me falta experiencia em carros diesel 4x4.

Ezahn
17/09/2012, 21:05
Sandro, ao colocar a roda livre no lock o eixo e cardã dianteiros passam a rodar, mesmo sem ligar o 4x4 no câmbio. É aceitável uma pequena vibração à mais. pode ser um pequeno desbalanceamento do cardã dianteiro, mas não pode ser muito. Mas este barulho de garrafa??? Verifique se não tem cruzeta do cardã dianteiro ruim. Com toda tração desligada, vá em baixo do carro e mexa no cardã dianteiro girando e tentando mexe-lo de lado ou para cima e verifique se não tem folga.
Abraços

sandro_ventania
19/09/2012, 02:31
Ezahn, vou fazer isso hoje. Fiquei bem sismado, pois apesar de não desbalancear a direção, a vibração é notavel. Se for natural do carro é toleravel, pois só se percebe andando no asfalto, onde o normal é andar no 4x2.
Acho que ninguem andou assim, pois além de voce ninguém mais se manisfestou...

sandro_ventania
19/09/2012, 21:52
Ezahn,
Olhei por baixo e mexi no eixo...tem uma pequena folga sim, é pequena mais tem...O normal é não ter folga nenhuma?? Tem alguma regulagem para tirar essa folga?
Nessa sacudida para ver a folga, deu pra perceber que não há mais graxa nenhuma, fez um barulho seco, a coifa tá inteira, amanhã vou achar um tempo para abrir a coifa e tentar lubrificar a homocinética.

Ezahn
23/09/2012, 18:46
Sandro, a minha acabei de ir olhar. Não tem folga nenhuma nas cruzetas e nem mexe nada lateralmente. O único movimento é na luva deslizante que deve ter movimento mesmo para permitir que o cardã fique mais curto ou mais cumprido conforme a suspensão trabalha. Se estiver mexendo lateralmente, e quando se gira de um lado para o outro tiver uma folga ou um barulho de batidinha então deve ser cruzeta ruim.
Abraços

guilhermeabreu
23/09/2012, 23:00
SANDRO_VENTANIA

Fui a Resende a uns 2 meses atras e voltei , rodei uns 1200km e num belo dia precisei de usar a tração , fui lá girei na roda , coloquei a alavanca em 4x4 e PUTZ o carro não sai do lugar , daí falei comigo mesmo : ÊITA , LEVEI UMA FERRADA , terei que consertar a tração , ou roda livre , ou T-CASE , voltei lá na roda de novo e ví o que tinha acontecido :

ALGUM FDP MEXEU NA RODA LIVRE E COLOCOU ELA EM LOCK , pqp 1.000.000 de vezes , vinha usando a minha BONEQUINHA não sei por qto tempo com a roda livre na posição LOCK , e não percebí que estava com alguma coisa diferente .

CONCLUSÃO :

O seu carro esta com problema , contei esta história toda pra dizer pra vc que na minha NÃO FAZ BARULHO ALGUM ANDANDO COM A RODA LIVRE NA POSIÇÃO LOCK , estava todo o conjunto de engrenagens rodando pelo acoplamento da roda e NÃO FAZIA BARULHO ALGUM , o mais provável no seu caso é de as cruzetas estarem gastas ou com falta de lubrificação , ou falta de óleo no diferencial dianteiro , aí fu#$%¨&*deu prejú grande , ou T-CASE com problema idem , prejú grande , mas o mais provável é cruzetas com problema .